Memorial às vítimas de Covid

sábado, 14 de maio de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Município fará atividades alusivas ao Maio Amarelo

A equipe de Educação de Trânsito do Detran, com o auxílio da trupe de teatro do Órgão e, em parceria, com a prefeitura de Alto do Rodrigues, estará levando para os moradores, informações educativas utilizando música e encenações sobre a importância do movimento mundial de redução de acidentes de trânsito denominado Maio Amarelo.

Na oportunidade, serão distribuídos laços amarelos, símbolo da campanha, folders informativos e brindes. A intervenção vai acontecer segunda feira a partir das 17h na avenida Ângelo Varela.

Segunda-feira – 16/05/2016:
* Campanha educativa com distribuição de panfletos, adesivos e lixeirinhas para automóveis;
* Palestra na Câmara Municipal a partir das 20h00 (público alvo jovens e adultos);

Terça-feira – 17/05/2016:
* Apresentação teatral na Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel;
* Apresentação do Projeto Educar para o trânsito.

O ato terá como foco principal as ações de conscientização de segurança no trânsito direcionadas aos condutores de veículos.

A blitz pedagógica além de contar com distribuição de laços amarelos, que é o símbolo da campanha, a entrega de panfletos informativos explicando sobre o Maio Amarelo, também passará informações relevantes sobre a importância de uma conduta de respeito às regras do trânsito.

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é contribuir para a diminuição desses índices. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde pública.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Festejos da padroeira do DIBA se encerram hoje

Logo mais à noite, no Distrito Irrigado Baixo-Açu (DIBA), acontecerá a missa de encerramento dos festejos da padroeira da comunidade, Nossa Senhora de Fátima. Está previsto para acontecer uma carreata saindo da entrada do distrito até a igreja. o celebrante da noite será o pároco Francisco de Assis e os homenageados da última noite serão: Pastoral Familiar, ECC, RCC, Terço dos homens, agricultores, comerciantes, prefeitura municipal, Câmara municipal, secretarias municipais e devotos de Fátima. Após a missa, haverá o jantar de Nossa Senhora com música ao vivo, ao som de Taildo Barros e o sorteio de um carneiro. Prestigie e participe desta festa!


quinta-feira, 12 de maio de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Everson Menezes

Ainda em tempo de parabenizar o nosso amigo e leitor Diario, Everson Menezes, que comemora mais um ano de vida. Surpresa realizada pela sua amada Renilma e convite para pouquíssimos amigos, Vecinho como é mais conhecido, recebeu os cumprimentos pela passagem desta data importante. Desejamos Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Câmara Municipal aprova Moções de Pesar

Câmara Municipal encaminhou Moções de Pesar aos familiares de Felipe e Solange
A Câmara municipal aprovou em sessão realizada nesta manhã, duas Moções de Pesar, pelo falecimento inesperado do jovem Felipe Dantas Azevedo, de 18 anos, ocorrido na ultima segunda-feira. Antes de encerrar a sessão ordinária de ontem, os vereadores foram informados do assassinato da altorodriguense Solange Neves de Oliveira, de 47 anos, ocorrido em Natal.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Mortes e acidentes causam dor e tristeza na população

Nas últimas 72 horas, 4 mortes tiraram o sossego dos moradores da região. 

O primeiro deles, ocorreu na segunda-feira com o jovem Felipe Dantas Azevedo, de 18 anos que estava em sua moto e colidiu na traseira de um caminhão, na Avenida Angelo Varela. Uma multidão deu adeus ao corpo do jovem sepultado na manhã chuvosa desta quarta-feira. Ao final da manhã, os altorodriguenses foram surpreendidos com a trágica noticia da morte de Solange Neves de Oliveira, de 47 anos, que foi assassinada a golpes de faca peixeira, em Natal. Amigos e familiares aguardam a chegada do corpo, ainda não há informações de onde será o velório e nem onde o corpo será enterrado. A morte de Solange será investigada pela Polícia Civil, não há informações sobre quem praticou o delito contra a jovem altorodriguense.

No início da noite desta quarta, um jovem de aproximadamente 18 anos. Rafael Moura, seguia em sua moto na BR 118 com destino ao centro de Alto do Rodrigues, quando foi encontrado já sem vida, nas proximidades da entrada do distrito de Estreito. De acordo com áudios divulgados nas redes sociais, um motociclista que vinha atrás de Rafael Moura, disse que o jovem perdeu o controle da moto ao atender o celular e desceu mata adentro.

ACIDENTE
De acordo com populares, duas mulheres e uma criança, estavam indo ver o acidente que vitimou o jovem, se envolveram em um acidente próximo ao local onde está o corpo de Rafael Moura. A criança não teve um arranhão, já as duas mulheres, foram atendidas no hospital municipal Maria Rodrigues de Melo e depois encaminhadas para Mossoró, mas não correm risco de morte.


Francisco Ivaldo Siqueira da Costa, de 47 anos, foi vítima de um infarto fulminante. O mesmo reside na comunidade de Tira-fogo, e estava saindo para trabalhar, quando passou mal, ao dar partida no ônibus. A esposa achou estranho e pediu para o filho ir até o local ajudar o pai, pois pelo barulho, o ônibus tinha atolado. Ao chegar o filho deparou-se com o pai debruçado sobre o volante do veículo. Kiko foi socorrido para o hospital regional de Assu, mas chegou sem vida. O corpo encontra-se no ITEP, em Natal, aguardando liberação. O velório acontecerá na própria residência na comunidade de Tira-fogo, em Ipanguaçu. O sepultamento deverá ocorrer amanhã, a tarde, por volta das 15h, na comunidade conhecida como "Angélica".

BRASIL - Presidente Dilma chega ao Palácio do Planalto, após gravar vídeo no Alvorada

Dilma já retirou tudo que lhe pertence do gabinete presidencial. Até mesmo as fotos da filha e dos dois netos já foram levados para o Palácio da Alvorada, assim como os livros dela.

BRASIL - Teori Zavascki será relator da ação do governo contra impeachment

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi designado relator da ação do governo que pede a anulação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A votação no Senado, que pode afastá-la do cargo por até 180 dias, está marcada para esta quarta-feira, 11.

ALTO DO RODRIGUES E PENDÊNCIAS - MP emite recomendação sobre poluição sonora

O Promotor Público da Comarca de Pendências, Dr Ricardo Manoel da Cruz Formiga, publicou no Diário Oficial do Estado, desta quarta, uma Recomendação nº 04/2016 sobre a poluição sonora. A recomendação é direcionada para as autoridades policiais e aos proprietários de estabelecimentos de bares e similares para que cumpram o que determina a lei.

A Recomendação da Promotoria se baseou na Lei nº 6.605/98 que definiu como crime causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, incluindo, a sonora. Dr Ricardo Formiga, de acordo com o Decreto-lei nº 3.688/41 em seu artigo 42 que  define como Contravenção, perturbar o trabalho ou o sossego alheio.

Ainda no documento expedido pelo Promotor Público, existem limites a serem utilizados pelos emissores de som, que é de, no máximo 65 decibéis durante o dia e 55 decibéis no período noturno. “Acima desses valores estará caracterizada a poluição sonora”, diz o Promotor. O bom senso orienta que período noturno é a partir das 22h, em razão dos costumes locais.

Ao delegado de Policia Civil que faça o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), fazendo a busca e apreensão do bem, como instrumento do delito, de quem está descumprindo as determinações, bem como contra os proprietários dos bares e lanchonetes que estiveram agindo em co-autoria com eles.

Aos Comandantes dos Destacamentos da Polícia Militar do Alto do Rodrigues e Pendências, a ordem é fiscalizar o cumprimento da lei, atuando em conjunto com a Polícia Civil no sentido de efetuar a prisão de pessoas que sejam flagradas na prática do delito.

Aos proprietários de bares, “não permitam a presença de som amplificado em seus bares, oriundos de carros de fregueses que estacionem próximo ao local para ali se divertirem”, orienta o Promotor Público Dr Ricardo Manoel da Cruz Formiga.

terça-feira, 10 de maio de 2016

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Câmara Municipal emite Nota de Pesar

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Heider Gomes

Queremos parabenizar nesta fim de terça, dia 10, o nosso amigo e leitor, Heider Gomes que completa mais um ano de vida. Casado com Carlianny Montenegro, Heider divide poucas tristezas e muitas alegria ao lado da filha do casal Ana Helena. Desejamos ao torcedor do Flamengo e do ABC muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

BRASIL - Acompanhe o passo-a-passo da votação do impeachment no Senado

O Senado vota nesta quarta-feira (11) o relatório sobre a admissibilidade do processo de impeachment movido contra a presidente da República, Dilma Rousseff. Alguns detalhes, como o tempo de duração das intervenções e discursos dos senadores seriam definidos ainda numa reunião entre os líderes dos partidos no Senado, mas o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) adiantou o roteiro básico da sessão.

Cada senador terá 10 minutos para discutir e mais cinco minutos para encaminhar o voto. "O ideal é que cheguemos a um meio termo, tudo acertado com os líderes dos dois lados", destacou Renan. A expectativa é que pelo menos 60 senadores falem, o que somaria 10 horas de sessão.

Senadores inscritos
As inscrições para a sessão desta quarta-feira seriam abertas a partir das 15h desta terça-feira (10), em dois livros - um para os parlamentares que estão a favor da admissibilidade e outro para os que se posicionam contrariamente.

Horário e intervalos
A sessão terá início às 9h desta quarta-feira (11). Haverá uma interrupção às 12h. Os trabalhos retornam às 13h e seguem até as 18h. Uma nova interrupção será feita e a sessão é retomada às 19h seguindo até a votação, que deve ser realizada via painel eletrônico. Será possível votar sim, não ou abstenção. Após a conclusão da votação, será divulgado como cada parlamentar votou.

O quórum mínimo para votação é de 41 dos 81 senadores (maioria absoluta). Para que o parecer seja aprovado, é necessário voto da maioria simples dos senadores presentes – metade mais um. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), só vota em caso de empate.


Se for aprovado o relatório da comissão, o processo é oficialmente instaurado e a presidenta Dilma Rousseff afastada por 180 dias. Em caso contrário, o processo é arquivado e Dilma segue à frente do Executivo.
agencia brasil

BRASIL - Maranhão pede desculpas em abertura de reunião da Mesa Diretora da Câmara

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), começou a reunião da Mesa Diretora da Casa, que ocorre semanalmente às terças-feiras, de uma maneira inusitada. Maranhão chegou ao gabinete da presidência com uma carta e um pedido de desculpas aos parlamentares, fazendo um mea-culpa pela anulação (e posterior reversão) do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os membros da Mesa já estavam preparados para pressionar o deputado a renunciar ao cargo. Alguns deputados que participaram do encontro afirmaram que ele foi "bombardeado" durante a conversa.

BRASIL - Governo vai ao STF tentar barrar o impeachment

O governo vai entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação do processo de impeachment  da presidente Dilma Rousseff que tramita no Congresso. Essa é a última tentativa de barrar o processo antes da votação no Senado, marcada para esta quarta-feira, 11. Se o plenário aprovar o afastamento da presidente por 180 dias, quem assume é o vice Michel Temer. 

A tese do recurso é que o então presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) cometeu desvio de finalidade ao aceitar o pedido contra Dilma. Pela argumentação do governo, isso teria viciado o processo. Os detalhes do recurso serão apresentados pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, em uma entrevista coletiva às 15h30. Apesar da derradeira tentativa do governo, os ministros do STF têm dado sinais de que não estão dispostos a suspender a tramitação do impeachment. 
Governo de Dilma tenta novo recurso para barrar o impeachment

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Velório e sepultamento de Felipe Dantas

Familiares e amigos estão perplexos com a morte trágica do jovem Felipe Dantas Azevedo, filho da professora Andrea. Na noite de ontem, por volta das 20h, o jovem de apenas 18 anos, estava pilotando sua moto na Avenida Ângelo Varela, quando bateu na traseira de um caminhão (de acordo com populares, o veículo não estava sinalizado), Felipe recebeu os primeiros atendimentos ainda no local do acidente, depois foi transferido para o hospital municipal Maria Rodrigues de Melo, o médico fez o possível para reanima-lo, mas Felipe não reagiu. Depois dos procedimentos necessários, a funerária fez o translado do corpo para o ITEP, em Mossoró. O corpo foi liberado pelos peritos dos ITEP há pouco tempo e o velório acontecerá nesta tarde, na quadra Omar Rodrigues (anexo da Escola Walfredo Gurgel). O sepultamento do corpo de Felipe, ocorrerá nesta quarta, às 08h, no cemitério Joao Mucuripe, no Alto Alegre.

Enviamos nossos votos de pesar a família enlutada por esta dor e que só Deus poderá confortar.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

BRASIL - Presidente da Câmara anula tramitação do impeachment

O presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão, decidiu acatar o pedido do advogado-geral da União e revogou o processo de impeachment. O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), divulgou nota nesta segunda-feira, 9, em que informa que as sessões que resultaram na autorização da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff sejam anuladas e que uma nova sessão seja realizada no prazo de cinco sessões a partir da devolução do processo do Senado. O deputado atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).  Maranhão assumiu a presidência da Câmara após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ser afastado por decisão do Supremo Tribubal Federal (STF). 

A Advocacia-Geral da União (AGU) havia protocolado no dia 25 de abril,  na Câmara dos Deputados, pedido de anulação da sessão do último dia 17 de abril em que a Casa aprovou, por 367 votos a 137, a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Assinado pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, o pedido elencava pelo menos quatro ilegalidades na sessão.

BRASIL - Janot denuncia Gleisi Hoffman e Paulo Bernardo ao STF

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra a senadora Gleisi Hoffman e o ex-ministro Paulo Bernardo, seu marido, por corrupção e lavagem de dinheiro. A acusação é que a campanha de Gleisi ao Senado, em 2010, teria recebido R$ 1 milhão do esquema de corrupção da Petrobras.

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF, analisará a denúncia e levará o caso para a segunda turma do tribunal, composta por cinco integrantes. Se os ministros aceitarem a denúncia, os dois serão transformados em réus. Não há data prevista para essa análise acontecer. Gleisi é uma das principais lideranças do PT no Senado e foi chefe da Casa Civil no governo da presidente Dilma Rousseff entre junho de 2011, quando Antonio Palocci deixou o cargo, e fevereiro de 2014. Ela deixou o cargo para concorrer ao governo do Paraná e ficou em terceiro lugar na disputa. Paulo Bernardo é ex-ministro do Planejamento (2005-2011) e das Comunicações (2011-2015).

Advogado da senadora e do ministro, Rodrigo Mudrovitsch afirmou à reportagem que a denúncia traz uma narrativa completamente inverossímil e não se funda em elementos sólidos de prova. "Declarações desencontradas de delatores não devem permitir a instauração de uma ação penal. Acredito que isso será reconhecido pelo STF", disse. A denúncia também envolve o empresário Ernesto Kugler Rodrigues. A participação da senadora e do ex-ministro no esquema foi apontada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e também pelo doleiro Alberto Youssef, em suas colaborações premiadas.

ALTO DO RODRIGUES - Saúde realiza a II Etapa da entrega dos exames de mamografia


Dando continuidade às ações de prevenção no município, onde várias mulheres na faixa etária de 49 a 69 anos fizeram gratuitamente seus exames de mamografia, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar no dia 11/05 (Quarta-feira)no auditório  da ESF 3 (Travessa José Xavier, antigo matadouro), a partir das 15:00h, um evento onde serão entregues a segunda etapa dos resultados das mamografias às pacientes, com avaliação dos resultados pela equipe médica, além de outras ações de prevenção.

POLÍCIA - Foragido morre em confronto com policiais militares na cidade de Assu

O foragido da justiça Josivaldo Jorge da Silva (FOTO abaixo), conhecido como “Vaqueiro”, foi morto no final da tarde deste domingo (8) durante uma troca de tiros com policiais militares de Assu. A Polícia Militar procurava por Vaqueiro após receber informações de que ele estaria escondido no bairro Frutilândia, nas proximidades do Colégio Cepa. Ao reagir a abordagem, o assaltante teria trocado tiros com os policiais e morreu.

Ele respondia por tráfico de drogas em Mossoró, por receptação em Areia Branca, era foragido do Presídio Estadual do Seridó e apontado como um dos maiores assaltantes da região do Vale do Açu.

O delegado Marcelo Aranha, de Assu, disse que o foragido da Justiça desde dezembro de 2015 era perigoso e figurava como suspeito de vários assaltos ocorridos nos últimos meses na região. A equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foi acionada para fazer a perícia e remoção do corpo.
Fonte: Mossoró Hoje

Foto: Cedida/PM


 VAQUEIRO1

ALTO DO RODRIGUES - Município será contemplado com veículo 0km para o Conselho Tutelar

O município será contemplado nesta segunda-feira, em Natal com um veículo 0km. O carro será destinado para o Conselho Tutelar. Participarão da entrega, o presidente da entidade Navison Baracho juntamente com a Neta Borges (1ª secretária), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Rodrigo Moura e o prefeito Abelardo Rodrigues.