Memorial às vítimas de Covid

sábado, 1 de outubro de 2016

ELEIÇÕES - Falta 1 dia: confira as dicas do TSE para votar com tranquilidade ou justificar sua ausência

Neste domingo (2), 144.088.912 brasileiros estão aptos a ir às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.945 vereadores. Do total do eleitorado, 46.305.957 utilizarão a biometria. O eleitor deve votar entre 8h e 17h, considerando o horário local de seu município. É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). 

Não são aceitas certidões de nascimento ou casamento. Embora o título de eleitor não seja documento obrigatório para votar, ele contém informações que facilitam a vida do eleitor, como o número de sua seção eleitoral. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TSE. Para esta consulta, basta informar o seu nome, data de nascimento e nome da mãe.

No dia da votação é permitido ao eleitor manifestar apoio a seu candidato ou partido, desde que essa manifestação seja individual e silenciosa. O eleitor pode usar camiseta, boné ou botton de seu candidato. Na cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar com o mesário enquanto o eleitor vota. 

Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral. Diante da urna eletrônica, o primeiro escolherá o candidato a vereador (são 5 dígitos) e depois o candidato a prefeito (dois dígitos). Para agilizar a votação, a Justiça Eleitoral orienta os cidadãos a levar os números anotados em papel.

Justificativa
O eleitor que não puder votar deve justificar sua ausência. É necessária uma justificativa para cada turno de votação. A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência. Para justificar a falta no primeiro turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 1º de dezembro. Se a falta for no segundo turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 29 de dezembro. Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário. Acesse aqui o formulário da justificativa eleitoral.

Só não vão votar neste pleito municipal os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos, e os que estão cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.

Proibição aos candidatos

Hoje também é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e 22h, nos termos da Lei nº 9.504/1997 (artigo 39, parágrafos 3º e 5º, inciso I). Este sábado também é o último dia (até as 22h) para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/1997, artigo 39, parágrafo 9º).

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ELEIÇCÕES - TRE-RN determina suspensão da venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou a suspensão da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos - bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos similares - em todo estado do Rio Grande do Norte entre 6h e 18h do próximo domingo (02), primeiro turno das eleições, e entre 6h e 18h do dia 30 de outubro, na eventualidade do 2° turno.
A portaria é assinada pelo presidente do TRE/RN, Desembargador Dilermando Mota, pelo Corregedor Ibanez Monteiro e também pelo procurador Regional Eleitoral Dr Kléber Martins.
O TRE-RN tem a missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia. Bem como, compete ao Tribunal expedir instruções com vistas ao bom funcionamento do serviço eleitoral. O regional Potiguar considera que o voto consciente deve prevalecer em prol do fortalecimento do processo democrático, que não se coaduna com a ingestão, ainda que moderada, de bebidas alcoólicas, sabidamente capaz de afetar a capacidade de discernimento do ser humano.
Esta medida restritiva de venda e consumo de bebidas alcoólicas, nos pleitos anteriores, tem mostrado a eficácia esperada para a boa ordem do processo eleitoral, reduzindo o número de ocorrências formalizadas e distúrbios nos locais de votação.
O descumprimento desta determinação ensejará a prática do crime de desobediência, nos moldes do art. 347 do Código Eleitoral (Lei nº 4737/65). Os Juízes Eleitorais, em face das peculiaridades das respectiva zonas, podem elastecer o horário aludido (6h às 18h) editando, para tanto, com no mínimo 48 (quarenta e oito) horas antes do pleito, portaria com amplo conhecimento ao eleitorado pelos meios que entender cabíveis. Os magistrados também darão ciência imediata ao Ministério Público Eleitoral e aos órgãos de segurança pública locais para o devido conhecimento e cumprimento.

ALTO DO RODRIGUES - Onda vermelha invade São José levando alegria

ALTO DO RODRIGUES - Onda vermelha invade São José


A onda vermelha invadiu o distrito de São José. Uma multidão jamais vista na comunidade desembarcou para encerrar as mobilizações políticas da coligação alto do Rodrigues Seguindo em Frente. 

Já falaram: Fifi, Ina, (Ivan em nome de ranicleide), Rivanda (em nome de Junior de Almir), Marlene com participação de do presidente municipal do PR, Bão, Jocitan, Zé de Zeca, Manoelzinho
Cavalcante, Zé Pedro, Jordânia, Dedé Loucura, André Magela, Nixon, Sandra Mix, a liderança Pingoró, Pedro Eugênio, Dora e o ex-vereador Toinho Olegario.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo estava inspirado em seu discurso no Comício da Paz

Ontem, o prefeito Abelardo Rodrigues fez um dos seus melhores discursos da campanha. Ele começou falando de várias campanhas memoráveis em que adversários eram apenas adversários. Foi assim em 82 quando venceu três candidatos de uma única vez, 88 até chegar no ano de 2008 onde foi implantado a política do ódio, do rancor. Confira esse e outros importante assuntos que o prefeito Abelardo Rodrigues abordou em seu pronunciamento.

ALTO DO RODRIGUES - Terceira noite dos festejos da Padroeira Nossa Senhora do Rosário


Hoje, a celebração ficará por conta do padre Gilmar Pereira Victor (Vigário Paroquial da Paróquia de São José dos Angicos). Serão homenageados: Os dizimistas de toda Paróquia, Grupo da Melhor idade, Secretaria de Saúde, Clínicas Particulares e Hospital Maria Rodrigues de Melo. Bairro São Francisco será a comunidade homenageada. Na parte social, haverá apresentações das escolas, municipais e particulares, além dos projetos sociais.

ALTO DO RODRIGUES - Confira a programação para hoje e os flashs do Comício da Paz


Hoje, a Caravana da Vitória de Todos do Palanque da Verdade vai percorrer Tabatinga, Ponciana, Estreito, Gajé e encerra com grande comício em São José. Confira os principais flashs da noite de ontem, no Comício da Paz.




PENDÊNCIAS - Juíza suspende divulgação da pesquisa do Instituto SETA que apontava Gustavo como favorito


As pesquisas realizadas pelo Instituto Seta já foram suspensas pela Justiça Eleitoral nas cidades de Macau, Assu, Caicó e agora em Pendências.

O jurídico da campanha de Fernandinho, Dr. Servulo Nogueira, conseguiu na Justiça a suspensão imediata da divulgação dos dados da pesquisa feita pelo Instituto Seta (nº 09733/2016) que apontava Gustavo Queiroz (PSD) como favorito a sucessão ao executivo municipal.

O pedido do advogado Dr Sérvulo Nogueira foi baseado na Resolução  do TSE 23.453/2015 que em seu Artigo 3 diz que a partir de 18 de agosto de 2016, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidaturas deverá constar das pesquisas realizadas, mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevista. E na Pesquisa não constava o nome do candidato a prefeito pelo PSOL, Cláudio Guimarães, que está com Apto no sistema de Divulgação de Candidaturas do TSE, mas com recurso a ser apreciado. 

Para a magistrada da 47º Zona Eleitoral da Comarca de Pendências, "se a divulgação da pesquisa for feita como foi realizada passará dados que não correspondem com à realidade do momento das entrevistas, podendo trazer prejuízos a candidatos", diz a Dra Maria Cristina Menezes de Paiva Viana em sua Decisão. Por isso, determinou a imediata suspensão da divulgação do resultado da pesquisa sob pena de multa no valor de R$ 20 mil.
O renomado advogado Dr Sérvulo Nogueira

ALTO DO RODRIGUES - A cada nova passeata do 25, um novo recorde é batido



A cada mobilização política da coligação Alto do Rodrigues Seguindo em Frente, um novo recorde de público é batido. Ontem, foi mais um exemplo disso, uma multidão percorreu a avenida principal com muita alegria contagiando a todos que assistia.

ALTO DO RODRIGUES - Confira as principais ofertas do Supermercado Soberano


ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

terça-feira, 27 de setembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Nixon Baracho parabeniza os fiéis e devotos da padroeira do município


ALTO DO RODRIGUES - Família unida defende candidatura de Marlene

Francy, a filha; Marlene, a mãe, esposa  e candidata; Bão, o pai e esposo incentivador; Juan, o filho
No último sábado, no comício do tamborete, um dos discursos que arrancou muitos aplausos da população, foi o de Marlene de Bão, que estava muito feliz com a união da família em torno de sua candidatura. Quem fez uso da palavra foi o filho Juan, confira o vídeo 

MACAU - Juíza Eleitoral suspende pesquisa eleitoral por suspeita de manipulação dos dados

Juíza Eleitoral da 30ª Zona, Macau-RN, Andrea Antas Cabral Câmara, suspende a divulgação da pesquisa do Instituto Seta, registrada no TER-RN, sob o numero RN-06150/2016, sob pena de multa de R$ 20 mil. A Dra Andrea Cabral Antas Câmara, entendeu que a pesquisa contratada realizada e “paga” pelo próprio instituto para a coligação “Mudança de Verdade”, tinha indícios de dados manipulados. No questionário da pesquisa Seta, por exemplo, não constava o nome do candidato Maurício Andrade, substituto de Luiz Cláudio do Psol, assim como foram feitas 350 entrevistas com uma margem de erro correspondente a 4,5%, quando este deveria ter sido de 5,2%.

O entendimento é que o candidato da coligação “Mudança de Verdade”, Tulio Lemos, usou de má fé para confundir o eleitor, na tentativa clara de estreitar a diferencia de percentual que separa ele, do candidato da coligação da A Força que Vem do Povo, que tem Zé Antonio como candidato a prefeito.

Com base na pesquisa Consult divulgada dias atrás, o candidato Zé Antonio lidera as pesquisas de intenção de votos com a larga maioria, 13%, em cima de seu adversário. Para um eleitorado de aproximadamente 21 mil eleitores, isto corresponde a mais de 2700 votos de maioria sobre o candidato Tulio Lemos.

Nas ultimas eleições municipal de 2012, na cidade de Macau votaram 17.982 mil eleitores, tomando-se por base esse número e o percentual da pesquisa Consult, se Zé Antonio tem 38,1% da preferência dos eleitores e Túlio Lemos 25%, se as eleições fossem hoje, Zé Antonio venceria as eleições com uma margem de 2.337 votos.

Como estamos há 5 dias do dia das eleições, não há mais tempo para se fazer uma pesquisa colocando o candidato Tulio Lemos a frente nas intenções de votos, tendo o eleitorado já decidido seu voto, [baseando-se na pesquisa consult], contudo, a intenção da coligação “Mudança de Verdade”, parece que era de diminuir a margem de diferencia de Zé para Tulio, injetando animo em seus eleitores para o domingo dia 2.

Efrranciscogomes.com

ALTO DO RODRIGUES - Vereador Nixon Baracho prestando contas do mandato


AFONSO BEZERRA - Proposta de Neto de Zoraide e Valmir


GUAMARÉ - Comício de Mozaniel e Edinho de Moacir é marcado por adesões

No último domingo, uma multidão incalculável percorreu as principais ruas da cidade, anunciando a mudança com Mozaniel e Edinho de Moacir, candidatos a prefeito e vice. Além da passeata que "laranjou" a avenida, outro fato importante e corriqueiro marcou o comício. As adesões.

Uma delas é este guerreiro, jovem, determinado, que decidiu apoiar a coligação Guamaré Merece Mais. Tatá, como é conhecido até subiu no palanque pra discursar elogiando Mozaniel e Edinho e não poupou críticas a atual gestão.

Tatá e outras pessoas também se declararam no Palanque da Mudança.

CARNAUBAIS - Marcada vigilia de Dr Thiago e Marineide


ALTO DO RODRIGUES - Vereador Nixon Baracho presta conta do mandato


REGIONAL - Situação da barragem Armando Ribeiro e demais reservatórios

 
O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) possui como uma de suas atribuições o monitoramento do volume de águas nos reservatórios do estado. Ao todo, 47 reservatórios são monitorados.  As últimas análises demonstraram que este volume de águas continua reduzindo nos açudes vistoriados, resultado da escassez de chuvas.

O último relatório de situação volumétrica, datado do dia 23 de setembro, indica que 21, dos 47 reservatórios do estado, com capacidade acima de cinco milhões metros cúbicos, já estão em volume morto ou secos. Se a estiagem permanecer na próxima estação chuvosa, outros 10 chegarão à mesma situação em período inferior a 12 meses.

Maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com uma capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente possui 453,4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 18% do seu volume máximo. Já a Barragem de Umari está com 13,82% da sua capacidade, o que na vazão atual suportará até agosto de 2017.

Na região do Seridó, o açude Itans está com 2,24% de sua capacidade o que já caracteriza volume morto. O Açude de Cruzeta na mesma região com menos de 1% também está em volume morto.  

Em termos percentuais, 44% dos açudes do estado já se encontram em volume morto ou secos. Até dezembro deste ano outros 5 podem chegar à mesma situação, o que aumentaria a porcentagem para 52%. Os dados atuais apontam que, nas condições atuais de uso, dois reservatórios possuem volume suficiente para chegar a 2019 e apenas um entraria 2020 sem estar no volume morto.

GUAMARÉ - Proposta da Coligação Guamaré Merece Mais


PENDÊNCIAS - Confira mais uma proposta de Fernandinho e Zé Maria


BOMBA - Ministério Público recomenda e Governo do Estado adia inauguração da Central do Cidadão

O Ministério Público Recomendou que o Governo do Estado cancelasse a inauguração da Central do Cidadão que estava marcada para hoje. Confira o que disse o produtor musical Serginho Lisboa em sua página no facebook

ALTO DO RODRIGUES - Festa da Padroeira começa hoje e a programação está repleta de atrações


A atração maior é a própria festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário, mas a programação completa está recheada de atrações. Os fiéis, devotos e paroquianos refletirão no tema: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia e Esperança nossa! A festa começa com uma procissão motorizada, saindo da comunidade do Diba, as 18h e após a missa de abertura em frente a Matriz. Na programação destaque para a quermesse, caminhada penitencial, II RosarioBike, II Rosário Fashion Day, bonecas de Nossa senhora, Noite dos anos 60 e muito mais.

ALTO DO RODRIGUES - Documentos oficiais do TRE confirmam o indeferimento da candidatura de Lobão

No site do DivulgaCand já consta

Decisão do Corte Potiguar foi pelo indeferimento da candidatura de Lobão 

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Candidatura de Lobão foi indeferida pelo TRE

Daqui a pouco o documento oficial do TRE negando o registro de candidatura ao vereador Lobão (PTN)

ALTO DO RODRIGUES - Por 5 a 1 Abelardo e Emília vencem no TRE e candidaturas dos dois estão deferidas

Saiu a poucos instantes a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que pelo placar de 5 a 1, votaram pelo deferimento das candidaturas de Abelardo e Emília, prefeito e vice. A decisão do TRE acompanha a sentença da juíza da 47ª Zona Eleitoral, da Comarca de Pendências, Dra Maria Cristina.

ALTO DO RODRIGUES - No largo do clube Zé Pedro cobra explicações sobre o fechamento da Central do Cidadão

O vereador Apaga-Rastro Zé Pedro percorre as ruas da cidade juntamente com os demais candidatos para anunciar nos quatro cantos da cidade, protestando contra a desativação dos serviços do ITEP da Central do Cidadão.

Os candidatos a vereadores Andre Magela, Sandra Mix, Manoelzinho, Caninde, acompanham a mobilização do apaga-rastro

ALTO DO RODRIGUES - A pedido de Eider Medeiros, governador Robinson manda fechar Central do Cidadão

A população do Vale do Açu que utiliza os serviços do ITEP e do DETRAN da Central do Cidadão, foram pegos de surpresa na manhã desta segunda, com a desativação dos serviços feito pelo Governo do Estado, segundo o vereador Zé Pedro, a pedido do ex-prefeito Eider e da sua esposa Jaqueline Medeiros, confira o vídeo

domingo, 25 de setembro de 2016

GUAMARÉ - Multidão acompanha a maior passeata do municipio

Pregando a mudança pelas ruas da cidade, o palanque com Mozaniel e Edinho de Moacir realizaram a maior movimentação politica do município.As fotos não precisa de legenda.


GUAMARÉ - Ricardo Motta e Kelps Lima reforçam palanque de Mozaniel e Edinho de Moacir


Os deputados Ricardo Motta e Kelps Lima reforçaram o Palanque de Mozaniel e Edinho de Moacir. Os dois fizeram referência ao grande trabalho que Mozaniel poderá desenvolver o município. Ricardo Motta ressaltou a experiencia do saudoso pai de Mozaniel que. E Kelps disse que mesmo participando de uma campanha para prefeito em Natal, Kelps disse que não poderia deixar de dar apoio para mudar o governo que ai estar para colocar Mozaniel de forma inédita, o primeiro prefeito eleito pelo Solidariedade no Estado.

ALTO DO RODRIGUES - Francleide presta contas das ações da SEMTHAS e cita versículo bíblico

GUAMARÉ - Tudo sobre a maior mobilização política do município


PENDENCIAS - Hoje tem Passeata com Fernandinho, Zé Maria e os candidatos a vereadores

ALTO DO RODRIGUES - "Fifi não tem dinheiro mas é trabalhador"

com slogan de campanha, o empresário Fifi vem ganhando a atenção da população, confira o que ele disse no comicio do tamborete, mobilização realizada na noite de ontem, no largo da cerâmica

ALTO DO RODRIGUES - Vereadora Ina Mulatinho solta o verbo no comício do tamborete

PENDÊNCIAS - União marca campanha de Fernandinho e Zé Maria


Se existe um fato marcante da campanha de Fernandinho e Zé Maria, chama-se UNIÃO. Fernandinho e Zé Maria conseguiram unir vários correntes políticas em torno de um projeto para desenvolver ainda mais o município.

ALTO DO RODRIGUES - Zé Pedro chama o Eider Medeiros de covarde no comício do tamborete

ALTO DO RODRIGUES - Confira os versos do cantador João Maria no Comício do Tamborete

ALTO DO RODRIGUES - Nixon Baracho abre a série de discursos no Comício do Tamborete


Ficou sob a responsabilidade do presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho, a abertura dos discursos no Comício do Tamborete, confira o que disse o filho do saudoso (ex-vereador) Néo e filho de dona Maria

ALTO DO RODRIGUES - Palanque da Verdade reune mais uma grande multidão no comício do tamborete


A cada mobilização política, o Palanque da Verdade consegue se superar. Ontem foi uma prova disso. Para tanto, iremos utilizar o comentário de uma jovem nas redes sociais, olha só o que ela postou: "Valha meu Deus! Eu vim para a campanha em Alto do Rodrigues e cheguei no Alto Folia", disse a jovem, Assista ao vídeo e entenda o por quê

ALTO DO RODRIGUES - Flashs da Passeata do Comício do Tamborete