Memorial às vítimas de Covid

sábado, 24 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Vitória por 3 a 1 diante do URV, deixa AFC mais perto de uma final inédita

Um grande jogo foi disputado nesta noite no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva. O primeiro jogo da semifinal foi entre o time da casa, AFC, que venceu a equipe  URV / São Gonçalo pelo placar de 3 a 1. Os gols foram marcados por Alcides, Iclebson e Zizi. Valber diminuiu para o URV.

Foi um jogaço, como dizem, teste para cardíacos, com lances que, em alguns casos poderiam ter alterado o placar da partida. O primeiro tempo, o placar terminou em 2 a 1, e no segundo tempo, vários lances como bolas na trave, pênalti, erro de arbitragem em um lance claro de pênalti a favor do AFC, que não foi marcado pela arbitragem, foram os destaques do segundo tempo. Se o goleiro do AFC foi um dos destaques por ter feitos grandes defesas, ter pego um pênalti, foi o ápice para Moab. Já Carlinhos, defensor do URV também fez uma grande partida, mas falhou feio em chute cruzado do ala Zizi (AFC) onde a bola passou por entre as pernas, decretando a vitória do AFC, por 3 a 1. 

O jogo de volta está marcado para a próxima quarta, 29, às 20h, ser realizado no Ginásio Poliesportivo Luis de Barros, em Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante. O AFC leva vantagem, pois qualquer empate garante o representante altorodriguense em uma final inédita da VIII Taça RN de futsal. Já para o URV, precisa vencer no tempo normal para levar o jogo para a prorrogação, se persistir o empate, a decisão do finalista acontecerá nos pênaltis. 

O AFC recebe total apoio da prefeitura municipal.

Almir do URV, árbitros da partida e Moab capitão do AFC.

ALTO DO RODRIGUES - Termina 1º tempo entre AFC x URV/São Gonçalo


Terminou nestes instantes o 1º tempo da primeira semifinal da VIII Taça RN de futsal. A partida que acontece no ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva é entre o time da casa, AFC contra URV/São Gonçalo. O placar está de 2 a 1 para o AFC com gols de Alcides e Iclebsone Valber do URV diminuiu.

BRASIL - Infância e Juventude: nota é emitida contra federalização dos crimes sexuais

O 7º Encontro Nacional de Magistrados da Infância e da Juventude, do qual participou o juiz potiguar José Dantas de Paiva, serviu para a emissão de uma Nota Técnica contra a federalização dos crimes sexuais praticados contra vulneráveis. O documento, publicado nessa quinta-feira, 22, se opõe à Proposta de Emenda Constitucional n° 439/2014, em trâmite na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Nota foi emitida pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB -, entidade de classe de âmbito nacional, que congrega mais de 14 mil magistrados de todas as áreas do Poder Judiciário e a Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude – ABRAMINJ -, entidade também nacional, que congrega mais de 800 magistrados envolvidos com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

As entidades entendem que a justificativa da PEC para federalização dos delitos encontra-se totalmente equivocada e desamparada de estudos acadêmicos e de dados estatísticos a lhe darem suporte.

Segundo ainda as entidades, ao propor a federalização dos crimes sexuais contra vulneráveis, menospreza-se a melhor doutrina sobre a materia1, já que é necessário que o aparato de proteção – polícia, Ministério Público, Poder Judiciário e rede de atendimento – estejam integrados e o mais próximo possível do fato, o que não ocorrerá se ocorrer o desaforamento proposto, pois as Justiças Estaduais estão presentes em 2.620 municípios do país, enquanto que a Justiça Federal, neste momento, possui apenas 273 Subseções Judiciárias.



MOSSORÓ - Processos de Rosalba e Cláudia Regina na pauta de julgamento do TSE na próxima semana

Já estão na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os dias 29 de outubro e 03 de novembro os processos que deixaram inelegíveis a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) e a prefeita cassada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM). Foram exatamente esses processos que culminaram com a inelegibilidade de Rosalba, a cassação de Cláudia Regina e a realização do pleito suplementar que culminou com a vitória do atual prefeito, Francisco José Júnior (PSD). 


REDES SOCIAIS - Facebook e Snapchat lideram listas de apps nocivos aos smartphones

A mais recente pesquisa de desempenho de apps da AVG Technologies, empresa que desenvolve softwares de segurança para dispositivos móveis, aponta Facebook e Snapchat como os dois maiores vilões para usuários Android, o consumo do plano de dados, a vida útil da bateria e o espaço de armazenamento de smartphones e tablets.

Para elaborar seu relatório trimestral de desempenho de aplicativos que usam o sistema do Google, a AVG analisa informações anônimas de sua base com mais de um milhão de usuários e identifica as ferramentas que mais afetam o desempenho dos aparelhos em todo o mundo.

Nesta edição do estudo, o Snapchat chegou ao primeiro lugar graças ao uso simultâneo de diversos recursos do aparelho como câmera, Wi-Fi, dados e GPS. O app é o que mais consome dados, destacado no relatório trimestral na classificação comorun by user, aqueles que precisam do aval do usuário para rodar no aparelho. Por outro lado, o Facebok aparece no topo da lista dos start-up, que drenam recursos em segundo plano, sem que os usuários vejam o funcionamento do aplicativo.

Confira as listas completas:

Apps que rodam em segundo plano
1) Facebook
2) Google Play Services
3) Facebook Pages Manager
4) BBM
5) Words with Friends
6) Instagram
7) Facebook Messenger
8) ooVoo Video Call Text & Voice
9) ChatON Voice & Video Chat
10) The Weather Channel

Apps iniciados pelo usuário
1) Snapchat
2) Amazon Shopping UK
3) Spotify Music
4) LINE: Free Calls & Messages
5) Samsung WatchON (Video)
6) Netflix
7) Clean Master (Boost & App Lock)
8) Amazon Kindle
9) Amazon Shopping (Global)
10) BBC News

Comunique-se

MUNDO - Como são nomeaos os nomes dos furacões

O furacão Patricia atingiu o Estado de Jalisco, no México, na noite desta sexta-feira com ventos 265 km/h e já entrou para a história como o furacão mais forte registrado nas Américas. Ele estará na companhia de outras tempestades famosas pelos efeitos desastrosos como Andrew, de 1992 e Katrina, de 2005.

Mas como os furacões e outros ciclones tropicais recebem seus nomes?
Usar nomes humanos – em vez de números ou termos técnicos – nas tempestades tem o objetivo de evitar confusão e fazer com que seja mais fácil lembrar deles ao divulgar alertas. Mas ao contrário do que dizem alguns boatos populares, a escolha dos nomes não tem nada a ver com políticos e não se trata de homenagens a pessoas que morreram no desastre do navio Titanic. A lista de nomes para os ciclones tropicais do Atlântico foi criada em 1953 pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) e seu padrão foi usado para as listas de outras regiões do mundo.

Atualmente, as listas são mantidas e atualizadas pela Organização Meteorológica Mundial, agência da ONU baseada em Genebra, na Suíça.

As listas dos furacões de cada ano são organizadas em ordem alfabética, alternando nomes masculinos e femininos. E os nomes de tempestades são diferentes para cada região.

A atual temporada de furacões no Pacífico é a mais ativa já registrada, com 15 registrados até o momento. Assim, já passamos por Andres, Blanca, Carlos, Dolores, Enrique, Felicia, Guillermo, Hilda, Ignacio, Jimena, Kevin, Linda, Marty, Nora e Olaf, até que chegasse o furacão Patricia.

As listas são recicladas a cada seis anos, o que significa que, em 2021, Patricia pode aparecer novamente. Os comitês regionais da OMM se reúnem anualmente para falar sobre que tempestades do ano anterior foram especialmente devastadoras e, por isso, devem ter seus nomes "aposentados".

Depois que o furacão Katrina deixou mais de dois mil mortos em Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005, o nome da tempestade foi substituído. Em 2011, quem apareceu em seu lugar, com menos alarde, foi a tempestade Katia.

ESPORTE - Por problemas no voo, jogo do ABC é adiado

A partida entre o ABC e o time do Paraná, que seria disputada amanhã (24) foi adiada e será realizada na próxima terça, 27. Houve problemas no voo que levaria a delegação do alvinegro potiguar para Curitiba, nesta sexta-feira, 23. Ainda não foi definido um novo horário para o confronto. A delegação do clube de Natal deve embarcar para a capital paranaense na próxima segunda-feira.

ESPORTE - Nova lei incentiva sócio-torcedor e deve reduzir meia-entrada

Bilheteria da arena Castelão, em Fortaleza, momentos antes do jogo da seleção brasileira
A Abrarenas, associação que reúne gestores de arenas de todo o país, acredita que haverá uma diminuição no preço dos ingressos para jogos de futebol com a regulamentação da lei da meia-entrada, que entra em vigor em 1º de dezembro. Há, porém, uma "pegadinha", que pode fazer com que a diferença não seja sentida por parte dos torcedores.

A medida restringe o benefício a uma cota de 40% em bilheterias, em todos os setores disponíveis, válidos para todos os segmentos, como shows e teatros também. Dessa forma, no entendimento da entidade, haverá um planejamento melhor, que poderá resultar na redução dos valores cobrados nos bilhetes vendidos.

Acontece, porém, que a nova regulamentação oficializa a prioridade dos sócios-torcedores em detrimento da meia-entrada. Ou seja, se para um jogo o clube conseguir realizar toda a venda para os associados, não precisa garantir nenhuma porcentagem para meia-entrada.

Além disso, um benefício não se soma a outro, como acontece atualmente no Flamengo –sócios recebem descontos pelo programa e conseguem ainda mais 50% por serem estudantes.

"Não vai mexer com os sócios-torcedores. Alguns clubes chegaram a ser autuados por não separarem ingressos para meia-entrada, sendo que vendiam tudo para os associados. Agora, não passarão mais por isso", completou o executivo. Em São Paulo, apenas o Santos não foi advertido por não garantir ingressos com o benefício, recentemente.

ALTO DO RODRIGUES - Comissão Eleitoral realiza reunião com candidatos à eleição direta para diretor e vice

20151021_091825
A Comissão Eleitoral Central responsável pela organização do processo de escolha de diretores e vice-diretores na eleição direta 2015, da rede municipal de ensino de Alto do Rodrigues, se reuniu quarta (21), na sede da Secretaria de Educação, para repassar aos potenciais candidatos à eleição, orientações, competência e o cumprimento do cronograma pré-definido pela equipe.

A reunião contou com os integrantes da Comissão Central, composta por Erasmo Leonez (presidente), Cecília Tavares (secretária) e Francisco de Assis Júnior (secretário). O processo eleitoral será concluído no próximo dia 25 de novembro, dia em que as principais escolas do município escolherão seus administradores. Poderão votar servidores em efetivo exercício na unidade escolar, alunos matriculados com idade igual ou superior a12 anos, além de mãe, pai ou responsável legal. A Secretária de Educação Irani Cunha e Nalda Ambrósio (adjunta), participaram do primeiro momento da reunião.

PORTO DO MANGUE - Oposição mais forte do que nunca e Titico que se preocupe

"Grupo está mais forte do que nunca", garante integrantes
Ao contrário do que tenta espalhar nas redes sociais, alguns governistas, que a oposição está sem rumo, muito pelo contrários, cada dia, em cada lugar, mais pessoas se reúnem para somar ao projeto da oposição. Ninguém discute pré-candidatura, o assunto do momento é ter um governo que seja para o povo de verdade. 

O jovem Fábio Maurício (foto) é uma dessas pessoas que faz parte e sabe da importância em lutar para fazer política pública em um município. De acordo com a jovem liderança, alguns governistas tentam a todo custo estabelecer pesquisas (sem credibilidade e fora do período eleitoral), enquetes para apontar possíveis prefeitáveis da oportunidade, em um claro desejo de desarticular o projeto da oposição. 

Muito pelo contrário, segundo Fábio, o grupo da oposição está mais forte do que nunca e pelo andar da carruagem, o prefeito Titico que se cuide, porque mesmo não podendo ser candidato, a candidatura que tiver seu apoio vai ter muito trabalho, pois além da oposição está unido, "o povão não aceita indicação de um governo, que não governa para o povo", pontua uma liderança do município. 

Para Fábio, "a situação tenta de todas as formas desarticular o grupo com jogadas destrutivas, mas é inútil", afirma. 

PENDÊNCIAS - Ex-vereador poderá trocar de partido e concorrer a vaga no Legislativo


O ex-vereador Francisco Rosinélio (PSD), poderá se colocar seu nome a disposição como um pré-candidato ao legislativo pendenciense. Rosinélio já conhece os corredores do legislativo, pois já foi vereador por um mandato de quatro  anos e chegou a assumir a cadeira na Câmara Municipal, como suplente.  Agora, depois de escutar suas bases políticas e com um bom relacionamento com as duas correntes políticas do município, Rosinélio, poderá tentar concorrer a uma cadeira do legislativo pendenciense. 

ALTO DO RODRIGUES - Balanço esportivo, na pauta do Conversando com o seu prefeito, daqui a pouco

Daqui a pouco, às 12h, transmitido o programa Conversando com o seu Prefeito e neste sábado, o apresentador Fran Seixas, vai bater o maior bolão com o coordenador de esporte do município, Edenilson Melo. 

O professor e desportista Edenilson irá fazer um balanço das das ações desenvolvidas pelo atual governo em favor do esporte e para os desportistas do município, em várias modalidades e categorias. Como exemplo, Edenilson fará um resumo da participação das escolas municipais na fase decisiva nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern's/2015) em Natal, do campeonato municipal de futebol de campo Ivanildo Bezerra da Silva, que está em andamento, da conquista da vaga do Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC) para fase semifinal da Taça RN e da participação do AFC na Liga Nordeste de Futsal, do Super Interiorano de Voleibol nas categorias masculino e feminino, evento de grande importância, que acontecerá entre os dias 31 outubro a 2 de novembro, além do incentivo ao esporte em outras modalidades e categorias. 

ESTADO - XVII Exame de Ordem aprova 28,5% no RN

O resultado final da 2ª fase do XVII Exame de Ordem Unificado, aplicada em 13 de setembro, foi divulgado hoje (23). Dos 1.856 inscritos no Estado, foram aprovados 529 após a análise e a consideração dos recursos interpostos, sendo 403 em Natal e 126 em Mossoró.

O examinando que não foi aprovado na 2ª fase do XVII Exame, mas que foi aprovado na 1ª fase, poderá solicitar o reaproveitamento da 1ª fase e se inscrever diretamente para a 2ª fase do XVIII Exame de Ordem Unificado.

O período para inscrever-se vai das 14h do dia 1º de dezembro de 2015 às 23h59min do dia 8 de dezembro de 2015, observado o horário oficial de Brasília. O examinando que desejar reaproveitar o resultado de aprovação na primeira fase do XVII Exame deverá fazer a solicitação, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico da Fundação Getulio Vargas (FGV). A prova da 2ª fase será aplicada em 17 de janeiro de 2016.

O Exame de Ordem Unificado é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o Estatuto da Advocacia.

Ele pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

ESTADO - Rogério se reúne com Robinson e apresenta emenda para construir Centro de Facções no RN

O Rio Grande do Norte poderá ganhar, em breve, um centro de confecções e facções, que concentraria todas as atividades necessárias ao setor de corte e costura, contribuindo, assim, para o crescimento do Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão. 

Com este objetivo, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) apresentou emenda de aproximadamente R$ 2 milhões junto ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2016 destinada para o governo do Estado.
 
Nesta sexta-feira (23), o parlamentar se reuniu com o governador Robinson Faria (PSD) na Governadoria para tratar do assunto. Rogério, que é criador do Pró-Sertão, programa desenvolvido e implantado durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN, apresentou ao governador a importância da iniciativa e a perspectiva de crescimento do projeto no futuro.
  
O tucano também informou a Robinson que destinou R$ 800 mil em emenda parlamentar para o Hospital da Polícia Militar. A unidade de saúde é uma referência na área no Estado e deverá utilizar os recursos para garantir sua manutenção e a aquisição de novos equipamentos.

PENDÊNCIAS E ALTO DO RODRIGUES - Confira a expectativa do TRE na coleta de dados biométricos

Começa a biometria revisional em Pendências e Alto do Rodrigues
De acordo com informações divulgadas pela assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), A previsão do TRE é que 8.580 eleitores de Pendências e 9.736 de Alto do Rodrigues tenham seus dados  atualizados no cadastro eleitoral, com a inclusão de impressões digitais, assinatura e fotografia.

INÉDITO - Polícia Civil do RN indicia internautas após divulgação de imagens de pessoa morta

rt6ui56i32i
Foi concluído na Delegacia Polícia Civil de Monte Alegre nesta sexta-feira (23) o primeiro inquérito policial pelo crime de vilipêndio de cadáver do Rio Grande do Norte.

A investigação policial resultou no indiciamento de cinco pessoas responsáveis por compartilhar e replicar, na internet, na rede social do Facebook e aplicativo do WhatsApp, fotos e vídeos de Michelle Maria da Cunha Custódio de Barros, vítima de um acidente de trânsito fatal, ocorrido em 15 de maio deste ano.

Foram indiciados pelo crime: Natália da Silva Galvão, José Eduardo de Oliveira, Cícero Batista da Silva, Janilson Gomes da Silva e Saulo Costa Barbosa de Santana. O crime de vilipêndio de cadáver é considerado crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro.

O viúvo de Michele Maria, Valderi de Barros, em depoimento a equipe policial, declarou que se recordava de pessoas fotografando e filmando o local do acidente e o cadáver de sua esposa; e que os policiais presentes no local buscaram instruir aos mesmo que parassem os registros, uma vez que seria uma prática criminosa.

O delegado responsável pelo caso, Marcel George Gouvêa, relembrou o recente caso envolvendo o músico Cristiano Araújo, que faleceu em um acidente automobilístico ocorrido em 24 de junho, e que teve imagens e vídeos do cadáver no necrotério divulgadas na internet. Sendo os autores dos registros indiciados pelo mesmo crime. Caso venham a ser condenados na justiça pelo crime os indiciados poderão ser penalizados com 1 a 3 anos de detenção.

EDUCAÇÃO - Confira os dados estatísticos do ENEM 2015

O Inep informou que 57,55% dos inscritos deste ano são mulheres e 42,45% homens. Um grupo de 278 transexuais e travestis está apto a fazer o exame e será tratado pelo nome social. O total cresceu 172% em um ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número subiu de 102, na edição de 2014, para 278.

Estão inscritos 57.013 candidatos que solicitaram atendimento especial por conta de algum tipo de deficiência, como autismo, cegueira, surdez, deficiência física ou intelectual, entre outras. Neste ano, também há 8.424 gestantes, 10.773 lactantes, 71.195 sabatistas, 1.711 idosos e 718 classes hospitalares.


ESTADO - Separados por tipo de crime, 106 detentos são transferidos no RN

Transferências envolveram Cadeia Pública de Natal e CDP da Zona Norte (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) transferiu 106 presos de duas unidades prisionais do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (23). 

As transferências obedeceram a determinação do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais, que nesta quinta-feira (22) definiu a separação dos detentos por tipo de crime. A Sejuc vinha separando os custodiados nas unidades prisionais por facção criminosa desde o início de uma série de brigas e mortes no sistema prisional.

As transferências envolveram presos da Cadeia Pública de Natal e do Centro de Detenção Provisória da Zona Norte da capital. Dos 106 detentos transferidos, 53 homens presos por roubo foram levados do Centro de Detenção Provisória para a Cadeia Pública. O caminho inverso foi feito por outros 53 detentos custodiados no sistema prisional por terem cometido o crime de tráfico de drogas. O juiz revelou que as transferências envolvem apenas presos que ainda aguardam julgamento. Ainda de acordo com o juiz, a forma que a Sejuc encontrou para evitar conflitos dentro das unidades prisionais do estado não funciona e só fortalece a criminalidade. "Eles não serão mais separados por facções, mas pelos crimes que cometeram, conforme prevê o artigo 84 da LEP (Lei de Execuções Penais)", acrescentou Baltazar.


Facções
A separação de presos por facção vem ocorrendo há pouco mais de dois meses, quando dois grupos rivais passaram a se digladiar dentro dos presídios. "Uma das facções nasceu a partir de um grupo que comanda a criminalidade de dentro dos presídios de São Paulo. Aqui no Rio Grande do Note, houve uma dissidência e os membros dessa facção fundaram um novo grupo. Hoje, estes dois grupos disputam o poder dentro das unidades do estado. São eles quem controlam os presídios", afirmou o magistrado.

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde realiza caminhada do outubro rosa


MUNDO - Patrícia, chega ao litoral do México

Moradores de Puerto Vallarta, no México, se preparam para a chegada do furacão
Parte do litoral do México se preparava, no início da noite desta sexta-feira, 23, para a chegada do furacão Patricia, o maior já registrado no hemisfério. O fenômeno, classificado na categoria 5 – a mais alta da escala – se dirige para a costa mexicana no Oceano Pacífico e obrigou hotéis a dispensar turistas e moradores a estocar suprimentos.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o furacão terá ventos de até 325 km/h em um raio de 25 quilômetros a partir de seu olho. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) comparou o fenômeno ao tufão Haiyan, que matou milhares de pessoas nas Filipinas em 2013.

A estimativa é a de que o fenômeno atinja o continente à tarde ou no início da noite (horário local). Alto-falantes instalados ao longo da praia da estância de Puerto Vallarta emitiam ordens para que se deixasse os hotéis. As ruas ficaram vazias enquanto sirenes eram acionadas. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - É hoje, compareça, curta a festa e parabenize o aniversariante do dia


COLÍRIO - Nossa gata da sexta


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Jomar CD


Queremos parabenizar o nosso leitor Jomar Borja, ou melhor, o empresário Jomar CD que comemora mais um ano de vida com muita saúde, sorte e sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Erivaneide Medeiros

Hoje é dia de parabenizar a nossa leitora Erivaneide Medeiros, que festeja mais um ano de vida. Sempre de alto astral, Erivaneide, por onde passa, coleciona mais e mais amigos. Desejamos à filha de dona Cícera, muita saúde, sorte e sucesso!

BRASIL - Justiça libera “cinquentinha” de CNH, com uma condição...

1151_473AOGUIDAO_Operacao_Pavio_Curto
Segundo informações divulgadas pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (ANUC), a entidade entrou com uma ação civil pública, com pedido de antecipação de tutela, que foi ajuizada contra a União Federal em decisão liminar proferida pela juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco.

Em seu comunicado, a ANUC informa que os proprietários de ciclomotores foram prejudicados pela a Lei 13.154, que entrou em vigor em 31 de julho de 2015. Pela lei, os ciclomotores – também conhecidos como “cinquentinha” – devem ser licenciados e os condutores portar CNH – Categoria “A” ou Autorização para Condução de Ciclomotores (“ACC''). Na prática, porém, os donos de ciclomotores não conseguiam a emissão da ACC junto aos Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) e motoescolas.

Com base nessa alegação, a ANUC conseguiu a suspensão temporária da exigência da CNH ou ACC. Porém continua valendo a necessidade de emplacamento dos ciclomotores – que em sua grande maioria roda na clandestinidade. Segundo a Abraciclo, associação dos fabricantes do setor, entre 2010 e 2014 foram importadas mais de 650 mil unidades e a produção interna foi de 195 mil ciclomotores. Desse total, menos de 10% foram emplacados, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Léo Souza


Queremos aproveitar esta sexta e ainda parabenizar o nosso leitor Léo Souza, daqui a alguns anos, chamaremos de Dr Leoncio Souza, pois o mesmo está cursando Direito e muito em breve será mais um jurista, pelo exemplo que tem em casa, da mãe e dos demais da família, deverá ser um dos melhores. Desejamos muita saúde, sorte e sucesso!

ESTADO - Escola Agrícola de Jundiaí abre inscrições para profissionais do Pronatec

A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Coordenação Geral do e-Tec/EAJ/UFRN está com inscrições abertas para o Edital Nº 21/2015 para a contratação de profissionais que atuarão no e-Tec EAJ/UFRN na oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade a distância – EaD  custeado com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As inscrições gratuitas podem ser realizadas no período de 22 de outubro a 03 de novembro, no horário de 8 horas às 11 horas e de 14 horas às 16 horas na Coordenação de Informática, localizada na Escola Agrícola de Jundiaí, RN-160, Km 03.

Para participar o candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, o formulário de solicitação de inscrição presente no edital com as cópias dos seguintes documentos: documento de identidade com fotografia; cadastro de pessoa física (CPF); comprovante de residência recente; certificado de conclusão de curso superior, conforme os requisitos para inscrição de cada cargo; comprovante de experiência mínima de um ano no magistério, expedido por autoridade competente; além de Curriculum Vitae com documentos que comprovem as experiências profissionais. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participar do certame. Somente será admitida uma inscrição por candidato.

O processo seletivo destina-se ao provimento de 26 vagas em cadastro de reserva para professor mediador. A seleção será constituída em duas fases distintas: 1ª FASE: Análise do Curriculum Vitae com as respectivas comprovações, 2ª FASE: Entrevista com os candidatos. Os resultados de cada fase serão publicados no site do e-Tec/EAJ (clique aqui).

ALTO DO RODRIGUES - Esportes, na pauta do Conversando Com o Seu Prefeito, deste sábado, 24

O programa "Conversando com o seu prefeito" de amanhã, 24, será como coordenador municipal de esportes, professor Edenilson Melo. 

Edenilson irá fazer um balanço das escolas municipais na fase decisiva nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern's/2015) em Natal, do campeonato municipal de futebol de campo Ivanildo Bezerra da Silva, que está em andamento, da conquista da vaga do Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC) para fase semifinal da Taça RN e da participação do AFC na Liga Nordeste de Futsal, do Super Interiorano de Voleibol nas categorias masculino e feminino, evento de grande importância, que acontecerá entre os dias 31 outubro a 2 de novembro, além do incentivo ao esporte em outras modalidades e categorias. 

O programa que tem CARATER DEFINITIVO vai ao ar das 12 às 13h  através da rádio "comunitária" de Alto do Rodrigues, com produção da secretaria municipal de Comunicação, apresentado pelo radialista Fran Seixas e sob o comando do jornalista Abelardo neto.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Mano



Queremos parabenizar o nosso amigo e parceiro, Juscelino, melhor dizendo, Mano. Proprietário de um dos maiores restaurantes da região. Trabalhador, simples, honesto, verdadeiro e de bem com a vida, Mano começou muito cedo a trabalhar honestamente. Depois de sair de sua terra natal, Santana do Matos, veio aos 12 anos morar no distrito de Estreito, também perdeu a mãe muito cedo, morou em SP e nunca perdeu a vontade de ajudar sua família, os amigos e os que dele dependem. Parabéns Mano, muita saúde, sorte e sucesso!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

BRASIL - Oposição protocola novo pedido de impeachment

Parlamentares de partidos da oposição (DEM, PSDB, PPS e Solidariedade) entregaram na manhã desta quarta-feira (21) ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína da Conceição Paschoal, o documento incorporou a denúncia de que as chamadas pedaladas fiscais continuaram a ser praticadas este ano para enfrentar o argumento de que a presidente só poderia ser afastada do cargo em razão de irregularidades cometidas no exercício do atual mandato. Os oposicionistas esperam que Eduardo Cunha, denunciado na Operação Lava Jato pela Procuradoria-Geral da República e alvo de representação no Conselho de Ética, se manifeste sobre o pedido até novembro.

“Muito embora a grande maioria dos atos criminosos tenha ocorrido no primeiro mandato, já no curso do segundo mandato, houve desrespeito para com a Lei de Responsabilidade Fiscal, mediante a prática das chamadas pedaladas fiscais”, diz o documento. Além disso, o novo pedido aponta que a presidente editou decretos de abertura de créditos suplementares sem a autorização do Congresso Nacional, conforme determina a Constituição Federal. “Os crimes de responsabilidade de Dilma Vana Rousseff exigem uma resposta firme do Congresso Nacional, em uma única direção, a do impedimento”, avaliam os juristas no pedido.

Os pedidos anteriores se referiam, principalmente, às pedaladas fiscais que o governo federal teria cometido em 2014 para maquiar as contas públicas. Porém, apoiadores de Dilma argumentavam que a chefe do Executivo só poderia ser declarada impedida por fatos relativos à gestão atual. O documento protocolado nesta quarta busca suprimir essa brecha ao alegar que os crimes de responsabilidade fiscal continuaram em 2015. “Os crimes se estenderam a 2015, ou seja, invadiram o segundo mandato”, afirmam os juristas.


Presentes no momento de entrega do novo pedido do impeachment, representantes do Movimento Brasil Livre disseram que vão acampar em frente ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares a aprovar o novo pedido de impeachment. Este é o 28º pedido de impeachment contra a presidente protocolado na Câmara. Desde o início do ano, 27 pedidos foram apresentados. Desses, 20 foram arquivados e sete estão em análise.

IPANGUAÇU - Encontro debate limpeza do rio Pataxó e melhor uso da água

Reunião aconteceu em Ipanguaçu com a presença da promotora de Justiça da cidade, da coordenadora do Caop Meio Ambiente, além de representantes do Governo, Município e moradores
O Ministério Público do Rio Grande do Norte participou de reunião promovida pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) para debater medidas como a limpeza do rio Pataxó, em Ipanguaçu, e a necessidade de regularização de atividade carcinicultura na Lagoa do Canadá.

O encontro aconteceu na cidade de Ipanguaçu com a presença da comunidade local. Medidas como as que foram debatidas são consideradas essenciais à mitigação dos impactos gerados pela menor disponibilidade hídrica, o que em breve será agravado pelo fato de que a Agência Nacional de Águas (ANA) já sinalizou que diminuirá a vazão do canal do Pataxó.

A Promotora de Justiça de Ipanguaçu, Kaline Cristina Dantas Pinto Almeida, e a Coordenadora do CAOP Meio Ambiente, Promotora Fernanda Guerreiro, participaram da reunião, que também contou com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através da Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos, do secretário Municipal de Planejamento, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, representante do Poder Legislativo, bem como de diversos agricultores afetados pela estiagem.

Durante a reunião ficou evidenciada a necessidade de intervenção do Idema nas questões debatidas. Por fim, tanto o Igarn como a Promotoria de Justiça comprometeram-se a adotar medidas, no âmbito de suas atribuições, que objetivam  a melhor gestão do uso da água no local.



ESTADO - Deputado Ricardo Motta é indicado relator do OGE 2016

Presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Ricardo Motta (PROS) foi escolhido para relatar o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício 2016. A indicação foi unânime dos parlamentares que integram a comissão – José Dias (PSD), Tomba Faria (PSB), Disson Lisboa (PSD) e George Soares (PR).

Ricardo Motta irá, juntamente com os técnicos que trabalham na Comissão e demais membros, estabelecer o cronograma da tramitação do OGE 2016, incluindo o prazo para apresentação de emendas individuais pelos deputados bem como o valor que cada parlamentar poderá indicar das referidas alterações ao projeto original encaminhado pelo Executivo.

“Fiquei lisonjeado com a confiança dos meus colegas deputados. Nós iremos nos debruçar e estudar essa matéria muito importante para o nosso Estado. E, certamente, esse será um trabalho feito com a participação de todos os membros da Comissão e o apoio dos valorosos técnicos da Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

O projeto do orçamento para 2016 registra uma redução real 11,94% em comparação ao OGE 2015. O valor do orçamento geral é de R$ 11 bilhões 999 milhões 840 mil. Nesse total estão incluídas as transferências obrigatórias para os municípios no valor de R$ 1 bilhão 415 milhões e 33 mil.

G1RN.COM - Preso é achado morto em cadeia no Agreste do RN; é o 21ª caso este ano

Cadeia Pública de Nova Cruz (Foto: Ademílson Amorim)
Um preso foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (22) dentro da Cadeia Pública de Nova Cruz, na região Agreste potiguar. A informação foi confirmada pela direção do presídio. Este é o 21º detento achado morto em condições suspeitas dentro de uma unidade carcerária do estado. Ainda de acordo com a direção, sabe-se apenas que o preso morto, que foi encontrado enforcado, atendia pelo apelido de Pelé, acusado de ter matado duas pessoas este ano na cidade. A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) já foram comunicados.

20 mortes em 2015
Este ano, segundo a Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública, 21 detentos já foram assassinados ou encontrados mortos em condições suspeitas dentro de unidades prisionais do estado. Com a morte registrada nesta quinta (22), foram 19 somente depois de agosto, quando conflitos entre facções criminosas começaram a se intensificar nos presídios.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES -AFC empata jogo e se classifica na semifinal da Taça RN de Futsal

AFC brilhando nas quadras do futsal do RN- Chiquinho de Tabatinga

Acabou a pouco tempo no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Maia, em Goianinha, o jogo do AFC contra a equipe União de Tabatinga. O resultado de 4 a 4, com dois gols de Iklebson e Alcides pelo AFC fez o representante do município se classificar como semifinalista da VIII Taça RN de futsal. O próximo desafio da equipe altorodriguense será enfrentar, em casa, no próximo sábado, 24, no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerrs da Silva (às 20h) o URV / São Gonçalo, em partida válida pela semifinal da VIII Taça RN de futsal, buscando o bi-campeonato. O AFC recebe total apoio da prefeitura municipal de Alto do Rodrigues

ALTO DO RODRIGUES - Hoje tem comida japonesa na churrascaria do Mano

EMPREGO - Confira vagas disponíveis para contratação

1 VAGA P/ AUXILIAR ADMINISTRATIVO II (Masc. Fazenda bom jesus - PI, nível médio/técnico/superior (bacharel em administração ou ciências contábeis); excel e word intermediário, experiência de 2 anos com as atividades de organização e controles administrativos (excel e sistema erp – inclusões/estoque/faturamento no sistema); com CNH “AB”);

1 VAGA P/ ALMOXARIFE (Masc. Fazenda bom jesus – Pi, nível médio ou técnico, informática intermediário, experiência de 1 ano, com as atividades de organização e controle de almoxarifado, conhecimento em peças de tratores e veículos (carro e moto), material de construção em geral, material de escritório e epi);

2 VAGAS P/ AUXILIAR CONTABIL (fem. cidade com experiência acima de 6 meses na CTPS, conhecimento com apuração de impostos, lançamentos e balanços e outras atividades afins);

1 VAGA P/ ANALISTA DE LOGISTICA (masc. cidade, com experiência comprovada na área pertinente);

1 VAGA P/ MENSAGEIRO (masc, cidade. Ensino médio, Informatica, CNH AB, experiência com atendimento);

1 VAGA P/ PROFESSOR DE INGLÊS (masc. fem. Cidade com experiência em sala de aula, domínio na escrita e oral no idioma);

1 VAGA P/ VENDEDOR EXTERNO (masc. com experiência em comercialização de implementos e máquinas agricolas, linha amarela);

5 VAGAS P/ VENDEDOR INTERNO (masc. e ou fem. cidade, informática básica, ensino médio completo,com experiência em em atendimento ao cliente, negociação, e vendas de materiais de construção, material eletrico predial e residencial ferramentas, epi´s, peças e acessórios agrícola, moveis e eletrodomestico);

2 VAGAS P/ COORDEANDOR DE CAMPO (masc. fazenda, experiência minima de 5 anos em carteira em gestão de pessoal, coordenação na área de produção  de algodão, e grãos e mecanização em geral);

1 VAGA P/ MECÂNICO INDUSTRIAL (Masc. Cidade, com experiência comprovada, e o curso na área);
                                                           
1 VAGA P/ ELETRICISTA INDUSTRIAL (masc. Fazenda com experiência na área industrial, e o curso NR 10);

1 VAGA P/ ELETRICISTA PRÉDIAL (masc. fazenda, com experiência em manutenção e revisão e montagem em rede elétrica de residências, alojamentos e com conhecimento também com pivô);

1 VAGA P/ MECÂNICO AGRÍCOLA (masc. cidade com experiência em manutenção e revisão em geral de maquinas agrícola e maquinas pesadas);

1 VAGA P/ MECÂNICO/ELETRICISTA (masc. fazenda, com experiência em mecanização e parte eletrica de máquinas agrícola, manutenção e revisão trabalhar em fazenda);

5 VAGA P/ TÉCNICO AGRICOLA (Masc. Fazenda, com experiência monitoriamento de pragas e doenças, acompanhamento do preparo do solo, plantio, colheita, entre outras atividades da área);

1 VAGAS P/ OPERADOR DE MÁQUINAS AGRICOLA (masc. fazenda, com experiência comprovada em CTPS em preparo de solo, plantio, aplicação de defensivos com PU e colheita de grãos e algodão, computador de bordo, GPS e piloto automático)

1 VAGA P/ OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA (masc. faz. com experiência com case 580, comprovada em CTPS); 

2 VAGAS P/ BORRACHEIRO (masc. cidade com experiência no conserto e troca de pneus de veículos leves e pesados);

1 VAGA P/ EMBLOCADOR (masc. cidade com experiência em emblocamento, manejo e armazenamento de fardos de algodão, carga e descarga);

1 VAGA P/ CADISTA (masc. cidade com experiência em execução de projetos de desenhos, de projeto de edificações);

1 VAGA P/ PROJETISTA (masc. cidade com experiência em projetos na área da construção civil);

2 VAGAS P/ DOMÉSTICA (Fem. Cidade, lavar, passar, limpar e cozinhar, com referências);

1 VAGA P/ PADEIRO (masc. cidade com experiência em pães, salgados e bolos);

1 VAGA P/ CONSULTOR DE SERVIÇOS (masc. fem. cidade com ensino médio, informática, residindo acima de 1 ano na cidade de Luís Eduardo Magalhães, conhecimento em vistoria, manutenção e revisão de motocicleta);

1 VAGA P/ PEDREIRO (masc. com experiência comprovada em CTPS, disponibilidade para morar na obra, fora da cidade, folga de 15 em 15 dias);

1 VAGA P/ RECICLADOR DE CARTUCHOS (Masc. Cidade, com experiência);

1 VAGA P/ AUXILIAR DE LIMPEZA (Fem. Fazenda, com experiência na área da limpeza, e nas folgas da cozinheira, vai cobrir o lugar da cozinheira);

1 VAGA P/ AUXILIAR DE COMPRAS (masc. cidade, com experiência em contatos com clientes, negociação  de valores, recepção e conferencia de mercadorias, experiência comprovada na área de compras)

1 VAGA P/ VAQUEIRO  (masc. fazenda, com experiência em carteira de trabalho, em ordenha e outros cuidados específicos com gado)

1 VAGA P/ VIGIA NOTURNO (masc. cidade, com experiência, responsável, confiável, disponibilidade de horário, transporte próprio)

3 VAGAS P/ MOTORISTA CATEGORIA “E” (masc, CNH “E”, com experiência acima de 5 anos com carretas e caminhões e rodagens inter estaduais);

1 VAGA P/ CASEIRO (Homem para ser operador de máquinas completo, e a mulher cozinheira);

1 VAGA P/ PIVOSEIRO (masc. fazenda, com experiência em pivô, manutenção e manuseio, parte elétrica.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

PENDÊNCIAS - Câmara Municipal tem pressa em votar projeto dos cargos ao concurso

Presidente da Câmara Municipal Valdemar Bezerra

Sempre democrático em seus posicionamentos  e escutando sempre seus pares, o presidente da Câmara Municipal Valdemar Bezerra, em entendimento  com o prefeito Ivan Padilha, ficou decidido que a prefeitura fará ajustes necessários ao projeto para, só depois, receber a aprovação da Câmara Municipal. 

O presidente Valdemar esclareceu as distorções divulgadas por algumas pessoas, de que, os vereadores votariam contra o concurso. O presidente da edilidade afirmou que os vereadores são favoráveis à criação do concurso, o que está se discutindo é a inclusão de cargos que não estavam sendo beneficiados no concurso público, como ASG, zelador, coveiro, porteiro, entre outros.

Preocupado com a aprovação do Projeto de Lei, o presidente da Câmara Municipal Valdemar Bezerra e o prefeito Ivan Padilha, entraram em entendimento e as correções ao Projeto, não trarão prejuízos ao Poder Público. "Assim que o projeto for corrigido irei convidar os demais vereadores para que seja aprovado o mais rápido possível. A população não pode ser prejudicada", comentou o presidente da Câmara Municipal Valdemar Bezerra.

ESTADO - Confira a destinação das emendas da bancada do RN no Orçamento da União

Deputados
Antônio Jácome: Aquisição de máquinas para perfuração de poços artesianos.
Beto Rosado: Cidade da Ciência – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Fábio Faria: Pavimentação de perímetro urbano.
Felipe Maia: Continuidade da duplicação da estrada de Pipa.
Rafael Motta: Aquisição de equipamentos para a instalação de poços tubulares, tais como bombas submersas, cataventos e dessalinizadores.
Rogério Marinho: Parque tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Metrópole Digital.
Walter Alves: Sistema Adutor de Currais Novos.
Zenaide Maia: Ampliação da Maternidade Escola Januário Cicco.

Senadores
Fátima Bezerra: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - expansão e reestruturação da educação profissional e tecnológica.
Garibaldi Alves: Perímetro Irrigado da Barragem Santa Cruz do Apodi.
José Agripino: Conclusão das obras da Barragem de Oiticica.

Emendas de consenso:
· Construção de unidades prisionais no estado.
· Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
· Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
· Drenagem e pavimentação no município de Natal.

Emendas de remanejamento
· Implantação dos viadutos da Av. Maria Lacerda e Abel Cabral (BR-101) nos municípios de Natal e Parnamirim.
· Duplicação da BR-304 – Reta Tabajara.
· Implantação do Viaduto do Gancho na BR-406 (acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves).


ESTADO - Ao explicar entrega dos cargos, grupo de Fátima critica o governo e o PSD-RN

Uma nota da tendência do PT Avante, que tem a senadora Fátima Bezerra com uma das lideranças nacionais e principal representante no Rio Grande do Norte, faz uma série  de críticas ao governo Robinson Faria. As críticas foram feitas ao explicar de forma mais detalhada, na tarde desta terça-feira (20), os motivos para a entrega dos cargos da Fundação José Augusto, que era ocupado por integrantes da corrente petista. A nota afirma que a FJA acumula dificuldades administrativas, que o governo não conseguiu dialogar com os professores da UERN em greve e que o PSD-RN, partido presidido pelo governador Robinson Faria, adotou práticas que não são de parceiros políticos na disputa de cargos federais com representação no Estado.

“Em virtude de dificuldades e divergências que se acumulam nesses 10 meses de relações político-administrativas com o governo do PSD estamos disponibilizando os cargos ocupados por nossos militantes Rodrigo Bico e Laissa Costa, diretor presidente e diretora administrativa, respectivamente da Fundação José Augusto”, destaca a nota, ao mostrar logo na abertura do texto que há conflitos políticos entre os petistas liderados pela senadora e o partido do governador.

Segundo a nota, houve, por parte do governo, insistência na ocupação dos prédios da Pinacoteca do Estado “para outros fins que não a cultura”. Além disso, aponta os militantes da Avante, o presidente da Fundação José Augusto não conseguiu ser recebido pelo governador “para discutir a implementação do projeto de cultura defendido no processo eleitoral e que foi fruto de ampla discussão com os segmentos artísticos”. 

A nota afirma que há divergência também na condução das relações com os professores e servidores da UERN em greve. O documento afirma que o governo “não conseguiu fazer prosperar o diálogo para pôr fim a mais longa paralisação na instituição”. 

A exoneração da secretaria adjunta de Educação, Socorro Batista, há pouco mais de um mês, é lembrada. Os petistas ligados a Fátima destacam que o afastamento foi sem qualquer comunicado, antes ou depois da publicação do ato de exoneração, à senadora ou à própria professora que teve que deixar o cargo. “A comunicação foi feita pelo Diário Oficial do Estado”. lamenta.

“Tudo que sabemos até hoje são notícias da mídia que dão conta da insatisfação do governo com a defesa que a mesma fez da categoria em greve na UERN. Cabe esclarecer que Socorro Batista foi atuante dirigente sindical da categoria e dela ninguém poderia esperar postura diferente”.  Para a Avante, corrente de Fátima Bezerra, trata-se de “mais um equívoco por parte do governo na condução do processo”.

O caso que envolveu a substituição do superintendente da CBTU-Natal mereceu destaque na nota. O documento afirma que João Maria Cavalcanti fazia um trabalho de recuperação de viabilidade econômica e de credibilidade junto aos usuários de um serviço publico. Mas, as tentativas de negociação que mobilizaram o deputado Mineiro e a senadora Fátima, não demoveu o PSD/RN de substituí-lo. 

“Entenderam [o PSD e suas lideranças] que o legítimo seria a ocupar a superintendência da CBTU pelo fato da empresa estar ligada ao Ministério das Cidades, cujo ministro é do partido. Estranho esse argumento, uma vez que não é essa a regra aplicada em nenhuma secretaria ou órgão do governo do Estado administrado pelo PSD, pelo que se tem notícia”, critica os militantes da corrente que é liderada por Fátima Bezerra.

A nota também responde, indiretamente, ao deputado Fernando Mineiro que na manhã desta terça-feira afirmou que a decisão de Fátima Bezerra foi unilateral e equivocada: “Esclarecemos que essa decisão é coletiva, de uma Tendência Petista com representatividade no partido, e não apenas da senadora Fátima Bezerra, apesar dela também compor o coletivo”.

Apesar do tom de oposição, a nota afirma que não há decisão oficial do PT para rompimento, nem houve a discussão interna sobre essa definição. 

“Nosso comunicado não significa ou pretende que o partido inicie a partir dele qualquer discussão de rompimento ou afastamento do governo do PSD”, disse.

Mesmo assim, as críticas politicas e administrativas ao governo do Estado e ao  PSD-RN devem aumentar o clima de animosidade entre a senadora e o governador Robinson Faria. As discussão internas no PT também devem ficar mais intensas. As tendências lideradas por Fernando Mineiro e pelo vereador Hugo Manso preferem ficar na base aliada do governo estadual e com as indicações que possuem no primeiro escalão, como as Secretarias de Educação e de Juventude. TN

PENDÊNCIAS - TRE totaliza 183 atendimentos na revisão biométrica no primeiro dia

Última eleitora a ser atendida na revisão biométrica, no primeiro dia de trabalho da equipe
O primeiro dia de trabalho foi marcado pelo bom comparecimento do público, de acordo com Ana Karla, servidora do TRE à serviço da Comarca de Pendencias, foram realizados 183 atendimentos no primeiro dia da revisão biométrica.  Ainda de acordo com Ana Karla, os atendimentos aconteceram dentro do esperado, mas ela alerta para que os eleitores não deixem para fazer a revisão biométrica nós últimos dias.

Os eleitores deverão comparecer na Câmara Municipal, localizada na Rua Félix Rodrigues, 179 - centro de segunda a sexta das 08 às 16h e aos sábados das 08 às 14h, portando título eleitoral, original e cópia de documento oficial com foto e de comprovante de residência atualizado.

Não precisam comparecer à revisão biométrica, os eleitores que tenham ido anteriormente aos cartórios eleitorais para requerer alistamento, transferência ou revisão e, na oportunidade, tenham sido submetidos à coleta de dados biométricos, todos os demais eleitores dessas cidades deverão comparecer no prazo estabelecido ou terão seus títulos cancelados.

Com esse procedimento novos títulos serão impressos e os eleitores desses municípios estarão habilitados para votar em urnas biométricas que fazem o reconhecimento do eleitor por meio de suas impressões digitais.

ALTO DO RODRIGUES - Fique atento, chegou a hora de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos

ALTO DO RODRIGUES - Presidente do TRE visitou o município e acompanhou a revisão biométrica

A presidente do TRE, desembargadora Zeneide Bezerra, visitando cabine de atendimento da revisão biométrica.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Zeneide Bezerra, visitou na tarde desta tarde a Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, local onde está sendo realizado a revisão biométrica no município. 

Com assessores do Tribunal, a presidente acompanhou de perto o atendimento e conversou com eleitores que estavam sendo atendidos. Antes de ir embora, a presidente conversou com a nossa reportagem e se mostrou entusiasmada com o andamento dos atendimentos. 

Para fazer a revisão biométrica, os eleitores deverão comparecer na Câmara Municipal, na Rua José Ferreira das Neves, 98 - centro, com o título eleitoral, original e cópia de documento oficial com foto e de comprovante de residência atualizado, no horário das 08 às 17h de segunda a sexta. Aos sábados das 08 às 14h. 

Só não precisa comparecer para a revisão biométrica os eleitores que tenham ido anteriormente aos cartórios eleitorais para requerer alistamento, transferência ou revisão e, na oportunidade, tenham sido submetidos à coleta de dados biométricos, todos os demais eleitores do município deverão comparecer no prazo estabelecido ou terão seus títulos cancelados.
Do município, Cecília; a presidente do TRE desembargadora Zeneide Bezerra; assessor do tribunal e duas servidoras do município à serviço da Justiça Eleitoral.