Memorial às vítimas de Covid

sábado, 13 de junho de 2015

MUNDO - Homem compra joias na Rússia com dinheiro brasileiro antigo fora de uso

Um homem entra numa joalheria, compra joias, paga à vista e se retira. Algo errado até ai? Não nada né, só que não, o cara pagou a compra com moeda brasileira antiga e já fora de uso. É no mínimo insólito.

Aconteceu na Rússia, exatamente na república chamada de Chuváchia (não é a pátria do Chewvacca). A policia esta ainda buscando ao estelionatário que entrou numa joalheria e comprou produtos por unos 90 mil rublos, que em moeda do Obama seriam uns 1700.

Isto tudo aconteceu no dia 23 de maio numa joalheria na cidade de Kanash. O brasileiro cara de pau ofereceu pagar em euros e ofereceu uma taxa de câmbio bem favorável para o estabelecimento. A mulher aceitou o dinheiro e logo viu que não eram euros, era dinheiro brasileiro já há tempo sem valor. A noticia não especifica qual. Vai ver ainda tinha o imperador nas notas!

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo Rodrigues: Gestão anterior não é exemplo para ninguém

O prefeito Abelardo Rodrigues, disse em seu pronunciamento na rádio "comunitária", disse que o a gestão de Eider Medeiros não serve de exemplo para ninguém. Ainda de acordo com o penta-campeão de mandatos, o ex-prefeito deve ter ficado com raiva por ter sido o único prefeito do Vale do Açu que não conseguiu se reeleger nas eleições de 2012.

LUTO - Morre José Messias, criador do quadro "Para Quem Você Tira o Chapéu"

José Messias foi responsável por criar o quadro "Para Quem Você Tira o Chapéu".
José Messias Sales. O ex-jurado também era pai de Shirley e João Paulo, frutos de um casamento anterior.

Messias começou a ter diversos problemas de saúde - entre eles anemia e falhas no rim, baço e medula -em agosto de 2014. Segundo a mulher do ex-jurado, ele estava internado no Hospital Italiano, no Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro, desde o dia 8 de junho. Em nota, o SBT afirmou que ele estava afastado do trabalho há um ano. A emissora afirmou que Messias morreu de falência múltipla de órgãos em decorrência de problemas renais.

Jurado no "Programa Raul Gil" desde 2000, Messias, que era cantor, também foi responsável por criar o quadro "Para Quem Você Tira o Chapéu", em que celebridades dão suas opiniões sobre outros famosos, políticos ou temas polêmicos. Seu último trabalho na TV foi no quadro "Mulheres Que Brilham", comandado por Raul no SBT.

"Ele era um homem muito íntegro, maravilhoso, foram 50 anos de companheirismo", disse Silvia, acrescentando que Messias estava escrevendo um livro antes de ser internado.

Natural de Bom Jardim (Minas Gerais), Messias ingressou na música aos 16 anos compondo marchinhas para blocos de carnaval. Ele fez carreira como apresentador no Rádio e também foi diretor e jurado do "Programa Flávio Cavalcanti", da TV Tupi, nos anos 70. Messias será sepultado hoje às 16h, no cemitério Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema. G1.COM

INTERNACIONAL - Problema no avião, dá susto em Galvão, Arnaldo e Ronaldo Fenômeno

Galvão, Ronaldo e Arnaldo no Chile
O narrador Galvão Bueno e os comentaristas Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho passaram por um susto na manhã deste sábado. Ao saírem de Santiago com destino a Temuco, onde a Seleção estreia domingo, na Copa América, os três tiveram problemas com o avião em que estavam após um forte cheiro de fumaça. A aeronave precisou voltar a Santiago e atrasou a chegada do trio. Galvão não perdeu a oportunidade e registrou o momento, com bom humor, em sua conta no Instagram.


- Pane Cheiro forte de fumaça no sistema de ar condicionado faz avião voltar para Santiago. E o @arnaldocezarcoelho feliz ele diz que é de susto né @ronaldolima? #vaientender #copaamerica começando bem! #sqn - postou Galvão.

ESPORTE - CBF define confrontos entre América/RN e Vasco, pela Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as datas dos confrontos contra o Vasco, pela Copa do Brasil, e a direção do América vai iniciar a venda do primeiro lote de ingressos para o jogo de volta, em Natal, marcado para o dia 22 de julho a partir de hoje. 

Os interessados em garantir o bilhete de forma antecipada já podem se dirigir à sede provisória do clube que funciona na Rua Miguel Barra, no Tirol. O primeiro confronto entre potiguares e cariocas está marcado para o dia 15 de julho, em São Januário (RJ).

sexta-feira, 12 de junho de 2015

ANIVERSARIANTE DO DIA: Ex-vereador Xavier Cabral

Nesta sexta-feira, 12, Dia dos Namorados, queremos parabenizar um grande amigo Xavier, ex-vereador. Homem apaixonado por servir à população e quem dele precisa. Pai de 3 filhos e avô de três netos, Xavier recebe os cumprimentos por esta data. Desejamos Saúde, Sorte e Sucesso!

COLÍRIO - A pedidos, em dose dupla

ESPORTE - Em duelo direto, ABC e Paysandu põem boa fase à prova no Frasqueirão

Apenas um ponto separa o oitavo colocado ABC do quinto Paysandu. Buscando tirar essa diferença, a equipe de Natal recebe o adversário nesta sexta-feira, às 19h30, no Frasqueirão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Quem vencer tem grande chance de ingressar no seleto grupo dos quatro primeiros colocados, que dá vaga à elite do futebol nacional. Durante treinamento antes da partida, o técnico Gilmar Dal Pozzo poupou o atacante Fabinho, mas ele não deve ser preocupação para o jogo, figurando entre os 11 iniciais. O goleiro Saulo vai cumprir suspensão e dará lugar a Gilvan.

A tendência é que a equipe vá a campo com: Gilvan; Reginaldo, Suéliton, Leandro Amaro e Maurício; Fábio Bahia, Dedé, Ronaldo Mendes e Erivélton; Kayke e Fabinho (Bismark).

Do lado do Paysandu a confiança está boa, já que a equipe somou 12 pontos nas últimas quatro rodadas da Série B e subiu como nunca na tabela de classificação. O desfalque na equipe será Bruno Veiga, fora da lista de relacionados. O jogador ficará em Belém se recuperando.

É provável que os 11 titulares do técnico Dado Cavalcanti sejam: Emerson; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Augusto Recife, Ricardo Capanema, Jhonnatan e Carlos Alberto; Leandro Cearense e Aylon. 

CARNAUBAIS - Junior larga na frente de Dinarte no horário eleitoral, que começa dia 23, no rádio

Na última quarta-feira, ficou definido em reunião com o representantes da Justiça Eleitoral da 47ª ZE e os partidos políticos envolvidos na eleição suplementar no município, o horário eleitoral na rádio com os dois candidatos a prefeito.

Neste quesito, os candidatos da Coligação Vitória do Povo (com Junior Benevides / Alzenir) largaram na frente dos adversários da Coligação Carnaubais Quer Mudar (com Dinarte Diniz / Keide).

O horário eleitoral no rádio que começa do dia 23 de junho à 02 de julho, (com exceção dos sábados e domingos) será em dois turnos, pela manhã de 07h às 07h25 e à tarde de 12h às 12h25. A Coligação Vitória do Povo (Junior/Alzenir) têm um tempo de 15 minutos e 50 segundos em cada turno. Já a Coligação Carnaubais Quer Mudar (Dinarte/Keide) ficará com um tempo de (09 minutos e 10 segundos) em cada turno.

Quanto às inserções de trinta segundos, a Coligação Vitória do Povo também têm larga vantagem. Durante os dias de horário eleitoral, serão veiculadas 91 inserções de Junior/Alzenir. A Coligação Carnaubais Quer Mudar com Dinarte/Keide terão 51 inserções.

TELEVISÃO - Presidente Dilma concede entrevista ao ‘Programa do Jô’ nesta sexta

O “Programa do Jô” desta sexta-feira (12) terá como convidada a presidente Dilma Rousseff (PT).

Será a segunda entrevista de Dilma ao apresentador. Em 2008, ela participou do programa ainda na condição de ministra da Casa Civil.

Dilma já havia recebido uma visita de Jô Soares em meados de maio, quando prometeu ir ao programa. Com os três blocos dedicados à entrevista, temas como a crise econômica atual e planos para a recuperação econômica e social do país estarão em pauta.

Como já aconteceu em encontros com outros políticos no cargo, a entrevista será no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A conversa entre Jô e Dilma será gravada na própria sexta. O “Programa do Jô” será exibido logo após o “Jornal da Globo”, já no começo da madrugada.



ALTO DO RODRIGUES - Flashs do culto em Ação de Graças pelo convertimento em Cristo do irmão Alex

Aconteceu na noite desta quinta-feira, nas proximidades da Praça Joaquim Rodrigues, o culto em Ação de Graças pelo convertimento de um ano do irmão Alex Rodrigues. O evento religioso contou com a presença de parte dos membros da igreja Assembleia de Deus, em Alto do Rodrigues. Um dos preletores, foi o pastor Raimundo. Alex contou um pouco da sua vida e como aconteceu seu encontro com Cristo. Ao final do culto, Alex ofereceu um lanche para o público presente no culto.
















quinta-feira, 11 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Polícia Civil e convidados no Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 13

O programa Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 13, terá além da participação de representantes da Polícia Civil uma programação bem variada para agradar aos ouvintes de um dos programas de maior audiência da rádio "comunitária" local.

Os policiais civis que irão ser entrevistados, abordará a parceria da prefeitura com o órgão, além de fazer uma prestação de contas de ações já realizadas pela entidade em defesa da segurança do município. No programa com uma hora de duração, prestação de serviços, informações importantes para o nosso povo ficar por dentro das principais ações do governo Construindo Um Novo Tempo.

O Conversando Com o Seu Prefeito é uma programa definitivo na FM local, fruto de uma decisão favorável ao povo de Alto do Rodrigues, seja qual for o prefeito. Tem a produção da secretaria municipal de comunicação sob a batuta de Abelardo Neto e apresentação de Fran Seixas, o locutor das multidões.

CARNAUBAIS - Urnas Eleitorais já se encontram no Cartório Eleitoral para a eleição suplementar

O chefe do Cartório Eleitoral, Eder Lima, nos informou que já se encontra na sede do Fórum urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição suplementar do próximo dia 05 de julho. Das 38 urnas enviadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 27 serão destinadas às seções eleitorais, 8 servirão para o treinamento e mais 3 urnas extras, para uma eventual troca, se houver necessidade.

TREINAMENTO
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, o treinamento dos mesários, acontecerá nos dias 16 e 17 deste mês na sede do Cartório Eleitoral da 47ª Zona.

ESTADO - Governo repassa verbas para estados do Nordeste afetados pela seca

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse hoje (11) que vai estender a política de repasse de verbas do governo federal aos estados do Semiárido nordestino, que enfrentam problemas com a seca. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, ele informou que na segunda-feira (15) firmará convênio com Pernambuco e, na semana seguinte, com a Bahia, o Ceará, Alagoas e Sergipe.

De acordo com estudo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), praticamente todos os estados nordestinos tiveram seus níveis de reserva de água reduzidos, e não se recuperaram no período de referência do estudo (maio de 2012 a junho de 2015).

"O Nordeste, de maneira geral, saiu de quase 59% de capacidade de reservação [de água] para 25%, caindo mais de 50% de sua capacidade", disse Occhi. A queda foi, na verdade, de 57,6%. O único estado que apresentou quadro distinto foi a Bahia, que está com reservação de 51%, ante média de 37% em anos anteriores.

O Ceará apresentou queda significativa no nível de seus reservatórios, que caiu de 65% para 19% em 2015. Em Pernambuco, a redução também foi grande, de 43% para 13%. Outros estados tiveram quedas menores.

CARNAUBAIS - Caravana "Abraços do 40" contagia a todos com alegria e esperança por onde passa


Todos os dias, a Caravana do Abraço, contagia a todos espalhando alegria e esperança por onde passa. Nos bairros, comunidades e assentamentos, Junior Benevides e Alzenir são recebidos com alegria pela população que deseja a continuidade do governo de "Bené", como é carinhosamente chamado o atual prefeito Junior Benevides. A campanha "Abraços do 40" vai continuar aumentando o número de pessoas que já decidiram Junior Benevides prefeito e Alzenir a vice.

ESTADO - Bancada do Nordeste debate renegociação de dívidas rurais

A bancada do Nordeste se reuniu na manhã desta quinta-feira (11), na Câmara Federal, com o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, e representantes do Ministério da Integração Nacional para discutir medidas importantes para a região. De acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), foram debatidos pontos como a renegociação da dívida rural, a transposição do Rio São Francisco e a ampliação do programa Luz Para Todos.

“O endividamento dos produtores do Nordeste preocupa e não há sinais de melhoria breve em virtude dos anos consecutivos de seca que a região enfrenta. Por isso, é imprescindível medidas como o reescalonamento de pagamentos antigos, a renegociação das dívidas e a regulamentação do governo federal para viabilizar a liquidação dos débitos”, disse o coordenador da bancada do Rio Grande do Norte.

Felipe Maia ainda destacou a importância da transposição do rio São Francisco para amenizar os efeitos da seca na região, mas apontou o descaso do governo federal com a obra, que foi iniciada em 2007. “A obra já está atrasada e caminha a passos lentos. E o atraso gera reajustes no valor do empreendimento que saltou de R$ 4,5 bilhões para R$ 8,2 bilhões, 82% a mais do que o valor original. Mais uma demonstração de falta de gestão que acaba pesando no bolso do contribuinte brasileiro”, afirmou.

Também participou do encontro, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira.

ESTADO - Justiça do RN condena Correios a pagar R$ 1 milhão por insegurança

Agência Central dos Correios fica no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal (Foto: Érika Zuza/InterTV Cabugi)
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi condenada a pagar R$ 1 milhão por dano moral coletivo por falta de segurança adequada nas agências do Rio Grande do Norte. A sentença é resultado de ação do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN) motivada pelos assaltos ocorridos no estado. A decisão é da juíza do Trabalho Lygia Maria de Godoy Batista Cavalcanti.

A Polícia Federal, responsável pela investigação dos crimes contra os Correios, contabilizaram 114 assaltos e 17 arrombamentos de 2010 a 2012 no RN. Desde 2008 a PF aponta um aumento de 500% no número de assaltos. Os dados foram citados pelo MPT na ação, que teve início a partir de representação do Sindicato dos Trabalhadores da ECT do RN (Sintect/RN).


Condenação
A sentença salientou que “como comprovado nos autos, os sistemas de segurança da ECT são perceptivelmente ineficazes, sendo certo que o descaso da empresa em adequar suas instalações às normas de proteção ao meio ambiente do trabalho tem repercutido efeitos maléficos à coletividade de empregados”.

Além da indenização de R$ 1 milhão pelo dano moral coletivo, a condenação manteve medidas já estipuladas pela decisão liminar. As agências do estado terão que implementar equipamentos de segurança e contratar vigilância especializada em número suficiente para garantir a proteção aos trabalhadores e usuários, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por eventual violação.

O prazo máximo para o cumprimento das obrigações é até 30 de setembro. G1RN

ESTADO - Rafael Motta convoca discussão sobre o crescimento do turismo no RN

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados estará nesta sexta-feira (12) em Natal, com o objetivo de promover o Seminário “Turismo Como Fator de Desenvolvimento do RN: obras estruturantes, campanhas de promoção e legislação específica”. O evento que ocorrerá na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, às 9h, é uma solicitação do deputado federal Rafael Motta (PROS), integrante da Comissão da Casa Legislativa.

O seminário contará com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente (PPS-SP), do presidente da Embratur Vinicius Lummertz, além da classe política do RN e de personalidades do trade nacional e local.

O deputado federal Rafael Motta será o mediador de dois painéis que irão tratar sobre a melhoria da infraestrutura turística do Estado e a integração associada na cadeia produtiva do segmento.

“Como integrante da Comissão de Turismo, não podia deixar de trazer essa discussão para o nosso Estado. O turismo é uma das atividades econômicas que mais gera emprego e renda para a população do RN, por isso, a importância de buscar melhorias para o seu crescimento”, afirmou o deputado Rafael Motta.

Serviços:

Seminário “Turismo Como Fator de Desenvolvimento do RN: obras estruturantes, campanhas de promoção e legislação específica”. 

Local: Assembleia Legislativa do RN
Horário: 9h

Painel 01: Melhoria na infraestrutura turística, estruturação dos segmentos turísticos priorizados e campanhas de promoção do turismo. Convidados: Ministério do Turismo, Embratur, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Presidente da Federação dos Municípios do Estado.

Painel 02: Integração da produção associada na cadeia produtiva, planos de turismo e legislação local e nacional específica. Convidados: Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, Assembleia Legislativa do Estado, Câmara Municipal de Natal, Federação das Câmaras Municipais do Estado.

BRASIL - Senado transforma assassinato de policiais em crime hediondo

O Senado aprovou nesta quinta-feira (11) projeto de lei que torna crime hediondo o assassinato e a lesão corporal praticados contra policiais, bombeiros e militares no exercício da função. Os crimes hediondos são cumpridos obrigatoriamente em regime inicialmente fechado, ou seja, o condenado deve passar dia e noite na cadeia.

A proposta já havia sido aprovada pelo Senado e foi enviada à Câmara dos Deputados. Na Casa, porém, sofreu alterações e teve de ser submetido a nova análise dos senadores. Com a nova aprovação, o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. De acordo com a lei aprovada nesta quinta, será considerada gravíssima a lesão que provocar incapacidade permanente para o trabalho, enfermidade incurável, perda ou inutilização do membro, sentido ou função, deformidade permanente e aborto.


O texto também prevê aplicação de pena mais dura quando o delito for cometido contra cônjuge, companheiro e parente em até terceiro grau desses agentes de segurança. Para os casos de homicídio, o texto diz que o fato de a vítima ser agente do Estado ou parente de agente torna o crime "qualificado". Com isso, a punição passará de 6 a 20 anos para 12 a 30 anos. Nos casos de lesão corporal, o projeto define que a pena será aumentada de um a dois terços.

Mudança de regime
Também está previsto no projeto que as regras de progressão para um regime mais brando serão mais rígidas, nos casos destes crimes terem sido cometidos contra agentes de segurança. Para passar para o semiaberto, por exemplo, quando o detento pode sair de dia para trabalhar, o condenado por crime hediondo precisará cumprir dois quintos da pena, se for réu primário, e três quintos, se reincidente. A regra geral para crimes não qualificados como hediondos é o cumprimento de um sexto da pena.

ESTADO - Kelps volta a criticar ausência do RN nos investimentos do Governo Federal

Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (11), o deputado Kelps Lima (SDD) voltou a falar sobre a ausência do Rio Grande do Norte no pacote de investimentos em logística anunciado pelo Governo Federal. O parlamentar cobrou atitude do bancada federal do RN do Senado e criticou a justificativa apresentada pelo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que declarou que o Estado ficou de fora por falta de projetos.

“Existe uma comissão no Senado que aprecia esses projetos e ela é presidida pelo senador Garibaldi Alves. É inadmissível que os nossos senadores aceitem pacificamente a justificativa apresentada pelo Ministro da Fazenda”, disse Kelps.

O deputado discordou das razões apresentadas por Levy e disse que ficou sabendo pelo presidente da Federação das Indústrias (FIERN), Amaro Sales, que os projetos em infraestrutura logística do Estado poderiam ser explorados via concessão, e dessa forma serem contemplados pelo pacote do Governo Federal.

“Esperava um grito em favor do nosso Estado. Os nossos senadores se conformaram facilmente. Eu duvido que qualquer outro senador de outro Estado nordestino deixasse isso acontecer”, afirmou. Durante o pronunciamento, o deputado fez a leitura de uma matéria veiculada na imprensa sobre o assunto.

Em aparte, os deputados Hermano Morais (PMDB) e Ricardo Motta (PROS) elogiaram o pronunciamento de Kelps e também cobraram atitude por parte da bancada federal do RN junto à União.

ESTADO - MPRN recomenda serviço de traslado para Aeroporto de São Gonçalo

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de São Gonçalo do Amarante, encaminhou Recomendação à Inframérica, ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER/RN), ao Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo do Amarante (Demutran), à Cooperativa de Táxi do Aeroporto e ao Sindicato dos Taxistas sobre o serviço de transporte turístico terrestre em funcionamento no Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

A Recomendação aos prestadores do serviço de traslado é para que realizem o transporte turístico terrestre de passageiros somente através de veículos registrados no Ministério do Turismo, nos termos da Portaria nº 197/2013-MT, com placa vermelha, categoria aluguel, conforme a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 231/2007.

A referida Portaria nº 197 estabelece a obrigatoriedade do cadastro para as agências de turismo e transportadoras turísticas, bem como prevê que essas prestadoras solicitem o registro dos veículos em seu cadastro. E a Resolução nº 231, estabelece o sistema de placas de identificação de veículos em todo o território nacional, preceituando que a placa a ser fixada em veículo de aluguel terá fundo vermelho e caracteres brancos.

O MPRN recomenda também que os prestadores de serviço de traslado exponham o certificado de cadastro (Cadastur) na área de atendimento ao público bem como fixem o selo no veículo utilizado para a prestação do serviço a fim de permitirem a identificação pelo consumidor e os órgãos de fiscalização dos veículos regulares e autorizados pelo Ministério do Turismo.

A representante ministerial alerta que o MPRN deve ser informado dentro do prazo de 15 dias das providências adotadas

ELEIÇÕES - Plenário do TSE mantém proibição de telemarketing em campanhas eleitorais

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu positivamente, na sessão desta terça-feira (9), a parte de uma consulta formulada pelo deputado federal Paulo Roberto Gomes Mansur (PRB-SP) sobre o serviço de telemarketing nas formas ativa e receptiva.

Os ministros acompanharam o voto-vista do ministro Gilmar Mendes, que divergiu da relatora, ministra Luciana Lóssio, ao considerar regular somente o atendimento telefônico por parte do comitê eleitoral de um candidato para atender reclamações, esclarecer dúvidas, dar informações sobre programas de governo e plataforma política do candidato. 

De acordo com o ministro Gilmar, a Resolução do TSE 23.404, que regulamentou as eleições de 2014, proibiu a realização de propaganda via telemarketing, em qualquer horário. Ao aderir ao voto do ministro, o presidente Dias Toffoli disse que a consulta, da maneira como foi feita, configura que o contato com o eleitor via telemarketing “não é o contato do partido com seu filiado ou para fazer o proselitismo ordinário, no bom sentido, do partido em relação as suas proposições”. Além da resolução do TSE, o Código Eleitoral proíbe campanhas que possam perturbar o sossego do eleitor.

PENDÊNCIAS - Vereador Valdemar Bezerra, pede união de todos, por Pendências

Na terça-feira (09), última sessão ordinária do 1º período legislativo de 2015, o vereador-presidente Valdemar Bezerra (PSD), utilizou o plenário para fazer uma discurso voltado para os graves problemas do município. 

Preocupado com a baixa arrecadação financeira, o crescendo número de pessoas que foram demitidas e os altos índices de demissão nas empresas de carcinicultura, devido á falta de água e doenças nos camarões, levaram o vereador a juntar forças, unir os grupos políticos "araras" e bacuraus", para defender o município. 

Para Valdemar, é preciso que todos os políticos, com mandato e sem mandatos, que torçam pelo vermelho ou pelo verde, vistam apenas uma cor, a cor do município. Acompanhe trechos do discurso de Valdemar, em nome de Pendências

REFORMA POLÍTICA - Câmara aprova mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 348 votos a 110, o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. A mudança, prevista em emenda aglutinativa à proposta da reforma política (PEC 182/07, do Senado), cria uma regra de transição pela qual, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados (distritais, estaduais e federais), de governadores e de presidente da República ainda serão de quatro anos.

O mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 2016 também continuará a ser de quatro anos. Essa definição teve o voto favorável de 419 deputados e 8 contra. Assim, apenas em 2020 valerá o mandato de cinco anos nas eleições municipais e em 2022 para as eleições gerais.

No caso dos senadores, aqueles eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições gerais sejam com mandatos de cinco anos também para o Senado. O mandato atual de senadores é de oito anos.

Eleições coincidentes
Após aprovar o mandato de cinco anos, o Plenário rejeitou, por 225 votos a 220, emenda que previa a coincidência das eleições municipais e gerais. Dessa forma, pelo fato de o mandato passar a ser um número ímpar, haverá pleitos a cada dois ou três anos: em 2016 (municipais), 2018 (gerais), 2020 (municipais), 2022 (gerais), 2025 (municipais), 2027 (gerais), 2030 (municipais) e sucessivamente.

BRASÍLIA - Sob tumulto e spray de pimenta, relator apresenta parecer da PEC da Maioridade

Manifestantes foram retirados por seguranças da sala onde acontecia a reunião
O início da reunião da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da redução da maioridade penal foi marcado por tumulto entre parlamentares, jovens contrários a proposta e a Polícia Legislativa da Câmara. O tumulto chegou a um grau de acirramento que o presidente André Moura (PSC-SE) foi obrigado a requerer a intervenção da segurança da Casa para retirar os manifestantes da sala.

Diante de insultos verbais entre deputados contrários e favoráveis a proposta e da resistência dos jovens de saírem do plenário da comissão, os policiais legislativos usaram spray de pimenta contra os manifestantes. A ação dos policiais obrigou o presidente da comissão a transferir a reunião para outra sala, onde o relator Laerte Bessa (PR-DF) pôde ler seu voto. Os deputados pediram vista coletiva e a matéria deve ser votada no dia 17.

Para tentar amenizar o clima na reunião, enquanto esteve aberta ao público, Bessa propôs ler apenas o seu voto. Deputados do PT e também o peemedebista Darcísio Perondi (RS) foram contra a iniciativa de Bessa e deputados, como Alberto Fraga (DEM-DF), questionaram o posicionamento dos petistas e do peemedebista.

REGIONAL - Contas de vários partidos estão à disposição no Cartório Eleitoral de Assu


A magistrada Aline Daniele Belém Cordeiro torna público através do Edital 033/2015, os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultado do Exercício das prestações de contas dos partidos, à disposição do Ministério Público, Partidos Políticos e demais interessados. As cópias se encontram no Cartório Eleitoral da 29ª Zona, podendo o MPE ou qualquer partido político, querendo, no prazo de cinco dias,  impugnar, relatar fatos, indicar provas e pedir abertura de investigação

CARNAUBAIS - Juiz Eleitoral publica Portaria da Lei Seca para a eleição suplementar no município

O Juiz Eleitoral da 47ª Zona Eleitoral, que abrange o município de Carnaubais, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro, publicou a Portaria nº 13/2015, onde já determina proíbe a venda de bebidas alcoólicas no município, no sábado que antecede à eleição suplementar

Pela Portaria está proibida o comércio de bebida alcoólica a partir das 20h do sábado (04/07) até às 20h do domingo (05/07). Durante este período é terminantemente proibido qualquer estabelecimento comercial vender bebidas alcoólicas, 

Tá dito, depois não diga que a Justiça não avisou!

CONSÓRCIO - Empresa está interessada em fazer a PPP e os prefeitos consorciados precisam aprovar

Prefeito de Pendências, Ivan Padilha (PMDB), preside o Consórcio de Resíduo Sólidos no Vale do Açu
Por este motivo descrito no título desta matéria que o presidente do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu, prefeito (de Pendências) Ivan Padilha solicita uma reunião extraordinária para que os demais consorciados possam aprovar a Parceria Público-Privada (PPP), pois já existe uma empresa interessada em formalizar esta parceria que trará benefícios a toda região.

A reunião será realizará logo mais, às 14h no Auditório do Sebrae, em Assu. Os municípios que formam o Consórcio do Vale são: Assu, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Lajes, Ipanguaçu, Itajá, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael, Santana do Matos, Espírito Santo do Oeste (Paraú) e Upanema.

A região do Vale do Açu, vem sofrendo a bastante tempo com a destinação incorreta dos resíduos sólidos. Para encontrar uma solução, alguns municípios do entorno vem discutindo há bastante tempo à regionalização de solução para o enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos – Sistema de Tratamento e Destino Final – e como entendimento proposto pela SEMARH em conjunto com os municípios, temos a construção do Aterro Sanitário no município de ASSÚ.

Aos prefeitos das cidades consorciadas, já foi enviado o Projeto Executivo do Aterro Sanitário, Encerramento dos Lixões, Unidades de Triagem, Estação de Transbordo e de Ponto de Entrega Voluntária (PEV).  A entidade atualmente é a região mais avançada entre os Consórcios do Estado. O RN já possui em andamento o Consórcio Público Regional do Seridó e pretende-se formar os Consórcios do Agreste e Mato Grande.

PENDÊNCIAS - Luiz do Porto quer incluir festejos de Porto do Carão e Mulungu no calendário nacional

Ontem pela manhã (10), fomos recebidos no gabinete do secretário municipal de turismo, Luiz do Porto,  que falou um pouco de sua saída dos trabalhos legislativos e dos desafios à frente desta pasta.

Luiz do Porto disse que um dos seus objetivos será incluir as festividades católicas dos padroeiros de Porto do Carão (São Sebastião) e de Mulungu (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) ao calendário nacional de eventos, do Ministério do Turismo, que tem como comandante o amigo e ex-deputado federal Henrique Alves. 

Luiz, não informou quando, mas agendará uma viagem à Brasília para agilizar a documentação necessária para que este objetivo seja alcançado, atraindo verbas federais para os festejos dos padroeiros de Porto do Carão e Mulungu.

BRASIL - STF decide pela liberação de biografias não autorizadas

Em uma importante confirmação da liberdade de expressão no Brasil, o Supremo Tribunal Federal liberou hoje a publicação de biografias não-autorizadas, aquelas que são escritas mesmo contra a vontade do biografado ou sua família. A decisão dos ministros foi unânime. Derrubaram os argumentos em favor da autorização prévia dos biografados para a publicação de livros. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, que representou o Instituto Amigos, de Roberto Carlos, ressaltou o direito do respeito à privacidade do biografado.

A relatora, ministra Carmen Lúcia, foi taxativa: os artigos do Código Civil que serviam de base para decisões judiciais que proibiram a circulação de livros, ferem a Constituição. A ministra lembrou, ainda, que há instrumentos para corrigir eventuais casos de difamação.

"O que não me parece constitucionalmente admissível é o esquartejamento das liberdades de todos pela censura de uns, especialmente no caso de obras biográficas que dizem respeito não apenas ao biografado, mas que diz respeito a toda coletividade pela sua natureza de referenciabilidade do que precisa ser aproveitado", declara a ministra Carmen Lúcia, relatora do projeto. Todos os ministros reforçaram a importância da defesa do direito à liberdade de expressão e à informação e consideraram a autorização prévia como forma de censura.

Pela decisão, nos processos que estão em andamento referentes a livros que ainda não foram publicados, o juiz deverá seguir a determinação do Supremo e liberar a obra impressa ou audiovisual sem censura prévia.



ALTO DO RODRIGUES - Determinações da Justiça à rádio "comunitária", beneficiam à população local

Juiz Dr Marco Antonio e o Promotor Público Dr Marcos Adair Nunes determinando melhoras para a sociedade
Uma data histórica e um feito benéfico à população, depois das determinações do juiz da Comarca de Pendências, que "fez uns ajustes" à associação comunitária representando a rádio FM Ouro Negro. A emissora, estava desrespeitando o ouvinte que queria isenção, imparcialidade na divulgação dos fatos, o que não estava acontecendo.

Ontem pela manhã (10 de junho), aconteceu uma audiência na Comarca de Pendências, com a presença do juiz Dr Marco Antônio Mendes Ribeiro, do Promotor Marcos Adair Nunes, do prefeito Abelardo Rodrigues (e advogados) e a diretoria da Associação Comunitária que responde pela rádio FM Ouro Negro. Os principais pontos da decisão do juiz foram os seguintes:

A secretaria de comunicação poderá enviar até quatro pessoas para o estúdio da rádio, se o programa for gravado, a prefeitura deverá enviar duas horas antes (10h) do início do programa (12h), em CD. No caso de feriados nacionais, os áudios deverão ser enviados com 24 horas de antecedência. A associação se comprometeu em não reduzir a frequência da FM (como estava fazendo) e ainda terá que manter a transmissão do programa pela internet, que era interrompida quando o programa “Conversando Com o Seu Prefeito” começava. A associação também se comprometeu em melhorar a qualidade dos microfones lá existente(s), atualmente só existe um microfone (igual àqueles de karaokê, segundo o locutor do programa). 


DIREITO DE RESPOSTA 
Como existem outras ações contra Olegário apresentador do programa A Voz da Comunidade, por absurdo proferidos pelo locutor contra a pessoa de Abelardo Rodrigues Filho, o juiz decidiu que o prefeito Abelardo ganharia o direito de resposta com duração de uma hora, durante seis sábados seguidos, à começar deste  sábado (13). Além disso, toda vez que foi reapresentado o programa de Olegário (A Voz da Comunidade), a diretoria da rádio "comunitária" se comprometeu em reprisar (igualitariamente) o programa institucional da prefeitura (Conversando Com o Seu Prefeito). Ao final da decisão, o juiz foi categórico: “o não cumprimento do acordo poderá gerar o fechamento definitivo da rádio FM”, diz o magistrado em sua decisão.

A sociedade espera que as determinações sejam realmente cumpridas, quem ganha é o ouvinte.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

HUMOR - Só pra descontrair

MANDATO - Ricardo Motta solicita recapeamento das BR´s 406 e 304

Ricardo Motta solicita recapeamento asfáltico das BR´s 406 e 304
O deputado Ricardo Motta apresentou na Assembleia Legislativa requerimento solicitando o recapeamento asfáltico do trecho da rodovia estadual que liga as BR’s 406 e 304. Entre os destaques da solicitação, está o trecho que fica entre os municípios de João Câmara e Bento Fernandes. A estrada é muito utilizada para o escoamento de produção com o tráfego de veículos pesados.


ESTADO - Kelps quer inclusão do Estado no pacote de investimentos da União

Kelps Lima (SDD) realizou um pronunciamento na manhã desta quarta-feira (10) a respeito do pacote de investimentos anunciado pelo Governo Federal da ordem de R$ 198 bilhões. O Parlamentar exige que o Rio Grande do Norte seja incluído no pacote e que a bancada federal do RN lute para que isso aconteça.

“Quase todo o país será beneficiado por esse pacote e o Rio Grande do Norte ficou fora, o que mostra que o Governo Federal desprezou o nosso Estado. Os nossos senadores e deputados precisam se indignar e exigir a inclusão do RN nesse pacote de investimentos”, afirmou o deputado Kelps.

O parlamentar ainda disse que os investimentos anunciados em portos, aeroportos e rodovias utilizam recursos privados, o que se configura privatização de obras públicas. “Diante da situação atual, a medida é adequada, mas o que não podemos aceitar é que o Rio Grande do Norte seja descartado. Onde está a força do nosso Estado?”, questionou Kelps, que atribuiu a falta de planejamento como um dos motivos da exclusão do RN no pacote anunciado.

ALTO DO RODRIGUES - Divulgada lista com os 20 pré-candidatos ao Conselho Tutelar no município

A prefeitura municipal, divulga a lista com os nomes das 20 pessoas que estão sendo pré-candidatas ao Conselho Tutelar no município. Os pré-candidatos ainda passarão por uma prova e, se aprovados, serão (de fato) candidatos ao Conselho Tutelar, confira a lista:

01 - GENISIA GONZAGA LOPES
02 - MARIA AUXILIADORA MOURA DE MELO
03 - MARLENE MARIA DOS SANTOS SILVA
04 - ROSINEIDE GOMES DE LEMOS
05 - IZANAIDE FERNANDES DOS SANTOS
06 - MARGARETH ALEXONIA RODRIGUES
07 - WALDILENE OLIVEIRA DA SILVA
08 - NAVISON DE LEMOS BARACHO
09 - MARIA EDNA DA CUNHA
10 - ANA PRISCILA APOLONIA ALEXANDRE
11 - ZÉLIA TAVARES DOS SANTOS
12 - MARIA LETIZIA DA SILVA SANTOS
13 - SHEILA MELLI MARCAL DA CUNHA
14 - FABIA CRISTINA DA SILVA SOUZA
15 - ÉRIKA LUANE GIRÃO DE ARAUJO
16 - ANA CELIA DA CUNHA
17 - MARIA BORGES NETA
18 - ELENIANE PIMENTEL DE MOURA
19 - DIEGO MARCELINO DE MELO
20 - EMANUELA FERREIRA RODRIGUES

CARNAUBAIS - Caravana do "Abraço 40", chega hoje em Arenosa e Mutambinha


ESTADO - Comissão aprova projeto que beneficia pessoas com deficiência

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social aprova nove matérias em reunião realizada nesta quarta-feira (10) presidida pelo deputado Fernando Mineiro (PT), aprovou 9 matérias, incluindo o projeto do deputado Albert Dickson (PROS) que assegura 10% das vagas de empregos em contratos públicos para deficientes físicos, e fez a distribuição de um processo para ser relatado pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB).

PENDÊNCIAS - Câmara Municipal aprova instalação de cercas elétricas para os cemitérios do município


Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira, o requerimento (nº 02/2015) do vereador Carlos Montenegro (PSDB) que solicita ao prefeito Ivan Padilha a instalação de cercas elétricas nos muros dos cemitérios públicos.

PENDÊNCIAS - Câmara Municipal aprova três Moções de Pesar, antes do recesso parlamentar

Valdemar Bezerra e Francisco Nunes, autores das Moções de Pesar
Na última sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, os vereadores aprovaram prestaram homenagens aos três homens que faleceram na semana passada. O vereador Francisco Nunes (PMDB), foi o autor da Moção de Pesar em nome de Gilson Bernardo Dantas e o edil, Fernandinho (PSD), em seus discursos, pediu um minuto de silêncio em memória da morte de Gilson.

Também recebeu homenagem o empresário Valter Lopes de Araújo, que faleceu na manhã da última quarta. O autor da Moção de Pesar foi o vereador-presidente Valdemar Bezerra (PSD). O vereador Gilberto Fonseca (PDT) pediu um aparte para prestar homenagem à Valter. "Pendências, teve privilégio de conviver com Valter, sempre gostava de ajudar às pessoas, mesmo com suas dificuldades", disse o vereador Gilberto.

O vereador Valdemar Bezerra também foi o autor da Moção de Pesar pela morte de Cosmo Teixeira dos Santos, ocorrida na última quinta-feira.

REGIONAL - Reunião (extra) do Consórcio de Resíduos Sólidos do Vale do Açu, definirá pontos importantes

Prefeito de Pendências, Ivan Padilha (PMDB), preside o Consórcio de Resíduo Sólidos no Vale do Açu
O Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu realizará nesta quinta-feira, às 14h no Auditório do Sebrae, em Assu, uma reunião extraordinária para definir a construção do Aterro Sanitário.

A região do Vale do Açu, vem sofrendo a bastante tempo com a destinação incorreta dos resíduos sólidos. Para encontrar uma solução, alguns municípios do entorno vem discutindo há bastante tempo à regionalização de solução para o enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos – Sistema de Tratamento e Destino Final – e como entendimento proposto pela SEMARH em conjunto com os municípios, temos a construção do Aterro Sanitário no município de ASSÚ.

Aos prefeitos das cidades consorciadas, já foi enviado o Projeto Executivo do Aterro Sanitário, Encerramento dos Lixões, Unidades de Triagem, Estação de Transbordo e de Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Por isso, é necessário a participação dos prefeitos das cidades consorciadas para aprovar as principais diretrizes, pois já há uma empresa interessada em formalizar uma Parceria Pública Privada (PPP) com o Consórcio.

A entidade atualmente é a região mais avançada entre os Consórcios do Estado. O RN já possui em andamento o Consórcio Público Regional do Seridó e pretende-se formar os Consórcios do Agreste e Mato Grande.

Os municípios que formam o Consórcio do Vale são: Assu, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Lajes, Ipanguaçu, Itajá, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael, Santana do Matos, Espírito Santo do Oeste (Paraú) e Upanema.

EDUCAÇÃO - Hoje é o último dia para pagar taxa do Enem

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até hoje (10) para pagar a taxa de R$ 63 do e assim confirmar a inscrição. O pagamento deve ser feito até as 21h59, no horário de Brasília. As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

De acordo com Ministério da Educação (MEC), cerca de 8,5 milhões de pessoas se inscreveram nesta edição do Enem – 3,4 milhões devem pagar a taxa. O número equivale a 40,2% dos inscritos. Quem não imprimiu a Guia de Recolhimento da União (GRU) no fim do processo de inscrição ainda pode fazer o procedimento. Para isso, basta acessar a página do Enem e informar o CPF e a senha.

Os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas são isentos automaticamente.

Também não pagam a taxa os participantes que solicitarem a isenção por carência, ou seja, aqueles que têm renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Participantes que declararam ser integrantes de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica também são isentos.

Quem declarou carência deve verificar na página do participante se o pedido de isenção da taxa foi autorizado. Caso isso não ocorra, deve fazer o pagamento também até hoje.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão encerrando o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Estudantes que não terminaram o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Este ano, a taxa de inscrição foi reajustada pela primeira vez desde 2004. Passou de R$ 35 para R$ 63, com o objetivo de repor perdas com a inflação.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

Agência Brasil

ACIDENTE - Motorista de Honda Civic bate na traseira de ônibus na Zona Sul

Acidente grave na Estrada de Itapecerica nesta quarta-feira (Foto: EDISON TEMOTEO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
O motorista de um Honda Civic bateu na traseira de um ônibus na Estrada de Itapecerica, no Campo Limpo, na altura do número 2655, na Zona Sul da capital paulista, na madrugada desta quarta-feira (10). Apesar de o carro ficar completamente destruído, o motorista ficou levemente ferido e foi encaminhado para o hospital, segundo o Bom Dia São Paulo. O acidente aconteceu perto do Shopping Campo Limpo, no sentido Centro, informou a CET. A pista foi liberada por volta das 4h30.
Acidente grave na Estrada de Itapecerica nesta quarta-feira (Foto: EDISON TEMOTEO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)