Memorial às vítimas de Covid

sábado, 5 de novembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Quase 900 candidatos comparecem no 1º dia de prova do ENEM no município

Escola Walfredo Gurgel recebeu o maior número de inscrições e de faltosos no 1º de provas no ENEM
Seis escolas do município e a um centro de aprendizagem abrigaram mais uma edição do Exame de Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste sábado. Estavam inscritos 1244 candidatos, mas 347 levaram falta no primeiro dia de prova. Na Escola municipal Walfredo Gurgel 99 candidatos que não compareceram.

EDUCANDÁRIO JESUS MENINO
Inscritos 120  Faltaram 43 (candidatos)

ESCOLA MUN. LUIS MOREIRA DA SILVA
Inscritos 117 Faltaram  35

ESCOLA MUN. FRANCISCO DE OLIVEIRA MELO
Inscritos 276 Faltaram 70

ESCOLA MUN. ARLINDO MARTINS (Tabatinga)
 Inscritos 128 Faltaram 29

CAPACITAR
Inscritos 132 Faltaram 37

ESCOLA ESTADUAL LUIS CARLOS
Inscritos 127 Faltaram: 34

ESCOLA MUNICIPAL WALFREDO GURGEL
Inscritos 344 Faltaram 99

Total de Inscritos: 1244 Compareceram: 897 Faltaram: 347

De acordo com o coordenador, Fabiano Mota, tudo ocorreu na maior tranquilidade e espera que neste domingo se mantenha o mesmo clima.

BRASIL - "Jamais entraria para a política", afirma Sergio Moro

P1060224
“O ideal seria, realmente, restringir o foro privilegiado, limitar a um número menor de autoridades. Quem sabe, os presidentes dos três Poderes.” A proposta é do juiz federal Sérgio Moro, titular da 13.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato em primeira instância. Aos 44 anos, personificação da força-tarefa que investiga esquema de corrupção, desvios e cartel na Petrobrás, ele decidiu dar sua primeira entrevista como juiz da maior operação de combate à corrupção do País, deflagrada em março de 2014.

Em uma hora de conversa, Moro apontou problemas na proposta da Lei de Abuso de Autoridade, defendida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), falou sobre o escândalo na Petrobrás, alertou para o “risco à independência da magistratura” e defendeu o envolvimento do Congresso no combate à corrupção e a importância de se criminalizar o caixa 2.

Acusado pelo PT de ser um algoz do partido, o juiz afirmou que “processo é questão de prova” e acha “errado tentar medir a Justiça por essa régua ideológica”. Sobre atuação político-partidária avisa que não será candidato: “Não existe jamais esse risco”.

O que mais chocou o senhor na Operação Lava Jato?
A própria dimensão dos fatos. Considerando os casos já julgados aqui, o que nós vimos foi um caso de corrupção sistêmica, corrupção como uma espécie de regra do jogo. O que mais me chamou a atenção talvez tenha sido uma quase naturalização da prática da corrupção. Empresários pagavam como uma prática habitual e agentes públicos recebiam como se fosse algo também natural. Isso foi bastante perturbador. (Chamou a atenção) Também a constatação, e aí me refiro a casos que já foram julgados, de que algumas pessoas que haviam sido condenadas na ação penal 470 (mensalão no Supremo Tribunal Federal) persistiam recebendo propinas nesse outro esquema criminoso na Petrobrás. Foi uma coisa bastante perturbadora.

Mesmo depois de deflagrada a Lava Jato, o esquema continuou por alguns meses?
Houve situações constatadas de pessoas recebendo propina em fase adiantada (da Lava Jato). Um dos casos que chamou muito a atenção, um caso já julgado, por isso posso afirmar mais livremente, de um pagamento de propina a um membro da CPMI da Petrobrás, instalada em 2014. Então, se instalou uma comissão parlamentar de inquérito para apurar os fatos e, depois, se constatou que o vice-presidente da comissão solicitou e recebeu propina dos investigados. Por isso tenho dito: precisa aplicar remédios amargos. A Justiça precisa ser efetiva para demonstrar que essa prática não é tolerada.

ESTADO - Das 6 escolas do RN onde o ENEM foi cancelado, 3 já estão desocupadas

Dos seis locais de provas do Enem listados pelo Ministério da Educação (MEC) como ocupados no Rio Grande do Norte, apenas três estão, de fato, ocupados. A realização do Enem nesses locais foi adiada para dezembro. Ao todo, 5.150 inscritos do RN foram afetados pelo adiamento. As ocupações em escolas e universidades de diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.

De acordo com a relação divulgada pelo MEC na manhã desta sexta-feira (4), o Enem não será realizado no campus da UERN de Pau dos Ferros, no campus da UFRN em Caicó (1.138), no IFRN de Macau, no IFRN da Zona Norte de Natal e nas escolas estaduais Professor Anísio Teixeira e Desembargador Floriano Cavalcanti, ambas na capital potiguar. A direção do IFRN da Zona Norte informou que a unidade foi desocupada na última terça-feira (1º). A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no RN (Ubes) confirmou que a Escola Estadual Floriano Cavalcanti foi desocupada na quarta-feira (2) e a Escola Estadual Desembargardaor Anísio Teixeira foi desocupada nesta quinta-feira (3).

"Os estudantes suspenderam a ocupação para a realização do Enem. Esse adiamento por parte do MEC é para desligitimar o movimento. As escolas estão desocupadas, se não houver o Enem é porque o MEC quis sufocar e criminalizar o movimento desde o início", disse Pedro Gorki, vice-presidente regional da Ubes do RN. A assessoria do campus do IFRN de Macau informou que os estudantes emitiram uma nota pública no início da semana informando que iriam desocupar o prédio nesta quinta (3). Mas, diante do adiamento do Enem os estudantes permaneceram na unidade.

A diretora do campus da UFRN em Caicó, professora Sandra Kelly, informou que desde a semana passada ficou acertado com o representante local do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que o prédio seria desocupado nesta sexta (4) para viabilizar a realização do Enem. "De qualquer forma a gente só entregaria o prédio na manhã deste sábado porque nós temos aula hoje (sexta) a noite. Se quiserem vir aplicar a prova o prédio estará pronto", disse.

A assessoria do Inep informou que o prazo para que os locais de provas do Enem fossem desocupados terminou na última segunda-feira (31) e que as unidades que foram desocupadas após esse prazo não terão a realização das provas. Os inscritos que tiveram as provas adiadas farão o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro.

Enem no RN
Para os 190.576 candidatos inscritos no estado que não foram afetados pelas ocupações, as provas acontecem sábado (5) e domingo (6). Em razão do Horário de Verão, é preciso ficar atento à abertura e fechamento dos portões. No estado, pelo horário local, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. Já as provas, terão início às 12h30.



Quanto à faixa etária, 38,4% dos inscritos no estado têm de 21 a 30 anos, e 2% têm menos de 16 anos de idade. Quanto ao sexo, as mulheres são maioria: 110.890 inscrições, o que representa 57% dos candidatos. G1RN

ALTO DO RODRIGUES - Começa daqui a pouco a nova fase do Conversando com o seu Prefeito

Daqui a pouco, a partir das 12h, na FM (Ouro Negro) local "que se diz comunitária", estará de volta a nova temporada do programa de maior credibilidade da emissora, o Conversando com o seu Prefeito. Agora em caráter definitivo, o programa institucional receberá a ilustre presença da secretária de educação Irani Cunha que irá falar sobre os avanços nos números do IDEB no nosso município, entre outros assuntos relacionados a pasta e de interesses da coletividade.

O semanário Conversando com o seu Prefeito é apresentado pelo locutor das multidões Fran Seixas e produzido pela secretaria municipal de comunicação social sob a batuta do secretário Abelardo Neto.

ALTO DO RODRIGUES - Arcebispo metropolitano dá posse ao novo Conselho Econômico da igreja

Iara, Eugênio, Edcarla, dom Jaime, Geraldo (atrás), Cleidinha, padre Francisco e Andrielle

Em noite de alegria e celebração a unção do crisma para mais de 200 jovens, o arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime, deu posse ao novo Conselho Econômico da igreja. Depois da nomeação, o arcebispo deu o cargo como exemplo e disse que não podia fazer o que queria (e bem entendia) "existe uma hierarquia", comentou dom Jaime e ao final de suas palavras desejou boa gestão para o novo conselho econômico. Geraldo (Zé empenado) foi reeleito presidente para o cargo.

Dom Jaime lendo os nomes que compõem o novo conselho econômico
Dom Jaime repassando orientações ao novos conselheiros

ALTO DO RODRIGUES - É HOJE, educação na nova temporada do Conversando com o seu prefeito

Hoje, 05 de novembro, a partir das 12h, na FM (Ouro Negro) local "que se diz comunitária", estará de volta a nova temporada do programa de maior credibilidade da emissora, o Conversando com o seu Prefeito. Agora em caráter definitivo, o programa institucional receberá a ilustre presença da secretária de educação Irani Cunha que irá falar sobre os avanços nos números do IDEB no nosso município, entre outros assuntos relacionados a pasta e de interesses da coletividade.

O semanário Conversando com o seu Prefeito é apresentado pelo locutor das multidões Fran Seixas e produzido pela secretaria municipal de comunicação social sob a batuta do secretário Abelardo Neto.

ALTO DO RODRIGUES - "Aprendi a gostar mais de dom Jaime com os altorodriguenses"

Padre Francisco agradeceu presença
O carismático padre Francisco de Assis agradeceu a vinda do arcebispo metropolitano dom Jaime Vieira Rocha ao município que celebrou a missa de unção do Crisma, vivenciou momento impar, recebendo título de cidadania altorodriguense. Para fechar a noite com chave de ouro, o pároco Francisco disse que passou a admirar ainda mais dom Jaime com os altorodriguenses que gostam muito dele (dom Jaime)

ALTO DO RODRIGUES - Dom Jaime recebe da Câmara Municipal título de cidadão altorodriguense

Vereador Zé Pedro, dom Jaime, a vice-prefeita Emilia Patrícia, o vereador Zé de Zeca e o autor da honraria vereador Renan Melo
A honraria a dom Jaime Vieira Rocha foi proposta pelo vereador Renan Melo (PSD), aprovada por unanimidade em sessão ordinária da Câmara Municipal e entregue ao arcebispo metropolitano na noite desta sexta-feira, na missa de unção do Crisma. O evento católico crismou mais de 200 jovens e recebeu a presença maciça da população que lotou a quadra de esporte Omar Rodrigues Filho, anexo da Escola Walfredo Gurgel.

O título de cidadania foi idealizado pelo vereador Renan Melo (PSD) que solicitou dos colegas da Casa a aprovação do Projeto de Resolução nº 05/2016 sendo aprovado por  unanimidade em 1ª, 2ª e 3ª votação.

Diversas autoridades políticas marcaram presença no evento, com destaque para os vereadores Renan Melo (autor da propositura), a vice-prefeita Emília Patrícia, os edis Zé Pedro e Zé de Zeca, ex-vereador Antonio José, a ex-prefeita Suzana Melo além de secretários de governos, adjuntos entre outros.

Dom Jaime foi pároco da paróquia de São João Batista por doze anos de 1975 a 1987 e ainda pastoreava Alto do Rodrigues e Ipanguaçu, acompanhando o desenvolvimento dessas cidades e fala com muito carinho dos áureos tempos em que foi padre nestas cidades, daqui a pouco confira o vídeo

lisonjeado com a honraria, dom Jaime mostra título de cidadania outorgado
 Vice-prefeita segurando título, autor falando e demais vereadores prestigiando
 autor da condecoração, Renan Melo ressalta importância do título
  vereador lendo o teor do título

  vereador entregando título
 Vereador Zé Pedro falando agradecendo ao dom Jaime
 "Um dedinho de prosa" entre dom Jaime e Zé de Zeca

Palavras de agradecimentos de dom Jaime Vieira Rocha

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Flashs da missa de unção do Crisma

Acontece neste momento na quadra Omar Rodrigues a missa de unção do Crisma com a renovação do batismo de msis de 200 jovens, com dom Jaime Vieira Rcha

OPORTUNIDADE - CEDUCAT tem promoção para incentivar sua qualificação


ALTO DO RODRIGUES - Educação na pauta da nova temporada do Conversando com o seu Prefeito

Amanhã, 05 de novembro, a partir das 12h, na FM (Ouro Negro) local "que se diz comunitária", estará de volta a nova temporada do programa de maior credibilidade da emissora, o Conversando com o seu Prefeito. Agora em caráter definitivo, o programa institucional receberá a ilustre presença da secretária de educação Irani Cunha que irá falar sobre os avanços nos números do IDEB no nosso município, entre outros assuntos relacionados a pasta e de interesses da coletividade.

O semanário Conversando com o seu Prefeito é apresentado pelo locutor das multidões Fran Seixas e produzido pela secretaria municipal de comunicação social sob a batuta do secretário Abelardo Neto.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Gestor tentando "driblar" a crise com a queda da arrecadação

Queda na arrecadação é uma dor de cabeça até para gestores com experiência
Por mais que o prefeito Abelardo Rodrigues carregue toda experiência de seis mandatos, jogo de cintura para controlar os gastos da prefeitura, um dos mais bem conceituados prefeitos da região, com a falta de recursos, queda na arrecadação o "papai", vem tentando "driblar" a crise responsabilidade. Em outubro de 2014, mais de R$ 7 milhões de reais entraram os cofres públicos, No ano seguinte, menos da metade e no mês passado, os recursos não ultrapassaram os R$ 3 milhões. Ainda falta computa aí as inflações de cada ano. 

outubro de 2014
outubro de 2015
outubro de 2016
fonte: banco do brasil 

PENDÊNCIAS - Prefeito paga o mês de setembro e o dinheiro vai aquecer a economia local

A cidade de Pendências está entre os municípios com a situação financeira muitoooooo dificil, mas aos poucos, o prefeito Ivan Padilha vem tentando amenizar os problemas causados pela falta de recursos e bloqueios judiciais. 

Parte dos efetivos já tinha recebido o salário de setembro e hoje os demais servidores já receberam integralmente seus vencimentos pouco mais de R$ 180 mil já depositados nas contas dos funcionários. O pagamento deve aquecer a economia local. 

De acordo com os seus assessores, o prefeito Ivan Padilha está indo para a capital, nesta sexta-feira, para tentar desbloquear outro recurso do município. Na segunda-feira, está marcado uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, o objetivo da audiência é tentar o desbloqueio de recursos bloqueados pelo TJ, na ordem de R$ 463.684,90.

ESTADO - Procurador Marcelo Alves assume Chefia da PRR5

O procurador regional da República Marcelo Alves Dias de Souza é o novo chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5). Ele, que era procurador-chefe substituto desde 1º de outubro de 2015, assumiu o lugar do então titular, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, que deixou o cargo voluntariamente, por motivos pessoais, para retornar a seu estado de origem, a Paraíba.

A permanência de Marcelo Alves, que num primeiro momento assumiu interinamente a Chefia, teve respaldo do colegiado de membros da PRR5. O grupo também acatou o nome de Isabel Guimarães da Câmara Lima como chefe substituta. Eles foram formalmente designados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por meio da Portaria nº 946, de 28 de outubro de 2016, para exercer os cargos até 30 de setembro de 2017.

Marcelo Alves ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1997, na Procuradoria da República na Paraíba, e depois atuou por oito anos na Procuradoria da República no Rio Grande do Norte. Em abril de 2011, foi promovido a procurador regional da República, por merecimento, sendo lotado na PRR1. Veio para a PRR5 em 2012, por concurso de remoção. Atualmente, ocupa a coordenação do Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (NAOP) na 5ª Região.

Natural de Natal (RN), ele formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado pela King's College de Londres. É autor de vários títulos, como “Do precedente judicial à súmula vinculante” (2006), “Ensaios ingleses” (2011), “Retratos ingleses” (2012) e “Códigos ingleses” (2013).

ESTADO - Municípios ganharão recurso extra para desafogar contas no final deste mandato

repatriacao-de-recursos-do-exterior-1456165695
A Confederação Nacional de Municípios divulgou os valores que deverão estar disponíveis em breve para o desafogo de cidades potiguares, de acordo com a liberação de recursos extraídos através da repatriação pelo exterior. 

O Governo Federal arrecadou R$ 50,9 bilhões no processo de regularização de ativos mantidos por brasileiros no exterior, chamado de “repatriação”. Esses R$ 50,9 bilhões foram arrecadados com a cobrança de impostos e multas sobre R$ 169,9 bilhões em bens mantidos por contribuintes em outros países. Pelas regras, sobre o valor regularizado incidiu um alíquota de 15% de Imposto de Renda e outros 15% de multa.

No Rio Grande do Norte, deverão ser disponibilizados mais de R$ 230 milhões. Conforme lista acima, as maiores cidades potiguares receberão valores altos, começando por Natal, com R$17.460.915, 25 e Mossoró e Parnamirim, ambas com R$ 5.256.851,52. No vale do Açu e cidades adjacentes os municípios receberão os seguintes valores:

Assú – R$ 1.815.867.68
Alto do Rodrigues – R$ 825.394,40 
Afonso Bezerra – R$ 660.315,52
Carnaubais -R$ 660.315,52
Ipanguaçu – R$ 825.394,40
Itajá – R$ 495.236,64
Jucurutu – R$ 990.473,28
Macau – R$ 1.320.631,04
Paraú – R$ 495.236,64
Pendências – R$ 825.394,40
Porto do Mangue – R$ 495.236,64
Santana do Matos – R$ 825.394,40
São Rafael – 495.236,64
Serra do Mel – R$ 660.315,52
Triunfo Potiguar – R$ 495.236,64
Upanema – R$ 660.315,52

Não foi divulgado a data exata que os recursos entrarão nos cofres da prefeitura.

ESTADO - Liminar concedida ao MPF suspende cursos da Faibra em todo o RN

O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma liminar que determina à Faculdade Integrada do Brasil – Faibra (mantida pela Associação Educacional Cristã do Brasil) - a suspensão dos cursos de “extensão universitária”, “livres” ou “de aperfeiçoamento” que vinha realizando em todo o Rio Grande do Norte, promovidos sob a alegação que serviriam para obtenção do diploma de graduação em Pedagogia. A instituição, localizada em Teresina no Piauí, não tem autorização para ministrar esses cursos fora de sua sede, mas captava os alunos através de publicidade enganosa.

A Faibra já havia sido impedida de manter tais cursos especificamente no Município de Tenente Laurentino, em outra ação do MPF que já obteve, inclusive, sentença determinando o pagamento de danos materiais e morais aos estudantes. A nova liminar agora amplia a suspensão dos cursos a todo o estado e é fruto de uma ação civil pública de autoria da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel. A faculdade conta com, pelo menos, 1.200 alunos no RN, em municípios como Umarizal, João Câmara, Ipanguaçu, Mossoró, Bodó, Japi, Alexandria, Rio do Fogo e Ceará-Mirim, entre outros

Na liminar, o juiz federal Magnus Delgado determina, além da paralisação dos cursos, a suspensão da expedição de diplomas de graduação baseados nesses cursos, bem como da cobrança de mensalidades ou outras taxas aos estudantes. O magistrado acatou, ainda, o pedido do MPF para bloquear R$ 1 milhão das contas bancárias ou dos bens da faculdade e da associação que a mantém, para o caso de uma decisão futura vir a exigir a reparação dos danos.

ELEIÇÕES - Plenário nega registro de candidato mais votado a prefeito de Itupeva (SP)

A Decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão desta quinta-feira (3), o registro de candidatura de Marco Antonio Marchi (PSD), candidato mais votado a prefeito de Itupeva (SP) no dia 2 de outubro. Marchi recebeu 13.401 votos (49,44% dos votos válidos).
Por unanimidade, a Corte Eleitoral proveu o recurso da Coligação Construindo Itupeva do Presente e do Futuro e negou o registro do candidato por rejeição de contas públicas. Relator do recurso, o ministro Henrique Neves declarou que “esse é um caso de alínea “g” [do inciso I do artigo 1º da Lei nº 64/90], em que houve pagamento a maior para os vereadores, e, por isso, as contas foram rejeitadas. Uma matéria já examinada por este Tribunal”. O relator informou que o candidato teve o registro indeferido em 2014 pelo TSE devido à mesma rejeição de contas.
A alínea “g” da lei estabelece que são inelegíveis, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, os que tiverem contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa,e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição.   

ALTO DO RODRIGUES - O que aconteceu com a denúncia de compra de voto no dia da eleição?

Essa é a pergunta que não quer calar, a população quer saber o que aconteceu com aquela situação de possível compra de voto, protagonizada pela esposa do vereador Magnus Medeiros (PP), no dia da eleição. As pessoas querem saber o que foi feito com as provas, se a Policia Civil já concluiu o caso e enviou para  Justiça Eleitoral, se vai para a Polícia Federal. Muitos desses questionamentos precisam de esclarecimentos Com a palavra, a Justiça!!!

SAÚDE - Dicas para prevenir o câncer de próstata

A próstata é uma glândula masculina localizada à frente do reto e abaixo da bexiga. Tem o formato de uma maçã e possui o tamanho de uma noz. Apesar de ser pequena, exige cuidados, assim como os demais órgãos do corpo. É responsável por produzir parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, e envolve o início da uretra, tubo que elimina a urina armazenada.

A próstata é onde ocorre o segundo tipo mais comum de câncer nos homens brasileiros e o sexto tipo de câncer mais comum do mundo. A maior parte dos cânceres de próstata se origina nas células das glândulas que constituem a próstata e são conhecidos como adenocarcinomas. A doença se manifesta principalmente em homens a partir dos 50 anos, mas isso não significa que você só deve começar a se preocupar com a doença quando estiver se aproximando da idade de risco. O exame de toque retal deve começar a ser feito anualmente a partir dos 40 ou 45 anos de idade.

Exames
Os exames são muito importantes para identificação do câncer na fase inicial, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento. São eles:
Dosagem de PSA total e/ou livre no sangue – Esse exame avalia os níveis dessa substância no sangue. Os valores encontrados podem ajudar a diferenciar os cânceres benignos dos malignos.
Exame de toque retal - É um dos exames mais importantes para diagnosticar a doença, mas infelizmente a maioria dos homens ainda foge desse exame, pois se sente constrangida pela forma como ele é realizado. O médico introduz o dedo no reto do paciente para apalpar a próstata e detectar possíveis áreas suspeitas na glândula. É um exame indolor e rápido.

Alimentação
Adote uma alimentação rica em vegetais, frutas, legumes, grãos, fibras e cereais integrais. É importante consumir alimentos como couve-flor e brócolis.
Evite o consumo de álcool ou consuma com moderação;
Reduza a quantidade de gordura consumida, principalmente de origem animal;
Consuma vitaminas A e D, chá verde, tomate (fonte de licopeno, pigmento que dá cor ao tomate) e selênio (mineral com ação antioxidante. Presente na castanha do Pará).

Hábitos saudáveis
Procure manter o peso na medida certa;
Pare de fumar ou reduza a quantidade de cigarros fumados. Segundo cientistas norte-americanos, os fumantes diagnosticados com câncer de próstata tem maior probabilidade de morrer da doença do que os não-fumantes e correm mais risco de desenvolver tumores mais agressivos.
Pratique no mínimo 30 minutos de atividade física diariamente.

Cuidados
Fique atento a sintomas como presença de sangue na urina, incômodo ao urinar (dor ou ardência), jato urinário mais fraco que o normal, dor durante a ejaculação ou necessidade de urinar com frequência, principalmente durante à noite. Se sentir algum desses sintomas, procure um médico para avaliação. O câncer de próstata tem cura quando identificado nos estágios iniciais da doença. Portanto, a prevenção e cuidado são os melhores remédios.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo conquista o sexto mandato em cima de Jaqueline com maioria histórica


Não era fácil (e não foi), a vitória de reeleição do prefeito Abelardo Rodrigues, mesmo com todas as dificuldades financeiras, salários atrasados, crise geral, muita gente desmotivada e, ainda assim, o prefeito Abelardo Rodrigues entra para a história política do município por ter conquistado o sexto mandato, com uma diferença de 701 votos sobre Jaqueline, esposa do ex-prefeito Eider Medeiros que também perdeu para Abelardo em 2012 por 166 votos.

O que fez Abelardo Rodrigues vencer? Entre outras, um capital eleitoral que poucos políticos na região têm: Credibilidade.

O povo confiou em Abelardo Rodrigues, por que sabe que quando ele pode, ele faz, se não fez não tinha como fazer, mas a confiança do povo com ele é o grande trunfo de Abelardo Rodrigues para vencer qualquer eleição.

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo agradece vitória nas urnas e comemora com o povão


ALTO DO RODRIGUES - Hoje completa 30 dias da vitória inédita de Abelardo Rodrigues


A exatos 30 dias, a cidade comemorava a vitória de reeleição do prefeito Abelardo Rodrigues (DEM) sobre a candidata Jaqueline Medeiros (PSD). O sexto mandato foi resultado do grande trabalho da boa articulação e serviços prestados de Abelardo Rodrigues, da vice Emília, com o apoio dos vereadores da coligação Alto do Rodrigues Seguindo em Frente, dos colaboradores, correligionários e amigos dos que desejam a continuidade do desenvolvimento no município.

Em 45 dias, a oposição perseguiu, intimidou e inventou todo tipo de discórdia na intenção de vencer a eleição. Começou então, aquela velha conversa, de que o prefeito Abelardo Rodrigues estaria na lista do Ficha Suja e, portanto, não seria candidato, mas tudo deu certo para o povo e para o "papai". Abelardo foi candidato, registrou candidatura que foi deferida pela Justiça Eleitoral e venceu com uma maioria de 701 votos.

Pessoa ligada ao casal Eider e Jaqueline, nos confidenciou (e pediu segredo) que nos últimos dias, de posse de uma pesquisa que dava uma vitória à Abelardo a estratégia era tentar diminuir "a surra" de votos. "Eider pediu para o governador enviar, trocar o comando dos policiais civis e colocá-los à disposição da gente para perseguir o povo de Abelardo", disse a pessoa.

Nos últimos comícios de Abelardo Rodrigues, policiais faziam blitz na rota dos comícios de Abelardo Rodrigues e isso foi se intensificando e crescendo, tanto na cidade como nos distritos. Nos dois últimos comícios, da cidade e do distrito, algumas pessoas até ficaram com medo da tentativa de intimidar o povo, mas cada atitude dessa fortalecia o grupo e mais adesões aconteciam para Abelardo e Emília.

Nas últimas 72 horas que antecediam o dia "D", a galera dos Filhinhos do Papai foram perseguidos por policiais. A juventude do 25 viu algumas vezes o carro dos policiais civis entrando e saindo da mansão de Eider e Jaqueline, deixando claro o intuito de perseguir e intimidar.

As perseguições continuaram no sábado. À noite, policiais civis tentaram cerco contra o vereador Pedro Eugênio, tudo em vão, nada encontraram que pudesse incriminar Pedro Eugênio. O pai (de Pedro Eugênio) Graciliano Sena estava junto do filho e deu uma lição de moral nos policiais que estavam à serviço da oposição que até hoje eles (os policiais) estão procurando um buraco para se esconder.

No domingo à tarde, a denúncia de compra de voto mulher do vereador Magnus Medeiros movimentou a cidade nas proximidades do colégio Walfredo Gurgel e a polícia foi chamada, miliares do exército cercaram o veículo (uno vermelho) com as provas que foi lavrado na delegacia da polícia civil e encaminhado para a justiça sentenciar. Ah, na tentativa de fugir, a esposa do vereador ainda atropelou uma senhora.

Efeito bumerangue
Tudo que os adversários montaram de estratégias contra Abelardo, Emília e os vereadores deu errado: 

- Na tentativa de prejudicar a gestão de Abelardo, Eider e Jaqueline, pediram ao governador Robinson Faria para tirar dois serviços da Central do Cidadão, mas sofreu efeito contrário;

- Colocaram policiais (civis e miliares) para intimidar (blitz) com motociclistas e motoristas. As apreensões foram só com pessoas que votavam no 55, depois de ter o bem apreendido pela polícia, decidiram votar em Abelardo;

- Falaram que Abelardo estaria comprando votos e quem foi pego em atitude suspeita foi o grupo da oposição.

ESTADO - Enem é adiado para 3.990 candidatos do RN, segundo MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (1º) que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação no próximo fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios listados como locais de provas. No Rio Grande do Norte, 3.990 candidatos serão afetados e as provas não serão aplicadas em cinco locais. As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, email e divulgação nos sites e redes sociais MEC e do Inep. Os inscritos podem acessar o aplicativo Enem 2016 e, ainda, se informar pelo 0800 616161.

A aplicação das provas do Enem não vai acontecer no próximo fim de semana no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de Caicó, no IFRN de Macau, no campus do IFRN da Zona Norte de Natal, e nas escolas estaduais Professor Anísio Teixeira e Desembargador Floriano Cavalcanti (Floca), na capital potiguar. A assessoria do IFRN Zona Norte entrou em contato com o G1 e informou que os alunos garantiram que a unidade será desocupada ainda nesta terça-feira (1). Ainda de acordo com a assessoria, o Inep não comunicou oficialmente a unidade escolar sobre o adiamento da prova no local.

Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem. "O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco".

Ocupações
As ocupações em escolas e universidades do Rio Grande do Norte começaram no início de outubro em protesto contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241, aprovado em segundo turno pela Câmara Federal.O Ministério da Educação pediu que os estudantes desocupassem escolas que seriam locais de prova do Enem. O MEC optou por adiar a prova apenas nos locais que estão ocupados. G1RN

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Jordana Lopes


Queremos parabenizar nesta quarta, a leitora Jordana Lopes que completa mais um ano de vida. A filha de Zélia (de São José), recebe os cumprimentos pela data especial e nós lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ESPORTE - STJD suspende e multa árbitro Sandro Meira Ricci por confusão no Fla-Flu

Sandro Meira Ricci
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu nesta terça-feira o árbitro Sandro Meira Ricci por conta da arbitragem confusa no clássico entre Fluminense e Flamengo disputado pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro no dia 13 de outubro, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Sandro Meia Ricci foi suspenso por 60 dias e multado em R$ 1 mil. Segundo o STJD, ele não "coibiu a animosidade e a violência entre os atletas", além de ser advertido por deixar de relatar as ocorrências na súmula do jogo.

No segundo tempo do clássico, o árbitro anulou um gol do Fluminense após marcar impedimento do atleta Henrique. Porém após reclamação dos jogadores do time tricolor, Sandro Meira Ricci voltou atrás e validou o gol, apesar de o zagueiro estar adiantado.

Depois de validar o gol, uma confusão tomou conta do gramado e a partida ficou 13 minutos paralisada. Sandro Meira Ricci anulou novamente o gol e só relatou a confusão dias depois do jogo, quando fez uma retificação na súmula da partida. O Fluminense tentou anular o jogo, alegando que houve interferência externa na decisão de Sandro Meira Ricci, mas o STJD encerrou o caso, mantendo o resultado - vitória do Flamengo por 2 a 1. O tribunal também decidiu multar o clube tricolor em R$ 1 mil por causa dos objetos atirados no gramado.

MUNDO - Papa Francisco acredita que mulheres nunca serão padres

Papa Francisco interage com os fiéis no Vaticano
O papa Francisco disse nesta terça-feira acreditar que a proibição de mulheres se tornarem padres na Igreja Católica Romana é para sempre e nunca será alterado, em um de seus comentários mais definitivos sobre o assunto. Ele falava a bordo do avião papal, voltando para Roma após passagem pela Suécia, em entrevista coletiva a repórteres, que se tornou uma tradição em voos de retorno após viagens ao exterior. Uma repórter sueca destacou que a chefe da Igreja Luterana, que recebeu Francisco na Suécia, era uma mulher, e então perguntou se ele pensa que a Igreja Católica irá permitir que mulheres sejam ordenadas nas próximas décadas.

“São João Paulo 2º teve a última palavra clara sobre isto e assim fica, assim fica”, disse Francisco, referindo-se ao documento de 1994 do papa João Paulo 2º que fechou a porta à entrada de mulheres como padres. O Vaticano diz que isto é parte infalível da tradição católica. A repórter então pressionou o papa, perguntando: “Mas nunca? Nunca?”. Francisco respondeu: “Se lermos cuidadosamente a declaração de São João Paulo 2°, as coisas vão nesta direção”.

Francisco havia dito previamente que a porta para ordenação de mulheres está fechada, mas apoiadores de mulheres como padres esperam que um próximo papa mude a decisão, particularmente por conta da escassez de padres no mundo. A Igreja Católica diz que mulheres não podem ser ordenadas porque Jesus escolheu somente homens como apóstolos. Críticos dizem que Jesus só seguia as normas de sua época.

ALTO DO RODRIGUES - Cemitérios públicos estão prontos para visitação no Dia de Finados


Mesmo com todas as dificuldades e crise financeira, o governo municipal não poupou esforços e todos os cemitérios públicos do município estão prontos para a visitação neste 02 de novembro, Dia de Finados. Centenas de pessoas deverão comparecer para prestar homenagens aos entes queridos.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

ESTADO - Agripino defende a contenção de gastos para disciplinar as contas públicas

O senador José Agripino (DEM-RN) voltou a defender a PEC que limita os gastos públicos nesta terça-feira (1). O presidente nacional do Democratas destaca que aprovação da matéria é uma necessidade do Brasil para "arrumar a casa". 

Devido a um pedido de vista coletivo, a votação de hoje foi adiada. Entretanto, o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCH), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), deu parecer favorável a PEC. O tema volta a ser debatido na próxima terça-feira (8). Democrata defende a contenção dos gastos. "Qual é a alternativa se não se votar a PEC 241? Aumentar imposto, sacrificar ainda mais a sociedade, e isso nós não vamos permitir. Deus nos livre de permitir à volta da escalada de aumento de impostos. Vamos conter os gastos e disciplinar as contas públicas do Brasil".

Agripino está otimista, e acredita que a votação da PEC será concluída antes do recesso parlamentar de dezembro.“O cronograma está feito, a determinação está tomada. No Senado haverá, com certeza absoluta, número suficiente para a aprovação. Além disso, o relator está determinado a cumprir os prazos e em fazer com que, em primeiro e segundo turno, essa matéria esteja votada antes do recesso de dezembro”.

ALTO DO RODRIGUES - Educação na nova temporada do Conversando com o seu Prefeito

Neste sábado, 05 de novembro, a partir das 12h, na FM (Ouro Negro) local "que se diz comunitária", estará de volta a nova temporada do programa de maior credibilidade da emissora, o Conversando com o seu Prefeito. Agora em caráter definitivo, o programa institucional receberá a ilustre presença da secretária de educação Irani Cunha que irá falar sobre os avanços nos números do IDEB no nosso município, entre outros assuntos relacionados a pasta e de interesses da coletividade.

O semanário Conversando com o seu Prefeito é apresentado pelo locutor das multidões Fran Seixas e produzido pela secretaria municipal de comunicação social sob a batuta do secretário Abelardo Neto.

ESPORTE - FOX Sports e Esporte Interativo podem anunciar novidades nos próximos dias

A contratação de Mauro Beting vai ao encontro do interesse da direção do Esporte Interativo em reforçar a sua base de São Paulo. De acordo com o UOL, por Flávio Ricco, este, de maneira muito clara, é um dos objetivos do gerente-geral da Turner no Brasil, Gustavo Diament. Ainda segundo a fonte, outras novidades poderão ser anunciadas no decorrer dos próximos dias. Por outro lado, o FOX Sports trabalha para preencher a vaga de Mauro Beting. Até o final desta semana, acredita a sua direção, deve ser acertada a contratação de um novo comentarista. Especula-se que pode ser do Marcelinho Carioca. É que depois de sair derrotado nas eleições para vereador em São Paulo, ele está disposto a se dedicar ao jornalismo esportivo.

BRASIL - Comissão do Senado aprova projeto que eleva vaquejada a patrimônio

Comissão do Senado aprova projeto que eleva vaquejada a patrimônio cultural
A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira, 1º, um projeto que eleva a vaquejada e o rodeio à condição de manifestação cultural nacional. Na prática, a proposta não legaliza os eventos, mas foi entendida pelos senadores como um primeiro passo para reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou a vaquejada ilegal por considerar que a prática causa sofrimento animal. O projeto já passou pela Câmara e segue agora para o plenário do Senado. 

Mesmo com a véspera do feriado, a comissão contou com a presença de vários senadores, de diferentes partidos, que fizeram questão de manifestar o apoio à vaquejada e a posição contrária à decisão do Supremo. Os parlamentares também aprovaram um requerimento de urgência, para que o projeto tramite com mais rapidez no plenário do Senado. 

Além dessa proposta, ainda tramitam no Senado outros três projetos de lei com o mesmo intuito, sendo um deles uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Os parlamentares alegam que a vaquejada faz parte da cultura local e também argumentam que é possível manter a prática com atenuação do sofrimento animal.

(IN)SEGURANÇA - Carro oficial do prefeito de Natal é roubado em frente à Câmara Municipal

Um carro oficial da Prefeitura de Natal, veículo usado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, foi roubado em frente à Câmara Municipal no início da tarde desta terça-feira (1º). De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, apenas o motorista estava no automóvel no momento do assalto.

Segundo a assessoria, o carro estava sendo usado pelo prefeito, que se reuniu com vereadores na Câmara nesta terça. No entanto, Carlos Eduardo não presenciou o crime, pois estava reunido no momento da abordagem. Ainda de acordo com a assessoria, apenas um homem participou do roubo. Além do carro foram levados objetos pessoais do motorista. Ninguém se feriu durante o assalto. G1RN


ESTADO - RN terá mais de 900 casos de câncer de próstata até o final do ano, diz Inca

Arte próstata (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Rio Grande do Norte deve chegar ao final do ano com 930 casos registrados de câncer de próstata, o que representa uma taxa de 57,8 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, o estado fica atrás apenas de Pernambuco (61,73) e Sergipe (58,48). Em Natal, capital potiguar, a situação é ainda mais preocupante: a estimativa é de 240 casos, com uma taxa de 59,77. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que anualmente faz uma projeção sobre os casos de câncer no país.

Ainda segundo o Inca, mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil em 2016. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. Nesse contexto, anualmente é realizada no mês de novembro, a campanha Novembro Azul, cujo objetivo é orientar os homens sobre a importância de se fazer exames preventivos.

“O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 90% a chance de cura. Em geral, a partir dos 50 anos de idade, o homem deve fazer uma consulta. Quando existem fatores de risco, a recomendação é realizar a consulta um pouco antes, com 45 anos”, ressalta o urologista Ângelo Campos.

Além do exame de detecção e da consulta regular ao urologista, o médico enfatiza que a adoção de um estilo de vida saudável auxilia na prevenção. “O homem tem que cuidar da saúde, praticando atividade física e tendo uma vida saudável. Além de prestar atenção na rotina do câncer de próstata. Não custa nada fazer os exames anuais ou semestrais, às vezes basta uma consulta. É melhor fazer isso logo e prevenir do que evitar problemas maiores depois”, conclui.

Novembro Azul
Em 2011 nasceu a campanha Novembro Azul, que tem a missão de alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. A edição deste ano deve ampliar sua abordagem. Com o mote ‘De Novembro a Novembro Azul - Movimento permanente pela saúde integral do homem’, a campanha pretende orientar sobre o câncer de próstata e alertar o homem sobre a importância de cuidar de sua saúde. G1RN

ALTO DO RODRIGUES - Amanhã é feriado, aproveite hoje as super ofertas do Supermercado Soberano


MACAU - Prefeito eleito defende parceria com o MP na nova gestão

“Foi uma oportunidade para reafirmar ao Ministério Público que nós queremos fazer uma gestão séria, transparente, participativa, democrática e, acima de tudo, muito eficiente”, declarou o jornalista e prefeito eleito da cidade de Macau, Túlio Lemos, logo após a audiência com o Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis. O encontro aconteceu no início da manhã desta segunda-feira, 31, na sede da Procuradoria em Natal.

Túlio lembrou que na condição de jornalista sempre foi parceiro do Ministério Público, por entender que o órgão é o guardião e defensor da sociedade. “Agora na condição de prefeito quero estreitar cada vez mais essa parceria, para que a gente possa governar Macau com seriedade e honestidade, tirando a cidade das páginas policiais para o desenvolvimento”, disse o prefeito eleito.

Túlio Lemos considerou o encontro com o Procurador de Justiça como um momento positivo para a imagem da cidade de Macau. “Rinaldo foi muito positivo e senti o desejo do Ministério Público em colaborar com a nova gestão que se iniciará em 1º de janeiro de 2017, onde pretendemos governar em sintonia com os órgãos de controle e fiscalização da máquina pública”, concluiu o prefeito.


ELEIÇÕES - Candidatos e Partidos tem até amanhã para prestar contas dos recursos aplicados nas eleições 2016

O prazo para entrega das prestações de contas dos recursos arrecadados e aplicados em campanha eleitoral por candidatos e órgãos de direção dos partidos políticos em todas as esferas (nacional, estadual e municipal) termina hoje 1º/11/2016 (terça-feira), às 19:00 horas local.

A entrega consiste do envio à Justiça Eleitoral, via internet, do arquivo eletrônico gerado no Sistema de Prestações de Contas Eleitorais (SPCE2016), contendo o registro de toda a movimentação relativa às receitas e despesas realizadas durante a campanha, inclusive os recursos estimáveis em dinheiro.

Dentro do mesmo prazo, o prestador de contas deverá se dirigir ao cartório eleitoral da circunscrição municipal correspondente, devendo proceder ao encaminhamento da documentação prevista no art. 48, II e no art. 50, § 2º da Resolução TSE nº 23.463/2015.

Os documentos listados no art. 48, II da Resolução TSE n.º 23.463/2015 são os seguintes:
a) extrato das contas bancárias abertas pelo candidato/partido político contemplando todo o período de campanha;
b) comprovante de recolhimento das sobras financeiras de campanha à respectiva direção partidária, quando houver;
c) documentos fiscais relativos aos gastos com Fundo Partidário;
d) declaração firmada pela respectiva direção partidária de que recebeu bens e/ou materiais permanentes, quando houver;
e) autorização do diretório nacional na hipótese de assunção de dívida de campanha;
f) instrumento de mandato para constituição de advogado;
g) comprovantes bancários de devolução de recursos de fontes vedadas ou guias de recolhimento ao Tesouro Nacional, se houver;
h) notas explicativas, com as justificativas pertinentes.

Convém lembrar que é obrigatória a constituição de advogado para a prestação de contas.
Em Natal, as contas eleitorais de candidatos e diretórios partidários municipais deve ser realizada diretamente no Fórum Eleitoral da Capital, situado na Avenida Rui Barbosa, SN, Morro Branco (por traz do IFRN). Já as direções estaduais dos partidos políticos, deverão fazer a entrega das suas contas na sede da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), localizada na Praça André de Albuquerque, nº 534, Centro. Os cartórios eleitorais e a Secretaria do TRE-RN encontram-se em funcionamento no regime de plantão aos sábados, domingos e feriados, no horário das 15:00 às 19:00 horas, conforme Portaria Conjunta nº 11/2016/PRES/CRE.

Após o dia 1º de novembro, todo candidato que não tiver cumprido o dever legal de prestar contas terá a sua quitação eleitoral suspensa automaticamente. Após essa data, a Justiça Eleitoral notificará os omissos para apresentarem suas contas no prazo de 72 horas. Permanecendo a omissão, as contas serão julgadas não prestadas, ficando o candidato impedido de obter a certidão de quitação eleitoral durante o período do mandato para o qual concorreu, persistindo os efeitos os efeitos após esse período até a efetiva apresentação das contas. Nenhum candidato poderá ser diplomado antes que suas contas sejam prestadas.

ALTO DO RODRIGUES - Comece novembro economizando com as ofertas do Supermercado Soberano

CORRENTE DE ORAÇÃO - Titico Nunes

Fomos pegos de surpresa com a noticia nada agradável que o jurista e professor Francisco Nunes, conhecido popularmente como Titico, sofreu uma parada cardiorrespiratória no último fim de semana e está internado em Mossoró, precisando neste momento de nossas orações. Aguardamos seu retorno muito em breve com a saúde recuperada!

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

BRASIL - As 10 cidades que mais tiveram votos brancos e nulos no 2º turno

No segundo turno em Mauá (SP) mais de um quarto dos votos foram brancos ou nulos. Na cidade, a taxa de nulos foi de 20% a a de brancos, de 5,8%. O candidato Atila Jacomussi (PSB) foi eleito. São Bernardo do Campo (SP) foi a segunda cidade com o maior porcentual de votos não válidos -  com 17,7% de votos nulos e 5,3% de brancos. O empresário Orlando Morando (PSDB) foi eleito prefeito da quarta maior cidade do Estado de São Paulo.  O empresário Orlando Morando (PSDB) foi eleito prefeito de São Bernardo do Campo, quarta maior cidade do Estado de São Paulo. Além de pôr fim a oito anos de governo do PT no município, a vitória do deputado estadual é a primeira de um candidato tucano na cidade desde 1996, quando Maurício Soares foi eleito prefeito. Em Niterói (RJ), 18,1% dos votos foram nulos e 4,7%, brancos. A cidade reelegeu Rodrigo Neves (PV). Em Diadema (SP), foi reeleito Lauro Michels (PV). A cidade teve mais de um quinto dos votos anulados ou em branco, 21,8% - sendo 15,7% nulos e 6,1% brancos. Marcelo Crivella (PRB) foi eleito prefeito do Rio com 59,36% dos votos válidos e superou Marcelo Freixo (PSOL). A cidade registrou 15,9% de votos nulos e 4,2% de brancos.  Em Porto Alegre (RS), 13,4% dos votos registrados foram nulos e 5,7%, brancos. A cidade elegeu Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Em Ribeirão Preto (SP), o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB) foi eleito com 56,9% dos votos válidos. A cidade registrou 14,3% de votos nulos e 3,4% de brancos.  Guarulhos (SP) foi a 10ª cidade com a maior taxa de votos nulos e brancos no segundo turno. A cidade, que elegeu Gustavo Henric Costa (PSB), teve 12,3% dos votos nulos e 5,2% de brancos. 

BRASIL - Temer lança linha de crédito de R$ 5 mil para reforma de casas

O presidente Michel Temer anunciou nesta segunda-feira, 31, o lançamento do "Cartão Reforma", que terá crédito de até R$ 5 mil para as pessoas reformarem suas casas, e afirmou que o governo lançará um programa de regularização das propriedades nas cidades. Em entrevista ao programa de rádio A Voz do Brasil, produzida pela estatal Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Temer disse que a ideia da nova medida é incentivar a geração de empregos, mas detalhou de onde sairá o financiamento e quais serão as condições, como juros e prazos, do financiamento.

O "Cartão Reforma" é um programa similar ao "Minha Casa Melhor", lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff e que dava crédito para beneficiários do programa habitacional "Minha Casa Minha Vida" adquirirem móveis e eletrodomésticos para seus imóveis. As novas contratações do "Minha Casa Melhor" foram suspensas por Dilma em meio aos esforços de ajuste fiscal.

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos

BRASIL - igrejas querem financiamento de bancos públicos para construção de templos

Resultado de imagen de pastor ladrao
Lamentavelmente parece que o Brasil, em plena era científica, cada vez mais está ficando mergulhado na superstição religiosa. E esta vai se apoderando dos espaços políticos. A aberração é tanta que chegam agora a querer que BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica forneçam dinheiro para construção de templos querendo destruir a cláusula do estado laico que não apóia crenças. 

Querem ser tratados como clientes normais, ou seja como empresas. Mas não são as igrejas instituições sem fins lucrativos? Ao menos não deveriam ser instituições sem fins lucrativos? É claro que deveriam ser mas de fato não são. No Brasil a grande maioria são fábricas de milionários explorando a credulidade dos incautos. Da Folha:
Em nome da fé Líderes evangélicos pediram que o governo Temer faça a interlocução com bancos públicos e privados para que as igrejas consigam linhas de financiamento para a construção de templos. “Queremos ser tratadas como clientes comuns, sem preconceitos nem privilégios”, diz o bispo Robson Rodovalho, presidente da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil e fundador da Sara Nossa Terra. Hoje, diz, quando tentam pegar empréstimos, as instituições não aceitam.
Aqui se paga A demanda de Rodovalho é que o governo ajude na articulação com os conselhos de administração dos bancos. “Ainda não se tem confiança na igreja como cliente. Apresentamos nosso patrimônio como garantia e não aceitam.”
Confessionário O bispo da Sara Nossa Terra, que tem cerca de 3 milhões de fiéis, discutiu o pleito com o presidente Michel Temer e com o ministro Henrique Meirelles (Fazenda), em julho, ainda durante o governo interino.

PENDÊNCIAS - Comissão de Transição só após a prestação de contas da campanha

Em conversa com um interlocutor do prefeito eleito Fernandinho (PMDB) ele nos informou que a prioridade no momento é a entrega da prestação de contas da campanha no prazo determinado pela Justiça Eleitoral (até 1º de novembro). "Depois de entregue tudo nos conformes, o prefeito eleito vai montar sua Comissão de Transição", disse o amigo do prefeito eleito Fernandinho Medeiros.

BRASIL - Traficante construiu motel em presídio e pretendia faturar R$ 120 mil por mês

Um traficante preso em Goiás gastou cerca de R$ 200 mil na construção de 112 quitinetes na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital do estado. As unidades foram construídas em menos de 20 dias, no final do ano passado, e estavam em fase final de acabamento quando foram descobertas, informa o jornal O Popular, de Goiânia.

As quitinetes seriam usadas para visitas íntimas de presos. O presidiário Thiago César de Souza, de 32 anos, esperava faturar cerca de R$ 120 mil por mês com o “aluguel” dos imóveis. Segundo os investigadores, Thiago desembolsou R$ 120 mil para a compra de material de construção e outros R$ 70 mil para o pagamento de propina ao então diretor da unidade, Marcos Vinícius Alves, afastado do cargo desde o final de 2015.

Um dos presos pela operação foi o ex-diretor da POG apontado como facilitador da construção das quitinetes. Marcos Vinícius, porém, já está em liberdade. 

Thiago César de Souza, mais conhecido como Thiago Topete, já foi investigado por suspeita de comandar o tráfico na região oeste de Goiânia e de travar uma disputa sanguinária com outro traficante que resultou na morte de 50 pessoas na capital e no interior de Goiás. Topete cumpre pena por tráfico e associação para o tráfico na Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida.