Memorial às vítimas de Covid

sábado, 16 de agosto de 2014

COTIDIANO - Dormir nua faz bem à saúde, veja os motivos

Você já deve ter ouvido falar que dormir sem calcinha faz bem à região íntima, pois a deixa respirar. Entretanto, o hábito ainda é para poucos. Para se ter ideia, uma pesquisa realizada nos EUA apontou que apenas 10% das norte-americanas tiram a roupa para dormir.

Em contrapartida, a revista Cosmopolitan listou alguns motivos que podem convencê-la de que dormir nua é uma boa alternativa, já que faz bem para pele, melhora a autoestima e as relações afetivas, entre outros benefícios. Então, deixe o seu preconceito e pudor de lado, confira as nossas dicas e se liberte:
 
Conheça os benefícios de dormir sem roupa
 
- Livre das bactérias: aquela velha história de que a região íntima precisa respirar é verdadeira. Passamos muito tempo vestidas. Peças como calça jeans, por exemplo, abafam ainda mais a região e ambiente quente favorece o crescimento de bactérias. Por isso, passar alguma horas sem calcinha ajuda na prevenção de infecções;
 
- Melhora a circulação sanguínea: calcinhas justas e com elásticos fortes, a armação do sutiã e as camisas atrapalham o fluxo sanguíneo. Além disso, enquanto o pijama pode se enroscar em algum lugar, impedindo os seus movimentos, com a camisola você corre o risco de ficar descoberta durante à noite. Experimente a sensação de liberdade pelo menos durante algumas horas de sono;
 
- Pele e cabelos bonitos: a temperatura noturna alta interrompe a liberação de melatonina e dos hormônios de crescimento, responsáveis pelo antienvelhecimento do corpo. Com a queda de temperatura corporal, o hormônio do crescimento é liberado e trabalha em sua magia regenerativa, favorecendo a pele e o cabelo;



- Sono relaxante: muitos gostam de um local quentinho para dormir, ainda mais durante o inverno. Entretanto, a temperatura corporal cai durante à noite como uma resposta natural do organismo. Então, segundo especialistas deixar o ambiente muito quente pode atrapalhar o sono;
 
- Alimentação fora de hora: quando dormirmos sem roupa nosso sono é mais profundo, fazendo com que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diminua. Quando o sono é interrompido no meio da noite, o nível de cortisol aumenta, fazendo com que a gente acorde com fome e vontade de comer;
 
- Autoestima elevada: ficar nua nos torna mais confortáveis em relação ao nosso corpo, desvalorizando as imperfeições que tentamos esconder no dia a dia com a ajuda das roupas. Aceitando a forma natural do nosso corpo, aprendemos a amá-lo e nos sentimos mais atraentes. Além disso, quando em sintonia com sensações como o frescor do ar, nos sentimos mais sexy, aumentando a nossa confiança;
 
- Relação favorecida: se dormir nua sozinha já é bom, imagina com o seu amor ao lado. Não parece, mas as roupas inibem a relação, provocando uma barreira entre o casal. Quando dois corpos nus entram em contato, liberta-se oxitocina, hormônio produzido pelo hipotálamo que traz benefícios à saúde como a redução da pressão arterial e do estresse, fazendo com que vocês acordem mais bem dispostos, além de aumentar a probabilidade de atingir o orgasmo caso vocês façam sexo.

ALTO DO RODRIGUES - Neste sabadão, nada melhor do que saborear o melhor açaí da cidade


ELEIÇÕES - Henrique diz que está pronto, amadurecido, sem ódio e sem medo para fazer um RN melhor

“Eu já acertei muito e já errei muito também. Aprendi quando acertei, aprendi mais ainda quando errei. Aprendi quando ganhei e aprendi ainda mais quando perdi. Esse aprendizado me fez chegar hoje aqui e dizer que estou pronto, amadurecido, sem ódio e sem medo, para fazer um governo que traga o melhor para o Rio Grande do Norte” – Henrique, na noite desta sexta-feira, durante a Caravana da Mudança pelo Médio Oeste.

ALTO DO RODRIGUES - Igreja católica realiza neste domingo o III Congresso Jovem, veja a programação

Programação

08h – Acolhida e louvor
08h30 – Oração Inicial
09h – Tema: Ide e fazei discípulos meus todos os povos (Irmã Joana das Paulinas)
10h30: Intervalo
11h: Adoração
12h Almoço
13h30: Volta a plenário e louvor
14h: Dinâmica
16h: Intervalo
16h30: Santa Missa e encerramento

ECONOMIA - Aproveite as super ofertas das lojas Pedrinho Eletromóveis


ESPORTE - América enfrenta o Icasa tentando embalar na disputa da Série B

Embalado pela classificação histórica em cima do Fluminense na Copa do Brasil, o América volta a campo neste sábado (16) em busca da recuperação no Campeonato Brasileiro da Série B. Vindo de duas derrotas seguidas para o Santa Cruz e Boa Esporte, o time alvirrubro precisa vencer o Icasa, às 16h20, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, pela 16ª rodada. Para lutar pelos três pontos, o técnico Oliveira Canindé contará com os retornos de Roberto Dias, Wanderson, Daniel Costa e Fabinho.

O zagueiro e o ala-esqquerdo estão impedidos de atuar pela Copa do Brasil pois já jogaram a competição por outro clube, enquanto Fabinho, o motor do meio-campo alvirrubro está recuperado de lesão. Com os três reforços, Canindé Oliveira terá em campo praticamente o time titular completo, já que Arthur Maia se encontra há 30 dias afastado dos gramados. A única dúvida é com relação ao camisa 10. Depois da boa partida de Andrezinho e Artur Henrique contra o Fluminense, Canindé deverá optar por apenas um, já que Fabinho volta ao time.

O América não faz boa campanha na Série B. Com apenas 20 pontos, em 13º lugar, o time potiguar espera vencer para voltar a sonhar com G4. Hoje a distância para o quarto colocado, no caso o Avaí, é de sete pontos. Já o Icasa tem dois pontos a menos, mas quer se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. O time é o 14º e está dois pontos na frente do Oeste, primeiro time na zona da degola.

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: Marcilia Delânia


Neste sábado, queremos parabenizar uma das melhores vozes do município, Marcília Delânia, que festeja hoje mais um ano de vida. Deus lhe abençõe

LUTO - Cortejo fúnebre foi alterado a pedidos da família Campos e irá passar por bairros populares

O percurso da Base Aérea do Recife até o Palácio do Campo das Princesas foi alterado. A informação foi repassada na manhã deste sábado pelo secretário estadual de imprensa, Ivan Maurício. A previsão é que os corpos do candidato a presidência Eduardo Campos (PSB), do jornalista Carlos Percol, do fotográfo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lira e de Pedro Valadares, assessor da campanha, cheguem entre às 20h e 22h deste sábado ao Aeroporto Internacional dos Guararapes (Gilberto Freite), no Recife. Os corpos dos dois pilotos, Geraldo Cunha e Marcos Martins deverão ser encaminhados também no final da tarde deste sábado até os estados de Minas Gerais e Paraná, onde estão suas famílias, respectivamente.

No caso dos pernambucanos e do sergipano Pedro Valadares, um avião da Força Área Brasileira (FAB) de grande porte, intitulado de Hércules, deverá fazer o traslado aéreo. Uma vez em solo, as vítimas do acidente serão transportadas até o palácio em uma viatura do Corpo de Bombeiros local, que passará primeiramente pela Rua Maria Irene, na Imbiribeira, seguindo pela Avenida Mascarenhas de Moraes. A FAB adiantou neste sábado que o desembarque será aberto para jornalistas.

A partir daí, o caminho sofre modificações. Anteriormente, o cortejo passaria pelo Viaduto Tancredo Neves, pela rua Ernesto de Paula Santos até a Avenida Boa Viagem. Agora, no novo trajeto divulgado neste sábado, a preferência ficou com bairros mais populares, e o cortejo seguirá então pela Ponte Motocolombó, Largo da Paz, Avenida Sul, Rua Nicolau Pereira, Estrada dos Remédios, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio, Rua Cônego Barata, Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar (que recebeu o nome do avô de Eduardo Campos), Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Praça da República e, finalmente, Palácio do Campo das Princesas, onde o velório terá inicio imediatamente.

No domingo (17), haverá uma missa campal às 10h. As visitas serão permitidas até às 16h. Às 17h, uma caminhada será organizada desde o palácio até o Cemitério de Santo Amaro, onde o corpo de Eduardo Campos será enterrado ao lado do túmulo de seu avô, Miguel Arraes. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo velório e o enterro.

NATAL - Nota de esclarecimento em relação aos transportes coletivos

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) vem a público manifestar, em nome de todo sistema de Segurança, o mais profundo pesar pelo falecimento do motorista de ônibus, Francisco Izaque de Faria, de 37 anos, vitimado durante um assalto na noite desta sexta-feira (15), em Parnamirim.

Por orientação do Secretário de Segurança pública, será agendada para esta semana uma reunião com todos os órgãos que compõem o sistema de segurança e também transportes urbanos para, e outros segmentos interessados, pra debater medidas para a melhoria do setor de transportes. Esta reunião pretende unir tanto o sistema de gestão Estadual quanto o Municipal.

Nesta segunda-feira (18) será concedida pelo Secretário Eliéser Girão Monteiro, uma entrevista coletiva no Centro de Comando e Controle Regional (Ciccr) para abordar o tema, em horário a definir.

A Secretaria solicita a população que seja mantido o espirito de paz característicos da sociedade potiguar no sentido que não aja o cerceamento do direito de ir e vir da população em Geral. Ainda a Sesed solicita a participação permanente da população no auxilio à Segurança e na busca de responsabilidades participando ativamente por meio do Disk Denúncia (181).


ESTADO - Candidato a federal, Rafael Motta comemorou aniversário na estrada

Alfredo Neto (filho de José Alfredo), Duarte Júnior (vereador), Djalma (vereador), Iraneide (esposa de José Alfredo) e José Alfredo (ex-prefeito) 
Candidato a deputado federal pelo PROS do RN, o vereador de Natal Rafael Motta comemorou o seu aniversário ontem (15) na estrada. Rafael cumpriu agenda no município de Areia Branca, na região da Costa Branca, a 330 quilômetros de Natal. 

Em Areia Branca, Rafael foi recebido pelo ex-prefeito José Alfredo e pelos vereadores Duarte Júnior, Djalma e João de Beguinho, este candidato a deputado estadual pelo PROS, e participou da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, além de reunião com colaboradores da campanha. "A procissão é um dos momentos mais importantes e emocionantes da região e não poderíamos deixar de participar e pedir proteção a padroeira dos marítimos", comentou Rafael. 

Depois de retornar a Natal, o candidato ainda prestigiou uma festa de formatura de concluintes do curso de Direito. Hoje, Rafael segue para o Oeste, onde permanece até a segunda-feira (18). 
Foto: Jailton Rodrigues

SERRA DE SÃO BENTO - Festival Gastronômico foi um sucesso

O Festival Cultural e Gastronômico de Serra de São Bento voltou ao cenário dos grandes festivais gastronômicos do estado em novo formato em 2014, agregando projetos culturais e mostrando a moda produzida na cidade, e claro, a boa gastronomia da região, prato principal da festa, que começou na quarta-feira, 7, terminando somente nas primeiras horas da madrugada desta segunda-feira, 11,  com show de Socorro Lima, ex-vocalista da banda Cavalo de Pau.

Segundo dados da Polícia Militar pelo menos 30 mil pessoas passaram pelo evento nos últimos quatro dias. A tranquilidade também foi uma das marcas da festa, que no domingo, 10, promoveu dentro da sua programação social a tradicional cavalgada. Na sua oitava edição, a caminhada a cavalo reuniu cerca de 400 pessoas, entre homens, mulheres e crianças em um percurso de 12 quilômetros.  

Moda no cardápio

A moda produzida por confecções locais foi outro destaque na programação. Quatro grifes da cidade mostraram na passarela coleções de moda infantil, adulto e peças intimas, potencializando o pequeno polo de confecções da cidade.

Um dos pontos altos dos desfiles ficou reservado para as criações dos alunos do curso de estilismos do Pronatec, ministrado pela estilista paulista Milena Schincariol. O curso compactuado com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e a Secretaria Municipal de Assistência Social formou vinte e dois alunos.

Balanço

Para o prefeito Emanuel Faustino, o festival deste ano mostrou que é possível reinventar um evento que já tem tradição, ampliando a participação da comunidade. “Abrimos a festa para os artesãos, os projetos culturais apoiados pela prefeitura e aos restaurantes locais, que receberam total apoio para expor e comercializar seus pratos, movimentando a economia local”, lembrou o prefeito. 

A iniciativa do prefeito em retomar o evento foi elogiada pela prefeita de Martins Olga Fernandes, que visitou o festival no domingo. “Serra de São Bento está de parabéns, encontrei aqui uma festa organizada com muito carinho pelo prefeito Emanuel Faustino, que driblou as dificuldades que vivemos nos pequenos municípios e fez esse evento acontecer com muito brilho”, concluiu a prefeita. 

O Festival Cultural e Gastronômico além da prefeitura de Serra de São Bento, contou com o apoio da iniciativa privada, do Sebrae e da Fecomercio/RN, através do SESC/SENAC. “Sem a parceria dos governos federal e estadual, não tinha como acontecer o festival sem esses parceiros que acreditaram no potencial gastronômico, cultural e turístico de nossa cidade”, finalizou o prefeito Emanuel Faustino.

Primeira-dama Graça Rodrigues, com a equipe Benditas Mãos

Prefeito Emanuel Faustino, puxando a cavalgada

Prefeita de Martins Olga com o prefeito Emanuel

BOM JESUS - Por falta de público, Robinson Faria Faria não fez discurso no município

Trio esperando público que não compareceu
Foi pífia e constrangedora  a passagem do vice-governador e candidato ao governo Robinson Faria (PSD), pela cidade de Bom Jesus, no início da noite da última terça-feira, 12, durante o passagem da “Caravana da Liberdade” pelo município. Robinson já vinha de outras cidades da região em caravana e ao chegar em Bom Jesus não encontrou a oposição articulada, deixando a cidade sem fazer um só discurso, já que no local reservado para o final da carreata, apenas um trio elétrico ficou estacionado e o eleitor não compareceu ao que seria um comício relâmpago. 

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura e Pronatec abrem vagas, dia 18, para um dos cursos mais solicitados

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com a Prefeitura Municipal, está com pré-matrículas abertas para o curso profissionalizantes de  Soldador de Eletrodo que será realizado em Alto do Rodrigues e distritos.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social serão disponibilizadas um total de 40 vagas, 20 para os moradores da zona urbana do município e 20 para os da zona rural. Para se matricular no curso, os interessados deverão atender aos seguintes critérios: ter o Número de Identificação Social (NIS) ou PIS, está desempregado ou em busca do primeiro emprego.

Os interessados que preencherem os requisitos acima citados, poderão procurar a secretaria municipal de Assistência Social (manhã e tarde) no centro da cidade, e na zona rural o Núcleo de Serviço de Convivência, localizado no Distrito de São José.

Os cursos são totalmente gratuitos e serão ministrados por profissionais através do Senai e todos os estudantes terão direito a material didático gratuitos.

NATAL - Rodoviários protestam por conta da morte de companheiro de trabalho, ocorrida ontem

Motoristas e cobradores de diversas linhas de ônibus fazem paralisação na Ribeira, zona leste de Natal e nas avenidas Prudente de Morais, nos dois sentidos e na Jaguarari no sentido de Nova Descoberta.  Desde o início da manhã deste sábado (16), eles fazem um protesto em virtude da morte em assalto de um motorista de ônibus, que ocorreu em Parnamirim na noite de ontem (15). 

Devido a paralisação, o trânsito está lento principalmente nas avenidas Prudente de Morais e Bernardo Vieira. Até as 8h30 os rodoviários estavam bloqueando a avenida com pedras e fechando duas faixas com os ônibus, porém, eles chegaram a um acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), de fechar apenas uma faixa nos dois sentidos da Prudente de Morais.


De acordo com o motorista Arnaldo Dias, um dos organizadores do protesto, os rodoviários querem uma resposta do Governo em relação a segurança dos trabalhadores da categoria. "Se não tivermos uma resposta, na segunda-feira faremos outra paralisação", afirma Arnaldo. 

A categoria se mostra insatisfeita com a violência aos motoristas e cobradores de ônibus na capital potiguar. A parada não tem horário para término definido.  



ELEIÇÕES - Custo das campanhas chega perto dos R$ 5 bilhões

Acostumados com campanhas eleitorais cada vez mais caras, os partidos políticos terão de apertar o cinto se o financiamento público entrar em vigor nas eleições de 2016, como indicam os primeiros votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgam uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a esse respeito. Se a regra já estivesse em vigor, as campanhas deste ano para presidente, governador, senador e deputado (federal e estadual), orçadas em R$ 4,9 bilhões, teriam de ser produzidas com pouco menos de ¼ desse valor, ou R$ 1,155 bilhão.


O cálculo tem como base o Projeto de Lei do Senado 268/2011, apresentado como conclusão dos trabalhos da Comissão de Reforma Política e que serve de parâmetro para as discussões sobre o tema no Congresso. Nele, empresas estariam impedidas de doar às campanhas até 2% de seu faturamento bruto obtido no ano anterior à eleição.

Com a mudança, caberia ao Tesouro Nacional depositar os recursos em uma conta no Banco do Brasil em nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por fazer a divisão do dinheiro entre os partidos de acordo com sua representação no Congresso.

Para bancar os pleitos de dois em dois anos, os parlamentares chegaram à conclusão de que R$ 7 por eleitor (valores de 2011) seriam suficientes, ou R$ 8,15 considerando a inflação do período. Multiplicado pelos 141,8 milhões de brasileiros aptos a votar, o montante resultaria em R$ 1,155 bilhão, abaixo das despesas eleitorais de 2002, na época bancada por R$ 798 milhões, ou R$ 1,6 bilhão em valores de hoje.

Esse dinheiro mal pagaria a campanha dos 85 principais candidatos a governador dos 26 Estados e do DF. De acordo com levantamento do jornal "Folha de S.Paulo", a previsão de gasto desse grupo é de R$ 2,1 bilhões este ano. Segundo o TSE, para o posto de senador, os 178 candidatos planejam desembolsar até R$ 1 bilhão, enquanto, para os cargos de deputado federal e estadual, as despesas beiram os R$ 900 milhões.

Somente os 11 presidenciáveis projetam gastar R$ 918,4 milhões em 2014, 9,6% acima dos R$ 830 milhões declarados na campanha de 2010 e o equivalente a quase tudo (79%) que estaria disponível se o financiamento público já estivesse valendo.                                Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/

TRÂNSITO - Cirurgias ortopédicas: 90% são por acidentes de motos

O setor de Ortopedia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal unidade de saúde pública do Estado e o único “portas abertas” para casos de traumas ortopédicos na Grande Natal, faz 200 cirurgias por mês, das quais 180 são em vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, o correspondente a 90% da demanda. Os acidentes de moto também são responsáveis por 43,9% das colisões com vítimas fatais registrados em Natal durante o primeiro semestre de 2014, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). Esse percentual vai para 52,9% se considerar os casos no Rio Grande do Norte.


Segundo o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), de janeiro a julho deste ano foram registrados 945 acidentes com vítimas envolvendo motocicletas, motonetas e triciclos que resultaram em 1.149 pessoas feridas. Pelos corredores do Walfredo Gurgel, o mais comum é encontrar pacientes que aguardam atendimento ou cirurgia em decorrência de um acidente de moto. Registros da Polícia Rodoviária Federal, entre janeiro e julho, apontam 287 acidentes envolvendo motos em Natal, com 276 feridos e seis mortos.
Ítalo Martins, 22, sofreu acidente no dia 1º de julho, quando ia ao trabalho. Teve fratura exposta
Ítalo Martins, de 22 anos, trabalha como guia no Maior Cajueiro do Mundo, em Pirangi, mas na manhã de ontem estava no hospital em Natal devido ao acidente que sofreu no dia 1º de julho, quando ia ao trabalho. Ele bateu de frente com um carro que fez uma curva ocupando a contramão. Devido à batida, ficou com uma fratura exposta na canela esquerda. 

O primeiro acidente que sofreu em quase oito anos que utiliza o veículo lhe rendeu três meses com um fixador (os chamados pinos), além dos 30 dias que passará com o gesso posteriormente. Enquanto isso, ele está sem trabalhar, mas não pretende deixar de andar de moto. “Preciso da moto para ir ao trabalho e à noite faço um bico entregando fotos em hotéis”.

O cirurgião José Xavier explica que o principal problema dos acidentados com moto que dão entrada no Walfredo é a fratura de extremidades, como pés, pernas e braços. Já a demanda do interior do Estado, segundo ele predomina trauma crânio-encefálico devido ao baixo uso do capacete entre motoqueiros. Segundo boletim estatístico apresentado pelo Seguro DPVAT referente ao primeiro trimestre de 2014, a maioria das vítimas de acidente de motocicletas é jovem em idade economicamente ativa. Pessoas de 18 a 34 anos correspondem a 58% das vítimas com sequelas permanentes. 

No RN, das 208 indenizações por morte pagas durante os três primeiros meses deste ano, 130 foram por acidente de moto. O número representa um aumento 14% em relação a 2013, quando foram pagas 114 indenizações. O gasto com pagamento das indenizações a motociclistas passou de R$ 1,5 milhão (2013) para R$ 1,7 milhão.

Fiscalização
Para reduzir os acidentes, o Detran faz blitze semanais, inclusive específicas para motos, quando os principais pontos são a orientação da necessidade dos equipamentos e da habilitação. Em relação às estruturas, os principais problemas encontrados são pneus carecas, pisca alerta quebrado e uso de cano esportivo.

Além disso, o coordenador de Fiscalização conta que são feitas palestras em escolas e empresas. Marcelo Moura, apesar de são ser funcionário do órgão, atua em parceria palestrando sobre os perigos do trânsito desde quando perdeu seu filho, Alan Almoedo Moura, em um acidente de trânsito na Hermes da Fonseca, em fevereiro de 2011. Ele considera que intensificar a fiscalização é essencial para reduzir os números relacionados aos acidentes de trânsito. “A fiscalização dos condutores tanto pode reduzir o número de crimes, porque é o tipo de veículo mais usado em assaltos e roubos, como pode diminuir os quase 70% dos atendimentos politraumáticos do Walfredo, que são por causa de acidentes de moto”, avalia.
tribnadonorte

TABOLEIRO ALTO - Câmara Municipal decreta luto de 3 dias pela morte do ex vereador Dé Cassimiro

A Câmara Municipal de Vereadores de Taboleiro Grande-RN, Decreta Luto Oficial de três dias, no Poder Legislativo, em sinal de pesar pelo falecimento no dia de hoje, 15 de agosto de 2014, do Ex-Vereador, José Alves de Souza.

Ele exerceu mandado eletivo de Vereador no Município de Taboleiro Grande nos anos de 1993 a 2012, conforme documentos comprobatórios existentes na Casa Legislativa. Nesse período, assumiu, também, o cargo de Presidente da Câmara nos biênios de 2003-2004 e 2005-2006.

‘Dé Cassimiro’, como era popularmente conhecido, deixou a política passando esse legado para seu neto, Jeffson Alves, que, atualmente, também desempenha o cargo de Vereador

História
Aos 91 anos, José Alves de Souza estava internado em Mossoró, lutava há anos contra a diabetes e hipertensão. Dé Cassimiro, juntamente com seu irmão Tonheiro foram responsáveis pela emancipação política de Taboleiro Grande, fato ocorrido em 1963. Dé Cassimiro foi eleito vereador por 6 vezes e exerceu a presidência da câmara em dois mandatos. Deixa viúva Elita Nunes, 11 filhos, 40 netos, mais de 30 bisnetos.

ALTO DO RODRIGUES - Empresa de limpeza pública divulga bairros da coleta de lixo domiciliar de hoje


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Hingred Sayonara


A beleza chegou em Hingred Sayonara e parou. Além da beleza exterior, Hingred é um doce de menina, educada, gentil e que adora fazer amizade. Hoje, festeja mais um ano de vida e nós queremos lhe parabenizar por esta data especial

GUAMARÉ - Valor da reforma na Câmara pagaria a construção de quatro novas sedes, aponta TCE

Câmara Municipal de Guamaré gasta mais de R$ 2 milhões em nova reforma. Foto: Divulgação
Os polêmicos gastos envolvendo a Câmara Municipal de Guamaré não dizem respeito apenas a folha salarial milionária paga pelo órgão ou pelas suspeitas de cargos fantasmas que existem lá. Chama a atenção, também, os altos valores pagos com a reforma da sede do órgão que, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), seriam suficientes para custear a construção de quatro novos prédios semelhantes ao atual. Por isso, a Primeira Câmara de Contas do TCE/RN aprovou nesta quinta-feira voto do conselheiro Gilberto Jales pela suspensão automática do pagamento da reforma, em especial aqueles referentes à parte elétrica, hidráulica, de dedetização e de eventuais reformas.

A decisão do relator foi tomada ao analisar denúncia e, após inspeção “in loco”, quando ficou constatado fortes indícios de superfaturamento em obras e serviços na sede do legislativo daquela cidade. O Corpo Instrutivo do TCE observou que os R$ 2,22 milhões que foram gastos com reforma, seriam suficientes para que se erguessem quatro prédios novos naquele local. Ou seja, as despesas verificadas equivaleriam a gastar, anualmente, em manutenção predial, mais que o valor total da construção da edificação.

“Para se ter uma ideia, os valores com manutenção na sede deste Tribunal de Contas atingem a monta de R$ 38,00 por metro quadrado, enquanto que os gastos com manutenção da sede do Legislativo de Guamaré atingiram inimagináveis R$ 899,01 por metro quadrado.”, exemplifica o relator.

Em outro comparativo, se evidenciou que o TCE-RN, por exemplo, gastou R$ 640,00 com dedetização do prédio sede; o que dá um gasto médio de R$ 0,86/m², o Judiciário do Ceará, para mostrar outro exemplo, gastou R$ 2,09/m² para o mesmo serviço. Enquanto isso, a Câmara denunciada despendeu R$ 72.000,00 com o mesmo objeto, ou seja, R$ 96,95/m², registra o processo. Outro fato foi verificado pelos técnicos do TCE foi que entre os anos de 2010 a 2013 as mesmas empresas responsáveis por reparos elétricos e hidráulicos se mantiveram como vencedoras nos diversos certames realizados.
portajh

ESTADO - Aniversariante do dia: Rafael Motta

Nosso aniversariante de hoje, também é nosso amigo e leitor, estamos falando do vereador de Natal, presidente do PROS estadual e candidato à deputado federal, Rafael Motta. Hoje, festeja com família, amigos, parentes e correligionários mais um ano de vida. E nós, queremos lhe desejar toda sorte com muita saúde para desempenhar um bom trabalho na Câmara Federal, em Brasilia/DF.

ELEIÇÕES - Rafael Motta lança site com propostas de trabalho

Candidato a deputado federal pelo PROS, o vereador de Natal, Rafael Motta, lançou nesta semana o seu site oficial de campanha, com as propostas e as bandeiras que deverão guiá-lo na Câmara Federal, em Brasília.

Além disso, o internauta que acessar o link www.rafaelmottarn.com.br pode conhecer mais do que Rafael Motta fez durante este ano e meio de Câmara Municipal de Natal, onde apresentou 28 projetos de lei e mais de 200 requerimentos e foi eleito o Parlamentar do Ano pelos jornalistas.


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Fernando Antonio Rodrigues ou Fernandinho


Neste dia 15, queremos parabenizar o nosso amigo e leitor, Fernandinho, ex-vereador do município que hoje completa mais um ano de vida. Parece que a paciência chegou nele e parou, mas continua sendo a pessoa simples, flamenguista e torcedor do América de Natal/RN, Fernandinho recebe hoje os cumprimentos por esse presente de Deus, o dom da vida. Parabéns, amigo!

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano dá dica de como ganhar um moto 0km por apenas R$ 30

A dica é simples: Comprando no Supermercado Soberano a cada R$ 30 você ganha um cupom e concorre a duas motos 0km além de muitos prêmios.

ELEIÇÕES - Candidato do PV pedirá ao TSE que horário eleitoral seja adiado

O candidato do PV à Presidência Eduardo Jorge informou na tarde desta quinta (14) que pedirá ao Tribunal Superior Eleitoral o adiamento do início da propaganda eleitoral nos meios eletrônicos, prevista para o próximo dia 19.

“Em função do trágico acidente que provocou a morte do candidato à presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, o Partido Verde sugere que o TSE, em caráter extraordinário, suspenda por três dias o início da propaganda eleitoral gratuita”, diz nota do postulante.

“O objetivo é permitir que a coligação que tinha Eduardo Campos à frente possa ter um pouco mais de tempo e tranquilidade para se organizar e adaptar seus programas de divulgação política previstos em lei”.

Além disso, essa medida significa respeito ao luto das famílias atingidas pela tragédia e ao pesar do povo brasileiro. Podemos ter, assim, um interregno necessário para se dar início ao debate político tão essencial à nossa democracia”, sustenta Eduardo Jorge.

Eduardo Campos faleceu na manhã desta quarta (13), em um acidente aéreo no litoral paulista, em plena campanha presidencial. Outras seis pessoas, incluindo quatro assessores do candidato e dois pilotos foram vitima das pela queda da aeronave. As autoridades ainda buscam detalhes da causa do acidente.

O PSB, partido de Campos, tem mais nove dias, segundo a legislação eleitoral, para solicitar o registro de um novo candidato a presidente. A favorita é a parceira de Campos na chapa, Marina Silva (Rede). A decisão deve sair apenas após o corpo do ex-governador de Pernambuco ser velado, evento previsto para ocorrer no sábado (16), no Recife.

ECONOMIA - Compre seu carro sem pagar juros de financiamentos, saiba como


ALTO DO RODRIGUES - Empresa de limpeza pública divulga bairros da coleta de lixo domiciliar de hoje


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Eider Medeiros e Antonio José colecionam mais uma derrota, esta vem do TSE

Campeões em derrota, a dupla ficha-suja coleciona mais uma, desta, a decisão vem do Tribunal Superior Eleitoral.

A Ministra Laurita Vaz do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve a decisão do juiz da 47ª Comarca de Pendências e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que manteve a condenação ao ex-prefeito Eider Medeiros (PMDB) e ao seu candidato a vice-prefeito na eleição de 2012, Antonio José (PSD). A dupla de fichas-suja foram condenados pelo uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder econômico e político. Com a decisão, os dois ficam inelegíveis por oito anos, de acordo com a lei do ficha limpa.

De acordo com a decisão da Ministra Laurita Vaz, o material constante nos autos, revela um esquema organizado de distribuição de material de construção, quando a Polícia Federal cumprindo mandato de Busca e Apreensão, no dia 05 de outubro de 2012, na empresa, Alto Construções, atendendo determinação do juiz da 47ª Zona Eleitoral da Comarca de Pendências, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro.

“Uma vez realizada no período de campanha, a conduta dos recorrentes revela inequívoca finalidade eleitoral, o que configura o abuso de poder político e econômico, devido à utilização de quantidades vultosas de recursos públicos, afetando de forma grave a necessidade fundamental da existência de isonomia entre os candidatos nas eleições”, diz a ministra em sua decisão.


Apesar de a conduta consistente na maciça distribuição de materiais de construção já ser suficiente para a caracterização do abuso de poder político e econômico, outros fatos ocorridos no município, também merecem análise:

fornecimento de centenas de camisetas com propagandas dos investigados e seus correligionários para foliões de blocos populares (Bacurau Folia); uso indevido da Rádio FM Ouro Negro; realização de show com o artista Luan Santana dois dias após a convenção partidária da Coligação, entre outras irregularidades praticadas com dinheiro público.

As várias condutas promovidas pelo Senhor Eider Assis de Medeiros, seja no período pré-eleitoral, seja no período eleitoral, valendo-se de sua condição de Prefeito, revelam a existência do abuso de seu poder político e, através da utilização de recursos públicos, claro abuso de poder econômico. As veiculações na rádio comandada por membros de sua família também demonstram a utilização indevida de meios de comunicação em prol de sua candidatura.

Para a ministra Laurita Vaz as condutas do ficha-suja Eider Medeiros provocaram o desequilíbrio do pleito em seu favor, por macular a necessária e cara liberdade no processo de formação do pensamento do eleitor, afetando a legitimidade e a normalidade das eleições, premissas que por sua primordial importância receberam proteção constitucional.

Diante de todo esse interminável conjunto de provas, o TRE finalmente concluiu que Eider Assis de Medeiros, valendo-se de sua condição de Prefeito, utilizou de recursos públicos, tanto no período eleitoral, quanto no pré-eleitoral, em abuso de poder econômico. Não houve dúvidas, outrossim, de que as condutas desequilibraram o pleito em seu favor, afetando a legitimidade e a moralidade das eleições.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura entrega material esportivo para a comunidade de Barrocas

Hoje, o coordenador de esporte do município, professor Edenilson Melo, entregou ao diretor da Escola Manoel Venâncio, localizada no distrito de Barrocas, um grande número de material esportivo, visando a prática esportiva dos jovens daquela comunidade.

O professor João recebeu da prefeitura bolas para várias modalidades, como futsal, voley, handball e basquete. Também foi entregue um terno completo com camisa, calção e meião, cones para treinamento, rede de futsal.
 diretor da Escola Manoel Venâncio recebendo material esportivo

 bolas para a prática esportiva direcionada aos atletas de Barrocas e adjacências

 terno completo, bolas para incentiva o esporte

cones para treinamento também fazem parte do kit esportivo entregue pela prefeitura aos praticantes de esporte em Barrocas

TRÂNSITO - Nove motoristas são presos em blitz da operação Lei Seca

Nove condutores foram presos em nova blitz da operação Lei Seca durante a madrugada desta quinta-feira, 14, na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal. A Polícia Militar e o Detran também autuaram administrativamente 45 condutores e recolheram 52 carteiras de habilitação. 

De acordo com o tenente Styvenson Valentim, que coordenou a operação, esta foi a primeira vez que blitz contou com o apoio da Delegacia Móvel de Polícia Civil. 

"Foi um sucesso. Com o apoio do delegado Daniel Couto e outros dez policiais da Polícia Civil reduzimos o tempo de operação em 20 horas. Terminamos o serviço às 5h30. Foi a primeira vez e vai ser assim a partir de agora. O que mais demorava antigamente eram as delegacias, o registro do flagrante", declarou o tenente. 

Entre os presos durante a operação de ontem, estavam três reincidentes em dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas. Para eles, foi estipulada fiança superior a R$ 3 mil. A barreira foi montada de 1h às 4h30. 



ELEIÇÕES - Material de campanha de Eduardo Campos será recolhido

Segundo o presidente do PRP, Ovasco Resende, o material impresso com pedidos de votos para Eduardo Campos como presidente e Marina na vice deverão deixar de ser distribuídos nos próximos dias. "O que está na rua é impossível porque já foi distribuído. Mas os que estão na gráfica vão ser recolhidos e não vamos liberar", disse. De a acordo com ele, ainda não foi definido como ficará o programa de TV da coligação previsto para ir ao ar em cadeia nacional de rádio e TV na próxima terça-feira (19). "Pelo o que estou sabendo o Eduardo já tinha gravado dois ou três programas. Eles vão ser veiculados até para dar um tempos para dar uma respirada e ver como serão os próximos", afirmou.

ESPORTE - Fluminense encontra irregularidade no América-RN e pode voltar à Copa do Brasil

fernando (1)Não demorou 24 horas para o Fluminense encontrar uma irregularidade no América-RN e retornar para a Copa do Brasil. Após ser eliminado com uma goleada humilhante de 5 a 2, uma reunião de emergência foi marcada nas Laranjeiras. O objetivo era buscar irregularidades nos jogadores do adversário, entrar com um recurso e conquistar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Com a melhor equipe de advogados do mundo, o Tricolor pode conseguir o que quer e deve estar de volta à competição nacional nas próximas horas. O advogado do Tapetense, Mário Bittencourt – que defende melhor que os zagueiros da equipe -, explicou o que o Fluzão alega para conquistar a vaga no Tapetão.

“Por ter jogado no Fluminense, o goleiro Fernando Henrique possui uma cláusula no contrato que o impede de nos enfrentar. Como o América-RN não cumpriu esse acordo, entramos com um recurso e vamos ganhar a vaga. Já vou deixar claro: não tem virada de mesa nem tapetão, apenas a justiça agindo a favor do futebol”, disse.

Irritado, o advogado do América de Natal, Santa Claus, se pronunciou e debochou do Fluminense com uma espécie de poema: “Quando o Fluminense perde, o jogo termina no tribunal. Enquanto você lia, mais um gol do América de Natal (risos)”. Depois de ouvir a brincadeira, o Fluminense ameaça entrar com outro recurso contra o América-RN, já que o Natal é só em dezembro e quem dá chocolate é o coelhinho da Páscoa.

PARCERIA - Compre e utilize os serviços de nossos parceros


ELEIÇÕES - Nome de vice na chapa do PSB está indefinido

Apesar do apoio anunciado ao nome da candidata, os dirigentes ponderam que o novo cenário sem Eduardo Campos na disputa impõe uma rediscussão entre as seis legendas que compõem a aliança para definir o nome que deverá ocupar a vaga de vice. Alguns alegam que não necessariamente a chapa será "pura" com o PSB ocupando os dois principais postos.

"Eu diria que a formação inicial foi feita porque eram nomes que se destacavam de forma muito expressiva. Agora não necessariamente passa pelo PSB, pelo contrário, agora existe uma tendência natural que os demais partidos queiram participar dessa discussão", afirmou Eduardo Machado do PHS.

"Acho que tem que ser reavaliado. Na realidade quem colocou a Marina dentro do grupo foi o Eduardo, não foi o PSB. Tudo tem que ser reavaliado a questão da presidência e da vice. Todos os partidos podem indicar para a vice, o que temos que ter é coerência e bom senso", defendeu Ovasco Resende do PRP .

O presidente do PSL, Luciano Bivar, também seguiu na mesma linha. "Acho que tem que ser algo programático. Acho que deveria dividir com os outros partidos para manter a união da coligação. É importante isso".

ECONOMIA - Aproveite as super promoções e descontos no mês dos pais nas lojas Pedrinho Eletromóveis


ELEIÇÕES - Partidos coligados defendem candidatura de Marina

Com a morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, a maioria dos presidentes e dirigentes dos partidos que compõe a coligação presidencial passou a defender o nome da vice na chapa, Marina Silva (PSB), para assumir o comando da campanha ao Palácio do Planalto.

O Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, conversou com representantes de quatro (PHS, PRP, PPL e PSL) dos seis partidos que compõe a coligação do PSB. Consternados, os dirigentes afirmaram que o momento ainda é comoção, mas que Marina, que foi escolhida por Eduardo Campos para ser a vice na chapa presidencial, é um "nome natural" para conduzir o grupo na disputa eleitoral. De acordo com a Lei Eleitoral, a coligação tem 10 dias para apresentar um novo registro de candidatura, prazo que começou a contar nesta quarta, 13.

"Deve acontecer uma reunião na próxima semana dos dirigentes nacionais dos partidos. A minha opinião é que a gente tem que escolher um nome e a lógica é que seja o da Marina. Cabe a ela dizer se aceita ou não. Caso ela queira, a gente tem interesse de apoiá-la e discutir um nome para a vice que saia de um dos cinco aliados", afirmou o presidente do PHS, Eduardo Machado.

"Com certeza agora temos que se reunir porque a coligação é quem decide quem vai assumir essa questão. Hoje o normal é a Marina ocupar o espaço majoritário", ressaltou presidente do PRP, Ovasco Resende.

O presidente do PSL, Luciano Bivar, disse também que o partido apoia o nome de Marina, mas fez uma ressalva de que ela precisaria assumir os compromissos feitos por Eduardo na pré-campanha. "Defendo a candidatura dela, mas a Marina tem que reafirmar os compromissos do Eduardo principalmente no que se refere a reforma tributária", disse.

"Creio que a Marina tem todas as condições de dar mais esse passo de ajudar os partidos que estão nessa coligação a encontrar a melhor solução para seguir a luta", afirmou o secretário nacional de organização do PPL, Miguel Manso.

LUTO - Última visita de Eduardo Campos a Natal




O candidato do PSB ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos esteve em Natal, no dia 11 de julho, cumprindo agenda oficial já em campanha eleitoral. Em entrevista exclusiva à TRIBUNA  - concedida durante o trajeto entre o Aeroporto Internacional Aluízio Alves até o Hotel Arituba - Campos teceu duras críticas ao governo Dilma Rousseff e falou das suas propostas de governo. O pessebista acusava a petista de se esconder pelo viés do marketing  político (“de que o país vai bem”), enquanto a economia apresenta baixos índices de crescimento. 


Questionado por que mereceria o voto do eleitor e sobre o que faria para consegui-lo, o ex-governador de Pernambuco afirmou: “Acho que o Brasil deseja mudar, mas não mudar para o passado e sim para o futuro, preservando as conquistas que produzimos na vida do país nos últimos anos”, frisou. 

Acrescentou que  o Brasil também precisa superar a “política do fisiologismo, do patrimonialismo e do baixo crescimento”, alertando para a inflação que está de volta, para os juros altos e o caos que se estabelece no setor elétrico. 

Campos destacou ainda que iria, enquanto nordestino, voltar-se para as regiões Norte e Nordeste - origem dele e da vice na chapa, Marina Silva -, como plataforma de campanha. Para ele, o Nordeste - colégio eleitoral responsável pela vitória da presidenta Dilma Rousseff nas eleições 2010 - “não recebeu a atenção esperada e na mesma proporção dos votos que deu à presidente Dilma durante a eleição passada”, enumerando obras inacabadas e a desaceleração do crescimento econômico da região.

Entre as propostas apresentadas estava ainda a redução do número de Ministérios -  dos atuais 39 para cerca de 20  -, com adoção do sistema de provimento de cargos por meritocracia e avaliação técnica, em vez da usual indicação política, além de “reduzir o número de cargos comissionados, para valorizar o servidor de carreira, e poder efetivamente dar espaço para liderar processos”.

Apesar das críticas ao governo Dilma e  reiterou que  sua gestão preservaria e aprimorar programas sociais do governo do PT, dos presidentes Lula e Dilma, como o Bolsa Família, Prouni e o Minha Casa Minha Vida. “Não faço aquela política do tempo antigo, onde um chegava e desmanchava o que o outro estava fazendo só por uma questão politiqueira. O que tiver dando certo tem que ser preservado”, disse.
tribunadonorte

AFONSO BEZERRA - Vem aí a grande Festa. dos Anos 60