Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 10 de maio de 2017

ECONOMIA - Cosern dá cinco dicas para economizar na conta de energia elétrica

Economizar na conta de energia elétrica pode ser mais fácil do que se imagina. Sem perceber, às vezes você adota alguns hábitos que acabam aumentando o consumo na sua casa e, como consequência, o valor da fatura a ser paga no fim do mês. A Cosern identificou essas pequenas “manias” que impactam no consumo mensal (e no bolso do consumidor) e elaborou as dicas de economia abaixo.

1 – Manter chuveiro elétrico sempre na posição verão
No chuveiro elétrico podemos controlar a temperatura da água do banho. Na posição inverno, a água é aquecida e o equipamento consome 30% mais energia. Em dias mais quentes as pessoas, geralmente, se esquecem de mudar para a opção verão, que consume menos energia. Essa simples medida evita desperdício e torna o banho mais refrescante em dias de calor.

2 – Não secar roupas ou toalhas atrás da geladeira
Um hábito que certamente você viu sua mãe ou avó fazerem e aumenta o consumo de energia é usar a parte traseira da geladeira como secadora. Secar roupas, panos e outros tecidos atrás do refrigerador sobrecarrega o aparelho e, por isso, eleva o consumo de energia. Essa área do eletrodoméstico tem que ficar sempre livre para a circulação de ar.

3 – Instalar ar condicionado no lugar correto
Você sabia que a área de instalação do aparelho influencia diretamente no consumo de energia? O ideal é colocá-lo na parte mais alta da parede para melhorar a distribuição do ar frio. Além disso, é importante evitar a incidência direta do sol, para que o aparelho realize melhor as trocas térmicas. Ou seja: escolha um local alto e onde o sol bata menos horas durante o dia.

4 – Não deixar equipamentos elétricos plugados na tomada
Não é novidade que deixar equipamentos elétricos ligados sem uso gasta energia, mas quem se lembra de tirá-los da tomada sempre? O carregador de celular plugado na tomada sem necessidade é o exemplo mais frequente. Uma dica para aparelhos relacionados, por exemplo, TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, é ligá-los todos a uma só régua de tomadas. Dessa forma, basta desligar a régua ao sair de casa e religá-la ao voltar para fazer uma economia considerável. Só use “benjamins” (o popular “T”) em casos extraordinários.

5 – Não passar roupas aos poucos
Você sabia que o que gasta mais energia é o aquecimento constante do ferro? Por isso, o ideal é acumular todas as roupas e passá-las de uma só vez (assim, o eletrodoméstico só será aquecido uma vez, e não várias no mesmo dia ou semana). Outra dica: comece o trabalho pelas peças mais leves, que são mais sensíveis à temperatura, e deixe as mais grossas, como jeans, para o final.

No site da Cosern (www.cosern.com.br) é possível baixar, em PDF, um Manual de Consumo Consciente. Clique na aba “Eficiência Energética” e depois em “Manual de Consumo Consciente”. Na aba “Agência Virtual” é possível baixar em PDF uma cartilha dirigida às crianças, em quadrinhos, com dicas de como economizar energia.

Nenhum comentário: