Memorial às vítimas de Covid

sábado, 5 de agosto de 2017

REGIONAL - Veeadores e suplente na Convenção do PRB

Na manhã deste sábado, o Partido Republicano Brasileiro (PRB-RN) realizou sua Convenção partidária. Da região, destaque para os políticos, André Magela (vereador de Alto do Rodrigues), Josivan (suplente de vereador de Pendências) e Chanxe (vereador de São Gonçalo do Amarante)

ESPORTE - América perde por 3 a 0 e acesso à Série C fica ameaçado

Em uma tarde desastrosa, o América perdeu por 3 a 0 para a Juazeirense no 1º jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D, realizado este sábado (5), no estádio Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA).

Com o resultado, o Alvirrubro precisa golear por quatro gols na partida da Arena das Dunas ou no mínimo devolver o placar para levar a disputa ao acesso à Série C para os pênaltis. Nesta etapa, o gol fora de casa tem peso maior. Por isso, a missão do Mecão fica ainda mais complicada, principalmente porque o “Cancão de Fogo” sempre marcou gol no terreno dos adversários nesta fase de mata-mata.

A Juazeirense fez valer o mando de campo e pressionou desde o início o América. Com gols de Alex Sandro, Nen e Salatiel, o time baiano construiu a vitória no segundo tempo.

O Mecão pouco ofendeu os donos da casa e pareceu atordoado. O melhor lance do América foi ainda no 1º tempo quando Danilo desperdiçou a oportunidade “oferecida” na pequena área, após uma bobeira da zaga do Juazeiro.

O jogo da volta será realizado no próximo domingo (13), às 16h, na Arena das Dunas.

POLÍTICA - Tião e Jorge do Rosário juntam políticos em Martins

Vereadores e outras lideranças políticas de municípios oestanos como Rodolfo Fernandes, Upanema, Tibau e Severiano Melo foram convidados especiais do ex-candidato a prefeito de Mossoró Tião Couto (PSDB) à tarde de hoje (sábado, 5) em Martins.
Política no cardápio.
Conversa avançou, com direito a clicks fotográficos e pode desaguar em 2018.
Tião recepcionou-os em sua casa na cidade, dividindo mesas ao lado do empresário e seu ex-candidato a vice-prefeito Jorge do Rosário (PR).

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

POLÍTICA - Governo pode ter votos suficientes para a reforma Previdência

Além livrar Michel Temer da denúncia da PGR, a articulação para salvar seu governo favoreceu a recomposição de grande parte da base de apoio. É matemático: os 263 votos de quarta (2), mais que a maioria absoluta da Câmara, mostraram Temer a 45 votos dos 308 necessários à aprovação da reforma da Previdência.

Os 45 votos serão garimpados entre os 62 deputados de partidos aliados que votaram contra Temer. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder

ALTO DO RODRIGUES - Vereador André Magela participará da Convenção do PRB, em Natal

Neste sábado (05), a partir das 09h, no hotel Parque da Costeira, em Natal, o Partido Republicano Brasileiro no Rio Grande do Norte (PRB-RN) fará sua convenção estadual. O evento contará com a presença de lideranças nacionais e estaduais do partido, que irão discutir o cenário político atual e os possíveis nomes do PRB para a disputa do pleito eleitoral de 2018 no RN.

Único representante do partido na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, o vereador André Magela (foto), nos adiantou que vai participar da convenção partidária. "Vamos ouvir o que a direção estadual do partido tem a dizer sobre as eleições de 2018, se teremos candidatos para deputado estadual, federal, senador, governador ou quem iremos apoiar. Se tivermos oportunidade iremos dizer o que pensa o diretário de Alto do Rodrigues", comentou André Magela.

A convenção também terá a presença do presidente nacional do partido, senador Eduardo Lopes; do deputado federal pelo estado do Ceará, Ronaldo Martins; deputado estadual pelo PRB da Paraíba, Jutay Meneses; deputado estadual de Pernambuco, Ossesio Silva; da vereadora Ana Lúcia, de Recife, além do presidente estadual do PRB-RN, Victor Hugo e diversas outras lideranças de Natal e do interior do Estado.

POLÍTICA - Desiludido com o Congresso, Tiririca pensa em largar a política

No sétimo ano consecutivo de mandato, o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), está desiludido com a política e propenso a encerrar a carreira parlamentar em 2018. Em entrevista concedida ao jornal Estado de S.Paulo na quinta-feira, um dia após votar pela abertura de investigação contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva, ele criticou o Congresso Nacional e afirmou não ter o “jogo de cintura” exigido para ser político. “Não vai mudar. O sistema é esse. É toma lá, dá cá.”

Um dos deputados mais assíduos da Câmara, mas que só usou o microfone três vezes no plenário, Tiririca vê a maioria dos parlamentares trabalhando para atender interesses próprios, em detrimento do povo. Ele avalia que há congressistas bem intencionados, mas que não conseguem trabalhar porque o “sistema” não deixa.

“A partir do exato momento que você entra, ou entra no esquema ou não faz. É uma mão lava a outra. Tu me faz um favor, que eu te faço um favor. Eu não trabalho dessa forma”, desabafou.

Tiririca conta que, certo dia, uma rapaz o procurou para oferecer um “negócio” de aluguel de carro. “O cara disse, ‘bicho, vamos fazer assim, tal, o valor tal’. Eu disse: acho que você está conversando com o cara errado. Não uso carro da Câmara, o carro é meu. Ele disse: ‘não, é porque a maioria faz isso'”, relatou o parlamentar, sem dar nomes e mais detalhes sobre o fato. “Fiquei muito decepcionado com muita coisa que vi lá”, acrescentou.

Fonte: veja abril

ESTADO - "O homem vem aí"

Provável candidato ao governo do Estado nas eleições de 2018, o suposto projeto político do desembargador Cláudio Santos acaba de ganhar um jingle que começou a circular intensamente nas redes sociais na manhã desta sexta-feira. Embora não faça alusão direta ao nome de Santos, a peça publicitária remete a sua pessoa, com o refrão ‘O Homem Vem Aí’.

O jingle diz que “O RN tem que andar prá frente, precisa de alguém que esteja preparado – um homem honesto e competente para botar moral nesse nosso estado”.

E continua: “Essa esperança está nascendo, em breve a hora vai chegar/ o homem vem ai e o Rio Grande do Norte agora vai mudar/ o homem vem ai, agora coisa vai/ o homem vem ai prá fazer muito mais/ o homem vem ai, eu tô com ele e não abro/ o homem vem ai pra botar moral nesse nosso estado”.

Embora não tenha tradição na política potiguar, nem seja detentor de currais eleitorais, o nome de Cláudio Santos ganha a cada dia repercussão como suposto candidato ao Governo do Estado, a partir de um trabalho de base que vem sendo feito com o apoio de formadores de opinião e influenciadores digitais de Natal e de outras regiões do Estado, principalmente no Seridó.

Opositor voraz do governador Robinson Faria, cuja fragilidade administrativa costuma apontar em artigos publicados em jornais, Cláudio Santos, em seus posicionamentos públicos, tece duras críticas ao governo estadual, diante do cenário de caos gerando pela ineficiência da gestão pública na área da segurança.

Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), no Rio Grande do Norte, o número de homicídios, latrocínios, lesões corporais seguida de morte e outras condutas dolosas que resultam em morte, registra um crescimento de cerca de 50% ( 1.426 ocorrências em 2017) a mais com relação a 2015 (936 ocorrências).

VAI-E-VEM : Justiça Federal em Macaé suspende decreto que aumentou preço dos combustíveis; decisão vale em todo o país

A Justiça Federal em Macaé, no interior do Rio, suspendeu o aumento das alíquotas do PIS e Cofins sobre a gasolina, o diesel e o etanol. A decisão, publicada na tarde desta quinta-feira (3), é válida para todo o território nacional e suspende os efeitos do Decreto 9.101/207, de 20 de julho, que aumentou, em média, em R$ 0,41 o preço do litro do combustível.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não foi notificada e que irá recorrer, provavelmente nesta sexta (4).

A decisão da Vara Única de Macaé ocorreu após uma ação popular movida por um professor e advogado de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

"Defiro o pedido de tutela de urgência para suspender todos os efeitos do Decreto 9.101/207. Cumpra-se com urgência", diz a decisão do juíz Ubiratan Cruz Rodrigues.

Segundo a Justiça Federal, trata-se de uma decisão de 1º grau e, portanto, cabe recurso da União.

Ao G1, o professor de direito tributário e advogado Décio Machado Borba Netto informou que moveu a ação na última quinta-feira (27). Um dos argumentos é que o reajuste deveria ser feito por lei publicada 90 dias antes de entrar em vigor.

"Essa é uma ação aberta. Qualquer pessoa pode dar entrada, desde que esteja acompanhada de um advogado. Foi o meu caso. Como eu vi que isso estava errado e é uma coisa que eu passo para os meus alunos, me animei em fazer. Comecei a fazer a fundamentação junto com a minha noiva, que também é advogada", conclui o professor.

O decreto do governo, de 20 de julho, teve como objetivo aumentar a arrecadação da União e amenizar o déficit fiscal.

No dia 25 de julho, o Juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, suspendeu o decreto afirmando que as motivações do executivo para aumentar o imposto não são suficientes para editar o decreto. No entanto, no dia 26 de julho, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz, suspendeu a decisão.

Fonte: alagoas24horas.com.br

LUTO NA MÚSICA - Morre o cantor Luiz Melodia

Morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia, de clássicos da música nacional como Pérola Negra, Magrelinha e Negro Gato. Melodia lutava contra um câncer na medula.

BRASIL - Inep devolve dinheiro a candidato da PB que pagou 10 vezes valor da taxa do Enem

O estudante paraibano que pagou R$ 820 pela inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 recebeu nesta quinta-feira (3) o valor excedente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em maio deste ano, o pai do candidato, Lenilson Guedes, colocou um zero a mais na hora de pagar a taxa de R$ 82.

“Foram vários e-mails que eu mandei para a ouvidoria do Governo Federal reclamando que o Inep não tava resolvendo o meu caso. Acho que de tanto encher o saco e depois que a imprensa divulgou, eles resolveram devolver do dinheiro. Mas foi sufoco. Finalmente, hoje, o dinheiro, eu recebi na boca do caixa”, explicou Guedes.

O Inep ressaltou que o edital do Enem 2017 explicita em seu item 3.2.2 “que o valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, exceto no caso de cancelamento do Enem 2017”. Entretanto, a Comissão de Demandas do Inep decidiu pelo reembolso da diferença dos valores.

Relembre o caso

O estudante paraibano Leonardo Guedes, de 17 anos, entrou com uma ação na Justiça contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para tentar recuperar o valor excedente pago pela taxa de inscrição do Enem 2017. O candidato acabou pagando R$ 820 pela inscrição em vez de R$ 82. Na época, o Inep informou ao G1 que o valor não seria devolvido.

"Eu cometi um erro quando fui pagar a taxa do Enem do meu filho. É que quando foi para debitar na minha conta do Banco do Brasil, acabei colocando um zero a mais e saiu R$ 820, quando o certo seria R$ 82", explicou o pai do estudante, o jornalista Lenilson Guedes.

Para Lenilson, o Inep se apropriou de um dinheiro que pertence a ele. O jornalista ressaltou que não quer o cancelamento da inscrição, mas apenas o valor excedente que foi pago. “Lamento que o Inep tenha esse tipo de postura. O edital prevê que a taxa do Enem não será devolvida. O meu caso é totalmente diferente. Eu apenas quero ter o dinheiro que passou da taxa de inscrição. Nada mais do que justo", afirmou Guedes.

O pai do candidato explicou que a transação foi feita diretamente nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e o valor foi descontado automaticamente de sua conta corrente, não sendo possível corrigir o erro. Ele ainda procurou a gerência do banco, mas foi informado que a instituição não tinha competência para estornar o valor pago.

Fonte: G1 PB.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

JAPI - Prefeito nomeia membros para o CACS e FUNDEB

O prefeito do municipio nomeou titulares e suplentes para fazer parte do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) e fiscalização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para o periodo 2017 a 2019.

PRESIDENTE: Maria Zulena da Costa
VICE-PRESIDENTE: Maria das Neves Severiano

Representante do Poder Executivo Municipal:
Titular: Francisco Andriele da Silva
Suplente: Alcimar Nicolau Soares

Representante do Poder Executivo Municipal – Secretaria Municipal
de Educação:
Titular: Jane Moreira da Silva
Suplente: Maria Aparecida dos Santos

Representante de Professores da Educação Básica Pública:
Titular: Carlos Henrique Mota Costa Fernandes da Silva
Suplente: Maria das Neves Severiano

Representantes de Diretores das Escolas Básica Públicas:
Titular: José Eliziel da Costa
Suplente: Maria Zulena Felix da Costa

Representante dos Servidores Técnico-Administrativos das Escolas
Básicas Públicas:
Titular: Maria Rosicleide de Pontes Lima da Costa
Suplente: Maria de Fátima Medeiros

Representantes de Pais de Alunos da Educação Básica Pública:
Titular: Maria da Piedade Lemos
Titular: Ana Priscila da Silva
Suplente: Nicicleide Gomes da Costa
Suplente: Maria Lúcia da Costa

Representante de Estudantes da Educação Básica Pública:
Titular: Tailanny de Lima Costa
Suplente: José Francisco de Souza Silva

Representante de Estudantes da Educação Básica Pública – Indicado
Pela Entidade de Estudantes Secundaristas:
Titular: Marcelo Ferreira de Pontes
Suplente: Bruno da Silva Lima

Representante do Conselho Municipal de Educação:
Titular: Leandro Pacífico da Paz
Suplente: Josefa Felix da Silva dos Santos

Representantes do Conselho Tutelar:
Titular: Alvanira Pontes de Souza Freitas
Suplente: Carla Patrícia Pontes Fagundes Lopes

ANGICOS - Prefeito nomeia membros para fiscalizar recursos do FUNDEB

Atraves da Portaria (Nº 186 de 02 de agosto de 2017), o prefeito Deusdete Gomes de Barros, nomeou os membros para compor o Conselho Municipal
de Acompanhamento, Controle Social e da  Fiscalização dos Recursos do FUNDEB, confira os nomes:

Representante da Secretaria Municipal de Educação:
Maria Tereza de Melo Baracho - Titular
Adson Pedro de Assis - Suplente

Representante da Secretaria Municipal de Administração:
Carla Daniele Saraiva Bertuleza - Titular
Francisca Marques Silva Lima - Suplente

Representantes de Diretores de Escolas Públicas:
Maria Lécia da Cunha - Titular
Carla Soraia da Costa Sá - Suplente

Representantes dos Professores da Rede Pública:
Carlos Henrique da Silva - Titular
Francisco Batista Mariano - Suplente

Representantes dos Servidores Técnicos Administrativos:
Priscila de Almeida Lopes - Titular
Maria Bernadete da Silva Bento - Suplente

Representantes de Pais de Alunos:
Rayonara N. Bezerra - Titular
Maria Ivanilda Pereira Erasmo - Suplente
Maria Mércia da Silva Costa - Titular
Adriene Rose da Silva - Suplente

Representantes de Estudantes da Educação Básica:
Eukária Patícia Marrocos - Titular
Jeanderson Batista Pinheiro - Suplente
Cláudio da Silva Martins - Titular
Ana Maria da Silva Batista - Suplente

Representante do Conselho Municipal de Educação:
Marleide Barros Lopes de Araújo - Titular
Angela Carla Batista de Souza - Suplente

Representantes do Conselho Tutelar:
Rosimar Félix Rosendo de Lima - Titular
Andreza Michelle Bezerra Cavalcante - Suplente

AFONSO BEZERRA - Prefeitura contrata empresa para capacitar servidores

A prefeitura municipal contratou através de Dispensa de Licitação (n 110/2017) a empresa 2M Assessoria  Planejamento e Desenvolvimento Ltda, para a prestação de serviços em capacitação com foco em curso de Controle Interno na Administração Pública que se realizará nos dias 23, 24 e 25 de agosto. O valor da capacitação será de R$ 1,2 mil.

ESTADO - UFRN entra no ranking das melhores da América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi considerada na edição de 2017 do britânico Times Higther Education (THE), um dos mais importantes rankings internacionais de universidades, a 55ª melhor instituição de ensino superior dessa parte do continente.

Do Nordeste brasileiro, apenas três instituições aparecem entre as melhores da América Latina, as universidades federais de Pernambuco (UFPE), do Ceará (UFC) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Entre elas, a UFPE foi a que obteve o melhor desempenho, subiu da 30ª posição para a 26ª, seguida pela UFC na 39ª colocação e pela UFRN, na 55ª.

Mencionando um total de 81 instituições de ensino superior, o ranking THE considera para a colocação os seguintes itens: ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (quantidade de publicações e reputação dos periódicos nos quais a instituição publica), citações, internacionalização e transferência de conhecimento.

O Brasil tem 18 universidades na lista, maior quantidade entre os países analisados, e ocupa o primeiro lugar com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que neste ano ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP).

O desempenho das universidades pode ser visto no site do Times Higther Education: https://www.timeshighereducation.com/world-universityrankings/latin-america-university-rankings-2017-results-out-now

ALTO DO RODRIGUES - Líderes do governo e da oposição falam da expectativa para o segundo periodo na Câmara Municipal

Ontem, pela manhã, os vereadores da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues retornaram do recesso e os líderes do governo e da oposição falam da expectativa para o segundo período.

Lider do governo na Câmara Municipal, José Itamar dos Santos (Zé Pedro - DEM), nos afirmou que espera um período tranquilo, mesmo sendo líder do prefeito Abelardo, Zé Pedro disse que não vai compactuar com pessoas que atrapalhem a gestão em qualquer área.

Já para o líder da oposição,"O legislativo continuará avançando, buscando melhorias para a população, como Líder da Oposição estamos sempre trabalhando mostrando que o debate é bom para questionar o que está sendo feito pelo executivo, não podemos aliviar a fiscalização sobre o executivo visto que o povo estão desassistidos por parte da atual gestão", disse Renan Melo (PSD).

LUTO NO ESPORTE - Ex-atacante do São Paulo é encontrado morto em sua residência

Mais um jogador que se destacou nos anos 1970/80 morreu. O ex-ponta-esquerda do São Paulo, Mug, de 61 anos, foi encontrado morto na tarde da última quarta-feira, na casa onde morava, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. As causas da morte ainda não foram divulgadas pela polícia.

Nascido em São Paulo, no dia 7 de agosto de 1955, e batizado como Edson Cuici, Mug foi revelado pelo São Paulo, no qual foi lançado no time titular em 1979 pelo lendário técnico Rubens Minelli.

O ex-atleta jogou ao lado de craques como Waldir Peres, Getúlio, Bezerra, Vilson Tadei, Chicão, Serginho Chulapa, Renato 'Pé Murcho', entre outros. Sem muitas chances no elenco estrelado do São Paulo, ele teve boas passagens pelo Coritiba, CSA (AL) e Paulista de Jundiaí (SP).

Fonte: minutoesportes

MACAU - Faltam 3 dias. Estrutura já está sendo montada

Neste sábado, acontece mais uma edição do Mega brega. E a organização da festa já está montando a estrutura que será utilizada pelos principais artistas. Confira as atrações e reserve seu lugar no melhor da festa.

SORTE - Mega-sena do próximo sábado, pode pagar mais de R$ 40 milhões

Ninguém acertou os seis números do concurso 1.954 da Mega-Sena, sorteado nessa quarta-feira (2). Na segunda faixa de premiação, com cinco acertos, 32 apostas vão receber R$ 48.479,76. Outras 2.483 apostas acertaram quatro números e levarão o prêmio de R$ 892,55. Os números sorteados foram 09, 25, 33, 35, 40 e 49.

Como não houve acertador na faixa principal, a Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste fim de semana. O sorteio do concurso 1.955 da modalidade será realizado, sábado (5), às 20h, (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está na cidade de Itabela (BA).

Por ter final com o número cinco, o concurso recebe um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco sorteios – o mesmo ocorre a cada final zero. Na poupança, o prêmio estimado de R$ 40 milhões renderia mais de R$ 225 mil por mês. O valor também seria suficiente para adquirir uma frota de 266 carros de luxo.

Como jogar
Para jogar na Mega-Sena, basta marcar de 6 a 15 números dentre os 60 disponíveis no volante. Ganha quem tiver quatro, cinco ou seis acertos. Clientes da CAIXA com acesso ao internet banking podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo computador. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona diariamente, das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteio, quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte. O preço da aposta simples, com seis números, é R$ 3,50.

g1.com

CAICÓ - Juiz Federal determina devolução de aves apreendidas pelo IBAMA

O Juiz Federal Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, atuando em substituição na 9ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, Subseção de Caicó, determinou que o Ibama restitua dois papagaios que foram apreendidos de Adriano Fidelis de Lima.

O magistrado, na sua decisão, observou que a posse de animal silvestre, sem autorização ou permissão da autoridade competente, constitui infração ambiental.

No entanto, ele chamou atenção que os papagaios estão com o autor da ação há 15 anos e não existe qualquer relato de maus-tratos, enfatizando, ainda, que “sua reintrodução ao meio ambiente poderia resultar em dano irreversível para a própria ave, que possivelmente sequer saberia lutar por sua sobrevivência no habitat natural respectivo”.

Para concessão da tutela antecipada, ele ressaltou, ainda, que não há notícias de que a espécie esteja ameaçada de extinção

Caso aconteceu na cidade de Caicó 

EDUCAÇÃO - Secretaria de Educação lança aulões para o ENEM em todo o RN

A Secretaria de Educação do RN, atraves da 10ª DIRED lançou um projeto de fortalecimento da preparação dos alunos da 3ª série para o ENEM, denominado #QUERO APRENDER, através da realização de aulões quinzenais em todo o Estado do RN. Vejam as informações abaixo:

Público Alvo – alunos da 3ª série do Ensino Médio.

LOCAL – Quadra de Esportes da EECCAM/Caicó

DIA – 12/08 (sábado)

HORÁRIO – 8h às 12h20min

Período de inscrição para o I AULÃO – 02/08 a 09/08

Ambiente para inscrição – SigEduc/portal do estudante/menu eventos

Será oferecido aos alunos lanche, material, camiseta e transporte – para os alunos de outros municípios. (Em parceria com cada Prefeitura). Só poderá participar aquele aluno que efetivar a sua inscrição.

NOVIDADE - Japoneses criaram picolé que não derrete

O Centro de Pesquisa de Desenvolvimento de Bioterapia em Kanazawa, no Japão, desenvolveu, sem querer, um sorvete que não derrete. O produto começou a ser vendido em abril deste ano e já é sucesso no país.

O ingrediente secreto dos picolés é um tipo de polifenol encontrado em morangos. “O polifenol líquido tem propriedades que dificultam a separação entre água e óleo, então o sorvete que o contém possui a capacidade de reter a forma original do creme por mais tempo que de costume e o torna mais difícil de derreter”, contou Tomihisa Ota, desenvolvedor do produto, em entrevista ao Quartz.

A descoberta se deu porque o Centro estava em busca de um novo uso para os morangos de Miyagi, que não estavam em formato ideal para serem vendidos — ainda devido aos impactos do terremoto de 2011. Quando o chefe confeiteiro responsável pela pesquisa reclamou que o polifenol da fruta fazia com que tudo se solidificasse, eles perceberam que haviam descoberto algo.

Não se sabe ao certo o quanto o picolé resiste, mas o presidente do Centro, Takeshi Toyoda, afirma que o produto permanece na mesma forma mesmo que exposto a um secador.

Revista Galileu

OPORTUNIDADE - IFRN lança edital com 3.064 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Exame de Seleção, um dos momentos mais aguardados, anualmente, pelo IFRN, teve seu edital divulgado nesta sexta, 28/7. O Edital 39/2017, que também está disponível em Libras,  rege o processo seletivo que dará acesso às 3.064 vagas para os 31 cursos técnicos integrados ao ensino médio da Instituição. Os cursos, distribuídos entre 83 turmas e oferecidos nos turnos matutino e vespertino, estão disponíveis em 20 campi do Instituto. Voltado para estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o ensino fundamental; 50% das vagas são reservadas a estudantes de escolas públicas.

Inscrição e pagamento

A inscrição no processo deverá realizada, exclusivamente, no Portal do Candidato. Aberto às 14h do dia 3/8, o prazo de inscrição segue até o dia 28 de agosto de 2017, às 18h, horário local. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser feito até o dia 29 de agosto de 2017. É válido lembrar que os alunos que participaram do ProITEC 2017 estão isentos dessa taxa. Os demais candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa no período de 3 a 17 de agosto de 2017, até 22h.

Prova

A prova do processo seletivo será aplicada no dia 8 de outubro de 2017, às 13h, no local determinado no cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 25 de setembro, no Portal do Candidato. No dia da aplicação, os candidatos deverão comparecer com sua carteira de identidade (ou outro documento com foto), cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica preta. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento entre os previstos, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou o extravio do documento, com prazo de emissão de, no máximo, de 30 dias consecutivos.

Resultado

O resultado das provas de múltipla escolha do processo seletivo será divulgado a partir do dia 1 de novembro de 2017 no Portal IFRN. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua produção textual escrita corrigida. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 11 de dezembro de 2017 no Portal do Candidato e na página do IFRN. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis por campus/curso/turno deverão realizar sua pré-matrícula na diretoria acadêmica responsável pelo curso, nos dias 10 a 12 de janeiro de 2018, nos horários estabelecidos em anexo do Edital; os alunos matriculados ingressarão no Instituto, no curso em que escolher no momento da inscrição, no 1º semestre letivo de 2018.

Confira:

Exame de Seleção 2018 – Edital 39/2017

Exame de Seleção 2018 – Edital 39/2017 em Libras

Exame de Seleção 2018 – Portal do Candidato

ESTADO - Polícia Civil prende homem por assédio a crianças e adolescentes pela internet no RN

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescentes (DCA) prenderam, na última quarta-feira (02), um homem de 33 anos em cumprimento a um mandado de prisão temporária e de busca e apreensão. Ele assediava crianças e adolescentes pela internet, induzindo-as a se exibirem de forma pornográfica. A investigação teve início após o relato na delegacia, de um menino de 10 anos de idade. Um homem teria pedido ao menino uma foto de seu órgão genital pela internet.

Após a prisão, o homem foi interrogado e confessou o crime à delegada da DCA. Ele também confessou ter praticado a mesma conduta criminosa com outras crianças, em sua maioria do sexo masculino. O Artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente considera crime as condutas de “aliciar, assediar, instigar ou constranger” por qualquer meio de comunicação, criança, com o fim de induzí-la a se exibir de forma pornográfica ou sexualmente explícita, sendo prevista pena de reclusão de 01 a 03 anos e multa. Ele foi preso e encaminhado ao sistema prisional onde aguarda a decisão da Justiça.

EXEMPLO - Parlamento francês proíbe deputados de contratar familiares

O Parlamento da França proibiu nesta quinta-feira definitivamente que os deputados contratem familiares como assistentes, uma medida que faz parte da lei de “moralização da vida pública”.

A medida, que foi votada hoje pela última vez na Assembleia Nacional, também afeta ministros, senadores e cargos públicos locais, e impede a contratação dos familiares mais próximos (cônjuge, pais e filhos).

Apesar disso, o texto deixa a porta aberta para as pessoas que somente tenham “vínculo familiar” a partir de segundo grau. O projeto de lei foi aprovado massivamente hoje com 383 votos a favor, três contra e 48 abstenções.

Esta proibição foi anunciada durante a campanha presidencial pelo atual chefe de Estado, Emmanuel Macron, depois que o ex-candidato conservador, François Fillon, foi acusado por de dado emprego fictício a sua esposa durante décadas como assistente parlamentar.

O Parlamento ainda deve votar, no dia 9 de agosto, o outro texto da lei “de moralização”, que inclui a supressão da obscura “reserva parlamentar”, um fundo de 146 milhões de euros que permite aos parlamentares financiar projetos locais, entre novas medidas.

Fonte: agencia brasil

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

EM BRASÍLIA - Contagem regressiva

Placar parcial
134 pelo fim da denúncia
10 ausentes
1 abstenção
105 pelas investigações

EM BRASÍLIA - Falta pouco

Governo está em contagem regressiva para ver Temer livre da denúncia, faltam 31 votos.

EM BRASÍLIA - Rosa Weber nega pedido da oposição contra regras da votação

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido feito por deputados de oposição contra as regras definidas para o processo de votação da denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer. Segunda Rosa, trata-se de questão interna da Câmara, sobre a qual não cabe insterferência do Judiciário.

Os autores da ação foram os deputados Glauber Braga (PSOL-RJ), Carlos Zarattini (PT-SP), Alessandro Molon (Rede-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA) e Júlio Delgado (PSB-BA). Eles pediam que fosse incluída a possibilidade de Janot se manifestar na Câmara. Também queriam que fosse à votação a acusação feita pelo procurador-geral da República, e não o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara contrário ao prosseguimento da denúncia.

"O tema controvertido está, como visto, inteiramente vinculado ao Regimento Interno e, de modo especial, à interpretação deste pelos próprios membros da Câmara dos Deputados", avaliou a ministra.

EM BRASÍLIA - Confira o placar

Placar do momento: 131 (somados ausentes e abstenções) para os governistas a 90. Se chegar a 171 votos, o governo derruba a denúncia

MACAU - Vereador Oscar Paulino passará por ultima avaliação e promete retorno imediato

Em conversa com Paulinha – companheira de todas as horas do vereador Oscar Paulino – ela deixou claro que o vereador Oscar Paulino se recupera muito bem e se encontra motivado para voltar as funções no legislativo salineiro.

Paulinha confirma que ” O contrário do que muitos pensam, o vereador Oscar Paulino deverá voltar aos trabalhos legislativo nas próximas semanas”. A companheira do vereador destaca situação após conversa com Dr Eduardo.

Para garantir sua volta ao plenário da casa sem mais delongas, o vereador Oscar passará por uma avaliação médica na próxima segunda-feira(07) e deverá retornar aos trabalhos com a mesma firmeza de sempre.

O blog deseja uma ótima recuperação ao edil, desejando boas novas ao retorno do parlamentar salineiro.

Fonte: http://cidadedosal.com.br/?p=32927

EM BRASÍLIA - Confira placar até agora

Depois dos votos do Paraná ta assim:
46 pela investigação
61 pelo arquivamento da denúncia
6 ausentes

ESPORTE - Márcio Fernandes analisa resultado e já foca no jogo contra o Ceará

O Mais Querido fez uma boa apresentação nesta terça-feira (1), diante do Oeste/SP, na Arena Barueri, em Barueri (SP), esteve muito perto da vitória, mas acabou sofrendo um gol no final do jogo e ficou no empate em 1 a 1. Foi o segundo jogo do treinador Márcio Fernandes no comando do Alvinegro e o técnico segue invicto.

Márcio analisou a partida e acredita que o Clube do Povo merecia a vitória. “Foi um grande jogo, fizemos uma grande partida e merecíamos a vitória. Tivemos momentos no jogo que dominamos completamente o Oeste, eles não perderam nenhum jogo em casa, os últimos jogos aqui venceram até por mais de dois gols, e isso valoriza bastante o resultado. Todo ponto que somarmos é importante nesse momento. Claro que ficamos um pouco chateados, pois tomamos um gol no fim e mais um pouquinho conseguiríamos a vitória”, comentou o treinador.

A próxima partida do ABC será dentro de casa, no estádio Frasqueirão, e o treinador espera contar com o apoio da torcida. “Agora é dar confiança aos jogadores, que fizeram uma grande partida, e sábado temos o Ceará em casa. Esperamos que a nossa torcida compareça, nos incentive, vá apoiar o time, pois é a hora que estamos precisando deles”, destacou.

ABC e Ceará/CE se enfrentam sábado (5), às 16h30, no estádio Frasqueirão, último jogo do turno da competição

JARDIM DO SERIDÓ - Amazan exonera quatro secretários e vários comissionados

O prefeito Amazan Silva exonerou quatro auxiliares de seu primeiro escalão em Jardim do Seridó, com a alegação de enquadrar o Município aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Blog do Marcos Dantas tentou contato com Amazan, sem sucesso, mas fontes garantiram que no Diário Oficial desta terça (01) serão publicadas as exonerações de Carlos Fernandes (Agricultura), Ozires Vilar (Cultura), Diógenes Santiago (Administração) e Sebastião Márcio (Obras). Além dos auxiliares, Amazan também teria exonerado dezenas de cargos comissionados, e suspendido contratos. Blog do Marcos Dantas!

O mesmo está ocorrendo na cidade de São Bento do Trairi, onde o prefeito Kêka Araújo,  está sendo obrigado pela Justiça a fazer demissões. 

ESTADO - Central do Cidadão do Via Direta aumenta em 86% emissão de RG

Desde que ampliou o horário de atendimento para emissão de carteira de identidade, a Central do Cidadão do Via Direta duplicou a procura em apenas 8 dias úteis. Foram contabilizados 1.568 atendimentos, um aumento de 86%, se comparado com o mesmo período antes da ampliação, que foi de 840 atendimentos.

Para Clênio Maciel, coordenador das centrais, a tendência é que seja mantido o ritmo de emissões do RG. “A expectativa é de que está taxa de atendimento fique entre 170 a 180 por dia, principalmente quando a população estiver mais ciente da ampliação do horário da unidade do Via Direta”, disse Clênio.

A Central do Cidadão do Via Direta está com horário de atendimento ampliado para identidade, desde o dia 19 de julho, quando passou a funcionar das 9h às 19h. A unidade do Alecrim também teve seu atendimento ampliado: para primeira via, o atendimento é das 7h às 17h e para segunda e terceira vias, das 7h às 14h.

ECONOMIA - Repatriação gera receitas de cerca de R$1,8 bi, diz fonte

A segunda rodada do programa de regularização de ativos no exterior, mais conhecido como repatriação, gerou receitas de cerca de 1,8 bilhão de reais, abaixo das estimativas do governo, informou uma fonte do Ministério da Fazenda nesta quarta-feira.

O governo, que vem enfrentando problemas para fechar as contas públicas, esperava arrecadar 2,85 bilhões de reais com o programa. Cerca de metade do valor ainda precisará ser repartido com Estados e municípios, seguindo determinações legais.

Falando em condição de anonimato, a fonte argumentou que a primeira etapa do programa, realizada no ano passado, teve resultado mais forte, de 46,8 bilhões de reais, o que pode ter contribuído para os números modestos desta vez.

BRASIL - Confira a ordem da votação na Câmara

A ordem de votação da denúncia contra o presidente Michel Temer foi estabelecida a partir dos estados de origem dos deputados, intercalando entre as regiões.

Os primeiros a votar serão os deputados de Roraima, e a votação será encerrada com os parlamentares de Alagoas.

ESTADO - 4ª etapa da Biometria começa em 8 de agosto em Luís Gomes e Marcelino Vieira

Tem início no próximo dia 8 de agosto mais uma fase da Biometria Revisional Ciclo 2017/2018. Participam desta 4ª etapa os municípios da 42ª e 60ª Zona Eleitoral: Luís Gomes, José da Penha, Paraná, Major Sales, Marcelino Vieira e Tenente Ananias. A expectativa é atender 25.208 eleitores até 6 de setembro.

Luís Gomes e Marcelino Vieira são as primeiras cidades a iniciar o atendimento, já no dia 8. Devem comparecer aos postos de atendimento 4.709 e 4.145 pessoas, respectivamente.

No dia nove, a Biometria começa em José da Penha (4.431 eleitores), Tenente Ananias (6.688) e Paraná (2.799), sendo este o único município da 4ª etapa em que o cadastramento termina mais cedo, no dia 22 de agosto.

Já em Major Sales, os atendimentos só começam dia 24 de agosto. A meta do município é atender 2.436 moradores.

Os atendimentos vão acontecer na segunda-feira de 9h às 16h, de terça a sexta de 8h às 16h e no sábado de 8h às 14h. É preciso levar título de eleitor, originais e cópias do documento de identificação oficial e do comprovante de residência recente.

Postos de atendimento:

Luís Gomes: Cartório Eleitoral, Rua José Fernandes de Queiroz e Sá, 50, Centro.

Marcelino Vieira: Telecentro Comunitário do município, na Rua Epifânio Fernandes, 03, Centro.

José da Penha: Câmara Municipal, Rua Evaristo Fontes, 110, Centro.

Tenente Ananias: Câmara Municipal, Rua José Moreira do Nascimento, 692, Centro.

Paraná: Câmara Municipal, Rua São José, s/n, Centro.

Major Sales: Câmara Municipal, Rua João André de Morais, s/n, Centro.

ESPORTE - Números de Neymar no PSG

Neymar no PSG:

R$ 552 milhões/5 anos

R$ 9,2 milhões/mês

R$ 1,9 milhão/semana

R$ 294 mil/dia

R$ 11 mil/hora

R$ 220/minuto

💰💰💰💰💰💰💰💰

EDUCAÇÃO - MEC divulga livros didáticos que serão usados em 2018

O Ministério da Educação publicou hoje (2), no Diário Oficial da União, o resultado final do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Ao todo, 97 coleções foram aprovadas por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas de todo o país.

Foram avaliadas 166 coleções de 12 componentes curriculares diferentes, voltadas ao ensino médio. A avaliação foi feita por meio de uma parceria entre o MEC e 11 universidades. As escolas terão duas semanas para avaliar o material aprovado nas diferentes disciplinas e escolher as coleções que mais se adaptam ao seu contexto.

A distribuição dos livros se dará em conjunto pelo MEC, as editoras das obras e os Correios, e o material deve chegar às escolas no começo do ano letivo de 2018.

INUSITADO - Ladrão fica bêbado ao invadir casa, desmaia e é preso

A cidade de Esperance, na Austrália, presenciou um caso bizarro de assalto na última sexta-feira (28), quando um ladrão de 36 anos invadiu uma casa, abriu uma garrafa de champanhe, ficou bêbado e desmaiou em uma das camas da residência.

As trapalhadas do ladrão foram descobertas pela dona da casa, que percebeu a porta da frente arrombada e resolveu investigar. Ela só não imaginava que encontraria o responsável pelo estrago desmaiado em sua cama, ao lado de uma garrafa vazia de champanhe.

De acordo com o site “ABC”, imediatamente, a mulher deixou o imóvel e chamou a polícia, que também ficou surpresa ao descobrir que os planos criminosos do australiano foram sabotados pelo álcool (ou, melhor dizendo, por ele mesmo). “O criminoso consumiu muita champanhe, eu não tenho certeza se a bebida era cara ou não, mas a garrafa parecia ser chique”, declarou o sargento Moore, responsável pelo caso, para o portal.

Fonte: blogdoprimo.com.br

BRASIL - Maia nega rolo compressor e diz que votação 'está indo bem'

Depois de dar uma fugida do plenário para comer rapidamente no gabinete do vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), onde a comida é farta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao GLOBO que não está usando o rolo compressor, numa reação às críticas da oposição. Ele espera que tudo esteja encerrado até 19h e brinca que hoje tem jogo do Botafogo, seu time.

— A sessão está indo bem. Fiz a previsão de que o quórum seria alto na quarta-feira. Aquela questão de não dar presença sempre foi um absurdo e isso está comprovado com o quorum que temos hoje — disse Maia.

O presidente da Câmara acredita que mais de 350 deputados votarão contra a denúncia e sorri, quando perguntado sobre estar usando rolo compressor.

— Tanto não estou (usando o rolo compressor) que todos os líderes da oposição estão falando mais tempo do que o Regimento permite, exatamente para ajustar uma questão de que é regimental, de que fala o relator e o advogado, e, com isso, de fato, ficou muito tempo para um lado só. Então, estou compensando. É possível que em duas horas se comece a votação (da denúncia) — disse Maia

No rápido almoço no gabinete de Fábio Ramalho, Maia acabou quebrando um copo d'água em cima do terno. Depois, foi ao seu gabinete e, ao sair, encontrou com ministros que estão atuando pata garantir os votos contra a denúncia. Ele conversou rapidamente com Ricardo Barros (Saúde), o único que não reassumiu a vaga de deputado. Ao todo, dez ministros reassumiram suas vagas para votar a favor de Temer.

(Por Cristiane Jungblut)

ESTADO - MPRN ajuíza ação para que Estado instale consultórios em Alcaçuz

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça de Nísia Floresta, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que o Judiciário determine ao Estado a instalação de salas destinadas ao funcionamento de consultórios (médico, odontológico e de enfermagem) no complexo penitenciário de Alcaçuz, composto pelo presídio Rogério Coutinho Madruga (pavilhão 5) e a penitenciária Dr Francisco Nogueira Fernandes (pavilhões 1,2 e 3). A ação já foi recebida pela Justiça e aguarda decisão.

Após a rebelião de janeiro deste ano no maior complexo prisional do Estado e as reformas realizadas, o Estado não dotou o complexo de Alcaçuz de estrutura física minimamente adequada para atuação dos profissionais médicos. Outro problema é que a medicação disponível está armazenada em local inadequado.

A ação destaca ainda que há cerca de três meses, os médicos e demais profissionais de saúde contratados pelo município de Nísia Floresta estão fazendo um trabalho positivo no complexo prisional, já tendo, por exemplo, concluído as ações para debelar o surto de escabiose, dentre outras importantes medidas. Mesmo assim, a Promotoria reforça que sem a estrutura física adequada, os serviços ali prestados correm sério risco de interrupção.

O Complexo de Alcaçuz, pela primeira vez, conta com atendimento médico, além de serviço de psicologia, assistência social, enfermagem e técnico de saúde bucal, sendo hoje prestados de forma continuada. O trabalho contribui para distensionar o sistema, conferir tratamento humanitário aos presos, além de evitar conduções de internos aos hospitais para tratamentos menos complexos, que possam ser prestados no próprio presídio.

O MPRN requer deferimento de pedido de liminar para que a Justiça determine ao Estado: o conserto, no prazo de dois dias, de vazamento existente em sala hoje destinada ao consultório médico no pavilhão 5; que disponibilize, no prazo de 30 dias, consultório médico, odontológico e de enfermagem equipados nas dependências de todos os pavilhões do complexo prisional de Alcaçuz, em cômodos adequados e arejados; que providencie, no mesmo prazo de 30 dias, a instalação de armários nos consultórios para estoque de medicamentos, que hoje estão correndo o risco de perecimento, por conta do mau armazenamento; e aquisição, no prazo de 60 dias, de máscaras N95, em quantidade suficiente para os agentes penitenciários, de forma a impedir a contaminação por tuberculose ou outras doenças.

Na ação, a representante ministerial pede também, em caso de eventual descumprimento de decisão judicial, o bloqueio ou suspensão de recursos do Estado para o pagamento de propaganda institucional.

agorarn.com.br

ASSU - Município pleiteia 700 vagas para pequenos agricultores no Garantia-Safra

Um total de 700 pequenos produtores rurais do município poderá ser habilitado na condição de beneficiário do programa Garantia Safra, edição 2017-2017.
Este foi o número de cotas solicitado pela Prefeitura do Assú à coordenação estadual do programa, destaca informação enviada pela Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.

O pleito foi formalizado na manhã desta terça-feira (1º), por meio de ofício entregue pessoalmente pela secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sônia França, à coordenadora estadual do Garantia Safra no RN, Magnalda Fontoura.

A secretária esteve presente, ontem, ao encontro que trato do processo de implantação do Garantia Safra 2017-2018, ocorrido no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Assú, com a participação de representantes de outros municípios sob a área de jurisdição do escritório regional da EMATER/RN.
Ela foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo Raulino Cardoso, Técnico Vistoriador credenciado do município em relação ao programa Garantia Safra, do Governo Federal.

O processo de realização das inscrições – que serão executadas através das unidades da EMATER/RN – deverá ser iniciado ainda durante o decorrer deste mês de agosto. O Comitê de Gestão do Programa Garantia-Safra, em Brasília, aprovou no dia 07 de junho passado a Resolução com os valores e cotas para a Safra 2017-2018.

Serão disponibilizadas 1.350.000 cotas e mantido o valor de R$ 850,00, no qual o agricultor contribui com R$ 17,00; o estado com R$ 102,00; o município, R$ 51,00; e, a União, com R$ 340,00.

ALTO DO RODRIGUES - Câmara municipal retoma os trabalhos para o segundo período com aprovação de Requerimentos

Na manhã desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, abriu o segundo período ordinário de 2017. Além das discussões em plenário de alguns edis, foram aprovados quatro Requerimentos, todos de autoria do vereador Renan Melo (PSD).

Requerimento 44 - solicita colocação de lâmpadas nos postes das comunidades na zona rural

Requerimento 45 - solicita calçamento da rua próximo ao matadouro público na comunidade de Tabatinga

Requerimento 46 - solicita que seja tirado entulhos na comunidade de Tabuleiro Alto

Requerimento 47 - solicita melhorias no esgoto e calçamento na rua Umarizal próximo à praça de alimentação

INUSITADO - Doida é doida viu

Uma MENTIRA que durou um ano. Uma mulher de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, identificada como Pâmela Ribeiro Serveli, criou uma farsa do tamanho de uma novela. Para se vingar do ex, querendo dinheiro dele, ela disse que estava grávida. Victor Guerino Sedassaré seria o pai do bebê que nunca existiu. Com câncer, ele ainda tinha que pagar uma pensão alimentícia para a criança.

Mulher engana ex-namorado, Justiça e inventa bebê para se vingar

Em entrevista ao G1, o rapaz disse que nunca pôde ver a menina. Muito triste com os acontecimentos, ele foi à Justiça para tentar conhecer o seu bebê. Victor foi obrigado pela Justiça a pagar pensão para a criança, custear as despesas da gravidez e diversas outras atividades relacionadas a menor de idade.

Com todos esses gastos, ele ainda tinha que enfrentar um câncer.

Mulher usa até boneca em Ribeirão Preto, São Paulo, para simular que tinha mesmo bebê de ex-namorado

Para seguir com a farsa, a mulher fazia de um tudo, até usar as redes sociais, onde publicava fotos de Laura, a suposta criança. Victor disse que nunca pôde imaginar que alguém seria capaz de fazer uma coisa como essa. Ele, que se trata de um câncer na coluna, garante que ficou muito abalado e que sua saúde foi prejudicada. Victor fala que precisava de boas notícias, mas que se sentia perdido com a filha que não via e cada vez mais desanimado. Ele e sua família fizeram diversas tentativas para conhecer a criança

Mulher que inventou bebê e fez até festa de aniversário de 1 ano para criança pode ficar até 5 anos presa

O caso agora está sob a apuração do Ministério Público.

Pâmela, se condenada, pode ficar até cinco anos na cadeia. O advogado dela a defende e diz que ela estava fazendo tratamento psicológico desde o início do ano. Para convencer todos, a mulher até falsificou exames de gravidez, certidão de nascimento e outros documentos comuns de uma criança.

Após inventar bebê, mulher gasta R$ 3 mil em festa de aniversário e tenta rouba criança

Victor entrou na Justiça e avisou que a mulher estava organizando uma grande festa pelo um ano da menina. Um oficial foi enviado à celebração, que custou cerca de R$ 3 mil. Ao chegar no local, não havia nenhuma criança com Pâmela. Pouco depois, uma outra mulher entrou desesperada no local revelando que três pessoas foram até sua casa e tentaram roubar sua bebê. Pâmela deixou a festa escoltada e se escondendo. Victor agora espera justiça em torno do caso.

BRASIL - Presidente da CCJ vai acelerar análise de assinaturas do projeto contra corrupção

O novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), disse nesta quinta-feira (23) que vai analisar, “o mais rapidamente possível”, a conferência das assinaturas do projeto de iniciativa popular das dez medidas de combate à corrupção (PL 4850/16) feita pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados (SGM).

“Nós nos dedicaremos a esse exame [das assinaturas] e, havendo regularidade, encaminharemos ao presidente do Rodrigo Maia, reconhecendo o projeto como de iniciativa popular e validando as assinaturas das pessoas que participaram dele”, disse Pacheco. “Aquilo que for possível fazer em tempo hábil faremos, talvez no decorrer dessa semana”, completou o presidente da CCJ.

A conferência das assinaturas foi determinada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em fevereiro. O projeto foi aprovado pelos deputados em novembro e já estava tramitando no Senado quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou, em dezembro, o seu retorno à Câmara, por uma “multiplicidade de vícios”. O mandado de segurança que deu origem à decisão judicial foi impetrado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP).

Rodrigo Maia fez um acordo com Fux para que a Câmara recontasse as assinaturas ao projeto. Maia determinou, então, que o trabalho fosse executado pela SGM e atestado pela CCJ. Foram conferidas 1,7 milhão de assinaturas.

Fonte: camara federal

NATAL - Vigilante é baleado em tentativa de assalto

Um tiroteio deixou um vigilante baleado no início da tarde desta quarta-feira, 2, nas proximidades do banco Safra, na avenida Prudente de Morais, no cruzamento com a av. Alberto Silva.

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, bandidos teriam tentado um assalto próximo ao banco e trocaram tiros com o vigilante que teria sido atingido na cabeça e tórax.

Equipes do Samu e viaturas da PM estão mobilizadas para socorrer a vítima e buscar os suspeitos.

ESPORTE - Empate com sabor de vitória ou de derrota?

Ontem,  o ABC foi até a Arena Barueri/SP, e enfrentou o time da casa Oeste e arrancou um empate. O Mais Querido fez o gol aos 41 do segundo tempo em uma cobrança de falta de falta de Gegê que bateu no canto direito, sem chance para o goleiro. Aos 44, o Oeste conseguiu empatar a partida, com gol de Robert,  finalizando p placar em 1 a 1.

Se o time tivesse em uma posição confortável na tabela, o empate teria sim, sabor de vitória, mas no Z4, o resultado tem sabor de derrota.

Tentando se recuperar, o ABC recebe (no Frasqueirão), neste sábado (5), às 16h o também Alvinegro cearense, e têm obrigação de vencer o jogo.

BRASIL - Confira o Rito da Votação na Câmara contra Temer

O rito da votação

- A sessão terá início às 9h de quarta-feira, 2 de agosto

- O início das discussões precisa do registro de 52 dos 513 deputados

- O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), relator do parecer favorável a Temer, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), discursa por 25 minutos

- A defesa de Temer fala pelos mesmos 25 minutos

- A discussão pode ser encerrada com 257 deputados em plenário

- Para a votação é necessária a presença de 342 deputados

- Quatro deputados debatem o relatório, dois a favor e dois contra

- 31 deputados encaminham a votação: líderes de 29 partidos, da maioria e da minoria

- Na votação, os parlamentares são chamados em ordem alfabética, por Estado, em voto aberto

- São necessários pelo menos 342 votos para derrotar Temer e dar encaminhamento à denúncia ao STF

PRA DESCONTRAIR

*A diferença entre o "i" nos Estados Unidos e o "i" no Brasil:*

- O "i" na vida dos americanos:
🔹iPhone
🔹iPod
🔹iPad
🔹iMac
🔹i30
🔹i outros 😎

- O "i" na  vida dos brasileiros:

🔹iPTU
🔹iPVA
🔹iCMS
🔹iSS
🔹iOF
🔹iRF
🔹iPI
🔹i tamo lascado 😩

ALTO DO RODRIGUES - Projeto do vereador Nixon Baracho vira realidade

Com o objetivo voltado para o bem da população e o desenvolvimento da cidade, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM) vem conduzindo seu terceiro mandato, recebendo o respaldo popular e o respeito dos demais colegas que atuam na Casa Legislativa, seja do governo ou da oposição.

No último domingo, a Polícia Militar estava dando segurança na feira da livre da cidade, tornando realidade o projeto de Nixon que solicitava a presença da PM na feira livre da cidade.

Gerador no hospital
Antiga solicitação do vereador Nixon Baracho, a instalação de um gerador de energia do energia para o hospital municipal Maria Rodrigues de Melo já é uma realidade e foi idealizada pelo filho do saudoso ex-vereador Neo.

Nixon Baracho: Mandato popular voltado para o bem comum
Polícia Militar dando segurança na feira livre

terça-feira, 1 de agosto de 2017

POLÍTICA - Delação de Jorge Luz entrega Renan e Jader Barbalho

A delação do doleiro Jorge Luz e do filho, Bruno, deverá ser devastadora para o PMDB.

Acusado de abastecer o partido, ele entregou ao juiz Sergio Moro nesta terça (1º) uma série de extratos bancários com contas no exterior que foram usadas para pagamentos de propinas a caciques do partido, como Renan Calheiros e Jader Barbalho.

Os pagamentos foram feitos pela empreiteira Schain em troca de benefícios em contratos com a Petrobras.

Na contratação da plataforma V.10.000, em 2007, por exemplo, foram repassados 185 mil dólares aos dois (ver abaixo). O dinheiro também teria beneficiado o deputado Aníbal Gomes (PDMB-CE) e o funcionário da BR Distribuidora Sillas Oliva Filho.

Segundo os extratos de Jorge e Bruno Luz, só no contrato desta plataforma a Schain movimentou 3,5 milhões de dólares em propinas entre os anos de 2007 e 2008

Fonte: oimpacto.com.br

COTIDIANO - MPRN adere à campanha Agosto Lilás


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) aderiu à campanha Agosto Lilás, lançada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM). A inciativa consiste na promoção de eventos e ações a serem desenvolvidos pela SPM e parceiros, para conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres, divulgar ações em prol da igualdade de gêneros e somar forças no combate à violência contra a mulher. A campanha também marca os 11 anos de vigência da Lei Maria da Penha.

De acordo com dados da SPM, no Brasil a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas; a cada quatro horas, uma mulher é assassinada; uma em cada três mulheres já sofreu violência e seis a cada 10 pessoas conhece uma mulher que já foi vítima de violência.

Entre as iniciativas programadas, várias fachadas de prédios serão iluminados na cor lilás, em alusão à cor-tema da campanha, inclusive a Ponte Newton Navarro. O portal do MPRN também adquire tons de lilás e posts nas redes sociais vão divulgar a campanha, além da inserção de papel de parede alusivo ao tema em todos os computadores da instituição.

Um dos objetivos do Agosto Lilás é reforçar a divulgação do Disque-Denúncia: 0800 281 2336 e do número 180. A ligação é gratuita e os dados do denunciante são preservados.

ESTADO - CPRE realiza operação na zona Norte de Natal

Equipes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizaram, nesta terça-feira (1º), uma operação em diversos pontos da zona Norte de Natal.

Foram montadas barreiras em vias de grande movimentação e que apresentam maiores índices de criminalidade, de acordo com as manchas criminais determinadas pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Sesed.

Durante a ação, foram abordadas 186 motocicletas, 36 automóveis e nove táxis, resultando na apreensão de 11 motos por problemas na documentação e 16 autos de infração.

Esse tipo de operação vem sendo constante por parte do CPRE e visa, além de garantir mais segurança para a população, coibir infrações de trânsito.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Rita Martins

Queremos parabenizar neste terça,  a nossa amiga e leitora Rita Martins. Primeira-dama do nosso município por seis vezes, dona Rita recebe os cumprimentos pela passagem do seu natalício. Nós lhe desejamos muita Saúde,  Sabedoria, Sorte e Sucesso!

segunda-feira, 31 de julho de 2017

ESTADO - Caminhão pega fogo na BR-101, próximo de Goianinha

Sem mais detalhes, um caminhão da empresa Sadia pegou fogo na tarde desta segunda-feira.

POLÍTICA - Bolsonaro de malas (quase) prontas e "vai casar novamente"

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), provável candidato à Presidência da República em 2018, afirmou que está 99% acertado com o Partido Ecológico Nacional (PEN). A filiação, segundo o próprio, deve ser anunciada em breve. “É um noivado nota 10. Estamos, inclusive, estudando a mudança do nome do partido. Em poucos dias devemos selar esse casamento”, disse Bolsonaro.

O deputado não quis dizer qual seria o nome da legenda, mas procura algo como Pátria Amada, Patriotas e mesmo Prona (partido que foi presidido pelo cardiologista Enéas Carneiro). Embora fale em “99% de certeza”, é preciso lembrar que, ainda neste mês, Bolsonaro já esteve “quase casado” com o PSDC, partido de José Maria Eymael, e com o ainda em formação ‘Muda Brasil’. Bolsonaro tem dito que “procura um partido que não esteja enrolado com casos de corrupção”. O Estado procurou o presidente do PEN, Adilson Barroso, mas não o localizou.

ESPORTE - Globo faz história com sétima vitória consecutiva na Série D

Neste domingo (30), o Globo de Ceará-mirim na região do Mato Grande no Rio Grande do Norte, fez história. Emplacou sua sétima vitória consecutiva na Série D do Brasileirão 2017 e está classificado para a 4ª fase.

O time venceu o Guarany de Sobral por 3 x 1 – gols Rafael (goleiro, em chute do seu próprio campo), Anderson (contra) e Renatinho Potiguar para o Globo; Rafinha para o Guarany.

Renda de R$ 5.300,00 para 529 pagantes. O jogo realizado no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.

Antes do Globo, os times norte-rio-grandenses com maior sequência de vitória num Brasileirão tinham sido o Potiguar de Mossoró com cinco vitórias e o ABC com seis.

No cômputo geral de pontuação da Série D este ano, América de Natal e Globo são os melhores da competição até o momento. O time americano com 25 pontos e 12 gols de saldo e o Globo com 24 pontos e 10 gols de saldo.

No próximo confronto, eles pegaram os seguintes adversários: América-RN x Juazeirense-BA; Globo-RN x URT-MG.
Com informações do Blog do Trindade.

TELEVISÃO - Com menos de 1% de chance de sobreviver, apresentador emociona o país

Considerado por uma legião de telespectadores como um dos principais nomes do jornalismo brasileiro dos últimos tempos, Marcelo Rezende, de 65 anos, enfrenta atualmente a fase mais tensa e delicada de sua vida.

O jornalista, que em maio deste ano foi diagnosticado com um avançado câncer no pâncreas, em menos de um mês foi informado de que sua doença havia progredido e tomando também parte considerável de seu fígado. Com seus dois órgãos comprometidos pelo câncer, Marcelo iniciou rapidamente o tratamento clínico de quimioterapia em um renomado hospital de São Paulo e após apenas 03 sessões, optou por excluir a quimioterapia e aderir a um tratamento mais brando e natural, com base somente na alimentação.

A notícia da recusa do apresentador em se tratar com a quimioterapia, em muito assustou os fãs e preocupou os especialistas que o acompanharam durante o descobrimento do tumor maligno. Indagados sobre a decisão tomada pelo apresentador do 'Cidade Alerta', os médicos afirmaram que a quimioterapia é o tratamento mais eficaz contra os mais variados tipos de câncer e que o mesmo é indicado para pacientes de todas as idades.

Fonte: recordnews

MENSAGEM DE HOJE

domingo, 30 de julho de 2017

ESPORTE - Capitão da PM do RN conquista o 1° lugar em Campeonato Sulamericano de Jiu-Jitsu

O atleta potiguar Gustavo Craveiro “Maguinho”, que é capitão da Polícia Militar do RN, conquistou na manhã deste domingo (30), o primeiro lugar no Campeonato Master International South America de Jiu-Jitsu, organizado pela IBJJF.

Maguinho disputou na categoria Meio Pesado (Master 3), faixa preta, vencendo três combates. O torneio foi realizado no Tijuca Tênis Clube, no estado do Rio de Janeiro, no período de 28 a 30 de julho.

ALTO DO RODRIGUES - Netos e filhos surpreendem o prefeito Abelardo

No dia em que completa 69 anos, o prefeito Abelardo Rodrigues Filho ganhou de presente da esposa Rita, filhos e netos, fizeram um bolo-surpresa para o hexa-prefeito.

ALTO DO RODRIGUES - Igreja Assembleia de Deus realiza neste domingo Culto da Família, participe

POLÍTICA - O que pesa contra Temer, o 1º presidente na mira da PGR

Na próxima quarta-feira (2), o plenário da Câmara dos Deputados vai decidir se a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB) deve ou não seguir para apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa é a primeira vez na história do país em que um presidente é acusado criminalmente pela PGR no exercício do cargo.

Na sessão, marcada para as 9h, os deputados devem analisar o parecer do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), contrário à admissibilidade da denúncia contra Temer. Para abrir a votação, 342 parlamentares precisam estar presentes no plenário. Cada deputado deverá proferir seu voto ao microfone.

O que pesa contra o presidente              

No inquérito de 60 páginas, apresentado no dia 26 de junho, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa o peemedebista de ter se aproveitado da condição de chefe do Poder Executivo para receber, por intermédio do seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, “vantagem indevida” de 500 mil reais — que seria a primeira parcela de um acordo que totalizaria cerca de 38 milhões de reais.

O valor, segundo Janot, teria sido ofertado por Joesley Batista, um dos donos do frigorífico JBS, com pagamento operado pelo executivo Ricardo Saud, da J&F, controladora da JBS.

Na acusação, a PGR destaca o encontro em que Ricardo Saud entrega uma mala com 500 mil reais de propina para Rocha Loures. A entrega do montante foi presenciada pela Polícia Federal (PF) em uma ação autorizada pela Justiça. Toda a dinâmica foi registrada em foto e vídeo.

De acordo com o procurador-geral, mensagens trocadas entre Joesley Batista e Rodrigo Loures, que falava em nome de Temer, confirmam que, além dos 500 mil reais, outros pagamentos indevidos continuariam ocorrendo de modo permanente.

Outro aspecto levantado por Janot foi o encontro entre Temer e Joesley Batista marcado por Rodrigo Loures no dia 7 de março no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Segundo a denúncia, a reunião não constava na agenda oficial do presidente. “As circunstâncias desse encontro – em horário noturno e sem qualquer registro na agenda oficial do Presidente da República – revelam o propósito de não deixar vestígios dos atos criminosos lá praticados”, diz o texto.

Em suas alegações finais Janot exige que Temer seja afastado de sua função pública e pede 10 milhões de reais em indenização por danos morais.

O que diz a defesa do presidente

A defesa do peemedebista diz que há inexistência de provas de corrupção.

“Mostramos na defesa a inexistência de provas de corrupção passiva. A prova toda é baseada em gravação ilícita e contaminou todos os demais elementos. Mesmo que assim não fosse, considerando-se como correta, como em ordem a gravação, mesmo assim, não encontra nenhum elemento que comprometa o presidente da República”, diz o criminalista Antônio Claudio Mariz de Oliveira, advogado de Temer.

O argumento central do advogado é o desafio de Rodrigo Janot provar que o presidente teria recebido propina de Joesley Batista.

Fonte: G1.com

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: prefeito Abelardo Rodrigues Filho

Hoje, nosso parabéns vai para o prefeito Abelardo Rodrigues Filho, pela passagem do seu natalício. Desde as primeiras horas da manhã deste domingo que o hexa-prefeito recebe os cumprimentos pelos seus 69 anos bem vividos e repletos de vitórias.

Abelardo entra para a história política por deter seis mandatos como prefeito, um dos poucos do Brasil. Sendo Abelardo o candidato, nunca soube o que é ser derrotado e na sua primeira candidatura em 1882, obteve mais votos do que os outros três candidatos.

Desejamos ao hexa-prefeito muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!