Memorial às vítimas de Covid

sábado, 14 de setembro de 2013

POLÍTICA - Getúlio Rego alfineta adversários: “Com Rosalba no governo, o RN parou de falar em corrupção”

O deputado estadual Getúlio Rego (DEM) disse hoje que, sob a administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o Rio Grande do Norte deixou de falar de corrupção na administração pública. O deputado se referiu, indiretamente, a gestões passadas, quando ocorreram denúncias nos governo Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB).

“Tem um detalhe que é importante destacar. O RN parou de falar em corrupção na administração estadual. Isso é fundamental para mostrar que o que Rosalba está fazendo é um esforço gigantesco para melhorar as finanças do Estado e inclusive pagar a folha. Não sobra dinheiro”, afirmou, em entrevista ao Jornal de Hoje.
As palavras de Getúlio, que é líder do governo Rosalba Ciarlini na Assembléia Legislativa, surgem num contexto de discussão interna quanto ao desgaste do governo Rosalba Ciarlini. O Jornal de Hoje trouxe declarações dele em entrevista à imprensa seridoense, em que ele afirma que se a eleição fosse hoje, diante desse desgaste, Rosalba não teria condições de disputar a reeleição.

“O que eu disse que saiu parcialmente é que se a eleição fosse hoje, lógico que a governadora talvez não fosse candidata. Porque temos consciência de que há um desgaste do ponto de vista de popularidade. O Estado com o desgaste que está enfrentando, não tem milagre que possa corresponder à população. Portanto, acredito que a governadora hoje só é candidata a uma coisa: contribuir para reequilibrar as finanças do Estado. As convenções partidárias são só no ano que vem. Ainda tem muita água para rolar debaixo da ponte. Como dizia Tancredo Neves, política é como as nuvens, quando olha está num canto, depois, muda”, avaliou.

Getúlio lembra que Rosalba é uma administradora testada e aprovada como gestora da segunda maior cidade do Estado, Mossoró, só que no governo do Estado não está podendo mostrar o trabalho dela. “Porque o Estado estava destroçado financeiramente. Então, agregado à dificuldade do governo, veio crise econômica, que se agregou à crise financeira. Então temos que ter a consciência da situação do RN”.

DIFICULDADES
Getúlio Rego afirmou que o futuro governador do Estado – inclusive podendo ser a própria Rosalba – terá muita dificuldade para administrar. Segundo ele afirma, o Estado está numa situação em que trabalha com um esforço gigantesco apenas para pagar o funcionalismo em dia. “Não sobra dinheiro”, afirma.

Contudo, de acordo com o líder, existem notícias alvissareiras, que são a chegada dos recursos do “RN Sustentável”. Na avaliação dele, esses recursos poderão significar a recuperação da popularidade de Rosalba. “Tem dinheiro para chegar, e talvez possa significar a recuperação da sua popularidade. Os programas são bons, e vai gerar investimentos na saúde, nos recursos hídricos, na agropecuária. São recursos direcionados para melhorar o desempenho da administração”, afirmou.

Líder apela à oposição por responsabilidade quanto ao Estado
O deputado estadual Getúlio Rego confirmou que o governo do Estado deverá enviar à Assembléia Legislativa, nos próximos dias, pedido de autorização para um novo empréstimo, no valor de cerca de R$ 800 milhões. Ele explica tratar-se de uma linha de financiamento aberta pelo governo federal para fazer frente a estados e municípios prejudicados com a política fiscal do governo federal, que gerou a diminuição de repasses como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“O governo tem, num aceno do governo federal, um mecanismo de compensação não direta pela queda do repasse do FPM, em relação à isenção do IPI, e abriu essa janela para os Estados fazerem essa operação de crédito com juros barato e prazo longo, a fim de diminuir as dificuldades geradas em conseqüência da queda do FPM. Todos os estados estão se habilitando para isso. Acredito que todos os deputados irão aprovar”, afirmou.

Sobre as possíveis dificuldades do governo para aprovar a matéria na Casa, especialmente após o rompimento do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini (a bancada do PMDB é formada por quatro deputados), Getúlio reconhece, mas apela ao bom senso. “É lógico que teremos dificuldade, por uma questão matemática. Se tínhamos maioria com apoio do PMDB, e perdemos o PMDB, perdemos a maioria. Agora, é buscar o diálogo para que os assuntos de interesse do Estado não sejam prejudicados”, afirmou.

Getúlio ressalta o tempo que foi oposição, declarando que nunca obstou os interesses maiores do RN. “Fui oposição e nunca botei pedra quando os assuntos interessavam à comunidade. Essa responsabilidade vai ser da oposição hoje. Se querem o pior, botem pedras. Não acredito que haja esse comportamento da parte deles. Porque, daquilo que não sou capaz de praticar, por achar que não é correto, atrapalhar a vida dos governantes, de quem está do outro lado espero o mesmo comportamento”.

ELEIÇÕES
Quanto à possibilidade de alianças políticas do DEM pós-rompimento com o PMDB, Getúlio afirmou que a política é muito dinâmica, não sendo impossível todo tipo de aliança. “Eu acho que a política é tão dinâmica. É muito difícil passarem-se seis meses para não haver mudança no cenário. Já vi casos que nunca se imaginaram no passado acontecerem. Fazer uma aliança com Garibaldi em 2006 para governador. Depois disso, não tem mais surpresa para testar no futuro. É muito cedo para falar em eleição”.

Instado a abordar sobre possíveis preocupações do DEM quanto à formação da chapa proporcional no futuro, o deputado insistiu que na política tudo tem o seu tempo. “Eu sou um deles – deputados do DEM – e não estou nenhum pouco preocupado com a minha reeleição. Estou preocupado com a situação da crise econômica do País, que afeta estados e municípios e que causa dificuldades para todos os gestores”.

Sobre a saída da ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, do DEM, para se filiar ao PMDB, partido recém-rompido com o governo estadual, Getúlio disse que ele era a pessoa menos indicada para falar a respeito. “Eu sou a pessoa pouco indicada para falar a respeito de migração partidária, porque eu nunca deixei o meu partido”, lembrou.

PORTALJH

ESTADO - Ministro assegura ampliação de vagas para cursos de Medicina no RN

O Rio Grande do Norte consta no quadro de ampliação de vagas para cursos de Medicina por parte do Governo Federal. A notícia foi dada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à deputada federal Sandra Rosado (PSB).

A convite da Liderança do PSB na Câmara dos Deputados, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, participou na última semana da reunião da Bancada para debater o Programa Federal Mais Médicos, criado pela Medida Provisória nº 621/13. A matéria é objeto de análise por Comissão Mista e em breve será votada no plenário da Câmara dos Deputados.

Depois da intervenção de Sandra Rosado, quando enfatizou que “o Brasil só terá mais médicos quando formar mais médicos”, o ministro garantiu que universidades do Rio Grande do Norte já constam no plano de expansão dos cursos de Medicina.

Números do Ministério da Saúde preveem para região Nordeste 4.237 novas vagas para cursos de Medicina e mais 4.132 vagas para residência médica. Nesse ponto, Sandra Rosado disse que vai trabalhar para que em Mossoró o Hospital Regional Tarcísio Maia se torne referência para a residência médica na região.

Na próxima quarta-feira 18 a deputada Sandra Rosado deve ser recebida pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para conversar sobre detalhes acerca do plano de expansão de vagas dos cursos de Medicina no Rio Grande do Norte. “Precisamos formar principalmente médicos no interior, pois eles terão todas as condições de também atuar no interior. Isso é gerarmos progresso”.


PARALISAÇÃO - Bancários entrarão em greve na próxima semana

Os bancários de todo o Brasil entrarão em greve na próxima semana. A data confirmada pela categoria será no dia 19 de setembro com paralisação das atividades em agências de bancos públicos e particulares. 

A pauta da greve tem origem no reajuste salarial da categoria com a reivindicação de 11,93% de reajuste salarial (5% de aumento real); piso salarial para a categoria bancária referente ao valor calculado pelo Dieese (acima de R$ 2 mil) e o fim das demissões no setor, além de melhores condições de trabalho.

No Rio Grande do Norte 3.200 bancários devem participar da greve com paralisação das atividades no atendimento dos caixas e negociações de empréstimos, novas contas e operações de transferência e pagamentos programados. 

A programação da greve no Rio Grande do Norte deverá ser votada e aprovada na próxima quarta-feira, 18 de setembro após assembleia com a categoria. 


SAÚDE - Mais Médicos: 400 brasileiros confirmam inscrição no segundo mês de seleção

No segundo mês de seleção do Mais Médicos, 400 profissionais formados no Brasil homologaram a inscrição. No total, 1.414 médicos se inscreveram. Os confirmados representam 28,3% do total e deverão trabalhar em 217 municípios e dez distritos de saúde indígena. Os números foram divulgados hoje (13) pelo Ministério da Saúde.Os médicos confirmados representam 2,4% da demanda total (16.625 médicos) apresentada pelos 4.025 municípios e os 35 distritos indígenas participantes do programa.

Os municípios do interior e as regiões com maior vulnerabilidade social receberão 232 médicos, a maioria dos profissionais. Para as periferias das capitais e regiões metropolitanas, irão 157 médicos, e 11 irão trabalhar em distritos indígenas.

A maioria dos profissionais será direcionada para cidades da Região Nordeste (160), em seguida estão as regiões Sudeste (90), Centro-Oeste (66), Sul (43) e Norte (30). Na lista de estados, Goiás receberá 48 médicos, acompanhado do Ceará (42), da Bahia (35), de Pernambuco (33), de Minas Gerais (32), de São Paulo (27), da Paraíba (26), do Rio de Janeiro (24) e do Rio Grande do Sul (15).

Com a definição dos locais onde os médicos brasileiros atuarão, os estrangeiros poderão optar entre os postos remanescentes. Até o momento, 410 profissionais com diploma de outros países concluíram a inscrição no Mais Médicos. A partir da meia-noite desta sexta-feira (13) até domingo (15), as vagas remanescentes serão oferecidas, primeiramente, aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros.

A segunda seleção foi aberta no dia 19 de agosto para adesão de novos municípios e médicos brasileiros e estrangeiros, que puderam se cadastrar até o dia 30 de agosto. Os profissionais selecionados nesta etapa iniciarão as atividades na primeira quinzena de outubro.

ESPORTE - Resultados desta terça-feira e os jogos da Série B deste sábado

Resultados da sexta-feira (13)
Paraná-PR   1 x 2   Oeste
ASA-AL   0 x 1   Joinville
Atlético-GO   3 x 1   Boa Esporte
Chapecoense  6 x 2   São Caetano

Jogos deste sábado (14)
16h20 Avaí-SC   x   Icasa
16h20 Sport-PE   x   Figueirense
16h20 Ceará    x   ABC
16h20 América-MG   x   Palmeiras
21h -Guaratinguetá  x   Bragantino
21h -América-RN   x   Paysandu

DIA "D" - Secretaria de Saúde espera vacinar 695 mil animais em todo o RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte estará promovendo neste sábado (14), o “Dia D” da campanha anual de vacinação contra a raiva animal. Iniciada no dia 14 de agosto, a expectativa da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap é vacinar 695 mil animais, sendo 487 mil cães e 208 mil gatos durante toda a ação. Para alcançar a meta, a Sesap vem desenvolvendo em no estado ações educativas e de imunização.

Durante as primeiras semanas da ação, os 167 municípios desenvolveram suas ações para imunização destes animais, através de postos volantes onde técnicos percorreram áreas rurais e as mais distantes dos Centros de Controle de Zoonozes (CCZs), a fim de realizar ações preventivas e de vacinação. Neste sábado, a Campanha será intensificada nos centros urbanos, com atendimentos das 8 às 17 horas, em postos fixos definidos pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS). A expectativa é de que pelo menos 70% das vacinações sejam realizadas neste fim de semana.

De acordo com a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Iraci Nestor, o “Dia D” foi criado para estimular a adesão da população para a campanha. “A população precisa aderir à campanha para que nenhum animal fique sem atendimento e corra o risco de contrair a raiva. A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. Apesar de ser, quase sempre letal tanto para humanos como para os animais é 100% evitável, através da aplicação de soro e da vacina anti-rábica”, enfatizou.

De acordo com a técnica do Programa de Controle da Raiva da Sesap, Jeane Suassuna, no Rio Grande do Norte existem os Centros de Controle de Zoonozes em Natal, Parnamirim, Mossoró, Currais Novos, Serra Negra do Norte e Caicó.  Os CCZs são os órgãos responsáveis pelo controle e enfrentamento da raiva animal. Nos municípios que não possuem os Centros, a população deve procurar as Secretarias Municipais de Saúde. “É importante que a pessoa que sofreu alguma agressão proveniente de animal, ao procurar a unidade de saúde leve consigo o agressor, vivo ou morto, para que o serviço de saúde possa encaminhar a amostra ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Com esta medida, a Sesap poderá fazer o monitoramento da circulação do vírus, e desenvolver ações de prevenção contra a doença”, destacou.

ALTO DO RODRIGUES - Programa Conversando com o seu Prefeito foi feito em estúdio improvisado

estúdio improvisado (fundo) e o estúdio onde acontecia o programa

Na semana passada, o Programa Conversando com o seu Prefeito não aconteceu devido a determinação da rádio em descumprir uma decisão da justiça. Neste sábado com a participação do engenheiro Ronnifran Cabral e as palavras do prefeito Abelardo, o programa foi realizado em um estúdio improvisado.

Mesmo com esses "improvisos", calor e sem espaço, o programa Conversando com o seu Prefeito aconteceu e foi sucesso. Parabéns ao povo de Alto do Rodrigues

 estúdio da rádio e porta lateral por onde agora entra a produção da SECOM

Em local apertado, produção da SECOM realizou o Programa Conversando com o seu Prefeito

ALTO DO RODRIGUES - Festejos do Padroeiro de São José reúne autoridades do município

Dando continuidade a programação alusiva em comemoração ao Padroeiro do distrito de São José, São Francisco, nesta noite serão homenageados as seguintes autoridades e setores da sociedade: Prefeitura, Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, de Educação Agricultura, Assistência Social, Bando do Brasil, Juventude e Comunidades de Estreito, Ponciana, Tabatinga, Gajé, São José I e II, Dizimistas, Ministros Extraordinários da Eucaristia e empresa ASERV Artes e Serviços Ltda. A missa deverá começar por volta das 19h com missa na Igreja de São José

Às 21h30 acontecerá o Jantar de São Francisco

LUTO - Morre o pastor Francisco Xavier Mesquita – pai do deputado estadual Antônio Jácome

A Assessoria do Deputado Estadual Antônio Jácome vem, com extremo pesar, comunicar o falecimento do seu pai, o Pastor Francisco Xavier de Mesquita, acontecido na tarde desta terça-feira, 13 de Setembro de 2013.

O velório foi iniciado às 20 horas, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Candelária – Rua Barão de Serra Branca, n. 1380, bairro Candelária. O culto fúnebre acontecerá às 15 horas deste sábado, 14, e em seguida o sepultamento.



ECONOMIA - No Supermercado Soberano você ganha na economia e concorre a prêmios



NATAL - Chegou o Dia! É hoje! Todos os caminhos levam para a mega festa Chicabana Beach

Chegou o dia! Falta pouco mais de pouco mais de oito horas para iniciar a festa mais comentada, destino de milhares de pessoas, vindas dos bairros de Natal, da grande Natal, dos cidades do RN, de outros estados e também de outros países (muitos deles já presente aqui), a festa Chicabana Beach

A festa mais comentada de Natal Chicabana Beach foi destaque em um dos programas de maior audiência do estado, "MAIS" da TV Ponta Negra.

Sucesso garantido, é o assunto do momento e o destino de milhares de pessoas neste sábado. Todos os caminhos levam para Praia Devassa, junte sua turma e siga rumo à Praia Devassa. "É Chicabana meu Rei e minha Rainha"

Você pode garantir seu acesso à mega festa acessando o site http://www.bobticket.com.br/ e (também) estão à venda nas lojas New Ótica (Midway e Petrópolis) e Pittsburg (Prudente de Morais). Na New Ótica, serão aceitos os cartões Visa e Master. 

Além do show do CHICABANA, o público contará com a animação do forró Farra de Rico e Luizinho Nobre. A galera do camarote terá shows exclusivos da dupla Tiago e Santa Fé além do DJ Dilvan

Horário: 17h.

Onde: Praia Devassa, Via Costeira.
Informação: (84) 3620-5262 | @95FM_Natal
Ingressos á venda: New Ótica (Midway e Petrópolis) ou Pittsburg (Prudente).
Valor: R$ 30,00 (pista) e R$ 60,00 (área vip)

ALTO DO RODRIGUES - Engenheiro Ronnifran participa com Abelardo do Programa de rádio deste sábado, 14

Como a rádio "comunitária" FM Ouro Negro descumpriu a decisão judicial e não transmitiu o programa Conversando com o seu Prefeito do último sábado (07), será hoje (14),  das 12h às 13h, na rádio Ouro Negro a transmissão do Programa Institucional "Conversando com o seu Prefeito" que terá nesta edição a participação do engenheiro Ronnifran Cabral.

Além da participação do engenheiro, você também ouvirá as palavras do prefeito e um resumo das principais ações do gestor penta-campeão Abelardo Rodrigues dessas duas últimas semanas.

O "Conversando com o seu Prefeito" é um programa produzido pela secretaria municipal de comunicação, sob o comando do secretário Abelardo Neto e apresentado pelo radialista Giovani Filho

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde disponibiliza 3 locais de vacinação de cães e gatos

Já começou. O Governo Construindo Um Novo Tempo através da secretaria de saúde do município, estará disponibilizando das 08 às 17h, três locais de vacinação em cães e gatos. Com isso, a prefeitura participa da Campanha Nacional de vacinação Anti-rábica, deste sábado, 14

Os três locais para que você possa levar seu cão e gato para ficar imunizado é em frente ao hospital, nas proximidades da quadra de esporte do bairro São Francisco e na Praça do Petroleo que fica localizado em frente ao Bar do Tião

CARNAUBAIS - Abelardo Neto e Rogério Marinho prestigiam Feira de Negócios e Tributo à Nubia Lafayete

Jornalista Abelardo Neto, prefeito Luizinho, Rogério Marinho e assessor, vereador Zé Pedro e o ex-vereador Marcos
Dando continuidade na programação alusiva aos 50 anos de emancipação política do município, políticos de renome prestigiaram a sexta 13 com uma programação voltada para Tributo à Núbia Lafayete. Além de um grande número de pessoas do município, autoridades, secretários de governo e vereadores carnaubaenses também marcaram presença no evento o deputado federal licenciado Rogério Marinho e representando o prefeito de Alto do Rodrigues Abelardo Rodrigues compareceu o secretário de comunicação de Alto do Rodrigues Abelardo Rodrigues Neto. O vereador Zé Pedro de Alto do Rodrigues também prestigiou o evento de Carnaubais

O prefeito Luizinho Cavalcante acompanhou o deputado e secretário de Desenvolvimento Econômico Rogério Marinho juntamente com Abelardo Neto pela VI edição da Feira de Negócios que está localizada próximo à Praça Santa Luzia. Depois de visitar todos os standes, os convidados da cidade e do prefeito Luizinho, escutaram os versos musiciais de improviso de uma dupla de cantadores de viola e em seguida, assistiram ao mega show da cantora Dodora Cardodo.

Na programação de hoje, consta apenas o show gospel, participe!

No stande do Banco Social, o secretário Rogério Marinho pôde comprovar o sucesso da moeda social Carnauba

À FM Lider o prefeito Luizinho falou da programação dos 50 anos do município

Passando pelo stande da rádio lider, Rogério concedeu entrevista

Abelardo Neto, ex-prefeito Giovani e o vereador Zé Pedro

Secretário Rogério e prefeito Luizinho posando em standes

Cantador de viola abrilhantaram o eveto

a beleza da mulher carnaubaense na IV Feira de Negócios

Rogério Marinho, Abelardo Neto, Luizinho Cavalcante e Junior Liberalino

Thiago, Junior Liberalino, Danilo, Rogério, Luzinho e Dr Thiago 

Ladeado por amigas, o secretário de comunicação de Alto do Rodrigues Abelardo Rodrigues prestigiando os 50 anos do município

Celebridades nos festejos do 50 anos do município

Artistas da terra, foram homenageados na festa do cinquentenário

Antes de iniciar o show de Dodora, a artista carnaubaense cantou sucessos da diva Nubia 

vice-prefeito Junior Liberalino, prefeito Luizinho, secretário Rogerio Marinho e os pais do vice, Liberalino e Norma

Mesa de autoridades assistindo ao show

o professor, blogueiro e escritor Aluizio Lacerda (de chapéu) comemorando o sucesso 

Dodora cantou os principais sucessos de Nubia Lafayete

Para as nossas lentes, Dodora fez pose e tudo mais

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA: Escritor Gilberto Freire de Melo


Essa sexta-feira 13 é de muita alegria, mais um aniversariante na nossa lista. Desta vez o nosso "parabéns pra você", vai para o escritor Gilberto Freire de Melo. Pendenciense, Gilberto está sempre preparando material literário para nós leitores. 

Receba nossos parabéns por essa data especial!!!

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Luciana Monteiro


Queremos nessa data, parabenizar mais uma de nossas leitoras fiéis, estamos falando da amiga Luciana Monteiro. Sorriso largo e sincero, Luciana espalha alegria e simplicidade entre os amigos e familiares. Que Deus lhe abençoe, mulher iluminada

ALTO DO RODRIGUES - Dia "D" da Campanha de vacinação anti-rábica acontece amanhã

Secretária de sáude Dôra e toda sua equipe de agentes de endemias preparados para atender população
A partir de amanhã, das 08 às 17h, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde participa do dia "D" da Campanha de Vacinação em cães e gatos. A secretária de saúde Dôra e sua equipe disponibilizará três locais de vacinação, o primeiro é em frente ao hospital, o segundo local é nas proximidades  da quadra de esporte do bairro São Francisco e o terceiro local de vacinação é na Praça do Petróleo (em frente ao Bar do Tião, no centro de Alto do Rodrigues).

Você que tem seu animal de estimação, deve levar seu cão e gato para ser vacinado. Não precisará levar a documentação do animal.




ANIVERSARIANTE DO DIA: Shirlene Karla

Nosso parabéns especial de hoje vai para uma de nossas leitoras fidedignas, a amiga Shirlene Karla, mãe de Saulo Filho, José Neto e Rafhael. Linda de viver, Shirlene continua sendo uma pessoa de brilho, positiva e guerreira.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Assistência Social realizará aula inaugural do Pronatec

A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, em parceria com a UFRN/EAJ, realizará no dia 17 de setembro aula inaugural do PRONATEC na Quadra de esporte Omar Rodrigues (Escola Walfredo Gurgel), às 19hs.

ALTO DO RODRIGUES - Ex-vereadores Cabral e Xavier estão bem

Xavier e Cabral, ex-vereadores estão bem, graças à Deus e as orações do povo
Os ex-vereadores do município Cabral Leonez e Xavier Cabral estão bem. Cabral passou por cirurgia de implantação de duas pontes mamárias (quando a vêia é retirada do tórax), depois de passar dias em Natal se recuperando, o ex-vereador de cinco mandatos já está no Alto do Rodrigues.

Xavier Cabral, também se recupera bem do AVC sofrido, estava internado na UTI, saiu, para ficar no apartamento do hospital, mas a melhor notícia é que Xavier também deixou o hospital e está ao lado da família em sua residência em Natal.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Marcia Girlane

Todo dia é dia de festa, mas hoje é especial, por ser aniversário de uma grande mulher, empresária de primeira, estamos falando de Marcia Girlane. Receba nosso carinho e admiração além dos nossos parabéns por essa data tão especial

NATAL - Festa Chicabana Beach é destaque em programa de TV de maior audiência do estado

A festa mais comentada de Natal é destaque em um dos programas de maior audiência do estado, "MAIS" da TV Ponta Negra, deu destaque à festa.

Sucesso garantido, é o assunto do momento e o destino de milhares de pessoas neste sábado. Todos os caminhos levam para Praia Devassa, junte sua turma e siga rumo à Praia Devassa. "É Chicabana meu Rei e minha Rainha"

Você pode garantir seu acesso à mega festa acessando o site http://www.bobticket.com.br/ e (também) estão à venda nas lojas New Ótica (Midway e Petrópolis) e Pittsburg (Prudente de Morais). Na New Ótica, serão aceitos os cartões Visa e Master. 

Além do show do CHICABANA, o público contará com a animação do forró Farra de Rico e Luizinho Nobre. A galera do camarote terá shows exclusivos da dupla Tiago e Santa Fé além do DJ Dilvan

Horário: 17h.

Onde: Praia Devassa, Via Costeira.
Informação: (84) 3620-5262 | @95FM_Natal
Ingressos á venda: New Ótica (Midway e Petrópolis) ou Pittsburg (Prudente).
Valor: R$ 30,00 (pista) e R$ 60,00 (área vip)


CARNAUBAIS - Prefeito e autoridades abrem hoje oficialmente a VI Feira de Negócios do município

Dando continuidade na vasta programação alusiva aos 50 anos de emancipação política do município, a prefeitura convida à todos para junto com autoridades, participar da abertura da VI Feira de Negócios que deverá ter início após às 19h.

Veja programação completa



ALTO DO RODRIGUES - Familiares e amigos convidam à todos para a Missa de um ano de Eudivânia Selma


A missa acontecerá logo mais, às 17h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Alto do Rodrigues. Compareça!

CARNAUBAIS - Encontro de bandas filarmônica encantam público nos festejos de 50 anos do município

Na noite de ontem na cidade de Carnaubais, aconteceu uma vasta programação literária e cultural. Houve o lançamento do Selo Comemorativo aos 50 anos, em seguida aconteceu o lançamento da Revista "A Carnaubeira" do professor e escritor Aluizio Lacerda, depois houve o lançamento do livro "Um Punhal feita de Escuridão", do escritor Aluisio Azevedo Junior.

Mas o grande espetáculo, a prefeitura deixou para o final, o encontro de bandas filarmônicas com a participação de três grandes equipes vindas de Assu, Baraúnas e a prata da casa. Depois de cada uma dá um show à parte, no final da apresentação, todas as três, em total sintonia, tocaram a mesma música e encantou o público presente.


ALTO DO RODRIGUES - Engenheiro Ronnifran participa com Abelardo do Programa de rádio deste sábado, 14

Como a rádio "comunitária" FM Ouro Negro descumpriu a decisão judicial e não transmitiu o programa Conversando com o seu Prefeito do último sábado (07), será nesse sábado (14), a participação do engenheiro Ronnifran Cabral no programa institucional do Governo Construindo Um Novo Tempo.

Além da participação do engenheiro, você também ouvirá as palavras do prefeito e um resumo das principais ações do gestor penta-campeão Abelardo Rodrigues dessas duas últimas semanas.



O "Conversando com o seu Prefeito" é um programa produzido pela secretaria municipal de comunicação, sob o comando do secretário Abelardo Neto e apresentado pelo radialista Giovani Filho.

PENDÊNCIAS - Município contemplado com o Projeto Educando com a horta Escolar e a gastronomia

O projeto tem  por  objetivo estratégico  a  formação  de agentes multiplicadores  representantes  dos municípios  e estados selecionados  das cinco  regiões  do  país.  Os multiplicadores  são  profissionais indicados pelas localidades participantes,  e  que  representam  as  quatro  áreas  de abrangência  do projeto:   a educação, nutrição, gastronomia e ambiente e hortas.

Por meio da educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos de escolas atendidas pelo  Programa Nacional  da Alimentação  Escolar  e  comunidades do  seu  entorno,  o projeto promove a instrumentalização  da equipe municipal e estadual, utilizando as hortas escolares e a gastronomia  como ferramenta  e  eixo  gerador  da  prática  pedagógica, desenvolvendo  temas e ações  sobre  a  alimentação nutritiva, saudável,  saborosa  e ambientalmente sustentável.  

A formação  também  contribui  para  a melhoria  da  qualidade das  ações  de educação  alimentar  e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Pendências está entre os 300 municípios selecionados para ofertar o projeto, os  agentes multiplicadores participarão  de um  processo formativo continuado  dividido  em formações presenciais, abrangendo dois encontros, e em ambiente virtual de aprendizagem, onde se apropriam do conhecimento necessário  para  o desenvolvimento  do  Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia nas escolas de seu município ou estado.


pendenciashoje

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde participa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica

A Secretaria Municipal de Saúde participa neste sábado, 14, da campanha Nacional de vacinação anti-rábica. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde a vacinação acontecerá no próximo sábado, 14, das 08 às 17h em três locais espalhados na cidade. 

Uma tenda ficará montada em frente ao hospital, a segunda tenda será montada no PSF do bairro São Francisco e a terceira tenda ficará montada em frente ao Bar do Tião, próximo à Praça Joaquim Rodrigues/RN.

A DOENÇA
A raiva é uma doença viral que acomete mamíferos e pode ser transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou contato com secreções de animais domésticos ou selvagens que estejam infectados. A raiva é uma doença grave, que pode manifestar diversas formas de encefalite (espasticidade, demência ou paralisia) que quase sempre levam o paciente à morte. O cão é o principal transmissor da raiva urbana no Brasil. Outros animais ocasionalmente envolvidos são gatos, macacos e raposas. Nas áreas rurais, o morcego é o principal transmissor do vírus da raiva para outros animais, como o gado bovino e os cavalos.

Nos casos de exposição, são recomendadas as seguintes medidas:
Lavar o ferimento com água e sabão;
Procurar imediatamente atenção médica;
Não matar o animal. Deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva, mantendo-o em local seguro, para que não fuja ou ataque outras pessoas ou animais. Oferecer água e alimentação normalmente. Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, comunicar imediatamente ao Serviço de Saúde;
Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate. Procure o Serviço de Saúde.

A VACINA
A vacina é preparada a partir de vírus da raiva, cultivados em células VERO e posteriormente inativados, purificados e estabilizados com albumina humana, maltose e liofilização. A prevenção da raiva humana pode ser realizada antes ou após a exposição à doença.
A imunização de pré-exposição é particularmente recomendada para pessoas expostas a riscos de contaminação: veterinários e assistentes (incluindo estudantes de veterinária), funcionários de laboratório que manipulam o vírus da raiva, funcionários de abatedouros, espeleólogos, trabalhadores de área florestal, treinadores de animais, etc. São usadas três doses e a sorologia de controle deve ser sempre realizada para confirmar se houve formação de anticorpos.
A prevenção da raiva após a exposição deve ser iniciada imediatamente ao menor risco de contaminação. O tratamento deve ser adaptado à natureza da exposição e ao estado do animal, e inclui o uso de soro anti-rábico e a aplicação de cinco doses da vacina.
As reações adversas locais (dor, vermelhidão, enduração e prurido) são, em geral, de intensidade leve e tendem a desaparecer espontaneamente em 48 horas. Raramente, podem ocorrer reações sistêmicas como febre moderada, cefaléia, mialgia, astenia, desconforto generalizado e aumento de gânglios.

REGIONAL - Circuito Petrobras de Vela é realizado em reserva ambiental

Rio, mangue e mar: esta é a paisagem predominante na comunidade de Diogo Lopes (Macau/RN), que está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. E é este lugar que receberá, de 13 a 15 de setembro, o Circuito Petrobras de Vela.

A abertura será realizada na sexta-feira (13/09), com a tradicional Missa aos Náufragos e benção dos competidores. Durante todo o fim de semana haverá, além da tradicional disputa das embarcações, uma programação que envolverá esportes, cultura, saúde e educação. 

O encerramento será no domingo (15/09) à tarde, quando ocorrerá o anúncio dos campeões das águas. Os vencedores serão contemplados com troféus artesanais, confeccionados pelos participantes do projeto Rede Cidadã no Barco Solidário, desenvolvido em Diogo Lopes e que foi resultado da seleção pública nacional do Programa Petrobras de Desenvolvimento e Cidadania, sendo escolhido entre 113 outros projetos, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento sustentável da pesca, do turismo comunitário e do artesanato solidário. 

Desde 2012, os artesãos de Diogo Lopes produzem os troféus, que são barcos em miniatura fabricados com palha de coqueiro, para todos os municípios integrantes do Circuito. Segundo o coordenador do projeto e presidente da Comissão de Justiça e Paz da comunidade, Luís Ribeiro da Silva, além de fomentar a geração de renda, esta ação ajuda a divulgar o artesanato local. “O nosso produto segue para fora do Estado, ou seja, chega às etapas de Paracuru e Icapuí, no Ceará”, afirma. 

Em Diogo Lopes, o Circuito Petrobras de Vela tem o apoio da Prefeitura Municipal de Macau, Colônia de Pescadores Z-41, Comissão de Justiça e Paz, Jovens Unidos a Serviço de Cristo (Jusc) e Cooperativa de Pesca Artesanal e Beneficiamento de Pescado Ponta do Tubarão (Coopescat). A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do RN, participa de todas as etapas do Circuito no Estado.


PROGRAMAÇÃO


Sexta-feira (13 de setembro)

Tenda Petrobras
17h - Atividades para as crianças e Plano de Comunicação de Dutos

Colônia de Pescadores
17h - Entrega dos kits aos competidores e leitura do regulamento

Palco do evento

18h - Missa aos náufragos e benção dos competidores
19h - Abertura oficial
19h40 - Palestra da Capitania dos Portos
20h - Apresentação dos projetos da Petrobras (condicionantes de licenciamento ambiental federal marítimo)
20h40 - Apresentação musical do Programa de Comunicação Social Regional (PCSR)
21h15 - Encerramento

Sábado (14 de setembro)

Tenda Petrobras
8h - Aferição de pressão e teste de glicemia 
(ação da Secretaria de Saúde de Macau)

Centro de Artesanato
9h - Curso de Geração de Renda (Artesanato – Bordados)

Largo da Regata 
8h - Futebol, Vôlei e Futevôlei
10h30 - Largada das Canoas (Categoria E)
11h45 - Largada das Canoas (Categoria D)
12h - Natação
13h - Largada das Canoas (Categoria B)
14h - Largada dos Barquinhos (Categoria Adulto)

Clube Luiz Ribeiro
17h - Apresentações culturais de grupos locais: dança e teatro 
18h - Sessão de Cinema (filme “A origem dos guardiões”)

Domingo (15 de setembro)

Tenda Petrobras
8h - Aferição de pressão e teste de glicemia (Secretaria de Saúde)

Largo da Regata
8h - Finais dos esportes
11h - Largada das Canoas (Categoria C) 
11h30 - Largada dos Barcos (Categoria A) - Praia de Camapum 
12h - Largada dos Barquinhos (Categoria Infantil)
12h30 - Largada das Canoas (Categoria A)

Palco do evento
15h – Premiação

CRIME - Mãe e filho são executados a tiros dentro de casa em Natal, diz PM

Mãe e filho foram assassinados a tiros na sala de casa em Cidade Nova, bairro da zona Oeste de Natal. O crime, de acordo com o tenente Craveiro, oficial de Operações do 9º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, aconteceu por volta das 20h30 desta quarta-feira (11). As vítimas foram identificadas como Marileide Oliveira de Souza, de 43 anos e Erisson Felipe de Souza Ferreira, de 19. Um adolescente também ficou ferido, mas foi socorrido e sobreviveu.  Nenhum suspeito foi preso até o momento.

Segundo Craveiro, o jovem e a mulher foram assassinados logo que chegaram em casa, na rua João Paulo Segundo, em uma região conhecida como ‘Baixa do Cão’. “As testemunhas não souberam dizer precisamente quantos, mas três ou quatro homens chegaram num carro do tipo Celta de cor preta e invadiram a casa. Elas ainda disseram que esses homens tinham armas longas. Suspeitamos que sejam armas de calibre 12”, afirmou. A polícia acredita que as vítimas tenham sido perseguidas pelos criminosos até chegarem ao imóvel. 

A outra vítima, que sobreviveu, é um adolescente de 16 anos. A PM, no entanto, não sabe qual a relação dele com a família. O menor foi socorrido para o Pronto-socorro Clóvis Sarinho, na zona Sul de Natal, onde está internado.

A polícia suspeita que o crime tenha sido motivado pelo envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas. “Tudo leva a crer nisso. Mas somente as investigações da Polícia Civil podem confirmar”, explicou o tenente.

Os assassinos conseguiram fugir após o crime. A polícia fez diligências na região, mas nenhum suspeito foi detido ou identificado até o momento.


CARNAUBAIS - Lançamento de selo, revista e livro nos festejos dos 50 anos do município

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 11, na Câmara Municipal, o lançamento do Selo Comemorativo aos 50 anos de emancipação política do município além do lançamento da Revista "A Carnaubeira" do escritor Aluizio Lacerda e do livro de Aluisio Azevedo Junior "Um Punhal feito de Escuridão". 

O triplo evento literário lotou as dependências da Casa do Povo e diversas autoridades políticas e religiosa prestigiaram o evento que faz parte da programação alusiva aos 50 anos de emancipação política do município.
Entre as autoridades, destacam-se o presidente da Câmara Municipal Junior Benevides e os vereadores Thiago, Danilo, Wanderlei Mendes, do vice-prefeito Junior Liberalino, ex-vereadores, ex-prefeito Giovani Wanderley, dentre outras autoridades do município  e da região.

Durante o dia, outros flashs sobre o evento.

professor, blogueiro e escritor Aluizio Lacerda agradece à todos

Grande público se faz presente para prestigiar os três eventos literários

 Mesa composta por autoridades, no centro, o prefeito Luizinho

 Presidente da Câmara Municipal Junior Benevides cantando o hino do município

 Prefeito conta um pouco dos benefícios do governo para à população

Assessor de imprensa dos Correios conta um pouco da história do Selo Comemorativo aos 50 anos

Gerente geral dos Correios no RN se emociona ao ver a população cantar hino do município

Vice-prefeito Junior Liberalino antenado com o povo e com o prefeito Luizinho

Vice-governador Robinson Faria prestigiou o lançamento do Selo, da Revista e do Livro

"Viva o povo de Carnaubais", disse Robinson Faria em seu discursos

Aluisio Azevedo Junior um dos escritores


Gerente do Correios local, Gerente estadual dos Correios, prefeito, vice-governador e presidente da Câmara

Depois do evento, o vice-governador concedeu entrevista à imprensa, advinha qual foi os dois temas principais?

Vice-governador prestigiou o livro de Aluizio Lacerda

Robinson também prestigiou o lançamento do livro de Aluisio Azevedo

Vice-prefeito e vice-governador com prefeito e secretária de turismo do município

Após a solenidade de lançamento do selo, revista e livro, música na Praça

Bandas filarmônicas de Baraúnas, Assu e Carnaubais, abrilhantaram ainda o evento cultural

Ao final, as três tocaram sintonizadas

De Alto do Rodrigues, a coordenadora de cultura Gerânia Souza com o maestro Assis Costa, Ilnete e parte da comitiva do município altorodriguense


Secretário de Educação Nicolau ao centro com maestro das três bandas filarmônicas e à direita o prefeito Luizinho
O vereador licenciado Batista de Dioclécio com familiares.

Ainda hoje, outras matérias e um vídeo exclusivo com a apresentação das bandas filarmônicas