Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 19 de abril de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde inicia entrega de exames de mamografias

A gestão municipal, através da secretaria de Saúde, reuniu na tarde desta segunda-feira (18) as mulheres usuárias do serviço de saúde pública na faixa etária de 49 a 69 anos que participaram da campanha "Mamamiga", de prevenção contra o câncer de mama, para fazer a entrega de exames de mamografia que foram realizados através da secretaria. Segundo informações da própria secretaria, foram feitos um total de 160 exames. 

A entrega aconteceu no auditório da unidade de saúde ESF-3, no conhecido bairro Guarita. Além da secretária municipal de Saúde, Maria Auxiliadora, estiveram presentes a vice-prefeita Emília Patrícia, a secretária municipal de educação Irani Cunha, o coordenador municipal da Saúde Básica, Antônio Flávio e profissionais da equipe de saúde do município. 
Saúde-Alto (40)
Secretária de Saúde (d), fazendo a entrega dos exames a uma moradora do município
Antes da entrega dos exames, a secretária passou alguns informes e pediu para que as pessoas da comunidade continuem colaborando com o projeto Farmácia Solidária, lançado pela atual gestão e que tem por objetivo arrecadar medicamentos que estão em casa sem serem utilizados, alertando que os mesmos poderão serem entregues na secretaria municipal de Saúde para que sejam devidamente distribuídos com outras pessoas que necessitam. Ela ressaltou que os medicamentos vencidos também poderão serem entregues para que a secretaria possa fazer o descarte de maneira correta. Segundo a secretária, o projeto tem sido um sucesso e com as doações já atendeu inclusive a paciente que faz o tratamento de câncer, entre outros. A assistente social Maíza Fonseca e a fisioterapeuta Diana Padilha, reforçaram o convite aos moradores do município para que participem das atividades de prevenção contra doenças através dos grupos Hiperdia, contra o vício do cigarro (antitabagismo), além das atividades físicas realizadas pelos profissionais do Nasf.  Segundo Maísa, embora o município disponibilize de importantes programas de orientação e prevenção, os moradores ainda não despertaram muito para questão, se comparado os números de atendimentos com outros municípios do mesmo porte onde ela também prestou ou presta seus serviços.
Saúde-Alto (22)
Coordenador da Atenção Básica, Antonio Flávio reforçando prevenções ao mosquito aedes
Já o coordenador da Saúde Básica, Antônio Flávio, deu algumas orientações sobre os cuidados na prevenção contra o aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus. Ele pediu mais uma vez a colaboração da população no sentido de combater o mosquito e ouviu das usuárias, relatos sobre pessoas da comunidade que com certas atitudes colaboram com a proliferação do mosquito transmissor por não atender as recomendações mínimas de combate, tão propagadas pelo serviço de saúde pública e meios de comunicação. O coordenador reforçou as orientações sobre os cuidados necessários para combater o mosquito com a distribuição de panfletos informativos.


Após o recebimento dos exames de mamografias, as mulheres foram atendidas pelas médicas Maria Clara, do ESF-3 e Maria das Graças, do ESF-5, que analisaram o resultado e deram as devidas recomendações.
Saúde-Alto (33)
Vice-prefeita Emília Patrícia sempre participando das ações do governo municipal. Na foto, entregando resultado a uma moradora
agencianoar

Nenhum comentário: