Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Alto do Rodrigues | AGRICULTURA na pauta do Ação & Transparência deste sábado, 21


Sec_Francisco
As ações do governo municipal na área de agricultura, serão destaques no programa Ação & Transparência deste sábado (21), a partir de meio dia, na rádio FM local.  O semanário, recebe ao vivo no estúdio, o secretário municipal de Agricultura, Pesca, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Francisco Paiva.  O programa é uma produção da secretaria municipal de Comunicação, com apresentação de Fran Seixas e direção geral do secretário e jornalista, Abelardo Neto.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

PENDÊNCIAS | TRE cassa mandatos de Fernandinho e Zé Maria, afasta do cargo e determina nova eleição no município

Resultado de imagem para fernandinho ze maria pendencias
Em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (19) na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e presidida pelo presidente Desembargador Dilermando Mota, a Corte eleitoral potiguar cassou por unanimidade os mandatos do prefeito Fernando Antônio Bezerra de Medeiros e do vice-prefeito José Maria Alves Bezerra, do município de Pendências. As cassações ocorreram por abuso de poder econômico e político e prática de captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

O Recurso Eleitoral foi interposto pelo Ministério Público Eleitoral de Pendências. No julgamento a relatoria foi do juiz André Luís de Medeiros Pereira. Após a publicação do acórdão, será comunicado ao Juízo da 47ª Zona Eleitoral e à Câmara de Vereadores do Município de Pendências/RN para o afastamento imediato de Fernando Antônio Bezerra de Medeiros e José Maria Alves Bezerra, dos respectivos cargos eletivos.

Na decisão também foi determinada a realização de nova eleição em Pendências. A definição da data para a nova eleição dependerá da autorização do TSE.

PENDÊNCIAS | TRE-RN cassa mandatos do prefeito e vice

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte (TRE) decidiu, à unanimidade de votos, dar procedência ação de impugnação do mandato do prefeito de Pendências, Fernando Antônio Bezerra de Medeiros (MDB), conhecido como “Fernandinho”, e também do seu vice, José Maria Alves BezerraA Justiça entendeu que houve abuso de poder econômico praticado nas últimas eleições.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

BRASIL | Aumenta número de idosos no ensino superior, aponta levantamento

A população idosa do Brasil já era a quinta maior do mundo em 2016, segundo o Ministério da Saúde. A previsão para 2030 é de que o número de idosos no país ultrapasse o total de crianças entre zero e 14 anos. “Uma das consequências dessa inversão na pirâmide social é a presença cada vez maior de pessoas com mais idade no mercado de trabalho e nas instituições de ensino”, explica Benhur Gaio, reitor do Centro Universitário Internacional Uninter.

De acordo com o Censo-2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), das mais de 8 milhões de pessoas matriculadas em cursos de graduação, presenciais e a distância, cerca de 24 mil têm idade superior ou igual a 60 anos.

Layla Salmen Vale, de 86 anos é uma delas. Ela cursa Letras (Licenciatura) na modalidade a distância (EAD) da Uninter de Governador Valadares (MG). A história de Layla é como a de muitos idosos brasileiros. Casou-se aos 22 anos, teve 10 filhos e não conseguiu terminar os estudos quando era jovem. Com 34 anos, iniciou o ginásio, e, aos 38 anos, começou a trabalhar com Magistério. Mas sempre teve o sonho de fazer um curso de ensino superior. “Fiquei muito feliz com a possibilidade de voltar a estudar. Agora, com tecnologia da internet, poderei aprimorar os meus conhecimentos em casa, com a ajuda da minha nora”, conta Layla.

A estudante se matriculou no centro universitário por indicação do filho, Emílio do Vale, que está cursando Geografia na mesma instituição. Pouco deslocamento, flexibilidade de horário e ritmo de estudo definido pelo aluno são alguns dos diferenciais do EAD. “Há mais de dez anos ele ouvia a mãe dizer que queria fazer um curso superior, mas não havia nenhum próximo da sua região”, conta Daniel Magalhães, gestor do polo Uninter em Governador Valadares.

Para facilitar o acesso desse público às ferramentas disponibilizadas pela Uninter, os alunos contam com o suporte de uma professora de informática para apresentar individualmente todos os processos para a realização dos cursos. Para as provas presenciais, por exemplo, um instrutor fica à disposição caso ele tenha dificuldade para digitar. “Como sabemos que a tecnologia é um entrave para esse perfil de estudante, buscamos acompanhar de perto para garantir o melhor aproveitamento”, conclui Magalhães.

Alto do Rodrigues | OPORTUNIDADE para você se qualificar, na CEDUCAT tem


segunda-feira, 16 de julho de 2018

CURIOSIDADE | PARA onde vai a taça da Copa do Mundo após a comemoração?

Para onde vai a taça da Copa do Mundo após a comemoração?
O goleiro francês Hugo Lloris, capitão da seleção campeã da Copa da Mundo da Rússia, ergueu a taça neste domingo (15), em Moscou, com os seus companheiros. E agora? Para onde vai o cobiçado troféu? A cada quatro anos a taça Copa do Mundo Fifa viaja para o país vencedor - no caso, a França - e marca presença nas comemorações. Algumas semanas depois, em data não divulgada por questões de segurança, a taça segue para a cidade de Paderno Dugnano, na Região Metropolitana de Milão, na Itália, segundo a BBC.

Por lá, ourives da rústica fábrica da empresa GDE Bertoni recebem o troféu com a missão de deixá-lo como novo e gravar o nome do último campeão na língua do país vencedor, no disco circular que fica na base da taça, acompanhado do ano - desta vez: "2018 France". A GDE também produz réplicas idênticas em forma e com peso semelhante, que são entregues, em definitivo, às seleções campeãs. Apesar de fiéis, as cópias são feitas de cobre e zinco e banhadas a ouro.

Quando a réplica é entregue ao comando do futebol do país campeão, a original, brilhante como na estreia no Mundial de 1974, volta para Zurique, na Suíça, onde ficará guardada até a próxima Copa. História Com cerca de 6 quilos de ouro 18 quilates, a taça Copa do Mundo Fifa foi idealizada em 1971 pelo ourives e escultor Silvio Gazzaniga, que morreu em 2016, e foi toda confeccionada de forma artesanal. A taça atual substituiu o troféu Jules Rimet, que ficou no Brasil após a conquista do tricampeonato, em 1970, como era o combinado

VALENDO | PARCELAMENTO de multa de trânsito com cartões de crédito foi regulamentado


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o parcelamento de multa de trânsito com cartões de crédito e débito. A medida prevê reduzir a elevada inadimplência verificada em todo o território nacional. O parcelamento poderá englobar uma ou mais multas vinculadas ao veículo, além de outros débitos. A regularização da situação do veículo deve ser imediata, após o pagamento à vista ou em parcelas mensais.

A Resolução 736/2018 normatizou os procedimentos para a aplicação das multas por infrações, a arrecadação e o repasse dos valores arrecadados, para dispor sobre o pagamento parcelado de multas de trânsito. Ela também propôs aperfeiçoar a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo, adequando-a a métodos de pagamento mais modernos utilizados pela sociedade.

Para disponibilizar a nova facilidade, os integrantes do Sistema deverão solicitar autorização ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e essa autorização será confirmada por meio ofício. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) dia 6 de julho, a normativa permite que os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) firmem acordos e parcerias técnico-operacionais para atender à necessidade.

Os órgãos e entidades integrantes do STN que adotarem essa modalidade de arrecadação de multas deverão encaminhar relatórios mensais ao Denatran, com o montante arrecadado de forma discriminada, para fins de controle dos repasses relativos ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). Caso não envie a prestação de contas, o órgão pode ter a autorização suspensa

domingo, 15 de julho de 2018

POLÍTICA | HENRIQUE agradece

Vivi 328 dias de privação absoluta. Lutei por meus direitos na forma da Lei.

E enfrentei com as graças de Deus, de Nossa Senhora e de seu Filho, Jesus.

Superei, venci. Inteiro entrei. Sofrido, inteiro saí.

Agora, a liberdade!

Agradecer ao MP que aquiesceu, ao Judiciário que concedeu. A minha família que sempre acreditou e que, ao meu lado, sofreu. Muito! A minha mulher Laurita, a meus filhos Andressa, Eduardo, Pedro Henrique. Também a Anita e Antônio. Aos meus irmãos, e “meu irmão” Garibaldi. Tanta força e solidariedade.

Agora, a emoção indescritível!

Agradecer a milhares de pessoas, conhecidas, desconhecidas, próximas, distantes, “o bacurau de sempre”, pelas orações e torcida. Aos policiais da Academia Militar; do Comandante aos mais humildes, o respeito devido.

Aos meus competentes e incansáveis advogados Marcelo Leal, Esequias Cortez, Erick Pereira e Alexandre Pereira.
Esperei passar esses dias. Emoção intensa.

Agora, agradecer. É o início do caminhar para a vitória final, da Justiça plena.

A todos, um até breve. Logo estaremos juntos, nos sonhos e na esperança!

A luta continua!

Henrique Eduardo Alves

MACAU | LIONS CLUB de nova diretoria

Emanuel Queiros passará o bastão para Milton Nunes

O Lions Clube de Macau realizou neste sábado, 14, a cerimônia de posse da nova diretoria. O CL Milton  Nunes assume pela 4ª vez a presidência do clube por mais um ano. O atual presidente CL Emanuel Queiros, se despede do cargo fazendo um balanço positivo das ações do clube em sua gestão, deixando uma larga folha de serviços prestados a comunidade macauense.

arafran.com.br

ESPORTE | FRANÇA tenta se firmar como potência e Croácia busca 1º título


O último capítulo da Copa do Mundo da Rússia começará a ser escrito neste domingo, às 12 horas (de Brasília), no estádio Luzhniki, em Moscou, em uma trama que traz como protagonistas dois personagens cheios de história. De um lado, a favorita seleção da França, campeã mundial pela primeira vez em 1998 e que, desde então, tem marcado presença em decisões importantes. Ao seu lado, os franceses contam com a experiência do técnico Didier Deschamps, capitão do título de 20 anos atrás, além de uma geração jovem e talentosa, com Mbappé, Griezmann e Pogba entre os destaques. Do outro lado, aparece de forma surpreendente a Croácia, equipe que chega para a sua primeira decisão de Mundial. Para isso, conta com o seu futebol coletivo e com suas conhecidas armas, os craques Modric, Rakitic e Mandzukitic.
França busca sua segunda conquista na Copa do Mundo, enquanto a Croácia tenta estrear na lista dos campeões. Foto: Divulgação/Fifa
Em uma Copa do Mundo onde a força dos conjuntos das equipes se sobressaiu aos talentos individuais, as seleções de França e Croácia chegam à decisão deste domingo com justiça. Nas estatísticas da Fifa, os croatas sofreram cinco gols contra quatro dos franceses, mas possuem o melhor sistema defensivo (entende-se por sistema defensivo a capacidade de o time desarmar o adversário): a seleção tomou a bola do adversário 272 vezes. Contudo, quem lidera o número de desarmes no geral é um francês. O volante Kanté recuperou a posse de bola nada menos do que 48 vezes para a sua seleção.

A Croácia possui o “motorzinho” da Copa do Mundo. O meia Modric, tricampeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid, já correu incríveis 63 quilômetros nos seis jogos da equipe, o que dá uma média de mais de 10 km por partida. A França também tem o seu “fundista”. Trata-se mais uma vez de Kanté, um dos dois jogadores da equipe a jogar os seis jogos do Mundial sem ser substituído nenhuma vez (o outro é o zagueiro Raphael Varane). Kanté correu 62,7 quilômetros, apenas 300 metros a menos do que o rival, o que também o deixa com média acima dos 10 km a cada jogo.

A seleção de Modric chega para a decisão com uma sequência de três prorrogações disputadas e vencidas – nunca uma seleção havia conseguido tal feito. Para isso, o técnico Zlatko Dalic fez o time trabalhar em conjunto. Um exemplo foi o jogo contra a Inglaterra, onde a equipe fez um péssimo primeiro tempo e depois, na segunda etapa e na prorrogação, sobrou em campo. “Apenas pedi para os meus jogadores se divertirem. Depois do jogo, cada um tem de olhar no olho do companheiro e saber que houve entrega máxima. Estou orgulhoso de todos”, disse Zlatko.

A força psicológica também é uma arma croata e isso vem de longe O país sempre foi o que mais cedeu jogadores aos grandes times formados pela ex-Iugolávia, incluindo os craques Boban e Davor Sucker – o artilheiro da Copa de 1998, aliás, é o presidente da Federação Croata de Futebol. Com esse respaldo, a equipe entra em campo com força mental suficiente para dominar as partidas – ou então buscar energia para reverter um placar.

Ao lado da França ainda corre mais uma estatística, essa ligada a Didier Deschamps. Com oito vitórias em suas últimas 11 partidas à frente da seleção, o técnico tem 73% de aproveitamento, o maior índice entre todos os treinadores que trabalharam na Copa. Deschamps conhece seu elenco a fundo e é capaz de tirar o melhor de cada jogador. Além disso, o grupo de atletas já deixou claro que joga também por seu técnico, admirado por sua humildade e trabalho em grupo.

Técnico da França que conquistou a Copa de 1998, Aimé Jacquet falou ao diário francês Le Parisien sobre a personalidade do único francês que pode se tornar bicampeão do mundo, uma vez como jogador e outra como técnico. “Didier muitas vezes insiste na importância do grupo. Ele entendeu que sozinhos, nesse ambiente, não vamos muito longe”, contou Jacquet. “Se na sua mensagem você não tocar no coletivo, você perdeu. Não devemos nos esquecer que ele sempre foi capitão por onde passou em sua carreira como jogador. Ele era respeitado por todos porque ele respeitava todos. Ele ouvia os seus companheiros antes de falar e sempre foi melhor do que qualquer um para fazer isso”.

Caso conquiste o título, a França entrará para o seleto grupo dos bicampeões mundiais, que conta com Uruguai e Argentina (última seleção a atingir dois títulos ao vencer a Copa de 1986, no México). Além disso, o técnico Didier Deschamps poderá ser mais um campeão mundial como jogador e treinador. Até agora, apenas o brasileiro Zagallo (1958 e 1962 como jogador e 1970 como técnico) e o alemão Franz Beckenbauer (1974 como jogador e 1990 como técnico) conseguiram tal feito – Zagallo ainda foi auxiliar de Parreira na conquista do tetra do Brasil na Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Não faz tanto tempo assim que o Mundial teve um campeão inédito. Em 2010, a Espanha levou o seu primeiro título ao bater a Holanda. Se vencer, a Croácia entra para esse grupo. França, Espanha e Inglaterra têm uma conquista.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA x CROÁCIA
FRANÇA – Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Pogba e Kanté; Mbappé, Griezmann e Matuidi; Giroud. Técnico: Didier Deschamps
CROÁCIA – Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic e Brozovic; Rebic, Modric e Pericic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic
ÁRBITRO – Néstor Pitana (Fifa/Argentina)
HORÁRIO – 12 horas (de Brasília)
LOCAL – Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)

MÚSICA| MACAUENSE entre os melhores do Festival Nacional de Frevo

A noite desta sexta-feira (13) foi regida ao som de muito frevo e celebração do gênero musical mais pernambucano no Teatro de Santa Isabel. O local foi palco da divulgação dos ganhadores do Festival Nacional do Frevo. O concurso musical, realizado pela Prefeitura do Recife, teve como principal objetivo assegurar a renovação e fôlego ao frevo, num processo que ampliou o reinado do ritmo no calendário cultural da cidade.
Edinho, entre os melhores (dos melhores) em renomado Festival Nacional do Frevo

Sob os aplausos de um caloroso público que lotou o Teatro de Santa Isabel e prestigiados por vários artistas do cenário musical pernambucano, foram divulgados os primeiros colocados do Festival nas seguintes categorias: Frevo de Bloco; Frevo de Rua; Frevo Canção; Frevo Livre Instrumental (Autoral) e na Categoria Frevo Canção, o talentoso músico macauense Edinho Queirós ficou em terceiro lugar com a música "Sabor de Rum Hortelã Café" (com arranjo de Fábio Valois e o próprio Edinho Queirós). Enviamos nossos parabéns para este grande músico que tanto orgulha a música da nossa região em outros lugares.

POLÍTICA | CORRUPÇÃO e crise fazem das mulheres maioria do não voto

O eleitorado feminino é hoje o responsável pela maioria dos votos brancos e nulos declarados em pesquisas de intenção de voto para presidente da República nas eleições 2018. Segundo recorte feito pelo Ibope a pedido do Estado, seis em cada dez eleitores dispostos a não votar nos pré-candidatos apresentados são mulheres na faixa etária dos 35 aos 44 anos, desiludidas com os recorrentes escândalos de corrupção envolvendo a classe política e preocupadas com o rumo da economia. 

A mesma preponderância feminina é observada no grupo dos eleitores indecisos. Em ambos os casos, a participação de mulheres é superior se comparada ao número de votos que detêm no País. O detalhamento da última pesquisa CNI/Ibope para presidente mostra que, enquanto elas representam 52% do eleitorado nacional, são 58% na fatia dos que votam branco ou nulo e 55% entre os que não se decidiram.  A indignação feminina diante da corrupção e as incertezas relacionadas à recuperação da economia brasileira, especialmente a retomada do emprego e o risco da inflação, explicam o fenômeno, segundo pesquisas qualitativas feitas pelo Ibope. Especialistas apontam mais dois motivos: o sentimento de que os atuais políticos não representam as mulheres – em 2014, elas preencheram apenas 10% das vagas na Câmara dos Deputados – e a indefinição em torno de quem será ou não candidato em outubro. 

ECONOMIA | LOTÉRICAS voltam a receber contas de energia

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, e a Caixa Econômica Federal (CEF) formalizaram, nesta sexta-feira, a renovação do convênio que permite às casas lotéricas arrecadar as faturas de energia elétrica a partir deste sábado, dia 14. O acordo firmado atende à solicitação da sociedade, assegura ganhos para a Caixa Econômica Federal e para os agentes lotéricos, além de mais opções de pagamento das contas de energia para os clientes da Cosern.

Além do retorno das lotéricas como canais de arrecadação, os mais de 1,4 milhões de clientes da Cosern permanecem contando com outros cerca de 300 locais de pagamento, entre a nossa rede própria “Cosern Serviços” e correspondentes bancários. A Cosern possibilita, ainda, a quitação das faturas de forma prática, sem necessidade de deslocamento, por meio de débito automático. Em respeito aos clientes, a Cosern reafirma o compromisso com a qualidade dos serviços.