Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

SAÚDE - Hospital realiza pesquisa tratamento para três tipos de câncer

O hospital A.C. Camargo, em São Paulo, iniciou uma pesquisa para identificar padrões nas CTCs (Células Tumorais) de pacientes com câncer colorretal, de pulmão e de pâncreas por meio de amostra sanguínea. O intuito da pesquisa é descobrir qual o tipo de terapia mais eficaz para cada paciente.

Para alcançar a resposta, os pesquisadores vão avaliar os genes das CTCs que resistem a determinada medicação e, assim, analisar qual o tratamento ideal para quebrá-los e eliminar as células tumorais. Para concluir o estudo, serão necessários 230 pacientes com os tipos de câncer estudados: 100 com câncer colorretal, 100 com câncer de pulmão e 30 com câncer de pâncreas.

Por meio de amostras sanguíneas,  os voluntários serão analisados em três etapas: a primeira, antes do início do tratamento (quimioterapia, terapêutica hormonal, terapias-alvo, dentre outras); a segunda, após quatro semanas do início do tratamento e a terceira se repetindo a cada 9 ou 12 semanas.

Os tipos de câncer foram escolhidos por se tratarem de tumores que, geralmente, são diagnosticados em estado avançado, e devido a sua alta incidência na população mundial. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pulmão é o tipo mais comum e o que mais mata. O colorretal é o segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres e o terceiro mais comum entre os homens. Já o de pâncreas será pesquisado por ser de difícil detecção. A pesquisa está em fase inicial e deve levar pelo menos dois anos para ser concluída.

Nenhum comentário: