destaque

destaque

segunda-feira, 13 de junho de 2016

ESTADO - TERMOAÇU está à venda

A Petrobras está iniciando o processo para a venda dos seus terminais de Gás Natural Liquefeito  (GNL) no Rio de Janeiro e no Ceará, incluindo as termelétricas associadas a esses terminais. A nota foi publicada no Jornal Valor Econômico, edição desta quinta-feira, 9 de junho. Uma das termelétricas associadas ao terminal de GNL no Ceará outra não é senão a Termoaçu, implantada em Alto do Rodrigues. 

Investimento expressivo realizado na segunda metade dos anos 90, com grande emprego de mão-de-obra, a Termoaçu mobilizou não apenas as esferas de governo federal e estadual, bem como a iniciativa privada. Ela foi “vendida” como grande fato econômico. Capitaneada por ela, o Governo do Estado instituiu até o Programa Gás-Sal, com uma Secretaria Extraordinária, na expectativa de que aquele investimento fosse capaz de reativar a economia da região salineira. 

Agora, com capacidade de geração de 3.136 MW, juntamente com a Termoceará e a Termofortaleza, a Petrobras espera obter de sua venda um valor variável entre 3,8 e 6,3 bilhões de dólares. É mais um sonho genuinamente do Rio Grande do Norte se desfaz.

Nenhum comentário: