Memorial às vítimas de Covid

sábado, 7 de dezembro de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Aproveite este sabadão e se delicie com um gostoso Açaí da Sorveteria Nascimento


ADEUS - Bel faz últim show em trio com a banda Chiclete com Banana no Carnatal


Hoje, será o último show do vocalista Bell à frente da banda Chiclete com Banana. Bel já anunciou sua saída da banda e seguirá carreira solo

ESPORTE - Flamengo e Cruzeiro realizam hoje o jogo "das faixas"

Campeão, o Cruzeiro encerrará sua participação no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 19h, em duelo com o Flamengo, no Maracanã. A partida no Rio de Janeiro marcará o confronto entre os vencedores nacionais da temporada 2013.

Para o duelo com o campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro terá apenas um titular desde o início: o zagueiro Bruno Rodrigo. No banco de reservas, o técnico Marcelo Oliveira terá o lateral-direito Ceará e o volante Lucas Silva. Todos os demais oito titulares já iniciaram as férias.


“Além de observar (jogadores), nós propagamos o ano todo que tínhamos elenco muito bom, então, como já ganhamos antecipadamente, nada melhor do que colocar outros para jogar. É uma forma de motivação também. O time titular já com a conquista ratificada, talvez, não estivesse tão mobilizado como aqueles que não estão jogando”, justificou Marcelo Oliveira.

O título do Cruzeiro foi confirmado com quatro rodadas de antecedência. Desde que assegurou a conquista, o time celeste somou apenas um ponto em nove disputados. A equipe empatou com a Ponte Preta e foi derrotada por Vasco e Bahia.

O Cruzeiro precisa encerrar o jejum e vencer o Flamengo para igualar o recorde de pontos no atual modelo de disputa do Brasileirão. Na disputa com 20 equipes em pontos corridos, o campeão com maior pontuação foi o São Paulo, que somou 78 pontos em 2006.

A equipe comandada por Marcelo Oliveira ainda busca a primeira vitória no Maracanã em 2013. Nos três jogos disputados no palco da final da Copa do Mundo de 2014, o Cruzeiro foi derrotado pelo Flamengo, na Copa do Brasil, e por Fluminense e Vasco, no Brasileirão.

“Não ganhamos dos cariocas no Rio, e é uma oportunidade. Temos de criar este clima de competição. Futebol vive de resultados. Inclusive, a história toda que fizemos este ano passa a não valer mais nada a não ser historicamente para o clube, porque a gente precisa escrever outra no ano que vem. Então vamos tentar fechar com outra nova vitória”, destacou o treinador cruzeirense.

Enquanto Marcelo Oliveira dará férias à maioria de seus titulares, Jayme de Almeida utilizará a equipe completa do Flamengo neste sábado. “Nós vamos para esta partida contra o Cruzeiro com o pensamento de ganharmos e fecharmos o nosso ano no Maracanã em grande estilo. Tenho certeza de que o torcedor do Flamengo vai comparecer em bom número para se despedir do time. Será o jogo entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. Ninguém vai querer perder”, disse o técnico rubro-negro.

Flamengo x Cruzeiro


Flamengo
Felipe; Leo Moura, Marcos González, Samir e André Santos; Amaral, Diego Silva, Luiz Antônio e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida 

Cruzeiro
Rafael; Mayke, Leo (Victorino), Bruno Rodrigo e Everton; Leandro Guerreiro, Souza, Tinga e Júlio Baptista; Luan e Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 7 de dezembro (sábado), às 19h
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

ALTO DO RODRIGUES - Amanhã! Grande expectativa para a celebração dos 13 anos do Apostolado da Oração

É imensa a expectativa para a missa deste domingo (08), onde será celebrado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Alto do Rodrigues/RN, missa em ação de graças pelo 13º aniversário do Apostolado da Oração. 

Além do abençoado pároco Marcelo Coutinho, está confirmado a presença do fundador do grupo, o querido e inesquecível padre Valtair Lira Lucas. Então, não esqueça, no próximo domingo, dia 08 de dezembro, na igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, a partir das 19h, missa com os padres Marcelo e Valtair.

PENDÊNCIAS - Festejos dos 60 anos de emancipação política do município. Acompanhe programação oficial


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Caio Sanderson, o estiloso do Vale do Açu


Hoje é felicidade geral na família AltoNoticias, pelo aniversário do adolescente Caio Sanderson, filho do casal Jefte e Vanderleia. Vascaíno roxo, gostaria de ganhar de presente do time do coração, a permanência do time na série A. Caio, recebeu inúmeros felicitações tanto pelas redes sociais, como diversasss ligações telefonicas. Nós também queremos lhe desejar toda sorte do mundo.

CARNAUBAIS - Jantar de Nossa Semhora e lançamento da revista de Santa Luzia acontece hoje


IPANGUAÇU - Secretária de Saúde recepciona médico cubano que integrará equipe de saúde no município

A Secretária de Saúde do município, Sumaria Fonseca, participou na manhã de hoje(07) em Natal da recepção aos médicos cubanos que integram as equipes de saúde no Estado.

O Município de Ipanguaçu receberá um dos médicos cubanos, Roberto é um deles, e inicia as atividades na próxima segunda-feira(09) com o reconhecimento da estrutura de saúde onde trabalhara. Outro município da região do Vale que receberá também um médico é a cidade de Itajá. 

As Prefeituras, serão responsáveis pela acomodação e gastos com o médico no município e o Governo Federal será parceiro com a pactuação de uma bolsa no valor de R$ 10 mil. O prefeito Leonardo almoçou acompanhado dos demais na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

GOSPEL - Alterna Natal Vida reune uma multidão de evangélicos pelas principais ruas da capital


LUTO - Faleceu nesta manhã, Marina Araújo, a mãe do árbitro de futsal Emaoel Eduardo Marinho

Faleceu na manhã deste sábado, em Natal, vítima de uma parada cardíaca Marina Araujo Marinho de 69, mãe do famoso árbitro de futsal Emanoel Eduardo Marinho. Seu corpo está sendo velado em sua residência à Rua Paraí, conjunto Soledade I, na Zona Norte. O enterro acontecerá amanhã, às 09h, no cemitério Morada da Paz, zona norte

CRIME - PRF prende homem que transportava cinco tatus dentro de uma mala

Homem disse que os tatus foram mortos para consumo. (Foto: Divulgação)Um homem identificado como Ludimar Alves Lima, 48 anos, foi preso nesta sexta-feira (06) pela Polícia Rodoviária Federal, após ser abordado com cinco tatus mortos que estavam acondicionados em uma mala de viagem. Os animais estavam dentro de um ônibus que faz linha de São Miguel do Tapuio, 227 quilômetros distante de Teresina.

Segundo o inspetor Celso Alcântara, da PRF, o homem alegou que teria assassinado os animais para consumir. “Ele nos disse que ele mesmo teria matado os animais em São Miguel do Tapuio e que estaria trazendo para consumo próprio”, relata.

Ainda segundo o inspetor Celso, os animais foram encontrados, após fiscalizações de rotina. “Durante nossa vistoria no veículo à procura de droga, arma, dentre outras coisas, nos deparamos com esses cinco tatus, que inclusive, eram bem grandes. Quero ressaltar que nosso trabalho é constante na tentativa de combater qualquer tipo de crime”.

Após abordagem o homem foi encaminhado a Central de Flagrantes, onde será autuado por crime ambiental. A polícia também já acionou o Ibama, que tomará as devidas providências sobre o caso.
animalverde


ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Horário de sepultamento dos irmãos assassinados está indefinido

Severino e Francisco (Galego do Restaurante) mortos na calçada da própria residência
Familiares dos dois irmãos assassinados no final da tarde desta sexta-feira, 6, informaram que o horário e sepultamento dos corpos não estão definidos. 

Os corpos de Severino Felix Medeiros e Francisco Felix Sobrinho(Galego do Restaurante) estão sendo velados na Câmara Municipal, já o horário e local de sepultamento não está confirmado, pois ainda aguarda a chegada do único filho de Galego, que desembarcar no aeroporto Augusto Severo,  por volta das 15h30. Netinho vem para o último adeus ao pai acompanhado de sua esposa, filha e sua mãe que viveu por vários anos com Galego.

Só com a chegada de Netinho (filho de Galego) é que será definido o horário e o local de sepultamento dos corpos dos dois irmãos que foram assassinados na porta de casa.

Galego "adotou" Alto do Rodrigues como sua cidade para viver e havia mais de 25 anos que vivia e tem negócios na cidade, mas os dois irmãos não naturais de Afonso Bezerra.

PENDÊNCIAS - Bloco alternativo AA reune galera para lançamento da edição 2014


ESPORTE - Rogério Ceni renova por um ano com o São Paulo

Terminou com final feliz para os são-paulinos a novela envolvendo o futuro de Rogério Ceni. Após longo silêncio, o goleiro se reuniu com o presidente Juvenal Juvêncio na manhã deste sábado no CT da Barra Funda e renovou contrato por mais uma temporada. Dessa forma, a aposentadoria fica para o fim de 2014.

Rogério há tempos vinha dando sinais de que mudaria de opinião quanto ao futuro. A maior mostra aconteceu quando ele foi fazer os exames médicos para a próxima temporada junto com os companheiros. Antes disso, membros da diretoria e da família já não o viam com a certeza de que a aposentadoria era um fato consumado.

"O que mais me motivou a renovar o contrato, primeiro, é a oportunidade de continuar aqui no São Paulo, minha segunda casa. Eu adoro isso aqui, é praticamente a minha vida. Mas também pela insistência do clube, do presidente Juvenal Juvêncio que vem sendo tão incisivo comigo para que eu continue, assim como as declarações do Muricy pedindo a minha permanência, porque é muito bom trabalhar com a confiança de quem comanda o clube", afirmou o goleiro.

Na conversa com Juvenal, Rogério ouviu que o time terá uma equipe mais forte no ano que vem e voltará a brigar por títulos depois de um 2013 fracassado. Ele acredita que suporta mais uma temporada em alto nível, mas buscava a confirmação de que estaria em um elenco forte e mais preparado. Ao ouvir do presidente a garantia de que faria o São Paulo voltar a ser temido, aceitou a prorrogação.

"É uma satisfação enorme ter conseguido sensibilizar nosso maior ídolo para que atue por mais uma temporada. A permanência do vínculo entre São Paulo e Rogério Ceni é um enorme legado de nossa gestão. Sempre deixei claro que, pelo São Paulo, tínhamos o mais absoluto interesse na renovação do Rogério, não só por tudo que ele representa para o nosso torcedor, por ser o Mito, mas porque a temporada de 2013 mostrou que o Rogério está em grande forma", declarou Juvenal Juvêncio.

Maior ídolo da torcida, Rogério Ceni está com 40 anos e é um demolidor de recordes pelo São Paulo. Além dos 1.119 jogos pelo clube - que o colocam não só como recordista absoluto do Tricolor, mas também como jogador que mais vezes vestiu a mesma camisa, quebrando marca de Pelé -, ele também já marcou 113 gols, que o colocam como maior goleiro-artilheiro do mundo. Ele chegou ao clube em 7 de setembro de 1993, vindo de Sinop.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo e o engenheiro agrônomo no programa de rádio deste sábado, 07

Prefeito Abelardo e o convidado especial engenheiro agrônomo Breno Leão
Além das palavras do prefeito Abelardo Rodrigues, o Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" deste sábado, 07, contará com a participação do engenheiro agrônomo Breno Leão, que utilizará o espaço para falar sobre a parceria da prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, voltadas para beneficiar o homem do campo e desenvolver o município.

O Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" é transmitido aos sábados (12 às 13h) através da rádio "comunitária" FM Ouro Negro que atende uma determinação do juiz da Comarca de Pendências. O programa institucional do governo Construindo Um Novo Tempo é uma produção da Secretaria Municipal de Comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto e apresentação do radialista de sucesso Giovani Filho.

ALTO DO RODRIGUES - Mais um acidente entre um caminhão e uma motocicleta deixa dois feridos

Acidente aconteceu na madrugada deste sábado nas proximidades do trevo da Termoaçu

Na madrugada desta sexta-feira, um carro capotou na Avenida Angelo Varela. No final da tarde da trágica sexta-feirça, dois irmãos foram assassinados na porta de casa.
Carro que capotou na madrugada de quinta para sexta-feira

Nesta madrugada de sábado, um outro acidente foi registrado pelo policiais Erlon, Nelson e sob o comando do Sargento Leonez. Um caminhão bateu colidiu com uma motocicleta nas imediações do trevo da Termoaçu. De acordo com populares que prestaram ajuda ao casal da moto, um caminhão bateu e destruí parte da moto e por pouco não vitimou os dois. Reginaldo Moura da Silva(48) foi levado com fratura na clavícula, corte na cabeça e ferimento grave no braço. A jovem que estava com Reginaldo chama-se Érica Rejane Paulino de Melo(22), sofreu ferimentos, e os dois foram levados para o hospital de Mossoró.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

COMUNICAÇÃO - Portais apostam em blogs para aumentar audiência

O ano de 2013 nem terminou e, pelo menos, 100 novos blogs foram lançados nesses meses. O investimento nítido feito pela imprensa tem motivo: ampliar o conteúdo e aumentar a audiência. O Comunique-se conversou com quatro veículos que começaram o ano com projetos voltados para o online e descobriu quais foram os resultados alçados até o momento. Estadão, Carta Capital, R7 e GQ Brasil, que somados são responsáveis por colocar no ar 69 novas páginas, falaram, também, sobre planos para 2014.

"Hoje, os blogs são tratados como extensão de conteúdo do Estadão", enfatiza o editor-executivo de conteúdos digitais do Grupo Estado, Luiz Fernando Bovo. De acordo com ele, 25 colunas digitais foram lançadas em 2013. Mas, para melhorar a audiência, foi preciso, inclusive, se desfazer de algumas. "Retiramos muitos blogs que não eram atualizados, incrementamos a lista com novos e passamos a trabalhar as redes sociais".

Bovo conta que, atualmente, 4% da audiência registrada pelo site do Estadão vêm dos blogs, que são escolhidos de acordo com critérios como afinidade com a política editorial do jornal. "Entendemos que os blogs agregam conteúdo de qualidade, ampliando e diversificando a oferta de conteúdo numa linguagem estritamente digital". Até o fim deste ano e o começo do próximo, novas apostas serão feitas pelo grupo.

Quinze novas páginas foram lançadas pelo site de Carta Capital de maio até agora. O mês cinco marcou, também, a ida de Lino Bocchini para o veículo, que criou o cargo de editor de mídia online para receber o jornalista e reforçar o investimento. Por lá, os resultados podem ser comemorados: os blogs representam quase a metade da audiência do site. "Estamos indo na contramão, investindo e conseguindo bons resultados", comenta o editor.

Bocchini diz que conteúdo vindo dos blogs possui o mesmo tratamento que as reportagens e que a experiência tem sido positiva. Ele explica que não há equipe suficiente para falar de todos os assuntos e, neste ponto, as páginas administradas pelos colaboradores são essenciais. "Todos os espaços lançados pela Carta tem curadoria, as pessoas que escrevem levam o nome da revista para mais lugares e conseguimos conversar com público muito maior". Em 2014, a ideia é que seja colocado no ar um primeiro blog bilíngue do veículo.

Diretor geral do R7, Antonio Guerreiro afirma que a Record tem no DNA o investimento no online. Neste ano, foram 21 blogs lançados com a proposta original que deu vida a outros espaços: interagir com leitores e investir no relacionamento deles com as pessoas que fazem a marca. "Temos mais de 100 blogs e o resultado em audiência é bastante significativo. Mas, evidentemente, o grande ganho é na variedade de conteúdo e ponto de vista", avalia o executivo.

Guerreiro ainda conta que cerca de 14% das visitas do R7 vêm dessas páginas. O executivo anuncia que o site é aberto a ideias. "Todos podem lançar blogs no nosso site, basta ter coisas interessantes para falar".

O início de julho registrou o lançamento do primeiro blog da versão online da revista GQ Brasil. Editora digital, Erin Mizuta afirma que o investimento não foi somente para conquistar audiência. "Alguns temas eram de interesse do nosso público, mas não tinham força ou gancho suficiente para gerar uma matéria. Além disso, outros assuntos pediam uma abordagem mais subjetiva e analítica".

Todas as páginas da GQ Brasil, oito no total, são assinadas por integrantes da redação. "A ideia era que o blog fosse uma voz da redação, uma linha mais direta e pessoal com o leitor. É um projeto que foi bem acolhido por todos, que pesquisam, entrevistam e se dedicam para falar sobre os assuntos que mais gostam com propriedade". Atualmente, aproximadamente 3% da audiência do site vêm dos blogs.

Todos os veículos concordam que, além de bons resultados numéricos, a possibilidade de ter diversidade de conteúdo e opinião é um dos principais ganhos para quem investe nessas plataformas.

SAÚDE - Comissão de Educação pode instituir Dia Nacional de Doenças Raras

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar na terça-feira (10) o projeto apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que cria o Dia Nacional de Doenças Raras, a ser celebrado no último dia de fevereiro.

Ao defender o projeto (PLS 159/2011), o senador Suplicy argumentou que há mais de 5 mil doenças raras identificadas, que atingem cerca de 13 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com o parlamentar do PT, 80% dessas patologias têm causa genética. Mas há também aquelas de origens degenerativas, autoimunes, infecciosas e oncológicas.

Também deve ser votado na terça-feira o projeto (PLS 321/2010) de autoria do ex-senador Flávio Arns que instiui, em 2 de abril, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.

Consta ainda na pauta da Comissão de Educação a proposta apresentada pelo senador José Agripino (DEM-RN) instituindo, em 25 de outubro, o Dia Nacional da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil. 

Agripino explicou que o objetivo é reconhecer a importância da construção civil e dos profissionais da área para o progresso do país. Se essas três propostas forem aprovadas poderão seguir para exame da Câmara dos Deputados, uma vez que tramitam em caráter terminativo na comissão.


BRASÍLIA - Senado aprova classificação de corrupção como crime hediondo

Corrupção ativa e corrupção passiva podem em breve ser classificados como crimes hediondos. O Senado aprovou em Plenário nesta quarta-feira (26) o PLS 204/2011, do senador Pedro Taques (PDT-MT), que inclui delitos contra a administração pública como crimes hediondos, aumentando suas penas e dificultando a concessão de benefícios para os condenados.

A proposta foi votada à tarde, como parte da pauta legislativa prioritária, anunciada pelo presidente Renan Calheiros em resposta às manifestações realizadas no país nas últimas semanas. O projeto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

O PLS 204 foi aprovado com emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) incluindo também o homicídio simples na lista de crimes hediondos. Com a mudança, os condenados pelos crimes citados não terão mais direito a anistia, graça, indulto e livramento mediante de fiança. Também se torna mais rigoroso o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão de regime.

Relator da proposta em Plenário, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) explicou que a atual legislação dá respostas duras a quem comete crime contra a pessoa ou contra o patrimônio individual, mas é brando quando se trata de proteger os interesses difusos dos cidadãos e o patrimônio público, em crimes como concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato e excesso de exação.

- O resultado de tais crimes tem relevância social, pois pode atingir, em escala significativa, a depender da conduta, grande parcela da população. Com efeito, a subtração de recursos públicos se traduz em falta de investimentos em áreas importantes, como saúde, educação e segurança pública, o que acaba contribuindo, na ponta, para o baixo nível de desenvolvimento social - argumentou o senador.

Homicídio simples
Principal signatário da emenda que incluiu o homicídio simples como crime hediondo, José Sarney defendeu a medida destacando que o Brasil tem a “vergonhosa posição” de ser o país com maior número de homicídios proporcionais no mundo. O senador citou ainda pesquisa do Instituto Sangari que revela que 78% da população brasileira têm medo de ser assassinada.

- Se nós temos essa oportunidade de considerar crime hediondo, como eu acho que é justo, os da administração pública, como nós não temos condições de incluir aí na relação de crimes hediondos os crimes contra a vida, em primeiro lugar, o homicídio? – questionou.

O projeto inicial tornava hediondo somente os crimes de corrupção ativa e passiva e de concussão (quando o agente público exige vantagens para si ou para outrem). Por emenda, Alvaro Dias acrescentou os crimes de peculato (quando o agente público apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular) e de excesso de exação (quando o agente público exige tributo indevido ou usa meios abusivos para cobrança de tributos). Uma última emenda, dos senadores Wellington Dias (PT-PI) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), incluiu na lista também o peculato qualificado.

Os crimes de corrupção ativa, passiva e de peculato têm pena de reclusão, de dois a doze anos, e multa. Para concussão, a pena é de reclusão de dois a oito anos e multa. Já o excesso de exação tem pena de reclusão, de três a oito anos, e multa. Homicídio simples tem pena de reclusão, de seis a 20 anos.

Projeto antigo
Autor da proposta original, Pedro Taques ressaltou que esta não foi uma “legislação de emergência”, apresentada apenas em função da mobilização popular das últimas semanas.

- Este projeto é de 2011. Esse projeto já tinha parecer do senador Alvaro Dias [também relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça] há mais de um ano, só que, por oportunidade e conveniência, não havia sido colocado em pauta na comissão. Mas isso faz parte do processo legislativo - explicou.

O senador, entretanto, foi contrário à emenda que incluiu homicídio simples no projeto. Em sua avaliação, apesar de a medida ser correta no mérito, não “cabia” no projeto que tratava apenas de crimes contra a administração pública.

ALTO DO RODRIGUES - Vai um açaí gostoso aê?


PORTO ALEGRE/RS - Vende-se cocaína. Aceita-se cartão de crédito!

Reza a lei da oferta e da procura que, sempre que você oferta algo que muita gente procura, você pode cobrar o que quiser do jeito que bem entender. Em Porto Alegre, o dono de um restaurante decidiu incluir no cardápio um ingrediente inusual para estabelecimentos do gênero: cocaína. Comercializava a droga, suprema praticidade, no cartão de crédito. 

O delegado Mario Souza, que participou do flagrante, deixou cair o queixo: O estabelecimento está localizado em uma região próxima a um shopping e instituições de ensino. É um local frequentado por trabalhadores noturnos, não é uma boate. Chama atenção para o fato de que o tráfico de cocaína se expandiu para restaurantes, que aceitam, inclusive, cartão de crédito.”
blogdojosias



COMIDA - Aproveite este sabadão e se delicie com um gostoso Açaí da Sorveteria Nascimento


CARNAUBAIS - Hoje tem Sexta Cultural com Arte na Praça


ALTO DO RODRIGUES - Chegou o grande dia: Espaço Livre apresenta hoje Taildo Barrros e a Cama de Gato

Chegou o dia: Espaço Livre orgulhosamente apresenta: TAILDO BARROS & A CAMA DE GATO, que voltam à se apresentar hoje, dia 06 de Dezembro. O encontro tá marcado, com muitas recordações nacionais em MPB e POP ROCK. Venha traga a sua turma a entrada é franca!

FESTAS - Veja aí os agitos e baladas para esse fim de semana

LUTO NO MUNDO - Nelson Mandela será enterrado no dia 15 de dezembro

O corpo de Nelson Mandela será enterrado no dia 15 de dezembro na aldeia de Qunu, onde ele passou sua  infância. 

O governo sul-africano prepara detalhes do funeral, que deverá ser aberto ao público.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Segundo ele, o velório vai acontecer no dia 10 de dezembro, no Estádio Nacional de Johannesburgo, e entre os dias 11 e 13 no Union Buildings, em Pretória.

O ex-presidente sul-africano morreu na noite desta quinta-feira (5), aos 95 anos, em sua casa. Horas depois, o corpo foi levado para o necrotério militar de Pretória.



COPA 2014 - Oito seleções jogarão em Natal, no estádio Arena das Dunas. Governadora comemorou

Estádio Arena das Dunas, em Natal (Foto: Canindé Soares)
Uruguai, Itália, Japão, Estados Unidos, Gana, México, Camarões e Grécia. São estas as oito seleções de futebol que jogarão em Natal durante a primeira fase da Copa do Mundo de 2014. O sorteio dos jogos aconteceu na tarde desta terça-feira (6) na Costa do Sauípe, na Bahia. Presente ao evento, a governadora Rosalba Cialirni comemorou e disse que está satisfeita com os países que visitarão a capital potiguar.

“É uma grande alegria saber que receberemos seleções tão importantes para jogar na nossa Arena das Dunas. Tenho certeza de que todos farão um grande espetáculo, principalmente no jogo entre Itália e Uruguai”, ressaltou. Rosalba disse que também ficou feliz em saber que os Estados Unidos mais uma vez farão parte da história da capital potiguar, se referindo à presença norte-americana em Natal durante a 2ª Guerra Mundial.

Para o secretário Extraordinário da Copa no RN, Demétrio Torres, a escolha das seleções que jogarão em Natal foi muito positiva, reunindo povos de todos os continentes. “O melhor de tudo é que jogarão times de cinco continentes diferentes, promovendo uma união dos povos na festa do futebol mundial e nós proporcionaremos o palco”, comentou.

Confira os jogos que serão realizados na Arena das Dunas:
Dia 13 de junho, às 13h: México x Camarões
Dia 16 de junho, às 19h: Gana x Estados Unidos
Dia 19 de junho, às 19h: Japão x Grécia
Dia 24 de junho, às 13h: Itália x Uruguai
com informações do G1RN

MÚSICA - 100 brasileiros dão as boas-vindas às 32 seleções participantes da Copa do Mundo FIFA 2014


100 brasileiros se reuniram no topo de um morro carioca para dar as boas-vindas às 32 seleções qualificadas para a Copa do Mundo FIFA 2014™. É o mais épico canto de futebol do mundo, executado pelo Coral das Crianças de Petrópolis

PENDÊNCIAS - Festividades dos 60 anos de emancipação política do município começa hoje


HOMENAGEM - Socern recebe homenagem pelos 17 anos de atuação no RN

A Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern) foi homenageada nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa pelos 17 anos de atuação no estado. 

A proposição da deputada Márcia Maia (PSB) também lembrou o dia internacional das pessoas com deficiência, comemorado na terça-feira passada. O RN é o 8º entre os estados da federação com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria.

“O desafio de todos os atores sociais comprometidos com a construção de um país melhor é o de não deixar morrer o sonho de construção de uma sociedade pautada em relações solidárias e justiça social. Necessitamos de políticas públicas intersetoriais e articuladas, que contemplem as diversas dimensões da vida humana. não apenas uma questão de assistência social, apesar de incluí-la”, disse.

O presidente da Casa, deputado estadual  Ricardo Motta (PROS), destacou a importância da propositura. “É uma bandeira do Poder legislativo e dos servidores da Casa. A inclusão social não só das pessoas com maior idade e Sindrome de Down,  nosso próximo projeto é trabalhar com a inclusão de pessoas dependentes químicas”, afirmou.

De acordo com dados apresentados pela deputada Márcia Maia cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência. Quase 46 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência: mental, motora, visual ou auditiva. esse número corresponde a 24% da população total do Brasil. A constatação faz parte do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É importante pensar em ações complementares que dêem as motivações para que este grupo possa avançar de maneira mais independente, garantindo um caminho mais sólido para assegurar a cidadania e a qualidade de vida, direito constitucional garantido a todos”, destacou Márcia Maia.

A presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Márca Maria, disse que a instituição vem realizando um trabalho com o objetivo de obter o número real do total de pessoas com deficiência no RN. O monitoramento é inédito e passará pelos 167 municípios do estado. “A luta é grande, às vezes até desigual, mas é muito válida. O conselho vem fazendo o que é possível para que as questões de acessibilidade sejam efetivadas, mas a acessibilidade não se restringe às calçadas e prédios públicos. Tem que começar desde quando essa pessoa sai de casa”, afirmou.

O trabalho realizado pela Assembleia Legislativa foi elogiado pelo o presidente da Socern, Ronaldo Tavares, antes de falar sobre o trabalho que realiza há 17 anos. “A AL vem fazendo um bom trabalho em bem incluir a cidadania e dignidade das pessoas com deficiência. Nossa luta não tem sido fácil, mas tem sido estimulante a cada dia. Pois aumenta a nossa responsabilidade ao longo destes 17 anos. Lutando contra a falta de recurso, de comprometimento do poder público, de pessoas que querem ocupar um lugar que é nosso. É preciso que não deixemos que muitas vezes, pessoas que chegam de páraquedas para ocupar nossos espaços. É preciso saber que existem pessoas que estão amplamente envolvidas nesse trabalho”, disse.

ESPORTE - ABC confirma renovação de contrato de Roberto Fernandes

Sílvio Bezerra, Roberto Fernandes e Rubens GuilhermeA boa campanha que salvou o ABC do rebaixamento na Série B deste ano rendeu ao técnico Roberto Fernandes a renovação do contrato. A informação foi confirmada pelo Twitter oficial do clube na tarde desta quarta-feira (04). O clube não informou detalhes da negociação, mas com a renovação já começa a focar na temporada 2014.

Desde o final da Série B especulava-se a renovação de contrato do técnico com o alvinegro. Roberto Fernandes chegou ao ABC no mês de agosto deste ano após ter comandado o América na Série B. Ao iniciar o trabalho viu o clube em uma situação complicada e correndo sério risco de rebaixamento. Na época, o ABC havia marcado apenas 7 pontos desde o início da competição. 

Aos poucos, Roberto Fernandes foi solicitando a diretoria contratações e levou o clube a uma sequência de 6 vitórias seguidas, que ajudou a tirar o time da posição de perigo. Vitórias sobre clubes que lutavam pelo acesso à Série A também valorizaram o trabalho de Fernandes. O ABC terminou a Série B com 46 pontos conquistados, em 13 vitórias, 7 empates e 18 derrotas. O clube marcou 45 gols, levou 58 e terminou com um saldo de -13 gols.

Em 2014, o ABC irá disputar o Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série B. A primeira partida de 2014 será o clássico contra o América para inauguração do estádio Arena das Dunas. A partida está marcada para o dia 12 de janeiro.

ESPORTE - Gafes, celebridades e cenas inusitadas marcam história de sorteio da Copa

Bisneto de Jules Rimet retirou bola do sorteio do mundial
de 1938
A gafe cometida por Alex Atala no sorteio da Copa das Confederações em 2012 – o renomado chef sorteou uma posição no grupo A para o Uruguai, ao invés de uma do grupo B, como havia sido estabelecido – gera expectativa para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que acontece nesta sexta-feira. Ainda que o incidente não se repita na Costa do Sauípe, as gafes e fatos bizarros não são nada incomuns na história dos sorteios das edições anteriores da Copa.

Primeiros passos
A primeira edição do sorteio, em 1930, seguiu um formato bastante diferente do atual. Na época, não existiam eliminatórias, e diversas seleções foram convidadas para disputar o torneio, sediado no Uruguai. Para as equipes europeias, a viagem de navio poderia levar até três semanas, por isso o sorteio só aconteceu dias antes da Copa, após a chegada das delegações a Montevidéu. Apenas 13 equipes compareceram, e o modelo mata-mata, planejado inicialmente, foi substituído por quatro grupos.

A edição seguinte foi bem mais animadora, com 32 seleções buscando participar. Dentre elas, os Estados Unidos chamaram a atenção quando perderam o prazo de inscrição para o Mundial. Para conquistar uma vaga, tiveram que derrotar o México em um playoff classificatório, mas o esforço acabou sendo em vão: foram recebidos na primeira fase com uma sonora goleada diante da anfitriã Itália, por 7 a 1, e acabaram dando um rápido adeus ao campeonato.

No sorteio do Mundial de 1938, realizado em Paris, na França, coube ao bisneto do então presidente da Fifa, Jules Rimet, a retirada das bolinhas do pote. O garoto era tão pequeno que precisou ficar em pé sobre a mesa para colocar a mão dentro dos potes. Rimet deu nome a taça da Copa do Mundo de 1946 até 1970, ano em que ela foi conquistada definitivamente pelo Brasil. Aqui, acabou roubada e derretida em 1983. 
A Copa na Suíça, em 1954, marcou a primeira vez que o sorteio dos grupos aconteceu no ano anterior à disputa: o evento foi realizado em novembro de 1953, em Zurique. Foi também a consolidação do modelo de grupos, que havia sido adotado em 1950 no Brasil, com objetivo de evitar que as seleções europeias cruzassem o mundo para disputar apenas um jogo, e, em caso de derrota, retornar.

Problemas
A primeira grande saia justa na história dos sorteios aconteceu em 1974, na Alemanha. Um inocente garoto, escolhido dentre os membros de um coral infantil de Berlin para apanhar as bolinhas, cometeu o inimaginável, sorteando no mesmo grupo a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. O fato gerou uma repercussão enorme, mas o jogo aconteceu, com vitória da Alemanha Oriental. Foi a rival, entretanto, que acabou levantando a taça.

Se o ocorrido em 74 foi mais um acaso do destino do que um erro, o mesmo não pode ser dito de 1982. O sorteio da Copa na Espanha teve uma inovação: máquinas foram as responsáveis por capturar as bolinhas. Os equipamentos eletrônicos, entretanto, revoltaram-se contra os humanos, ao melhor estilo "Exterminador do Futuro". A Escócia foi sorteada no grupo errado, e parte do sorteio teve que ser refeita. Dentro de campo, a Copa foi quente, considerada uma das melhores da história. As máquinas do sorteio, por sua vez, acabaram na geladeira, abandonadas para as próximas edições.

Calçada da fama
A Itália, em 1989, deu o pontapé inicial nas apresentações glamorosas e espetaculares que atualmente marcam o sorteio. Um verdadeiro time de estrelas, formado por nomes como o tenor Luciano Pavarotti e a atriz Sophia Loren, povoaram a festa ao lado de lendas do futebol como Pelé e Bobby Moore, em meio a apresentações de ópera e rock.
A presença de astros passou a ser uma marca registrada dos sorteios, repetindo-se em 1994, em Las Vegas, capital do espetáculo norte-americano, e nas edições subsequentes. Estrelas do showbizz como o cantor Juanes, a cantora Anastacia e a modelo Heidi Klum dividiram os palcos com os maiores nomes da história do futebol.

Xaveco
No sorteio da Copa de 2010, na África do Sul, a principal atração foi a bela atriz local Charlize Theron. Como provavelmente aconteceria com muitos homens nessa situação, o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, pareceu assanhar-se um pouco ao lado da musa. Charlize mostrou certo constrangimento com os sorrisos e toques no braço de Valcke, e um clima estranho tomou conta de alguns momentos do sorteio.

Frases de efeito
Os sorteios das copas são raras ocasiões na qual o presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem a oportunidade de atender jornalistas do mundo todo e dar sua opinião sobre as principais discussões do futebol moderno. Nos últimos anos, o mandatário da entidade máxima do futebol não tem economizado nas opiniões polêmicas.
Em 2004, afirmou a uma rede de televisão suíça que o futebol feminino seria mais popular se as jogadoras utilizassem "shorts mais justos". Em 2010, ao anunciar o Catar como anfitrião da Copa de 2022, brincou dizendo que os torcedores homossexuais que fossem ao país árabe deveriam "evitar atividade sexual" – a homossexualidade é considerada crime no país árabe.

2014
O sorteio desta sexta-feira, na Costa do Sauípe, já rendeu polêmica com a escolha dos apresentadores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima. Com o movimento Bom Senso F.C. contestando o calendário do futebol brasileiro, as manifestações populares que ocorreram durante a Copa das Confederações e o atraso nos preparativos para a Copa do Mundo, não faltam assuntos espinhosos para receberem os comentários de Sepp Blatter. Em meio a um clima festivo, com diversas atrações musicais, as gafes e os micos sempre podem dar o ar de sua graça.

COPA 2014 - Protesto na porta de resort em sorteio da Copa tem até folheto em inglês

A entrada principal do complexo do resort da Costa do Sauipe, onde será realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, foi palco protesto de integrantes do grupo SindiHoteis Bahia. O protesto não era contra a realização da Copa do Mundo, mas sim contra a alteração das leis trabalhistas e a criação da modalidade de contratação temporária.

O órgão reclama de exploração pela lei que permite que sejam feitas contratações de funcionários para períodos curtos sem necessidade de registro em carteira.O protesto tem cartazes e bandeiras. Cerca de 20 pessoas ficavam no acostamento da estrada do Coco, que liga Salvador até a Região Norte do estado.

Os manifestantes fizeram até um panfleto em inglês para distribuir para quem passasse no trajeto até o hotel.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal da Bahia, o protesto não tem atrapalhado a entrada da imprensa e executivos da Fifa no complexo onde será realizado o sorteio. "É um protesto pacífico, está tudo bem, não está atrapalhando em nada aqui", declarou o coronel Paulo Bonfim.

AGORA TODOS JUNTOS

Em memória a morte do líder Nelson Mandela

ESTADO - Governadora Roalba Ciarlini recebe a flâmula oficial de Natal


Ainda no stand Natal, no Complexo da Costa do Sauípe, a Governadora Rosalba Ciarlini recebeu do presidente da FIFA, Joseph Blatter, a flâmula oficial de cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. O estandarte é um símbolo que representa a escolha da capital potiguar para sediar as partidas do mundial de futebol.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo e o engenheiro agrônomo no programa de rádio deste sábado, 07

Prefeito Abelardo e o convidado especial engenheiro agrônomo Breno Leão
Além das palavras do prefeito Abelardo Rodrigues, o Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" deste sábado, 07, contará com a participação do engenheiro agrônomo Breno Leão, que utilizará o espaço para falar sobre a parceria da prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, voltadas para beneficiar o homem do campo e desenvolver o município.

O Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" é transmitido aos sábados (12 às 13h) através da rádio "comunitária" FM Ouro Negro que atende uma determinação do juiz da Comarca de Pendências. O programa institucional do governo Construindo Um Novo Tempo é uma produção da Secretaria Municipal de Comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto e apresentação do radialista de sucesso Giovani Filho.

ESTADO - Ministério da Saúde amplia recursos para Natal e anuncia reforma de unidades básicas no interior

O Ministério da Saúde publicou várias portarias detalhando a destinação de recurso para o Rio Grande do Norte. Conforme as publicações no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a maior parte dos recursos destina-se ao atendimento de média e alta complexidade em Natal. Uma das portarias incorpora ao limite financeiro do SUS para Natal R$ 889 mil. A outra amplia em R$ 12,5 milhões o repasse anual para a capital potiguar, sendo a primeira parcela de R$ 500 mil.

Em outra portaria publicada no DOU, o Ministério da Saúde aprova o repasse da terceira parcela dos recursos de custeio aos municípios habilitados no programa de qualificação do SUS. 

São 26 cidades, sendo R$ 18 mil para Caiçara do Rio dos Ventos. Outros 11 municípios vão receber, cada um, R$ 12 mil. São eles: Assu, Doutor Severiano, Arês,  José da Penha, Lucrécia, Luis Gomes, Passa e Fica, Santana do Seridó, São Fernando, São Miguel e Tenente Ananias. As demais cidades que vão receber a terceira e última parcela no valor de R$ 6 mil são: Angicos, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, Lagoa de Pedra, Lajes, Marcelino Vieira, Portalegre, Serrinha, Umarizal, Várzea, Venha Ver e Viçosa.

O Ministério da Saúde também anunciou recursos para reforma de quatro unidades básicas nos municípios de Mossoró e Parazinho. O dinheiro será repassado de acordo com adequação de valores e a real necessidade de intervenção nas instalações físicas das UBS. Mossoró vai receber R$ 30 mil e Parazinho R$ 22 mil

IPANGUAÇU - Programação oficial dos 65 anos de emancipação política do município

O prefeito Leonardo Oliveira divulgou na noite de ontem, no Programa Panorama do Vale, na rádio Princesa, em Assu, a programação oficial dos festejos de emancipação política dos 65 anos do municipio. Acompanhe a programação completa

Programação:
Dia 18.12 - QUARTA-FEIRA
16 – Inauguração – Pavimentação do entorno da Praça de Eventos Olho D’água
17h – Reunião do Consórcio de Prefeitos do Vale do Açu
18:30h – Sessão solene dos Titules de Cidadão Ipanguaçuense
Local: Auditório da feira
19h – Abertura da I FEIRA DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS DE IPANGUAÇU
19h às 22h – Exposição da Feira
19h30min – FEST LEITURA: Vinicius de Morais – Poetinha do Brasil e do Mundo
Escolas municipais, estaduais e programas sociais.
21 – Show de Humor com Kalberg Azevedo
Local: Praça de Eventos José Medeiros

Dia 19.12 - QUINTA-FEIRA
19h às 22h – EXPOSIÇÃO: FEIRA DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS DE IPANGUAÇU
21 – Show com Alessandro Saldanha

Dia 20.12 – QUINTA-FEIRA
8h –AÇÃO DE CIDADANIA
Atendimento médico-odontológico, emissão de documentos, oficinas e palestras
19h 30min – Espetáculo Teatral: “O Brasil em som, ritmo e música” –
Escolas municipais, estaduais e programas sociais.

Dia 21.12 – SÁBADO
16h – I Maratona de Emancipação
Largada: Pedrinhas/ Chegada: Praça de Eventos
20h30min – MMA Ipanguaçu
Local: Ginásio Poliesportivo Pedro Gomes do Nascimento 

DIA 22.12 – DOMINGO
8h – Fest vôlei 4x4
Local: Praça de Eventos José Medeiros
15h15min – Final da V Copa de Bairros e Comunidades
Local: Estádio Joacy Fonseca
19h – Culto Evangelístico
Local: Praça de Eventos José Medeiros

DIA 23.12 – SEGUNDA-FEIRA – EMANCIPAÇÃO POLITICA DE IPANGUAÇU
5h – Alvorada Festiva
8h – Hasteamento das Bandeiras – Pavilhão da Prefeitura de Ipanguaçu
18h – Juramento do Grupo de Escoteiro Nossa Senhora de Lourdes
Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes
19h30min – Missa de Nossa Senhora de Lourdes
20h30min – Jantar de Confraternização – Igreja Nossa Senhora de Lourdes
Local: Centro Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas
22h – Banda Almir dos Teclados
00h – Ferro na Boneca
02 – Zé Sanfoneiro

DIA 24.12 – TERÇA-FEIRA
19h30min – Concerto de Natal – Banda Filarmônica Elizaldo Rodrigues dos Santos
20h – AUTO DO NATAL 2013 – “A luz do anjo Gabriel”
Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes
23 – Missa de Natal
Local: Matriz de Nossa Senhor de Lourdes

LUTO NO MUNDO - Governadora Rosalba Ciarlini lamenta morte de Nelson Mandela

A Governadora Rosalba Ciarlini lamentou na noite dessa quinta-feira (5), durante o jantar de confraternização da FIFA, na Bahia, a morte do líder político sul-africano Nelson Mandela (1918 – 2013). 

     “Ele foi um dos maiores líderes do século XX e combateu como ninguém o preconceito racial, as diferenças sociais no seu país, no continente africano, e em todo o mundo. Nelson Mandela deixa lições de vida, de lutas políticas, de defesa dos direitos humanos e de combate às desigualdades sociais que jamais serão esquecidas”, declarou a chefe do Executivo Estadual. 

     Nelson Mandela morreu em Pretória, na África do Sul, aos 95 anos vítima de complicações pulmonares. 

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Morre aos 90 anos "Marininha de Silva"

Faleceu ontem, 05, em casa, Maria Clementina de Melo (90). Conhecida carinhosamente como "Marininha de Silva", segundo familiares Marininha de Silva veio à óbito pela idade mesmo e seu velório está acontecendo na sua residência sito à Rua João Bezerra da Rocha e o sepultamento está marcado para amanhã, às 08h no cemitério Bom Jesus. 

LUTO NO MUNDO - Nelson Mandela: 15 curiosidades sobre a vida do líder sul-africano

O nome de nascimento de Mandela – Rolihlahla – tem origem na língua Xhosa e significa “aquele que ergue o galho da árvore”. Coloquialmente, também significa “encrenqueiro”. Seu nome em inglês, Nelson, foi dado por uma professora.

Mandela foi expulso da Universidade de Fort Hare após se juntar a uma manifestação estudantil. Mais tarde, ele completou o ensino superior na Unisa (Universidade da África do Sul), se formando em Direito.
Ele fugiu do Cabo Oriental para Johanesburgo após Jongintaba Dalindyebo, líder do povo Tembu, tentar arrastá-lo para um casamento arranjado. Após chegar à cidade, ele encontrou trabalho como vigia noturno de uma mina.

Mandela viveu na township de Alexandra em princípio, mas depois se mudou para a casa do amigo Walter Sisulu e da mãe dele em Orlando, Soweto.

A primeira esposa de Mandela, Evelyn Mase, era enfermeira e prima de Sisulu. Ela sustentava a família e também apoiou Mandela enquanto ele estudava Direito e se envolvia cada vez na política. Eles tiveram quatro filhos e se divorciaram em 1958.

Ele não só foi o primeiro comandante-em-chefe do braço armado do CNA (Congresso Nacional Africano), como também, junto com Oliver Tambo, co-fundou ao primeiro escritório de advocacia negro, Mandela & Tambo, que defendia pessoas afetadas pelas leis do apartheid

Em 1962, ele saiu do país para angariar apoio para a luta armada. Durante esse tempo, ele recebeu treinamento de guerrilha no Marrocos e na Etiópia.

As circunstância em torno de sua prisão em uma blitz policial nos arredores de Howick naquele ano permanecem sem explicação, mas há a tese de que um agente da CIA avisou sobre sua movimentação. Em seguida, Mandela foi condenado à prisão perpétua e passou 27 anos na cadeia.

Durante o tempo que passou na prisão, Mandela permaneceu em uma cela de 2m x 2.5m, onde havia um colchonete no chão e um balde para as necessidades. Ele foi obrigado a trabalhar em uma pedreira de calcário e, no início, podia receber somente uma visita e uma carta a cada seis meses.

O governo do apartheid ofereceu soltar Mandela por seis vezes, mas ele se recusou. Em uma das ocasiões, ele soltou um comunicado onde disse: “Eu me preocupo com a minha própria liberdade, mas eu me preocupo ainda mais com a de vocês. Que tipo de liberdade me está sendo oferecida enquanto a organização do povo [o CNA] permanece banida?”

Mandela escreveu um livro de memórias nos anos 1970, cujas cópias foram embrulhadas em plástico e enterradas em uma horta que ele mantinha na prisão. Ele esperava que seu companheiro de cadeia Mac Maharaj, que estava prestes a ser libertado, conseguiria contrabandear os textos. Porém, as autoridades carcerárias descobriram os papéis quando começaram a construir um muro. Como punição, a permissão de estudar foi tirada de Mandela.

Após se separar da segunda esposa, Winnie Madikizela-Mandela, ele perguntou à ativista Amina Cachalia (foto à esquerda), com quem mantinha um antigo relacionamento, se queria se casar, mas ela disse “não”. Em seu 80º aniversário, Mandela se casou com Graça Machel, viúva do presidente moçambicano Samora Machel.

O CNA foi classificada como organização terrorista pelo governo do apartheid, sendo depois acompanhado pelos governos dos Estados Unidos e Reino Unido. Somente em 2008 os EUA finalmente retiraram Mandela e outros membros do CAN da lista de terroristas.


A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 18 de julho, data do aniversário dele, Dia Internacional Nelson Mandela. Foi a primeira vez que as Nações Unidas dedicaram uma data em particular a uma pessoa.


Centenas de prêmios e honras foram entregues a Mandela. Dentre elas, a de cidadão honorário do Canadá, membro honorário do Partido Trabalhista britânico e membro honorário do time de futebol Manchester United. Ele também dá nome a uma partícula nuclear, a um pica-pau pré-histórico (Australopicus nelsonmandelai) e a uma orquídea (Paravanda Nelson Mandela).

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MACAU - Prévia do maior carnaval do RN será com Chicabana, Farra de Playboy e Serginho Lisboa


NA PRISÃO - Dirceu pede para escrever em blog dentro da cadeia

Sob o argumento de que os presos também têm direito à informação e a se expressar, a defesa do ex-ministro José Dirceu enviou à Justiça um pedido de autorização para que, mesmo da cadeia, ele possa atualizar seu blog.

Detido desde o dia 15 devido à condenação a 10 anos e 10 meses no julgamento do mensalão, Dirceu também quer receber em sua cela jornais e revistas, além de ter o direito de dar entrevistas.

No pedido à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, o advogado José Luis Oliveira Lima cita que a Lei de Execução Penal estabelece como direito dos presos "o contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação".

Desta forma, o direito à liberdade de expressão e informação está garantido aos presos, argumenta.
No seu entender, só poderia haver restrição visando impedir crimes, para preservar a segurança do presídio ou evitar fugas e motins.

Citando juristas, ele destaca que "mesmo encarcerado, [o preso] mantém o direito de estar informado dos acontecimentos familiares, sociais, políticos e de outra índole, pois sua estadia na prisão não pode significar marginalização da sociedade. Em suma, o sentenciado mantém íntegro o direito à liberdade de informação e expressão".

A prisão de Dirceu e outros condenados no Complexo da Papuda gerou insatisfação de familiares de outros presos devido ao tratamento diferenciado. Eles receberam no início visitas de parlamentares em dias e horários flexíveis.

Na petição, a defesa de Dirceu destaca que durante o julgamento o réu publicou artigos e entrevistas em seu blog sem qualquer incidente.

Dirceu não explica como pretende fazer para abastecer seu blog. Diz, porém, que no caso de obter autorização publicaria uma nota de pesar pela morte do governador de Sergipe Marcelo Déda (PT). Apesar da prisão, a página de Dirceu na internet segue sendo atualizada com artigos, reportagens e fotos.

O pedido deve ser analisado pelo juiz da Vara de Execuções Penais do DF Bruno Ribeiro. Foi ele que, ao autorizar o tratamento do ex-presidente do PT José Genoino fora da Papuda, o proibiu de conceder entrevistas.

Para o ex-presidente do STF Carlos Velloso, não há embasamento jurídico no pedido de Dirceu, não sendo possível evocar direito à liberdade de expressão no caso.

"As penitenciárias têm regulamento. Esses regulamentos proíbem que o preso se manifeste, pois pode virar baderna se cada preso puder se manifestar com o mundo externo quando quiser", diz.

Não há data para a resposta ao pedido do ex-ministro, que tem prioridade por ter 67 anos --a tramitação preferencial lhe é assegurada pelo Estatuto do Idoso.

Ontem, a Vara de Execuções Penais concedeu a Dirceu prioridade em parte do pedido de trabalho externo.
Disse, porém, que não poderá dar prioridade na análise da idoneidade da proposta de emprego --o entendimento é que a proposta "não é mais frágil e suscetível a perecimento que as demais".

Dirceu cumpre a parte da pena relativa à condenação por corrupção, de 7 anos e 11 meses. A sentença por formação de quadrilha terá recurso analisado pelo STF em 2014.