Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

BRASIL | Câmara dos Deputados cassa mandato de Paulo Maluf

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou por unanimidade o mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP) nesta quarta-feira (22). O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin já havia determinado a perda do mandato. 

Para o corregedor da Câmara, Evandro Gussi (PV-SP), a Mesa se viu num dilema: “de um lado uma ofensa à separação dos poderes e à autonomia do parlamento, temos uma decisão do Supremo Tribunal Federal que recomenda e determina a declaração da perda do mandato. Por outro lado o descumprimento de uma decisão judicial também é uma ofensa à democracia”. 

A defesa do deputado havia sinalizado uma possível renúncia de Maluf, adiando novamente a cassação determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin. O prazo para a tomada de decisão era esta terça (21). Segundo o advogado de Maluf, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, a Mesa da Câmara não tinha o direito de cassar o deputado Paulo Maluf.

Maluf foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro, mas foi autorizado a cumprir prisão domiciliar por motivos de saúde.

Nenhum comentário: