Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 16 de maio de 2016

MOSSORÓ - TRE estima que 170 mil eleitores estarão aptos a votar esse ano

No dia 2 de outubro, cerca de 170 mil mossoroenses estarão aptos a votar e escolher os novos 21 representantes do Poder Legislativo e o prefeito (a) que comandará os destinos da cidade pelos próximos quatros anos. A previsão é do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que encerrou no dia 5 de maio o prazo para emissão e transferência do título de eleitor, que levou centenas de pessoas à sede do órgão em Mossoró.

"O número total só teremos no final de maio, mas levando em consideração a evolução dos últimos anos e o último balanço que fizemos, devemos chegar a 170 mil eleitores", informa o chefe de Cartório da 33ª zona do TRE/RN, Luiz Sérgio Monte. Concluído o prazo para retirada e regularização do título, o Tribunal agora atualizará o cadastro eleitoral, identificando os eleitores falecidos nos últimos meses e registrando aqueles presos que foram sentenciados (com trânsito em julgado) e tiveram os direitos políticos suspensos, não sendo autorizados a votar até que a pena seja cumprida.

Para o pleito de 2016, o TRE convocará cerca de dois mil mesários em Mossoró. Estarão ainda à disposição dos eleitores 120 supervisores de prédio de votação e também 20 escrutinadores (responsáveis pela apuração dos votos). A expectativa é que o número de seções supere o das eleições de 2012, quando aproximadamente 400 urnas eletrônicas foram utilizadas na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. "O processo transcorrerá com tranquilidade, como sempre transcorreu, graças a Deus. Dessa vez não será diferente", afirma Luiz Sérgio Monte.

Confira as principais datas do calendário eleitoral a partir de agora:
5 de julho: Permitida, observado o prazo de quinze dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos, a realização propaganda intrapartidária com vistas à indicação do postulante ao pleito, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor.
20 de julho: Permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador
5 de agosto: Último dia para a realização de convenções
15 de agosto: Último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem no cartório eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador;
16 de agosto: Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral

Eleições 2016 em Mossoró:
Cerca de 170 mil eleitores
2 mil mesários
120 supervisores
20 escrutinadores
Mais de 400 seções eleitorais

Nenhum comentário: