Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

MUNDO - Trump manda fazer muro na fronteira com o México e inicia cerco a ilegais

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (25) decreto presidencial que prevê a construção de uma "grande barreira física" na fronteira com o México. O porta-voz acrescentou que o México terá de pagar pela construção do muro de 3.200 km-- algo que as autoridades mexicanas rejeitam. A obra tem um custo estimado em US$ 8 bilhões. De acordo com trechos de uma entrevista concedida à emissora ABC News divulgados nesta quarta-feira, mas que ainda não foi ao ar, o presidente Trump afirmou que o planejamento do muro começará imediatamente e sua construção, dentro de meses.

Imigração
Trump assinou ainda nesta quarta uma segunda ordem presidencial que endurece as leis imigratórias dentro dos EUA, em parte fazendo com que as agências que atuam na área "entreguem" imigrantes ilegais para autoridades federais, revertendo a política do governo Obama de "capturar e soltar" imigrantes na fronteira. A medida também prevê a contratação de 5 mil novos agentes de fronteira e triplicar o número de agentes de deportação, além da retirada de financiamento federal às chamadas cidades-santuário (municípios que limitam cooperação com funcionários da imigração, tecnicamente ajudando a proteger ilegais, como Chicago, Nova York e Los Angeles). 

O decreto ainda prevê a criação de uma agência para lidar com "crimes relacionados à imigração ilegal", sem detalhar. Nos próximos dias, outras medidas relacionadas à imigração devem ser anunciadas. (Com agências internacionais).

Nenhum comentário: