Memorial às vítimas de Covid

sábado, 8 de novembro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - No município 872 candidatos ao ENEM realizaram provas no 1º dia, 284 levaram falta

Escola Francisco de Oliveira Melo recebeu o maior número de candidatos
Mais uma vez, o município de Alto do Rodrigues se torna cidade-pólo para a realização do ENEM 2014. De acordo com informações do coordenador Pedro Moura, este ano, 1.158 candidatos se inscreveram para fazer as provas no município, mas só compareceram 872 e 284 receberam falta no primeiro dia de prova. De acordo com o coordenador do ENEM no município, houve uma evasão em cerca de 33%, índice maior que os números do ano passado, média de 28% faltosos.

A prefeitura municipal através da secretaria municipal de educação, deu total apoio para a realização da prova que leva o aprovado a ingressar na faculdade. Como cidade pólo, o município recebeu candidatos das cidades de Porto do Mangue, Carnaubais e Pendências e de acordo com a secretária municipal de educação, professora Irani Cunha, "foi necessária conseguir mais cadeiras para poder atender ao grande número de candidatos", frisou a secretária de educação.

A Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo foi a que recebeu o maior número de candidatos, 308,  mas 230 perderam a prova de hoje, gerando um índice em torno de 33% de ausentes. Mesmo faltando hoje, os candidatos podem realizar a prova deste domingo.

Pedro Moura disse que teve um candidato que perdeu o horário da prova, em virtude do horário de verão e chegou atrasado para realizar as provas. Neste domingo, no segundo dia de prova, o coordenador Pedro Moura

"A prova foi tranquila e recomenda que entre na escola o mais cedo possível para poder fazer a identificação e não perder o horário inicial das provas, 12 horas, horário local", comentou Pedro Moura à nossa equipe.

DESCASO - Médico do Samu é preso por suspeita de omissão de socorro na Paraíba

Um médico do Samu foi preso na madrugada de sábado (8) suspeito de omitir socorro a uma idosa na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba. Segundo informações da Polícia Militar da cidade, a idosa passou mal em casa e morreu à espera do atendimento do Samu, solicitado mais de uma vez pelos parantes da vítima.

De acordo com o tenente Cascudo, da Polícia Militar, em entrevista à  TV Paraíba, os familiares da idosa decidiram acionar a polícia quando perceberam que não teriam o serviço do Samu. Segundo ele, os parentes da vítima afirmaram que o Samu informou que o caso não era considerado de urgência.

“O médico falou que seria caso não seria de urgência e que não enviaria a ambulância. Depois eles ligaram para o 190, pedindo ajuda da Polícia Militar. Um sargento da PM constatou a gravidade do quadro e ele próprio falou com o Samu. Então o médico informou ao policial que ‘não mandou e não mandaria a ambulância”, contou.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi até local e tentou realizar os primeiros procedimentos de emergência, ainda segundo a PM, mas durante o atendimento ficou constatado que a idosa já estava sem os sinais vitais.


TRAGÉDIA - Candidata sofre infarto e morre antes da prova do Enem

O Instituto Médico Legal (IML) determinou um infarto como causa da morte da estudante Edivânia Florinda de Assis, de 32 anos, que morreu na manhã deste sábado, quando chegava para fazer as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O laudo do IML saiu no fim da tarde de sábado e foi entregue ao irmão da candidata, Abias Domingos Gomes. A família decidiu que o corpo será velado no Cemitério de Beberibe, onde acontecerá o enterro, às 16h.

Segundo ele, a irmã não tinha histórico de problemas de saúde. "Ela não tinha histórico de problemas de saúde. Cursava Nutrição numa faculdade particular e ia fazer o Enem para tentar uma vaga numa universidade pública", disse Gomes, que estava trabalhando em Suape, quando recebeu a informação do falecimento da irmã.
Ele informou que a família está bastante abalada. Edivânia tinha quatro irmãos, era casada e tinha dois filhos, um de 4 e outro de 11 anos. Ela tinha ido para a prova com um sobrinho de 19 anos, que também faria o exame.

Fatalidade
A candidata morreu dentro do Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, após entrar no local de prova, cinco minutos antes do fechamento dos portões. Ela chegou correndo e ofegante e começou a passar mal ainda no pátio do colégio.

"Ela estava com falta de ar e piorou depois que entrou na escola. Colocaram ela para sentar, ela tomou água e desmaiou", conta a vendedora Roseane Nunes da Silva, que trabalha em frente ao colégio. Segundo Roseane, a candidata abriu os olhos e depois desmaiou novamente.

Um policial militar e uma enfermeira que estavam de plantão no local prestaram os primeiros socorros, enquanto os bombeiros e o Samu eram acionados. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu chegaram ao local cerca de 40 minutos depois, aplicaram técnicas de reanimação, mas Edivânia de Assis já havia falecido.

De acordo com assessoria de imprensa do Colégio Santa Emília, a candidata estava acompanhada de um sobrinho, que também iria fazer a prova.

ENEM - Candidatos que perderam o Enem no sábado podem fazer a prova no domingo

Os candidatos que perderam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (8) poderão fazer a prova no domingo se desejarem. Pelas regras do exame, nada impedirá que, chegando ao local de prova no horário previsto, até as 13h, no horário de Brasília, o candidato faça a prova.

As notas de apenas um dia de prova, no entanto, poderão não ser suficientes para que o aluno seja aprovado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni).

Neste sábado, os participantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. São mais de 8,7 milhões de inscritos, número recorde, que farão a prova em mais de 1,7 mil cidades. 

RELIGIÃO - Sabatistas inscritos no ENEM farão a prova às 18h

Os evangélicos da Igreja Adventista do 7º Dia que se inscreveram para participar do ENEM só irão começar a fazer as provas a partir das 18h. Durante o período da tarde, os estudantes precisam permanecer sentados em seus locais de prova e não podem manter comunicação. No ano passado, os inscritos ocuparam 13 salas em Natal, mas não foi permitido nenhum tipo de manifestação religiosa, como por exemplo realizar o culto ao pôr do sol do sábado, costume dos adventistas, nem mesmo foi permitido ler a Bíblia.

No Rio Grande do Norte, o grupo dos sabatistas inclui adventistas do sétimo dia e judeus ortodoxos. É permitido que eles levem água e comida. Mesmo assim, alguns chegaram ao local sem alimentação. "Eu me esqueci de trazer comida. A água eu acabei de ganhar uma garrafinha, mas vou comprar mais algumas e uns sanduíches para comer durante a tarde", disse Alexsandro Cruz, de 30 anos.

Como forma de apoio, além das orações que estarão sendo feitas nos templos pelos demais fiéis, para todos os candidatos, a Agremiação dos Universitários Adventistas do Rio Grande do Norte, armou uma tenda à porta da instituição e distribuirá garrafas de água e abraços, como forma de motivação.

Em Natal, os sabatistas fazem o exame na UniFacex, localizada na Zona Sul da cidade. A estudante Fernanda Ferreira é uma das pessoas que se inscreveram como sabatistas. Ela reserva o período entre o pôr do sol da sexta-feira e pôr do sol do sábado para realizar atividades espirituais e ajuda humanitária. Segundo Fernanda, “esse momento é uma oportunidade de testemunhar a fé que tenho em Deus. Ele sabe o que é melhor para nós e estará ao nosso lado”.

A guarda do sábado faz parte da doutrina bíblica seguida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e é baseada na crença de que, ao terminar de criar o planeta Terra, Deus descansou no sétimo dia, o abençoou e o reservou para adoração. G1RN

ESPORTE - Com menos um jogador, ABC perde de 1 a 0 para o Vasco no maracanã

Os cruzmaltinos derrotaram por 1 a 0 o ABC, neste sábado, no Maracanã, e ficaram mais próximos do retorno para a Primeira Divisão. 

Com o resultado, os cariocas chegaram a 59 pontos, ainda na terceira posição na Segundona. Já o time potiguar segue com 41, na briga contra a degola.

Os cariocas tiveram o controle da partida durante os 90 minutos, mas sofreram na criação das jogadas. No entanto, o Vasco chegou ao gol no fim do primeiro tempo, em cobrança de pênalti de Douglas. 

Na etapa final, mesmo com um homem a mais, não conseguiu marcar, mas saiu de campo com os três pontos.

Na próxima rodada, O Vasco terá pela frente o Ceará, em Fortaleza, no sábado. Já o ABC entra em campo novamente nesta terça-feira, contra a rebaixada Portuguesa, em São Paulo.



ALTO DO RODRIGUES - Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar mais de 1500 crianças


De acordo com a secretária da Municipal de Saúde, Maria Auxiliadora da Silva Sena, a meta é vacinar mais de 1500 crianças no município durante toda a campanha que começa hoje e vai até o dia 28. A Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a Poliomielite e Sarampo é uma campanha nacional que pretende imunizar contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) crianças a partir 6 meses de idade até quatro anos 11 meses e 29 dias e contra o Sarampo crianças a partir de 1ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

Os pais que levarem seus filhos aos postos de saúde, tanto da área urbana como na zona rural, além da imunização, as crianças ganham pipocas e outras guloseimas, ofertadas pela secretaria aos pequenos.

No município, haverá dois dias "D", hoje e outro no dia 22, onde a coordenadoria da Atenção Básica já espera ter atingido 100% da meta estabelecida pela secretaria.
crianças recebendo a gotinha que imuniza a criança da paralisia infantil

profissionais da saúde preparados para imunizar as crianças do município
fotos: Sueldo Cabral

ESPORTE - Com motivação extra ABC encara o Vasco no maracanã

Vindo de duas vitórias e bem mais confiante dentro da série B, o ABC faz hoje diante do Vasco, no Maracanã, Uma partida que pode praticamente selar a permanência do clube potiguar na série B do próximo ano. O treinador Roberto Fonseca, que deixou Natal com o grupo escalado, espera que os jogadores mostrem sabedoria e saibam explorar a pressão que vai recair sobre o adversário, que não vence há quatro partidas. Diego Jussani, no lugar de Marlon na zaga, será a única novidade em relação a equipe que bateu o América-MG na última rodada. O confronto contra os cariocas tem o início marcado para as 15h20 (no RN).

COTIDIANO - Comissão eleitoral convoca acadêmicos para votação

A recém instituída comissão eleitoral, designada pelo presidente da Academia de Letras Jurídicas, acadêmico Adalberto Targino, que visa a condução, coordenação e supervisão da eleição do sucessor do Procurador e escritor Miguel Josino (cadeira nº 19, patrono jurista Claudionor Telógio), enviou convocação a todos os acadêmicos quites com a tesouraria para comparecerem no dia 28/11/14, a partir das 09 horas até as 16 horas, na sede da ALEJURN para exercerem o direito/dever do sufrágio qualificado e secreto na escolha do novo acadêmico.

A Comissão Eleitoral em referência é composta pelos ilustres imortais Carlos de Miranda Gomes – Presidente (escritor, jurista, professor e ex-presidente da OAB), Luiz Antônio Marinho da Silva (ex-Procurador Geral do Estado e ex-Consultor Geral do Estado) e Odúlio Botelho (Procurador do Estado, jurista e ex-presidente da OAB), os quais estão concitando o Colégio Acadêmico/ALEJURN a comparecer à unanimidade para o exercício de defesa da cultura, saber e cidadania.

Inicialmente para a única vaga existente apresentaram-se cinco (5) candidatos, porém para evitar acirramento no pleito, 4 (quatro) desistiram, ficando apenas o primeiro pleiteante, na pessoa do jurista, professor, escritor e desembargador João Rebouças, com curriculum e obra examinada e aprovada pelo conselho diretor da ALEJURN, segundo esclareceu o seu presidente, Procurador Adalberto Targino.  


AFONSO BEZERRA - Acontece hoje a Feijoada dos Amigos


O Parque Aristófanes Fernandes recebe hoje a partir das 12h, mais um grande evento. A Feijoada, organizada por 8 grandes amigos de Afonso Bezerra. Este evento, é o segundo do grupo que existe há dois anos. Além da boa comida, muito bom papo e resenhas dos tempos de outrora. Até a última quinta, já tinha sido comercializadas mais de 350 camisas, que garante o acesso ao evento.

ALTO DO RODRIGUES - Saúde na Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra o Sarampo e a Poliomielite


Neste sábado, 08, a Secretaria Municipal de Saúde participa da Campanha Nacional contra o Sarampo e a Poliomielite, onde as crianças devem ser vacinadas nos postos de saúde contra o Sarampo e a Paralisia Infantil (Poliomielite).

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Gerlane Baracho


Neste sábado, queremos parabenizar a nossa leitora Gerlane Baracho que comemora neste dia 08, mais um ano de vida. Mulher de personalidade forte e verdadeira, Gerlane se divide em mil, é secretária-adjunta da SEMTHAS e exerce a função com a maior alegria e dedicação, participando de todas as ações da pasta, casada com o vereador Nixon Baracho e mãe de duas pérolas, Dr Navison Baracho (estudante do curso de direito) e Nialison (praticante de motocross e fazendo IFRN), Gerlane está à tempo e a hora para dar atenção aos mais próximos, lições que aprendeu com os pais, dona Menininha e Xexéu. Receba nossos parabéns pela data especial.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ESTADO - Robinson deverá herdar uma dívida de R$ 95 milhões de Rosalba na pasta da saúde

7i67i67i6iie4www
A gestão Rosalba Ciarlini (DEM) já não garante que vai conseguir entregar o Governo do Estado com o funcionalismo em dia desde que o Tribunal de Justiça negou a utilização dos recursos do Fundo Previdenciário para isso. E pagar os servidores não deverá ser o único compromisso que ficará a cargo do futuro governador, Robinson Faria (PSD), para resolver. Na saúde pública, por exemplo, o Executivo tem quase R$ 95 milhões só em restos a pagar.

Os números estão disponíveis do portal da transparência, que aponta cerca de R$ 250 milhões em restos a pagar só do atual ano. A maior dívida é, justamente, na saúde, onde a gestão da médica Rosalba Ciarlini deve R$ 94,6 milhões. A Secretaria de Estado de Educação e da Cultura (SEEC) é a segunda maior devedora, com um resto a pagar de R$ 15,7 milhões; seguida por Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (R$ 13,2 milhões) e Polícia Militar (R$ 13 milhões).

Os restos a pagar, segundo o Portal da Transparência do Governo do Estado, são dívidas empenhadas, mas não pagas. Ou seja: são serviços já executados, já registrados, mas não quitados pelo Executivo. E do total de R$ 918 milhões já empenhados na pasta, R$ 824 milhões foram pagos e R$ 94 milhões ainda são devidos.

A Cirurgia Bezerra Distribuidora LTDA ocupa o primeiro lugar da lista de credores da Sesap, com R$ 4,5 milhões em restos a pagar. Terceirizadas como a Safe Locação de Mão de Obras e Serviços, a JMT Serviços e Locação de Mão de Obra e a Garra Vigilância também tem posição de destaque na relação de credores, com dívidas que ultrapassam a casa dos R$ 2 milhões (cada uma).

EVOLUÇÃO
A Secretaria Estadual de Saúde sempre foi a pasta que mais acumulou dívidas, segundo informações disponíveis no Portal da Transparência. E elas sempre aumentaram ano após ano. Em 2011, por exemplo, primeiro ano da gestão Rosalba Ciarlini, a saúde pública estadual tinha uma dívida de R$ 43 milhões, mesmo após pagar mais de R$ 995,4 milhões em serviços empenhados.

Nos dois anos seguintes, aconteceu algo curioso: os pagamentos da saúde pública, praticamente, se mantiveram idênticos. Em 2012, com uma receita total de R$ 5,9 bilhões, o Governo Rosalba pagou R$ 1,001 bilhão em serviços prestados na saúde e deixou R$ 64,6 milhões em restos a pagar. No ano seguinte, com uma receita total de R$ 6,7 bilhões, a gestão pagou os mesmos R$ 1,001 milhões em despesas ligadas a saúde e deixou R$ 85 milhões para o ano seguinte.

RESTOS A PAGAR
É importante lembrar que esses restos a pagar de, aproximadamente, R$ 250 milhões na execução do atual orçamento, não significarão o total em dívidas que o próximo governador, Robinson Faria (PSD), deverá assumir ao chegar ao Executivo. Isso porque o Portal da Transparência aponta, apenas, os pagamentos previstos para serem feitos no atual exercício financeiro. A atual gestão deve entregar o Governo do Estado com cerca de R$ 1 bilhão em dívidas.

ENCANTO - Motoristas são presos por venda de diesel de ônibus escolar no RN

Mangueira e tanques de combustível foram apreendidos em Pau dos Ferros (Foto: Divulgação/PM do RN)
A Polícia Militar prendeu dois motoristas pela compra e venda do combustível de um ônibus escolar da Prefeitura de Encanto, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. As prisões aconteceram nesta sexta-feira (7) em Pau dos Ferros, também na região Oeste. Os dois foram autuados por peculato - apropriação ou desvio de dinheiro público. Uma mangueira e tanques de combustíveis foram apreendidos.


Um dos presos é motorista do ônibus da Prefeitura de Encanto. O outro detido é proprietário de uma van que também transportava alunos da mesma cidade. "Vários veículos de municípios menores fazem diariamente o transporte dos alunos para as escolas de Pau dos Ferros", explica o delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Pau dos Ferros. A dupla foi presa em frente a uma escola particular.

De acordo com o delegado, o motorista da prefeitura estava vendendo o diesel do veículo para o dono da van. "Foram pegos em flagrante pela PM no momento da transação. É colocada uma mangueira e o combustível é chupado para o tanque. Isso é desvio de dinheiro público", afirma. Rodrigues acrescenta que uma das testemunhas do crime informou já ter presenciado a venda de combustível dos ônibus escolares em outras ocasiões.

O delegado conta que já entrou em contato com a Prefeitura de Encanto e recebeu a informação que o motorista preso tinha um cargo comissionado. "A prefeitura me informou que ele foi afastado e uma sindicância será aberta", concluiu.

ESPORTE - América perde para o Boa Esporte e se complica ainda no Z-4

A torcida americana compareceu em grande número na Arena das Dunas, na noite dessa sexta-feira (7), para tentar ajudar o time a vencer o Boa Esporte, pela 34ª rodada da série B do Campeonato Brasileiro e sair da zona de rebaixamento. 

Mas, os torcedores saíram do estádio revoltados com time, que acabou sendo derrotado, de virada, por 3x1 e se manteve no Z-4, com 36 pontos. Os gols foram marcados por Isac, para a equipe potiguar, enquanto Tomas, que marcou duas vezes, e Fernando Karanga, deram a vitória para os mineiros.

O próximo compromisso alvirrubro na competição é contra o Icasa/CE, adversário direto na zona de rebaixamento, no sábado, no estádio Nazarenão.



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Kaliane Ezequiel

Kaliane com o maridão Epitácio
Terminando esta quinta, ainda queremos parabenizar a nossa querida amiga e também, fiel leitora do blog, Kaliane Ezequiel, pela passagem do seu aniversário. Desejamos a futura mamãe, boa sorte nesta caminhada de ser mãe. Saúde e sucesso!

GUAMARÉ - Aniversariante do dia: Josivan Dantas


Ainda em tempo de parabenizar o nosso amigo, colaborador e parceiro de blog, o bravo Josivan Dantas, autor do blog Guamare em Dia. Hoje, o editor, festeja mais um ano de vida e nós, queremos lhe parabenizar. por mais esse presente de Deus, o dom da vida.

ESTADO - Equipe de transição avalia mudanças no orçamento

Equipe de transição faz um levantamento sobre a situação atual do governo do Estado
A equipe de transição do governador eleito Robinson Faria terá hoje a segunda reunião e, desta vez, a pauta será a proposta de Orçamento Geral do Estado para 2015. A exposição será feita pelo contador Frederico Lara Menezes, integrante da equipe e atual secretário geral da Assembleia Legislativa. Na ocasião, estará em discussão possíveis propostas que poderão ser apresentadas aos deputados estaduais para mudanças no projeto da lei orçamentária.

O grupo indicado por Robinson Faria para colher as informações vem demonstrando, desde o início, preocupação especial com as finanças do Estado. Na reunião da última terça-feira, que marcou o primeiro encontro com quase todos os 12 integrantes, o coordenador da equipe, o vice-governador eleito Fábio Dantas, disse que a primeira preocupação do trabalho será com a área de planejamento, já que a partir das informações remetidas serão desenvolvidos os projetos.

O secretário chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, já definiu que todas as informações para equipe de transição serão centralizadas nessa pasta. Ele também já anunciou que o prazo para atender as solicitações será de cinco dias úteis.

A equipe de transição escolhida por Robinson Faria está trabalhando na Escola de Governo. O grupo ainda não definiu o prazo para conclusão dos trabalhos. Segundo o coordenador, a situação temporal dependerá da agilidade da atual gestão em responder as demandas solicitadas. 

PROPOSTA
A proposta do OGE chegou ao Legislativo ainda em setembro. O projeto de lei agora irá tramitar pelas comissões temáticas da Casa e estabelece uma receita total estimada em R$ 12,3 bilhões.

De acordo com o projeto do governo estadual, a receita deverá ser distribuída da seguinte forma: R$ 10,67 bilhões do orçamento fiscal; R$ 1,5 bilhão do orçamento da seguridade social e R$ 672 milhões da receita total, definida como receita intraorçamentária por se tratar de operações entre os órgãos.

A despesa está fixada no mesmo valor da receita: R$ 12,3 bilhões dos quais R$ 8,7 bilhões são orçamento fiscal e R$ 3,6 bilhões da seguridade social. Com relação às fontes de financiamento oriundas das empresas públicas e das sociedades de economia mista, o projeto prevê a arrecadação de R$ 551 milhões.

Pelo projeto de lei apresentado, o governo propõe que o remanejamento de verbas será de 15% do total das despesas fixadas e estima um crescimento do PIB em três por cento, com a meta de inflação de cinco por cento.

A estimativa da receita proveniente do ICMS é de R$ 4,7 bilhões, o que representa 38,19% da receita total. Entre as despesas correntes elencadas pelo governo, destaca-se a despesa com pessoal e encargos sociais, no montante de R$ 6,6 bilhões, que serão financiados com recursos do tesouro e complementados com recursos de outras fontes.

Projeto será distribuído ao relator
O projeto do Orçamento Geral do Estado, que deverá ser apreciado pela Assembleia Legislativa até o dia 15 de dezembro, ainda não foi entregue ao relator na Comissão de Finanças. Esta semana o deputado estadual José Dias (PSD) espera receber a peça para o relatório.

Embora afirme que não analisou, o parlamentar disse que em uma avaliação prévia já é possível afirmar que se trata de uma “peça irrealizável”. “A grosso modo, as projeções são absolutamente irracionais. Esse é um sério problema”, comentou.

O deputado José Dias destacou que os técnicos da Assembleia já estão se debruçando sobre o assunto e destacou que os representantes dos outros Poderes, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público serão convidados a participar da discussão.

ESTADO - Incidência de dengue no Estado tem queda de quase 50%

Segundo o boletim divulgado pelo Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com a situação da dengue no Rio Grande do Norte, com informações referentes ao período de 1º de janeiro a 11 de outubro de 2014, o Estado apresenta 50 municípios com incidência alta da doença e 33 com incidência média.

O número de casos notificados da doença é de 11.910, sendo 3.783 confirmados, com 17 óbitos por dengue. No ano de 2013 foram notificados 23.052 casos, sendo 10.195 confirmados e 26 óbitos por dengue. Os números mostram uma queda de 48,33% em relação aos casos notificados e uma queda de 53% no número de óbitos por dengue, em comparação com o ano passado.

A ausência da investigação dos sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômito persistente e sangramentos importantes), a hidratação inadequada (que deve ser feita desde o primeiro atendimento) e a liberação dos pacientes sem atender aos critérios de alta médica recomendados pelo Ministério da Saúde são indícios apontados, pelo próprio Ministério, como fatores para o aumento das taxas de óbitos por dengue.

“A Sesap atua na assessoria, capacitação, supervisão técnica e distribuição de larvicida para todos os municípios do Estado. A prevenção deve ser constante e a responsabilidade é de todos nós, seguindo os já conhecidos cuidados básicos: não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas”, explica Sílvia Dinara.

Aos primeiros sinais de febre associada a mais dois sintomas como dores no corpo, dor atrás dos olhos, cefaléia, vômito, náusea, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e informar ao médico todos os sintomas e, principalmente, evitar a automedicação para não mascarar os primeiros sinais da doença.

ALTO DO RODRIGUES - Central do Cidadão será inaugurada no dia 26

Imagem ilustrativa

De acordo com o Coordenador de Atendimento ao Cidadão (CODACI), Nelson Santos de Mendonça, a inauguração da Central do Cidadão de Alto do Rodrigues está agendada para ser inaugurada no próximo dia 26 de novembro, às 15h em solenidade com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do prefeito Abelardo Rodrigues.
A agência é uma iniciativa do chefe do poder executivo municipal, em parceria com o governo do Estado e, que para a instalação do órgão no município, o prefeito Abelardo Rodrigues se encarregou de alugar e readequar um prédio no centro da cidade, para oferecer condições de funcionamento e prestar os mais diversos serviços à população.
OBJETIVOS
Prestar ao cidadão, um atendimento de qualidade e eficiência, oferecendo de forma integrada, um conjunto de serviços públicos essenciais, centralizados geograficamente em um único espaço, em local de fácil acesso à população, concebido como uma forma alternativa para se descentralizar serviços da estrutura administrativa tradicional dos diversos órgãos e, ao mesmo tempo, integrá-los, de forma racional, através de parcerias entre as esferas públicas estadual, federal, municipal e a iniciativa privada, consoante sistema operacional participativo. O Programa tem, portanto, como objetivo o restabelecimento da credibilidade do serviço público junto à comunidade.
SERVIÇOS E PARCERIAS
O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), estabeleceu parcerias com diversos órgãos da esfera Federal, Estadual, Municipal e com a iniciativa privada, que inicialmente irá oferecer os serviços de:
DETRAN (Inicialmente com habilitação);
– ITEP (Carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais);
– Emissão de CPF;
– Emissão de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
– PROCON;
- AGENCIA PAG. FÁCIL;
– FOTO XEROX.
Previsão para 2015:
- SERVIÇO DA JUNTA MILITAR;
– SINE (Sistema Nacional de Emprego).

Assessoria

MANDATO - Kelps Lima critica cobrança de multas no trânsito sem uma campanha educativa

O deputado Kelps Lima (SDD) fez críticas esta tarde (5) à prefeitura de Natal pelo fato de ter instalado equipamentos eletrônicos de medida de velocidade em vários cruzamentos da capital, sem antes ter feito uma campanha educativa.
No entendimento do parlamentar, a administração cometeu um erro ao não conscientizar os motoristas, que daqui a alguns dias vão receber milhares de multas, sem a Prefeitura gastar um tostão, informando onde os equipamentos seriam instalados.
A impressão que se tem é que a Prefeitura não quer disciplinar o trânsito e sim arrecadar recursos. Fez uma pegadinha com a instalação dos equipamentos. Não é enchendo as ruas de  Natal com armadilhas que  o trânsito será disciplinado. Isso vai causar revolta entre os motoristas, que vão receber as multas.  “como presente de Natal”, afirmou.
Ele defendeu que seja feita uma campanha educativa e disse que sugeriu a alguns vereadores que entrem com um Projeto de Lei anulando essas multas. ”Espero que o Prefeito de Natal tenha a sensibilidade de não cobrar as multas durante os 60 primeiros dias de funcionamento dos equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade. Não sou contra a fiscalização, mas é preciso fazer antes uma campanha de conscientização, de educação do trânsito”, reforçou…

REGIONAL - MPF inspeciona irregularidades ao longo do Rio Piranhas-Açu

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu promoveu uma inspeção, na tarde dessa terça-feira (4), para verificar as atuais condições do Rio Piranhas-Açu. O procurador da República Victor Queiroga percorreu trechos do curso d'água, entre Pendências e Alto do Rodrigues, junto com representantes da Defesa Civil do Município de Pendências. Ele confirmou a existência de irregularidades ao longo do rio e constatou os problemas decorrentes de três anos de estiagem.

A inspeção teve como objetivo verificar as condições do Piranhas-Açu, bastante precárias devido à seca, além de identificar agressões promovidas em seu curso e avaliar o impacto dessas irregularidades na diminuição do volume de água, o que vem prejudicando o consumo humano e a atividade agropecuária da população ribeirinha. Os principais problemas incluem barramentos e desvios irregulares.

No Distrito de Pedrinhas, zona rural de Pendências, verificou-se que alguns braços secundários do Piranhas-Açu estão completamente secos. Já no ponto em que o rio se encontra com o mar, foi constatado que a água se encontra completamente salobra e não vem sendo renovada, inviabilizando o consumo humano e a criação de animais na região.

O procurador recebeu a informação que, no povoado de Porto do Carão, a comunidade está sendo abastecida por carros-pipa, em virtude da pouca quantidade de água naquele trecho do rio. Observou-se ainda, na zona urbana de Pendências, onde é realizada a captação de água, a presença de poluição e de construções possivelmente irregulares às margens. No local a profundidade atual é de apenas 1,33m, quando em épocas de cheias pode alcançar 6 metros.

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) já haviam sido oficiados pelo Ministério Público Federal para que verifiquem as possíveis irregularidades no uso do rio e promovam ações em prol de um melhor uso de suas águas, priorizando sempre o consumo humano.

“Constatamos que, de fato, o nível do rio está muito baixo e encontramos barramentos possivelmente irregulares, como um de pedras localizado na zona urbana de Alto do Rodrigues. Vamos agora analisar o material coletado e avaliar quais medidas extrajudiciais podem ser adotadas, sem contar que reforçaremos o pedido para que a ANA e o Idema regularizem a situação, evitando que as famílias que dependem do Piranhas-Açu sejam ainda mais prejudicadas”, reforçou o procurador da República.

Participaram da inspeção o coordenador da Defesa Civil de Pendências, Ezequias Florêncio, e um representante da Prefeitura de Pendências, Francisco Ubiratan Bezerra. As informações levantadas serão analisadas dentro do procedimento que já tramita na Procuradoria da República em Assu.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

MANDATO - Câmara aprova projeto do vereador Rafael Motta

A Câmara Municipal de Natal aprovou, por unanimidade, na tarde de hoje (04), um projeto de lei dos vereadores Rafael Motta e Paulinho Freire, ambos do PROS, que autoriza a Prefeitura de Natal a instalar dispositivos emissores de sinais sonoros nos semáforos da capital, para atender aos pedestres que possuem deficiência visual.

De acordo com o projeto, aprovado em segundo turno durante sessão ordinária, os semáforos agora vão poder contar com um dispositivo que emitirá um sinal indicando o momento de travessia ou de espera, para que as pessoas com deficiência visual possam acompanhar as etapas e cruzar o logradouro com segurança. Um pleito antigo da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern) e da Associação de Assistência aos Cegos (Adevirn) que foi transformado em projeto de lei pelos dois parlamentares.

Segundo Rafael Motta, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Casa, há mais de 30 mil deficientes visuais em Natal, que lutam por acessibilidade e que reivindicam o direito de se locomover no trânsito com independência. “Este equipamento também vai auxiliar idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção”, ressalta o parlamentar.

Pelo projeto, a Prefeitura de Natal deve providenciar a colocação dos referidos dispositivos sonoros no prazo de 120 dias, a contar da promulgação da lei, que segue agora para a sanção do executivo municipal.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Luanna Santos

Nesta quarta, queremos parabenizar a nossa amiga, leitora e parceira, a empresária Luana Santos que comemora mais um ano de vida. A multi-Luana se divide em ser mãe, esposa, dona de casa e empresária. Casada com o conceituado médico Dr Marcio Gomes com quem tem dois filhos Lara e Márcio Filho, Luanna Santos recebe hoje os muitos cumprimentos por esta data tão importante. Parabéns !!!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Ponte receberá reparos da gestão do prefeito Abelardo

A partir de agora até às 11h desta quarta-feira, a prefeitura municipal por determinação do prefeito Abelardo Rodrigues irá realizar a reforma da ponte que liga aí distrito de Entroncamento, de Carnaubais


CULTURA - Biografia de Marinho Chagas conta a vida do maior jogador potiguar da história

Uma marcação implacável em cima de um dos maiores laterais esquerdos que este Brasil já viu culminou na publicação do livro que será lançado na próxima terça-feira. A vida de Francisco das Chagas Marinho é contada por Luan Xavier na biografia "A Bruxa e as duas vidas de Marinho Chagas". Mas o jornalista precisou fazer as vezes de um bom beque para segurar homem que levou o Rio Grande do Norte ao mais alto patamar do esporte nacional e conseguir extrair dele as histórias que ninguém ainda havia noticiado.   

O processo de apuração das informações e produção do livro transcorreu como uma extensa partida de futebol de dois anos. Marinho já não desafiava mais adversários mundo afora com seus desaforados dribles, nem provocava medo nos guarda-redes com o canhão que disparava da perna direita. A vida nesses últimos tempos era outra. Esquecido num apartamento de classe média na zona Leste de Natal, um dos maiores craques da Copa de 1974 levava os dias a sustentar seus vícios e contar nos bares as histórias do passado de pompa como astro internacional do futebol.   

De todo jeito, o mais famoso jogador do futebol potiguar continuava escorregadio e bom de drible, só que agora do lado de fora das quatro linhas dos gramados. Pelo menos foi o que demonstrou quando, por várias vezes, escapou da marcação cerrada de Luan Xavier, quando o jornalista marcava as entrevistas para o livro.   

Marinho topou e voltou atrás várias vezes a proposta de ser biografado, como o bom ala que era ao enganar os melhores defensores. Encontros marcados e desmarcados, encontros marcados que ele não ia. Luan mergulhou no arcabouço de memórias de gols e vitórias de Marinho para buscar os fatos que ninguém sabia e nem sempre estavam ligadas às taças e títulos que ele conquistou. Polêmico dentro e fora dos campos, Marinho Chagas tornou-se um personagem folclórico de Natal depois que aposentou do mundo da bola. Ele já não discutia mais com rivais dentro de campo, nem tentava escapar da linha dura dos treinadores.   Seu maior adversário era o vício das drogas que o levaram à morte em junho deste ano. E o técnico de quem diariamente se escondia para tentar burlar os tratamentos médicos que precisava e exercer a rotina de excessos era a sua última mulher, Patrícia, que a custo de muito empenho cuidou do craque e dedicou sua vida a ele.  

A biografia do camisa 6 do Brasil na Copa do Mundo de 1974  vem a público desmistificar a figura emblemática do craque de futebol Marinho Chagas, para conta como era o Francisco das Chagas Marinho de carne e osso. Um homem que saiu de uma infância pobre na periferia nordestina para ganhar os mais altos salários do país e passar a frequentar o mais alto escalão da nobreza mundial.   Marinho conheceu a princesa Grace Kelly, fez amizades com grandes figuras da cultura nacional, como o cantor Raimundo Fagner. Porém terminou seus dias longe da fantasia criada em torno de sua fama e padeceu vítima de uma vida desregrada que ele mesmo escolheu levar. O livro de Luan Xavier conta exatamente essa trajetória, Marinho Chagas do brio à opacidade do esquecimento.    

“Um personagem fantástico”   
Espetacular e espetaculoso, Marinho Chagas angariou muitos fãs não somente pelo talento que carregava nos pés. As declarações e atitudes polêmicas do jogador lhe rendiam sempre holofotes e fomentavam a imprensa esportiva no tempo em que ele ainda batia a sua bola. Dentre as muitas passagens relatadas por Luan Xavier na biografia, algumas se destacam por explicitarem a personalidade do atleta.   Como certa vez, em 1977, conta o jornalista no livro, quando Marinho ainda vestia a camisa do Fluminense e foi até um bar na zona Sul do Rio de Janeiro tomar umas cervejas com amigos depois de mais um jogo com a camisa tricolor. Era o bar Antônio’s, estabelecimento famoso naquela época que reunia muitos nomes da MPB. “Naquela noite estavam Fagner, Chico Buarque, Tom Jobim e mais alguns anônimos”, afirma Luan.  

O jornalista conta que Marinho se aproximou do trio e pediu para que Chico cantasse uma música. Instigado pelo pedido, o cantor retrucou dizendo que o atenderia, caso o jogador fizesse 200 embaixadinhas. “Marinho então foi até a cozinha do bar e pegou uma laranja”, detalha Xavier. Em seguida, começou a fazer as embaixadinhas, enquanto todos que ali estavam contavam o número de embaixadas. Ele ultrapassou as 200 e quando Chico Buarque o perguntou qual canção gostaria de ouvir, Marinho respondeu que preferia que Fagner assumisse os vocais, afirmando que Chico Buarque cantava muito mal. “Por essas e outras Marinho é um personagem fantástico, porque carregava essa personalidade que lhe era muito peculiar”, acerta o autor.   

Pesquisa aprofundada   Luan Xavier tem 23 e formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto do livro sobre Marinho Chagas foi a monografia do jovem jornalista, que inicialmente tomou forma como e-book. Depois, em parceria com a Editora Tribo, a história da lenda do futebol potiguar tomou as 200 páginas de papel de “A Bruxa e os dois lados de Marinho Chagas”. 

Durante a pesquisa, Xavier entrevistou muita gente que participou ativamente da vida do jogador e procurou documentos em jornais e revistas para compor o material usado na produção. Entre os nomes com quem o jornalista manteve contato estão Fagner, amigo pessoal de Marinho, Milton Neves (que escreve o prefácio do livro), Chico Buarque, Francisco Horta, além de familiares e amigos que acompanharam o atleta na fase final de sua vida.   

Serviço   Lançamento do livro “A Bruxa e as duas vidas de Marinho Chagas” 
Data: 4 de novembro (terça-feira) 
Horário: 19h 
Local: Capitania das Artes 
Preço: R$ 40
novojornal;jor.br

ECONOMIA - Compre e utilize os serviços dos nossos parceiros


ESTADO - AL recebe visita de representantes de estado alemão

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (PROS) recebeu a visita do representante de Negócios Estrangeiros do Ministério da Economia, Proteção Climática, Energia e do Planejamento territorial da Renânia-Palatinado, Jürgen Weiler; e do cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert. O encontro foi uma prévia de uma visita que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril de 2015, ocasião em que uma delegação com cerca de 30 pessoas virá ao Rio Grande do Norte para tratar das relações de cooperação em diversas áreas.

Desde 2009 o Rio Grande do Norte e a Renânia-Palatinado mantêm um intercâmbio que já trouxe resultados concretos para os dois estados. Foram assinados vários termos de cooperação com as Federações do Comércio e da Indústria dos dois estados, institutos de pesquisa, universidades, entidades voltadas para o turismo, e com o Parlamento.

Entre os resultados apresentados por Jürgen Weiler e Axel Geppert está um projeto para qualificação profissional de mão de obra para a construção civil sustentável. Para tal projeto, o estado alemão investirá cerca de R$ 1,8 milhão. Outro resultado dessa relação foi a doação de um dessalinizador ao Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). O equipamento é movido a energia solar e tem a capacidade de transformar água salobra em água potável. “Isso poderá ajudar comunidades carentes, que sofrem com o desabastecimento de água”, disse Axel.

Durante a visita, o deputado Ricardo Motta disse que era importante dar mais visibilidade a essa parceria entre os dois estados e que destacou que o Legislativo Potiguar estará sempre disposto a estreitar os laços com a Renânia-Palatinado, sempre com o intuito de buscar mais desenvolvimento para o Rio Grande do Norte e também para o estado alemão.

Na ocasião, Ricardo falou sobre o projeto que visa a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho. “A Assembleia do Rio Grande do Norte é pioneira na inclusão de pessoas com Síndrome de Down em seu quadro de funcionários. Manuela Nely de Lima Araújo, Kalina Santos Falcão, e Filipe Medeiros Ramos, trabalham conosco e desempenham suas funções no Cerimonial e Plenário. Eles trazem mais ternura para a nossa Assembleia”, disse o presidente. Os visitantes elogiaram a iniciativa afirmando que tratava-se de um prjeto “fantástico”.

VÔO DIRETO
Outro objetivo dessa parceria entre Rio Grande do Norte e Renânia-Palatinado é conseguir montar um vôo direto para a Alemanha, com o intuito de alavancar os negócios e o turismo entre os dois países.

SEMINÁRIO
O representante alemão Jürgen Weiler também veio ao Rio Grande do Norte para participar de um seminário na Federação do Comércio, ocasião onde se encontrou com a maioria dos brasileiros que foram para a Alemanha fazer um estágio. No total, foram 40 pessoas, dentre elas, 20 eram do Rio Grande do Norte. “Durante o seminário, ele conversou com esses jovens sobre como a vida deles mudou após esse período na Alemanha”, afirmou Axel. A maior parte das vagas foi ofertada para potiguares devido a boa relação entre o RN e a Renânia-Palatinado. 

ALTO DO RODRIGUES - Cosern informa interrupção no fornecimento de energia elétrica nos distritos

Moradores dos Sítios Estreito, Ponciana e adjacências, no município de Alto do Rodrigues, terão uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na Sexta-feira, 7.

A medida será necessária para fazer ampliação e melhorias na rede. Em Estreito e adjacências a interrupção terá início das 09 às 11h e no distrito de Ponciana no período de 08h da manhã até às 13h da sexta-feira. A Cosern ainda informa que se o serviço for concluído antes do horário previsto, a rede será religada sem necessidade de qualquer outro aviso.

HOMENAGEM - Jornalista lança hoje livro sobre a vida de Marinho Chagas

Obra será lançada em Natal na próxima terça-feira
Considerado por muitos o maior jogador da história do Rio Grande do Norte, Marinho Chagas, terá sua vida relembrada na biografia "A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas", que será lançada logo mais às 19h, no prédio da Capitania das Artes, na zona Leste de Natal. A obra é fruto de um trabalho que durou dois anos de pesquisas, viagens e mais de 40 entrevistas. O livro é assinado pelo jornalista Luan Xavier. 


“A Bruxa” narra a infância na periferia e o sonho de Marinho Chagas em tornar-se jogador de futebol. Sua chegada à Seleção Brasileira, os anos de glória no Rio de Janeiro e os problemas que o levaram à morte em 1º de junho de 2014, dias antes de realizar o sonho de ver um jogo de Copa do Mundo sendo realizado em sua cidade natal, também são lembrados.

“É gratificante poder contar uma boa história, como a de Marinho, e ter acesso a um ser humano que existia por trás de uma lenda do futebol”, diz o autor. “Ele era uma pessoa sem limites, dentro e fora de campo, e por viver dessa forma conseguiu subir a um patamar que jamais imaginou e com igual intensidade descer ao mais profundo drama que alguém comum pode passar”, completa. Com depoimentos de amigos, familiares e personalidades que conviveram com Marinho em várias épocas de sua vida, Luan Xavier conta detalhes sobre o homem por trás da lenda que ganhou fama internacional, sendo o melhor jogador brasileiro na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

A biografia também destaca as passagens de Marinho por Riachuelo, ABC, Náutico, Botafogo, Fluminense, São Paulo, América e pelo exterior, onde jogou nos Estados Unidos e na Alemanha. A Bruxa ainda foi treinador, comandando as seleções da Líbia e de Malta.

Além da capital potiguar, o livro já tem lançamentos programados para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, todos em dezembro. A obra também foi selecionada para ser o tema de uma palestra no Festival Literário de Natal (Flin). 

Autor
Luan Xavier é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pernambucano radicado em Natal, trabalhou como repórter nos jornais Diário de Natal, O Estado de S. Paulo e Novo Jornal, onde atualmente é editor do caderno de Esportes. Também foi comentarista na Rádio CBN Natal, na RedeTV RN e no canal Esporte Interativo.

Macau: Prefeito anuncia reforma administrativa com novos nomes em funções estratégicas do governo

Na manhã desta terça-feira, 04, o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto do Nascimento (PMDB), fez um pronunciamento oficial, ao meio dia, na rádio FM 94, onde apresentou novos nomes que passam a compor o primeiro escalão da gestão municipal, a partir do anúncio das medidas.

Segue o pronunciamento na íntegra:

Meus amigos e minhas amigas,
Administrar é fazer escolhas, o administrador público hoje vive num constante processo de avaliação popular e foi ouvindo as vozes da rua que fiz a opção pelo povo, cortando cordões umbilicais e libertando a gestão Compromisso com o Futuro das amarras que iam de encontro aos anseios da maioria que elegeu Kerginaldo e Einstein, prefeito e vice-prefeito de Macau.

As medidas que anunciarei, considero necessárias em razão do novo cenário político e de situações pontuais enfrentadas pela cidade, muitas delas sentidas na pele pela população, principalmente a mais carente.
Quando assumi a prefeitura de Macau em janeiro de 2013, me coloquei como o servidor público número um do povo de minha cidade e dizia naquele momento que esse era o comportamento que eu esperava dos funcionários municipais, mais principalmente dos secretários, no papel de colaboradores dessa gestão, onde o protagonista, o patrão, chama-se o povo.

Não há mais tempo a perder, não quero governar olhando no retrovisor, o passado nos deixou a experiência e o presente nos encoraja para colocar em prática um governo novo com união e diálogo, ouvindo o povo e trabalhando para resgatar dívidas históricas com a população, principalmente no social, nossa bandeira de campanha, promovendo o bem-estar, ascendendo a chama viva da esperança. O amanhã será bem melhor que o hoje, e somente juntos podemos fazer muito mais.

Toda autoridade é constituída por Deus para servir somente ao povo e para chegar até aqui não foi fácil, foram muitas noites mal dormidas e incontáveis horas de reunião e planejamento, buscando nomes e apoio político, sem deixar um só dia de pedir a pedir a Deus que me mostrasse o melhor caminho e a direção para seguir de mãos dadas com o povo de Macau. 

Quero aqui destacar que encontramos nessa nossa caminhada o voto de confiança e a disposição para somar do meu vice-prefeito Einstein Barbosa, que estava longe do governo por motivos que toda a opinião pública conhece, mas não fugiu à luta e chega com sua juventude, espírito público, maturidade e experiência, agregando força ao nosso projeto político e administrativo.

As mudanças que chegam vem justamente para ajustar algumas direções e azeitar a máquina para enfrentarmos novos desafios. Nosso objetivo é manter a equipe coesa, comprometida e motivada para que o governo mantenha um funcionamento harmonioso e os serviços cheguem com qualidade à população. Portanto, a reforma administrativa que vou apresentar aqui altera o comando de nove funções estratégicas:

Na Secretaria do Tesouro, sai George Willian e assume José Maria de Souza, pessoa de nossa total confiança e que goza da minha amizade e respeito;

Para assumir a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, convidei  Ailson Salustiano Targino; amigo nosso de muito tempo, companheiro e irmão da família do saudoso ex-prefeito Zé Filho;

Na Secretaria de Finanças, sai José Edson Silveira e assume Francisco Ubiratan Bezerra;
Com perfil técnico e capacidade para desempenhar a função, José Edson Silveira passa a responder pela Secretaria Municipal de Tributação;

Na Secretaria de Educação, sai Rodrigo Aladim e assume a pasta o padre Lenilson Chagas, pároco de Macau, educador exemplar e homem de fé, que goza do respeito e da credibilidade da opinião pública;
Para somar nesse processo reestruturação na educação, Isaura Passos vai deixar em poucos dias a direção da sexta Dired para ocupar a função de secretária adjunta;
Na Secretaria de Gestão e Serviços assume o nosso parceiro político, o advogado e vice-prefeito Einstein Barbosa;

Júnior Matias, que respondia até hoje pela pasta Gestão e Serviços e interinamente pela Secretaria de Infraestrutura, com a reforma, fica efetivado no cargo de secretário municipal de Infraestrutura;

Por fim, pela assessoria de comunicação social da Prefeitura de Macau, cargo em vacância, passa a ser responder uma pessoa de minha total confiança e com perfil técnico para assumir a função, o jornalista por formação Celso Amâncio.

Peço a compreensão de todos para entenderem esse novo momento, principalmente aos que ficam nas suas pastas, aos que chegam e aos que foram remanejados.

As mudanças chegam para ajudar a oxigenar as secretarias, criar oportunidade para corrigir os possíveis erros e principalmente motivar a equipe a não desistir das metas já traçadas e perseguir novos desafios.

Sei hoje, mais do que nunca, da força e das limitações que tem qualquer prefeito. Minha disposição é continuar governando da forma mais pacífica e democrática, com o apoio da nossa bancada na Câmara Municipal, de todos os setores da sociedade civil organizada, sem abrir mãos de ser o prefeito humilde, amigo e trabalhador que vocês elegeram em outubro de 2012.

Boa tarde, muito obrigado, deixo vocês com uma frase de Santo Agostinho para reflexão:
“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem, a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como elas estão; a coragem, a mudá-las”.

Macau, 04 de novembro de 2014
Kerginaldo Pinto do Nascimento
Prefeito Municipal

ESTADO - Governador eleito do RN, Robinson Faria anuncia equipe de transição

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) anuncia nesta segunda-feira (3) os nomes da equipe de transição para a gestão estadual. O grupo será liderado pelo vice-governador eleito Fábio Dantas (PCdoB) e contará com 12 integrantes.

A equipe de transição começa a trabalhar essa semana e irá priorizar o diálogo com a atual gestão e o levantamento de dados. “Vamos fazer um balanço das ações do atual governo em todas as áreas para conhecer a realidade da administração pública do Rio Grande do Norte e iniciar o planejamento do nosso governo”, destaca Robinson.   

O coordenador Fábio Dantas contará uma equipe de transição formada por técnicos e pessoas ligadas ao governador eleito Robinson Faria, ao Partido dos Trabalhadores (PT) e a coligação Liderados pelo Povo. 

O decreto que marca o início da transição do governo deve ser assinado ainda esta semana pela atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Conheça o perfil da equipe de transição

1-Fábio Dantas
Vice-governador eleito, Advogado e Deputado Estadual

2-Julianne Faria
Bacharel em Direito e Analista de Sistema 

3- Fernando Mineiro
Deputado estadual, Biólogo e Especialista em Educação

4- Adriano Gadelha
Servidor público federal e Assessor da senadora eleita Fátima Bezerra

5-Tatiana Mendes Cunha
Advogada, Procuradora da Assembleia Legislativa e ex-Consultora Geral do Estado

6- Mário Sergio de Oliveira Gurgel
Analista de Sistemas com formação em Gestão da Informação, Estatística e Gestão de Pessoas e ex-Subsecretário de Recursos Humanos do RN

7- Leonardo Yure de Carvalho Silva
Administrador e Gerente da Caixa Econômica Federal no RN

8- Kalina Leite Gonçalves
Delegada de Polícia Civil e Interventora da Fundac

9- Frederico Lara Menezes
Contador, ex-Contador Geral do Estado, ex-secretário-adjunto da Controladoria e atual Secretário Geral da Assembleia Legislativa

10- José Aldemir Freire
Economista e Chefe da Unidade Estadual do IBGE

11- Maria de Salete Dantas Gurgel
Auditora do SUS no município de Mossoró

12- Luis Henrique Souza e Silva
Advogado e assessor de Robinson Faria

ALTO DO RODRIGUES - Parceria entre a prefeitura e o DETRAN trará palestras para alunos sobre o trânsito

A prefeitura de Alto do Rodrigues através da Secretaria Municipal de Educação, numa parceria realizada com equipe de trânsito do DETRAN/RN, realizará no período de 03 a 04 de novembro palestras educativas nas escolas públicas. 

As palestras de orientação comportamental têm o intuito de levar à classe estudantil uma reflexão a respeito do trânsito, além de trabalhar a importância da prevenção de acidentes e às normas de trânsito vigentes, considerando a realidade do tráfego local.

CAMPANHA - Congresso Nacional abre comemorações do Novembro Azul

O Congresso Nacional ganhou iluminação especial nesta segunda-feira (3) e realizou sessão solene para marcar a celebração do Novembro Azul, campanha de conscientização sobre o câncer de próstata.

A campanha realizada pelos parlamentares pelo segundo ano consecutivo também marca os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer. A sessão presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS) foi uma iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS) e do deputado Jorge Silva (Pros-ES), que é médico urologista.

Até o fim deste ano devem ser registrados 68,8 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É o segundo câncer mais comum entre a população masculina, depois do tumor de pele.

A próstata é uma glândula masculina localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer de próstata atinge principalmente homens acima dos 50 anos. Histórico familiar, obesidade, alcoolismo e tabagismo são fatores de risco para a doença.

ESTADO - Robinson recebe cônsul da Alemanha e conversa com presidente do TJ

O governador eleito Robinson Faria (PSD) recebeu nesta segunda-feira (3) o cônsul alemão Axel Geppert, o representante da Cooperação Internacional do Estado da Renânia Palatinado Jürgen Weiler e o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz. A comitiva fez uma visita de cortesia ao governador eleito que apresentou projetos para o Estado e falou sobre as potencialidades do Rio Grande do Norte.

Robinson também visitou o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Aderson Silvino e destacou o diálogo que terá no Governo do Estado com os poderes legislativo e judiciário. “Nossa gestão já começa diferente: visitamos hoje as instituições de justiça que irão governar junto conosco. Estamos abertos ao diálogo, as orientações. Queremos fazer um governo correto e vamos precisar de todo apoio”, destacou Robinson.

O governador eleito teve audiência também na Procuradoria Geral de Justiça, sede do Ministério Público, no Tribunal de Contas do Estado e no Governo do Estado.

ECONOMIA - Compre e utilize os serviços de nossos parceiros


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

POLÍTICA - Governador Robinson Faria afirma que irá trabalhar em parceria com todos os prefeitos do RN


Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, no jornal da 96FM, o governador eleito afirmou que irá trabalhar em parceria com todos os prefeitos do RN, seja ele do DEM, do PMDB ou qualquer outra. E citou como exemplo, o prefeito de Angicos que estava com Robinson e depois foi apoiar Henrique. "Eu não vou punir Angicos, porque o prefeito me abandonou, até porque o povo da cidade não tem culpa", disse Robinson Faria.

"Eu não vou deixar de fazer convênio em uma cidade porque o prefeito é do DEM ou do PMDB, vou governar para todos os municípios, serei um governador municipalista", disse Robinson.

Ouça a entrevista

POLÍTICA - Robinson diz que vai estender a mão aos adversários na busca por pacto político

robinson2-h1
O governador eleito Robinson Faria (PSD) disse que vai começar o governo dando uma resposta ao povo que o elegeu e não olhando pelo retrovisor. O vice-governador afirma que não vai pedir tempo para arrumar a casa. “Vou quebrar um paradigma e vou começar mostrando mudança”, afirma Robinson. “Confio na minha futura gestão. Eu me preparei para ser governador”.

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, Robinson disse que vai marcar uma reunião com a bancada federal antes de tomar posse, e vai estender a mão aos adversários. “Não se faz política com ódio, não tenho inimigos e sim adversários”.

Se for do interesse maior do Estado, Robinson diz que não vai deixar de procurar Henrique Alves, Garibaldi Alves Filho e José Agripino, que foram seus adversários.

do blog: O atual governador que tanto falava do que chamava de "acordão" na campanha, já acena pedir apoio aos adversários. nominuto.com

domingo, 2 de novembro de 2014

REFLEXÃO - Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo (Mt 5,13-14)

Queridos jovens!
Vós sois o sal da terra… vós sois a luz do mundo (Mt 5,13-14): eis o tema que escolhi para a próxima Jornada Mundial da Juventude. As imagens do sal e da luz, que Jesus utiliza, são ricas de sentido, completando-se entre si. Realmente, na antiguidade, o sal e a luz eram considerados elementos essenciais da vida humana.
Vós sois o sal da terra… Como se sabe, uma das funções primárias do sal é temperar, dar gosto e sabor aos alimentos. Esta imagem recorda-nos que, através do baptismo, todo o nosso ser foi profundamente transformado, porque «temperado» com a vida nova que nos vem de Cristo (cf. Rm 6, 4). Este sal que tem a virtude de não deixar a identidade cristã desnaturar-se mesmo num ambiente duramente secularizado, é a graça baptismal que nos regenerou, fazendo-nos viver em Cristo e tornando-nos capazes de responder ao seu apelo para «oferecermos os [nossos] corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus» (Rm 12,1). S. Paulo, escrevendo aos cristãos de Roma, exorta-os a evidenciarem claramente o seu modo de viver e pensar diverso do de seus contemporâneos: «Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, a fim de conhecerdes a vontade de Deus: o que é bom, o que Lhe é agradável e o que é perfeito» (Rm 12,2).
O sal foi também, durante muito tempo, o meio habitualmente usado para conservar os alimentos. Como sal da terra, sois chamados a conservar a fé que recebestes e a transmiti-la intacta aos outros. Particularmente grande é o desafio que se coloca à vossa geração de manter íntegro o depósito da fé (cf. 2Ts 2,15; 1Tm 6,20; 2Tm 1,14).
Vós sois a luz do mundo… Tanto para os primeiros que ouviram Jesus como para nós, o símbolo da luz evoca aquele desejo de verdade e sede de chegar à plenitude do conhecimento que estão gravados no íntimo de todo o ser humano.
Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, deixa-se de poder distinguir a realidade circundante. No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado!
A luz de que nos fala Jesus no Evangelho é a fé, dom gratuito de Deus que vem iluminar o coração e esclarecer a inteligência: «Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é que brilhou nos nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento da glória de Deus, que se reflecte na face de Cristo» (2Cor 4,6). Por isto mesmo assumem um valor extraordinário as palavras com que Jesus explica a sua identidade e missão: «Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida» (Jo 8,12).
O encontro pessoal com Cristo ilumina a vida com uma nova luz, orienta-nos pelo bom caminho e leva-nos a ser suas testemunhas. O novo modo de ver o mundo e as pessoas, que d’Ele nos vem, faz-nos penetrar mais profundamente no mistério da fé, que não é simplesmente um conjunto de enunciados teóricos para serem acolhidos e ratificados pela inteligência, mas uma experiência a assimilar, uma verdade a ser vivida, o sal e a luz de toda a realidade (cf. Veritatis splendor, 88).

 João Paulo II