Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ALTO DO RODRIGUES – Visita de cortesia de Nixon no ATP-ARG resultou em benefícios para o povo

Fernando, Nixon, Donald e Dr Servulo após a visita de cortesia
Nesta manhã, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nixon da Silva Baracho (DEM), fez uma visita de cortesia a diretoria do Ativo de Produção da Petrobras, em Alto do Rodrigues (ATP-ARG). Acompanhado do advogado Dr Sérvulo Nogueira, Nixon Baracho foi recebido por Donald Macedo, gerente substituto da comunicação (CS) e por Fernando Ribeiro gerente geral da unidade no município.
Presidente Nixon Baracho explicando a importância da parceria entre Legislativo, Executivo e a Petrobras
Na conversa, o presidente da Casa, representando os demais vereadores, agradeceu pela receptividade e falou alguns dos projetos que pretende realizar e gostaria de contar com a parceria da empresa, principalmente na área social e cultural.

Entre esses projetos, está a realização de sessões itinerantes nos distritos, diminuindo assim a distância do Poder Legislativo com o povo, além dos vereadores saberem de perto, os anseios e solicitações da comunidade. O presidente da Casa também levou ao conhecimento da diretoria, o desejo de ampliar a sessão itinerante com ações de cunho social e cultural que beneficie toda a comunidade agraciada com a sessão itinerante.
Fernando Ribeiro parabenizou a iniciativa do vereador em realizar sessões itinerantes
O gerente geral Fernando Ribeiro parabenizou a iniciativa do presidente da Câmara Municipal na realização das sessões itinerante e citou como exemplo, a antecipação desta reunião, por motivo de ir ao visitar os campos de trabalho e não ficar esperando informações para a tomada de decisão na empresa. Quanto à parceria nos projetos sociais, Fernando afirmou que todo o projeto social pode ser enviado diretamente através do site da empresa na internet. “A empresa agora adotou o sistema de Seleção Pública, mas se houver alguma dúvida de como elaborar o projeto, estamos prontos para ajudá-los”, frisou Donald Macedo.
Dr Sérvulo falou de algumas das ações que serão desenvolvidas  no projeto
O advogado Dr Servulo disse que a ideia é fazer a sessão itinerante e logo após, seriam realizadas ações sociais e culturais. 

Ao final da visita o gerente Fernando anunciou a doações de tubos, tambores e computadores. Nixon Baracho, disse ser de grande valia a doação para a comunidade e prometeu entregar a documentação necessária e aguardar os trâmites burocráticos para o recebimento dessas doações.

O presidente disse que a visita de cortesia, trouxe resultados positivos e muito em breve a comunidade usufruirá destes benefícios. Outros assuntos foram abordados na reunião e serão divulgados em breve.
Ao final, Donald mostrou  a Dr Sérvulo e Nixon alguns dos investimentos da empresa na região

EDUCAÇÃO - Termina às 22h59 desta quinta-feira prazo de inscrição no Sisu

Esta quinta-feira (22) é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tiraram 0 na redação podem se candidatar a vagas no ensino superior público na página do Sisu até as 22h59 (horário local, 23h59 em Brasília). As notas de corte podem ser consultadas no sistema. Elas não garantem a vaga ao candidato, são apenas uma referência.

Segundo o último balanço do Ministério da Educação, até a noite desta quarta (21), 2,3 milhões fizeram a inscrição. A recomendação é que os interessados não deixem para a última hora. Em 2014, aproximadamente 6,2 milhões fizeram o Enem.

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. O resultado será divulgado no dia 26. Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.



ESPORTE - ABC conta com elenco de 31 jogadores para iniciar temporada 2015

A pré-temporada abecedista continua em ritmo forte no CT Alberi Ferreira de Matos e a comissão técnica não está aliviando na preparação do elenco alvinegro visando a estreia no Campeonato Potiguar, marcada para o dia 4 de fevereiro, contra o Força e Luz, no estádio Barretão, às 19h.

A diretoria do Alvinegro trabalhou com cautela e responsabilidade na montagem do grupo, que atualmente conta com 31 jogadores. Foram seis atletas que renovaram seus contratos: o goleiro Gilvan, o zagueiro Suéliton e os volantes Fábio Bahia, Daniel Amora, Michel e Marcel. Sete jogadores tinham contrato em vigência e permanecem: o goleiro William, o lateral-direito Jefferson, o lateral-esquerdo Marcílio, os meias Erivélton e Moisés e os atacantes Alvinho e Gilmar.

Outros seis atletas foram promovidos do time Sub-19 que disputou a Copa São Paulo: o goleiro Pedrinho, os zagueiros Rafael e Tonhão, o volante Jardel e os meias Ítalo e Janderson. E doze novos jogadores foram contratados: o goleiro Saulo, os zagueiros Leandro Amaro e Luizão, o lateral-direito Reginaldo e o lateral-esquerdo Jussandro, os meias Sandro, Zé Mário, Clebinho e Anderson Paraíba, e os atacantes Fabinho Alves, Júlio César e Kayke.

A apresentação oficial do elenco será na próxima segunda-feira (26), às 19h, no estádio Frasqueirão. O torcedor terá acesso ao evento apresentando cinco comprovantes de apostas da Timemania dos concursos 680 e 681 no portão B do estádio.

Confira a relação do elenco completa:
Goleiros: Gilvan, Saulo, William e Pedrinho;
Laterais: Reginaldo, Jefferson, Jussandro e Marcílio;
Zagueiros: Suéliton, Leandro Amaro, Luizão, Rafael e Tonhão;
Volantes: Fábio Bahia, Daniel Amora, Michel, Marcel e Jardel;
Meias: Sandro, Zé Mário, Clebinho, Anderson Paraíba, Erivélton, Moisés, Ítalo e Janderson;
Atacantes: Fabinho Alves, Júlio César, Alvinho, Gilmar e Kayke.

ALTO DO RODRIGUES – Câmara Municipal vai realizar sessões itinerantes nos distritos

O presidente da Câmara Municipal, vereador Nixon Baracho (DEM), afirmou através de sua assessoria que a Câmara Municipal irá realizar sessões itinerantes nos distritos. O projeto está sendo elaborado e contará com a opinião dos demais edis. 

A programação completa só será divulgada após a conclusão do projeto “É importante a população saber o que faz um vereador no dia da sessão”, comentou o presidente Nixon Baracho.

ESTADO - Femurn tenta “suavizar” derrota na Assembleia

Com a negativa da Assembleia para a destinação de R$ 200 milhões para o Fundo dos Municípios, no início da noite de hoje, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte divulgou uma nota onde tentou “suavizar” a derrota no Legislativo. Na nota, a Femurn destacou que dos recursos do empréstimo R$ 96 milhões serão para obras nas cidades. “Não é o que queríamos, mas acredito que evitamos, com nosso trabalho, que os municípios ficassem de fora da divisão desses recursos. A nossa luta continua”, disse o presidente da entidade, prefeito Silveira Júnior.


ALTO DO RODRIGUES - Inscrições para ganhar abadá para blocos alternativos seguem até dia 13/02


A Secretaria Municipal de Comunicação, começa a abrir inscrições para quem deseja colocar bloco alternativo no mela-mela do alto folia deste ano. No horário das 08 às 13h, donos de blocos alternativos poderão, inclusive, levar as artes dos abadás, para que a prefeitura possa mandar confeccionar os abadás para o mela-mela deste ano. Como diz o matuto sabido: Corra, a secretaria de comunicação informa que só receberá inscrições até o dia 13 de fevereiro de 2015.

OPORTUNIDADE - Aproveite esta super oportunidade imobiliária em Alto do Rodrigues


Vende-se (ou aluga-se) uma ótima casa 1º andar, toda forrada, ótima localidade no centro da cidade, perto do hospital, clínicas, praça, igreja, banco, supermercados, lojas e etc, a poucos minutos da base da Petrobrás. Características: Ar condicionado, varanda, área de serviço, quarto de empregada. Contato: (84) 9909 2196



ALTO DO RODRIGUES - Nas lojas Pedrinho Eletromóveis pode comprar e economizar de verdade



EDUCAÇÃO - SISU: UERN já recebeu mais de 45 mil inscrições até o final da tarde desta quarta, 21

Ofertando 60% de suas vagas pelo SiSU, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu 45.392 inscrições até às 16h de hoje (21). As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira, 22 de janeiro, às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília-DF).

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) informa que o Campus Central, em Mossoró é o que apresenta o maior número de inscrições. De acordo com parcial liberada às 22h41 desta terça-feira (20), o Campus de Mossoró havia recebido 16.332 inscrições, sendo Medicina o curso mais concorrido, com 1.637 inscrições para 36 vagas. O ponto de corte de Medicina é 770,31.

Para o ano letivo de 2015, a UERN oferece 1.319 vagas nos cursos de graduação (60% do total). Em 2016, todas as vagas da UERN serão ofertadas pelo SiSU. De acordo com o Edital do SiSU, o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro de 2015.


Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2015, o estudante que tenha participado da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudante pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga.


TRIBUNADONORTE - Um homicídio a cada cinco horas

Dois homicídios foram registrados na tarde de ontem, um deles no bairro Rosa dos Ventos, em Parnamirim. Polícia suspeita de acerto de contas por tráfico de drogas
As estatísticas oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apontam para a ocorrência de um homicídio a cada cinco horas no Rio Grande do Norte este ano. Entre os dias 1º e 21 deste mês já ocorreram 106 homicídios em Natal e no interior (até 18h), cinco mortes a mais em comparação ao mesmo período de janeiro de 2014, que totalizou 101, segundo informou o coordenador de Informática e Estatística da Sesed, Ivenio Hermes Júnior.

Para Ivenio Hermes Júnior, o número de homicídios apurado  até ontem “é preocupante”, pois se continuar crescendo nesse ritmo o mês de janeiro pode terminar com 70 mortes a mais em relação aos assassinatos ocorridos no mesmo período do ano passado. Em 2014, a média diária de homicídios foi de 4,25 casos, enquanto este ano já está sendo de 5,04. “A gente tem de encontrar uma maneira de frear isso”, diz  Ivênio, que atuava como pesquisador da criminalidade no Conselho Estadual dos Direitos Humanos e da Cidadania  (CEDHC).

REGIONAL - Presidente Ivan Padilha convoca associados para importante assembleia geral

Prefeito Ivan Padilha, atual presidente do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Assú-RN, convoca todos os prefeitos a seguir, para participar de uma assembleia geral extraordinária com o objetivo de acompanhar de perto a apresentação do Projeto de Aterro Sanitário. 

Para esta importante convocação, são convidados os prefeitos dos seguintes municípios: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau

Serviço
Assembleia Geral Extraordinária

Quando
29 de janeiro de 2015

Horário: 
14h

Local
Avenida Poeta Renato Caldas, s/n, bairro Alto do São Francisco - Sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Flona de Açu - Município de Assú/RN, Estado do Rio Grande do Norte.

MACAU - Prefeito Kerginaldo cancela festa em Barreiras e participa das últimas homenagens à Reginaldo

Dor e comoção, esse foi clima do funeral do guarda municipal Francisco Reginaldo Gonzaga de Souza, falecido ontem, 20, vítima de acidente de moto. Chocado com a tragédia, o prefeito Kerginaldo Pinto decretou luto oficial de três dias e cancelou o tradicional mela-mela que aconteceria na tarde desta quarta-feira, 21, na comunidade de Barreiras, associando-se ao sentimento de tristeza da família e dos amigos e toda a corporação.

Kerginaldo Pinto esteve presente no velório que aconteceu no final da tarde, no ginásio de esportes Virgílio Barbosa e acompanhou o cortejo fúnebre até o cemitério público Monsenhor Honório. Depois das homenagens da Guarda Municipal, o prefeito falou em nome dos munícipes e destacou as qualidades do funcionário público, destacado em suas palavras como um servidor exemplar e comprometido com o seu dever de ofício.

“Macau perde uma figura humana querida, um servidor público respeitado, competente e que dignificou a sua categoria. Resta-nos, nesse instante de tão profunda tristeza, lamentar a sua passagem para a eternidade e rogar a Deus para que traga conforto ao coração da família”, declarou o prefeito.  

“Apesar da interrupção abrupta e prematura da sua jornada, Gonzaga deu sua contribuição a Macau, que será sempre lembrada e reconhecida”, disse o vice-prefeito e secretário de Gestão e Serviços Einstein Babosa, durante as despedidas do funcionário público.  

Ainda acompanharam o prefeito Kerginaldo Pinto no funeral, o pároco da cidade e secretário de Educação, Lenilson Chagas, o chefe de Gabinete Francisco Guimarães, a Secretária de Planejamento Josy Martins, o secretário de Administração e Recursos Humanos Ailson Salustiano e Wilton Mariano, representante da secretaria municipal de Desporto. 

(IN)SEGURANÇA - Criminosos explodem terminal do Bradesco na cidade de Paraú, RN

Prédio da agência do Bradesco em Paraú ficou completamente destruído com a explosão  (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Prédio onde fica a agência do Bradesco, ficou
destruído com a explosão - foto: PM
O banco Bradesco mais uma vez foi alvo de criminosos no interior do Rio Grande do Norte. Na madrugada desta quinta-feira (22), os assaltantes agiram na cidade de Paraú, na região Oeste do estado, onde explodiram o caixa eletrônico da agência. Todo o dinheiro foi levado, mas a quantia ainda não foi revelada. Ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Militar, a explosão aconteceu por volta das 2h. Muitas cédulas foram danificadas e ficaram espalhadas pelo chão. Já os criminosos, fugiram de carro. A polícia acredita na participação de pelo menos seis homens. Buscas foram realizadas pela região, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento.

Segunda agência nesta semana
A agência da cidade de Paraú foi a segunda do Bradesco atingida por explosivos somente nesta semana. Na terça-feira (20), o alvo foi o banco da cidade de Serra Caiada.


Na ocasião, a Polícia Militar informou que cerca de 10 homens fortemente armados participaram do crime e fugiram em dois veículos. De acordo com o sargento José Bonifácio, a explosão aconteceu por volta das 2h45. A agência fica a cerca de 600 metros do destacamento da PM na cidade. G1RN

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo Rodrigues decreta luto oficial de três dias pela morte de Reginaldo

O prefeito Abelardo Rodrigues, publicou decreto nº 02/2015, que determina luto oficial de três dias, pela morte de Francisco Reginaldo Gonzaga de Souza, que faleceu na última terça-feira, onde estava internado, depois de ter sofrido acidente no dia 31 de dezembro. De acordo com o decreto do prefeito, como de praxe, os serviços essenciais estão mantidos.

Reginaldo é servidor do município e trabalhava como guarda municipal na cidade de Macau, o prefeito de Macau já decretou luto oficial e participou das últimas homenagens ao evangélico Reginaldo.

AOS LEITORES

ALTO DO RODRIGUES - Vem aí, a farra do dinheiro público praticada pelo ex-prefeito Eider Medeiros. Aguardem!!!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

MANDATO - Rafael Motta e prefeita de Santa Cruz buscam em Brasília recursos para Hospital Aluízio Bezerra

O deputado federal eleito, Rafael Motta (PROS), a prefeita de Santa Cruz, Doutora Fernanda (PMDB), e o deputado estadual, Tomba Farias (PSB), se reuniram na manhã desta terça-feira (20) com assessores do Ministério da Saúde, em Brasília. Na pauta do encontro, melhorias para o Hospital Regional Aluízio Bezerra, localizado em Santa Cruz.

Rafael Motta, Doutora Fernanda e Tomba Farias foram recebidos pelo assessor especial do Ministério da Saúde, Fausto Figueira, e pelo assessor parlamentar do órgão, Leopoldo Alves Neto. O encontro foi intermediado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

“A saúde é um dos principais problemas enfrentados pelos potiguares e como parlamentar estarei sempre à disposição dos gestores municipais para captar recursos que visam oferecer um melhor atendimento para a saúde do nosso Estado”, afirmou Rafael Motta.

Considerado uma importância unidade médica do interior do Rio Grande do Norte, o Hospital Regional Aluízio Bezerra recebe pacientes de toda a região do Trairi, facilitando o acesso de milhares de pessoas ao atendimento médico.

“Santa Cruz é uma cidade pólo e os benefícios para o Hospital serão para todos os moradores do Trairi. Por isso, estamos buscando melhorar e a ampliação dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar”, destacou a prefeita.

ACIDENTE - Menina de onze anos morre ao levar choque enquanto usava celular

Uma menina de 11 anos morreu ao levar um choque enquanto jogava em celular que estava ligado à tomada, em Taguatinga (DF), nesta segunda-feira (19). A vítima  foi levada para o HRC (Hospital Regional de Ceilândia). Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a criança onde passou por reanimação cardiopulmonar, durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu. A secretaria também informou que, de acordo com a família, no momento do acidente o celular estava ligado à tomado para carregar a bateria.
No hospital, três pediatras, um clínico cirúrgico e uma clínica médica atenderam a paciente.


ESTADO - Assembleia aprova convocação extraordinária

Os deputados aprovaram por unanimidade em sessão extraordinária realizada esta manhã (20), a convocação da Assembleia Legislativa pelo governo para a votação de projetos, entre eles o empréstimo ao Banco do Brasil de R$ 850 milhões. Em acordo de lideranças, foi dispensada a tramitação dos projetos e o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS), anunciou a votação em plenário para amanhã (21), em horário regimental.

 A alteração da Lei 9.901 de 17 de dezembro de 2014, que autoriza o Executivo a contrair o empréstimo, será votada juntamente com projeto de Lei Complementar que autoriza a utilização dos serviços de instituições financeiras oficiais para a cobrança de dívida tributária do Estado e um terceiro projeto que dispõe sobre procedimentos relativos ao repasse dos depósitos judiciais no Estado e institui o Fundo de Reserva dos Depósitos Judiciais.

No detalhamento do plano de aplicação do empréstimo, o governo elencou diversas obras, entre elas a Barragem de Oiticica, a Nova Ponte Sobre o Rio Potengi, o aporte financeiro para o fundo garantidor Hospital de Traumas de Natal, recursos para o Pró Transporte, entre outros.

EDUCAÇÃO - Sisu: Caicó tem maior nota de corte para Medicina no Brasil

O curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, tem a maior nota de corte no primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Se forem mantidas as notas do primeiro dia de inscrições, o candidato que quiser uma das 40 vagas no curso precisará de nota igual ou superior a 868,98


Em comparação com outros cursos 70 cursos de Medicina que ofertam vagas no SiSu, o curso de Medicina da UFRN aparece na 34ª posição entre os pontos de corte mais altos, com 770,58. Logo atrás de Caicó estão os cursos de Medicina da UFPA (858,13), UNB (826,54), UFRJ (821,64) e UFPR (821,53). A próxima atualização das notas será às 2h de amanhã (21). O resultado final será no dia 26 de janeiro.

ALTO DO RODRIGUES - Informe da Secretaria Municipal de Tributação

A Secretaria Municipal de Tributação, informa ao público geral que, nos dias 22 e 23 de janeiro (quinta e sexta-feira), não haverá expediente, pois os servidores participarão de um treinamento e capacitação na capital do estado.

ALTO DO RODRIGUES - Dezenas de motos, anunciam a chegada do corpo de Wesley à casa da avó

Há poucos minutos atrás, dezenas e dezenas de motos anunciaram a chegada do corpo de Wesley (17) à casa da avó paterna. Ontem, por volta das 22h, após o translado do corpo de Natal para à funerária, vários amigos e motociclistas, aguardavam a saída do carro da funerária, levando o corpo do mesmo para à casa da avó materna em Pendências. 

Hoje, Dezenas de motociclistas anunciam a chegada do corpo de Wesley à casa  paterna. De acordo com informações de familiares, o corpo de Wesley será sepultado no final da tarde desta terça, pois está sendo aguardado a chegada de um primo, que já se deslocou de SP., para dar último adeus.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PENDÊNCIAS - Câmara Municipal parabeniza católicos pelos festejos do padroeiro de Porto do Carão

 

ALTO DO RODRIGUES - Altorodriguenses no lugar mais alto do pódio em competição de Jiu-Jitsu

(Bruno Andrade), Davi Potiguar(ao lado de Bruno), Diogo (4º sentido horário) e Mateus (6º sentido horário), destaques na competição, Adriano Poriguar (5º sentido horário é professor da equipe)
O atelta altorodriguense Mateus Silva, coleciona mais um título, campeão da categoria super-pesado no Festival de férias de Jiu-Jitsu e Submission, realizado no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza/CE, neste domingo. Além de Matheus, mais três atletas que fazem parte da academia Check/Mat / Jiu-Jitsu Potiguar, foram destaque na competição

Bruno Andrade que ficou em terceiro lugar. Já David Potiguar (da categoria azul leve) e Diogo Potiguar (infanto juvenil - branca) sagram-se campeões em suas categorias.

O Festival de Férias de Jiu-Jitsu e Submission é uma temporada competitiva das modalidades e trouxe muita emoção para o ginásio Aécio de Borba em Fortaleza. Nas áreas de luta, combate eletrizantes foram, realçados por lances mirabolantes protagonizados pelos craques da arte suave com participação de atletas de todo o Nordeste.

A prefeitura municipal deu total apoio e incentivo para que os atletas pudessem competir neste importante Festival de Férias de Jiu-Jitsu.

NATAL - Micarla de Sousa terá que devolver dinheiro à Prefeitura do Natal

Micarla de Sousa foi uma das pessoas que recebeu pagamentos em duplicidade e não devolveu à Prefeitura
A ex-prefeita Micarla de Sousa foi convocada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) a devolver recursos ao Município. O valor é referente ao pagamento em duplicidade a ela e mais 491 pessoas que ocuparam cargos em comissão em dezembro de 2012, durante o último mês de gestão da ex-prefeita - que estava afastada do cargo. O valor a ser restituído por Micarla de Sousa não foi informado pela Prefeitura do Natal. 


Conforme apurou a TRIBUNA DO NORTE, o montante pago de forma duplicada correspondia a indenizações salariais, férias proporcionais e 13° salário. Ao todo, os pagamentos equivocados somam aproximadamente R$ 990 mil. Contudo, alguns servidores já devolveram de forma voluntária aproximadamente R$ 238 mil. Assim, a expectativa da Prefeitura é receber de volta mais R$ 752 mil até o dia 31 de março, prazo dado para que o pagamento seja realizado. Caso isso não ocorra, o Executivo acionará a Justiça.

Além da publicação nas edições do Diário Oficial de quinta-feira (15) e de hoje (19) com os nomes de todas as pessoas que devem devolver o dinheiro, a Prefeitura do Natal também encaminhou intimações para a residência de cada servidor informando o prazo para o pagamento. Na hipótese de não receber de volta os valores pagos indevidamente, a Procuradoria do Município já tem as informações necessárias para que o pagamento dos valores ocorra de maneira judicial.

Os valores pagos a cada servidor deverão ser depositados na Conta Única do Município. Como é uma medida administrativa, os valores não precisarão ser devolvidos em valores corrigidos.

MUNDO - Menina de 18 anos se prepara para casar com o próprio pai depois de perder a virgindade com ele

133
O Incesto (ter relações íntimas com um próprio parente) é possivelmente o último tabu quando se fala em sexo. Embora esse assunto seja tratados como algo repulsivo na maioria das culturas conhecidas, especialistas afirmam que o fenômeno pode ser mais comum do que pensamos.

Conhecido como “Atração Sexual Genética”, de acordo com a característica publicadas no The Guardian em 2003, esses sentimentos são particularmente comuns quando indivíduos que não se viam há muito tempo se reencontram.

Devido a toda polêmica que o assunto pode trazer, poucas pessoas que se relacionam nessas condições falam sobre isso em público, no entanto, numa recente entrevista publicada na Science of Us blog do New York Magazine, uma menina de 18 anos afirma estar em um relacionamento de dois anos com o pai.

Ela explica que seus pais se separaram quando tinha 18 anos, antes dela nascer. A menina disse que seus pais a tiveram quando eles possuíam apenas 18 anos de idade. A partir daí, o pai a viu com pouca frequência.

A garota explica que voltou a ter contato com pai quando tinha 17 anos (cerca de 12 anos depois do último encontro). “Foi tão estranho e confuso. Ele é tão bonito!” Ela relatou, também, ter deixado de ser virgem com o pai. “Foi tão natural. Ele nem sequer sentiu o tabu.”

Apesar de muitas pessoas entenderem essa união como inaceitável, eles estão prestes a se casar e foram aceitos como um casal de verdade por seus avós paternos. “Eles entendem que estamos felizes juntos e não veem a hora de termos bebês,” contaram eles.

EDUCAÇÃO - Inscrições para o Sisu começam hoje

Estão abertas, a partir de hoje (19), as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O procedimento deve ser feito pela internet, no site do Sisu, até o dia 22. Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tiraram nota 0 na redação. Ao todo, serão ofertadas 205.514 vagas no ensino superior público, em 5.631 cursos de 128 instituições.

Entre os cursos que tiveram aumento de vagas estão o de medicina, que ofertou 2.925 na primeira edição de 2014 e agora oferece 3.758 vagas. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a classificação parcial na opção de curso escolhido e, se desejar, mudar de opção até o fim do prazo. O sistema vai informar a nota de corte em cada curso a partir de amanhã (20). Neste ano, haverá apenas uma chamada. Os demais processos tiveram duas chamadas regulares. O resultado será divulgado no dia 26.

Para cumprir a Lei de Cotas (12.711/2012), as instituições deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas. De acordo com o Ministério do Educação, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais das vagas para candidatos provenientes de escolas públicas.


ALTO DO RODRIGUES - Faça economia de verdade nas lojas Pedrinho Eletromóveis



POLÍCIA - Cinco assassinatos são registrados pela polícia em Parnamirim

A Polícia Militar registrou outros quatro assassinatos neste domingo (18) no município de Parnamirim, na Grande Natal. Ao todo, foram cinco homicídios na cidade. Também no domingo, a Polícia Civil registrou a morte de um jovem de 19 anos no bairro Bela Parnamirim, conhecido como Bela Vista.

O primeiro crime foi o assassinato de Antônio Jackson Oliveira da Silva. De acordo com a Delegacia Especializada de Homicídios de Natal (Dehom), o rapaz de 19 anos deixava uma festa com amigo na rua Honório Martiniano, quando dois homens em um carro os surpreenderam e atiraram contra os rapaz. O outro jovem também foi baleado, mas passa bem.

Outros dois casos aconteceram no bairro Vale do Sol. Segundo a PM. David Edson Costa e Francisco Figueiredo foram baleados por homens não identificados. O primeiro morreu no local, já o segundo chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu a caminho do hospital.

O quarto crime do dia ocorreu no bairro Santa Tereza. Sávio Gomes da Silva, de 18 anos, foi morto dentro do condomínio Iderval Medeiros, conhecido como América 2. Não há informações sobre o suspeito.

A última pessoa assassinada no domingo em Parnamirim foi identificada como Diego Henrique Mendes, de 23 anos. Segundo a PM, o corpo do rapaz foi encontrado por moradores próximo a uma moto na rua Altino Vicente de Paiva, no bairro Monte Castelo. Também não há informações sobre quem teria praticado o crime.

ESPORTE - De virada, Alecrim vence selecionado de São Miguel do Gostoso em amistoso de preparação

Ainda em trabalho de pré-temporada, o Alecrim chegou a sua primeira vitória em 2015. Diante de um selecionado de São Miguel do Gostoso, jogando na casa do adversário, a equipe alecrinense bateu o adversário por 3 a 2, de virada, gols de Hugo, Felipe Moreira e Douglas. Para o técnico Anthoni Santoro, a equipe ainda não fez uma grande apresentação, mas já demonstrou melhorias se comparada ao primeiro jogo-treino, quando foi derrotada por 1 a 0 pelo Atlético Potengi.


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Ana Cara Sena

Amanhecemos esta segunda-feira, parabenizando a bela Ana Clara Sena que comemora mais um ano de vida. Nós, desejamos toda sorte do mundo para a filha do casal Zilminha (na foto com a filha) e o pai Aluizio Sena.

domingo, 18 de janeiro de 2015

DINHEIRO - Bancos reduzem limite mínimo para transferências eletrônicas

Para facilitar a vida de quem precisa transferir dinheiro, no mesmo dia, entre bancos diferentes, as instituições financeiras reduziram, a partir desta sexta-feira (16), de R$ 750 para R$ 500 o limite mínimo para a transferência eletrônica disponível (TED). A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito (DOC) ou o cheque, é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação. “Os bancos estão trabalhando para que haja mais uma redução no limite da TED ainda este ano”, afirmou Walter de Faria, diretor adjunto de operações da entidade.

De acordo dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, tem crescido a preferência dos clientes por transferências eletrônicas – DOC e TED. Em 2009 elas representavam 28% do volume de transações. Já em 2013, o número subiu para 46%. Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência, basta acessar o internet banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação.

Os bancos estabelecem um valor mínimo para evitar que o atrativo da TED gere uma demanda em excesso e sobrecarregue os sistemas de pagamento e de compensação das transações financeiras.

As tarifas cobradas para a realização de TED variam de banco para banco, conforme a política comercial de cada um. Para saber os preços praticados, os consumidores podem consultar o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da entidade (www.febraban-star.org.br).
Veja a evolução na redução do Limite para TED 

Ano Limite 
2002 R$ 5.000.000,00 
2003 R$ 5.000,00 
2010 R$ 3.000,00 
2012 R$ 2.000,00 
2013 R$ 1.000,00 
2014 R$ 750,00 
2015 R$ 500,00

ECANTO - Município recebe obras destinadas com emendas de Felipe Maia

A prefeitura do Encanto, município pertencente ao Alto Oeste potiguar, inaugurou no sábado (17), o Complexo de Lazer “Valdir Felix da Silva” e a Praça de Eventos “Tião Batista. As obras que são frutos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Felipe Maia e pelo senador José Agripino foram entregues a população pelo prefeito Alberoni Neri.

Uma missa celebrada pelo bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e pelo pároco José Mário deu início a solenidade de inauguração. Também dentro da programação, a apresentação do Padre Antônio Maria e de bandas de forró locais.

Para Felipe Maia, a cidade ganhou um importante espaço. “Fico feliz em poder presenciar as benfeitorias que são conseguidas por meio dos nossos recursos. Os encantenses recebem nessa data um belíssimo equipamento que irá contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população”, destacou.

Pau dos Ferros
Antes de participar do evento, Felipe Maia que estava acompanhado da ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, visitou os amigos de Pau dos Ferros. O parlamentar foi recebido na casa da vice-prefeita, Zélia Leite, pelo ex-prefeito Leonardo Rêgo, o deputado Getúlio Rêgo, o presidente da Câmara, Gilson Rêgo e os vereadores Gugu Bessa e Francisco José (Gordo do Bar).

EDUCAÇÃO - Inscrições para SiSU começam amanhã (19)

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 começam nesta segunda-feira (19). A expectativa é que a grande maioria dos 6,2 milhões de estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado se inscrevam para tentar uma das milhares de vagas oferecidas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Os candidatos têm até a sexta (22) para se cadastrar.

Neste primeiro semestre serão oferecidas 205.514 vagas, 20% a mais que no mesmo período de 2014. Ao todo, são oportunidades em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu, além de todos os 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet).

As inscrições podem ser feitas através do site www.sisu.mec.gov.br. Os candidatos devem informar o número de inscrição e senha usados no Enem de 2014. De acordo com Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular sai no dia 26 de janeiro (próxima segunda-feira). A matrícula nos cursos acontece entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro.

Após os resultados da chamada regular, haverá ainda uma lista de espera. Os candidatos têm entre o dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro para tentar uma vaga por este meio. A convocação dos candidatos da lista de espera acontece no dia 11 de fevereiro.