Memorial às vítimas de Covid

sábado, 27 de junho de 2015

ESTADO - Sete municípios do RN têm novos limites geográficos

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou nesta sexta, 26, a alteração nos limites geográficos de sete municípios do Rio Grande do Norte: Caiçara do Norte, Jandaíra, Parazinho, Santana do Matos, Tenente Laurentino Cruz, Caraúbas e Upanema.

Em Caraúbas e Upanema, a alteração de limite territorial já chegou ao pleno do Tribunal de Justiça do RN. Por uma medida cautelar, o TJRN suspendeu, em abril deste ano, a eficácia de uma lei que anexava a comunidade de Mirandas ao município de Caraúbas. A comunidade voltou a fazer parte da cidade de Upanema.

Porém, no novo mapa territorial divulgado pelo IBGE, a comunidade aparece pertencendo ainda a Caraúbas. Segundo o Instituto, as novas delimitações foram verificadas no ano passado e só agora publicadas.


Blog do BG

ALTO DO RODRIGUES - PM troca tiros com bandidos e recupera carro com queixa de roubo

Equipe da PM que trocaram tiros com bandidos e recuperaram veículo: Sargento Da Costa, Cabo Jorge e Soldado  Marcelno
Se pelo dia, a Polícia Militar não descansa, dando sensação de segurança a população, coibindo abusos e orientando motoristas e motociclistas, à noite, a PM não dá trégua aos "fora da lei". Enquanto os policiais Sargento Da Costa, Cabo Jorge e Soldado Marcelino faziam a ronda no distrito de São José, na madrugada de sexta para sábado, receberam um chamado da central via whastapp, informando que um carro tipo D-20 (placa MYV 7510) tinha sido roubado e estava passando por Baixa do Meio com apoio de um outro carro tipo Polo Sedan (cor prata e placas não identificada). 

Ao tomar conhecimento, a equipe sob o comando do Sargento Da Costa, se deslocaram para as proximidades da US 7, não demorou muito, os carros citados, passaram pela estrada do óleo, sem ter visto a viatura que seguiu os carros. Houve troca de tiros por parte dos meliantes e a polícia teve que revidar. Daí começou a perseguição da polícia aos dois carros, que só terminou no trevo do Diba, o Polo seguiu em destino à Carnabuais e o motorista da D-20 entrou para o Diba e conseguiu se largar o veículo tomando destino ignorado, abandonando a D-20, onde a PM apreendeu o veículo que já tem queixa de roubo.

Na DP, Da Costa disse que é de suma importância a participação da população através das redes sociais, do telefone da viatura, elementos que contribuem para bem estar da população. Na manhã deste sábado os agentes irão fazer os procedimentos necessários para entregar o veículo ao proprietário.
Polícia não deu trégua aos ocupantes da D-20 e por pouco não acertou nenhum meliante

sexta-feira, 26 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Coordenadora do CRAS e convidados no Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Maria das Graças Nunes será uma das entrevistadas do Programa Conversando Com o Seu Prefeito, deste sábado, 28.

Gracinha como é mais conhecida irá falar das ações do CRAS em benefício da população. Além de Gracinha, o programa terá a participação de outros convidados. O Conversando Com o Seu Prefeito é transmitido pela FM "comunitária" local, aos sábados das 12 às 13h, uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abrelardo neto e apresentação do locutor das multidões, Fran Seixas.

PENDÊNCIAS E CARNAUBAIS - Juiz Eleitoral nega transferências de eleitores

O Juiz Eleitoral, Dr Henrique Baltazar, indeferiu (negou) o pedido de transferências de eleitores para as cidades de Pendências e Carnaubais. Além de não votar nesta eleição suplementar (no caso do eleitor de Carnaubais), 

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Rivanda Borges


Nesta sexta também queremos parabenizar a nossa amiga e leitora Rivanda Borges que festeja mais um ano de vida, à ela, desejamos, saúde, sorte e sucesso!

Rivanda é atual diretora da Escola Municipal Maria Correia, no distrito de Tabuleiro Alto.

PENDÊNCIAS - Flashs da missa solene no encerramento dos festejos do padroeiro São João Batista


Os flashs do fotógrafo Paulo Cesar mostram a dimensão e grandiosidade dos festejos do Padroeiro do município, São João Batista. Logo às 05h uma queima de fogos com mais de 15 minutos, acordaram toda a cidade. Bandas marciais em cada Escola nos bairros amanheceram tocando para despertar a população. Às 10h na Igreja Matriz, a missa solene alusiva aos festejos do Padroeiro com a celebração central do Arcebispo Dom Jaime e a participação de diversos padres. A solenidade ainda contou com a participação de diversas autoridades do município, o prefeito Ivan Padilha, o presidente da Câmara Municipal Valdemar Bezerra, vereadores, secretários, ex-vereadores, a população em geral, além de fiéis e devotos de São João Batista. Por volta das 15h, aconteceu a procissão pelas principais ruas da cidade, sob o comando do padre Iranildo Virgilio que acompanhado do pároco local Jailton Soares caminharam com a imagem do santo, abençoando a todos. À noite, pra fechar com chave de ouro, a apresentação musical do padre João Carlos, veja os principais flashs.

 

CARNAUBAIS - Juiz Eleitoral modifica Portaria Eleitoral que regulamenta alguns pontos na eleição suplementar

Juiz Eleitoral Dr Henrique Baltazar e o Promotor Eleitoral Dr Marcos Adair 
Confira o teor da Portaria Conjunta (nº 14/2015) do Juiz e Promotor Eleitoral da 47ª Zona Eleitoral, que regulamenta alguns pontos da eleição suplementar no município a ser realizada no próximo dia 05 de julho.

CONSIDERANDO o erro material constante na Portaria Conjunta n° 11/2015 – 47ª ZE/MPE/RN; CONSIDERANDO o disposto na Lei 9.504/97, 

RESOLVEM:

Art. 1º - Revogar o artigo 1° da Portaria Conjunta n° 11/2015 – 47ª ZE/MPE/RN;

Art. 2º - A realização de comícios e a utilização de aparelhagens de sonorização fixas são permitidas no horário compreendido entre as 8 (oito) e as 24 (vinte e quatro) horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas. (Lei n° 9.504/97, art. 39, § 4°);

Art. 3º – Até as vinte e duas horas do dia que antecede a eleição, serão permitidos distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. (Lei n° 9.504/97, art. 39, § 4°);

Art. 4° - Fica proibida, desde quarenta e oito horas antes da eleição a veiculação de qualquer propaganda eleitoral na internet ou mediante rádio ou televisão, jornal escrito – incluídos, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão VHF, UHF e por assinatura;

Art. 5º – Permanecem válidas as demais disposições da Portaria Conjunta n° 11/2015 – 47ª ZE/MPE/RN.

Art. 6º - Dê-se ciência da presente norma aos partidos políticos, coligações, candidatos, população e demais interessados mediante ampla divulgação; Art. 7º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE E CUMPRA-SE. Pendências-RN, 25 de junho de 2015.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Cizinho, do Falando Irreverente


Hoje, queremos parabenizar o nosso amigo, parceiro e companheiro de trabalho, Francisco de Assis, ou melhor dizendo, Cizinho, do Falando Irreverente. Nesta sexta, 26, o nosso amigo estar completando mais um ano de vida e nós queremos lhe desejar toda saúde, sorte e sucesso do mundo.

CARNAUBAIS - Agências bancárias têm até 48 horas para abrir contas financeiras dos candidatos

O Juiz Eleitoral da 47ª ZE, Dr Henrique Baltazar, publicou a Portaria nº 15/2015, onde dá um prazo de até 48 horas para as agências bancárias, possam abrir as contas financeiras dos candidatos à prefeito para esta eleição suplementar, se forem, claro, solicitadas pelos comitês de campanha dos candidatos Junior/Alzenir ou Dinarte/Keide

quinta-feira, 25 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Harmonia entre os edis marca a última sessão do 1º período Legislativo

Maria de Anália (vereadora), Magnus Medeiros (vereador) Cabocla (assistente), Zé Pedro (vereador), Zé de Zeca com o irmão Ironaldo, Nixon Baracho (presidente) Pedro Eugênio (vereador), Ina Mulatinho (vereador), Antonio Leão (vereador) e Renan Melo (vereador)
Na maior tranquilidade, nada de empates políticos-partidários ou acusações, a última sessão ordinária do 1º período de 2015, realizada nesta quarta-fera (24), foi marcada pela harmonia. Na pauta, apenas o Projeto de Lei 014/2015 do Executivo que apresenta as diretrizes para o primeiro processo de escolha unificado dos conselheiros tutelares do município, que depois de dispensado o parecer das Comissões Legislativas, foi aprovado por unanimidade em primeira, segunda e terceira votação. Nos discursos, fizeram o uso da palavra os vereadores Renan Melo, Zé Pedro, Magnus Medeiros e o encerramento nas palavras do presidente Nixon Baracho.

Os edis, enalteceram o evento Marcha Contra as Drogras e renderam homenagens ao Padroeiro Sâo João Batista.

Está marcado para o dia 05 de agosto, o retorno dos trabalhos do legislativo altorodriguense.

SAÚDE - Estudantes criam camisinha que muda a cor ao detectar doenças sexualmente transmissíveis

Estudantes criam camisinha que muda a cor ao detectar doenças sexualmente transmissíveis Stock.Xchng/Divulgação
Um preservativo que muda de cor quando entra em contato com doenças sexualmente transmissíveis foi inventado por um grupo de jovens estudantes da Academia Isaac Newton, em Ilford, Essex. A invenção, que recebeu o nome de S.T.EYE, contém um indicador embutido capaz de identificar infecções como clamídia e sífilis, mudando de cor de acordo com o a bactéria detectada no indivíduo. 

Daanyaal Ali, de 14 anos, Muaz Nawaz, de 13, e Chirag Shah, 14, são os responsáveis pela criação que recebeu o prêmio de melhor inovação em saúde, concedido pelo TeenTech — dedicado a trabalhos de adolescentes nas áreas de ciências, engenharia e tecnologia. Como premiação, os estudantes receberam uma quantia em dinheiro e ainda tiveram a oportunidade de visitar o Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglarerra.

A ideia do projeto, que não tem perspectiva de chegar ao mercado, era fazer com que doenças venéreas fossem identificadas da forma mais segura possível, sem a necessidade de testes invasivos.
— Nós criamos o S.T.EYE também para ajudar as gerações futuras e acreditamos que, assim, as pessoas possam se tornar mais responsáveis do que nunca — afirma Daanyall.

ESTADO - Wilma de Faria em São Gonçalo e Natal

A presidente do PSB/RN, vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, participou de mais festejos juninos nesta quarta-feira, 24, Dia de São João. A ex-governadora foi à comunidade Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante, onde acontece o Arraiá Quatrocentão, organizado pela TV Ponta Negra, com apoio da prefeitura do município, e depois passou no Arraiá da Rua São João, nas Rocas, em Natal, evento realizado pelo vereador do bairro, Ubaldo Fernandes, com apoio da prefeitura de Natal.

“Fico feliz em ver que nossa cultura junina está viva nos bairros da capital, assim como acontece no interior. As quadrilhas juninas estão cada vez mais profissionalizadas e encantam públicos cada vez maiores, como confirmamos hoje mais uma vez”, enfatizou a ex-governadora. Em São Gonçalo, Wilma esteve, ao lado da deputada Marcia Maia, com o vice-prefeito Poti Neto, o presidente da Câmara, Raimundo Mendes e secretários municipais. Já em Natal, Wilma encontrou o deputado estadual Gustavo Carvalho, que também prestigiava o evento.


IPANGUAÇU - Prefeito sanciona PME que prevê estratégias na educação para os próximos 10 anos

O prefeito Leonardo Oliveira, sancionou essa semana através da Lei ordinária de nº 127/2015, o Plano Municipal de Educação - PME. O documento está publicado em edição extra do Jornal Oficial do Município (JOM). O plano cumpre como estabelecido no disposto no art. 214 da Constituição Federal, que institui o Plano Nacional de Educação - PNE com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias em todos as cidades brasileiras. 
  
O Plano Municipal de Educação tem como referencias dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados.  PME contempla as 20 metas de acordo com o Plano Nacional. O município estabelece 276 estratégias, o nacional prevê cerca de 258. 

ALTO DO RODRIGUES - Zé de Zeca quer explicações da CAERN sobre vazamentos de água nas ruas

O vereador José Ivanaldo Pinheiro (PROS) fez um requerimento verbal, solicitando a presença de um responsável da CAERN no município, para pedir explicações sobre os grandes vazamentos de água nas ruas da cidade. O Requerimento verbal foi aprovado por todos os vereadores. A Câmara Municipal entrou em recesso (férias) até o dia 05 de agosto, data do reinício dos trabalhos legislativos.

Na sessão, Zé de Zeca ainda anunciou a presença do irmão Francisco Ironaldo da Cunha, que reside na cidade de Diadema/SP, tendo sido candidato a vereador pelo PP paulista.

SORTE - Aposta de SP leva prêmio de R$ 40 milhões da Mega-Sena

Uma aposta de São Paulo (SP) acertou as seis dezenas da Mega-Sena levando um prêmio de R$ 40.781.877,95. O sorteio do concurso 1.716 foi realizado nesta quarta-feira (24), em Osasco (SP). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontence no sábado (27), terá prêmio estimado em R$ 3.000.000,00.
Veja as dezenas sorteadas: 02 - 25 - 36 - 41 - 42 - 53.
A quina teve 62 apostas ganhadoras, que levaram prêmio de R$ 60.946,26 cada uma. Outros 5.896 bilhetes acertaram a quadra e levaram R$ 915,55 cada.


SÃO GONÇALO DO AMARANTE - Câmara Municipal outorga títulos de cidadania

Roberto Sérgio recebe o título de cidadão São Gonçalense das mãos do presidente da Câmara, da primeira-dama e deputada federal e do prefeito municipal
 Dia 22, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante outorgou dois títulos de cidadania. Um dos homenageados foi Roberto Sérgio, gerente da agência Caixa Econômica Federal na cidade. O outro título de cidadania foi outorgado à magistrada Dra Daniella Paraíso. A solenidade contou com a presença dos vereadores, do prefeito Jaime Calado, da primeira-dama e deputada federal Zenaide Maia, do vice-prefeito Poti Junior, o procurador do município Dr Pollion.

A autoria das duas honrarias do município é do presidente da Casa, vereador Mendes que se homenageou com títulos de cidadania de acordo com os serviços prestados por estas pessoas ao município. Um dos amigos que prestigiaram o evento foi o empresário Francisco Valério que classificou como reconhecimento importante o título de cidadania ofertado à Roberto Sério
Dra Danielle Paraíso ao lado do presidente da Câmara Mendes e demais autoridades
Vista do plenário da Câmara Municipal, palco da honraria à duas autoridades

ESPORTE - Com duas expulsões e muita confusão, Chile bate o Uruguai e vai à semi

O Chile está na semifinal da Copa América. Depois de pressionar praticamente o jogo inteiro, os chilenos contaram com gol apenas aos 38 minutos da etapa final, de Isla, para vencer o Uruguai nesta quarta-feira (24). O 1 a 0 que põe os chilenos na semi passou, ainda, pela expulsão de Cavani, no início do segundo tempo. E no fim da partida, mais uma expulsão, de Fucile, e muita confusão. 

O centroavante do PSG era o homem isolado no ataque uruguaio. No entanto mostrou-se muito irritado, talvez pela prisão do pai, que atropelou uma pessoa no Uruguai e acabou detido. Discutiu com o juiz no primeiro tempo, levou amarelo, e na etapa final acertou um tapa em Jara. Precisou ser contido pelos colegas para deixar o campo. Sem ele, o Uruguai, que já só se defendia, ficou sem alternativas. Tanto pressionou o Chile que conseguiu o gol aos 38 do segundo tempo. 

Antes do apito final, Fucile também levou o vermelho após carrinho violento em Sanchez. Os jogadores do Uruguai passaram a reclamar muito, reservas invadiram o campo, o jogo ficou parado por cerca de 5 minutos. O problema só acabou porque seguranças separaram os mais exaltados. E os minutos derradeiros decretaram a classificação. 

Os donos da casa voltam a uma semifinal de Copa América, algo que não acontecia desde 1989. Agora, terá pela frente o vencedor do duelo entre Bolívia e Peru. O jogo acontece nesta quinta-feira, às 20h30 (horário de Brasília). A semifinal ocorrerá na segunda-feira, também às 20h30.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

ESTADO - Nove municípios do Alto Oeste terão rodízio no abastecimento de água

Nove municípios do Alto Oeste potiguar terão rodízio no sistema de abastecimento de água a partir do próximo fim de semana. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), com essas cidades, chega a 20 o número de municípios que enfrentam algum tipo de rodízio.

Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Martins, Portalegre, Riacho da Cruz e Viçosa serão abastecidos normalmente durante cinco dias da semana, de segunda a sexta, e terão seus abastecimentos interrompidos aos finais de semana. Já em Marcelino Vieira, o abastecimento será feito diariamente das 3h30h às 14h, sendo interrompido, consequentemente, das 14h às 3h30. A cidade de Venha Ver será abastecida das 6h às 18h, de segunda a sábado, e terá seu abastecimento interrompido, consequentemente, das 18h às 6h; e aos domingos durante as 24h. Para a Caern, essa é uma forma de minimizar os impactos da estiagem.

No Alto Oeste, Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste também estão com o seu abastecimento funcionando de maneira alternativa. Já no Seridó, as cidades de Acari, Bodó, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste e São Vicente completam a relação de municípios.

No Estado, a seca prolongada forçou ainda a parada total do abastecimento através da Caern em nove cidades. Hoje, Carnaúba dos Dantas, na região Seridó, está com o abastecimento paralisado. Já no Alto Oeste, o colapso atinge as seguintes cidades: Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.

Aniversariante do dia: Pablo Bezerra

Queremos nesta quarta, parabenizar o nosso amigo, leitor diário do blog e parceiro, Pablo Bezerra. Comemorando mais um ano de vida neste dia 24, Pablo vive hoje um ótimo momento em sua vida pessoal e profissional. O nosso aniversariante de hoje é casado com a bela e competente Thaisa e pai de Artur, Pablo recebe os cumprimentos por esta data muito especial. Nós, também lhe enviamos as felicitações pela data. Na foto acima, Pablo ao lado da esposa Thaisa e do casal AltoNoticias, Jefte e Vanderleia

ESTADO - Vivaldo Costa assume vaga de deputado na Assembleia

O suplente Vivaldo Costa (PROS) será empossado como deputado estadual em sessão de posse nesta quinta-feira (24), às 10h, conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB). Vivaldo assume a vaga deixada pelo deputado Agnelo Alves (PDT), que faleceu no último domingo (21).

Essa é a nona vez que Vivaldo Costa assume a cadeira de deputado estadual: sendo duas vezes como suplente e sete vezes eleito parlamentar. Nas eleições do ano passado, o parlamentar teve votação de 34.457 votos, ou 2.08% do coeficiente eleitoral, ficando como primeiro suplente da coligação União pela Mudança II.

Médico, caicoense, Vivaldo Costa tem uma longa trajetória política, iniciada nos anos 1970. Foi vice-governador do Estado entre 1991 e 1994, ocasião em que assumiu o Governo. Vivaldo foi também deputado federal e prefeito de Caicó.

ALTO DO RODRIGUES – MP investiga gestão de Eider: trio por quase R$ 500 mil e decoração por R$ 150 mil

O Ministério Público (MP) na pessoa do Promotor Dr Marcos Adair Nunes, instaurou Inquérito Civil Público (nº 17/2015) para investigar a denúncia da época de que o ex-prefeito Eider Medeiros contratou um trio elétrico em 2010 por quase R$ 500 mil reais e decoração por R$ 150 mil para dez dias de festas. 

O Promotor Público deu um prazo de 15 dias para que o ex-prefeito se defenda da denúncia e apresente todo o processo licitatório da contratação do trio e da decoração. 

O MP também citou as empresas vencedoras da licitação para que apresente defesa e documentos comprobatórios do certame.

ESPORTE - CBF aumentará número de jogos às 11h na Série A

O número de jogos às 11h no Campeonato Brasileiro da Série A vai aumentar de um para dois a partir da 14ª rodada da competição. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em seu site na noite da última segunda-feira, 22.

Segundo a entidade que comanda o futebol brasileiro, o novo horário é um sucesso e passou a ser um desejo de clubes e torcidas. A CBF explica que essa procura estimulou a Diretoria de Competições a ampliar o número de partidas neste horário.

O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, disse que após um período de testes, a entidade verificou que a medida teve uma resposta extremamente positiva. Ele ainda ressalta que os torcedores mostraram que a aprovação é grande, e os clubes aderiram a essa novidade e por isso, a quantidade de partidas no novo horário foi aumentada.

O primeiro jogo realizado neste horário no Brasileirão deste ano foi Grêmio 3×3 Ponte Preta, na primeira rodada da competição. Nesta partida o público pagante chegou a quase 12 mil. O maior público registrado às 11h na Série A foi no jogo entre Palmeiras e Goiás, vitória dos goianos por 1 a 0. O público pagante deste duelo foi de 37.337 torcedores. O próximo jogo neste horário será Atlético Mineiro e Joinville, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. 

SÉRIE C
Vale lembrar que a TV Esporte Interativo solicitou à CBF também a mudança de horário de duas partidas do Campeonato Brasileiro da Série C para às 11h.


ESPORTE - ABC divulga calendário de festas

A direção do ABC realizou uma coletiva para divulgar o calendário de festas do centenário, como o amistoso diante do Corinthians/SP
A direção do ABC, lançou na tarde dessa terça-feira, a programação de comemoração do centenário do clube, que vai completar 100 anos na próxima segunda-feira, dia 29 de junho.  Entre as novidades a diretoria confirmou um jogo amistoso, marcado para o dia 22 de julho, contra o Corinthians/SP, no estádio Frasqueirão, às 20h. No mesmo dia, vai acontecer, na Arena das Dunas, a partida entre América e Vasco da Gama, pela terceira fase da Copa do Brasil, às 22h. O governador do Estado, Robinson Faria, garantiu o aparato policial para as duas partidas, garantindo assim, a realização de ambas no mesmo dia.

“Tivemos todos os cuidados para marcar esse amistoso do Corinthians, que só podia acontecer nessa data, por decisão da equipe paulista. Escolhemos um horário que não vai conflitar com o jogo do América, pela Copa do Brasil e também, nosso compromisso é comemorativo, não tem tensão e não vale como uma partida oficial. O governador Robinson Faria se comprometeu em dar toda a segurança para as duas partidas”, afirmou o vice administrativo do ABC, Rogério Marinho. 

Mas, as ações de comemoração do centenário não vão se resumir apenas ao amistoso. O clube preparou uma programação extensa, que tem como destaques a missa no dia do aniversário do clube, assim como o Memorial Alvinegro, que vai consistir em um espaço no complexo alvinegro, destinado a guardar lembranças de torcedores do ABC. Esses objetos podem ser doados ou em regime de comodato com o clube. A previsão de inauguração do memorial está prevista para março de 2016.

Outras festas estão previstas, como a Festa Centenária, que vai acontecer no gramado do Frasqueirão, no dia 29 de julho, com quatro bandas, para todo torcedor abecedista e sócio.

A massificação do consulado abecedista, que já existe na cidade de São Paulo do Potengi, é outra meta da atual direção do clube. Até junho de 2016, o ABC quer ter 10 consulados espalhados pelo Rio Grande do Norte. “O consulado já estava na nossa programação. Lançamos o primeiro em São Paulo do Potengi e foi um sucesso. Existe uma fila muito grande de cidades que querem receber o consulado e é uma forma de aproximar esse torcedor do interior do clube”, disse Rubens Guilherme, presidente do ABC.

Também serão lançadas medalhas comemorativas em alusão ao centenário do clube, que vão custar de R$ 90 a R$ 26 mil. A camisa casual dos 100 anos, vai começar a ser vendida sábado,  na partida contra o Náutico. O jornalista e ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo Alves, falecido no último domingo, também vai ser homenageado durante as comemorações do centenário abecedista.

ALTO DO RODRIGUES - Nixon recebe visita de cortesia do presidente da Câmara Municipal de Porto do Mangue

Antes de presidir a última sessão do 1º período legislativo, o presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho (DEM), recebeu em seu gabinete, a visita de cortesia do presidente da Câmara Municipal da cidade de Porto do Mangue, Francisco Álvaro (PSB). Alvinho, como é mais conhecido conversou com o presidente e os demais vereadores e disse que logo mais à noite, também realizará a última sessão ordinária, antes do recesso.

Nixon, disse ao colega que o legislativo altorodriguense estar de portas abertas para todos.

PENDÊNCIAS - Mensagem do prefeito Ivan Padilha nas comemorações do Padroeiro do município


PENDÊNCIAS - Homenagem do Presidente da Câmara Municipal nos festejos de padroeiro do município


PENDÊNCIAS - Homenagem da Câmara Municipal nos festejos do Padroeiro São João Batista


terça-feira, 23 de junho de 2015

CARNAUBAIS - Aprovados Comitês Financeiros e Coligações partidárias para a eleição suplementar

Juiz Eleitoral Dr Henrique Baltazar
O Juiz Eleitoral da 47ª Zona da Comarca de Pendências, Dr Henrique Baltazar Vilar dos Santos, publicou sua decisão aprovando os Comitês Financeiros dos partidos PSB e DEM para as eleições suplementares que ocorrerão no próximo dia 05 de julho.

O Magistrado também deferiu (aprovou) as coligações partidárias dos dois partidos que disputam o Executivo Municipal Carnaubaense. A Coligação Vitória do Povo e Carnaubais Quer Mudar estão aprovadíssimas pelo Juiz Eleitoral.

ALTO DO RODRIGUES - Câmara Municipal analisa Projeto de Lei na sessão desta quarta-feira, 24

Mesa Diretora: Zé de Zéca segundo-secretário; Nixon Baracho presidente e Pedro Eugênio, primeiro-secretário
Nesta quarta-feira, os vereadores da Câmara Municipal, analisará o Projeto de Lei (nº 014/2015) enviado pelo prefeito Abelardo Rodrigues, que traça as diretrizes para o primeiro processo de escolha unificado dos conselheiros tutelares do município. A sessão ordinária acontecerá nesta quarta-feira (24), no horário regimental, às 10h.

Trâmites
O PL 014/2015 será lido nesta quarta-feira e se não houve pedidos de dispensa das análises das Comissões Legislativas, poderá ser votado nesta mesma sessão, sendo aprovada, seguirá para sanção do prefeito Abelardo, podendo receber o parecer favorável (ou não), se for aprovado já vira lei, caso não seja aprovado pelo Executivo, volta para a Câmara, cabendo aos edis o parecer final do Projeto de Lei.

ESTADO - Vice-governador assumirá administração do RN amanhã

O vice-governador, Fábio Dantas, assumirá a administração do Governo do Estado. A transmissão formal do cargo acontecerá nesta quarta-feira (24), às 14h30, no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Fábio Dantas será o governador em exercício diante da viagem de Robinson Faria para a Argentina. A interinidade no cargo se estenderá até a noite de domingo (28).

ASSU - MPRN, Idema e Município de Assu firmam ajustamento para tratar melhor o lixo

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou Termo de Ajustamento de Conduta com a Procuradoria-Geral do Estado, o Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Prefeitura de Assu para mitigação dos impactos ambientais causados pelo lixão que se localiza em área urbana do Município, trazendo inclusive inúmeros problemas de saúde pública.

O TAC foi assinado em audiência realizada no início da semana, pelo Diretor do Idema, Rondinelle Oliveira, o Prefeito de Assu, Ivan Júnior, e o 1° Promotor de Justiça de referida Comarca, Carlos Henrique Harper Cox, além do Procurador-Geral do Estado, Francisco Wilkie. A audiência aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho, com participação da Procuradora de Justiça Ileana Neiva, e da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do MPRN, Promotora de Justiça Fernanda Guerreiro, bem como da Assessora Flaviana Azevedo, além da Secretária Adjunta do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/RN), Maira Oliveira, do Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Assu, Reci de Oliveira, e do engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/RN), Sérgio Pinheiro.

O suporte para a atuação da Promotoria de Justiça com atribuições na defesa do meio ambiente de Assu foi uma ação do projeto institucional Lixo Certo, do CAOP-MA. Uma das cláusulas do ajustamento de conduta assinado prevê também o início dos debates acerca de outro TAC, esse proposto pelo MPT/RN, com a finalidade de garantir melhores condições de trabalho aos catadores de lixo no aterro e coibir a participação de crianças e adolescentes na atividade.

Segundo o prefeito Ivan Júnior, um consórcio formado por 23 municípios, entre eles Assú, está empenhado na criação de um aterro sanitário que irá receber os resíduos sólidos gerados na região. Na reunião, os assuntos pautados foram a erradicação de lixões, remediação de passivos, o aterro sanitário regional, a melhoria das condições de trabalho dos catadores de lixo e o trabalho infantil, a coleta seletiva, dentre outros.

MANDATO - Felipe Maia convida bancada para debater crise hídrica e visitar açudes no Seridó

Para debater a crise hídrica do Rio Grande do Norte, em especial da região do Seridó, o coordenador da bancada federal do estado, deputado Felipe Maia (DEM), convidou deputados e senadores para participar de encontro, no próximo sábado (27), na Câmara Municipal de Caicó. Além do debate com parlamentares, prefeitos e entidades, a comitiva visita o Açude Itans, em Caicó, e encerra a programação em visita ao Açude Gargalheiras, em Acari.

“A situação é preocupante e a intenção é reunir a bancada, entidades e prefeitos da região em busca de alternativas emergenciais e de longo prazo também. É uma visita propositiva, buscando soluções para a crise no abastecimento de água no estado. Afinal, falar de água é falar de vida, é uma questão de saúde e sobrevivência”, disse o coordenador.

Programação:

Data: 27 de junho, sábado

10h: Visita ao Açude Itans, em Caicó.

10h15 - 12h: Encontro da bancada do estado com prefeitos e entidades
Local: Câmara Municipal de Caicó

13h: Visita ao Açude Gargalheiras, em Acari

BRASIL - Comissão da reforma política será instalada nesta terça-feira

A comissão especial que analisará as propostas da reforma política será instalada nesta terça-feira (23), às 17h, em evento na sala de audiências da Presidência do Senado. O colegiado será presidido pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e terá como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O trabalho da comissão será organizar os temas da reforma política para votação em Plenário a partir de duas fontes: propostas originárias do próprio Senado e o substitutivo da Câmara dos Deputados à PEC 23/2007.

Tema central das votações da Câmara ao longo das últimas semanas, o substitutivo será remetido ao Senado quando tiver sua apreciação concluída. A PEC original tratava apenas de fidelidade partidária, mas ideias oriundas de outros projetos e de emendas dos deputados foram incorporadas a ela. O texto final cobre uma variedade mais ampla de temas.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), manifestou a intenção de ver a comissão trabalhando com celeridade para que os temas da reforma política possam chegar ao Plenário o mais rápido possível. A intenção inicial de Renan era fazer a reforma chegar ao Plenário já no início de julho, mas isso não será possível. O projeto da Câmara ainda precisa ser votado em segundo turno pelos deputados antes de ser enviado para o Senado, e isso só deve ocorrer na segunda semana do próximo mês, segundo definiu o presidente da outra Casa, deputado Eduardo Cunha.

Até lá, a comissão poderá trabalhar com projetos nascidos no próprio Senado. A assessoria do relator Romero Jucá informou que o senador tem quatro proposições que podem representar o pontapé inicial das atividades do colegiado: a PEC 30/2015 estabelece mandatos de cinco anos para os chefes do Executivo e veta sua reeleição; a PEC 71/2012 determina a coincidência de datas das eleições municipais, estaduais e federais; o PLS 127/2015 trata do financiamento de campanhas eleitorais; e o PLS 128/2015 reduz o período das campanhas. Esse último tema não foi tratado pela Câmara em suas deliberações.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Junina Explosão Potiguar se apresenta nesta madrugada no Arraiá Quatrocentão

A sensação das quadrilhas juninas, a única representante do Vale do Açu e região salineira no Festival da Inter TV Cabugi, será a última agremiação a se apresentar no Arraiá Quatrocentão, da TV Ponta Negra. A Explosão Potiguar  que representa o município deverá se apresentar por volta das 02h desta terça-feira, em evento que está sendo realizado na cidade de São Gonçalo do Amarante. Veja os principais flashs da quadrilha na apresentação da Inter TV Cabugi, na semana passada.




CARNAUBAIS - Dia 25, tem reunião com os candidatos a prefeito na eleição suplementar na Comarca


A Justiça Eleitoral marcou para o dia 25, às 15h, na Comarca de Pendências, uma reunião com os candidatos a prefeito na eleição suplementar para que possam conferir como ficará a foto na urna eletrônica no dia 05 de julho, dia do pleito suplementar.  Já para os dias 29 e 30, acontecerão a preparação das urnas para a eleição.

JUSTIÇA - Ex-prefeito é condenado por improbidade administrativa

A Justiça acatou parecer do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e condenou o ex-prefeito de Japi, Tarcísio Araújo de Medeiros, por não prestar contas de recursos da União repassados para investimento em educação. Foram feitos saques em dinheiro irregularmente e foram usados documentos fraudados para tentar justificar a aplicação das verbas. Supostas prestadoras de serviço também negaram ter sido contratadas pelo ex-prefeito. Da decisão ainda cabem recursos.

A ação foi impetrada inicialmente pela Prefeitura de Japi, que foi excluída do polo ativo e substituída pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No ano de 2000, Tarcísio Medeiros celebrou com o FNDE um convênio que previa o repasse de R$ 13.290 em recursos federais para o Município. O objetivo era investir em melhorias na educação de jovens e adultos, além da impressão de material didático para os estudantes da 1ª à 4ª série.

Tarcísio Medeiros não prestou contas dessa verba e o Ministério Público Federal se posicionou por sua condenação. Em seu parecer, de autoria da procuradora Cibele Benevides, o MPF apontou que a instrução do processo comprovou a ausência de prestação de contas dos recursos repassados pelo FNDE, acrescentando que o Tribunal de Contas da União, após instaurar uma Tomada de Contas Especial por omissão, julgou as contas irregulares.
  
O TCU constatou saques em dinheiro da conta onde foram depositados os recursos, atitude ilegal, assim como a apresentação de recibos de prestação de serviços emitidos em duplicidade e omitindo os períodos de suposta capacitação de professores. Identificou-se ainda a existência de uma nota no valor total de R$ 8.320, cuja quantia exigiria a realização de licitação, o que não ocorreu. 

SAÚDE - Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros e é mais comum entre mulheres

O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, divulgou hoje (22) o Ministério do Esporte, na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte.

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%.

Segundo a pesquisa, 25,6% dos entrevistados praticam esportes e 28,5%, atividades físicas, como caminhada. Entre os homens, a prática de esportes supera a de atividades físicas, com 35,9% contra 22,9%. Já as mulheres praticam mais atividades (34%) do que esportes (15,6%).

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton, que defendeu o aumento da prática esportiva com escolas de tempo integral. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos.

A chegada ao mercado de trabalho é apontada como uma das causas para o abandono da atividade física. Segundo a pesquisa, 69,8% das pessoas que abandonam a prática de esportes ou atividades físicas afirmam que a falta de tempo para conciliar com o trabalho e os estudos foi a causa.

ALTO DO RODRIGUES - Leitor manda flagra de desperdício de água no centro da cidade

Atenção Caern, enquanto o governo municipal está preocupado com o desperdício de água, a Caern parece que ainda não viu (ou não soube) de um buraco na via em pleno centro da cidade que está desperdiçando muita água. A imagem enviada pelo leitor, informa que este ponto fica próximo a antiga sede da secretaria de assistência social. Outro ponto que também está desperdiçando água é quase em frente a Loja Nativa. Tá dado o recado!

ALTO DO RODRIGUES - Junina Explosão Potiguar ficou com o 3º lugar, no festival em Mossoró

A única quadrilha junina representante do Vale do Açu no Festival realizado na noite deste domingo, em Mossoró, foi a Explosão Potiguar, de Alto do Rodrigues. Diante dos jurados e oito concorrentes a junina Explosão Potiguar ficou com o brilhante 3º lugar. 

Em 1º lugar, ficou a Coração Nordestino (Umarizal)
Em 2º lugar, ficou a São João (Natal)
Em 3º lugar, a nossa guerreira Explosão Potiguar (Alto do Rodrigues)

Logo mais à noite, a Junina Explosão Potiguar embarca para São Gonçalo, onde participará do concorrido campeonato de quadrilhas juninas, o Quatrocentão, da TV Ponta Negra. Na terça, a Explosão Potiguar representará o Vale do Açu e região salineiro no Festival de Quadrilhas Junina da Inter TV Cabugi.

ALTO DO RODRIGUES - Junina Explosão Potiguar se apresenta agora e o vereador Pedro Eugênio acompanha

O vereador Pedro Eugênio (DEM) além de estar na torcida, nos enviou este flash da Quadrilha Junina Explosão Potiguar que se apresenta neste momento em Mossoró e segundo o público é uma das grandes favoritas ao título de campeã