Memorial às vítimas de Covid

sábado, 12 de setembro de 2015

PENDÊNCIAS DE LUTO - Faleceu o jovem que sofreu 27 cutiladas de facas, no início deste mês

A cidade de Pendências e os integrantes da quadrilha junina Explosão Potiguar estão todos de luto. 

Faleceu no início da noite deste sábado, Washington da Costa Batista, de 24 anos, que foi vítima, no dia 02 de setembro, sendo atingido com pelo menos 27 cutiladas de faca, depois de um desentendimento com um jovem de 17 anos, fato ocorrido no bairro Independência. 

O jovem foi encaminhado para o hospital em Mossoró, fez cirurgia e estava se recuperando. Segundo uma amiga, Washington estava fazendo fisioterapia no hospital municipal Levanir de Freitas, quando começou a passar mal, com dificuldades para respirar, foi prestado os primeiros socorros, mas o jovem não resistiu, vindo à óbito.

Washington era um dos integrantes da quadrilha junina Explosão Potiguar, gostava de jogar futsal, dançar e era bastante extrovertido. Homossexual assumido, Washington já está sendo homenageado redes sociais pelos inúmeros amigos e amigas, além dos familiares, 

Ainda não há informações sobre o local e horário do velório e do sepultamento do jovem que teve a vida interrompida de forma brutal

ESPORTE - Hoje só a vitória interessa ao ABC

O ABC tem apenas 21 pontos em 24 partidas disputadas na série B do Brasileiro, aparecendo na última posição da tabela. E, de acordo com os matemáticos, para escapar do rebaixamento, é necessário alcançar, no mínimo, 46 pontos ao término do campeonato. Ou seja, restando 14 jogos para o fim da competição, o Alvinegro precisa conquistar 25, dos 42 pontos em disputa. 

E essa reação precisa começar hoje, quando o time abecedista recebe o CRB/AL, a partir das 16h30, na Arena das Dunas, pela 25ª rodada da disputa. Só uma vitória interessa para que o ABC siga com chances de escapar da queda para a série C.

ALTO DO RODRIGUES - Grande expectativa para a entrevista do prefeito Abelardo na rádio Princesa, ouça

O prefeito Abelardo Rodrigues concedeu entrevista aos radialistas José Regis e Lúcio Flávio, do programa REGIStrando que está sendo transmitida neste momento pela rádio Princesa do Vale, em Assu, acompanhe através deste link e depois clique no ícone "Princesa Ao Vivo" rádio princesa

ALTO DO RODRIGUES - Breno Vaneirão e Higino dos Ritmos fizeram grandeshow na Churrascaria do Mano

Vê Barreto, Breno Vaneirão e Higino dos Ritmos

Mais um sucesso de público na Churrascaria do Mano, Breno Vaneirão e Higino dos Ritmos, deram show com casa praticamente lotada para curtir as atrações da noite. Destaque para a super cantora da banda Curtição  Forrozeira, Vê Barreto, que deu um show à parte na banda de Higino.
Dárcio, Marcinho, a cantora da Curtição Forrozeira, Vê Barreto e Edilza Costa

ALTO DO RODRIGUES - Já já, Interlocutora do Pronatec e chefe de gabinete da SEMTHAS no programa de rádio

Luciana Monteiro, a convidada especial do programa de rádio deste sábado, 12
Daqui a pouco (às 12h) será transmitido pela FM "comunitária" local, o programa Conversando Com o Seu Prefeito e a convidada especial do programa de rádio Conversando Com o Seu Prefeito será a interlocutora do Pronatec no município, Luciana Monteiro. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) oferece bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional e o governo Construindo um Novo Tempo não tem medido esforços para assegurar capacitação para os jovens, trabalhadores e adultos que não tiveram no passado, uma oportunidade para essa qualificação. Na oportunidade, será abordado pela representante, o quantitativo de cursos já oferecidos a população desde 2013 e os convênios já firmados para novos cursos a serem implantados este ano.

Luciana Monteiro que também é chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) vai fazer um balanço das ações e dos programas sociais que atendem milhares de pessoas em todo o município.

O produção do programa institucional e de caráter definitivo é da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do radialista sem medo, Fran Seixas. 

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Confira alguns dos sucessos da Cavalo de Pau, atração da tradicional festa de outubro


COLÍRIO - Descobrimos a inspiração para a frase: Tanto faz


COTIDIANO - Em depoimento, Joelma diz ser ameaçada por Chimbinha e teme por sua integridade física

Joelma vai à delegacia em bairro da periferia de Belém, acompanhada da advogada e de duas empregadas
A separação de Joelma e Chimbinha toma proporções cada vez mais dramáticas. Depois de anunciar a saída da Calypso, expulsar o ex-marido da banda e abrir o verbo sobre a traição dele nos shows, a cantora põe agora mais ação a este romance que virou um thriller policial. O Extra teve acesso ao conteúdo de dois boletins de ocorrência em que Joelma é vítima e testemunha.

Trecho do primeiro depoimento de Joelma, relatando que teme a agressividade de Chimbinha
Joelma diz que, desde então, Chimbinha tem ligado para ela e para pessoas próximas “perturbando”. A vocalista do Calypso relata ainda que pelo “gênio violento de Chimbinha sente-se ameaçada por sua integridade física e moral”. No depoimento, ela lembra também que o ex tem histórico de agressão contra um bailarino da banda. A cantora ainda ressalta que, por esse motivo, se viu obrigada a sair de casa no dia 1º de setembro e que soube que Chimbinha teria dito que “isso ainda vai acabar em morte”.

COTIDIANO - Jogador Raí admite que já falhou na hora "H"

Eterno ídolo do São Paulo e da seleção brasileira, Raí volta aos holofotes por causa do lançamento de sua fotobiografia. Aos 50 anos, o jogador deu uma entrevista para a “Playboy” falando sobre vários temas. 

Entre elas, a sempre polêmica presença de homossexuais no universo do futebol. “Já ouvi muitos jogadores falando que não tem, mas claro que tem, sim, mas ninguém fala... É um meio tão machista...O mundo do futebol sempre foi ligado a esse lado da força, de se mostrar mais violento”, disse o ex-jogador à revista.

Raí, que sempre teve fama de galã, fala também sobre a adolescência tardia que saboreou depois de sua separação. 

“O que eu não aproveitei aos 17 anos, acabei aproveitando depois dos 30. Ainda mais que minha carreira estava acabando, então não tinha mais essa responsabilidade. Eu aproveitei bastante”, conta o ex-jogador, que admite ter falhado na hora H: “Claro que aconteceu, mas por diferentes motivos. Nada que precisasse de remédio, ou que fosse irremediável num outro dia, numa outra hora. É normal que você às vezes tenha menos apetite, ou que o ambiente não seja o ideal, ou que a pessoa não mexa com você”.

POLÍTICA-RELIGIÃO - Pastor Marcos Feliciano pode ser candidato a prefeitura de São Paulo

O pastor Everaldo, presidente do PSC-(Partido Social Cristão) e diretoria anunciaram a decisão do partido em lançar o pastor e também deputado federal Marco Feliciano a pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira(31/08), onde Marco Feliciano aceitou o convite.

O pastor/deputado Federal Marco Feliciano recebeu na manhã desta segunda-feira (31/08), através do presidente da legenda a qual é filiado (PSC-SP) pastor Everaldo, o comunicado que o partido lançará para 2016 o nome do pastor Marco Feliciano como candidato à prefeitura do município de São Paulo. Onde o pastor, conforme confirmou a assessoria de Feliciano, aceitou o convite da legenda para a disputa.


Em seu perfil no Facebook, o pastor postou através de sua assessoria uma mensagem onde pode se ver que o trabalho já se iniciou, quando o pastor afirma que a pré-candidatura dará a oportunidade ao eleitor paulistano em ter uma nova opção nas eleições de 2016. Nos próximos dias, Feliciano pretende organizar uma equipe técnica para mapear os problemas de São Paulo e iniciar a estruturação da pré-campanha.

Marco Feliciano pretende diminuir o distanciamento que existe hoje entre o prefeito e a comunidade. “A grande diferença do nosso governo será estar perto das pessoas. Não é porque São Paulo é uma grande metrópole que isso justifica o distanciamento do prefeito do dia a dia do paulistano; faremos um governo para as pessoas”.

A disputa até o momento à Prefeitura de São Paulo no pleito de 2016 anunciadas, a qual o pastor Marco Feliciano irá disputar, uma é com o apresentador José Luz Datena,que anunciou sua pré-candidatura em 28 de julho pelo Partido Progressista(PP) e o empresário João Doria Júnior, que foi o primeiro a apresentar a sua pré-candidatura em 28 de agosto pelo PSDB, mas terá que concorrer internamente com outros nomes do PSDB, que também estão interessados em participar da disputa em 2016.

POLÍTICA - Dilma Rousseff estuda trocar ministro da Casa Civil

A presidente Dilma Rousseff estuda substituir o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) por um nome que atue como uma espécie de "primeiro-ministro" e que não seja filiado a seu partido, o PT.

Segundo assessores, Dilma percebeu que precisa fazer um "movimento de impacto", com ressonância política, para tentar sair da grave crise que paralisa o governo. Ela avalia substituir seu braço direito até mesmo por alguém de fora da política, mas que tenha receptividade na base aliada e na oposição, na tentativa de melhorar a governabilidade e diminuir o número de derrotas que vem sofrendo no Congresso.

Não é a primeira vez, contudo, que a possibilidade de saída de Mercadante como parte da solução para a crise é especulada. O ex-presidente Lula defendia junto a Dilma a troca de Mercadante por Jaques Wagner (Defesa).

O PMDB, partido do vice-presidente, Michel Temer, também já pediu a saída de Mercadante, justificando não ter bom entendimento com o ministro, que participa da articulação política e é considerado voluntarista e centralizador. Segundo relatos de interlocutores, a própria presidente avalia que ele falhou nas principais negociações estratégicas no início de seu segundo mandato.

Uma das principais reclamações de aliados de Temer é que as discussões para distribuição de cargos paravam quando chegavam na Casa Civil. Recentemente, a indicação de uma das vice-presidências para a Caixa Econômica Federal gerou atrito entre o vice e Mercadante.

BRASIL - Lula é suspeito de ter se beneficiado do petrolão, diz PF

Lula
Agora é oficial: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é suspeito de ter se beneficiado do petrolão para obter vantagens pessoais, para o PT e para o governo. A suspeita consta em documento da Polícia Federal. Nele, pede-se ao Supremo Tribunal Federal autorização para ouvir Lula no inquérito que investiga políticos na operação Lava Jato.

O documento, enviado ao STF anteontem, na quarta-feira, é assinado pelo delegado Josélio Sousa, do grupo da PF em Brasília que atua no caso. Assim escreveu o delegado: “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em cursa na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada â custa de negócios ilícitos na referida estatal”.

Para a PF, “os fatos evidenciam que o esquema que ora se apura é, antes de tudo, um esquema de poder político alimentado com vultosos recursos da maior empresa do Brasil”.

Diante de tais suspeitas, a PF elencou a lista de pessoas do “primeiro escalão” que deveriam ser ouvidas. Lula está lá, embora não tenha mais foro privilegiado. A PF não explica por que pediu ao Supremo a tomada do depoimento – e não à primeira instância. “Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”.

Época: acesse aqui

SAÚDE - Ministério da Saúde quer voltar a vacinar meninas nas escolas contra HPV

VACINAHPV
O Ministério da Saúde quer mobilizar as prefeituras para que voltem a utilizar as escolas municipais para a vacinação de meninas de 9 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV), com base na experiência de 2014, na primeira etapa da vacinação, feita nas escolas, quando 100% do público alvo foi vacinado. No mesmo ano, sem esta mobilização, apenas 60% das meninas buscaram a segunda dose da vacina nos postos de saúde.

Em 2015, o número de meninas imunizadas caiu mais ainda. Até agosto, 2,5 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram imunizadas, o que equivale a 51% do público alvo, formado por 4,9 milhões de meninas dessa idade. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que, tanto os números no Brasil quanto em outros países, mostram a importância da mobilização das escolas. Chioro explica que o MInistério da Saúde não pode determinar que as prefeituras mobilizem as escolas, mas anuncia que está fazendo uma forte recomendação às secretarias de Saúde para que isso aconteça.

A vacina protege contra quatro tipos de HPV: o 16 e o 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, terceira causa de morte de mulheres no Brasil; e o 6 e o 11, que causam 90% das verrugas que aparecem no ânus e na região genital.

ALTO DO RODRIGUES - Distrito de Estreito e adjacências sem energia nesta segunda-feira, 14

Muita calma nesta hora, a interrupção no fornecimento de energia elétrica no distrito de Estreito, marcado para a próxima segunda-feira, 14, é segundo a Cosern, para fazer melhorias e ampliação na rede. De acordo com o comunicado da Companhia, a interrupção será das 07 às 12h, caso o serviço seja concluído antes do horário previsto, a rede será energizada.

PENDÊNCIAS – O sucessor do prefeito Ivan Padilha é o principal assunto nos quatro cantos da cidade

Sempre estamos atentos às conversas sobre política e nos quatro cantos da cidade o assunto é um só, quem será o sucessor do prefeito Ivan Padilha, virá do seu próprio grupo ou da oposição?

Ao que tudo parece, muita coisa pode mudar, pois com a aprovação pela Câmara Federal de uma possível “janela” para candidatos mudarem de partidos sem a perda do mandato, alguns dos pretensos candidatos trocarem de partidos, seis meses podem se preparar para seis meses antes do pleito de outubro do próximo ano.

Políticos de todos os partidos, oposição e governo, andam conversando muitoo sobre alianças visando o pleito de 2016. Tem gente do governo de malas prontas para fortalecer a oposição, tem pessoas da oposição querendo ir para o governo, só esperando um detalhe para desembarcar no grupo do prefeito Ivan Padilha e assim por diante.

Há descontentes de todos os lados, por diversos motivos e, uns que não tem mandato, aguardam um “chamado”, outros, com mandato, esperam “as janelas” para alçar novos voos. 

ALTO DO RODRIGUES - Luciana Monteiro, a convidada especial do Conversando Com o Seu Prefeito

Luciana Monteiro, a convidada especial do programa de rádio deste sábado, 12
A convidada especial do programa de rádio Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 12, será a interlocutora do Pronatec no município, Luciana Monteiro.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) oferece bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional e o governo Construindo um Novo Tempo não tem medido esforços para assegurar capacitação para os jovens, trabalhadores e adultos que não tiveram no passado, uma oportunidade para essa qualificação. Na oportunidade, será abordado pela representante, o quantitativo de cursos já oferecidos a população desde 2013 e os convênios já firmados para novos cursos a serem implantados este ano.

Luciana Monteiro que também é chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) vai fazer um balanço das ações e dos programas sociais que atendem milhares de pessoas em todo o município.

Esses e outros assuntos serão destaque no programa institucional, transmitido pela FM "comunitária" local, das 12 às 13h, neste sábado (12), com produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do radialista sem medo, Fran Seixas.

ESTADO - Lei que regulamenta cultivo de camarão é comemorada

Mesmo com vetos parciais do governador Robinson Faria (PSD) em cinco artigos, a sanção da chamada "Lei Cortez Pereira" que regulamenta o cultivo de camarão em cativeiro, o  presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar de Paiva Rocha, afirma que o ato do Poder Executivo "atende os pleitos da carcinicultura do Rio Grande do Norte". Segundo ele, os incisos, parágrafos e artigos vetados são aspectos legais que já existem no novo Código Florestal do país (Lei Federal 12.651/2012), "que não trarão prejuízos para a atividade econômica da criação de camarão".

Orígenes Monte afirmou, ainda, que a "Lei Cortez Pereira" deve beneficiar 95% dos produtores de camarão em cativeiro, que no último censo feito em 2011, eram 460 no Estado. "Existia uma insegurança jurídica muito grande, até então o Idema não tinha parâmetros para licenciar e agora tem, as questões jurídicas estão disciplinadas e agora temos uma regra pra seguir", concluiu ele.

Já o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que não vai se manifestar sobre a sanção da lei pelo Poder Executivo, pois tinha se posicionado publicamente contra a aprovação e sanção da lei com duas cartas enviadas há cerca de  45 dias ao governador Robinson Faria, elaboradas em conjunto com representantes do Ministério Públicos e órgãos de defesa do meio ambiente.

ESTADO - Caern investe R$ 10 mil/dia em carro-pipa para abastecer Currais Novos em rodízio

Mesmo sem fonte de captação de água para abastecer a cidade de Currais Novos, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está investindo em alternativas para atender emergencialmente a população.  Enquanto a adutora de engate rápido não é concluída, a empresa está investindo cerca de R$ 10 mil por dia só em carro-pipa que traz água do município de Florânia, distante 44 quilômetros de Currais Novos. São dois caminhões que transportam 48 mil litros cada, em 10 viagens, durante o dia e à noite, para oferecer 1,92 milhão de litros de água à cidade em sistema de rodízio.

Outra fonte alternativa utilizada pela Caern é a água oriunda de dez poços tubulares que estão produzindo 18 mil litros de água/hora utilizada em serviços domésticos como descargas, banho, lavagem de roupa, entre outras atividades. O produto é depositado em 12 chafarizes espalhados pela cidade. Outros poços foram perfurados e nos próximos dias, conforme previsão do engenheiro Eudes Medeiros, serão 15 poços em operação para amenizar os efeitos da maior seca em cem anos. O presidente da Caern Marcelo Toscano e o diretor de Operações João Alberto Dantas, estiveram em Currais Novos nesta quarta-feira (09) para discutir com os técnicos da companhia, as medidas emergenciais para combater a crise hídrica.  nominuto.com

G1RN.COM - Quadrilha explode caixa eletrônico na Grande Natal

Vidros da loja de conveniência ficaram destruídos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Criminosos explodiram na madrugada desta sexta-feira (11) um caixa eletrônico, que funciona 24 horas, em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis localizado em Parnamirim, cidade da Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, cinco homens armados participaram do crime.

A quadrilha invadiu o estabelecimento, no bairro de Emaús, por volta das 3h. No local, os bandidos renderam o vigilante, três frentistas e a funcionária da loja. Eles usaram explosivos na ação e, com o impacto, os vidros da loja ficaram destruídos. Eles conseguiram fugir. A polícia ainda não sabe informar a quantia roubada. Uma equipe da Polícia Militar realiza buscas na região.
Crime aconteceu na madrugada desta sexta-feira (11) (Foto: Roberto Lucena)

BRASIL - CCJ aprova punição para quem usar centro comunitário com fim eleitoral

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (9), o Projeto de Lei Complementar 443/09, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que pune pela legislação eleitoral quem fizer uso indevido de centro social para fins eleitorais, inclusive com cassação de registro e mandatos, e com inelegibilidade por oito anos.

O projeto original estabelecia pena de inelegibilidade por três anos, mas o relator, deputado Valmir Prascidelli (PT-SP), fez uma atualização porque a proposta foi apresentada antes da aprovação da Lei Complementar 135/10 (Lei da Ficha Limpa).

O texto inclui o uso dos centros comunitários e assemelhados entre as hipoóteses de denúncia, juntamente com abuso do poder econômico, de autoridade, e uso indevido de meios de comunicação. Os efeitos desse tipo de ação atingem não só os candidatos, mas todos que tenham contribuído para a prática do ato indevido ou abusivo. 

ESPORTE - Em noite de golaços, Flamengo vence o Cruzeiro de Mano e está no G-4

Flamengo e Cruzeiro se enfrentaram nesta noite de quinta-feira com objetivos parecidos: continuar embalados no Brasileiro e de quebra frear a reação do adversário. De um lado, o rubro-negro, 100% nas primeiras quatro rodadas do returno, dentro de um Maraca cheio, onde o Cruzeiro nunca venceu depois de reformado. 

De outro, o atual campeão nacional com esperanças renovadas e uma injeção ânimo após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Em campo, melhor para os anfitriões. Com dois golaços, o Flamengo fez o dever de casa diante de mais de 40 mil pessoas, venceu por 2 a 0 e está no G-4 do Brasileirão, zona para a Libertadores que não ocupava desde 2011.

Com o resultado, o Flamengo fecha a rodada na quarta posição, com 38 pontos. Ainda buscando desgarrar de vez da parte baixa da tabela, o Cruzeiro estaciona em 13º, com 28 pontos e segue sua busca por resultados melhores e um fim de ano sem sustos. Na rodada do final de semana, o Fla visita a Chapecoense, enquanto o Cruzeiro recebe o rival Atlético-MG, no Mineirão.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ESTADO - 49 municípios tem FPM zerados na 1ª cota de setembro

Confira a lista das 49 cidades do RN que receberam os recursos Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ficou com saldo 0. As cidades em negrito, são as da região do Vale do Açu

-AFONSO BEZERRA
-ALTO DO RODRIGUES
-ANTÔNIO MARTINS
-AREIA BRANCA
-BARAÚNA
-CAIÇARA DO NORTE
-CARNAUBAIS
-CORONEL EZEQUIEL
-CURRAIS NOVOS
-EQUADOR
-EXTREMOZ
-FELIPE GUERRA
-FERNANDO PEDROZA
-FLORÂNIA
-GOV.DIX-SEPT ROSADO
-GROSSOS
-IELMO MARINHO
-JAÇANÃ
-JANDAIRA
-JOÃO CÂMARA
-LAGOA DE VELHOS
-LAGOA D ANTA
-LAGOA SALGADA
-LUIS GOMES
-MARTINS
-MAXARANGUAPE
-MOSSORÓ
-NISIA FLORESTA
-NOVA CRUZ
-PARAZINHO
-PARNAMIRIM
-PAU DOS FERROS
-PEDRA GRANDE
-PEDRO VELHO
-PENDÊNCIAS
-PUREZA
-RIO DO FOGO
-RUY BARBOSA
-SANTA MARIA
-SANTANA DO MATOS
-SANTANA DO SERIDÓ
-SÃO BENTO DO NORTE
-SÃO BENTO DO TRAIRI
-SÃO RAFAEL
-SÍTIO NOVO
-TIBAU
-TRIUNFO POTIGUAR
-UMARIZAL
-VÁRZEA

Fonte: Banco Brasil
Edição: Adauto Galvão.

Entenda como as prefeituras ficam com saldo zerado nos recursos do FPM

Da arrecadação total do FPM, 25% vai para a educação, 15 para a saúde e os restantes 60% estão vindos com as cotas tão baixas que, depois do governo retirar as contribuições do INSS, o saldo fica zerado nas contas das prefeituras.

Outro dado importante é que tem prefeitura que arrecadou bem menos que no ano passado. Um exemplo é a prefeitura de Alto do Rodrigues, que teve uma perda de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

BRASIL - Justiça determina que Itaú, Santander e Bradesco aceitem boletos de outros bancos

COjy34DWEAEl9hi
O juiz titular da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Paulo Assed Estefan, concedeu uma liminar em ação civil pública para que os bancos Santander, Itaú e Bradesco aceitem, no estado do Rio, o pagamento de boletos de qualquer banco na boca do caixa, de correntistas e não correntistas, sem qualquer distinção. Em caso de desobediência, as instituições estão sujeitas a uma multa diária de R$ 5 mil. A ação foi movida pelo Procon Estadual.

A recusa no recebimento de boletos bancários é uma reclamação comum dos consumidores, segundo o órgão. A irregularidade foi comprovada e a autarquia autuou os bancos, que continuaram a se negar a efetuar o pagamento dos boletos. Caso as instituições alvos da ação não corrijam a irregularidade, a multa será aplicada tão logo seja comprovada que as instituições foram notificadas da decisão da Justiça.


BG/O Globo

NATAL - Prefeito Carlos Eduardo publica decreto determinando cortes em todas as secretarias

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, publicou decreto nesta quinta-feira (10) determinando diversos cortes no custeio da administração pública. As medidas deverão entre esse mês e dezembro, prevendo cortes que vão do número de estagiários nos órgãos até a renegociação de alugueis.

Argumentando que a queda da arrecadação decorrente da crise trouxe sérios reflexos no equilíbrio financeiro do Município, o prefeito determinou que os órgãos da administração direta e indireta suspendam as atividades que impliquem em pagamento de horas extras, Gratificação por Expediente Extraordinário (GEE) e pagamento de adicional noturno, com a exceção às atividades dos plantonistas da área de Saúde. Além disso, o prefeito também determinou o corte de 20% no valor das remunerações (jeton) pagas às comissões constituídas nas secretarias e também a redução de 20% no número de estagiários em cada secretaria.


Apesar de argumentar que alguns dos itens referentes ao pagamento por atividades extras podem ser flexibilizados, o decreto condiciona a liberação para realização desses pagamentos à autorização por parte da Secretaria Municipal de Governo, após justificativa da secretaria que necessita do serviço.

Ainda no decreto, o prefeito também determina que todos os empenhos sejam submetidos previamente a autorização da Consultora-Geral do Município, com exceção aos que forem oriundos das secretarias de Saúde e Educação. 

Para os contratos de alugueis de imóveis ocupados por secretarias ou órgãos da Prefeitura, o prefeito determinou que os contratos assinados até o fim abril deste ano sejam renegociados até outubro para que o novo vínculo tenha, no mínimo, valor 20% inferior ao que está em vigor. Para a negociação, os titulares das pastas deverão condicionar as possíveis renovações dos contratos, ao término do vínculo, à aceitação da redução do valor por parte do proprietário dos imóveis. Todas as secretarias deverão encaminhar um relatório sobre as reduções à Secretaria Administração e Controladoria-Geral de Município até 30 de outubro. Ainda não há a confirmação sobre qual o valor que a Prefeitura do Natal pretende economizar com a medida.

TELEVISÃO - Cantor Latino faz acordo para não ser preso por dívida de pensão alimentícia

O cantor Latino firmou, nesta quinta-feira, 10, um acordo com a mãe de uma das suas filhas para evitar ser preso por falta de pagamento de pensão alimentícia à menina, de 2 anos e 8 meses. Na terça, a Justiça de São Paulo decretou a prisão do artista, que não deposita o benefício da criança desde setembro de 2014.

O valor devido durante o último ano, de cerca de R$ 150 mil, será pago em duas vezes, conforme o acordo entre as duas partes. "A primeira parcela já foi depositada hoje e a outra será paga no próximo dia 18", diz Fernando Abrahão, advogado da empresária Gláucia Roberta de Souza, mãe da menina Valentina.

Segundo Abrahão, o acordo já foi informado à Justiça e, até o final do dia, deverá ser expedido um contra-mandado de prisão. "Resolvemos aceitar o acordo até para que o Latino possa ficar livre para trabalhar. Nos disseram que se ele não fizesse os shows neste final de semana, ficaria mais difícil fazer o pagamento", diz o advogado. 

ESTADO - CPI interroga sobre exploração de dromedários no turismo do RN

A exploração de dromedários visando o turismo nas praias do Rio Grande do Norte é o tema da CPI dos Maus-Tratos de Animais na manhã desta quinta-feira (10), na Câmara dos Deputados.

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) foi instaurada em agosto para abordar diversos temas relacionados aos maus-tratos aos animais. A audiência de hoje foi solicitada pelo deputado Ricardo Izar(PSD-SP) sob o argumento de que a exploração desses animais em praias do RN “ganhou repercussão mundial quando um jovem recolheu milhares de assinaturas eletrônicas no intuito de proibir” a prática. “Entidades de defesa dos direitos dos animais manifestaram-se, solicitando que os responsáveis pelos maus tratos dos animais fossem punidos”, destacou o deputado.

Foram convidados para prestar depoimento o proprietário da empresa Dromedumas, Philippe Landrye, responsável pelos animais usados nos passeios de turistas na Praia de Jenipabu, litoral norte potiguar; o secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz; o secretário estadual de Meio Ambiente do RN, José França; o morador da cidade de São Paulo (SP) responsável pela criação da petição pública contra o uso de dromedários no RN, Fábio Chaves, e a promotora Rossana Sudário, do Meio Ambiente de Natal, que não compareceu.
  
Observação: Fred Queiroz foi convidado para a audiência, mas ele é secretário de Turismo de Natal, enquanto os passeios de dromedários acontecem nas dunas de Genipabu, que ficam no município de Extremoz, e o secretário de Turismo de Extremoz é Edson Faustino. E a promotora de Justiça de Extremoz é Engrácia Guiomar Rego Bezerra Monteiro.

CINEMA - Brasil escolhe filme para disputar Oscar de melhor estrangeiro

Que Horas Ela Volta, da cineasta Anna Muylaert, é o filme que representará o Brasil na competição por uma vaga na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2016, anunciou nesta quinta, 10, o Ministério da Cultura. Uma comissão especial reuniu-se no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, para escolher o concorrente.

O longa-metragem competiu com sete filmes: A Historia da Eternidade, de Camila Cavalcante,Alguém Qualquer, de Tristan Aronovich, Campo de Jogo, de Eryc Rocha, Casa Grande, Felipe Barbosa, Entrando numa Roubada, de André Miraes, Estrada 47, de Vicente Ferraz, além deEstranhos, de Paulo Alcântara. O Que Horas Ela Volta passará agora pela avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que selecionará nove produções estrangeiras. Desse grupo, saem os cinco finalistas. O vencedor é anunciado no dia da festa do Oscar em Hollywood, Estados Unidos.

O filme Que Horas Ela Volta trata da desconcertante relação em uma casa de classe media alta, na cidade de São Paulo, depois que a filha da empregada chega para prestar vestibular. A doméstica, interpretada por Regina Casé, é uma migrante nordestina que há anos não via a filha.

PENDÊNCIAS - Confira os 14 candidatos que concorrem as vagas de Conselheiros Tutelares no município

Atendendo a alguns internautas e leitores o blogueiro Alex Escoteiro, listou os 14 candidatos aptos a serem votados para as eleições 2015 do conselho tutelar aqui em Pendências/RN. Vale salientar mais uma vez que o eleitor pode votar em 05 representantes que irão defender os direitos das crianças e adolescentes de nossa cidade. As eleições acontecerão no dia 04 de outubro do ano em curso. Pendências-RN:

Ø  ADRIANO CEZAR DANTAS FERREIRA
Ø  ÁLIDA SILVA DE SOUZA
Ø  CAMILA JANIELLE PEREIRA DO NASCIMENTO
Ø  CLESIANO DE LIMA SILVA
Ø  FABIO ANOTONGLO BATISTA DE SOUZA
Ø  FRANCISCA APARECIDA FERREIRA DA SILVA
Ø  FRANCISCA VERÔNICA FILGUEIRA BEZERRA
Ø  FRANCISCO ALBERTO LIMA DE MENDONÇA
Ø  MANOEL DO NASCIMENTO SILVA
Ø  NELLY THIANNE DOLS SANTOS SILVA
Ø  NILDELICE SANTOS DE OLIVEIRA
Ø  POLIANA DAS NEVES SOARES
Ø  VANILDA DAS NEVES LIMA
Ø  WILLYS GUANIERES NUMES MARREIRO


BASIL - Aprovado projeto que regulamenta a profissão de artesão

Foi aprovação, pela Câmara, o projeto de Lei 7755/2010, do ex-senador Roberto Cavalcanti, que regulamenta a profissão de artesão no país. A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania daquela Casa e agora segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

A relatora da proposta na CCJ, deputada Maria do Rosário (PT-RS), recomendou a rejeição de todas as alterações feitas por comissões da Câmara, de forma que a proposta não tivesse que retornar para nova avaliação do Senado. “Busquei um acordo com todos os deputados e relatores envolvidos, para que a proposta siga para ser transformada em Lei”, disse.

ESPORTE - STJD mantém punição e Luís Fabiano segue fora

Luís Fabiano está fora do São Paulo contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão, neste domingo.

Nesta quinta-feira o atacante foi julgado pelo Pleno do STJD após conseguir efeito suspensivo pela punição de dois jogos de gancho após ser expulso contra o Sport, na 14ª rodada do Brasileirão, e terá de cumprir mais um jogo.

Luís Fabiano foi expulso na Ilha do Retiro, na derrota por 2 a 0 para o Sport. Cumpriu a suspensão automática contra o Cruzeiro, na rodada seguinte, e foi condenado a dois jogos de suspensão. Teria, então, de cumprir o segundo jogo no clássico contra o Corinthians. O departamento jurídico entrou com pedido de efeito suspensivo e conseguiu adiar o cumprimento da pena até que o atacante fosse julgado novamente no Pleno do STJD.

No entanto, Luís Fabiano não participou da derrota para o Santos, na Vila Belmiro, já que foi vetado pelo departamento médico.

ELEIÇÕES - Câmara Federal aprova em definitivo novas regras para mudança de partido sem perda de mandato

Uma das principais mudanças aprovadas, por meio de um destaque do PSB, incluiu uma janela de 30 dias para desfiliação sem perda do mandato, válida antes do prazo de filiação antecipada exigida. 

Esse prazo de filiação também mudou, de um ano antes das eleições para seis meses anteriores.

Esse destaque obteve 323 votos a favor e 115 contrários e prevê outras duas “justas causas” para a desfiliação sem perda do mandato: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação política pessoal.


Com a conclusão da votação, a presidência da República tem prazo de 15 dias úteis para sancionar o projeto. Com esse prazo, as novas regras poderão valer já para as eleições municipais do ano que vem.

ALTO DO RODRIGUES - Chefe de gabinete da SEMTHAS fará balanço dos programas sociais e do Pronatec

Luciana Monteiro, a convidada especial do programa de rádio deste sábado, 12
A convidada especial do programa de rádio Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 12, será a interlocutora do Pronatec no município, Luciana Monteiro.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) oferece bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional e o governo Construindo um Novo Tempo não tem medido esforços para assegurar capacitação para os jovens, trabalhadores e adultos que não tiveram no passado, uma oportunidade para essa qualificação. Na oportunidade, será abordado pela representante, o quantitativo de cursos já oferecidos a população desde 2013 e os convênios já firmados para novos cursos a serem implantados este ano.

Luciana Monteiro que também é chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) vai fazer um balanço das ações e dos programas sociais que atendem milhares de pessoas em todo o município.

Esses e outros assuntos serão destaque no programa institucional, transmitido pela FM "comunitária" local, das 12 às 13h, neste sábado (12), com produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do radialista sem medo, Fran Seixas. 

ECONOMIA - Receita e PGFN abrem prazo para negociação de parcelamentos da Lei 12.996/2014

A partir desta terça-feira (8), inicia-se o prazo para a consolidação dos parcelamentos instituídos pela Lei nº 12.996, de 18 de junho de 2014. A consolidação dos débitos das modalidades de parcelamento será dividida em dois períodos distintos a depender das características dos contribuintes: 

- de 8 a 25 de setembro de 2015: para as pessoas jurídicas, exceto as optantes pelo Simples Nacional e as omissas na apresentação da DIPJ relativa ao ano-calendário de 2013;
- de 5 a 23 de outubro de 2015: para todas as pessoas físicas e as pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional e as omissas na apresentação da DIPJ relativa ao ano-calendário de 2013.

Os procedimentos para a consolidação dos parcelamentos deverão ser realizados exclusivamente nos sítios da Receita Federal ou da PGFN na Internet, até às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia de término de cada período.

SEXUALIDADE - Infidelidade pode ser genética

genetica-infidelidade
A infidelidade conjugal continua sendo uma das principais preocupações para o casamento tradicional. De acordo com uma pesquisa de 2013, a porcentagem de mulheres que se envolveram em relações extraconjugais cresceu cerca de 40% desde o início dos anos 90. O site europeu Victoria Milan, especializado em ajudar homens e mulheres a “pular a cerca”, diz que 67% dos que traem também desconfiam que o parceiro faça o mesmo. Mas a ciência pode explicar o comportamento dos adúlteros.

Segundo uma pesquisa de 2010, a propensão à infidelidade pode estar no DNA. Depois de analisar o comportamento sexual de 181 adultos, os cientistas constataram diferenças em cada um deles. Para os estudiosos, a variação do gene DRD4, também ligado à busca de sensações prazerosas, como o uso de álcool e jogos de azar, é a principal responsável também pelas aventuras fora do relacionamento.

Segundo o pesquisador, os resultados fornecem algumas evidências biológicas do que, à primeira vista, parece ser um pouco contraditório: indivíduos poderiam procurar por um relacionamento sério, mas ao mesmo tempo ter encontros sexuais de apenas uma noite. Ou seja, é plenamente possível que alguém apaixonado traia, mas ainda assim estar profundamente ligado ao parceiro – científicamente falando.

Para Michele Weiner-Davis, terapeuta de casais e autora do best-seller  Divorce Busting, a infidelidade não deve ser motivo para terminar um relacionamento. “Muitas pessoas pensam que a traição sinaliza o fim de um casamento, e isso não é verdade. Embora esquecer a infidelidade seja uma tarefa desafiadora, a maioria dos casamentos não só sobrevivem, como também crescem com a experiência”.

Ainda há quem pense que uma aventura extraconjugal possa salvar o relacionamento. É o caso de Eli Finkel, pesquisador da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Para ele, subrir suas necessidades sexuais fora do casamento é perfeitamente normal e não rompe outros laços importantes do casal, como apoio social e sentimental.

Notícia da Revista GQ