Memorial às vítimas de Covid

sábado, 29 de julho de 2017

POLÍTICA - Nas redes sociais, Michel Temer comemora resultados da economia

O Palácio do Planalto divulgou hoje (29) mais um vídeo na conta oficial do presidente Michel Temer no Facebook. Desta vez, o vídeo do presidente Michel Temer é para comemorar resultados da economia.

No vídeo, Temer diz que o governo “está melhorando a economia”. “A inflação baixou no mês de junho. Nos últimos 12 meses está em 3,5% contra mais de 10% quando assumi a Presidência da República no ano passado”, diz.

Outra boa notícia, acrescenta o presidente, é que pela primeira vez em quatro anos a taxa básica de juros, a Selic, está abaixo de dois dígitos. Na última quarta-feira (26), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic em 1 ponto percentual para 9,25% ao ano, o menor nível desde agosto de 2013. “Os juros caíram para 9,25% ao ano ano é a sétima queda seguida. Isso é importante para você que quer comprar a casa própria, adquirir um carro ou eletrodoméstico, por exemplo”, diz Temer.

“Mas as boas notícias não param por aí. A produção industrial avançou e cresceu 4% em relação a maio do ano passado. Essa semana demos ainda um passo decisivo na modernização das leis do setor mineral. Eliminamos entraves, facultamos atividades de pesquisa, fortalecemos a segurança jurídica, simplificamos processos e criamos a Agência Nacional de Mineração. Tudo isso respeitando o meio ambiente. Esses bons resultados só nos aninam a continuar trabalhando pelo Brasil. Vamos em frente”, finaliza o presidente.

Fonte: g1.com

POLÍTICA - Lula cogita usar palanque de Armando Monteiro ao governo de Pernambuco em 2018

A despeito da defesa do senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, à reforma trabalhista – e tão rechaçada pelo PT –, o ex-presidente Lula mandou que o partido não destrua pontes com ele. Lula acha que, na ausência de um nome forte da esquerda para a disputa ao governo estadual, terá de utilizar o palanque de Monteiro nas eleições de 2018. Petistas pernambucanos estão incomodados.

Eles se dizem constrangidos com a contradição de apoiar alguém que teve bandeira tão contrária à do partido. Petistas no estado querem lançar a neta de Miguel Arraes, Marília Arraes, recém-filiada ao PT. Lula resiste. Acha a vereadora fraca ainda.

LUTO NA COMUNICAÇÃO - Amigos e colegas de trabalho lamentam morte do comentarista esportivo

Nas redes sociais, amigos e colegas de trabalho lamentam a morte repentina do comentarista esportivo Lupércio Luís (61 anos), que não resistiu à um infarto, fulminante.

Bancário aposentado do Banco do Brasil, ex-atleta, ex-vereador, Lupercio tinha como paixão o jornalismo esportivo, tendo atuado nas principais emissoras de rádio do estado, jornais de Mossoró e na TVU-Natal.

Foi vereador por Mossoró entre 1988 e 1991 e presidente fundador da Liga Mossoroense de Futebol de Salão no inicio da década de 80. Durante três períodos exerceu também a presidência da AABB-Mossoró e ocupou o cargo de vice presidente esportivo durante 20 anos.

ECONOMIA - Rosa Weber vai analisar ação contra decreto dos combustíveis

A Ministra Cármen Lúcia concluiu que não cabe à presidência do Supremo Tribunal Federal atuar imediatamente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo PT. 

Ficou para a ministra Rosa Weber analisar a ação do decreto dos combustíveis.

POLÍTICA - PEN realiza Encontro Regional no Seridó

Na última quinta-feira  (27), o Partido Ecológico Nacional (PEN) realizou o primeiro Encontro Regional no Seridó. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Caicó reuniu representantes de todas as regiões do Estado e serviu para apresentação do projeto do partido de olho nas eleições de 2018.

De acordo com o presidente do partido, Luiz Gomes, o evento foi importante porque serviu como largada para a organização do partido para as eleições de 2018. "Dentro de um projeto de partido, lançamos as nossas ideias e os nossos projetos, escutamos os correligionários e organizamos os núcleos regionais. Foi um evento importante para montarmos um plano de governo de um partido estruturado voltado para o desenvolvimento sustentável para ser apresentado ao nome que apoiarmos", explicou.

Entre os pontos apresentados foram destacados para montagem de um plano estiveram o incentivo ao uso da energias limpas e renováveis como a eólica e a fotovoltaica, a construção de mais um porto no Estado, valorização do agricultor e do pescador e o incentivo ao turismo.

O PEN também apresentou o projeto de diretorias regionais para que o partido prepare suas candidaturas de olho nos anseios de cada localidade. Para Luiz, esse é um ponto importante para fazer o partido crescer. "Em Natal, não tínhamos um vereador sequer. Fizemos esse planejamento regional e deu certo. Temos dois vereadores. Agora é a hora de expandir o projeto para o Rio Grande do Norte", finalizou.

Ainda durante a agenda, o presidente do PEN aproveitou o dia para visitar a tradicional Feirinha de Santana, em Caicó, e para realizar reuniões políticas com lideranças locais nos municípios de Currais Novos e Cerro-Corá.

CARNAUBAIS - Fátima vence pesquisa

Veja os melhores colocados para governar o RN na opinião dos carnaubaenses

Espontânea:
Fátima Bezerra............ 32,0%;
Carlos Eduardo...........   9,4%;
Robson Farias.............   8,8%;
Salomão Gurgel.........    0,5%;
Tião...........................     0,5%;
Clarissa Linhares .....     0,5%;
N.S.R........................     48,3%.

Fonte: http://carnaubaisparatodos.blogspot.com.br/2017/07/veja-os-melhores-colocados-para.html?m=1

BRASIL - Veja essa que circula pela internet

Lula prefere a publicidade de depor pessoalmente em Curitiba. Não sabe que em tupi 'curi' significa 'na boca' e 'tiba' quer dizer 'do lobo'.

REGIONAL - Prefeito de Carnaubais buscando sempre melhorias para o município

Ações de apoio ao município de Carnaubais foram temas de uma reunião, na manhã desta sexta-feira (28), entre o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, o Prefeito Thiago Meira e técnicos dos dois órgãos.

Na ocasião, também foi discutido o apoio da Semarh na estruturação técnica e no andamento das ações do Consórcio intermunicipal de Saneamento Básico do Vale do Assu. O Secretário destaca que a Semarh já elaborou o projeto do aterro sanitário, que atenderá 23 cidades da região, além dos projetos de recuperação ambiental das áreas dos lixões.

A Semarh, em parceria com a prefeitura, vai construir vinte barragens subterrâneas na cidade. “Já estamos finalizando o termo de cooperação e nossa expectativa que na próxima semana a gente formalize para dar início às obras”, ressaltou Ivan.

“Como atual presidente do consórcio, vim buscar orientação e nivelar informações junto à secretaria, sobres os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para auxiliar a gestão de resíduos sólidos na nossa região”, disse Thiago.

A Semarh tem um trabalho permanente de apoio aos consórcios de Saneamento, no intuito de viabilizar ações no sentido de garantir a logística de implantação de sistemas integrados de aterros sanitários e equipamentos para a coleta de resíduos sólidos.

De acordo com Sérgio Pinheiro, assessor técnico da Semarh, o consórcio é de fundamental importância em todas as ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos. “Seja na coleta seletiva, na educação da população quanto à destinação correta do lixo e na administração de aterros sanitários, possibilitando o ganho de escala na operação do sistema e a sustentabilidade financeira”, disse.

ALTO DO RODRIGUES - Grupo dá o ponta pé inicial para a criação do Lions Clube no município

Alto do Rodrigues já tem o maior clube de serviço do mundo, o Lions Clube. Nesta última quinta feira, 27 na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues  aconteceu a reunião para a inicialização das atividades do clube no município.

Na oportunidade foram debatidos assuntos relativos a formação da diretoria e os preparativos para a realização da solenidade de abertura do clube e posse dos seus integrantes no dia 25 de agosto próximo.

O Lions Clube Internacional estará presente efetivamente no município de Alto do Rodrigues prestando serviço desinteressadamente aos necessitados. Uma grande conquista para a comunidade advinda do clube de Lions de Macau com toda a sua dedicação e apoio através do seu governador Fábio Sá, sua diretoria, companheiros e companheiras de Lions de Macau.

Na foto: Giovani Filho/Andrielle, Jamilton Alves, Taildo Barros, Isaías, Carlos Montenegro, Antonio Neto/Rosileide, Dr Marcio/Luana.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

COMUNICAÇÃO - Com a aprovação em 5%, Temer muda equipe de redes sociais

Com a aprovação em 5% - menor do que a de José Sarney, Fernando Collor e Dilma Rousseff no auge da impopularidade -, o governo Temer fará a partir da semana que vem uma reestruturação da comunicação digital. O responsável será o marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, que trabalha com o presidente há quase 15 anos.

Até então, a equipe digital - a cargo de duas agências licitadas para prestar o serviço ao governo federal - era comandada pelo publicitário Daniel Braga, que é também responsável pela estratégia de redes sociais do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).

Braga auxiliava a comunicação de Temer desde abril e foi um dos criadores dos novos canais de comunicação lançados em maio, por comemoração de um ano de governo. Com a marca "Agora Brasil", além da nova página da internet, Braga criou quatro novos canais, que têm conteúdo distribuído prioritariamente no Facebook e no Twitter.

Braga confirmou a sua saída, mas disse que ainda continuará prestando serviços a Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB. O marqueteiro também foi chamado por Doria para manter uma proximidade maior com o prefeito, já que a rotina em Brasília estava bastante intensa.

Segundo fontes do Planalto, a mudança faz parte de uma estratégia de Temer de buscar, dentro da sua relação de confiança e afinidade, alguém que o ajude a diminuir a rejeição e, o mais importante, conquistar apoio e compreensão para a implementação das reformas.

Fonte: Poder360

EXEMPLO - Atacante argentino abandona a carreira para doar fígado ao sobrinho

O atacante argentino Alejandro Benitez, de 30 anos, conhecido como Lulo Benitez, pendurou as chuteiras por motivo muito especial: salvar a vida do sobrinho Milo, de 9 meses.

O bebê nasceu com uma má-formação e precisava de um transplante de fígado. Lulo fez teste para saber se era compatível e, diante da afirmativa, não teve dúvidas em se afastar do futebol para salvar o menino.

O atleta jogava como atacante no Central Larroque, clube que atualmente o equivalente à terceira divisão do campeonato argentino.

ESTADO - Balanças do aeroporto de Natal passará por fiscalização

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) anunciou que irá fiscalizar, nesta sexta-feira (28), as balanças do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O objetivo é garantir que nenhum consumidor seja lesado quando da pesagem de seus pertences no momento do embarque.

O Ipem ressalta que a fiscalização é obrigatória e periódica. Após a verificação, os instrumentos recebem um selo e lacre de segurança do Inmetro. “As balanças devem ser verificadas ao menos uma vez ao ano, e o selo vai indicar a data de validade dessa verificação. Já o lacre garante que o equipamento não foi alterado, conta a coordenadora”, acrescenta o órgão.

ESTADO - Depurada cobra do Governo do Estado atrasos no pagamento do Bolsa-Atleta

O atraso no início do pagamento da Bolsa Atleta no Rio Grande do Norte passa de três meses e preocupa atletas e paratletas selecionados para receber o benefício e a autora da lei que criou o benefício, a deputada estadual Márcia Maia. O anúncio da lista completa dos 44 desportistas selecionados ocorreu no dia 17 de abril, mas de lá para cá, sequer o 1º pagamento foi realizado pelo Governo do Estado.

Segundo informações do secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), João Pessoa, um problema técnico na confecção dos cartões pelo Banco do Brasil, responsável em realizar o pagamento das bolsas, atrasou o início do programa. E, segundo informações, não há até o momento uma data para a realização dos pagamentos.

Para a deputada estadual Márcia Maia, o atraso prejudica atletas e paratletas que dependem do benefício para treinar e participar de competições. "Muitos daqueles que foram selecionados programaram sua participação em competições ou treinamentos em função do benefício e, depois de três meses, sequer foi feito o primeiro pagamento a esses desportistas. É preocupante e vamos procurar as partes envolvidas no processo para tentar solucionar a situação", afirmou a autora da lei.

A parlamentar afirmou ainda que agendará uma reunião no Banco do Brasil para, junto a representantes da SEEL, tentar garantir um cronograma para o início da realização dos pagamentos aos 44 potiguares selecionados para receber o benefício. "É preciso celeridade para resolver essa situação, os atletas e paratletas não podem mais esperar mais", disse a deputada.

Márcia, inclusive, garantiu através de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no plenário da Assembleia Legislativa do RN o funcionamento do programa em 2018. Isso porque o projeto original não previa metas na LDO para o funcionamento do programa no ano seguinte, o que provocaria a descontinuidade do apoio formal a atletas e paratletas de todo o Rio Grande do Norte selecionados para receber o benefício.

A LDO contém as metas e prioridades da administração estadual e orientará a elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício de 2018. A partir da emenda feita pela deputada e a inclusão das metas do programa para o ano de 2018, foi garantida a sequência do benefício. "O Bolsa Atleta é um programa de extrema importância, pois o esporte é uma ferramenta de transformação social. Por isso, não podemos permitir que luta de tantos anos e que mal começou seja colocada a perder", afirmou Márcia.

Sobre o programa
Os beneficiados pelo programa estão distribuídos em modalidades esportivas olímpicas, não olímpicas, paralímpicas e paradesporto não olímpico, para concessão de Bolsa-Atleta pelo período de doze meses, podendo ser renovada por igual período.

Criado pela Lei nº 9.955 de junho de 2015, de autoria da socióloga e deputada estadual Márcia Maia, o Bolsa Atleta foi regulamentado no dia 6 de janeiro pelo Governo do Estado através do decreto nº 26.580, de 5 de janeiro de 2017. Para o ano de 2017, a deputada estadual destinou emenda para assegurar a execução do programa

ESPORTE - Etiene Medeiros conquista medalha de ouro nos 50m costas

Etiene Medeiros se tornou nesta quinta-feira a primeira brasileira a conquistar um título em Mundial de piscina longa (50 metros). A pernambucana venceu a  final dos 50 metros costas no Mundial de Esportes Aquáticos que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. Ela completou a prova com a marca de 27s14.

Dessa forma, a nadadora brasileira superou em apenas 0s01 a chinesa Yuanhui Fu, medalhista de prata e que era a sua principal rival na disputa pelo ouro na final, além de ter registrado novo recorde sul-americano dos 50m costas. O pódio foi completado pela bielo-russa Aliaksandra Herasimeia, que cravou 27s23.

ESPORTE - América decide vaga nas quartas-de-finais da Serie D do brasileirão

Na Arena das Dunas, o América-RN recebe o Ceilândia às 21h desta sexta-feira. Com vantagem, por ter vencido por 1 a 0 no jogo de ida, o América conta com o apoio da torcida em casa para superar mais uma vez o adversário e avançar. Enquanto isso, o Gato Preto precisa vencer por mais de um gol de diferença para conquistar uma vaga nas quartas de final. Se repetir o placar do primeiro jogo ao seu favor, o Ceilândia leva a decisão para os pênaltis. Um empate por qualquer resultado garante a vaga ao América.

No sábado, São Bernardo e São José-RS voltam a se enfrentar às 15h, no estádio Primeiro de Maio. O empate em 0 a 0 conquistado no jogo de ida deixa tudo igual para as duas equipes. Caso o resultado volte a se repetir, a disputa será nos pênaltis. Uma vitória para qualquer um dos lados garante uma vaga ao time que triunfar. A única vantagem em jogo é que o São Bernardo joga em casa e terá o apoio da torcida para avançar

RECURSOS - FPM: Prefeituras municipais recebem o terceiro repasse de julho nesta sexta-feira

O terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será depositado nas contas municipais nesta sexta-feira (28). O valor será de R$ 2,084 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Sem o desconto, o montante tem o valor bruto de R$ 2,606 bilhões, destaca informação publicada pelo site da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Se comparado com o terceiro decêndio de julho do ano passado, o repasse deste terceiro decêndio teve aumento de 19,03% em termos nominais.

Isso quer dizer, sem considerar os efeitos da inflação. Se forem considerados os efeitos inflacionários nesse período, o FPM do terceiro decêndio de julho ficou 16,17% maior, em relação ao valor repassado no mesmo decêndio de 2016.

ASSU - Equipe acompanhará apresentação do Planejamento Estratégico e de Marketing Turístico

Tendo à frente o secretário municipal de Eventos, Turismo, Esportes e Juventude, Arnóbio Júnior, uma representatividade do município do Assú se fará presente, nesta sexta-feira (28), ao Seminário de Apresentação do Planejamento Estratégico e de Marketing Turístico do Estado do RN.

O evento, inserido no contexto do programa Governo Cidadão, da gestão estadual – financiado pelo Banco Mundial –, ocorrerá de 8h às 13h na Escola de Governo, em Natal, informa release oriundo da Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.

O secretário esclareceu que o fortalecimento das ações que venham a contribuir para a consolidação do turismo como fonte geradora de oportunidade e renda encaixa-se entre as diretrizes da administração do prefeito Gustavo Montenegro Soares.

“Foi dentro do espírito de fazer do segmento turístico um meio de fomento à empregabilidade e ao aquecimento econômico que trabalhamos pela reinclusão do Assú no Polo Costa Branca e no Mapa do Turismo do Estado, seguindo a orientação de Dr. Gustavo”, disse Arnóbio.

O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Estado do RN será apresentado pelos consultores da Solimar Internacional e Green Team Global – as duas empresas contratadas para elaborar os estudos.

Estarão presentes autoridades do RN, além de representantes de cada município contemplado e também da iniciativa privada e da área acadêmica.
O Plano demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do estado, seminários, reuniões e levantamentos, até sua conclusão.

POLÍTICA - Campeão de impopularidade

Caiu para 5% o percentual de brasileiros que considera o governo de Michel Temer (PMDB) ótimo ou bom. Em março, última vez que o Ibope havia feito a pesquisa, esse patamar estava em 10%.

Trata-se da mais baixa avaliação de um presidente desde a redemocratização — José Sarney, em junho e julho de 1989, tinha 7%.

Sete em cada dez brasileiros (70%) consideram a gestão do peemedebista ruim ou péssima. Em março, esse índice era de 55%.

A confiança em Michel Temer também despencou de lá para cá: de 27% para 10%. A maneira de governar é reprovada por 86% das pessoas.

Isso afeta, principalmente, as expectativas em relação ao presidente.

Para 65% dos entrevistados, os próximos meses do governo serão ruins ou péssimos. Apenas 9% dizem que serão ótimos ou bons.

ESPORTE - Santos vai pedir anulação do jogo contra o Fla

O Santos está cogitando pedir anulação do jogo com o Flamengo por acreditar em interferência externa de um repórter da Globo/Sportv no lance em que o árbitro Leandro Vuaden voltou atrás em pênalti inicialmente marcado para os mandantes na Vila Belmiro.

De acordo com fontes do clube, uma câmera do estádio flagrou momento que indica que, na análise dos santistas, um profissional da emissora teria supostamente influenciado em decisão de Vuaden.

No lance, perto do fim do primeiro tempo, o juiz voltou atrás em pênalti inicialmente marcado para o time santista, após o atacante Bruno Henrique cair na área. O clube também cogita cobrar um gancho pesado ao árbitro.

A cúpula alvinegra, irritada com o lance, reuniu-se com o departamento de futebol e chegou à conclusão que houve interferência externa. O juiz voltou atrás depois de uma conversa com o quarto árbitro, Flavio Rodrigues de Souza.

O Santos venceu por 4 a 2, mas foi eliminado da Copa do Brasil – um gol a mais classificaria o time paulista.

Perguntado sobre o assunto, em contato com o ESPN.com.br, o presidente Modesto Roma não negou as informações. “Esse é um assunto interno”, limitou-se a dizer. Fontes ligadas ao cartola confirmam tudo o que foi publicado.

ESPN

REGIONAL - Prefeito de Carnaubais, assume presidência do Consórcio Regional de Saneamento Básico do Vale

Na manhã desta quarta-feira (26), foi realizado a Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu, no Cine Teatro Pedro Amorim, em Assú.

Além de uma dezena de prefeitos, também esteve presente o assessor técnico da SEMARH -Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sérgio Pinheiro, que arguiu acerca da situação atual do colegiado intermunicipal e o que ainda é preciso encaminhar para a efetiva implementação do projeto de saneamento básico que abrangerá 23 municípios.

Ao final, foi deliberado a eleição da nova diretoria do Consórcio, sendo escolhido para ocupar a presidência o prefeito de Carnaubais, Thiago Meira Mangueira.

Fazem parte do colegiado os seguintes municípios: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedrosa, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pendências, Pedro Avelino, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau.

MUNDO - Gêmeas siamesas unidas pelo crânio serão separadas em Bangladesh

Gêmeas siamesas unidas pelo crânio vão passar por uma difícil e potencialmente perigosa operação para separá-las – informaram os cirurgiões nesta quarta-feira (26), pedindo ajuda da comunidade médica internacional.

Os médicos tentam determinar se as meninas, de um ano de idade, nascidas no noroeste de Bangladesh, compartilham um único cérebro. Esse elemento pode complicar muito a cirurgia.

Os pais das meninas, ambos professores, mudaram-se para Daca após o nascimento de Rabia e Rukia, na tentativa de obter ajuda médica.

Amin informou que as meninas estão saudáveis, mas disse que precisa de mais tempo para estudar o caso, de modo a reduzir os riscos da cirurgia a um mínimo.

Antes do nascimento, os pais sequer sabiam que esperavam gêmeos, umas vez que os exames não mostraram qualquer anormalidade, ou evidência de dois bebês, explicou o pai, Rafiqul Islam.

Em casos raros, gêmeos idênticos podem nascer com a pele e com certos órgãos internos ligados. Cerca de metade nasce morta, e a taxa de sobrevivência é entre 5% e 25%.

Em 2008, morreu em Bangladesh um bebê que nasceu com duas cabeças.

m/cro/eg/mr/tt

ECONOMIA - Conta de luz deve ficar mais cara em agosto por falta de chuvas

A conta de luz deve ficar mais cara para o brasileiro a partir de agosto, devido à falta de chuvas. Os reservatórios de água das principais usinas do país, no Sudeste e Centro-Oeste – que atende 70% de todo o sistema – voltaram a secar em julho, indicando que a cobrança extra (bandeira vermelha) deve voltar.

ESTADO - Presos da operação “Cidade Luz” estão soltos

O juiz José Armando Ponte Dias Júnior, da 7ª Vara Criminal da Justiça Potiguar, mandou soltar todos os suspeitos presos temporariamente na Operação Cidade Luz, que investiga escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a Secretaria de Serviços Urbanos de Natal e empresas pernambucanas prestadoras de serviços de iluminação.

Aí o povo quer saber, a prisão dos envolvidos fortaleceu as investigações do processo em quê?

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano com promoções

No Supermercado Soberano você encontra tudo que precisa para abastecer sua dispensa. Confira algumas ofertas.

SORTE - Ninguém acerta a megasena e próximo sorteio deve pagar mias de cem milhoes de reais

A Caixa realizou nesta quarta-feira (26) o concurso 1.952 da Mega-Sena. Os números sorteados foram: 09 - 21 - 36 - 38 - 52 - 53. Ninguém acertou as seis dezenas, e o prêmio acumulou em R$ 105 milhões. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) em Rio Branco (AC).

A Quina teve 180 acertadores. Cada um levou R$ 39.521,60. Outras 13.017 pessoas ganharam na Quadra. O prêmio para cada uma é de R$ 780,72.

O próximo concurso será sorteado no sábado (29).

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

ESTADO - Operação Cidade Luz vai se alastrar por outras cidades do RN

A afirmação dos os promotores do Patrimônio Público já causa preocupação à gestores do interior do RN que utilizaram serviços com empresas que foram citadas na operação ” Cidade Luz” em Natal.

Para os Promotores os desvios de mais de R$ 22 milhões identificados na SENSUR foram replicados em outras cidades do interior norte-rio-grandense com o mesmo grupo de empresas pernambucanas.

De acordo com as informações o MP continuará com as investigações – desta vez – nas outras cidades. Investigação que pode chegar até Guamaré com força total, além de outras, é claro!

REGIONAL - Operação desarticula quadrilha que comanda tráfico a partir de presídios na PB

Uma organização criminosa responsável por comandar o tráfico de drogas de dentro de presídios na Paraíba está sendo desarticulada na manhã desta quinta-feira (27) durante uma operação da Polícia Federal. Além da Paraíba, os mandados estão sendo cumpridos no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A Operação Gerônimo pretende cumprir 86 mandados judiciais, sendo 31 de prisão preventiva, 36 de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva, além de ordens judiciais de bloqueio de valores depositados em contas correntes.

Segundo a PF, o grupo também é responsável por crimes patrimoniais, conhecido por ações de extrema violência e homicídios em série. Mais de 330 kg de drogas pertencentes à facção foram apreendidos, o que ajudou a provar que o grupo era o autor dos crimes e também a entender as várias etapas do tráfico, coordenadas de dentro dos presídios.

A investigação identificou que o grupo envia drogas a partir da região de fronteira até a distribuição em pontos de venda de drogas na Paraíba. O trabalho permitiu também indetificar os mecanismos usados para lavagem de dinheiro e os valores identificados como sendo dos membros da facção foram bloqueados. As investigações começaram há cerca de um ano. G1RN

quarta-feira, 26 de julho de 2017

ECONOMIA - Receita vai intimar contribuintes suspeitos de repatriar recursos ilegais

A Receita Federal está fazendo um pente-fino no programa de repatriação - que permite a regularização de recursos enviados ao exterior. Contribuintes suspeitos de terem declarado dinheiro de origem ilegal serão intimados já a partir de agosto e setembro.

O foco da Receita são pessoas com rendimento incompatível com o patrimônio declarado. Quem não comprovar a regularidade dos ativos declarados será excluído do programa e os dados informados serão usados em investigações.

Um dos primeiros grupos que passará pelo pente-fino é o de servidores públicos. Por razões estratégicas, o órgão não divulgou o número de funcionários estatais que aderiram ao programa, mas há servidores com milhões em recursos repatriados, o que poderia ser um indício de participação em corrupção.

Fonte: istoedinheiro.com.br

ESTADO - Robinson sanciona, em Caicó, Lei que regulamenta produção de queijos artesanais

Amanhã,  o governador Robinson Faria coloca em vigor a Lei que regulamenta a produção e comercialização dos queijos e manteigas artesanais produzidos no Rio Grande do Norte. O ato de assinatura de sanção da Lei será realizado no Pátio da Igreja Matriz de Sant’Ana, às 10h30. A Lei é denominada Nivardo Mello.

LUTO NO ESPORTE - Jogador de 21 anos morre após infarto fulminante em treino no Paraná

O atacante João Pedro da Silva Rocha morreu na tarde da última terça-feira, em Campo Mourão, interior do Paraná, durante um treinamento da equipe de futebol da cidade. O atleta de 21 anos sofreu um infarto fulminante dois minutos depois de entrar em campo.

João Pedro acabara de reforçar o Sport Club Campo Mourão, time que disputará a 3ª Divisão do Campeonato Paranaense, a partir de setembro. O atacante chegou na cidade na última segunda-feira, vindo de Belo Horizonte, trazido pelo técnico da equipe, Adriano Kanaã.

Nesta quarta-feira, a família de João Pedro espera a liberação do corpo para traslado até Porto Alegre, onde os pais do atacante residem. O clube paranaense irá se responsabilizar por toda a burocracia de deslocamento.

Fonte: Uol

REGIONAL - Dai de comer a quem tem fome

Todos os anos, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos vão parar no lixo no mundo todo, de acordo com dados da ong Banco de Alimentos. Maíra Mousinho Amariz e Jackson Moura são donos de um mercado no bairro de Vila Mocó, na cidade de Petrolina, em Pernambuco, e sabem bem como esse tipo de desperdício pode ser grande.

Junte isso a uma quantidade considerável de moradores em situação de rua e pessoas extremamente pobres que sempre passam em frente ao estabelecimento pedindo por ajuda e tens a receita perfeita para o início de uma ação encabeçada pelo casal, que tem como intuito doar alimentos para aqueles que precisam.

Na fachada, o mercadinho ostenta uma estante cheia de pacotes de arroz, feijão, pão, frutas e verduras. Próximo aos alimentos está uma placa informando que os produtos estão disponíveis gratuitamente, mas que os interessados devem pegar somente o necessário para matar a fome – regra que é seguida à risca por todos, segundo afirmou Maíra, em entrevista ao G1.

O casal viu a generosidade se multiplicar quando clientes do mercado também se propuseram a contribuir com a causa, trazendo de casa ainda mais produtos para a prateleira. Gentileza gera gentileza, não é mesmo? E vale ressaltar que o reabastecimento da estante acontece durante todo o dia, para sempre ter algo disponível a quem precisa.

ESTADO - Força Nacional permanecerá por mais 90 dias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) a permanecer na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Natal (RN), por mais 90 dias. A portaria com a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26).

Com a continuidade dos trabalhos, o Estado do Rio Grande do Norte terá mais tempo para realizar concurso e formação de agentes penitenciários. Os integrantes da Força-tarefa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) exercem atividades de guarda, vigilância e custódia de presos especificamente em Alcaçuz.

Brigas entre facções, que destruíram os pavilhões e deixaram mais de 20 presos mortos no início do ano, levaram os agentes à penitenciária em 26 de janeiro, onde ainda estão ajudando na segurança.

A atuação no local é a primeira experiência da Força de Intervenção Penitenciária. O grupo é composto por agentes penitenciários cedidos por estados e também pelo Depen.

REGIONAL - A expectativa de crescimento no RN é de 103,8%

O Nordeste produzirá 18,2 milhões de toneladas de grãos, na safra 2016/2017. O resultado representa crescimento de 85% em relação à safra anterior. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os Estados que apresentarão maior variação positiva segundo a Conab são Sergipe (317,1%) e Ceará (182,1%). Bahia, Maranhão e Piauí continuam sendo os grandes produtores da Região.

A produção de grãos no Rio Grande do Norte deve crescer 103,8%, em comparação com a safra passada. O principal produto nessa variação é o feijão, que passa de 6,4 (mil toneladas) em 2015/2016 para 14,6 (mil toneladas) no período 2016/2017.

Segundo pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que analisa dados da Conab, o aumento deve-se à melhoria climática, sem ocorrência de veranicos nos períodos mais importantes do ciclo das culturas, e à melhoria da produtividade nas culturas mais representativas. O Etene é o órgão de pesquisas do Banco do Nordeste.

O maior crescimento ocorrerá na produção de feijão (111,2%), com previsão de produção de 714,6 mil toneladas. Nessa cultura, a Bahia é o quinto produtor nacional e maior da Região, com produção prevista de 283,8 mil toneladas, aumento de 106% em relação ao ano-safra anterior, quando registrou incremento de área de 15% e de produtividade de 79,6% (de 354 quilos por hectare para 635 quilos por hectare).

MUNDO - Mais uma de Trump

Em tuítes publicados na manhã desta quarta-feira, presidente americano afirmou que militares devem estar focados em 'vitórias decisivas e esmagadoras' e não podem ser sobrecarregados com 'custos e perturbações médicas'

TECNOLOGIA - CNH-e digital começa a valer a partir de 2018

A carteira de motorista impressa, que precisava estar presente em todas as ocasiões em que o motorista estivesse dirigindo, poderá ser substituída pela Habilitação Eletrônica (CNH-e), e isso tudo sem qualquer prejuízo. Na terça-feira (25), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o modelo digital do documento e começará a valer a partir de fevereiro de 2018.

A CNH-e é uma versão eletrônica do documento tradicional e poderá ser apresentada no lugar da carteira impressa. Quem, por ventura, esquecer o seu documento em casa, não estará sujeito à multa e ainda pontos na carteira de habilitação.

Fonte: Canaltech

terça-feira, 25 de julho de 2017

CELEBRIDADES - Cantor prepara festa do seu casório

O ex-vocalista do Exaltasamba, Péricles, está de casamento marcado com a pedagoga pernambucana Lidiane Santos. O festão acontece no próximo domingo (30), na Leda Dourado Recepções, em Apipucos, no Recife. Um time de famosos é esperado para o dia da celebração, que será realizada pelo padre João Carlos, de João Pessoa. Entre eles, os padrinhos Luciano Huck e Angélica, Thiaguinho e Fernanda Souza, Regina Casé e o marido Estevão Ciavatta, conforme informações da assessoria. Os cantores Belo e Mumuzinho, o jogador Denilson e a atriz Cacau Protásio também estão na lista dos convidados.

A cerimônia clássica será assinada pela BF Decor e Ambientes. As cores azul e branco darão o tom do local. O bolo e os doces serão assinados por Lucinha Cascão e Thiaguinho vai comandar o agito com suas músicas, assim como a banda pernambucana Patusco e o grupo Molejo.

ESTADO - Miss RN 2017 é assaltada em Natal; carro, coroa e faixa são levados

Na noite desta segunda-feira (24), Milena Balza, miss RN 2017, teve o carro roubado durante um assalto no bairro de Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Dentro do veículo estavam a faixa e a coroa que ela ganhou no concurso deste ano.

Milena conta que estava voltando de um evento e, ao chegar em sua residência, foi abordada por bandidos. Os criminosos levaram o carro com tudo dentro, incluindo a coroa cravejada em brilhante e a faixa que simbolizam o reinado da jovem potiguar. A coroa está avaliada em R$ 10 mil.

O assalto foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul da cidade.

“Eu não fiquei dando brecha para nada. Eu simplesmente entrei no meu carro, fechei a porta e liguei o carro. Quando eu liguei o carro eles já vieram com a arma me assaltando, anunciando o assalto”, relatou Milena.

A miss disse ainda que ficou com uma arma apontada para a cabeça. “Eles estavam nervosos, colocaram a arma na minha cabeça e gritaram comigo”, acrescentou.

ESTADO - ADEPOL oficia o Governador, cobra os salários atrasados e mais investimentos na Polícia Civil

A Segurança Pública tem sido uma das maiores preocupações da população do Rio Grande do Norte. Os registros de violência nunca foram tão altos e a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Norte entende que tal realidade decorre da falta de investimentos ao longo de anos na segurança pública, notadamente na Policia Civil.

Em razão disso, a ADEPOL reiterou pedido de audiência com o governador do Estado através de ofício protocolado nesta segunda-feira (24), no qual foram expostas as dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil na atualidade, além de apontar-lhe proposições, no intuito de contribuir para uma melhora no serviço da Segurança Pública e no combate eficaz à violência.

“A ausência de uma política de investimentos na polícia investigativa tem uma influência direta no aumento da criminalidade, eis que se não houver uma investigação eficiente e capaz de se comprovar a autoria e materialidade delitiva, o infrator restará impune e encorajado a praticar novos delitos”, comentou a vice- presidente da ADEPOL, delegada Ana Claudia Saraiva Gomes.

Já a Delegada Paoulla Maués, Presidente da ADEPOL observou a importância de se distinguir os recursos destinados a pagar folha de pessoal e custeio, dos valores que representam efetivamente investimentos. Segundo ela, os números destes últimos têm sido desastrosos e prejudiciais à segurança do Rio Grande do Norte. “Analisando os investimentos nos últimos 5 anos, vemos que o ano de 2015 foi o que menos se investiu em Polícia Civil”, diz a Delegada.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

ESPORTE - Buscando recuperação na serie B, o ABC apresenta novo atacante

Em situação complicada na tabela da série B, o Mais Querido tenta uma recuperação contra o Brasil/RS, no Frasqueirão, as 19h15. A diretoria do Mais Querido contratou o Atacante Vitor Junior, que posou ao lado do treinador Marcio Fernandes.

BRASIL - Recursos repatriados provenientes da Lava Jato ultrapassam R$ 716 milhões

Dos recursos repatriados pelo Ministério Público Federal (MPF) até a última sexta-feira (14/7), o volume recuperado proveniente de colaboração premiada e acordos de leniência sobe dos cerca de R$ 660 milhões para a casa dos R$ 716 milhões.

LUTO NA COMUNICAÇÃO - Morre fundado dw uma grande revista

Faleceu nesta segunda-feira 24 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Domingo Alzugaray, 84 anos, fundador do Grupo de Comunicação Três.

Alzugaray deu uma contribuição inestimável ao jornalismo brasileiro. Foi um defensor intransigente da liberdade de expressão e da democracia. Deixa um legado de jornalismo independente e combativo, a serviço do leitor e da verdade.

Editor corajoso e incansável batalhador, criou as revistas ISTOÉ, ISTOÉ Dinheiro, Dinheiro Rural, ISTOÉ Gente, Planeta, Menu, Motor Show, Status e diversas outras publicações.

Conectado sempre com os anseios de uma sociedade exigente, sensível e plural, Alzugaray modernizou e transformou a linha editorial dos veículos de comunicação do País.

O velório será realizado nesta terça-feira 25, no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP), a partir das 11h, com cerimônia de cremação às 14h.

Domingo com o filho (e sucessor)

(IN)SEGURANÇA - O Brasil cada vez mata mais

Em 2017, já foram assassinadas 1.363 pessoas no Rio Grande do Norte, um aumento de 23,2% de um ano para o outro.

Só neste fim de semana, segundo o G1, foram mortas 32 pessoas.

MUNDO - Doido é doido

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas em um ataque com serra elétrica na cidade de Schaffhausen. Entre os feridos, dois foram hospitalizados com ferimentos graves.

Segundo a polícia, o alerta foi dado às 10h39 da manhã no horário local (5h39 no horário de Brasília).
A polícia disse que um homem armado com uma serra elétrica. O suspeito ainda não foi preso.

Ele foi descrito como um homem com cerca de 1,90m de altura e calvo.

A polícia descarta a hipótese de ataque terrorista.

Schaffhausen é uma cidade que faz fronteira com a Alemanha e tem uma população de cerca de 36 mil pessoas.

Dezenas de carros de polícia e ambulâncias foram enviados para a cidade e um helicóptero participa da busca pelo suspeito. Um helicóptero de resgate foi usado para ajudar no transporte das vítimas.

(IN)SEGURANÇA - RJ registra maior número de execuções de Policiais Militares

Familiares de PMs assassinados protestaram ontem em Copacabana. Com um morto ontem, Rio teve este ano 91 execuções de policiais.

(IN)SEGURANÇA - Com 32 homicídios, RN tem o fim de semana mais violento do ano

Trinta e duas pessoas foram mortas no Rio Grande do Norte neste final de semana, considerado o mais violento do ano no estado. Os dados são do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO). O levantamento foi feito entre a 0h da sexta (21) e as 23h do domingo (23).

No total 1.363 pessoas já foram assassinadas no estado só neste ano. O crescimento é de 23,2% em comparação ao período de 1º de janeiro a 23 de julho.

NATAL - Presidente da Câmara Municipal emite nota de Esclarecimento

NOTA

Recebi com surpresa o procedimento de investigação da chamada “Operação Luz” na manhã desta segunda (24), uma vez que deixei a gestão da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal em 2014 quando retornei para a Câmara Municipal de Natal.

Estou colaborando com as investigações com o objetivo de esclarecer que agi com probidade e lisura em todos os atos da minha gestão à frente da Semsur no período de janeiro de 2013 a março de 2015.

O referido procedimento se encontra em fase de investigação e não houve condenação ou denúncia, não havendo de se falar de juízo de culpa de quem quer que seja.

Acredito nas instituições públicas e o trabalho do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual e demais órgãos de fiscalização, controle e investigação tem meu incondicional respeito.

Raniere Barbosa
Presidente da Câmara Municipal de Natal

ESTADO - MP deflagra operação "Cidade Luz" e presidente da Câmara Municipal de Natal é afastado

LO Ministério Púbico do Rio Grande do Norte deflagrou hoje cedo a operação Cidade Luz, que investiga o desvio de R$ 22.030.046,06 da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Natal.
Pelo o que foi apurado pelo MPRN, há indícios que o montante é decorrente de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos firmados entre empresas e a Secretaria para a prestação de serviços referentes à manutenção e à decoração do parque de iluminação pública da capital.
O ex-secretário da pasta, Ranieri Barbosa, foi afastado do cargo de presidente da Câmara.


A operação consta de mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pelo juiz da 7ª vara Criminal de Natal, estão sendo cumpridos em Natal, Parnamirim, e nas cidades pernambucanas de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e ainda em Fernando de Noronha.
Os gabinetes do vereador e da Presidência da Câmara também foram alvo dos mandados.
Ao todo, foram expedidos 13 mandados de prisão temporária.

Dados da Controladoria Geral do Município de Natal demonstram que entre os anos de 2013 e 2017, as empresas Alclog, Ancar, Enertec, FGTech, Geosistemas, Lançar, Real Energy e Servlight, todas sediadas em Pernambuco, foram beneficiárias de pagamentos no montante de R$ 73.433.486,86 de contratos com a Semsur.
O MPRN estima superfaturamento médio de 30% no valor dos contratos celebrados.
A investigação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal, que contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), desvendou que os empresários Alberto Cardoso Correia do Rêgo Filho, Allan Emmanuel Ferreira da Rocha, Epaminondas da Fonseca Ramos Júnior, Felipe Gonçalves de Castro, Jorge Cavalcanti Mendonça e Silva, Maurício Custódio Guarabyra e Maurício Ricardo de Moraes Guerra, monopolizaram contratos de serviços de iluminação pública da Semsur pelo menos desde 2013 até os dias atuais.
A apuração constatou que, além das empresas referidas, os investigados também utilizam outras firmas na consecução das atividades da organização criminosa, seja mediante a formação de consórcios, através de empresas por eles próprios controladas, ou ainda utilizando-se de firmas que participam das licitações e processos de contratação direta apenas para simular a ocorrência de disputa. Algumas dessas empresas eventualmente são subcontratadas para prestar os serviços licitados e vencidos pelo cartel.
Os investigadores descobriram também que a organização criminosa é integrada por um “núcleo de lavagem de capitais”.

Os integrantes desse núcleo são os responsáveis pelo pagamento de propina a agentes públicos, seja em espécie ou através da aquisição de veículos.
Os agentes públicos integram o “núcleo administrativo”, sendo recrutados para viabilizar contratações e pagamentos em favor do esquema criminoso.
O MPRN encontrou provas de que, ao assumirem o comando da Semsur em janeiro de 2013, o ex-secretário Ranieri Barbosa, o secretário-adjunto, Sérgio Emerenciano, e o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Antônio Fernandes foram cooptados para o núcleo administrativo da organização criminosa e passaram a atuar para assegurar a presença do cartel no domínio dos contratos de serviços de iluminação pública da Secretaria.

Outras evidências apontam que, mesmo após ter deixado a titularidade da Semsur em abril de 2015 para reassumir o mandato de vereador e a liderança do prefeito na Câmara Municipal, Raniere Barbosa manteve o absoluto controle político-administrativo da Secretaria.
Segundo o apurado na investigação, o presidente da Câmara Municipal manteve a equipe dele no comando da pasta, formada por pessoas da sua estrita confiança, permanecendo assim com ascendência direta sobre a Secretaria de Serviços Urbanos. Ele continuou interferindo nas nomeações e exonerações, vetando inclusive a emissão de pareceres pela assessoria jurídica da pasta.
Outros agentes públicos, que desempenharam ou ainda desempenham funções na Semsur, também foram incorporados ao núcleo administrativo da organização criminosa, principalmente José Erasmo dos Santos Júnior, Kelly Patrícia Montenegro Sampaio Alves, Romário Luan Araújo de Lima, Valério Max de Freitas Melo e Walney Mendes Accioly.
Walney, mesmo sem ostentar nos 5 últimos anos vínculo formal com o órgão, elaborava documentos internos da Secretaria.
A investigação do MPRN demonstrou, ainda, que, mantendo a estratégia de cooptação do comando da Semsur para núcleo administrativo, a organização criminosa, antes mesmo da confirmação da mudança do titular da pasta, já tinha iniciado, desde dezembro de 2016, o recrutamento do ex-secretário Jerônimo da Câmara Ferreira de Melo.
Ao assumir o cargo no início de 2017, Jerônimo Melo colocou a serviço do grupo criminoso o próprio filho, Daniel Fernandes Ferreira de Melo, e o chefe de Gabinete Airton Soares Costa Neto. Jerônimo e Airton já deixaram os cargos que ocupavam na Secretaria de Serviços Urbanos.
A investigação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte teve início em 11 de março de 2015, data em que foi instaurado um inquérito civil.
Pelo apurado, as condutas dos participantes do esquema criminoso caracterizam crimes como peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, pertinência a organização criminosa, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação, fraude aos procedimentos licitatórios e formação de cartel.
Os elementos levantados na investigação igualmente demonstram que a organização criminosa comete delitos de forma serial, atuando em diversos municípios do Rio Grande do Norte, inclusive havendo indícios de pagamento de propina a outros agentes públicos de algumas dessas cidades

domingo, 23 de julho de 2017

BRASIL - Piratas saqueiam R$ 100 milhões por ano na Amazônia

A era dos piratas não acabou. Ela apenas mudou de rota: da costa brasileira foi para os rios da Amazônia. Em vez de olho tapado e espadas, capuz, metralhadoras e fuzis AR 15. Para comunicação, sistema de rádio VHF. A nova “caça ao tesouro” agora é por combustível, que representa 70% do prejuízo de R$100 milhões por ano para as empresas que fazem transporte de carga pelos rios da floresta amazônica.

Também chamados de “ratos d’água”, os piratas atuam sempre em grupos. Eles ficam de tocaia e, usando rádios, articulam o ataque. O alvo predileto são embarcações que transportam combustível e eletrônicos da Zona Franca de Manaus.