Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 27 de setembro de 2016

MACAU - Juíza Eleitoral suspende pesquisa eleitoral por suspeita de manipulação dos dados

Juíza Eleitoral da 30ª Zona, Macau-RN, Andrea Antas Cabral Câmara, suspende a divulgação da pesquisa do Instituto Seta, registrada no TER-RN, sob o numero RN-06150/2016, sob pena de multa de R$ 20 mil. A Dra Andrea Cabral Antas Câmara, entendeu que a pesquisa contratada realizada e “paga” pelo próprio instituto para a coligação “Mudança de Verdade”, tinha indícios de dados manipulados. No questionário da pesquisa Seta, por exemplo, não constava o nome do candidato Maurício Andrade, substituto de Luiz Cláudio do Psol, assim como foram feitas 350 entrevistas com uma margem de erro correspondente a 4,5%, quando este deveria ter sido de 5,2%.

O entendimento é que o candidato da coligação “Mudança de Verdade”, Tulio Lemos, usou de má fé para confundir o eleitor, na tentativa clara de estreitar a diferencia de percentual que separa ele, do candidato da coligação da A Força que Vem do Povo, que tem Zé Antonio como candidato a prefeito.

Com base na pesquisa Consult divulgada dias atrás, o candidato Zé Antonio lidera as pesquisas de intenção de votos com a larga maioria, 13%, em cima de seu adversário. Para um eleitorado de aproximadamente 21 mil eleitores, isto corresponde a mais de 2700 votos de maioria sobre o candidato Tulio Lemos.

Nas ultimas eleições municipal de 2012, na cidade de Macau votaram 17.982 mil eleitores, tomando-se por base esse número e o percentual da pesquisa Consult, se Zé Antonio tem 38,1% da preferência dos eleitores e Túlio Lemos 25%, se as eleições fossem hoje, Zé Antonio venceria as eleições com uma margem de 2.337 votos.

Como estamos há 5 dias do dia das eleições, não há mais tempo para se fazer uma pesquisa colocando o candidato Tulio Lemos a frente nas intenções de votos, tendo o eleitorado já decidido seu voto, [baseando-se na pesquisa consult], contudo, a intenção da coligação “Mudança de Verdade”, parece que era de diminuir a margem de diferencia de Zé para Tulio, injetando animo em seus eleitores para o domingo dia 2.

Efrranciscogomes.com

Nenhum comentário: