Memorial às vítimas de Covid

sábado, 8 de março de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Daqui a pouco a nutricionista no Programa Conversando Com o Seu prefeito, deste sábado, 08

Érica, nutricionista do município
Daqui a pouco (às 12h) terá início o Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" com a nutricionista do município, Érica Rejane das Neves Brito, que fará um retrospectiva das ações do ano passado e ainda comentará sobre as perspectiva para este ano.

Concursada desde 2008 e responsável Técnica pelo Programa de Alimentação Escolar do município, Érica irá abordar na entrevista, sobre a implantação do desejum em todas as escolas do município, além de informar a população os avanços com os profissionais como capacitação e premiação das merendeiras, introdução de novas preparações no cardápio de acordo com a Lei e alimentação integral para os portadores de necessidades especiais.

Para os projetos a serem realizados para este ano estão a manutenção da qualidade da merenda em quantidades suficientes para atender as necessidades dos alunos, implantação de "local para processamento" de produtos voltados a merenda escolar fortalecendo  a agricultura familiar, entre outros projetos.

O Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" é transmitido pela rádio "comunitária" FM Ouro Negro aos sábados das 12 às 13h com a apresentação do radialista Giovani Filho, sob o comando do secretário municipal de comunicação Abelardo Neto

8 DE MARÇO - Prefeito de Pendências, Ivan Padilha, parabeniza o Dia Internacional da Mulher


8 DE MARÇO - Prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues parabeniza o Dia Internacional da Mulher


8 DE MARÇO - Empresa Petrogás parabeniza as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher


8 DE MARÇO - Vereador Nixon Baracho parabeniza o Dia Internacional da Mulher


8 DE MARÇO - Primeira-dama do município de Alto do Rodrigues parabeniza o DIa Internacional da Mulher


8 DE MARÇO - Secretária Municipal de Saúde parabeniza as mulheres no Dia Internacional da Mulher


8 DE MARÇO - Presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues homenageia Dia Internacional da Mulher


sexta-feira, 7 de março de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Secretária de Educação presta homenagem às mulheres no Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher. Um dia de conquista e mudanças significativas numa sociedade onde nós mulheres somos fundamentais na formação empreendedora. 

Ainda há muito a conquistar por isso devemos desempenhar nosso papel, construindo uma sociedade cada vez melhor. 

Nesse dia desejo a vocês mulheres, professoras, profissionais da educação, alunas, mães e amigas, renovação e forças para buscarem uma vida mais feliz. 

Parabéns para todas nós mulheres que fazemos a diferença na educação do Alto do Rodrigues.

Irani Cunha
Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto


PENDÊNCIAS - Carnapolítica 2014

É do conhecimento de todos a tentativa de grupos políticos de Pendências em realizar a festa do carnaval. 

Os desejos e sonhos pessoais desses grupos tornou-se uma verdadeira queda de braços entre os oposicionistas, todos eles querendo os louros da vitória. Mais quem na verdade saiu ganhando foi o folião. 

O ex-prefeito, condenado pela justiça, o senhor Jailton Freitas pensa ter ganho alguma coisa pelo simples fato de ter sido recebido por alguns antigos correligionários.

Segundo os foliões mais atento, o ex-prefeito Jailton já  lançou o nome para  a campanha 2016, trata-se  do  vereador Carlos Montenegro, aposta maior do articulador e ex-vereador  Januncio, que já conta o apoio de outro vereador da oposição o senhor Franklin. Alegam ainda terem o apoio de alguns empresários no ramo de oficinas, borracharias, drogarias e também de alguns cabos eleitorais.

Já está tudo pronto disse um folião (abelhinha) que tem acesso e é chegado ao líder da oposição Jailton Freitas. Pois bem, conforme o grupo político, liderado pelo ex-Prefeito, o time já está escalado quem vier que fique no banco.

ALTO DO RODRIGUES - Sorveteria Nascimento com as melhores opções e o açaí mais deliciosooo da cidade


ALTO DO RODRIGUES - Leitor comenta sobre a publicação do aniversário da ex-prefeita Suzana Melo


Recebemos comentário do leitor Ivan Filho, sobre o aniversário da ex-prefeita Suzana Melo, nesta sexta-feira, 07

"Essa mulher foi minha professora e aprendi muito com ela,a cada dia que passa só cresce minha admiração por ela,quero deixar aqui meus parabéns pelo seu aniversario e também pelo o dia internacional da mulher.Suzana você é uma mulher admirável!"

Ivan Filho

HOMENAGEM - Assembleia prepara programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

A bancada feminina da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, formada pelas deputadas Gesane Marinho (PSD), Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSB), apresentou um pedido coletivo para a realização de uma sessão solene comemorativa pelo Dia Internacional da Mulher, que será realizada no dia 11 de março, às 9h, no Plenário Clóvis Motta.

Atendendo ao requerimento dos demais parlamentares da atual legislatura as deputadas serão homenageadas pelo trabalho desenvolvido no Parlamento, assim como a Procuradora Geral da Assembleia Legislativa, Rita Reinaldo, e a coordenadora do Núcleo de Pessoal da Assembleia, Marluce Maciel Ramos de Oliveira.

Cada deputada elegeu uma personalidade de variados segmentos para receber a homenagem da Assembleia pelo Dia Internacional da Mulher. A deputada Gesane Marinho escolheu a Defensora Pública, Jeanne Karenina Santiago Bezerra. A deputada Márcia Maia elegeu a vereadora de Natal, Eudiane Macêdo. Já a deputada Larissa Rosado rende homenagens à professora Raimunda Almeida.

Ações Dia da Mulher
Ainda dentro das comemorações pela data, a Assembleia Legislativa abre espaço para Exposição “Mulheres do Peito” para alertar sobre os cuidados na prevenção e tratamento do câncer de mama.

O núcleo de beleza e bem estar do Senac ofereceu os serviço de corte de cabelo às servidoras da Assembleia Legislativa na manha da sexta-feira, 07, dentro das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

ALTO DO RODRIGUES - Documentos da FUNASA acusam Eider e empresa de desviar recursos do saneamento


Tivemos acesso a mais um documento da FUNASA que acusa o ex-prefeito Eider Medeiros e a empresa M & K Comércio e Construções Ltda, no desvio de mais de um milhão de reais, que seriam utilizados na primeira etapa do saneamento básico do município. O documento faz parte do processo que têm mais de 500 páginas.

Se alguém tiver dúvida quanta à veracidade do documento basta, se dirigir na Sede da FUNASA em Natal que fica na Rua Alexandrino de Alencar, 1402 Tirol - Fone:(84) 3222 4746 e pedir para ver o processo do convênio do saneamento básico do Alto do Rodrigues, nas folhas 409, 410 e 411, onde onde consta este Parecer Financeiro nº 61/13.

Neste momento processo, também consta cópia do Boleto Bancário emitido em nome do ex-gestor Eider Medeiros, para devolver mais de um milhão de reais, desviado da qual seria a "obra do século", o saneamento básico do município.




ESPORTE - Brasil estreia sexta (7) com três atletas no Mundial Indoor

O Brasil estreia nesta sexta-feira (7) no Campeonato Mundial Indoor de atletismo, em Sopot, na Polônia. A delegação brasileira tem sete representantes na competição, que será disputada até domingo (9). No total, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF, em inglês) registrou 587 inscritos de 141 países, sendo 310 homens e 277 mulheres.

No primeiro dia, três brasileiros vão competir em Sopot. O primeiro deles será Anderson Henriques, nos 400m rasos. O gaúcho disputa a primeira eliminatória às 6h40 (horário de Brasília) e, caso se classifique, compete em uma das semifinais, previstas para 16h55 e 17h15. A final dos 400m masculino será no sábado (8), às 16h30.

Ainda nesta sexta-feira entram na pista Mauro Vinícius da Silva, o Duda, e Keila Costa. Campeão Mundial em 2012, em Istambul, Duda vai tentar defender o título do salto em distância na Polônia. “Tive algumas lesões e não pude chegar tão forte como gostaria. Apesar das dificuldades, estou com boa velocidade e pronto para obter o melhor resultado possível”, assegurou o saltador, que compete às 15h20 na prova de qualificação.

Já Keila Costa entra na pista às 7h20 para as preliminares do salto triplo. A pernambucana tem no currículo uma medalha de bronze no salto em distância, conquistada no Mundial de Doha, em 2010, no Catar. A final do salto em distância do Mundial de Sopot está marcada para sábado, às 15h50, enquanto o salto triplo feminino será decidido às 14h05.

Também no sábado, os outros quatro atletas do Brasil competem na Polônia. Fabiana Murer, Augusto Oliveira e Thiago Braz participam das provas do salto com vara, enquanto Franciela Kasucki compete nos 60m rasos.


POLÍTICA - Suplente do PSD deve assumir a vaga deixada por Sérgio Guerra

André Alves de Paula é o atual presidente do PSD de Pernambuco - Foto: Divulgação
Ele ficou na primeira suplência da Coligação Pernambuco Pode Mais, formada por PSDB, DEM e PMDB na eleição de 2010. A coligação elegeu cinco parlamentares, sendo que o tucano foi o mais votado deles. 

Vindo de família com atuação na construção civil no estado, André de Paula iniciou sua trajetória política no meio estudantil e logo depois assumiu a presidência do PFL Jovem. Em 1989 assumiu seu primeiro cargo eletivo, como vereador. Foi a segunda maior votação do seu partido e a terceira da cidade.

O atual suplente foi eleito para a Assembleia Legislativa em 1994, e a partir de 1998 cumpriu três mandatos na Câmara Federal, onde passou por várias comissões, inclusive as de Relações Exteriores e de Constituição, Justiça e Cidadania. Em 2008, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


Em Pernambuco, De Paula foi secretário de Produção Rural e Reforma Agrária durante três anos do governo Jarbas Vasconcelos (PMDB), onde instituiu programas ainda hoje mantidos, como a Merenda Escolar Regionalizada. 

Em 1998, ele havia participado da construção da aliança "União por Pernambuco", que levou o hoje senador Jarbas Vasconcelos para o Palácio do Campo das Princesas, tendo como vice o atual deputado federal José Mendonça Filho (DEM). Na época, de Paula e Mendonça era filiados ao mesmo partido. Ele é casado com Patrícia Dubeux e tem três filhas: Andréa, Maria Cláudia e Maria Cândida.

TRIBUNA DO NORTE - Armando Ribeiro perde mais de 1 bilhão de litros d’água por dia

Barragem Armando Ribeiro é responsável pelo abastecimento de 34 municípios potiguares
As chuvas que caíram mês passado no interior do Rio Grande do Norte encheram alguns açudes, levaram alívio à população de alguns municípios em estado de emergência, mas não foram suficientes para melhorar os níveis nos principais reservatórios do Estado. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, continua secando e, atualmente, está com pouco mais de 32% de sua capacidade total. É o percentual mais baixo da história. Por dia, a barragem está secando 1,07 bilhão de litros d’água para abastecer 34 cidades.


Concomitantemente, o Governo do Estado ainda não definiu o planejamento para distribuição e uso racional da água nos 161 municípios que sofrem com os efeitos da estiagem há mais de dois anos. Sabe-se apenas que o problema será discutido município por município. Na próxima segunda-feira, técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e secretaria de Estado  do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vão participar de mais uma reunião para tratar  sobre o assunto. Na última semana de fevereiro, o grupo se encontrou por duas vezes.

Enquanto há letargia na efetivação dos projetos que tentam amenizar os efeitos da seca, os reservatórios do Estado minguam a cada dia que passa. O principal reservatório potiguar – barragem Armando Ribeiro Gonçalves – está com 32,26% da sua capacidade. A medição foi realizada ontem e mostra que o nível baixa a passos largos. Há menos de dois meses, o local estava  com 34,81% da sua capacidade. No dia 9 de janeiro,  os dados apontavam a existência de 835.400 milhões m³ de água. Cinquenta e sete dias depois, esse número baixou para 774.296 milhões m³ de água. Ou seja, nesse intervalo, a perda foi de 61.104 milhões m³ de água que corresponde a 1,07 bilhão de litros d’água por dia.

A barragem é responsável  pelo abastecimento de diversos sistemas adutores e 34 municípios potiguares. “Infelizmente, as águas que caíram em fevereiro não foram capazes de melhorar a situação. Nossa esperança é que chova mais”, disse Joana D’arc, coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh.
De acordo com o gerente operacional da Caern, Izaías Costa, a perda de água na barragem não ocorre apenas devido ao abastecimento das cidades. Ele citou que os projetos de irrigação e outros canais como o do rio Pataxó, consomem um número significativo do reservatório. “É preciso verificar essa situação também. Não são apenas as cidades que consomem essa água. Há muita irrigação”, colocou. 

Já o hidrólogo  e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Abner Guimarães Júnior informou que a evaporação também é fator que contribui para a diminuição do nível d’água. “Temos a evaporação natural e, o que mais preocupa, é que a ANA [Agência Nacional das   Águas] não prioriza o consumo humano. Perde-se muita água para projetos de irrigação e carcinicultura”, disse.

A Armando Ribeiro Gonçalves tem capacidade total de 2,4 bilhões m³. Outras barragens e açudes também estão com níveis críticos. É o caso do açude Itans, em Caicó. Da capacidade total de armazenar 81.750.000 m³ de água, o local conta com apenas 7.935.000 m³, ou seja, 9,71% da capacidade.


Caern e Semarh discutem alternativas
Na próxima segunda-feira, de acordo com Joana D’arc, os profissionais da Semarh e Caern vão pensar em alternativas tendo como expectativa mais um ano de chuvas escassas. “Não é o que a previsão nos diz. O que sabemos é que teremos um inverno normal, porém, para efeito de projetos mais eficientes, vamos pensar que não teremos chuva”, disse.

A coordenadora também explicou que para cada município em situação de emergência será pensando uma solução diferente. “Nossa maior preocupação são os municípios de médio e grande porte. Cada caso é um caso. Devemos criar alternativas diferentes mesmo para situações parecidas”, colocou.

Algumas soluções já são conhecidas e foram sinalizadas durante um encontro com representantes da Caern e Semarh no Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília. Para cidades de maior porte, propõe-se a construção de adutoras de engate rápido ou perfuração de poços próximo a leitos de rios. Já nas cidades de menor porte, a opção continua sendo a utilização dos carros-pipa.

Das alternativas que saíram do papel, a obra em andamento, por enquanto, é a adutora de engate rápido que levará água para Pau dos Ferros, no Alto Oeste, a partir da cidade de Itaú, que já é abastecida pelas águas da barragem de Santa Cruz, em Apodi. Iniciada semana passada, a previsão de conclusão é de 90 dias.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: empresária e ex-prefeita Suzana Melo

"Ponciana é minha metrópole", assim define Suzana o distrito onde nasce no dia 07 de março de ... Uma das cinco filhas do casal Francisco Paiva da Silva e Maria Concebida de Melo Silva  Francisca Suzana de Melo Silva, estudou em escolas de Ponciana e do Alto do Rodrigues, chegando a se formar em magistério já na primeira turma. Já em 1996, aos 25 anos, tornou-se prefeita da cidade com 3.391 votos e deixou as marcas de sua administração em todos os distritos.

Mãe de Paiva Neto e Maria Eduarda, Suzana se divide entre a educação dos filhos e sua empresa e nesta data recebe mutas felicitações pela passagem de seu natalício. Católica praticante, Suzana espera que Nossa Senhora do Rosário, continue lhe abençoando e nós, que lhe admiramos, queremos lhe parabenizar por esta data especial.

quinta-feira, 6 de março de 2014

FOLIA - Escola de samba Balanço do Morro é campeã do carnaval de Natal

Balanço do Morro, campeã do carnaval de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Balanço do Morro, campeã do carnaval de Natal
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A escola de samba Balanço do Morro foi a campeã dos desfiles do carnaval deste ano em Natal. É a terceira conquista seguida da agremiação do bairro das Rocas, na zona Leste da capital potiguar. 

Nos desfiles das tribos de índios venceu a Tabajara. As notas foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (6) na Fundação Capitania das Artes (Funcarte).

Nas segundas colocações ficaram a escola de samba Malandros do Samba e a tribo de índio Tapuyas. 

A escola campeã do grupo B foi a Asas de Ouro, que subiu para o grupo de elite do carnaval, mesmo destino da Tapuyas, tribo de índio que ganhou o grupo B na sua categoria.

Campeã do grupo A, a Balanço do Morro desfilou com 700 componentes, 12 alas e cinco carros alegóricos.
G1RN

REDES SOCIAIS - Facebook anuncia novo visual para o feed de notícias


Reprodução
Lembra de cerca de um ano atrás, quando o Facebook anunciou um redesign completo do Feed de Notícias, que nunca foi adiante para a maioria? Agora a rede social oficializou que desistiu da ideia e anunciou um novo visual para a ferramenta, com mudanças bem menos drásticas, já que os grupos de teste detestaram a ideia original.

O novo feed de notícias foi revelado nesta quinta-feira, aproveitando as lições do teste fracassado, aplicando o que foi aprovado em um design mais familiar ao usuário, mas um pouco mais limpo que o tradicional.

A barra lateral preta, prevista para chegar junto com o novo redesenho, foi totalmente descartada, dando lugar a uma barra mais tradicional. O novo design também se assemelha ao feed do app mobile, com novos ícones, fotos maiores, novas fontes. Além disso, os múltiplos feeds, anunciados no ano passado, deixam de existir.

"As pessoas não gostam que mexamos em seus 'móveis', porque quebra sua memória muscular", afirmou Greg Marra, gerente de produto, citando a barra preta, cujo funcionamento dependia do tamanho da tela, confundindo a maioria. "É uma ideia particular de design que parecia legal, mas não ajudava a navegar pelo site", explica o executivo, citando que um dos principais objetivos foi evitar que os usuários precisassem reaprender a navegar para usar o site.

Como novidade, também está a barra de pesquisa. O Graph Search, anunciado no ano passado, continuará restrito para os usuários de língua inglesa, mas as pessoas de outros países verão uma barra de pesquisa semelhante visualmente, mas sem os mesmos recursos. O Facebook não sabe quando o Graph Search funcionará em outro idiomas, ou quando chegará ao mobile.

Segundo o The Verge, o novo feed será distribuído globalmente nas próximas semanas, então fique atento para mudanças no seu Facebook em breve. Confira também abaixo a comparação do atual modelo com o novo design:

ALTO DO RODRIGUES - 5 mandatos do prefeito Abelardo, inspira artistas locais no clima da Copa do Mundo

O correligionário do prefeito Abelardo, Raimundo de Barrela, divulgou em sua página no facebook, uma verdadeira obra de arte do artistas local Francisco Souza, onde retrata em clima de copa do mundo, os cinco mandatos do prefeito Abelardo Rodrigues, de Alto do Rodrigues.

Além de Francisco Souza, o jovem artista Reganilson também aproveitou para mostrar sua arte, desenhando, em grafite o rosto do prefeito Abelardo Rodrigues.

"Quem alcança o quinto mandato de prefeito,é porque dignifica a confiança de um povo ", disse o artista Francisco Souza

Até o nosso conhecimento, o prefeito Abelardo Rodrigues é o único que detém essa marca história de cinco mandatos no RN, talvez, no Nordeste, existem poucos gestores, com esse incrível título.

LUTO - Senado suspende sessão de hoje em homenagem a Sérgio Guerra

A sessão do Senado da tarde desta quinta-feira (6) foi suspensa por causa da morte do ex-senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). 

Os senadores aprovaram um requerimento de voto de pesar e fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-senador e deputado federal. Por determinação do presidente do Senado, Renan Calheiros, a bandeira do Brasil em frente ao Palácio do Congresso Nacional está a meio-mastro e assim ficará por três dias.

Durante a sessão, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Paulo Paim (PT-RS), Ana Amélia (PP-RS), Valdir Raupp (PMDB-RO), Gim (PTB-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestaram pesar e comentaram a atuação política de Sérgio Guerra. O senador Jorge Viana (PT-AC), que presidia a sessão, também elogiou a trajetória política do ex-senador.

Guerra morreu pela manhã, em São Paulo (SP), aos 66 anos, vítima de câncer de pulmão. Ele, que estava internado desde o início de fevereiro no Hospital Sírio Libanês, também tinha tumor no cérebro e era diabético. Um dos fundadores do PSDB, Sérgio Guerra também foi presidente nacional do partido e até esta data presidia o Instituto Teotônio Vilela. O líder tucano destacou-se ainda na luta pela redemocratização do país.


POLÍTICA - DEM aciona Ministério Público contra ‘ilegalidades’ no Mais Médicos

Mendonça Filho
Mendonça Filho: médicos cubanos 
não têm liberdade de ir e vir 
e têm uma remuneração ridícula.
O Democratas está realizando uma ofensiva contra o Programa Mais Médicos. O líder do Partido, deputado Mendonça Filho (PE), protocolou naProcuradoria-Geral da República representação porcrime de responsabilidade contra o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o ex-ministro Alexandre Padilha.

Em outra frente, o partido quer discutir o programa em diversas comissões da Câmara dos Deputados para divulgar o tema. O partido propõe que o programa Mais Médicos seja revisado.

De acordo com Mendonça Filho, o Ministério da Saúde não poderia ter repassado mais de R$ 500 milhões ao governo cubano, que paga apenas 25% desse valor aos médicos que vêm trabalhar no Brasil.

Semiescravidão
O parlamentar afirma que o programa viola leis trabalhistas porque os cubanos recebem menos do que os outros médicos do programa e têm sua vida completamente controlada. A contratação dos médicos de Cuba é intermediada por uma empresa controlada pelo governo cubano.

O lider do Democratas afirmou ainda que o ex-ministro Alexandre Padilha mentiu ao afirmar que o programa é idêntico ao realizado por outros países. Essas mentiras teriam sido evidenciadas por reportagem apresentada pelo Jornal Nacional.

A reportagem informa que o programa está sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho pelas denúncias de violação de leis trabalhistas. O Jornal Nacional teria demonstrado ainda que no Chile e na França, que também contrataram médicos cubanos, essa contratação foi feita diretamente e que os profissionais recebem o mesmo que os médicos de outras nacionalidades.

"É uma ação que cria no Brasil uma situação de semiescravidão. Porque os cubanos não têm liberdade de ir e vir. Precisam de autorização até para se relacionar com outras pessoas e têm uma remuneração ridícula", criticou o parlamentar.

Iniciativa eleitoral
Para o deputado José Guimarães (PT-CE), um dos vice-líderes do seu partido, as iniciativas do Democratas são motivadas pela proximidade das eleições. Ele afirmou que é importantíssimo garantir a implantação completa do Mais Médicos.

Para o parlamentar, a reação ao programa se deve a uma postura elitista, que não admite que a população pobre tenha um bom atendimento.

"Eles não conhecem o País. Porque quem conhece o Nordeste brasileiro e o Norte desse imenso Brasil, sabe, todos sabem da importância desse programa para atender as pessoas de baixa renda, as pessoas dos lugares mais distantes desse imenso Brasil", disse José Guimarães.

Convocação
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou requerimentos de convocação dos ministros da Saúde e do Trabalho, Manuel Dias, na Comissão de Seguridade Social e Família. Os requerimentos, no entanto, ainda não foram votados.

O Democratas ainda vai entrar com uma representação na Comissão de Ética Pública da Presidência da República e requerimentos de convocação do ministro Chioro nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Educação da Câmara dos Deputados.

portal camara

ECONOMIA - Aproveite as ofertas do Mega Feirão de Queima de Estoque de Pedrinho Eletromóveis



TECNOLOGIA NO PULSO - 10 relógios inteligentes que estão chegando ao mercado

10 relógios inteligentes que estão chegando ao mercado
A Samsung revelou na semana passada, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, três novos relógios inteligentes: o Gear 2, o Gear 2 Neo e o Gear Fit. No entanto outras empresas também já estão colocando os seus gadgets vestíveis no mercado.
Os smartwatches são utilizados para monitorar exercícios físicos e informações do corpo, como batimentos cardíacos, além de ver mensagens, e-mails e atender ligações sem tirar o smartphone do bolso.

Veja abaixo alguns dos relógios que estarão no pulso dos consumidores:

Gear 2
Depois do fracasso que foi o Galaxy Gear, a Samsung decidiu lançar, poucos meses depois do primeiro smartwatch, a segunda versão do dispositivo. O Gear 2 roda o sistema operacional Tizen – desenvolvido pela própria companhia sul-coreana – e conta com display de 1.63 polegadas, 4GB de memória e uma pequena câmera para fotos.

Gear 2 Neo
Apesar de ser muito parecido com o Gear 2, o Neo não possui câmera fotográfica e é mais leve, pesando 55g, enquanto o outro pesa 68g.

Gear Fit
Ao contrário do Gear 2 e Gear 2 Neo, o Fit foi desenvolvido para acompanhar atividades físicas, já que ele é mais fina, com tela flexível de 1.84 polegadas e resistente à água e poeira. Entre as funcionalidades estão acelerômetro, pedômetro, cronômetro, timer, relógio, player de música, sensor para monitorar batimentos cardíacos e um app que mede o tempo e a qualidade do sono. 

Smartwatch 2
A Sony criou um relógio inteligente compatível com smartphones Android, que permite controlar músicas, fazer e receber chamadas, acessar e-mail, calendário, mensagens, notificações e redes sociais. Além disso, o aparelho é resistente a água, poeira e arranhões.

Qualcomm Toq
Com display de 1.55 polegadas e compatibilidade com o sistema operacional Android, o smartwach da Qualcomm tem tela com tecnologia Mirasol, uma espécie de tinta digital.

MetaWatch
A empresa está apostando em dois modelos: o Strata e o Frame. Apesar de terem as mesmas funções, o primeiro é menos elegante, enquanto o outro é mais bem acabado. A diferença em relação aos outros relógios inteligentes é de que eles são capazes de se conectarem com iPhones.

Pebble
O relógio inteligente foi um dos maiores sucessos do site de financiamento coletivo Kickstarter, sendo que os criadores, que estavam pedindo US$ 100 mil, conseguiram arrecadar mais de US$ 10 milhões.
O display é de tinta digital e o dispositivo ainda é a prova de água e compatível tanto com smartphones Android e iPhone.
Cookoo
Apesar de não ter câmera digital ou tela sensível ao toque, o dispositivo consegue se conectar com outros aparelhos via Bluetooth e avisa quando chega um SMS, e-mail, mensagem de redes sociais, entre outros. Além disso, o aparelho não precisa ser recarregado, pois utiliza uma bateria comum de relógio e ainda é a prova de água.

Wellograph
O dispositivo é uma mistura de relógio inteligente com pulseira de exercício, que monitora movimentação e batimentos cardíacos.

Omate TrueSmart
A fabricante Omate está desenvolvendo um relógio completamente independente, pois não precisa de smartphone para funcionar. Ou seja, ele faz ligações e recebe mensagens sem estar conectado a um celular.

ANARUTH - Mais três resoluções das Eleições 2014 são publicadas no Diário da Justiça Eletrônico

Foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) desta quarta-feira (5) mais três resoluções sobre as Eleições 2014. As normas foram aprovadas pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa do último dia 27 de fevereiro.

A Resolução nº 23.404 dispõe sobre propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições gerais deste ano. A Resolução 23.406 trata da arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros e, ainda, sobre a prestação de contas. Já a Resolução 23.405 dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos nas eleições de 2014.

Das 11 resoluções previstas para reger o pleito deste ano, 10 já foram aprovadas. Resta apenas a aprovação da instrução sobre o plano de mídia para o horário eleitoral, o que deve ocorrer após o dia 8 de julho. A partir dessa data, o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) irão convocar os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio para a elaboração do plano de mídia que define a parcela do horário eleitoral gratuito. Deve ser garantida a todos a participação nos horários de maior e menor audiência (Lei n° 9.504/97, art. 52).


 http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/

BLOG DO XERIFE - Campanha da Fraternidade de 2104 destacará o caso das crianças raptadas em Natal

A Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, vai mostrar o caso das crianças raptadas no bairro Planalto, em Natal, no período de 1998 a 2001.

A informação é do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, advogado Marcos Dionicio Caldas. Segundo ele, são 16 anos de impunidade e a campanha da Fraternidade pode ajudar a fazer funcionar as “nossas instituições” neste caso.


robsonpires

G1RN - PRF registra 70 acidentes e 4 mortes nas estradas durante o carnaval no RN

PRF usou radares nos acessos às cidades de Macau, Mossoró e Caicó, no RN (Foto: Divulgação/PRF)
PRF usou radares nos acessos às cidades de
Macau, Mossoró e Caicó (Foto: Divulgação/PRF)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 70 acidentes com 32 feridos e quatro mortes nas estradas federais durante sexta-feira (28) e quarta-feira (5), período do carnaval no Rio Grande do Norte. Além disso foram autuados 1.741 condutores entre os 6.330 veículos fiscalizados.

Em comparação com os números do ano passado, houve 10 acidentes a mais. A quantidade de feridos passou de 28 a 32 neste ano, enquanto o número de mortes foi o mesmo. 

Dos quatro acidentes com mortes, três envolveram motocicletas. De acordo com a PRF, o dado confirma o predomínio desses veículos nos acidentes mais graves.

O combate à embriaguez ao volante retirou das rodovias 61 condutores que foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes da PRF aplicaram 1.515 testes de bafômetro.

Os radares instalados ao longo dos principais corredores viários que dão acesso às cidades de MossoróCaicó e Macau,  registraram 2503 imagens de veículos que trafegavam acima da velocidade permitida para a via.

Em relação às prisões, a PRF deteve duas pessoas por porte ilegal de arma de fogo e um condutor por adulteração no chassi do veículo. Outras quatro pessoas foram submetidas ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
g1rn

MACAU - TRT-RN: Vara do Trabalho tem novo Oficial de Justiça

A 2ª Vara do Trabalho de Macau vai ganhar, a partir da próxima segunda-feira (10), um novo Oficial de Justiça. Esmar Taqueti Machado Filho foi empossado no cargo de Oficial de Justiça Avaliador, nesta quinta-feira, pela diretora geral do TRT-RN, Tareja Cristina de Medeiros.

Antes, Esmar atuava como Técnico Judiciário do TRT do Maranhão (16ª Região), onde trabalhou por oito anos e, ultimamente, ocupava o cargo de diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Chapadinha, a 250 km de São Luís.

Ele é casado com Danielly da Silva Gualberto, servidora do TRT do Maranhão e pai do pequeno Gabriel.

Esmar disse que está muito feliz em ter sido nomeado para o TRT do Rio Grande do Norte. “Vim atrás de uma melhoria profissional e espero ajudar o tribunal, exercendo a minha profissão com zelo e eficiência”.
assessoria


MANDATO - Ricardo Motta colocará em votação na terça-feira 11, projetos relacionados à educação

Após acordo entre líderes partidários, três Projetos de Lei relacionados à Educação tiveram a tramitação dispensada e serão votados no Plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (11). 

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (06) pelo presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PROS), após solicitação do deputado Fernando Mineiro (PT). 

Os líderes decidiram pela votação em regime de urgência tendo em vista que as Comissões Permanentes ainda não estão formadas. No entanto, foi enviado, hoje, ao Diário Oficial do Estado a estrutura de tais Comissões. 
 
Os Projetos da Educação tratam do reajuste salarial de pouco mais de 8%; outro da progressão dos servidores da Secretaria de Educação e o terceiro da mudança na classificação das escolas da rede. “É uma luta justa. São Projetos relacionados aos acordos da greve do ano passado. A categoria entrou em greve novamente porque os acordos não foram cumpridos”, disse Mineiro. 

EXEMPLO - Garoto de 13 anos constrói reator de fusão nuclear

Você se lembra do que fazia na escola aos 13 anos? É bastante improvável que tenha sido algo tão incrível quanto o jovem Jamie Edwards, que se descreve como um "cientista nuclear amador". Isso mesmo: em seu tempo livre, ele fica um tempo a mais na escola trabalhando em um reator de fusão nuclear.

Com seu trabalho, o jovem britânico quebrou o recorde de mais jovem da história a realizar esta tarefa, superando o anterior, um americano de 14 anos.

O feito de conseguir a fusão nuclear em sua escola, a Penwortham Priory Academy, colidindo dois átomos de hidrogênio para criar um de hélio, só foi possível graças ao apoio de sua escola, que ofereceu um orçamento de US$ 3.350 para que ele tocasse o projeto, e professores para auxiliar.

Para poder tirar o projeto do papel, Jamie precisou de algumas peças pouco usuais para o cotidiano da escola, como bombas e câmaras de vácuo, filamentos de tungstênio e um bastão de alumínio, entre outros. Ele também precisou passar por um curso de segurança com radiação antes de operar o reator.

O garoto manteve um blog durante o processo, onde ele lista seus passos com o reator. Seu principal desafio foi evitar os vazamentos na câmara de vácuo. Seus professores começaram a se preocupar quando uma vasilha de deutério, um isótopo radioativo do hidrogênio, chegou na escola por entrega especial.

O momento em que Jamie consegue o feito pode ser conferido no vídeo abaixo, feito pela BBC. Ao ser entrevistado, o garoto mal consegue conter a empolgação. "Eu não consigo acreditar", afirma
olhardigital

ALTO DO RODRIGUES - Nutricionista será a convidada do "Conversando Com o Seu Prefeito" deste sábado, 08

Érica, nutricionista do município
No próximo sábado, 08, a entrevistada do programa "Conversando Com o Seu Prefeito", será a nutricionista do município, Érica Rejane das Neves Brito, que fará um retrospectiva das ações do ano passado e ainda comentará sobre as perspectiva para este ano.

Concursada desde 2008 e responsável Técnica pelo Programa de Alimentação Escolar do município, Érica irá abordar na entrevista, sobre a implantação do desejum em todas as escolas do município, além de informar a população os avanços com os profissionais como capacitação e premiação das merendeiras, introdução de novas preparações no cardápio de acordo com a Lei e alimentação integral para os portadores de necessidades especiais.

Para os projetos a serem realizados para este ano estão a manutenção da qualidade da merenda em quantidades suficientes para atender as necessidades dos alunos, implantação de "local para processamento" de produtos voltados a merenda escolar fortalecendo  a agricultura familiar, entre outros projetos.

O Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" é transmitido pela rádio "comunitária" FM Ouro Negro aos sábados das 12 às 13h com a apresentação do radialista Giovani Filho, sob o comando do secretário municipal de comunicação Abelardo Neto