Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

POLÍTICA -Após tumulto e impasse, senado suspende sessão sem decidir votação para presidência

Por falta de acordo diante do impasse criado no Senado sobre uma votação aberta ou secreta para a eleição do presidente da Casa, o plenário decidiu adiar para as 11h deste sábado (horário de Brasília) o pleito interno.

No comando da sessão, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), cuja legitimidade para dirigir os trabalhos era alvo de questionamento, consultou o plenário sobre uma proposta feita por líderes de diferentes partidos: suspender a atual sessão, travada há mais de 5 horas, e retomar amanhã.

Marcada por tumultos, discussões e xingamentos, a sessão se arrastava sem que houvesse um entendimento entre os defensores do voto aberto (os novatos majoritariamente) e os do voto secreto.

Pré-candidato a presidente do Senado, Alcolumbre colocou em votação uma questão de ordem, aprovada por 50 votos favoráveis x 2 contrários, que determinava a votação nominal. Foi o estopim para os protestos, principalmente, de senadores mais experientes e dos aliados de Renan Calheiros (MDB-AL), que tentará disputar a eleição contra os interesses do governo Jair Bolsonaro. Ele entende que, às claras, será prejudicado por causa de pressões do Planalto sobre os senadores.

Já Alcolumbre, cujo desejo de presidir o Senado encontra respaldo no governo, era questionado por estar definindo as regras da eleição que disputará. Ele estava em campanha e pedia votos aos senadores, embora ainda não tenha anunciado publicamente que será candidato - uma estratégia para evitar os questionamentos, que, no fim, vieram.
Como será a votação

Neste sábado, os senadores terão de definir novamente se mantém a votação aberta - como decidido por 53 senadores dos 81 (parte deles se recusou a votar por não reconhecer Alcolumbre como legítimo). O senador Cid Gomes (PDT-CE) propôs que o método não seja mais questionado - mas não é certo que a votação aberta será mantida.

A expectativa é que, na retomada da sessão suspensa há pouco, os partidos confirmem primeiro as candidaturas a presidente. Em seguida, o senador mais antigo, José Maranhão (MDB-PB) assumirá o controle da Comissão Diretora para proceder à eleição. Como Alcolumbre deve ser confirmar, ele terá de deixar a presidência interina, que assumiu por ser 3º suplente da antiga Comissão Diretor, cujo mandato se encerrou.

ESTADO - Governo do RN decreta redução de diárias para chefes do executivo

A governadora Fátima Bezerra decretou mais uma medida que visa à redução dos gastos da máquina administrativa. A partir do decreto de número 28.705, publicado hoje (01) no Diário Oficial do RN, as diárias que deverão ser pagas à chefe do Executivo e ao vice-governador Antenor Roberto, em deslocamentos nacionais, corresponderão à metade do valor que era atribuído anteriormente.

De acordo com as novas normas estabelecidas, os percentuais atuais das diárias para viagens no RN e outras localidades em território nacional serão calculados por índices que variam entre 2,5% a 3% sobre o valor dos subsídios (proventos) dos gestores. As diárias para viagens internacionais, fixadas em moeda americana (dólar), variavam – de acordo com o destino - entre US$ 400 e 550 e agora passarão a custar para os cofres públicos valores entre US$ 300 e 400.

Desde que iniciou a gestão, Fátima e sua equipe têm tomado decisões concretas com objetivo de tirar o RN da situação de calamidade financeira em que se encontra. Uma delas, divulgada recentemente, é o disciplinamento do uso da frota oficial através de um sistema online que libera a quantidade de combustível estritamente necessária para execução das demandas de cada órgão.

Diversas ações para enxugamento dos custos operacionais do Estado estão sendo tramitadas na Governadoria, como por exemplo, devolução de imóveis que não estão sendo utilizados, alterações nos contratos de aquisição de passagens aéreas, locação de bens e de prestação de serviços, entre outras.

ESTADO - Deputados elegem Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Após tomarem posse para a 62ª Legislatura os deputados estaduais escolheram a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) para o biênio 2019-2020 e em seguida a eleição para o biênio 2021-2022. O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) foi eleito presidente da ALRN com 23 votos nas duas eleições.

Para o biênio 2019-2020 compõem a mesa: segundo vice-presidente: Vivaldo Costa (PSD); primeiro secretário: Galeno Torquato (PSD); segundo secretário: Raimundo Fernandes (PSDB); terceiro secretário: Albert Dickson (PROS) e quarto secretário: Francisco do PT.

Para o período de 2021-2022 comporão a mesa, além do presidente: primeiro vice-presidente: Galeno Torquato; segundo vice-presidente: Coronel Azevedo (PSL); primeiro secretário: George Soares (PR); segundo secretário: Gustavo Carvalho (PSDB); terceiro secretário, Kleber Rodrigues (Avante) e quarto secretário: Francisco do PT.

Mesa diretora biênio 2019-2020

Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)
Primeiro vice-presidente – George Soares (PR)
Segundo vice-presidente – Vivaldo Costa (PSD
Primeiro secretário – Galeno Torquato (PSD
Segundo secretário – Raimundo Fernandes (PSDB
Terceiro secretário – Albert Dickson (PROS)
Quarto secretário – Francisco do PT

Mesa Diretora para o biênio 2021-2022

Presidente - Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB)
Primeiro vice-presidente - Galeno Torquato (PSD)
Segundo vice-presidente - Coronel Azevedo (PSL)
Primeiro secretário – George Soares (PR)
Segundo secretário – Gustavo Carvalho (PSDB)
Terceiro secretário – Kleber Rodrigues (AVANTE)
Quarto secretário – Francisco do PT

GUAMARÉ - Prefeito Adriano Diógenes garante medidas para não deixar famílias de Guamaré e Baixa do Meio sem energia elétrica

gmr (4).jpeg
Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 1º, o prefeito de Guamaré Adriano Diógenes acompanha o drama das famílias que residem nos conjuntos habitacionais Paulo Bento, na cidade e Raimundo Avelino, em Baixa do Meio. Após denúncia de um comerciante local, os moradores foram surpreendidos com a suspensão de energia elétrica pela Cosern.

“Infelizmente, a burocracia impede que as soluções cheguem ao cidadão em tempo. Esse caso já estava nas mãos das autoridades competentes para uma solução, e agora em mais até três a quatro semanas os moradores terão de volta esse serviço em definitivo”, disse o prefeito Adriano Diógenes.

Tão logo tomou conhecimento da situação, o prefeito Adriano Diógenes instalou um gabinete de crise, onde esteve à frente a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues. Em reunião com uma comissão de moradores, Adriano anunciou que a prefeitura estuda medidas alternativas e garantiu que as famílias não ficarão sem energia elétrica.

A instalação de geradores nas áreas é uma dessas possibilidades para amenizar o problema. Ainda segundo o prefeito Adriano Diógenes, que está a pouco mais de trinta dias no cargo, a empresa responsável pela instalação dos postes já foi notificada da situação e assumiu o compromisso em colaborar com a prefeitura e agilizar os serviços.

Ocupações irregulares
Construídos com objetivo de diminuir o déficit habitacional do município, os dois conjuntos habitacionais foram ocupados irregularmente, no início de 2017, com a instabilidade política na transição do governo municipal. Sem a infraestrutura necessária para ocupação, as famílias invasoras à época, ainda depredaram boa parte dos imóveis.

Temendo perder suas casas, as famílias cadastradas acabaram que ocupando as residências com a saída dos invasores, mesmo sem a prefeitura entregar oficialmente os conjuntos com a estrutura de luz elétrica, água e pavimentação. No caso da energia elétrica, a Prefeitura de Guamaré nunca esteve omissa e muitas tratativas foram feitas com a Cosern, mas a burocracia não colaborou para uma solução em curto prazo.

GUAMARÉ - Município vai oferecer infraestrutura para atrair a aviação privada

infraestrutura (1).jpeg
O desenvolvimento econômico e integrado tem ocupado a pauta de reuniões do prefeito de Guamaré Adriano Diógenes. Na manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, o chefe do executivo municipal recebeu a visita do empresário Flavius Neves, proprietário do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda do Bonfim, na Lagoa do Bonfim e Costa Esmeralda Porto Belo, no Estado de Santa Catarina.

“O objetivo é atrair uma filial do grupo para Guamaré. Nós garantimos o apoio institucional necessário e a previsão é que a nossa pista seja construída ainda este ano”, destacou o prefeito Adriano Diógenes.

Responsável por articular a presença da comitiva no município, a Secretária de Turismo Mauricéia Cavalcante destacou que a aviação privada vai atrair diversas outras atividades turísticas e econômicas para o município. “O município é atrativo pelas suas belezas naturais e potencial econômico, agora a prefeitura avança com investimentos na infraestrutura”, concluiu.

GUAMARÉ - Prefeitura apresenta programação do carnaval 2019

O prefeito de Guamaré Adriano Diógenes oficializou essa semana a decisão em realizar a festa momesca em 2019, e nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Turismo apresenta a programação oficial para os dias de momo. 

A folia em Guamaré começa na quinta-feira, 28 de fevereiro e segue até a terça-feira, 05 de março, com animação de orquestra de frevo e paredões e a presença de blocos tradicionais com os arrastões do mela-mela. A estrutura de saúde e segurança para atender os foliões também está assegurada pela prefeitura.

Confira a programação:

QUINTA FEIRA (28/02)

Bloquinho infantil do SUAS (Assistência Social)
Animação: Paredão
Local de saída: Frente do Ginásio de Esportes
Horário: 15h00

Baile a Fantasia da Melhor Idade
Animação: Bandinha de Frevo
Local: Clube Municipal
Horário: 20h00


SEXTA FEIRA (01/03)

Arrastão dos Blocos
Animação: Paredões oficiais e dos blocos
Local de saída: Frente do Ginásio de Esportes
Horário: 21h00

SÁBADO (02/03)

Arrastão do Zé Pereira
Esquenta dos blocos
Animação: Bandinha de Frevo
Local: Saindo da Orla da Folia passando pelas concentrações dos blocos
Horário: 14h00

Animação: Paredões Oficiais
Local de saída: Largo do Mercado
Horário: 17h00

DOMINGO (03/03)

Esquenta dos blocos
Animação: Bandinha de Frevo
Local: Saindo da Orla da Folia passando nas concentrações dos blocos
Horário: 14h00
Arrastão do Mela Mela
Animação: paredões oficiais
Local de saída: Largo do Mercado

Horário: 17h00

SEGUNDA FEIRA (04/03)

Esquenta dos blocos
Animação: Banda de Frevo
Local: Saída da Orla da Folia passando pelas concentrações dos blocos.
Horário: 14h00

Arrastão do Mela Mela
Animação: Paredões oficiais
Local de saída: Largo do Mercado
Horário: 17h00

TERÇA FEIRA (05/03)

Esquenta dos blocos
Animação: Banda de Frevo
Local: Saída da Orla da Folia passando nas concentrações dos Blocos
Horário: 14h00

Arrastão do Mela Mela
Animação: Paredões Oficiais
Local da saída: Largo do Mercado
Horário: 17h00

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

ALTO DO RODRIGUES - Aproveite essa super promoção do Supermercado Soberano

Tinha que ser o Soberano para proporcionar tudo o que o leite tem de bom por um precinho tão especial!
Vem pra cá! Quem tá no Soberano, tá feliz!

QUALIFICAÇÃO - CEDUCAT divulga programação de cursos da semana, confira os mais requisitados

#Turmas Confirmadas!!



✅🚜Curso de Retroescavadeira!!!
📂02/02/19 a partir das 08:00 hs.

✅NR-10 Segurança nas Instalações Elétricas!
📂09/02/19a partir das 08:00 hs da manhã.

✅NR-33 Segurança em Espaços Confinados!
📂02/02/19a partir das 08:00 hs da manhã.

✅🗼Curso NR 35 Trabalho em Altura!!
📂02/02/19 apartir das 08:00 hs.

🚦Curso Direção Defensiva!!
🚦Mopp para Auxiliares!!
🚦Educação para Trânsito!!

📂09/02/2019 apartir das 8:00hs da manhã.
✅🚒🔥NR-20 Básico e Intermediário!!!

📂09/02/19 a partir das 08:00 hs.
✅🛠Curso NR 12 Segurança em Máquinas e Equipamentos 📂 09/02/2019 apartir das 08:00 hs.

Inscrições abertas
99858-0649/99858-0527 Whats.

ALTO DO RODRIGUES - Na hora do almoço aproveite essa oferta do Supermercado Soberano

A hora do almoço pede uma Coca-Cola e no Soberano você aproveita com um preço imperdivel.

Venha aproveitar!
Soberano: quem tá aqui, tá feliz!

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura concede reajuste salarial aos profissionais do magistério

Foi aprovado por maioria qualificativa, em regime de urgência e, em sessão extraordinária, desta quarta-feira (23), pela Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, o Projeto de Lei nº 598/2019 de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste salarial de 4,17% aos servidores do quadro do magistério público municipal.

Com a aprovação, o prefeito Abelardo Rodrigues, sancionou a lei que concede reajuste do novo piso salarial dos professores da rede municipal de ensino, e já nesta segunda-feira (28), o salário referente ao mês de janeiro, foi depositado nas contas de todos os servidores, assim como, dos profissionais do magistério, que já receberam o novo piso salarial da categoria. Um aumento que representa uma conquista para a classe. 

No texto da Lei, estava previsto a retroatividade à partir de 01 de janeiro, o pagamento do novo piso salarial, em benefício da docência municipal, com aplicação sobre a Tabela do Plano de Carreira do Magistério em vigor, que classifica os professores por níveis diferentes.

O reajuste está em consonância com a Lei Federal 11.738, a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional para os Professores do Magistério Público da Educação Básica.

Para o prefeito Abelardo, apesar de ser um cumprimento da lei nacional, a adequação salarial é uma vitória para a classe, e uma forma de valorizar estes profissionais, que têm papel fundamental na educação dos jovens altorodriguenses. Além desse aumento para os educadores, o prefeito aumentou o salário mínimo do município de Alto do Rodrigues para R$ 1.010,00 (Hum mil e dez reais), dessa forma, se diferenciando do salário mínimo nacional que atualmente é R$: 998,00 reais.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura implanta ensino de Tempo Integral em três escolas da rede municipal

Visando garantir uma educação completa e de qualidade, a Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura, implanta em 2019, Ensino de Tempo Integral na Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, (zona urbana), e nas Escolas Municipais, Arlindo Martins (Tabatinga) e Chapeuzinho Vermelho (Estreito), na zona rural.

Além de cumprir a função social, oferecendo múltiplas oportunidades de aprendizado aos alunos do município, a secretaria também estará cumprindo uma das metas propostas no Plano Municipal de Educação, que prevê a ampliação da educação em Tempo Integral, como uma ação que tem por finalidade o pleno desenvolvimento, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho do educando.

O Ensino de Tempo Integral será ofertado nas escolas municipais, no turno e contra turno escolar, das 07h às 16h00, e durante este período, serão servidas quatro refeições. Ao chegar no colégio, o aluno receberá o desjejum (café da manhã), lanche, almoço e lanche da tarde, todos elaborados com orientação de nutricionistas.

Secretária de Educação Irani Cunha


Os alunos terão ainda, as disciplinas obrigatórias da grade curricular básica, como Português e Matemática, o ensino de mais uma língua estrangeira, o Espanhol e, a oferta de várias oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação, como oficinas de leitura e escrita, matemática, literatura, teatro, música, dança e esporte, de forma que favoreça o desenvolvimento e reduza o tempo ocioso dos alunos.

De acordo com a secretária de Educação do município, Irani Cunha, “Para implantar esse novo projeto, foi preciso realizar algumas adequações nas escolas como: abrir novo turno de trabalho, adquirir bebedouros e aquisição de novas carteiras escolares. Tudo com o propósito de garantir espaços para novos saberes e novas aprendizagens, pautado na concepção de uma educação de ensino em tempo integral que garanta o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural de nossos alunos.” Concluiu.