Memorial às vítimas de Covid

sábado, 31 de agosto de 2013

ALTO DO RODRIGUES: Vereador Zé Pedro irá propor Moção de Pesar pela morte do ex-vereador Chico Dalva

Com o falecimento do ex-vereador "Chico Dalva" na tarde de ontem e sepultado no cemitério do cemitério Estreito (onde nasceu), o vereador atuante Zé Pedro (DEM) irá propor na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, quarta-feira, 4, Moção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Francisco de Assis Trajano Correia. A Câmara Municipal já divulgou uma nota de pesar pela morte do ex-vereador Chico Dalva

Chico Dalva tinha 73 anos de idade e faleceu no final da manhã desta sexta-feira em sua residência. Vereador por dois mandatos, "Chico Dalva", foi um vereador atuante nos anos de 72 a 76, na gestão da ex-prefeita Pureza.

Chico Dalva com a esposa dona Lourdes

CARNAUBAIS - Moeda Social "Carnaúba" foi destaque no RNTV 1ª Edição

Daqui  a pouco vídeo com a reportagem

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COLÍRIO DO FIM DE SEMANA


 Felicidade geral, hoje é sexta-feira.

PENDÊNCIAS - Acontece hoje a missa de 7º Dia da professora e ex-vereadora Maria Vilany


ALTO DO RODRIGUES: Secretário de Tributação e prefeito Abelardo no programa de rádio deste sábado, 31

O "Conversando com o seu Prefeito", programa semanal de rádio deste sábado, 31, a partir do meio dia (12h) terá a participação especial do secretário municipal de Tributação Alberto Alves. O prefeito de todos Abelardo Rodrigues já é presença confirmada com assuntos de total interesse da população.

O programa"Conversando com o seu Prefeito" só é transmitido pela rádio "comunitária" FM Ouro Negro de Alto do Rodrigues, por uma determinação judicial e tem a coordenação do secretário municipal de comunicação Abelardo Neto e apresentação do radialista de sucesso Giovani Filho.

Você também pode escutar o programa de rádio através da internet, basta acessar o link da rádio FM de comercial de Macau 94.9 ( http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808 )

ECONOMIA - Economize de verdade aproveite as promoções do mês dos pais da loja Pedrinho Eletromóveis



ALTO DO RODRIGUES: Oportunidade de emprego

Empresa no ramo de informática necessita de técnico em informática com experiência em manutenção de computadores e conhecimentos na área de internet via rádio.

Interessados enviar currículo para o e-mail fortesolucoes@fortesolucoes.com.br, os mesmos serão analisados e chamados para entrevista.

ALTO DO RODRIGUES: SINDISERPAR participa do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação

Convocamos todos os trabalhadores para participarem do DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E PARALISAÇÃO, que acontecerá no dia 30 de agosto de 2013, Local Câmara municipal de Alto do Rodrigues, às 08:00hs. Observa-se que neste dia todas as centrais sindicais do país estarão envolvidas nesta paralisação em prol das reivindicações para melhorias trabalhistas. 
Pauta local:

- PNE- plano nacional da educação;
- Fim do fator previdenciário;
- PL 4330 - terceirização;
- Outros Informes.

Atenciosamente,
Dalvanira Morais de Lemos

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ALTO DO RODRIGUES "Abelardo garante cumprir 1/3 de hora-atividade para os professores", disse Irani Cunha

A afirmação parte da secretária municipal de educação Irani Cunha (foto) que participou de uma reunião no último domingo, em Carnaubais com presidentes de Sindicatos dos Servidores de várias cidades. 

Secretários de educação de pelo menos dez cidades do Vale do Açu foram convidados, mas apenas a Secretária Municipal de Educação de Alto do Rodrigues (a professora Irani Cunha) prestigiou o evento.


Um dos objetivos da reunião era tenta entrar em acordo com os secretários de educação e gestores das dez cidades convidadas para garantir  a implantação de 1/3 de hora-atividade.

Segundo a lei 11.738/2008 (art. 2º), que estabeleceu o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica, na composição da jornada de trabalho deve-se observar o limite de 1/3 (um terço) da jornada será dedicado à preparação de aulas e às demais atividades fora da sala.

Na prática, os professores têm que trabalhar 30 horas em sala de aula e 10 serão dedicadas para a preparação de aulas e demais atividades. A Secretária Municipal de Educação confirmou na reunião com os sindicatos que o prefeito Abelardo já garantiu o cumprimento de 1/3 de hora-atividade para 2014 

Para a Secretária Municipal de Educação Irani Cunha, esse 1/3 de hora-atividade é incentivo e vai  melhorar ainda mais a qualidade na educação no município. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Alto do Rodrigues Dalvanira Morais também esteve presente na reunião do último domingo.

PENDÊNCIAS - Prefeitura já depositou os salários do mês agosto dos efetivos e comissionados

O governo do prefeito Ivan Padilha já depositou nas contas bancárias dos servidores efetivos e comissionados o salário referente ao mês de agosto. Mesmo com as dificuldades em virtudes da baixa arrecadação dos últimos meses, a prefeitura honrou o compromisso com os servidores. 

Pagamento dos servidores em dia, aquece economia do município
Com o pagamento dos proventos dos servidores em dia, o comércio local é quem comemora, pois aumenta as vendas e os clientes podem pagar as contas pessoais em dia, sem ter que pagar juros. A prefeitura vem incentivando a chegada de empresas no município.

REGIÃO: Ivan Padilha convida prefeitos do Consórcio Regional de Saneamento do Vale para reunião dia 05/09

Como presidente do Consórcio Regional de Saneamento Básico do Vale, o prefeito de Pendências Ivan de Souza Padilha convida todos os prefeitos das cidades que compõem o Vale e fazem parte do Consórcio para importante reunião no dia 05 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal de Pendências.

De acordo com o comunicado da presidência da entidade, fazem parte do Consórcio as cidades de Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedrosa, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itaja, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau.

A Secretaria estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN também se fará presente na reunião do Consórcio que também discutirá com os prefeitos-associados apresentação dos novos membros, discussão e aprovação do estatuto, mecanismo de funcionamentos, além de outras notícias referentes ao Consórcio.

REGIONAL - Petrobras realiza caravana social em Mossoró e Assú (RN)

A Caravana Social do Integração Petrobras Comunidades (IPC) chega ao município de Mossoró, na segunda-feira (02/09), e Assú, na terça-feira (03/09). As oficinas são gratuitas e abertas a representantes de entidades do terceiro setor. O objetivo é apresentar o roteiro de elaboração de projetos sociais e esclarecer dúvidas sobre o regulamento.

O IPC é uma seleção pública de projetos sociais desenvolvidos nas áreas de influência das instalações da Petrobras e está alinhado às diretrizes do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. As inscrições estão abertas até 13 de setembro no site www.petrobras.com.br/ipc

A seleção pública vai destinar R$ 21 milhões, em período de dois anos, para projetos sociais desenvolvidos nos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Maranhão, com valor de até R$ 300 mil. Os projetos sociais devem contemplar ao menos uma das linhas de atuação: geração de renda e oportunidade de trabalho; a Educação para a qualificação profissional; e a Garantia dos direitos da criança e do adolescente.  

No Rio Grande do Norte, serão contempladas iniciativas em Mossoró, Natal, Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Carnaubais, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Porto do Mangue e Upanema.

ALTO DO RODRIGUES - Principais flashs da palestra da psicóloga Taciana Marinho

Ao final da palestra, público e a equipe do NASF registraram momento especial
Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a prefeitura municipal, através da secretaria municipal de saúde convidou a psicóloga Taciana Marinho para ministrar uma palestra no Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento aconteceu na manhã de hoje, no auditório do PSF III (antigo matadouro).

Um grande número de pessoas estiveram presentes, na maioria fumantes, que queria saber como fazer para deixar de fumar. Ao término da palestra, pessoas tiveram interesse em participar do grupo que pretende deixar de fumar.

 A psicóloga Taciana Marinho palestrando 

 Um grupo será formado para quem quiser deixar de fumar

 Enquanto a palestra acontecia, outras se cadastravam

 Antonio Flavio coordenador da Atenção Básica;
Rosaina enfermeira;
Psicóloga Taciana Marinho;
Fisioterapeuta Lillian Souza;
Assistente Social Maísa Fonseca e o
educador físicoThomas Magnum

G1 DESTACA: População do Brasil atingirá máximo de 228,4 milhões em 2042, diz IBGE

A população brasileira vai alcançar seu ponto máximo de crescimento em 2042, quando chegará a 228,4 milhões de habitantes, e a partir de então vai começar a diminuir. É o que demonstra um estudo divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a estimativa da população do país. Além disso, a queda da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida vai triplicar o índice de idosos no país, fazendo com que em 2060 o Brasil tenha dois habitantes com mais de 65 anos para cada criança.

O IBGE estima que a população atual é de 201.032.714 habitantes, vai aumentar para 212,1 milhões em 2020, até alcançar o máximo de 228,4 em 2042, quando começará a decrescer, atingindo o valor de 218,2 em 2060, nível equivalente ao projetado para 2025.

De acordo com o estudo, as mulheres brasileiras terão cada vez menos filhos, e serão mães pela primeira vez cada vez mais velhas. Em 2013, a média é que cada mulher tem 1,77 filho, tendo sido projetado para 1,61 filho em média por mulher em 2020 até atingir 1,5 filho em média por mulher em 2030.

A média de idade das "mães de primeira viagem" atualmeA média de idade das "mães de primeira viagem" atualmente é de 26,9 anos. Segundo o IBGE, este índice atingirá 28 anos em 2020 e 29,3 anos em 2030

O envelhecimento da população pode ser medido pelo índice de crianças e adolescentes (0 a 14 anos), população produtiva (15 a 64 anos) e idosos (mais de 65 anos), segundo a tabela acima feita com dados fornecidos pelo IBGE. No ano 2000, por exemplo, 30% da população era de crianças e adolescentes. Em 2013, o índice já caiu para 24,1%. A projeção é que em 2060 sejam 13% de pessoas de 0 a 14 anos.

Já o índice de idosos será cinco vezes maior em 2060 em relação ao ano 2000, quando a população tinha 5,6% de pessoas com mais de 65 anos. Atualmente os idosos respondem a 7,4% da população brasileira. Em 2060, eles serão 26,7%. Serão dois idosos para cada criança. O envelhecimento populacional vai afetar diretamente setores como os da saúde pública e previdência privada.

O estudo mostra ainda que a expectativa de vida ao nascer de cada brasileiro vai aumentar. Em 2013, o bebê nasce com expectativa de viver 71,2 anos se for menino e 74,8 anos se for menina. Em 2060, estes valores serão 77,8 para homens e 81 anos para as mulheres, configurando um ganho de 6,6 anos médios de vida para os homens e 6,2 anos para as mulheres.

G1.COM

PENDÊNCIAS - Festa em dose dupla para mãe e filho, Tácia e Iago de idade nova.

Festa em dose dupla para a família Castro e Borba. Só o aniversário do jovem Iago por si só, seria um bom motivo, pois o jovem aniversariante do dia é gente do bem, inteligente, carismático e sabe o que quer da vida. Mas, Deus presenteou mesmo foi a mãe Tácia Castro, que foi mãe de seu primogênito (Iago), no dia do próprio aniversário.

Por isso, a festa da família é em dose dupla e nós mandamos nossos parabéns para mãe e filho por essa data tão especial.

Tácia Castro, empresária no ramo da carcinicultura (camarão), se divide hoje com outras tarefas do dia-a-dia, mas está sempre com um sorriso aberto, mão estendida para todos. Lembrando que, Tácia Castro foi vereadora, tendo sido destaque na Câmara Municipal, com ideias, projetos e requerimentos importantes para o desenvolvimento do município.

PENDÊNCIAS - Missa de sétimo dia de Maria Vilany Miranda Pinheiro Bezerra


CARNAUBAIS - Grande expectativa para o início dos festejos de 50 anos do município



ECONOMIA - Economize de verdade aproveitando as super promoções de Pedrinho Eletromóveis



ALTO DO RODRIGUES - População começa a chegar no PSF III para assistir palestra de Tabagismo


Bom número de pessoas já começam a chegar no auditório do PSF III para assistir a palestra da psicólogia Taciana Marinho.

Venha e traga uma pessoa que você sabe que fuma e pretende largar o cigarro, mas não consegue. Além da palestra, a psicóloga irá apresentar um exemplo programa do Ministério da Saúde.

PENDÊNCIAS - Município participa da campanha ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Com uma caminhada saindo às 7:30h da capela Nossa Senhora de Fátima no bairro “Pendências de Cima” até o centro, o município participa da campanha ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. 

O evento conta com o empenho dos profissionais da saúde de todas as unidades, com distribuições de panfletos e informações contra o uso do tabaco. A secretaria de saúde e o prefeito Ivan Padilha convidam todos para participar.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Outras doenças relacionadas ao tabagismo são: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, Catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde na Campanha ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

A partir das 08h, no auditório do Posto de Saúde da Família III, que fica localizado no bairro da Guarita (antigo matadouro), acontecerá um grande evento com a assinatura da secretaria municipal de saúde. A prefeitura municipal participa nesta quinta-feira, 29, da campanha Nacional ao Dia de Combate ao Fumo, a prefeitura municipal convidou uma grandes especialistas na área para conversar com o público, especialmente os fumantes, e dá dicas de como deixar de fumar.

A palestrante é Taciana Marinho Nogueira e na oportunidade a psicóloga irá apresentar ao público, o Programa do Ministério da Saúde "Deixar de Fumar sem Mistério"

Se você fuma ou conhece alguém que tem vontade de parar de fumar, mas não consegue, compareça e leve "os fumantes" para escutar a palestra de Taciana, que será de grande valia, como diz o cartaz, no futuro você vai desejar ter parado hoje.

Renovando o convite, a palestra será no auditório do PSF III, antigo matadouro, com início previsto para às 08h

A realização dessa palestra é uma idealização da equipe do NASF (Núcleo de Assistência à Saúde da Família) com total apoio da secretaria municipal de saúde e aprovação da prefeitura municipal governo Construindo Um Novo Tempo.

ALTO DO RODRIGUES - Secretário de Tributação participa com Abelardo do programa de rádio no dia 31

O "Conversando com o seu Prefeito", programa semanal de rádio deste sábado, 31, a partir do meio dia (12h) terá a participação especial do secretário municipal de Tributação Alberto Alves. O prefeito de todos Abelardo Rodrigues já é presença confirmada com assuntos de total interesse da população.

O programa"Conversando com o seu Prefeito" só é transmitido pela rádio "comunitária" FM Ouro Negro de Alto do Rodrigues, por uma determinação judicial e tem a coordenação do secretário municipal de comunicação Abelardo Neto e apresentação do radialista de sucesso Giovani Filho.

Você também pode escutar o programa de rádio através da internet, basta acessar o link da rádio FM de comercial de Macau 94.9 ( http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808 )

terça-feira, 27 de agosto de 2013

AOS LEITORES E ANUNCIANTES,

em virtude de virus que transforma arquivos e pastas em atalho ter infectado nossos computadores, temos que fazer manutenção e reparos com urgência. Voltaremos amanhã ou assim que o problema estiver resolvido

atenciosamente

equipe altonoticias

ALTO DO RODRIGUES: Servidores da saúde festejam aniversário da secretária da pasta Dôra



Hoje, a nossa secretária municipal de saúde, Dôra, festeja idade nova e os colaboradores da saúde, prepararam uma festa surpresa para a competente secretária de saúde. 




 O motorista Luiz Gonzaga conhecido com "Diz" também apaga velinha com a amiga e secretária Dôra
 

 Servidores se reuniram para festejar o aniversário de Dôra








 Fotos: Assessoria

JUSTIÇA: Prefeito de Monte Alegre reassume o cargo

O prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, reassumiu hoje, segunda-feira,  o cargo de prefeito do município  por determinação da Justiça Eleitoral. O Juiz  do TRE, Nilson Cavalcanti,  deferiu a liminar suspendendo os efeitos  da decisão até o julgamento do mérito.  Na semana passada, o juiz eleitoral Marcos José Sampaio de Freitas Júnior, cassou os mandatos do prefeito de Severino Rodrigues da Silva e do vice, Kléber Maciel de Souza, acusados de compra de votos nas eleições passadas.


De volta ao cargo,  Severino Rodrigues  retomou a rotina com despachos administrativos  e o acompanhamento de  obras.       “ Continuarei com a mesma disposição  para  trabalhar por Monte Alegre. Junto com a equipe daremos continuidade a todos os projetos e metas traçadas para desenvolver o município”, disse o prefeito.


Entre os projetos planejados estão a duplicação da RN que liga Monte Alegre a BR 101 e a instalação do Distrito Insdustrial . O prefeito Severino Rodrigues já agendou ida à Brasília, na semana que vem, para tratar da liberação de recursos para a obra de saneamento de Monte Alegre. 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Nosso aniversariante do dia é o estiloso Charles Neto

Eita que a festa é grande, a alegria maior ainda. No dia 26 de agosto de 2011, nascia o então bebê Charles Adriano. Hoje, completando dois anos, as famílias do lindão são apaixonadas pelo pequeno. Aliás, não é só as famílias do pais, os amigos, parentes e pessoas que conhecem Charles, de pronto se apaixonam pelo seu carisma, suas peraltices e muito mais. Que Deus lhe abençoe a cada dia o pimpolho de Pablo e Rita Lima.

EDUCAÇÃO - Selecionados na segunda chamada do Sisutec têm até amanhã para fazer matrícula

Termina amanhã (27) o prazo para que os selecionados em segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) façam a matrícula nas instituições de ensino. Os estudantes devem conferir, na própria instituição em que foram aprovados, local, horário e procedimentos para a matrícula. Aqueles que perderem o prazo ficarão sem a vaga.

O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, com seleção por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. A primeira edição do programa registrou inscrições de 383.080 candidatos, que concorreram a 239.792 vagas. Estudantes que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral têm prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção.

O resultado da segunda chamada foi divulgado no dia 22. Os cursos mais procurados foram os de técnico em segurança do trabalho, em informática e em enfermagem. A preferência foi por aulas no período noturno.
As vagas que não forem ocupadas após a segunda chamada serão ofertadas por meio de inscrições feitas exclusivamente pela página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro. Nessa fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, sem a obrigatoriedade de participação no Enem.


ESORTE - Rio Grande do Norte lidera ranking nacional de vôlei de praia

Após o terceiro lugar na Etapa de Brasília do Circuito Banco do Brasil sub-21, realizada no último final de semana, as Potiguares Larissa Nunes e Alana Michelly estão liderando o ranking nacional feminino de vôlei de praia nessa categoria.

Como as atletas estão no topo do ranking, para se sagrarem campeãs do Circuito basta que fiquem a frente das Paraibanas nas duas últimas etapas. Vale salientar que o Rio Grande do Norte em 2013 já foi Campeão Brasileiro de Seleções Sub-21, com a dupla Aline e Alana.

A próxima etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-21 será realizada em Campinas (SP), entre os dias 6 e 8 de setembro. A sexta e última está marcada para Curitiba (PR), de 18 a 20 de outubro.

O técnico Francimackson Adriano diz que “já estamos felizes com a performance das nossas atletas, porém não satisfeitos, queremos garantir o título nacional também no Sub-21”, agradecendo o apoio da FNV, na pessoa do seu presidente Igor Ribeiro Dantas, cuja gestão está sendo um diferencial para a revitalização do voleibol potiguar.

ESTADO - Emater-RN inicia nova etapa de municipalização Programa do Leite

A Emater-RN iniciou uma nova etapa de ações para garantir a municipalização total do Programa Leite Potiguar. Com a municipalização do programa, o ente federativo municipal, através de sua secretaria de ação social, se responsabiliza pela entrega do leite aos seus beneficiários, ficando sob a tutela da Emater-RN o controle financeiro e administrativo do programa.

O coordenador do Programa Leite Potiguar, Isaac Alves, explica como funciona o cronograma das reuniões: “Quando atingimos 70% de adesão realizamos a reunião na regional. Estamos superando essa estimativa que traçamos inicialmente”, coloca.

O processo de municipalização já está em andamento desde 2012 quando 11 municípios assinaram o termo de cooperação. Para dar mais agilidade ao processo, um novo modelo de execução foi idealizado. Hoje, a logística adotada segue distribuição dos municípios dentre as Regionais da Emater.

Para a formalização do processo, o município assina o Termo de Adesão e se compromete em realizar o cadastramento dos beneficiários, disponibilizar o local para a distribuição do leite e um funcionário responsável pela distribuição do produto. Dessa maneira, a Emater-RN cumpre o que determina a Resolução 37/2009 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A produção do Programa do Leite é adquirida pelo Estado e distribuída gratuitamente para os grupos de beneficiários, formados por gestantes, nutrizes, crianças até sete anos de idade e idosos.

OPORTUNIDADE: IFRN lança edital com 36 vagas para Técnico Administrativo

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) divulgou na tarde desta sexta- feira (23) o Edital 13/2013, referente à realização de concurso público para o provimento de cargos de Técnico-Administrativo em Educação do Instituto. No total, serão 36 vagas distribuídas entre Técnico em Tecnologia da Informação (nível intermediário); Administrador; Analista de Tecnologia da Informação; Engenheiro Civil; Assistente Social e Médico Clínico Geral (nível superior).

Os interessados deverão se inscrever a partir do dia 30 de agosto a 15 de setembro a partir das 8h pela internet, através de formulário eletrônico que estará disponível, durante o período, no site da Fucern (www.funcern.br), que irá executar o concurso público. A taxa de inscrição deverá ser paga até 16 de setembro.

Para o cargo de nível intermediário, o vencimento básico do salário corresponde a R$ 1.912,99, que poderá ser acrescido de vantagens, benefícios e adicionais previstos na lei. A taxa de inscrição, neste caso, é de R$ 47,00.

Já para os cargos de nível superior, o vencimento básico é de R$ 3.178, 70, que também poderão ser acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na lei. A taxa de inscrição é de R$ 78,00

As provas serão de múltipla escolha para todas as vagas, serão aplicadas dia 3 de novembro. O resultado final do concurso público será divulgado dia 22 de novembro de 2013. 

Acesse o edital aqui.


ALTO DO RODRIGUES: Adesão de Zé de Zeca foi o assunto mais comentado nas redes sociais

Desde que o AltoNoticias divulgou nota do jornalista Celso Amancio sobre a adesão do vereador então oposicionista para o base governista, os demais colegas de trabalho da região, deram destaque ao fato em vários blogs e sites da região e o assunto tornou-se o mais comentado das redes sociais.

Os telefones não pararam de tocar, de perguntar, de opinar, mas como sabemos que o assunto tirou o sono de um pequeno grupo que não se aceitou a volta do edil para seu grupo de origem, 

DIVERSAS DOENÇAS PODEM TER ORIGEM NA FALTA DE SONO
É uma epidemia mundial: todos dormem, mas poucos descansam. Nos últimos 20 anos, a população mundial diminuiu cerca de 1h30 de sono por dia. Se você faz parte desta parcela da população que está cansada sem saber o porquê, saiba que a sua rotina é que pode ser um dos motivos. Ansiedade, estresse, anemia, apneia do sono e até insuficiência cardíaca são resultado de uma noite mal dormida.

O conselho é antigo, mas ainda vale: dar aquele descanso rápido durante o dia pode melhorar o seu dia em 100%. Esse descaso pode ser uma pausa no trabalho para tomar um café ou cochilar e isso precisa ser feito pelo menos 10 minutos ao longo do dia. Mas isso varia de pessoa para pessoa, alguns dizem que após o cochilo ficam até mais cansados e especialistas concordam com estes depoimentos. 

Empresa especialista na área, afirma que nestes casos, o melhor é deixar para dormir à noite: “O corpo não foi programado para este tipo de comportamento e a primeira reação é demonstrar a preguiça e sonolência. É ideal que o momento de dormir, seja um momento só seu, que seja um ritual” – analisa.

Para quem até agora não acredita na importância do sono, saiba que até AVC pode ter origem nas 8h de sono que você deixa de aproveitar. A falta de sono, provoca um desequilíbrio no corpo que reage de forma bastante agressiva desenvolvendo doenças cardiovasculares, como hipertensão, AVC, infarto e arritmia e também metabólicas, como diabetes e obesidade.  Em São Paulo, o Instituto do Sono ouviu 1.000 pessoas e constatou que a média do sono do paulistano é de 6,5 horas, o que já oferece riscos para a saúde. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite e não tem discussão.

Dependendo da noticia, nos diga: Quantas horas por dia você dorme? Consegue perceber os resultados da noite bem dormida assim que acorda? Conta pra gente!

ALTO DO RODRIGUES: Flashs da missa em homenagem ao aniversário do Padre Marcelo Coutinho

Outros flashs da missa dominical especial para comemorar o aniversário do Padre Marcelo Coutinho