Memorial às vítimas de Covid

sábado, 28 de janeiro de 2017

ESTADO - Contêineres vão abrigar detentos até desativação total de Alcaçuz, em Natal

A Penitenciária estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta, deve ser desativada até o final de 2017, afirmou o governador Robinson Farias na última quarta-feira (25). Na ocasião, ele disse que seriam tomadas medidas mínimas necessárias para manter o presídio até a transferência definitiva dos presos. Nesta sexta-feira (27), o Gorverno do Rio Grande do Norte confirmou uma dessas medidas ao assinar um termo para o aluguel de 50 módulos habitáveis que serão adaptados para servirem de cela, até a destruição parcial da estrutura do presídio.
"A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco naquele local, porque é uma área de geografia turística", afirmou Faria. Ainda segundo o governador, três presídios serão feitos de forma modular, para adiantar a entrega. A Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, é a única que já está em construção, terá três pavilhões e capacidade para 603 detentos.

Os contêineres alugados terá capacidade para 20 presos cada um, totalizando 1.000 vagas. Segundo levantamento feito na terça-feira (24), após intervenção da Força-Tarefa, existem 1228 detentos na penitenciária. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) divulgou na quarta-feira (25) que pelo menos 56 presos fugiram, quatro deles já foram recapturados, e 26 morreram.
Contrução de muro provisório
Alguns contêineres já foram instalados no presídio com o objetivo de separar o dominío das facções rivais -  PCC e Sindicado do RN. Esse muro, posteriormente, será substituído por um de concreto. Toda a ação custará R$ 794 mil ao estado.

G1

ALTO DO RODRIGUES - Segurança, na pauta do Ação & Transparência

Daqui a ppuco na rádio comunitaria local, (às 12h), a terceira edição do programa de rádio institucional Ação & Transparência, receberá o policial civil, Marones Manoel (foto).

Temido por quem pratica atos irregulares e parceiro do cidadão de bem, Marones vai fazer um balanço das apreensões realizadas pela Policia Civil que atua na cidade e adjacências. Marones também deve falar das ações que serão desenvolvidas com o objetivo de conscientizar cidadãos, motoristas e motociclistas. Além da parceria das policias civil e militar, que desempenham um trabalho essencial na tentativa de combater o crime organizado, drogas e outros males.

Você poderá enviar seus comentários, críticas, sugestões e perguntas para o entrevistado da semana, através do ícone do programa que está na página da prefeitura na internet ( CLIQUE AQUI ). Participe do programa!

O programa é transmitido aos sábados das 12 às 13h00, com apresentação do locutor Fran Seixas e a direção geral do secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

APODI - Prefeitura pagou o funcionalismo nesta sexta

O Prefeitura Municipal de Apodi pagou toda a folha do funcionalismo público nesta sexta-feira (27). Os vencimentos foram depositados ao longo da manhã juntamente com o décimo terceiro salário dos servidores efetivos que aniversariam em janeiro. A notícia foi anunciada pelo prefeito Alan Silveira, nesta quinta (26). Ao todo, são cerca de mil servidores, entre efetivos e comissionados.


COLIRIO - Desejamos bom Fim de Semana

Nosso colírio de hoje vem la da Paraíba. A moça com nome complicado (Dani Grzeesczak), gosta mesmo é de coisas simples, beleza ela tem de sobra, bom fds (Fim De Semana). 

ESTADO - Mais de 180 crianças foram adotadas em 2016

A Coordenadoria Estadual de Infância e Juventude – CEIJ forneceu dados sobre o quantitativo de adoções concluídas durante o ano de 2016. O secretario executivo do órgão do Judiciário potiguar, João Francisco de Souza, informa que foram adotadas 183 crianças de janeiro a dezembro de 2016 em todo o Rio Grande do Norte. Esse número inclui tanto adoções feitas por pessoas consideradas aptas a adotar (tendo passado por curso preparatório realizado pelo CEIJ e avaliadas por equipe técnica especializada) as quais se encontram inscritas no Cadastro Nacional de Adoções - CNA, como também adoções feitas fora desse cadastro, a exemplo das adoções por vínculo afetivo, chamada também de adoção Intuitu Personae, realizadas quando alguém adota o filho do seu companheiro.

Quanto ao perfil das crianças adotadas, o qual é descrito no momento do cadastro pelas pessoas que pretendem fazer adoção, João Francisco explica que prevalece a "ampla preferência por crianças do sexo feminino até 6 anos de idade ou do sexo masculino até 4 anos, sendo bastante incomum interesse pela adoção fora desses casos". Nesse sentido a CEIJ procura realizar ações, principalmente durante os Cursos Preparatórios para Adoção, para incentivar adoções de crianças que dificilmente são escolhidas por não se enquadrarem nesses perfis de preferência, como no caso de portadores de necessidades especiais e doenças crônicas, bem como crianças de origem negra ou indígena, ou casos de grupos de irmãos disponíveis para adoção.

Atualmente estão cadastrados no CNA em todo o estado 283 pretendentes aptos à adoção e 23 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção. Porém, na maioria desses casos em razão dessas características de preferência de perfil, a adoção raramente é implementada.

Em relação às medidas para 2017, a Coordenaria comunicou a assinatura de um protocolo de intenções, no mês de novembro de 2016, com participação da Maternidade Januário Cicco, Secretarias de Saúde e Assistência Social do Município de Natal, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Ministério Público Estadual e 2ª Vara de Infância e Juventude, além do Projeto Acalanto Natal, que tem por objetivo desenvolver um fluxo de trabalho para as gestantes que tem a intenção de entregar seu filho para adoção. Este trabalho vai promover a interligação de informações e profissionais desses órgãos para facilitar o trâmite de adoção quando a mãe demonstra a intenção de não ficar com a criança. O Secretário da CEIJ, frisou ainda que antes dessa entrega da criança para adoção é sempre tentada "a manutenção da criança na própria família biológica, sugerindo a entrega para outros parentes próximos".

Preparação para a adoção
Outra medida programada é a realização de Cursos Preparatórios para Pretendentes à Adoção tanto em Natal como no interior do Estado. Em Natal os cursos ocorrerão nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro, coordenados pela equipe técnica da Segunda Vara da Infância e da Juventude de Natal e podem ser feitos por pessoas que têm interesse em adotar residentes na capital ou em outras comarcas se houver vagas remanescentes. No interior do estado os cursos vão acontecer nos Foros Regionais da Infância e da Juventude sendo: em abril, na comarca de Caicó; junho, na comarca de Pau dos Ferros; julho, em Macau; Agosto, em Nova Cruz; e outubro, em João Câmara, ministrados pela equipe técnica da Coordenadoria da Infância e Juventude do Judiciário RN.
novojornal

PENDÊNCIAS - Prefeitura planeja data para pagar salários dos servidores públicos

Terca-feira, dia 31. É nesta data que a prefeitura esta planejando pagar a todos os servidores públicos o mês de janeiro. É a gestão de Fernando Antônio  (PMDB), economizando onde pode e cumprindo compromisso com o servidor público.

ALTO DO RODRIGUES - Segurança, na pauta do programa Ação & Transparência, deste sábado, 28

Amanhã, na rádio comunitaria local, (das 12 às 13h), a terceira edição do programa de rádio institucional Ação & Transparência, receberá o policial civil, Marones Manoel (foto).

Temido por quem pratica atos irregulares e parceiro do cidadão de bem, Marones vai fazer um balanço das apreensões realizadas pela Policia Civil que atua na cidade e adjacências. Marones também deve falar das ações que serão desenvolvidas com o objetivo de conscientizar cidadãos, motoristas e motociclistas. Além da parceria das policias civil e militar, que desempenham um trabalho essencial na tentativa de combater o crime organizado, drogas e outros males.

Você poderá enviar seus comentários, críticas, sugestões e perguntas para o entrevistado da semana, através do ícone do programa que está na página da prefeitura na internet ( CLIQUE AQUI ). Participe do programa!

O programa é transmitido aos sábados das 12 às 13h00, com apresentação do locutor Fran Seixas e a direção geral do secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

ALTO DO RODRIGUES - Nixon recebe visita do deputado Souza na Câmara Municipal

O presidente da Camara Municipal de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM), recebeu em seu gabinete, na manhã de hoje, o deputado estadual Souza (PHS). Acompanhado do ex-vereador Toinho Olegario (PHS), dos ex-candidatos a vereador Fifi e Cavalcante, o deputado Souza veio anunciar que no último dia 13, a Assembleia Legislativa, aprovou o Projeto de Lei para a contratação de professores e pessoal que irão trabalhar no Centro Estadual de Educação Profissional Tecnológica (CEEPT). Na conversa, Souza ainda disse que, em contato com a secretaria estadual de educação ficou estipulado um prazo de trinta dias para ser publicado o Edital de Convocação, no Diário Oficial do Município.

Memória:
No dia 09 de dezembro de 2016, Nixon acompanhado do empresário Jamilton Alves, estiveram em Natal e junto com o deputado Souza, foram até o gabinete do secretário-adjunto de Educação, cobrar explicações sobre a obra paralisada do Centro Estadual de Educação Profissional Tecnológica. Na oportunidade, Marino explicou a Nixon que a obra está pronta, mas aguardava que a construtora da obra fizesse reparos na estrutura do prédio.  Disse ainda que a Assembleia Legislativa teria que aprovar a contratação dos professores que irão lecionar na unidade de ensino.

Gilberto (correligionário de Nixon), presidente Nixon Baracho, Fifi, Cavalcante, deputado Souza e o ex-vereador Toinho Olegário.
(Foto: Raiza Lemos)
Estrutura de primeiro mundo deve funcionar ainda neste ano
Unidade de ensino atenderá mais de 1.500 alunos da região.  Fotos:  Aluizio Lacerda

ESPORTE - América estreia com vitória na Copa do Nordeste

O América entrou em campo na noite desta quinta-feira (26) para receber o Botafogo da Paraíba na Arena das Dunas em duelo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Contando com o apoio do torcedor, o Alvirrubro fez um bom jogo e venceu a partida pelo placar de 3 a 1, garantindo seu primeiro triunfo no torneio regional.

A partida começou bastante movimentada na Arena das Dunas, tanto é que não demorou muito para as redes balançarem pela primeira vez durante a noite. Logo aos cinco minutos, Michel Benhami aproveitou cruzamento da direita, dominou a bola dentro da área e chutou forte para estufar a meta defendida por Michel Alves, colocando o alvirrubro em vantagem.

Atrás no placar, o Botafogo passou a se arriscar mais apesar da partida ainda estar no começo. Aos 26 minutos, conseguiu chegar ao empate. Aproveitando falha grave do zagueiro Paulão, Raphael Luz ficou sozinho na frente de Vinicius e só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes, empatando o jogo para o Belo.

Muito embora o empate adversário tenha sido um balde de água fria na empolgação rubra, a equipe não se entregou e logo voltou a ficar em vantagem. Desta vez, Tony foi o responsável pelo gol. Após ficar em ótimas condições, o camisa 9 soltou uma bomba e marcou em favor do América, para delírio da torcida que voltou a incendiar a Arena.

No segundo tempo, o Botafogo voltou bem mais agressivo. Até os vinte e cinco minutos da etapa final, a segunda parte foi inteiramente dominada pela equipe paraibana. Rafael Oliveira tentou de todas formas: chutando, com a cabeça, mas não conseguia ser efetivo. Até a trave foi carimbada, mas sem sucesso para o clube de João Pessoa.

O treinador do América, Felipe Surian, realizou alterações para reforçar o setor defensivo da equipe para evitar com que os paraibanos seguissem dominando a partida. Deu certo! Após as entradas de Memo e Richardson, o jogo foi neutralizado e Marcos Junior, aos 39 minutos, marcou o terceiro gol americano, garantindo a vitória na Arena.

ESTADO - Alvo de memes em Alcaçuz, banda Grafith aciona Justiça e quer punir responsáveis

Quem acompanha as redes sociais certamente se deparou, desde que as rebeliões na Penitenciária Estadual de Alcaçuz foram iniciadas, com algumas montagens envolvendo a Banda Grafith e o maior presídio do Rio Grande do Norte.

Patrimônio cultural do estado, a banda, no entanto, não gostou da repercussão negativa que a sua imagem teve diante dos vários ‘memes’ criados nas últimas semanas.

Como forma de expressar isso, enviou nota oficial à imprensa e confirmou que vai procurar os responsáveis pelos banners, uma vez que isso trouxe muitos transtornos ao grupo.

Confira a nota abaixo:

Dia após dia, acompanhamos as notícias que surgem quanto a segurança do nosso Estado e o atual caos que se instalou nos últimos dias devido as rebeliões no presidio de Alcaçuz.
Não é de hoje que a Banda Grafith é alvo de críticas que só visam denegrir nossa imagem. Na maioria das vezes até achamos engraçado, tamanha é a facilidade das pessoas em criarem memes, fotos, vídeos com tanta criatividade.

Em outros momentos ignoramos e deixamos simplesmente que a Nação Grafitheira responda por nós, com toda a sua garra e carinho. Infelizmente, chegamos a um ponto em que a brincadeira passou de todos os limites aceitáveis. Fazer o uso da imagem alheia com intuito de denegrir é crime de Calúnia, difamação e injúria segundo o artigo 138 a 140 do Código Penal. Colocando em tom de “zueira” a imagem da nossa empresa, de um grande amigo e colega de profissão Edson Gomes e a situação caótica do nosso estado.

Temos visto vídeos e ouvido áudios que associam a nossa imagem a badernas, mortes, apologia a violência, drogas e crimes de tudo quanto é categoria, e isso tem nos deixado profundamente tristes.

Quem nos conhece de perto sabe da nossa índole, dos nossos valores. Sabe acima de tudo que tivemos a criação de um militar de extremo caráter, que fazemos questão de honrar.
Por todo esse desconforto gerado tomamos as medidas cabíveis na justiça contra os danos morais provocados através dessas calúnias e difamações.

E deixamos claro que a partir de agora não vamos tolerar estes excessos sem procurar os nossos direitos enquanto cidadãos, profissionais e pais de família.
É isso pessoal, esta sim é a Nota que a Banda Grafith gostaria de transmitir, e não a falsa “Nota de Repúdio” que está circulando entre os grupos e que não foi feita por nós.

Agradecemos a todos que sempre estão ao nosso lado, principalmente aos nossos fãs que nos defendem com tanta convicção. Pedimos gentilmente que sempre que tiverem alguma dúvida entrem em contato através dos nossos canais oficiais de comunicação que estaremos totalmente abertos para respondê-los.

Um abraço da Família Grafith.

MUNDO - População mundial deverá receber chip na mão até 2030, prevê ONU

A ONU prevê que pelo ano 2030 cada pessoa terá uma identidade biométrica , que será válida em todo o mundo . A informação de cada ser humano será armazenada em um banco de dados universal localizada em Genebra, Suíça.

O arranjo da ONU é dirigida a todos os governos do mundo que impõem Cartão ” Identificação Biométrica Universal ” para os seus cidadãos.

“Este novo programa é um modelo para a” Nova Ordem Mundial ” e se eles não aderirem os sub projetos para essas novas metas globais enfrentarão algumas coisas muito alarmantes”, relata o colapso econômico.

As Nações Unidas têm implementado este projeto entre os refugiados que chegaram na Europa. O sistema de coleta facial, íris, biometria, impressão digital, estabeleceram-se como única documentação oficial para os refugiados. As informações serão enviadas para um banco de dados central em Genebra, permitindo eficazmente o seu monitoramento.

De acordo com um relatório da Localizar Biometrics , as autoridades esperam que esta tecnologia seja usada por homens, mulheres e crianças do planeta em até 2030.

Esta iniciativa de desenvolvimento foi lançada originalmente pelo Banco Mundial, em conjunto com a ONU e outras instituições para obter a ” identidade legal ” em todas as mãos. O objetivo é garantir uma identidade legal e original, permitindo que serviços baseados em IDs digitais sejam disponíveis para todos.

“E se alguém se recusar a este novo sistema de” identidade legal “certamente ele será desqualificado para uma posição de trabalho , obter uma nova conta bancária, tirar um cartão de crédito , se qualificar para uma hipoteca, receber qualquer forma de pagamento do governo, etc., nesse momento, qualquer um que se recusar a nova “ID universal” se tornaria um desprezado da sociedade , “disse Michael Snyder.

“O que a elite quer é se certificar de que o todo mundo está “no sistema”. Essa é uma das razões pelas quais você está sendo desencorajado a usar o dinheiro em espécie , “concluiu Snyde. Compartilhe com seus amigos e familiares!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

MACAU - Aniversariante do dia: Prefeito Túlio Lemos

Queremos parabenizar nesta quinta, o prefeito do município, Túlio Lemos (PSD), que comemora neste dia 26, mais um ano de vida. Túlio já recebeu diversas homenagens, desde as primeiras horas da manha comecando com uma alvorada da banda filarmônica Monsenhor Honório. Logo mais às 17h30,  na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, reunirá família, amigos e correligionários para uma missa de ação de graças pela passagem do seu natalício. Desde já agradecemos o convite para esta celebração.

Na foto, o casal Túlio e Andrea com os filhos, Vitória e Samuel.

ESPORTE - 'Gato' da Copinha jogou Campeonato Potiguar Sub-19 em 2015

O zagueiro Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, pivô da eliminação do Paulista na Copa São Paulo de Futebol Júnior por falsificação de registro, disputou a edição 2015 do Campeonato Potiguar Sub-19 pelo Santa Cruz, clube do interior do estado, já utilizando uma identificação falsa. O jogador, inscrito na competição com o nome de Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, foi relacionado em oito jogos do torneio, mas entrou em campo em apenas duas ocasiões – contra América e ABC, durante a fase de grupos.

Segundo consta no Boletim Informativo Diário da CBF (BID), o vínculo de Heltton com o Santa Cruz durou menos de três meses. Ele assinou contrato de “vínculo não profissional” em 7 de julho de 2015 e deixou a equipe em 5 de outubro do mesmo ano. A publicação da inscrição do defensor no sistema de controle da entidade máxima do futebol nacional aconteceu em 23 de julho de 2015. No dia seguinte, Heltton foi relacionado para a partida contra o Potiguar, vencida por 1 a 0 pelo Santa Cruz.

Início

gato-copinha.jpg

Esportes
'Gato' da Copinha jogou Campeonato Potiguar Sub-19 em 2015
POR
NORTON RAFAEL
JANEIRO 26, 2017  0
Compartilhe esse conteúdo



gato-copinha.jpg
Heltton Matheus utilizou documentos falsos para atuar pelo Santa Cruz | Foto: Reprodução
gato-copinha.jpg
Heltton Matheus utilizou documentos falsos para atuar pelo Santa Cruz | Foto: Reprodução
gato-copinha.jpg
Heltton Matheus utilizou documentos falsos para atuar pelo Santa Cruz | Foto: Reprodução
Previous
Next
O zagueiro Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, pivô da eliminação do Paulista na Copa São Paulo de Futebol Júnior por falsificação de registro, disputou a edição 2015 do Campeonato Potiguar Sub-19 pelo Santa Cruz, clube do interior do estado, já utilizando uma identificação falsa. O jogador, inscrito na competição com o nome de Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, foi relacionado em oito jogos do torneio, mas entrou em campo em apenas duas ocasiões – contra América e ABC, durante a fase de grupos.

Segundo consta no Boletim Informativo Diário da CBF (BID), o vínculo de Heltton com o Santa Cruz durou menos de três meses. Ele assinou contrato de “vínculo não profissional” em 7 de julho de 2015 e deixou a equipe em 5 de outubro do mesmo ano. A publicação da inscrição do defensor no sistema de controle da entidade máxima do futebol nacional aconteceu em 23 de julho de 2015. No dia seguinte, Heltton foi relacionado para a partida contra o Potiguar, vencida por 1 a 0 pelo Santa Cruz.

bid-brendon.jpg

Foto: Reprodução / Site CBF

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) admite só ter tomado conhecimento do caso no início da semana, quando a publicação de documentos revelou a farsa. O Santa Cruz, que foi vice-campeão do Campeonato Potiguar Sub-19 em 2015, não deve ser punido pela entidade. Segundo José Vanildo, presidente da FNF, o clube foi vítima do crime cometido pelo jogador e não partícipe na armação.

“Conversei com pessoas do Santa Cruz e eles também se mostram surpresos com a situação. Ele [Heltton Matheus] foi oferecido ao Santa Cruz por um grupo de empresários cariocas e ficou lá por pouco tempo. O Santa Cruz não tem culpa por isso que aconteceu”, justificou o presidente da FNF.

Ainda segundo José Vanildo, todo o processo de cadastro do jogador na entidade foi feito normalmente, sem que a fraude fosse descoberta. “Encaminhamos toda a documentação para a CBF que prontamente liberou o nome do atleta no BID. Não detectamos nenhuma irregularidade na época”, contou.

O  Santa Cruz foi o primeiro clube onde Heltton se apresentou utilizando o nome de Brendon. Antes de chegar ao clube potiguar, ele teve uma passagem pelo São Gonçalo Futebol Clube, do Rio de Janeiro.

De acordo com reportagem da ESPN Brasil, o verdadeiro Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, nascido em 1997, está preso por assalto a mão armada, cometido em São Gonçalo, no Rio. O atleta que atua com os documentos de Brendon seria, na verdade, Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, nascido em 1994. Heltton e Brendon são primos, segundo investigação do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo.

Atualmente, o Santa Cruz está com as atividades relacionadas ao futebol suspensas. O clube enfrenta grave crise financeira e, desde o ano passado, não participa de campeonatos organizados pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol. A reportagem tentou entrar em contato com pessoas ligadas ao clube, mas ninguém foi localizado.

Veja lista de jogos em que Heltton foi relacionado pelo Santa Cruz:

Fase de grupos:

24/07/2015 - Santa Cruz 1 x 0 Potiguar - não entrou em campo
01/08/2015 - Palmeira 1x1 Santa Cruz  - não entrou em campo
08/08/2015 - América 0x0 Santa Cruz - começou no banco de reservas, mas entrou em campo aos 40' do segundo tempo
14/08/2015 - Santa Cruz 2x0 Alecrim - não entrou em campo
22/08/2015 - Santa Cruz 0x1 ABC - titular - tomou cartão amarelo aos 21' do segundo tempo

Semifinal:

02/09/2015 - Mossoró 1x1 Santa Cruz - não entrou em campo

09/09/2015 - Santa Cruz 1(4)x1(1) Mossoró  - não entrou em campo

Final

13/09/2015 - Santa Cruz 0x0 Palmeira - não entrou em campo
Novojornal 

MACAU - Vereadores realizam sessão extra nesta quinta

O presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Jairton de Araújo Medeiros (Pintinho), convocou para esta quinta feira, 26, logo mais às cinco hora da tarde, uma sessão extraordinária com todos os vereadores do legislativo macauense.

A sessão vai tratar de duas questões importantes e urgentes: o Projeto de Lei nº 001/2017 que dispõe sobre o índice de reajuste do salário mínimo da remuneração dos servidores efetivos do legislativo e o Projeto de Lei nº 002/2017 que trata sobre a alteração do quadro de provimentos em comissão da Casa Legislativa.

“É importante esclarecer que as sessões extraordinárias são previstas pelo regimento interno da câmara que prevê a realização destas sessões para  debates acerca de matérias  excepcionais, que fogem das discussões ordinárias da câmara”, explicou Pintinho.

PENDÊNCIAS - Inovação, harmonia e transparência deverão marcar gestão de Flaudivan


Em pouco tempo de conversa com o novo presidente da Câmara Municipal, Flaudivan Martins  (PMDB), é visível o desejo do edil eme fazer uma gestão inovadora, com harmonia e total transparência. De acordo com a assessoria do presidente, uma das suas primeiras medidas assim que iniciar o período ordinário, será a reformulação total do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município, que está cheio de Emendas (ajustes), mas não foram incluídas nem no Regimento Interno e na Lei Orgânica. Para dá maior visibilidade aos atos dos seus pares e com o aval do jurídico, o presidente pretende contratar a rádio comunitária local para transmitir as sessões. Mesmo sabendo que existe posicionamentos políticos da situação e oposição, o presidente disse que a harmonia deve prevalecer no recinto. Como presidente, Flaudivan Martins vai tornar público todos os seus atos, trabalhando com total transparência e responsabilidade com os recursos públicos.

ALTO DO RODRIGUES - Segurança, na pauta do Ação & Transparência deste sábado, 28

O terceiro programa de rádio institucional Ação & Transparência receberá neste sábado (28), o policial civil, Marones Manoel (foto). 

Temido por quem pratica atos irregulares e parceiro do cidadão de bem, Marones vai fazer um balanço das apreensões realizadas pela Policia Civil que atua na cidade e adjacências. Marones também deve falar das ações que serão desenvolvidas com o objetivo de conscientizar cidadãos, motoristas e motociclistas. Além da parceria das policias civil e militar, que desempenham um trabalho essencial na tentativa de combater o crime organizado, drogas e outros males.

Você poderá enviar seus comentários, críticas, sugestões e perguntas para o entrevistado da semana, através do icone do programa que está na página da prefeitura na internet ( CLIQUE AQUI ). Participe do programa!

O programa é transmitido aos sábados das 12 às 13h00, com apresentação do locutor Fran Seixas e a direção geral do secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

BRASIL - TSE não tem data para julgar a chapa Dilma e Temer

O ministro Herman Benjamin, relator do processo contra Dilma e Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, não tem prazo para apresentar o parecer que pode cassar o registro das candidaturas à reeleição em 2014, o que na prática poderá resultar na cassação do atual presidente da República. O processo é composto por duas Ações de Investigação, Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e uma representação.


ESPORTES - Empates marcam rodada dupla da quarta do estadual

Na rodada dupla de ontem (25) pela terceira rodada do Estadual na Arena das Dunas, o Santa Cruz empatou em 1 a 1 com o Globo e o Alecrim também empatou pelo mesmo placar com o ASSU. Amanhã o fechamento da rodada com o clássico Potiguar x Baraúnas no Nogueirão.

SAÚDE - Febre amarela: distribuição de vacina será reforçada com 11,5 milhões de doses

Diante do surto de febre amarela, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a distribuição da vacina contra a doença em 11,5 milhões de doses. Este ano, 5,5 milhões de vacinas já foram repassadas aos estados. Em anos em que não houve surto, foram distribuídas entre 800 mil e 1 milhão de doses do imunizante em todo o país, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.

Com 70 casos confirmados da doença, o número de infectados pela febre amarela no Brasil em 2017 já ultrapassou em menos de um mês os casos registrados na última grande ocorrência da doença no país, entre 2007 e 2008, quando 48 pessoas foram contaminadas pelo vírus. Em 2007, a doença se alastrou por nove estados, incluindo os da Região Sul. Este ano, até agora, o surto está concentrado em Minas Gerais, com casos registrados também na Bahia, São Paulo e Espírito Santo.

Das 11,5 milhões de doses adicionais da vacina, 6 milhões serão entregues nos próximos dias e 5,5 milhões serão distribuídos conforme a necessidade dos estados. Minas Gerais, que concentra o maior número de casos e de mortes pela doença até agora, recebeu pelo menos 2,9 milhões de doses. A estratégia do governo federal é bloquear o avanço da doença vacinando a população das regiões vizinhas a Minas.

SAÚDE - 2017 tem 63 casos a mais de febre amarela do que em todo o ano passado

A velocidade com que a febre amarela tem se espalhado pelo país fez com que o Ministério da Saúde dobrasse a distribuição da vacina contra a doença. Haverá um reforço de 11,5 milhões de doses, anunciou a pasta nesta quinta-feira (25). A infecção matou ao menos 40 pessoas e outros 49 óbitos estão em investigação no país. Ao todo, foram registrados 439 casos suspeitos, dos quais 70 estão confirmados. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia apuram infecções. A alta em relação aos diagnósticos do ano passado é de 900%. Em 2016, foram confirmados sete contaminações e, em apenas 25 dias de 2017, são 70 casos, média de 2,8 por dia.  


ESPORTE - ABC perde na abertura da Copa do Nordeste para o CSA-AL

O ABC entrou em campo na noite desta quarta-feira (25) para encarar o CSA-AL em duelo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste de 2017. Jogando em Maceió, casa adversário, o Alvinegro foi irreconhecível e saiu de campo goleado pelo marcador de 3 a 0. O ABC agora vai voltar para Natal onde no fim de semana retoma às atenções para o Campeonato Potiguar. O duelo será diante do Santa Cruz no Estádio Frasqueirão, pela quarta rodada do certame local.

MUNDO - Trump manda fazer muro na fronteira com o México e inicia cerco a ilegais

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (25) decreto presidencial que prevê a construção de uma "grande barreira física" na fronteira com o México. O porta-voz acrescentou que o México terá de pagar pela construção do muro de 3.200 km-- algo que as autoridades mexicanas rejeitam. A obra tem um custo estimado em US$ 8 bilhões. De acordo com trechos de uma entrevista concedida à emissora ABC News divulgados nesta quarta-feira, mas que ainda não foi ao ar, o presidente Trump afirmou que o planejamento do muro começará imediatamente e sua construção, dentro de meses.

Imigração
Trump assinou ainda nesta quarta uma segunda ordem presidencial que endurece as leis imigratórias dentro dos EUA, em parte fazendo com que as agências que atuam na área "entreguem" imigrantes ilegais para autoridades federais, revertendo a política do governo Obama de "capturar e soltar" imigrantes na fronteira. A medida também prevê a contratação de 5 mil novos agentes de fronteira e triplicar o número de agentes de deportação, além da retirada de financiamento federal às chamadas cidades-santuário (municípios que limitam cooperação com funcionários da imigração, tecnicamente ajudando a proteger ilegais, como Chicago, Nova York e Los Angeles). 

O decreto ainda prevê a criação de uma agência para lidar com "crimes relacionados à imigração ilegal", sem detalhar. Nos próximos dias, outras medidas relacionadas à imigração devem ser anunciadas. (Com agências internacionais).

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

ESTADO - Robinson anuncia fechamento do presídio de Alcaçuz

Depois de perder o controle do presídio estadual de Alcaçuz para os próprios detentos da unidade prisional, o governador Robinson Faria anunciou que será desativado em breve. Em release enviado a imprensa, o fim das operações ocorrerá tão logo as prisões de Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró estejam prontas. medidas que, segundo o governo serão de médio e longo prazo. Depois de prontas, as  prisionais terão capacidade para concentrar cerca de 2.200 apenados.

Um detalhe para acrescentar: o presidio estadual que deverá ser construído em Afonso Bezerra, fica mais próximo da cidade de Alto do Rodrigues do que Afonso Bezerra.

Ainda na reunião foram tratados temas como a fixação do muro de contêineres marítimos que separa os pavilhões 1, 2, 3 das alas 4 e 5, realidade que impede um novo conflito entre facções e que garante a retomada do controle do presídio pelas forças de segurança. O muro dos contentores foi erguido em caráter emergencial uma vez que um muro feito concreto pré-moldado de 90 metros de extensão será erguido, com 6,40 metros de altura e 80 centímetros de largura. Além disso, será feita a concretagem do perímetro externo de Alcaçuz para evitar fugas.

Outras medidas adotadas em Alcaçuz serão a construção de uma cerca perimetral situada a 50 metros do muro paras evitar que sejam projetados materiais ilícitos para dentro do presídio, bem como será instalada uma iluminação especial para a parte externa do presídio. Até o final da semana, deverá ser assinado um termo para contratação de 50 módulos habitáveis para alocar os detentos. Cada unidade terá capacidade para 20 vagas, totalizando 1000 vagas em caráter emergencial em virtude da destruição parcial da estrutura do presídio. Os números mais recentes de Alcaçuz são de 56 fugitivos, 4 recapturados, 26 mortos e 10 feridos.

com informações da assessoria

ALTO DO RODRIGUES - Convidado responde ouvinte através do canal de interação do Ação & Transparência


No último sábado, na transmissão da segunda edição do Ação & Transparência na FM Ouro Negro, estreou o nome canal de interação do programa com o ouvinte. Através do site da prefeitura, clicando na imagem do programa (Ação & Transparência), o ouvinte poderá enviar comentários, sugestões, críticas ao governo e mandar perguntas para o entrevistado da semana.

Na estreia, o presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho (DEM), respondeu a questionamento de um ouvinte que queria saber os motivos que o levaram à reeleição contando com votos dos vereadores da oposição e, se houve acordos. Sereno e sem titubear, Nixon disse que os votos que recebeu foi resultado do trabalho dele como presidente da última legislatura, pois sempre tratou todos igualitariamente. Para Nixon Baracho, a votação foi fruto da confiança dos colegas em seu nome e concluiu perguntando ao ouvinte se ele tinha votado em troca de alguma coisa ou por confiar nos projetos do (a) candidato(a).

O canal de interação está aberto para você que deseja ver Alto do Rodrigues seguindo em frente, basta entrar no site da prefeitura http://www.altodorodrigues.rn.gov.br/ e depois clique no banner (imagem) e envie suas perguntas, críticas, comentários e sugestões.

BRASIL - Confira alguns dos 7,5 mil processos que estão no gabinete de Teori

Além da Operação Lava-Jato, vários temas que estavam em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) ocupam o gabinete do ministro Teori Zavascki, morto em uma tragédia aérea próximo a Paraty, litoral Sul do Rio de Janeiro, na sexta-feira (20/1), com outras quatro pessoas. Ao todo, o acervo de gabinete do ministro é de aproximadamente 7,5 mil processos. Cerca de 120 processos são referentes ao esquema de corrupção na Petrobras (veja arte ilustrativa).
 Nelson JR./STF
Zavascki pediu vista de ações que tratam de casos como a descriminalização das drogas e a validade de decisões judiciais que determinam o fornecimento de medicamentos de alto custo na rede pública de saúde. Do total de processos, 5,6 mil ainda estão pendentes de uma decisão final. O restante encontra-se na fase de recursos.

O ministro estava prestes a homologar os 77 depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht, que chegaram em dezembro do ano passado ao tribunal. As oitivas de confirmação dos depoimentos dos delatores haviam sido autorizadas para esta semana. 

Agora cabe à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, decidir se os processos da Operação Lava-Jato serão distribuídos para outro integrantes da Corte ou se serão herdados pelo novo ministro, que deverá ser nomeado pelo presidente Michel Temer para a vaga deixada com a morte de Teori.

EDUCAÇÃO - Sisu tem mais de 1 milhão de inscritos no primeiro dia

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta terça-feira (24) e, às 19h do primeiro dia de inscrições, o Ministério da Educação (MEC) registrou 1.222.399 candidatos e 2.365.170 inscrições, pois cada pessoa pode eleger até duas opções de curso. 

Os interessados em conquistar uma vaga numa instituição de ensino superior pública por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 têm até 23h59 da próxima sexta-feira (27) para se candidatar no site (sisu.mec.gov.br). 

Os nomes dos aprovados em primeira chamada serão divulgados em 30 de janeiro. Ao longo do período de inscrições, o sistema on-line atualiza, diariamente, a nota de corte dos cursos, de acordo com as inscrições e mudanças feitas na rede. É possível mudar sua opção até o último momento.

SAÚDE - Confirmadas quase 160 mortes por chikungunya em 2016 no Brasil

Os óbitos provocados por chikungunya no Brasil já representam 25% do total de mortes relacionadas ao Aedes aegypti. Em 2016, o País registrou 159 casos de mortes de pessoas que apresentavam a infecção. Isso representa um aumento muito expressivo quando comparado com as mortes identificadas no ano anterior: 14.

O avanço das taxas de mortalidade também destoa da descrição inicialmente feita por autoridades sanitárias da chikungunya - doença que pode provocar dores intensas, ser incapacitante, mas com pouco risco de levar à morte. A maioria dos óbitos foi no Nordeste: Pernambuco (54), Paraíba (32) e Rio Grande do Norte (25).

Em 2016, doenças relacionadas ao Aedes provocaram 794 óbitos. O número de mortes atribuídas à dengue, embora ainda muito expressivo, é menor do que o registrado em 2015. Ano passado, 629 pacientes morreram por causa da dengue. Em 2015, foram 984. A zika provocou seis mortes em 2016.

Uma das maiores preocupações de infectologistas é o avanço da chikungunya. Em 2016, até 17 de dezembro, foram registrados 265 554 casos da doença. As notificações ocorreram em 2.785 municípios brasileiros. A taxa de incidência é de 129,9 casos para cada 100 mil habitantes, um aumento de 594% em relação ao mesmo período de 2015 (38.240) registros.


ECONOMIA - 9 dicas para economizar com o ar-condicionado e não levar um susto na conta de luz

Para não levar um susto com a conta de luz nestes meses mais quentes, confira as dicas do gerente do programa de Eficiência Energética do grupo CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Junior, para economizar no uso do ar-condicionado, do momento da compra ao uso diário: 

1. Calcule a potência necessária para o ambiente: fabricantes aconselham multiplicar 600 BTU por metro quadrado do ambiente a ser refrigerado, adicionando 600 BTU a cada pessoa que usará o local. Por exemplo: em um quarto de 20 metros quadrados, calcula-se 600 x 20 = 12 mil. Logo, a potência mínima necessária para refrigerar o quarto será de 12 mil BTU.

2. Opte por aparelhos com a tecnologia Inverter, que gasta menos energia porque o compressor não é desligado. Por não gerar picos de energia, pode gastar até 40% menos de energia do que um aparelho normal. 

3. Contrate um eletricista antes: é importante ter certeza se a instalação do ambiente está apta a receber um ar-condicionado. Por isso, solicite a avaliação da fiação interna.

4. Antes de se comprometer, pesquise: o ideal é priorizar modelos que tenham o selo A, que sinaliza aparelhos mais econômicos e eficientes no consumo de energia. No site do Inmetro, na seção Tabelas de Eficiência Energética, é possível comparar os modelos conforme a marca.

]5. Ao instalar, procure os ambientes mais frescos da casa e leve em consideração a presença de computadores, geladeiras, projetores ou televisões. Será necessária mais potência para impedir o superaquecimento dos aparelhos.

6. Mais luz, mais calor: quanto mais fontes de calor, mais se exige do aparelho e mais se gasta na conta da energia elétrica. Lâmpadas podem elevar a temperatura de um cômodo em até 5º C. Opte por lâmpadas de led, que não geram calor. 

7. Não se esqueça da limpeza: todos os aparelhos pedem manutenção periódica e limpeza para funcionarem corretamente. 

8. Casa fechada, casa gelada: para evitar a troca rápida de calor com o ambiente externo, feche as janelas e portas do ambiente.

9. Hora marcada: a maioria dos aparelhos que são comercializados atualmente tem função Timer. Programe o desligamento automático durante a madrugada, para economizar energia. Com o amanhecer, o ambiente passa por um resfriamento natural.

ESTADO - TCE suspende concurso público da Câmara de Jardim de Piranhas/RN

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) suspendeu, em sessão realizada nesta terça-feira (24), o concurso público para a Câmara Municipal de Jardim de Piranhas, edital 001/2016. Estão suspensas as nomeações dos classificados até que as irregularidades apontadas sejam corrigidas.

A decisão foi proferida por unanimidade, após sugestão de voto da auditora Ana Paula Oliveira Gomes, ratificada pelo conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, decano da Câmara, a quem cabe encaminhar as sugestões de votos apresentadas pelos auditores. O presidente da Câmara de Jardim de Piranhas à época da deflagração do concurso, Francisco Júnior Alves, pagará multa no valor de R$ 3 mil.

Segundo a proposta de voto da auditora, não há na Lei de Diretrizes Orçamentárias autorização para a realização do certame, assim como dotação orçamentária para atender às despesas decorrentes do ingresso de novos servidores públicos. Além disso, o edital do concurso não foi publicado em jornal de grande circulação.

BRASIL - Freire: Lei Rouanet não atendia à cultura, mas a celebridades

Em entrevista ao editor Silvio Navarro, o ministro da Cultura, Roberto Freire, fala sobre seu objetivo de universalizar o acesso a recursos capitalizados pela Lei Rouanet e também sobre a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, que, segundo ele, não vai impactar a Operação Lava Jato.



OPORTUNIDADE - Empresa conceituada em Recursos Humanos está selecionando curriculos para admissão imediata

ATENÇÃO 
A RHesult Adm de RH, está selecionando currículos para admissão imediata, em empresa da cidade.
Os candidatos as vagas deverão ter o seguinte perfil:
- Sexo Masculino;
- Ter idade entre 25 e 40 anos;
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura com o público;
- Postura profissional;
- Ser comunicativo;
- Morar em Alto do Rodrigues;
- Ter conhecimento em vendas;
- Conhecer técnicas de atendimento ao cliente.
Os currículos deverão ser enviados para o e-mail rhesult@hotmail.com, para análise e possível entrevista.

Receberemos currículos, somente via e-mail, até o dia 25/01.

OPORTUNIDADE - ‘Lei do salão parceiro’ entra em vigor na próxima quinta

Nesta quinta-feira (26) começa a valer a Lei 13.352/2016. Ela regulamenta os contratos de parceria entre donos de salão de beleza e profissionais que atuam nesses estabelecimentos. A partir desta data, cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador, maquiador podem atuar como pequenos empresários, microempresários ou microempreendedores individuais (MEI).

Juridicamente o dono do salão de beleza passa a ser conhecido como salão-parceiro. E o prestador de serviço é denominado profissional-parceiro. Para que esta parceria ocorra de fato, as partes devem firmar contrato por escrito. Este documento é homologado pelo sindicato da categoria profissional e laboral.

Na ausência desses, pelo órgão local competente do Ministério do Trabalho e Emprego, perante duas testemunhas. Por falar em CLT, os demais colaboradores do salão como recepcionista, por exemplo, continuam trabalhando com carteira assinada.

Sentindo se muito feliz os dois médicos que angeilza passou hoje aqui no hospital das clínicas de fortaleza liberarram para o transplante agora só falta passar por mais dois médicos para poder ir para a fila do transplante

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

BRASIL - Mais de 6h após rebelião em Bauru (SP), governo diz que 152 presos fugiram

Mais de seis horas após o início de uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) "Prof. Noé Azevedo", em Bauru (349 km de São Paulo), a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) confirmou ao UOL, por meio de nota enviada às 14h30, que 152 presos fugiram durante o motim. Mais tarde, às 16h50, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que 96 já haviam sido recapturados. A unidade, segundo o Sindasp (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo), é dominada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital). Destinada a detentos do regime semiaberto, ela tem capacidade para 1.124 presos, mas abrigava 1.427 até hoje.

O número oficial ficou abaixo da estimativa inicial de cerca de 200 foragidos fornecida mais cedo pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar). De acordo com a SAP, a confusão teve início às 8h durante uma revista de rotina na qual um agente penitenciário teria surpreendido um preso usando um celular. "A situação foi rapidamente controlada pelo Grupo de Intervenção Rápida, enquanto que a Polícia Militar atua na recaptura dos evadidos. Não houve reféns. Todos os presos envolvidos no episódio e os apreendidos regredirão ao regime fechado", informou a secretaria, segundo a qual a situação foi contida às 11h30.

MUNDO - Presidente do Peru diz que Odebrecht terá que sair do país

Protesters carry a mock coffin reads: 'Odebrecht' during a march against new road fees imposed for a highway built by Odebrecht-founded road consortium Rutas de Lima, in Lima, Peru, January 12, 2017. REUTERS/Sebastian Castaneda FOR EDITORIAL USE ONLY. NO ARCHIVES. NO RESALES ORG XMIT: LIM23
O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, disse nesta terça-feira (24) que a Odebrecht terá que vender seus projetos no país, conforme os promotores negociam um possível acordo com a companhia. Em entrevista à emissora local RPP, Kuczynski afirmou que os projetos da construtora precisarão ser vendidos. "Infelizmente eles estão manchados pela corrupção, eles têm que ir embora. Acabou." Também falou: "Eles vão ter que vender seus projetos, alguns são muito bons em matéria de fornecimento de eletricidade, rodovias, etc. Lamentavelmente, a burrice da corrupção ficou no meio."

Ele disse que o governo local já recebeu uma garantia de US$ 262 milhões do consórcio de gasodutos liderado pela Odebrecht por descumprimento do prazo de financiamento e quebra dos termos do contrato de US$ 5 bilhões de dólares que está retornando ao controle estatal. Em dezembro, o grupo reconheceu a prática de suborno na América Latina. No Peru, segundo o Departamento de Justiça americano, foram pagos US$ 29 milhões em propina desde 2005.

Autoridades peruanas cobraram o equivalente a R$ 28 milhões para começar a negociar um acordo com a construtora. A empresa pretende reconhecer irregularidades fora do Brasil para continuar atuando nesses países. Também nesta terça, a empresa divulgou um comunicado pedindo desculpas à sociedade peruana e seus trabalhadores por "erros graves" cometidos por ex-executivos da empresa.

A Odebrecht reiterou em seu comunicado a sua determinação de buscar alternativas para que os projetos em curso sigam em frente, mantendo os empregos e honrando os pagamentos a seus trabalhadores.

BRASIL - Aliciamento de trabalho infantil poderá ser punido com dois a quatro anos de prisão

Quem “aliciar, instigar, submeter, coagir ou constranger” crianças e adolescentes a trabalhar poderá ser punido com pena de dois a quatro anos de prisão, segundo estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 53/2016, do ex-senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que está sendo analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A proposta insere a prática como delito no texto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em sua justificativa para o projeto, Crivella observa que, segundo a Constituição brasileira, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes. O senador também lembra que o Brasil é signatário de tratados internacionais que preveem a adoção de medidas de combate ao trabalho infantil.

Mesmo diante desses pressupostos, o autor do projeto alerta para as estatísticas de trabalho infantil divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — de acordo com o órgão, em 2016 havia 3,3 milhões de crianças e adolescentes (ou 8% da população menor de idade) exercendo atividades laborais no país. Para Crivella, esse cenário configura “flagrante descumprimento” dos princípios constitucionais. O projeto está sob a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Caso seja aprovado pela CDH, seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Ejackson Ferreira, mas se falarmos o apelido você conhecerá

 

Nesta terça, queremos parabenizar o nosso amigo e leitor, Ejackson Ferreira, conhece? Bem pouquinha gente pelo nome de batismo, massss se dissermos que Ejackson é o "baixinho" que trabalha lá na Churrascaria do Mano, aí, todo mundo sabe de quem estamos falando. Pois é, o "baixinho" está completando mais um ano de vida e nós lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ESTADO - Secretários de Justiça e Segurança e comando da PM são convocados pela AL para explicar crise em presídios

Assembleia aprova convocação de secretários de Justiça e  Segurança e comandante da PM para explicarem crise no sistema prisional
O deputado Kelps Lima conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa um requerimento convocando os secretários de Segurança e de Justiça, e do Comandante da PM, para irem ao plenário explicar aos 24 deputados qual é a real situação do sistema prisional do Rio Grande do Norte.

Para Kelps, está claro que é preciso que as instituições ajudem o Governo a criar ações produtivas que corrijam os problemas, mas, para isso, é preciso ter o básico: um diagnóstico verdadeiro sobre a situação de Alcaçuz e dos demais presídios.

“Precisamos saber quantos presos estavam em Alcaçuz antes da rebelião, quantos morreram, quantos fugiram, quantos são de alta periculosidade, quanto são de pequena periculosidade e podem obter benefício de liberdade condicional. Sem um diagnóstico, não dá para produzir solução alguma”.


Além da convocação dos secretários de Estado, o deputado Kelps Lima também marcou uma audiência pública para o dia 06 de fevereiro, às 9h30min, para que a sociedade discuta e participe da construção de soluções para o problema carcerário.

ESTADO - “Não houve contestações”, diz ex-governador Garibaldi Filho sobre construção de Alcaçuz

Diante da atual discussão sobre o ambiente em que foi construída a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o agora senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) declarou que “não houve contestações” no período de realização da obra pública, há duas décadas, quando era o governador do Estado. Após finalizada a construção, Garibaldi afirmou não acompanhar os investimentos posteriores de manutenção do local, que neste fim de semana foi palco de uma verdadeira chacina devido a confrontos entre facções criminosas rivais.

Para ele, a crise penitenciária que assola o Estado e o país é “resultado do aumento da criminalidade aliada com a falta de investimentos no sistema penitenciário, em infraestrutura e recursos humanos”. Nos últimos dias ocorreram rebeliões e confrontos entre presos de Alcaçuz, deixando cerca de 26 mortos e a possibilidade de haver mais corpos, segundo informou uma fonte de dentro do presídio ao Agora Jornal. A vereadora Eleika Bezerra e até mesmo o atual governador Robinson Faria (PSD) criticaram a construção da penitenciária em cima de dunas, tendo este último, inclusive, cogitado o fechamento do presídio.

BRASIL - Esposa de Lula, sofre AVC e está internada no Sírio-Libanez

A ex-primeira dama Marisa Letícia, de 66 anos, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e foi internada no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. Após saber do AVC, o ex-presidente Lula foi para o hospital.De acordo com o hospital, ela deu entrada às 15h30. Ela chegou consciente e foi levada diretamente para a sala de cateterismo, onde os médicos tentarão estancar a hemorragia.

Fonte: Globo

BRASIL - Janot pede ao Supremo urgência em homologação da delação da Odebrecht

Foto: Pedro Ladeira / Folhapress
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, formalizou ao Supremo pedido de urgência na análise e homologação das delações da Odebrecht, colhidas no âmbito da Operação Lava Jato. Ontem, o procurador esteve reunido com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Oficialmente, o encontro foi para que Janot prestasse condolências pela morte do ministro Teori Zavascki. Janot tem demonstrado preocupação, nos bastidores, com o futuro da Operação no Tribunal após a morte do ministro Teori – com quem mantinha boa relação.

Caberá a Cármen decidir qual critério será utilizado para a redistribuição dos casos relativos à Operação e, portanto, definir quem será o novo magistrado responsável por cuidar da Lava Jato. Ontem, a presidente autorizou o andamento da análise da delação de 77 executivos e funcionários da Odebrecht pela equipe de juízes auxiliares de Teori. Com isso, serão realizadas as audiências com os executivos da empreiteira para confirmar se os delatores prestaram depoimento de forma espontânea. Antes de tomar a decisão, Cármen ouviu a opinião de colegas da Corte, que a apoiaram.

Na prática, o pedido de Janot provoca a presidente do STF a se manifestar sobre a condução da Lava Jato. Isso porque a avaliação de ministros ouvidos reservadamente é que Cármen pode dar andamento a trâmites que já vinham sendo feitos por Teori, mas caberá ao novo relator a homologação dos acordos. Mesmo com a morte do ministro, os magistrados auxiliares seguem no gabinete até que o sucessor de Teori assuma e decida se vai manter a equipe. De acordo com o cronograma anterior que vinha sendo cumprido pelo gabinete, os juízes devem viajar para capitais onde irão ouvir os colaboradores.

Em dezembro, os procuradores da força-tarefa que viajaram para ouvir os mais de 900 depoimentos dos delatores ligados à empreiteira. A Procuradoria-Geral da República registrou todas as colaborações em vídeo.

ESTADO - AUDITORES FISCAIS DO RN AMEAÇAM PARALISAR ATIVIDADES

Categoria cobra retomada do pagamento dos salários em dia e deve votar indicativo de greve em assembleia geral, na próxima quarta (25), em frente à SET – Secretaria de Tributação do Estado

Os Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do Rio Grande do Norte se reunirão na próxima quarta-feira (25) para discutir pauta de paralisação de atividades no mês de fevereiro. O movimento será em protesto aos recorrentes e excessivos atrasos no cumprimento da folha de pessoal do Poder Executivo, além da falta de publicação de um calendário de pagamento, o que vem causando diversos transtornos aos servidores.
“É preciso que o Governo priorize o pagamento dos salários dos seus servidores! Sabemos que o Brasil e o Rio Grande do Norte enfrentam uma grave crise econômica, com reflexos diretos na geração e circulação de riquezas, e por conseguinte na geração de receitas. Contudo, mesmo nesse cenário adverso, o Fisco Estadual do RN vem fazendo sua parte, proporcionando aumento de arrecadação ao Estado. No ano de 2016, a arrecadação do ICMS foi recorde e cresceu 8,5% em relação ao ano anterior, atingindo a cifra de R$ 4,9 bilhões”, destaca o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais – Sindifern, Pedro Lopes.
Os representantes do Fisco chamam atenção que os servidores do Executivo não são responsáveis pela atual crise financeira e, portanto, estão sendo injustiçados, pois amargam uma conta que não é deles.
“Os gastos com pessoal do Executivo desde 2010 evoluem no mesmo ritmo das receitas. O problema identificado pelo Fórum das Entidades Classistas, o qual integramos, foi o desequilíbrio noutros gastos. Desde outubro passado que a crise econômica tem exigido do Governo medidas austeras e efetivas, no sentido de regularizar as finanças e, por conseguinte, o calendário de pagamento, nos termos da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte”, informa Pedro.
“Iniciamos 2017 com frustração de 30 dias de atraso na percepção dos salários de dezembro. Se nada for feito imediatamente, os atrasos aumentarão, tornando o cenário insustentável, o que poderá levar a um colapso total na prestação de serviço público no RN. Os Auditores Fiscais do RN chegaram no seu limite e exigem salários em dia já!”, finaliza Lopes.
A categoria foi convocada para uma assembleia geral extraordinária, que será realizada ao ar livre em frente à SET RN – Secretaria de Tributação, no Centro Administrativo, na próxima quarta-feira (25), às 9h. Na pauta está a deliberação sobre o movimento paredista e outras ações da categoria.

SERVIÇO:
Assembleia Geral do Fisco
Quarta-feira – 25/01/2017 – às 9h.
Local: Em frente à SET RN (Centro Administrativo do Estado).
Mais informações e contato para entrevistas: Pedro Lopes – Presidente do Sindifern – 99127-3902 – 99615-3898.

ECONOMIA - Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de março

Um novo sistema de cobrança de boletos bancários, que promete facilitar a vida dos consumidores e dificultar a ação de fraudadores, passará a funcionar a partir de março deste ano para todos os brasileiros.

O benefício mais visível para o consumidor será a possibilidade de pagamento em qualquer banco mesmo após a data de vencimento. Com o novo sistema, os juros e a multa serão calculados automaticamente, o que permitirá que os clientes possam pagar os boletos pelos aplicativos, nas lotéricas ou em qualquer banco. Além disso, com a identificação do CPF do pagador no boleto, será possível reduzir inconsistências de dados e evitar pagamento em duplicidade.

Todos os boletos enviados para os clientes serão registrados no sistema bancário com a informação do nome e do número do CPF ou do CNPJ do pagador. A mudança será de maneira gradual, começando por boletos com valores mais altos. Até o fim do ano, o sistema valerá para boletos de qualquer valor. 

Desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o programa, chamado de Nova Plataforma de Cobrança, faz parte de uma exigência do Banco Central para ser utilizado pelos bancos.  A plataforma será um grande banco de dados com informações dos boletos emitidos. A empresa que emitir uma cobrança terá que enviar os dados para o banco que alimenta o sistema. A medida, conforme a Febraban, trará mais segurança aos pagamentos, pois dificulta a emissão de boletos fraudados.

Essa nova forma de cobrança irá modificar a maneira como empresas e instituições financeiras organizam os pagamentos. Atualmente, sem um registro, o banco só toma conhecimento da emissão do boleto quando o documento bate na compensação, o que facilita a ação de criminosos especializados em fraudar esse tipo de documento. Com a plataforma, será possível rastrear os pagamentos e reduzir o número de fraudes.

ECONOMIA - Caixa anuncia novidade para o crédito habitacional, confira

BRASIL - MPF/SP recorre ao TRF-3 para que ex-deputado estadual cumpra condenação por sonegação

Processo contra Joseph Zuza Somaan Abdul Massih transitou em julgado em 2016 e MPF pediu o início do cumprimento da pena; mandado de prisão foi expedido, mas juiz revogou a ordem alegando prescrição

O Ministério Público Federal recorreu da decisão do juiz federal da 2ª Vara Federal de Marília, Luiz Antônio Ribeiro Marins, que decretou a extinção da punibilidade em relação ao ex-deputado estadual Joseph Zuza Somaan Abdul Massih, por entender que teria ocorrido a prescrição da pretensão executória do Estado.

Para o MPF, houve equívoco na referida decisão, já que não é possível iniciar a contagem do prazo prescricional quando ainda não é permitido ao Estado executar a pena. Assim, a contagem do prazo prescricional mencionado pelo juiz federal deve ser feita a partir do trânsito em julgado para ambas as partes (acusação e defesa), o que ocorre quando não há mais possibilidade de recurso.

Industrial, o ex-deputado estadual Zuza foi condenado definitivamente por omitir bens na sua declaração de imposto de renda. A pena ainda foi aumentada em razão do elevado valor sonegado, que causou grave dano à coletividade (art. 1º, I, c/c art. 12, I, ambos da Lei nº 8.137/90).

BRASIL - SUS poderá ser ressarcido por acidentes envolvendo motorista alcoolizado

Projeto em tramitação no Senado Federal prevê que motorista que provocar acidentes e estiver sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa poderá ter que ressarcir as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os custos abrangem o tratamento das vítimas e do próprio condutor. O condutor responderá civilmente pelas despesas quando for também enquadrado penalmente pelos crimes de homicídio e lesão corporal devido ao acidente motivado por embriaguez ou consumo de outras drogas.

O Projeto de Lei (PL) 32/2016, está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Depois, a proposta também será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa. O senador Wellington Fagundes (PR-MT), autor da proposta, destacou que a maioria das vítimas desses acidentes é atendida em hospitais públicos, demandando grande volume de recursos públicos.

Lei Seca
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de mortes em 2009, primeiro ano da aplicação da Lei Seca, foi de 59 por 100 mil veículos. Em 2015, esse número ficou em 29 para cada 100 mil veículos, uma redução de aproximadamente 50%.

Multas
Também tramita no Senado proposta que obriga órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito a divulgar como aplicam o dinheiro arrecadado com multas. Pelo texto, deverão ser divulgadas mensalmente a receita obtida com a aplicação de multas, a despesa executada e, se for o caso, os valores contingenciados. A recusa em publicar essas informações pode se caracterizar como improbidade administrativa. O PLS 567/2015 poderá entrar em pauta na CCJ a partir de fevereiro. Caso aprovado, seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados.

ESTADO - Emparn registra chuvas em 39 municípios do RN neste fim de semana

Nos últimos três dias, choveu em 39 municípios do Estado, de acordo com a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Nortex (Emparn). 

No Oeste potiguar, choveu mais forte em Encanto, com 12 mm; Pau dos Ferros, com 11 mm; Paraná, 10 mm; e Janduís, 5 mm. Choveu também em Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Rodolfo Fernandes, Apodi, São Rafael e Marcelino Vieira.

Na região Central, choveu em Cruzeta, 13,4 mm; Cerro Corá, 11,4 mm; São José do Seridó, 4,5 mm e Santana do Matos, 3,5 mm. Choveu ainda em Macau e Lagoa Nova. 

No Agreste potiguar, choveu em Jundiá, 67 mm; Monte Alegre, 38 mm; Boa Saúde, 37,6 mm; Serrinha, 37,3 mm; São Bento do Trairi, 31,5 mm; Passa e Fica, 29,1 mm; Santo Antônio, 28,6 mm e Ielmo Marinho, 22 mm. Choveu ainda em Bento Fernandes, São Paulo do Potengi, Bom Jesus e Parazinho.

Na região Leste, choveu em Parnamirim, 96,8 mm; em Espírito Santo, 70 mm; Natal, 55,8 mm e Nísia Floresta, 48,3 mm. Choveu ainda em São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim e Taipu.

BELEZA - Saiba quem é a dona do bumbum misterioso que viralizou no WhatsApp

O bumbum de Jeane Gomes foi um dos assuntos mais comentados do WhatsApp. As pessoas, no entanto, não sabiam quem era a dona pois a foto não mostrava o rosto. Jeane Gomes é ex-dançarina do Aviões do Forró e musa do Sport Recife. A morena desfilará no Carnaval de São Paulo como Musa da Rosas de Ouro.
Da Rede TV

BRASIL - Cerca de 200 presos fogem de centro de detenção em Bauru (SP)

Uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) "Prof. Noé de Azevedo", em Bauru (349 km de São Paulo), resultou na fuga de cerca de 200 detentos na manhã desta terça-feira (24). A unidade prisional tem capacidade para 1.124 presos do regime semiaberto, mas, atualmente, abrigava 1.427. É a primeira rebelião do ano em presídios paulistas, segundo sindicatos de trabalhadores dessas unidades.

A SAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) não forneceu um número oficial de presos que fugiram, nem quantos foram recapturados. Segundo o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), no entanto, a estimativa é de ao menos 200 fugitivos. A rebelião começou por volta das 8h. 

Em nota das 11h45, a SAP disse que "a situação já está controlada, e o Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes de segurança penitenciária, está junto com a PM realizando a contagem dos presos, pois alguns deles aproveitaram-se da confusão para evadir-se do presídio".

O texto diz ainda que não houve reféns e que " parte dos evadidos já foi recapturada e será levada ao Centro de Detenção Provisória de Bauru".

PENDÊNCIAS - Município em último lugar na arrecadação de royalties

Dos 22 municípios produtores de petroleo do RN,  o município de Pendências ficou na última colocação, com recebimento de apenas R$ 18.548,81. O prefeito Fernandinho começou sua gestão com quedas na arrecadação. Já teve o Fundo de Participação dos Municípios zerados, hoje, amarga mais uma redução nas receitas da prefeitura. A  queda expressiva afeta diretamente o município que tem a receita dos royalties como a sua maior fonte de renda para garantir os serviços essenciais e fazer investimentos em infraestrutura.

ALTO DO RODRIGUES - Definidos, data e tema da 28ª edição da Semana Pedagógica 2017

 

De 06 a 10 de fevereiro, acontecerá no miniauditório da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo, a 28ª edição da Semana Pedagógica 2017. Com o tema “As múltiplas inteligências: um outro olhar para o meu aluno”, pouco mais de duzentos profissionais do corpo docente deverão participar da evento que serve para aperfeiçoamento das atividades em sala dos professores que trabalham na rede municipal de ensino. O início das aulas está marcado para o dia 13 de fevereiro. No ano passado, quase 2.600 alunos lecionaram nas instituições de ensino municipal. A prefeitura municipal de Alto do Rodrigues oferece total apoio.


BRASIL - Renan nega interferência para indicação de novo ministro do STF



No momento em que o presidente Michel Temer (PMDB) faz consultas para escolher o substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota para negar que o PMDB do Senado, ou ele, pretendam influenciar a escolha do ministro do STF que Temer deverá indicar. 

Renan diz que as “Renan diz que as “insinuações são especulações inverídicas”. Renan é investigado pela Operação Lava-Jato, da qual Teori era o relator no STF. O substituto de Teori na Corte será sabatinado pelo Senado, conforme a regra em vigor.

Neste domingo, Temer recebeu em audiência o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. Nesta segunda, conversou com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). Eunício deve substituir Renan na presidência da Casa.

Veja a íntegra da nota de Renan.
“Em face do noticiário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, esclarece que não participa, interfere ou opina sobre a indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal, competência exclusiva do presidente da República. O presidente informa que o Senado Federal "tem a exata compreensão de seu papel nesse processo, que é o de sabatinar e apreciar o nome escolhido pelo presidente da República. Portanto, quaisquer insinuações em sentido contrário não passam de especulações inverídicas.” (Agência O Globo)