Memorial às vítimas de Covid

sábado, 25 de outubro de 2014

ELEIÇÕES - Ibope mostra Dilma reeleita; Datafolha aponta empate técnico

Pesquisa do Ibope divulgada neste sábado (25), véspera do segundo turno das eleições, mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) será reeleita ao derrotar o senador Aécio Neves (PSDB). Já o Datafolha, que também divulgou pesquisa hoje, aponta uma indefinição já que os dois aparecem empatados tecnicamente no limite da margem de erro com a petista numericamente à frente.

Considerando os votos válidos, Dilma está com 53% das intenções de voto contra 47% de Aécio, de acordo com o Ibope. Já segundo o Datafolha, a petista está com 52%, e o tucano, 48%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos nas duas pesquisas. Na pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (23), a petista aparecia com 54% dos votos válidos contra 43% de Aécio. O Datafolha mostrava Dilma com 53% e o tucano com 47%.

Votos totais
Levando em conta os votos totais, que incluem eleitores dispostos a votar em branco, anular e os indecisos Dilma obteve 49%, e Aécio, 43%, no Ibope divulgado hoje; 3% declararam-se indecisos e outros 5% pretendem votar em branco ou anular. No Datafolha, a petista alcançou 47% das intenções contra 43% do tucano. Há 5% de eleitores indecisos e 5% que pretendem anular ou votar em branco.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 206 municípios entre ontem (24) e hoje (25). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O número do registro é BR-01195/2014. O Datafolha ouviu 19.956, entre ontem (24) e hoje (25), em 400 municípios. Contratada pela "Folha de S. Paulo" e pela TV Globo, a pesquisa foi registrada sob o número BR-01210/2014.

Parte das entrevistas das duas pesquisas foram feitas após o debate da TV Globo, ocorrido ontem (24) à noite. Os levantamentos captam o impacto das reportagens com a denúncia do doleiro Alberto Youssef de que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento dos desvios na Petrobras.

ESPORTE - João Paulo garante a vitória do ABC

João Paulo saiu do banco de reservas para marcar dois gols e garantir uma importante vitória do ABC, que luta para se afastar dos clubes que brigam para sair da zona de rebaixamento. Os três pontos conquistados sobre o Paraná, no estádio Frasqueirão na noite de ontem, acabaram marcando um passo firma da equipe alvinegra rumo a permanência na série B de 2015. O time potiguar chegou aos 38 pontos, mas a distância para a zona de desespero continua curta. Adailton marcou o gol tricolor.


ELEIÇÕES - Polícia Federal abre inquérito e fará perícia em panfletos apreendidos na Feira do Alecrim

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso dos panfletos apócrifos com mensagens contra o candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves (PMDB), entregues na manhã deste sábado (25), na Feira do Alecrim. Foram apreendidos 655 panfletos de posse de uma mulher, que foi detida por crime eleitoral.

O material apreendido passará por perícia técnica com objetivo de identificar alguma marca ou digital que leve ao autor ou gráfica onde os panfletos foram impressos. A PF desconfia que pelo menos dois mil panfletos tenham sido impressos, devido à quantidade apreendida com a mulher.

A assessoria jurídica da Coligação União pela Mudança acompanhou o depoimento da mulher e chamou atenção para a quantidade e qualidade dos impressos, ficando constatado não se tratar de um ato individual, mas profissional.

Em depoimento, a mulher disse aos policiais que estava a pé, próximo à Avenida Bernardo Vieira, no bairro do Bom Pastor, quando uma pessoa não identificada num carro tipo caminhonete, de cor prata, se aproximou e ofereceu a quantia de R$ 20, para entregar os papeis aos pedestres. Junto com o dinheiro, ela teria recebido o pacote com o material que foi apreendido.

A detenção foi realizada nesta manhã por uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com a acusada sendo encaminhada para a autoridade policial. Ela não soube informar quantas pessoas estavam distribuindo o impresso e alegou desconhecer o crime.


ELEIÇÕES - Crime eleitoral contra Henrique é flagrado na Feira do Alecrim

Uma pessoa foi detida na manhã deste sábado (25) por crime eleitoral contra o candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves (PMDB), na Feira do Alecrim em Natal(RN). A pessoa estava distribuindo panfletos apócrifos com ataques a Henrique em desacordo com a lei eleitoral. 

Fiscais do TRE receberam a denúncia no início da manhã, momento antes de Henrique iniciar uma visita na feira. Um jovem chegou a ser detido com o material em mão, contudo, conseguiu evadir-se do local antes da chegada da Polícia Militar. Ele alegou não saber a origem do panfleto, apenas ter recebido a quantia de R$ 20 para distribuí-lo.

Durante a visita à feira, o candidato foi informado do ato irregular e denunciou pessoalmente à fiscalização do Tribunal Eleitoral Regional (TER/RN), que acompanhava a visita.

Os ficais informaram que se outras pessoas fossem flagradas distribuindo os panfletos poderiam ser apreendidas até a chegada da autoridade policial ou eleitoral, mesmo se tratando de menores de idade.
No fim da manhã, o titular da Semsur, Raniere Barbosa, afirmou que uma mulher teria sido flagrada pela fiscalização do órgão e encaminhada para a Polícia Federal, onde prestaria esclarecimentos sobre os fatos. A Polícia Federal apreendeu parte dos panfletos e a mulher apreendida prestará depoimento.

ELEIÇÕES - CNT/MDA: Aécio passa à frente de Dilma

Aécio Neves volta à liderança na corrida presidencial, diz CNT/MDA
A Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA) divulgou pesquisa neste sábado (25) sobre a corrida presidencial no Brasil. De acordo com os números, o candidato do PSDB, Aécio Neves, está à frente da presidente candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), mas em números que apontam empate técnico. 

A pesquisa aponta que Aécio Neves tem 50,3% das intenções de votos válidos, excluindo-se os brancos, indecisos e eleitores que declararam que votarão nulo. Dilma Rousseff aparece com 49,7%. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.


Segundo o levantamento CNT/MDA, o tucano oscilou em alta e a candidata à reeleição oscilou para baixo, o que resultou na reversão da vantagem que a candidata do PT tinha no levantamento mais recente publicado pelo próprio instituto. Nos dados anteriores, Dilma tinha 50,5% das intenções de votos válidos, contra 49,5% de Aécio Neves.

Nos números referentes à pesquisa espontânea, Aécio Neves aparece com 44,4% dos votos, contra 43,3 de Dilma Rousseff. Já na estimulada, o placar é de a 45,3% a 44,7%, com vantagem para o tucano.

Ainda na pesquisa realizada, foi questionada a rejeição dos candidatos. Segundo os dados, 43,3% dos entrevistados não votaria em Dilma de jeito nenhum, enquanto 42,8% não votariam em Aécio Neves. No levantamento anterior, Aécio tinha rejeição maior que a de Dilma, quando aparecia com 41% das citações sobre quem não votariam de jeito nenhum, contra 40,7% de Dilma.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01199/2014 e realizada nos dias 23 e 24 de outubro. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 estados.

ELEIÇÕES - Corte do TRE-RN funciona em regime de plantão

Desde a tarde desta quinta-feira (23), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte encontra-se em regime de plantão, para, havendo necessidade de apreciação de alguma medida judicial urgente, o TRE-RN estar disponível. A medida foi tomada a partir de proposição de questão de ordem, pelo presidente da Casa, desembargador Virgílio de Macedo Filho.

Ainda em relação à eleição, esta quinta-feira (23) também é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nº 9.504/97, art. 39, §§ 4º e 5º, I).

O último dia para realização de carretas, passeatas, caminhadas e utilização de carro de som é a véspera de eleição, hoje, sábado (25).


ELEIÇÕES - TSE nega pedido de Dilma para tirar Veja do Face Book

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (24) pedido de retirada da reportagem publicada ontem (23) na página do Facebook da revis ta Veja, segundo a qual a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são citados em um suposto depoimento do doleiro Alberto Youssef. O pedido foi feito pela coligação Com a Força do Povo, que apoia a candidatura de Dilma à reeleição.

A matéria foi publicada com o título "Tudo o que você queria saber sobre o escândalo da Petrobras: Dilma e Lula sabiam”. Segundo a reportagem, Youssef disse que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras.

Na representação, a coligação de Dilma acusa Veja de ter antecipado a edição para sexta-feira para "tentar afetar a lisura do pleito eleitoral". A representação diz ainda: "a matéria absurda de capa [...] imputa crime de responsabilidade à candidata Representante (...) e a mensagem ofensiva da capa da revista tem por objetivo bem delineado: agredir a imagem da candidata Representante" .

Para negar o pedido, o ministro Admar Gonzaga alegou que o artigo da lei eleitoral citado na representação (Artigo 57-D, Parágrafo 3º, da Lei das Eleições) para pedir a retirada do ar não está em vigor nas eleições deste ano. Com isso, a representação foi arquivada, sem julgamento sobre o conteúdo.

"O dispositivo invocado para a suspensão da veiculação (Parágrafo 3º do Artigo 57-D da Lei nº 9.504/1997), consoante entendimento deste Tribunal Superior (Consulta nº 1000-75), não tem eficácia para o pleito de 2014, razão pela qual indefiro liminarmente a petição inicial e extingo o processo sem resolução do mérito, nos termos do Artigo 267, 1º, do Código de Processo Civil", diz o despacho do ministro.


ELEIÇÕES - Coligação União Pela Mudança acionará TRE e PF contra panfleto apócrifo

A Coligação União Pela Mudança acionará o Tribunal Regional Eleitoral e a Polícia Federal por conta de um panfleto apócrifo que vem sendo distribuído com mentiras e falsas acusações contra o candidato ao Governo do Estado, Henrique Alves. O panfleto traz uma montagem com uma falta notícia do jornal Folha de São Paulo acerca do escândalo da Petrobras. O jornal já foi avisado e tomará as medidas cabíveis.

ESPORTE - América-RN perde de virada em Belo Horizonte

No confronto dos Américas, válido pela 32ª rodada da série B do Brasileirão, realizado no estádio Independência, em Belo Horizonte, o América-RN foi derrotado, de virada, pelo placar de 2 a 1. 

O atacante Emerson foi o autor do gol para a equipe potiguar aos 11 minutos do primeiro tempo. Já os gols para o América-MG foram marcados no segundo tempo, com diferença de apenas 4 minutos, pelo meio-campo Gilson (aos 33 minutos) e por Andrei Girotto(aos 37 minutos). 

Com o resultado, o alvirrubro cai para a 18ª colocação da tabela com 33 pontos somados. Já o Coelho alcança os 48 pontos e fica na 6ª colocação. O próximo desafio do América-RN será o confronto contra no sábado (1), contra o Santa Cruz, na Arena Pernambuco. 



ELEIÇÕES - MP eleitoral recomenda que chuva de 'santinhos' seja evitada no RN

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) entregará recomendações às assessorias de candidatos ao governo e presidência para evitar propagandas ilegais na eleição do próximo domingo (26) no Rio Grande do Norte.

Uma das preocupações do Ministério Público Eleitoral é que não se repitam os casos registrados na votação do primeiro turno, quando a PRE teve de representar contra mais de 30 candidatos que sujaram as ruas com “santinhos”, estratégia conhecida como “voo da madrugada”.

Além da distribuição ilegal de materiais gráficos como panfletos e adesivos, a recomendação também alerta que será proibido promover caminhadas, carreatas, passeatas ou uso de carros de som após 22h do sábado (25).

Foram convidadas para receber as recomendações as assessorias das coligações União pela Mudança e Liderados pelo Povo, bem como dos diretórios regionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).



ALTO DO RODRIGUES - Feira é antecipada e a Petrogas garantirá a limpeza especial neste sábado

Com a antecipação da feira livre para este sábado, devido a eleição no domingo, a empresa Petrogas também se antecipa e garantirá a limpeza  da Feira Livre e dos Mercados do Peixe e do Público.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ELEIÇÕES - Todo mundo já falava, todo mundo já sabia: Rosalba vai de Robinson

Hoje, já está sendo divulgado nos principais meios de comunicação o anúncio de apoio da governadora Rosalba ao seu vice-governador Robinson Faria. Agora se explica, os motivos de Robinson Faria não fazer oposição ao desastroso governo de Rosalba. 

ELEIÇÕES - Ministro do TSE nega pedido de Dilma para suspender veiculação de reportagem da ‘Veja’

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta sexta-feira o pedido de liminar feito pela campanha da presidente Dilma Rousseff de retirada da publicação da reportagem da revista “Veja”, publicada no site e no Facebook da revista, que traz informação atribuída ao doleiro Alberto Youssef de que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. Para negar o pedido, o ministro Admar Gonzaga justificou que o artigo da lei eleitoral citado na representação (art. 57-D, § 3º, da Lei das Eleições) para pedir a retirada do ar não está em vigor nas eleições deste ano. Ele arquivou a representação, sem julgamento do mérito

Na representação, a coligação de Dilma sustenta que a matéria veiculada pela Revista “Veja” é ofensiva à candidata e foi publicada na edição online da revista e em sua página do Facebook. De acordo com a representação, a revista teria antecipado sua edição para sexta-feira para "tentar afetar a lisura do pleito eleitoral". A representação diz ainda: " a matéria absurda de capa [...] imputa crime de responsabilidade à candidata Representante (...) e a mensagem ofensiva da capa da revista tem por objetivo bem delineado: agredir a imagem da candidata Representante" .

Em seu curto despacho, o ministro Admar Gonzaga afirmou o seguinte: "O dispositivo invocado para a suspensão da veiculação (§ 3º do art. 57-D da Lei nº 9.504/1997), consoante entendimento deste Tribunal Superior (Consulta nº 1000-75), não tem eficácia para o pleito de 2014, razão pela qual indefiro liminarmente a petição inicial e extingo o processo sem resolução do mérito, nos termos do art. 267, I, do Código de Processo Civil."


O parágrafo terceiro do artigo 57-D, citado pela representação e pelo ministro foi incluído na Lei das Eleições pela chamada minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso e que virou lei no final de 2013, menos de um ano antes desta eleição. O entendimento do TSE é de que as alterações desta lei não iriam vigorar para as eleições de 2014. O artigo trata da livre manifestação do pensamento, mas vedando o anonimato nas campanhas eleitorais. O parágrafo diz que: " Sem prejuízo das sanções civis e criminais aplicáveis ao responsável, a Justiça Eleitoral poderá determinar, por solicitação do ofendido, a retirada de publicações que contenham agressões ou ataques a candidatos em sítios da internet, inclusive redes sociais."

ELEIÇÕES - Istoé/Sensus: Aécio lidera a disputa presidencial com nove pontos ante

Aécio está na frente de Dilma, segundo o Sensus (Divulgação)
A pesquisa Istoé/Sensus divulgada na manhã desta sexta-feira (24) reafirmou a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial.

Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidente Dilma Rousseff, o que equivale a uma diferença de 9,2 de pontos percentuais, ou 12,8 milhões de votos. A pesquisa destoa do Ibope e do Datafolha, que mostram Dilma 8 pontos e 6 pontos de Aécio na corrida presidencial. 

Além disso, o Sensus constatou que, na reta final da eleição, 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus.

Com relação ao número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT, 40%.

Guedes diz ainda que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa a reeleição. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. 


ALTO DO RODRIGUES - Alegria e empolgação marcaram passeata dos amigos do 15 no município

ALTO DO RODRIGUES - Coligação do ex-prefeito Eider Medeiros descumpre decisão judicial, multa é de R$ 50 mil

Ex-prefeito Eider Medeiros e seu grupo político protagoniza mais um capítulo sujo na política municipal. Ontem, a coligação sob o comando do ex-prefeito, descumpriu uma decisão judicial do juiz eleitoral da Comarca de Pendências.

De acordo com a determinação do magistrado, a coligação de Eider teria que alterar roteiro e horário do último comício, já que a coligação do prefeito Abelardo já tinha dado entrada com o mesmo roteiro e horário, tendo a prioridade na realização da mobilização política.

Mesmo sabendo que se decisão não fosse cumprida, está definida uma multa no valor de R$ 50 mil por pessoa que desobedecer a decisão, a coligação do ex-prefeito, passou por Ponciana e Tabatinga (que não podia) e entrou na cidade, percorrendo a avenida principal (Angelo Varela), que também não podia, passando ao lado do local do comício do prefeito Abelardo.

A polícia por sua vez, mesmo sabendo do desacato provocado pelo ex-prefeito no último dia de comício no 1º turno, não solicitou reforço policial necessário para cumprir a determinação judicial.

Pau dos Ferros começa a receber água potável e de qualidade

A cidade de Pau de Ferros começou a ser abastecida com a água fornecida pela adutora de engate rápido, construída recentemente no município. Essa conquista foi resultado de atuação decisiva do Ministério Público Estadual, através da 1ª Promotoria de Justiça na comarca, que ajuizou ação civil pública e obteve do Poder Judiciário o deferimento de liminar para que o Estado e a Caern oferecessem água potável e de qualidade para os cidadãos.


Na decisão, a Justiça determinou que o serviço a ser colocado em prática pelo Estado teria que obedecer aos critérios de potabilidade fixados pela Portaria nº 2.914, de 12.12.2011, do Ministério da Saúde, garantindo a potabilidade na entrega da água nas residências e ainda durante o tempo médio estimado para o consumo.

Há anos os moradores de Pau dos Ferros vinham sofrendo tanto com a má qualidade da água (que apresentava mau cheiro e coloração escura), quanto com a escassez dessa água insalubre, tendo em vista que a Barragem de Pau dos Ferros está com apenas 5% de sua capacidade. Além disso, água sem potabilidade apresentava riscos à saúde da população.

A ação civil pública foi um desdobramento do Inquérito Civil n° 32/2012-1ª PmJ, instaurado para apurar eventual poluição da água distribuída pela Caern em Pau dos Ferros, diante do odor frequentemente percebido na água fornecida para área urbana do município.


Nova Cruz: MP ajusta com Município regularização de transporte escolar

Regularizar o transporte público escolar para as crianças de Nova Cruz. Esse foi o objeto do termo de ajustamento de conduta firmado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) com a Prefeitura do Município, que se comprometeu a em 120 dias adequar os veículos ao Código de Trânsito Brasileiro e às normas técnicas exigidas para a categoria.

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Cruz recebeu do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania (Caop-Cidadania/MPRN) documentação a respeito de irregularidades em 12 veículos prestadores do serviço. As desconformidades com a legislação de trânsito foram constatadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), após vistoria e fiscalização do Transporte Escolar do Município. As irregularidades foram investigadas no âmbito do Inquérito Civil Público nº 004/2014.

Após o período estipulado no TAC, o Detran fará nova vistoria para verificar se as irregularidades foram corrigidas. A Prefeitura Municipal também se comprometeu a realizar manutenção periódica, em cada um dos veículos da frota que fazem o transporte escolar na localidade. E a fiscalização do Detran dever ser feita sempre antes do início de cada ano letivo.

Outra cláusula do termo celebrado é a que obriga o Município a manter apenas motoristas habilitados na categoria correspondente ao veículo transportado, e que possuam o curso específico exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro para o transporte escolar – o número total de motoristas deve ser igual ao de veículos utilizados, ficando vedada a utilização de motorista não habilitado ou não capacitado e do mesmo motorista para veículos diversos.

A Prefeitura de Nova Cruz também se obriga a manter o número de vagas no transporte escolar em idêntica quantidade ao número de alunos que o necessitem na rede municipal de ensino. Os alunos necessitados devem ser transportados em assentos próprios (é proibido ficarem em pé ou sentados em locais impróprios).

ALTO DO RODRIGUES - Coleta de lixo domiciliar de hoje acontece nos seguintes bairros


ALTO DO RODRIGUES - Hoje ainda o prefeito Abelardo Rodrigues vai entrar com duas ações na justiça

O prefeito Abelardo Rodrigues, visivelmente chateado com tudo que aconteceu, disse que, hoje ainda, seu advogado, entrar com duas ações, uma contra a coligação do ex-prefeito e outra contra a polícia, por ter sido conivente

ALTO DO RODRIGUES - Para o prefeito Abelardo Rodrigues "a polícia foi conivente"

O prefeito Abelardo Rodrigues, utilizou parte do seu discurso para desabafar sobre um problema e uma desrespeito por parte da coligação do ex-prefeito que descumpriu uma decisão judicial. A polícia militar, mesmo tendo cópia da decisão judicial proferida pelo magistrado Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro que determinava a não realização do comício, caso  não fosse alterado o roteiro e horário para não coincidir com a coligação do prefeito Abelardo, mesmo assim, nada foi cumprido, a polícia nem pediu reforço e não impediu. Para o prefeito Abelardo Rodrigues, "a polícia foi conivente".

A coligação do ex-prefeito, fez uma verdadeira bagunça, desordem, pessoas passando zombando da polícia e da justiça, chegando a dizer "quem manda aqui é Eider não é p... de justiça", dizia um motoqueiro.

O juiz eleitoral finaliza sua sentença dizendo "Dê-se ciência à Autoridade Policial de Alto do Rodrigues PARA CUMPRIMENTO DA DECISÃO E SOLICITAÇÃO DE REFORÇO NECESSÁRIO", diz o magistrado Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro em sua sentença.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo e seu grupo político encerra comícios com chave de ouro


Nem mesmo a truculência, irresponsabilidade, descumprimento por parte de Eider Medeiros e seu grupo político não conseguiram tirar o brilho, alegria do povo que acompanha o prefeito Abelardo e seu grande grupo político.

Ontem, mais uma vez, o desespero por parte do grupo do ex-prefeito Eider Medeiros, tomou conta da Avenida e, ocorreu um desrespeito à uma decisão judicial que determinava a coligação de Eider Medeiros que não realizasse comício no mesmo horário e roteiro da coligação do prefeito Abelardo Rodrigues (falaremos disso daqui a pouco)

A festa promovida pelas pessoas que querem e desejam um Alto do Rodrigues melhor para se viver, superou todas as expectativas. Muita carro, muita moto, mas muita, muita gente mesmo no último comício do prefeito Abelardo Rodrigues e seu grupo político.

A festa na Avenida parecia mais um alto folia, onde a alegria das pessoas contagiava aos que assistia nas calçadas e muitos deles, entrava na folia que reuniu bacurau, arara e todos que apoiam os candidatos de Abelardo Rodrigues.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ELEIÇÕES - Henrique Alves: “acórdão é o de Robinson com Rosalba”

O candidato ao Governo do Estado da coligação União pela Mudança, Henrique Eduardo Alves (PMDB), afirmou que o seu adversário Robinson Faria (PSD) fez e mantém um “acordão” com a governadora Rosalba Ciarlini. Henrique participou de comício na cidade de Nova Cruz, na noite da quarta-feira (22), o último da região Agreste antes da eleição.

“Se eu tinha alguma dúvida, eu não tenho mais. Nova Cruz assanhou o bacurau.  A pesquisa que deu empate, na verdade significa Henrique governador. Eles tão perdendo dois pontos por dia e no domingo isso representará minha vitória. Eu tenho história de 44 anos de vida pública. Eles quiseram falar em acordão, mas o que fiz foi uma aliança aberta e acórdão era o deles, com a governadora Rosalba. Quem tiver satisfeito com a saúde pública para sua mulher vote nele que é vice dela. Se você está satisfeito com a educação para seu filho, vote nele. Mas quem achar que a saúde está uma doença e o desemprego é uma praga,  vote em Henrique para governador do Estado”, declarou.

Participaram do comício, ao lado de Henrique, os deputados estaduais Ricardo Motta, Gustavo Fernandes e Ezequiel Ferreira, e o ex-prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo, além de políticos e lideranças regionais.

 O deputado estadual reeleito Ezequiel Ferreira (PMDB) afirmou que o resultado da última pesquisa eleitoral é sinal da vitória de Henrique Eduardo Alves (PMDB). Ele convocou o povo para garantir a vitória de Henrique no segundo turno da eleição.

“Quando vi a pesquisa dando 8 pontos de vantagem pensei duas coisas. Ou a pergunta confundiu o eleitor ou então é um sinal da morte política de Robinson. Hoje, quando ouvi a nova pesquisa dando empate, comprovou a visita da morte política dele. Quem tem trabalho e honestidade é Henrique. Sua vitória pertence ao povo que ama e quer ver o progresso. Estou eleito mas ainda não estou feliz, pois falta uma vitória. Uma pessoa de inteligência, com conteúdo e preparada para ser governador do RN. Esse é Henrique”, afirmou Ezequiel.

O ex-prefeito Flávio Azevedo lembrou aos eleitores que o voto é um gesto de democracia, portanto, deveria ser exercido com tranqüilidade e sem interferência externa.

“Aqui não é terra de coronel e o povo não pode ser ameaçado. Está bem pertinho. Domingo Nova Cruz vai celebrar Henrique governador. Vamos ser um exército de soldados e vamos para a batalha. Eles estavam anunciando vitória por aí e a pesquisa que eles pagaram não mostrou isso. Vamos às ruas para eleger Henrique governador”, disse.

ELEIÇÕES - Larissa mobiliza campanha de Henrique em Mossoró

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) segue dando reforço, em Mossoró, à candidatura de Henrique Alves (União pela Mudança) a governador. Hoje, a parlamentar participou de reuniões e mobilizações públicas em prol do candidato.

Pela manhã, ao lado da deputada federal Sandra Rosado (PSB) e da vereadora Izabel Montenegro (PMDB), Larissa visitou empresas do setor salineiro, e reiterou importância da eleição de Henrique para o Rio Grande do Norte e Mossoró. “Henrique reúne experiência e força política, tem ao seu lado um vice-governador também preparado, João Maia, homem de reconhecida capacidade técnica. Eles são os mais qualificados para conduzir a recuperação do Estado”, disse.

Depois da visita às empresas, Larissa participou, à tarde e à noite, de caminhada nos bairros Doze Anos, Boa Vista, Lagoa do Mato, Carnaubal e Belo Horizonte, com Sandra, Izabel, outros vereadores e demais lideranças do grupo.

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo ganha na justiça o direito de fazer comício de encerramento na cidade

No comício de encerramento do primeiro turno, o casal Eider e Jaqueline causaram transtornos, desobedecendo autoridades policiais que impediam de forma legal que o comício fosse realizado nas proximidades do comício do prefeito Abelardo, que tinha solicitado a preferência para a realização do evento político. 

O casal Eider e Jaqueline, mostrou toda sua “educação e cidadania”, desacatando policiais e agredindo a imprensa que registrava o descontrole do casal e de mais um vereador.

Para que a cena não se repita, o Democratas que já tinha solicitado a preferência através de documentos na autoridade policial com antecedência e diante da divulgação de carreata/comício nos mesmo roteiro e horário do adversário, entrou com ação para fosse decidido pelo juiz eleitoral Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro.

De acordo com a decisão do juiz (Processo nº 6244/2014) publicada hoje, o grupo do ex-prefeito Eider Medeiros e simpatizantes do PSD terá que alterar o roteiro e horário para não coincidir com o mesmo roteiro e horário do Democratas, sob pena de proibição na realização do evento, além de uma multa individual de apenas R$ 50 mil reais a cada um dos responsáveis que desobedecerem a decisão do juiz eleitoral da 47ª ZE, que abrange a cidade de Alto do Rodrigues e Pendências.

Na decisão, o magistrado diz que se a PM de Alto do Rodrigues precisar, poderá pedir reforço policial para o cumprimento da ordem judicial.

NATAL - Universitária fez performance de topless em protesto a truculência dos seguranças da UFRN.

 
A performance ocorreu ontem durante a realização da CIENTEC na UFRN e foi em protesto ao estudante conhecido como Marcus que foi espancado por seguranças da universidade. Existe um grupo de universitários ocupando um dos setores da UFRN.

ELEIÇÕES - João Maia intensifica campanha de Henrique nos municípios do Médio e Alto Oeste

Reuniões com correligionários em vários municípios do Médio e Alto Oeste têm marcado a quinta-feira do candidato a vice de Henrique (PMDB), deputado federal João Maia (PR). A primeira delas aconteceu em Messias Targino com o prefeito Luiz Jairo, vereadores e lideranças de Upanema. Depois, João Maia pegou a estrada rumo a Lucrecia, onde foi recebido pelo prefeito Walter Araújo, vereadores e aliados, e em Venha-Ver onde se reuniu com o prefeito Expedito Salviano e lideranças da região. Prefeitos das cidades de São Francisco do Oeste (Gildênia Ribeiro), Coronel João Pessoa (Pachica) e Doutor Severiano (Carlos Aquino) também participaram das reuniões.

Em todas elas, a reafirmação de que Henrique e João Maia reúnem as melhores condições para administrar o Rio Grande do Norte a partir de janeiro. “João Maia tem sido muito correto com os municípios da nossa região, através de seu mandato em Brasília. E agora chegou a vez de retribuirmos elegendo Henrique e João Maia no próximo domingo”, destacou Walter, prefeito de Lucrécia.

João Maia aproveitou os encontros para agradecer o empenho de todos os correligionários no primeiro turno, e reforçar o pedido para que a militância se mantenha nas ruas até o dia da eleição, convencendo cada indeciso a dar um voto de confiança e esperança no 15. “Vamos votar pensando no nosso Estado, nas nossas cidades, nos nossos filhos e filhas. Temos os melhores projetos e as condições para viabilizar os projetos que nosso Estado precisa. Estamos nessa luta porque temos convicção que podemos consertar o Rio Grande do Norte”, destacou João Maia.

ELEIÇÕES - Encerra hoje prazo para realização de comícios

Hoje (23) é o prazo final para que candidatos que ainda estão na disputa eleitoral no segundo turno possam promover reuniões públicas ou comícios. A regra está prevista no Código Eleitoral e na Lei nº 9.504/97, conhecida também como Lei das Eleições.

Amanhã (24), irão ao ar as últimas propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. Esse também é o prazo final para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates, que não devem ultrapassar a meia-noite. Os presidentes das mesas também devem comunicar até esta sexta-feira que não receberam o material destinado à votação.

As propagandas feitas com alto-falantes ou amplificadores de som estão permitidas até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos por carros de som podem ser feitas também até as 22h.

No segundo turno das eleições, previsto para o próximo domingo (26), 143 milhões de eleitores elegerão o presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

Com o horário de verão, o Acre passou a ter três horas a menos em relação ao horário de Brasília. Por isso, a divulgação dos números das eleições para presidente da República começará às 20h de Brasília. Os resultados para governador nos 13 estados e no DF serão conhecidos logo após o encerramento da votação.

REGIONAL - Fetarn: Entidade endossa indignação de dirigentes comunitários contra aumento de tarifa de luz

O protesto de dirigentes comunitários de diversos municípios potiguares contra o aumento considerado abusivo praticado a partir de agosto pela Companhia Energética do RN (Cosern), supostamente incluindo na fatura valores relativos ao ICMS dos últimos cinco anos, ganhou o aval da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do RN (Fetarn).

“É revoltante. Nós não concordamos com a maneira como a Cosern está fazendo isso [aplicando o aumento nas contas mensais de energia]”, disparou o presidente da Federação, Manoel Cândido da Costa (foto), em entrevista por telefone à Rádio Princesa do Vale, em Assú. O dirigente explicou que a concessionária deixou de embutir na fatura o percentual correspondente ao ICMS desde 2009.

“Só agora quando o Estado faz uma vistoria nesses repasses descobre que estava faltando uma coisa a ser cobrada”, disse. “Esse acúmulo desta diferença que a Cosern deixou de cobrar o Estado quer receber  todo de uma só vez”, completou.

Sob pressão, a companhia decidiu repassar aos usuários o valor da conta. Manoel Cândido citou como exemplo a situação enfrentada pelo Distrito Irrigado do Baixo-Açu (Diba), no perímetro irrigado Oswaldo Amorim, no Vale do Açu. O Diba possuía uma conta de consumo de energia mensal variável entre R$ 120 mil a R$ 140 mil.

Com o acréscimo instituído pela Cosern a fatura para a organização que agrega os colonos do projeto irrigado chegou com um valor de R$ 2 milhões. “Então, é impossível que isso aconteça. Não podemos concordar com isso. Quero deixar claro que a nossa Federação também está revoltada com isso”, reiterou o presidente da Fetarn. Ele disse que os dirigentes de associações rurais que estão sendo surpreendidos com a questão procurem a entidade.

INUSITADO - Idoso compra celulares pela internet e recebe coco e refrigerante na Paraíba

Idoso compra aparelhos celulares pela internet e recebe pelo Sedex dos Correios um coco verde e um refrigerante de 1,5 litro (Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco)
Um idoso de 70 anos, tentado pela oferta de celulares iPhone 6 em promoção em um site de compras, resolveu efetivar a compra com um depósito de R$ 8 mil e o parcelamento de outros R$ 10 mil referentes a dez aparelhos. Mas a surpresa veio com a chegada da caixa do Sedex: no lugar dos celulares, havia um coco verde e uma garrafa de refrigerante de 1,5 litros. O caso foi parar na 12ª Delegacia Distrital e a Delegacia das Defraudações de João Pessoa.

Na manhã desta quinta-feira (23), a vítima foi à Delegacia das Defraudações prestar depoimento e dar mais subsídios ao delegado sobre o caso. De acordo com o depoimento da vítima à polícia, toda a negociação foi feita por um neto dele, de 17 anos, que encontrou os produtos à venda e motivou o avô a fazer a compra.

Segundo o delegado encarregado do caso, Lucas Sá, a compra foi efetivada em um site de classificados online no dia 16 de outubro e quatro dias depois chegou pelo Sedex a caixa contendo o coco e a garrafa. Não há informações sobre a razão da compra deste número de aparelhos. Cada aparelho foi oferecido por R$ 1,8 mil, quando o preço médio é R$ 3 mil.

Lucas Sá confirmou que vai enviar uma cópia do processo para a Polinter do Rio de Janeiro para que a Polícia Civil investigue, já que a conta bancária do beneficiário é do estado fluminense. “A fraude pela internet foi consumada no Rio de Janeiro e a conta bancária do beneficiário é daquele estado, por isso, o procedimento criminal vai ocorrer lá. No entanto, o processo civil vai transcorrer aqui na Paraíba, onde a vítima mora”, frisou.

O delegado também explicou que a polícia tem o número pelo qual a vítima trocou mensagens com o possível responsável pela venda. “No depoimento, a vítima nos deu elementos mais consistentes sobre a compra e onde possivelmente ocorreu. Ao constatar que não tinha recebido os objetos comprados, ele tentou contato com o responsável pela venda, mas foi bloqueado do aplicativo de troca de mensagens por celular”, frisou.

Atenção redobrada
O delegado Lucas Sá recomendou atenção redobrada das pessoas que querem realizar compras pela internet. A principal dica é buscar sites estabelecidos no mercado. “É importante evitar comprar em sites de pessoa física e sempre buscar os sites de compras que já sejam conhecidos do público e estabelecidos no mercado”, frisou.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo e seu grupo político encerram com grande comício no centro da cidade


Encerrando as mobilizações políticas inicias na última terça, o prefeito Abelardo e seu grupo político, encerra hoje com grande comício no centro da cidade. A Caravana do Palanque da Verdade começa por Ponciana por volta das 19h,em seguida vai até o distrito de Tabatinga e ao chegar na concentração marcada no Posto Diniz, o evento se transforma em passeata pela Avenida Angelo Varela até o local do comício nas proximidades do Supermercado Soberano.

O prefeito Abelardo convida à todos, bacuraus e araras para se fazerem presentes no grande comício, a Vigilia da Vitória. As principais lideranças do município foram convidadas e já confirmaram presença da grande festa política.

Fazem parte do grupo político do prefeito Abelardo, a primeira-dama Rita Martins, a vice Emilia Patrícia, a presidente da Câmara Municipal vereadora Ina Mulatinho, os vereadores Nixon, Pedro Eugênio, Lobão, Zé Pedro e Zé de Zeca, os ex-vereadores Cabral, Toinho Olegário, Mê, Edna Melo, o ex-prefeito Geraldo Magela e as principais lideranças dos distritos.

ESPORTE - Lista de Dunga só tem jogadores que atuam fora do país

O treinador Dunga convocou 23 jogadores para os próximos amistosos da seleção brasileira. O primeiro adversário será a Turquia, no dia 12 de novembro, em Istambul. Depois, é a vez da Áustria, no dia 18, em Viena. Desta vez, nenhum jogador do futebol brasileiro foi chamado. As surpresas da lista ficam por conta dos meias Rômulo, Roberto Firmino e Douglas Costa e do atacante Luiz Adriano. 

"Temos que pensar na seleção brasileira, que representa muito o futebol brasileiro. Mas cada momento é especial. Mantivemos contato com muitos treinadores e presidentes de clubes, e somos sensíveis das responsabilidades. Chegamos ao momento oportuno de abrirmos mão de alguns jogadores brasileiros e darmos oportunidades para jogadores lá de fora", explicou Dunga. 


Desde que o capitão do Tetra voltou ao comando da equipe, o time venceu todas as partidas disputadas e não sofreu nenhum gol: Colômbia (1 a 0), Equador (1 a 0), Argentina (2 a 0) e Japão (4 a 0). Sobre os últimos resultados, destacou o entrosamento nos bastidores da seleção. "Temos que ter rendimento com qualidade, e os jogadores estão entendendo. Todos jogando com alegria, qualidade, sabendo que na seleção brasileira tem pressão, cobrança, estresses, mas o prazer tem que estar em primeiro lugar", disse. 

Na coletiva, o coordenador da seleção, Gilmar Rinaldi, e a comissão técnica anunciaram também o novo auxiliar pontual da delegação. Será o ex-zagueiro Oscar Bernardes, que já participou de três Copas do Mundo.

Confira a lista dos convocados: 

Goleiros
- Rafael Cabral
- Neto
- Diego Alves

Zagueiros
- David Luiz
- Marquinhos
- Thiago Silva
- Miranda

Laterais
- Mario Fernandes
- Alex Sandro
- Filipe Luís
- Danilo

Meias
- Luiz Gustavo
- Rômulo
- Fernandinho
- Casemiro
- Oscar
- Firmino
- Willian
- Lucas
- Philippe Coutinho
- Douglas Costa

Atacantes
- Neymar
- Luiz Adriano 

SORTE - Mega-Sena acumula de novo e deve pagar R$ 60 milhões no sábado

A Mega-Sena acumulou de novo! Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.646 desta quarta-feira (22), e estimativa da Caixa Econômica Federal, é que o prêmio chegue aos R$ 60 milhões no próximo sábado (25).

Os números sorteados hoje foram: 19 - 23 - 34 - 40 - 41 - 58.

Apesar de não ter acertador na Sena, 126 pessoas fizeram cinco números e ganharam R$ 39.714,43 cada. Outras 10.700 acertaram quatro dezenas e receberão R$ 668,09 cada.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país.

ALTO DO RODRIGUES - Soberano tem a receita para você ganhar 2 motos 0km com apenas R$ 30


ELEIÇÕES - Eleitores que não votaram no 1º turno poderão votar no 2º

Os eleitores que não votaram no 1º turno das eleições deste ano podem exercer o seu direito civil normalmente neste domingo (26), durante o 2º turno. A regra vale para todos, mesmo para quem ainda não foi ao um cartório eleitoral para esclarecer a ausência.   Neste caso, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral até o dia 4 de dezembro e apresentar o requerimento de justificativa e a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.   Aquele que não comparecer no dia das eleições e nem justificar a ausência pode optar por pagar multa no valor de R$ 3,51. Para isso é necessário se dirigir a um cartório eleitoral portando o título de eleitor. 

Impedimentos   
Sem o comprovante de votação, ou de quitação de suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa.   Caso não votem nem justifiquem a ausência, os servidores públicos ficam sem receber seus vencimentos até regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral.   

Quem não votar em três eleições consecutivas - considerando cada turno uma eleição - e não justificar sua ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada.   Essa regra não se aplica aos eleitores para quem o voto é facultativo - analfabetos, jovens entre 16 e 17 anos, e os maiores de 70 anos - e aos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.   Eleitor no exterior   O brasileiro que estava no exterior no dia do pleito, e não se cadastrou para votar no país onde se encontra, tem até 30 dias contados de seu retorno ao Brasil para justificar a ausência no cartório eleitoral. 

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo participa da cerimônia de entrega de 130 certificados do Pronatec

O prefeito Abelardo Rodrigues e demais autoridades, entre elas, a equipe gestora do PRONATEC/EAJ/UFRN, participarão no início da noite desta quinta, no auditório da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo, a partir das 18h, da entrega de certificados de conclusão cursos para 130 alunos. 

A parceria entre a prefeitura municipal, através a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) já formou mais de 240 pessoas em diferentes cursos.

Nesta quinta, receberão seus certificados de conclusão, alunos dos cursos de Manicure, Pedicure, Maquiador, Caldeireiro, Eletricista e Recepcionista em Serviço de Saúde.

Essa será a maior entrega de certificados de conclusão de cursos entre a prefeitura e Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, através dos cursos do Pronatec

ELEIÇÕES - "Defendo um governo comandado por alguém com compromisso, experiência e idealismo"

"É com muito prazer que estamos aqui corajosamente e com muita emoção defendendo um governo que seja comandado por alguém com compromisso, experiência e idealismo. E essa pessoa é Henrique Alves", disse Wilma de Faria em comício-relâmpago nas Quintas ao final da Caminhada 15 das Mulheres nesta quarta-feira (22).

E conclamou seus eleitores a multiplicar os votos para o peemedebista nesta reta final do segundo turno: "Agradeço os 146 mil votos que tive em Natal e peço que os que confiam em mim votem em Henrique e peçam também aos amigos para votarem no melhor para o Rio Grande do Norte. Tenham coragem e somem esforços. Temos quatro dias para intensificar a campanha".

Henrique agradeceu a parceria com a ex-governadora Wilma e grande contribuição à sua campanha. "Quando fui buscá-la para nossa campanha foi pela sua experiência, história de luta e pela guerreira que sempre foi e é. Estamos juntos aqui e para governar depois".

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Léo Souza


Queremos mandar "parabéns pra você" para o nosso amigo e leitor, Léo Souza, estudante de direito que completa hoje mais um ano de vida.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Erivaneide Medeiros


Queremos nesta quinta, parabenizar a nossa amiga do peito e leitora fiel do blog, Erivaneide Medeiros que hoje comemora mais um ano de vida. 

ALTO DO RODRIGUES - Bacuraus e araras estarão presentes no comício de encerramento

Hoje será o dia do encerramento dos comícios em todo o Brasil, no município, os bacuraus e araras, farão uma grande concentração com a Caravana do Palanque da Verdade sob o comando do prefeito invicto Abelardo Rodrigues e seu grande leque de lideranças. 

Os distritos de Ponciana e Tabatinga, receberão a Caravana do Palanque da Verdade, em seguida, grande concentração nas proximidades do Posto Diniz, de onde sairão em passeata pela Avenida Angelo Varela, até o palco central montado perto do antigo restaurante do galego.

AFONSO BEZERRA - Partido Republicano municipal têm as contas aprovadas pela juiza eleitoral e MP

A juíza eleitoral da 54ª zona eleitoral Dra Valéria Maria Lacerda Rocha e o Ministério Público aprovaram a prestação de contas do Partido Republicano (PR) municipal. A decisão está publicada no Diário Oficial da Justiça e refere-se ao ano base de 2013. "Analisando os autos, tanto a Unidade Técnica quanto o Ministério Público Eleitoral opinaram pela aprovação das contas", diz a juíza eleitoral em sua publicação.

A obrigatoriedade da prestação de contas dos Partidos Políticos encontra-se prevista na Lei n.º 9096/95 – Lei dos Partidos Políticos c/c a Resolução/TSE n.º 21841/2004, e tem como finalidade permitir que a Justiça Eleitoral tome conhecimento da origem e destinação dos recursos públicos.

ELEIÇÕES - Felipe e Garibaldi participam de mobilização de Henrique em Lagoa Salgada

Em Lagoa Salgada, o deputado federal Felipe Maia participou na quarta-feira (22), de comício em prol do candidato ao governo do estado, Henrique Eduardo Alves. Na ocasião, o parlamentar esteve acompanhado do ministro da Previdência Social Garibaldi Alves, do ex-prefeito Ozivan Queiroz, de vereadores e lideranças da região do Agreste potiguar.

Em suas palavras direcionadas aos cidadãos na Praça João Serafim, mais conhecida por “Praça do Bacurau”, o deputado destacou a força política que Henrique possui. “Dos 24 deputados estaduais, 18 estão com ele. Seis dos oito deputados federais e dois dos três senadores também colaborarão para o seu projeto que é administrar o Rio Grande do Norte. Quem quer que o estado cresça, Henrique é a solução”, enfatizou Maia que também pediu voto para o candidato à presidência da República Aécio Neves.

ALTO DO RODRIGUES - Aproveite as super promoções de reinauguração da loja Pedrinho Eletromóveis


ELEIÇÕES - Cidades de Carnaubais, Porto do Mangue e Ipanguaçu terão transmissão descentralizada

Depois do sucesso no 1º turno, a juiza eleitoral da 29ª zona, a Dra Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, publicou portaria para a divulgação de resultados nas eleições do 2º turno, no próximo domingo. A transmissão descentralizada nas cidades de Carnaubais, Porto do Mangue e Ipanguaçu acontecerá nas seções abaixo, confira a lista. 

ESTADO - TJRN condena ex-prefeitos de Governador Dix-Sept Rosado à prisão e pagamento de multa

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) apreciou na sessão desta quarta-feira (22), ação penal sob a relatoria desembargador Vivaldo Pinheiro. O processo tem como autor o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que requer a condenação dos ex-prefeitos do município de Governador Dix-Sept Rosado, Anaximandro Rodrigues do Vale Costa e seu pai Francisco Adail Carlos do Vale Costa, em face da ocultação e supressão de documentos públicos que tinham sob guarda, em virtude do cargo de prefeito.

Após ampla discussão, leitura de relatório, concessão do parecer do Ministério Público do Rio Grande Norte e discutidas as preliminares, foi tratado o mérito da ação. O relator votou pela condenação de ambos os réus à prisão em regime inicialmente aberto, com pena de dois anos e três meses, cada um. Além da prisão, ambos terão que pagar individualmente multa diária de dois salários mínimos por 30 dias, totalizando R$ 46.668,00, cada um.


Posto o caso em votação, os desembargadores acolheram a decisão do relator, à unanimidade, acrescentando ainda, por maioria de votos, a suspensão dos direitos eleitorais e políticos e a perda de cargos públicos, a ser aplicado após o trâmite em julgado.

ALTO DO RODRIGUES - Coleta de lixo domiciliar de hoje acontece nos seguintes bairros


ELEIÇÕES - Recepcionista vai à Justiça contra Robinson Faria

Recibos comprovam o pagamento de R$ 15 mil feito pela recepcionista para aquisição do imóvel do vice-governador Robinson Faria
Os apartamentos do vice-governador Robinson Faria, candidato do PSD ao Governo do Estado, no condomínio Jangadas, em Nova Parnamirim, estão à venda e pelo menos um deles é objeto de contenda judicial com o comprador. A recepcionista Suzanna Vidal Borba acertou, com uma imobiliária de Natal, a compra por  R$ 119.800,00 do apartamento 203 na torre 23 do residencial, um dos 96 listados como sendo de propriedade de Robinson Faria. A recepcionista pagou à Bezerra Imóveis R$ 15 mil de sinal pelo negócio, entre os dias 11 e 13 de setembro do ano passado, mas até agora não recebeu o apartamento. 

Passado um ano do pagamento, no último dia 30 de setembro o caso foi parar na  Justiça. No Sétimo Juizado Especial Cível Central de Natal tramita o processo 0801505-96.2014.8.20.5004 que tem como réus Robinson Faria e a imobiliária responsável pela intermediação da venda. Os dois já foram citados e uma audiência de conciliação marcada para o dia 18 de novembro, às 08h40.

Suzanna Vidal comentou, no Instagram, uma reclamação sobre o negócio em que se sente frustrada. “Eu fiquei no prejuízo de R$ 15 mil. Este valor para vocês, riquinhos, provavelmente é insignificante. Mas para mim custou anos de trabalho”, lamentou. Segundo a advogada Emanuelly Sousa, não houve qualquer justificativa da parte de Robinson Faria e da imobiliária responsável acerca do atraso. “Mesmo após um ano do pagamento da entrada contratual ter sido efetivada, não houve qualquer manifestação quanto a entrega do bem objeto deste contrato. A negativa de ressarcimento pelos requeridos só demonstra a má-fé com que conduzem suas operações”, disse a advogada.

O pagamento do valor da entrada foi realizado em duas parcelas. A primeira, no dia 11 de setembro de 2013, foi de R$ 5 mil. A segunda, de R$ 10 mil, foi paga dois dias depois, de acordo com os recibos anexados no processo. Além disso, a recepcionista ganhou um subsídio de R$ 15.774 do Governo Federal através do Minha Casa, Minha Vida. Foram financiados R$ 89.026 e não houve dificuldades na aprovação do financiamento pela instituição financeira, ainda segundo com os termos da ação na Justiça.

A entrada em dinheiro foi fruto das economias de Suzanna. “O valor apresentado pela autora foi fruto de grande sacrifício, na qualidade de recepcionista, a renda da Sra. Suzanna é muito baixa, arcando essa com todas as despesas de seu lar, após anos economizando, na tentativa de adquirir um imóvel próprio, a autora encontra-se hoje morando na residência de amigos”, diz a advogada no processo. 

Nas palavras da advogada Emanuelly Sousa, a recepcionista depende hoje da caridade de amigos para ter onde morar. “Enquanto os requeridos capitalizam e usufruem dos valores dados em garantia para um contrato que nunca se efetivou, a autora amarga a angústia e o desconforto de estar vivendo em casa de terceiros, dependendo exclusivamente da caridade de amigos, tendo as suas economias retidas por empresários de condições sociais infinitamente superiores”, argumenta a advogada.

 Suzanna Vidal pede na ação a entrega imediata do apartamento ou a devolução do valor de R$ 15 mil, pago há mais de um ano, em dobro e com as respectivas correções monetárias. Além disso, pede indenização por danos materiais de R$ 30 mil e a condenação de Robinson Faria e da imobiliária por danos morais.

Outro lado
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou a Assessoria de Imprensa do candidato Robinson Faria e foi informada de que o candidato não irá se pronunciar sobre o assunto da venda do apartamento para a recepcionista Suzanna Vidal Borba. A reportagem também telefonou seguidamente para o empresário Valdemir Bezerra, proprietário da Bezerra Imóveis, mas ele não atendeu as chamadas.
tribunadnorte

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Dia "D" da Campanha contra o câncer de mama, foi um sucesso

Um grande número de mulheres, compareceram no largo do hospital para participar do "Dia D", evento organizado pela secretaria municipal de saúde e com total apoio da prefeitura municipal. As mulheres tiveram a oportunidade de fazer o exame da mama, receber informações sobre prevenção e ainda participaram de sorteio de brindes, oferecidos pela secretaria municipal de saúde. Enquanto as mães participavam das atividades alusivas ao tema, as crianças puderam se divertir com brinquedos. 







fotos: Sueldo Cabral

ELEIÇÕES - Dilma e Aécio fazem acordo no TSE para acabar com ataques no horário eleitoral

As coordenações jurídicas das campanhas dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais entraram em acordo hoje (22) para arquivar todas representações que foram protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todas são referentes às eleições de 2014. O acordo firmado entre as coligações da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) foi homologado por unanimidade pelos ministros do TSE.

Com a decisão, as coligações comprometeram-se a priorizar o debate de ideias no espaço horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. O acordo foi acertado entre os advogados das duas coligações após a decisão na qual o tribunal entendeu que a propaganda eleitoral não pode ser usada para ofensas pessoais.  O novo entendimento sobre a matéria, firmado na semana passada, provocou suspensões de trechos da propaganda dos dois candidatos.

A propaganda eleitoral gratuita veiculadas no rádio e na televisão termina na próxima sexta-feira (24). Também é a data limite para a divulgação da propaganda eleitoral paga na mídia escrita e para os debates.

ALTO DO RODRIGUES - Caravana do Palanque da Verdade encerra mobilizações políticas nesta quinta


ELEIÇÕES - Coligação de Henrique emite nota de solidariedade

A Coligação União pela Mudança vem a público prestar solidariedade a todas a famílias do Rio Grande do Norte que aguardam, pacientemente, na fila do Minha Casa Minha Vida. Quando foi relator do Programa, Henrique lutou pela mudança do texto original e expandiu o Minha Casa Minha Vida para todos os municípios brasileiros, beneficiando assim, milhares de famílias nas pequenas cidades do Rio Grande do Norte. 

Henrique assume o compromisso de, eleito governador, construir 28 mil moradias para, assim, diminuir o déficit habitacional do nosso estado e realizar o sonho de milhares de famílias potiguares.


ELEIÇÕES - Henrique cresceu e Robinson diminui segundo últimas duas pesquisas

Certus Estimulada 2 turno
De acordo com as duas últimas pesquisas eleitorais, um do Ibope e a divulgada nesta noite, o candidato Henrique Alves do PMDB, cresceu, enquanto o vice-governador de Rosalba e candidato ao governo do estado, Robinson Faria, diminui

Na pesquisa Ibope do dia 15 de outubro
Henrique Alves estava com 46%
Robinson Faria pontuava 54%

Na pesquisa desta quarta, do Instituto Certus
Henrique está com 48%
e Robinson Faria com 51%

Rejeição para o governo
Certus Rejeição
Na pesquisa Ibope do dia 15 de outubro
Henrique tinha 47%
Robinson Faria tinha 35%

Na pesquisa desta quarta, do Instituto Certus
Henrique tem 35,83%
Robinson Faria tem 28,54%

Para presidente, Pesquisa Certus/Blog do BG dá vitória folgadaaaaa para a candidata do PT, Dilma Rousseff
Certus Presidente Estimulada

JUSTIÇA - Facebook é condenado a tirar do ar perfil com ofensas a prefeito

Com base no Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), o juiz José Roberto Ramos, titular da Comarca do Município de São José da Laje, em Alagoas, determinou que o Facebook retire da rede social um perfil que trazia difamações contra o prefeito da cidade, Bruno Rodrigo Valença Araújo. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 5 mil.

De acordo com os autos, o dono do perfil se identifica como “José Vicente” e tem divulgado  fotografias e informações da vida pessoal do prefeito. Alegando que o material veiculado era de cunho “difamador e injurioso”, Rodrigo Valença ingressou com ação na Justiça.

Ao analisar o caso, o juiz concedeu liminar favorável ao prefeito no último dia 5 de setembro. José Alberto Ramos determinou que, além de retirar o perfil da rede, o Facebook terá que excluir as postagens e compartilhamentos de qualquer usuário que tenha se utilizado dos conteúdos da referida página. A empresa deverá ainda entregar a identificação do dono do perfil, indicando o número de IP usado por ele, com os registros de conexão e de acesso ao site, assim como de todo e qualquer outro usuário que tenha replicado os conteúdos.

“A parte autora trouxe documentos que apontam a existência do perfil 'José Vicente', bem como exemplos das postagens e os respectivos conteúdos. Inclusive, podem-se ler diversos comentários de terceiros nas imagens e mensagens postas por aquela pessoa em sua página alocada no sítio da internet [...]. A partir daí, reputo haver a prova inequívoca ou verosimilhança das alegações do autor”, afirmou o juiz.


Ao citar o Marco Civil da Internet para embasar sua decisão, Ramos destacou que “as previsões legais contidas na lei são fruto de grande clamor social, político e jurídico diante da lacuna até então existente no país acerca dos atos praticados e conteúdos disponibilizados na internet”. Com 

JUSTIÇA - Google deve pagar indenização por deixar de revelar IP de blogueiro

Quando o provedor de conteúdo é notificado sobre publicações ofensivas na internet e não toma nenhuma providência, deve responder solidariamente como autor da publicação. Esse foi o entendimento da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça da Paraíba ao determinar que a Google Brasil pague R$ 8 mil por não ter fornecido o número de protocolo (IP) de um blogueiro.

O caso envolve uma indústria de papel que queria excluir publicações de um blog que, segundo a empresa, prejudicavam sua imagem. A companhia disse que chegou a entrar em contato com a Google para que o material fosse retirado do ar, mas o pedido não foi atendido.

O juízo de primeira instância avaliou que o provedor deveria indenizar a empresa por ter ignorado a solicitação. Mas a Google recorreu, alegando ser impossível informar o IP do blogueiro, porque as publicações haviam sido divulgadas há mais de oito meses, período no qual informações são armazenadas. A ré afirmou ainda que não poderia controlar o conteúdo publicado pelos blogueiros que hospeda.


Segundo o desembargador Ricardo Porto, relator do caso, provedores que mantêm blogs e são comunicados por quem se sente ofendido assumem responsabilidade subjetiva quando deixam de tomar providências. A tese, comum no Superior Tribunal de Justiça, tem sido mantida na corte mesmo depois de entrar em vigor o Marco Civil da Internet, de acordo com o desembargador. O acórdão ainda não foi publicado. Com informações da Diretoria de Informação do TJ-PB.