Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

LUTO



Estamos de luto em memória de Ismaela, esposa do editor do blog, que faleceu ontem a tarde.  Segunda-feira, voltaremos a normalidade.


quarta-feira, 2 de outubro de 2019

POLITICA -Senado aprova limite de teto de gastos para campanha eleitoral de 2020


O PL 4.121/2019 determina a repetição das regras usadas no pleito de 2016, com atualização dos valores de acordo com a inflação. O projeto segue para a sanção presidencial, que precisa acontecer antes do dia 4 de outubro para que as regras possam ter efeito. 

Em 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou pela primeira vez um limite de gastos para as campanhas dos candidatos a vereador e prefeito. O critério escolhido foi um cálculo baseado nas prestações individuais de contas da campanha eleitoral anterior, em 2012.

Cada município recebeu o seu próprio teto para cada cargo. A única exceção foram os municípios com menos de 10 mil eleitores, onde o TSE estabeleceu valores fixos: R$ 108 mil para prefeitos e R$ 10,8 mil para vereadores.

Para 2020, caberá ao Tribunal divulgar a tabela de tetos por município e cargo antes do pleito. Os valores de 2016 deverão ser atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Nos municípios onde houver segundo turno na eleição para prefeito, o teto de gastos será de 40% daquilo que tiver sido permitido no primeiro turno.

O texto também introduz um limite para o investimento de candidatos nas suas próprias campanhas. O autofinanciamento ficará limitado a 10% do teto estabelecido para o cargo ao qual o candidato concorre.

O projeto de lei chegou ao Senado nesta manhã após ter sido aprovado na noite de terça-feira (1º) pela Câmara dos Deputados.

Ontem, os senadores discutiram uma proposta própria de teto de gastos eleitorais, que também determinava a repetição das regras de 2016 (PL 3.813/2019), mas não chegaram a uma decisão sobre ele. Com a aprovação do projeto aprovado pela Câmara, o texto do Senado foi descartado.

Na ocasião, o relator do PL 3.813/2019, senador Marcos Rogério (DEM-RO), apresentou um substitutivo que alterava profundamente o texto. A versão original, de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), trazia sete tetos diferentes para prefeito e outros sete para vereador, de acordo com faixas de eleitorado.

ALTO DO RODRIGUES - Em dez anos, CEDUCAT já formou mais de 17 mil pessoas

Os números que impressionam quando falamos de uma empresa genuinamente altorodriguuense. A CEDUCAT que nasceu do sonho do casal João Batista e Mércia, hoje é uma realidade, bem além do que o casal planejava. 

No início das atividades era apenas oferecidos poucos cursos (Máquinas Pesadas, Movimentação e Elevação de Cargas, Operador de Guindaste e Operador de Guindauto 'Munck'). Com o passar do tempo, primando pela qualidade e sempre buscando oferecer os cursos mais procurados do mercado de trabalho, foi que a empresa ja dispõe de um leque de mais de 20 cursos nas áreas de petróleo e gás, energias renováveis, máquinas pesadas, entre outras.

Para João Batista, era preciso ir além buscando a certificação dos cursos oferecidos pela empresa. Atualmente os cursos oferecidos pela CEDUCAT obtém a certificação dois principais órgãos e entidades certificadoras como o CREA,  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Educação (MEC), PETROBRÁS, FVT, CBM/RN. 

E quem disse que "santo de casa não faz milagres? ". Foi oferecendo cursos aos colaboradores das empresas locais, instaladas em Alto do Rodrigues e região que a CEDUCAT iniciou os serviços de treinamentos nas empresas qualificadas no setor Petrobrás, exemplo: Contrutora Elos, LJ Serviços, Transbet, Vix, Saraiva Equipamentos, Infotec Fiscalização, Lucater, Tuboscop, G&E, G&C, Prime, Açolar, CS Brasil, Qualidados, Enfil, Industec, Perbras e Prosys.

A partir da aprovação dessas empresas, que se abriu as portas para que outras empresas e órgãos contratassem a CEDUCAT para capacitar seus funcionários. Citamos algumas: Marinha do Brasil, Energia Serveng, Setec, CYMI, Dois A, Proclaybor, Tabocas Engenharia, Control, B&Q, Acciona, Eóllicas Brás Wobben e a FVT (Fotovoltaica Energia Solar), são alguns dos exemplos de empresas que buscaram (e aprovaram) os serviços da CEDUCAT.

#ceducat #ceducat10anos #curso #emprego #qualificacao

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CEDUCAT presta homenagem ao Dia das Secretárias



PETROGAS homenageia todas as secretárias


Empresa séria, competente que valoriza seus colaboradores, a Petrogás hoje parabeniza todas as secretárias, pela passagem do seu dia (30) de setembro. 

ALTO DO RODRIGUES - Hoje tem aula inaugural na CEDUCAT



Ainda da tempo de você se inscrever em doiss dos cursos mais requisitados do mercado, hoje terá aula inaugural, faça parte desse seleto grupo. 

ALTO DO RODRIGUES - Idosos do grupo da melhor idade têm dia de cultura e diversão com gincana e forró na praia do rosado

Com o objetivo de comemorar o dia do idoso, a prefeitura municipal de Alto do Rodrigues, através da secretaria de Trabalho, Habilitação, e Assistência Social, que tem à frente, a secretária Gerlane Baracho, com o auxílio do CRAS, através da coordenadora Micarla Cristina, e toda a sua equipe de trabalho, conseguiram viabilizar um dia de cultura e diversão para 85 idosos, que no último sábado (28), visitaram a praia do rosado, na costa branca do Estado do RN.


Foram momentos de muita alegria, com a gincana do forró, utilizando bexiga, dança e banho de piscina, tudo monitorado pelo educador físico Rodrigo Menezes. Os participantes foram recepcionados com frutas e água. E ainda, na chegada, puderam se divertir com muita música e momentos únicos de lazer. No início da tarde foi servido um almoço, e em seguida foi dado prosseguimento à programação pré estabelecida pela equipe do CRAS. “Além de comemorarmos o dia deles, o objetivo também foi mostrar que os idosos não ficam somente em casa, mas estão ativos, e precisam de momentos de lazer para desfrutar de uma boa saúde física e mental.


E principalmente, a rotina com a prática de exercícios físicos, que é fundamental para viverem com alegria e qualidade de vida” disse Micarla Cristina, coord. do CRAS. No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. A data, que marca o dia em que a Lei n°10.741 (Estatuto do Idoso), entrou em vigor.