Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 10 de junho de 2011

 ALTO DO RODRIGUES

Hoje tem forró tradição.
Toda sexta-feira, todos os caminhos levam para o Bar do Mano, onde o forró vai até amanhecer o dia. Com a banda Forró Trio Pesado o cantor Geilson Carlos, anima a galera, muito bonita por sinal. Então, você que mora no Alto do Rodrigues e Pendências, poderá aproveitar o tradicional forró do mano, que começa a partir das 23h.

Jantar dos namorados
Acontecerá amanhã o jantar dos namorados da Igreja Batista Nacional. Muitos casais já confirmaram presença ao evento da IBN de Alto do Rodrigues.

Retiro de Pentecostes
Nos dias 11 e 12, a comunidade católica poderá passar dois dias de reconciliação, louvor e adoração. Nesse período acontecerá o Retiro presença do pregador Sandro, que irá falar sobre a experiência que teve com as drogas. Abertura será neste sábado (11), na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Supermercado Soberano
Desde do último domingo (primeiro do mês de junho) que o Supermercado Soberano não abre mais no domingo. Para uma maior comodidade para os clientes, o supermercado abre no sábado o dia todo, sem intervalo para o almoço. Então, se programe, o melhor supermercado da cidade não abre mais aos domingos. Amanhã (sábado), você terá o dia todo para fazer suas compras. Avisem aos desavisados.
SEGUNDA TEM UMA NOVIDADE BOMBÁSTICA.
 ESPORTES

Resultado dos jogos da quarta rodada na V Taça RN de Futsal, etapa Guamaré.

AREC 4 x 4 Nordeste (Taipu)
Macau 2 x 5 Guamaré
A.B 4 x 4 Mulungu


Jogos de hoje.

às 19h - Nordeste (Taipu) x Macau
às 20h - Guamaré x Mulungu
às 21h - Afonso Bezerra x AREC

quinta-feira, 9 de junho de 2011

 ESPORTE

Resultado da terceira rodada da V Taça RN de Futsal, etapa Guamaré.

- Nordeste (Taipu) 2 x 2 Mulungu (Pendências)
- Guamaré 1x 0 Afonso Bezerra
- AREC 6 x 6 Macau

Até a terceira rodada realizada na noite de ontem, Foram marcados 47 gols em 09 jogos. Média de 5,22 gols por partida. Aplicados 24 Cartões Amarelos e, 01 Vermelho.

Jogos de hoje:

às 19h - AREC x Nordeste
às 20h - Macau x Guamaré
às 21h - Afonso Bezerra x Mulungu
 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Trabalho infantil no RN ainda é preocupante

No Rio Grande do Norte os números no trabalho infantil ainda são preocupantes, embora em 2008 o Estado tenha sido considerado uma referência no combate ao trabalho de crianças e adolescentes. O alerta foi feito pelo deputado Hermano Morais-PMDB, nesta quarta feira, dia 8.

Segundo ele, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE, mostram que o trabalho infantil aumentou nos últimos cinco anos, saltando de 12,59% em 2002 para 15,01% em 2007.

O Trabalho Infantil é o trabalho executado por crianças e adolescentes com menos de 16 anos – salvo na condição de aprendiz, com registro em carteira e a partir dos 14 anos – no setor formal ou informal.

“Pais de famílias, muitas vezes por ignorância, não permitem que os filhos freqüentem as escolas. O Rio Grande do Norte é precursor na criação dos fóruns de combate ao trabalho infantil no país.

A partir disso a sociedade despertou para a necessidade de se implantar órgãos específicos para o combate à exploração da mão-de-obra de crianças. No entanto, o trabalho infantil cresce na informalidade”.

O deputado Hermano disse que se não houver mobilizações para se educar a sociedade e os pais que colocam seus filhos para trabalhar, dificilmente a situação de jovens e crianças que trabalham mudará.
 BRASIL

Veja a capa do Jornal Estadão desta quinta-feira (09).

 ALTO DO RODRIGUES

Vereadores solicitam que o Ministério Público abra inquérito contra irregularidades do prefeito Eider Medeiros.


Zé Pedro, Cabral, Mê, Dôra e Nixon compõem o grupo de vereadores com prestigio perante ao povo

Se a Justiça e o Ministério Público precisavam de dados concretos sobre as irregularidades do prefeito Eider Medeiros, os vereadores da oposição, preparam um leque de possíveis falcatruas do gestor "Fazendo Acontecer" e agora pedem que o Ministério Público apure os fatos verídicos de pura falta de transparência e compromisso com o erário público altorodriguense.

Na noite de ontem, os vereadores aprovaram requerimentos (com força de abaixo-assinado), solicitando do Ministério Público abertura de inquérito para apurar as graves irregularidades praticadas pelo prefeito Eider Medeiros (PMDB).

ROYALTIES
Foi aprovado o requerimento nº 30/2011, onde os vereadores pedem que o MP apure as possíveis irregularidades na aplicação do royalties, de janeiro de 2009 a junho de 2011, na gestão do prefeito Eider Medeiros. Para os edis, há ausência nas prestações de contas do Executivo com a Câmara Municipal. Outra justificativa para  a abertura de inquérito é a constataçõao de contratos sem licitações e/ou ilegalidades nas licitaçoes com bandas musicais, além de indícios de sobre preço de pagamentos.

FARRA NO CANTINHO DO CÉU
Vivendo um verdadeiro inferno administrativo, o prefeito Eider Medeiros vai ganhar mais uma dor de cabeça, praticada por ele mesmo e que deverá ser investigada pelo Ministério Público.


Com a aprovação do requerimento nº 31/2011, os vereadores solicitam que o MP apure as graves denuncias já publicadas nos meios de comunicação onde o prefeito Eider Medeiros  fez farra com o dinheiro público na pizzaria "Cantinho do Céu'.  Os vereadores de oposição, (que diga-se de passagem, está fazendo um excelente trabalho em prol da moralidade) querem explicações sobre a gastança que aconteceu naquele estabelecimento que só funciona à noite, mas emitiu notas fiscais de almoço, jantar e buffet, além de energéticos.

EMPRESAS FANTASMAS
Já os requerimentos nº 32 e 33 se refere a empresas fantasmas que emitiram notas fiscais para a prefeitura de Alto do Rodrigues. De acordo com os vereadores há comprovação de fraudes e empresas que tem endereços no município, mas nunca funcionaram, em outros casos, a empresa não tem sede própria. O requerimento 32 consta o nome do irmão da secretária de educação e cunhado do secretário de obras do município.

No requerimento nº 33,  aprovado na noite de ontem, os vereadores querem que o Ministério Público apure as irregularidades e pagamentos feitos para a empresa FORTUNATO E FONSECA LTDA, no período de janeiro de 2009 a junho de 2011. Ainda de acordo com o requerimento, a empresa não tem sede própria e há dúvida quanto a lisura na prestação de serviços.

Todos os requerimento acima, receberam o apoio dos seguintes vereadores

José Itamar dos Santos (Zé Pedro) - DEM
Nixon da Silva Baracho - DEM
Maria Auxiliadora da Silva Sena (Dôra) - PP
Jonas Augusto de Souza (Mê) - PMDB
Francisco de Assis Cabral Leonêz (Cabral) - PMDB

População precisa saber quem foram os vereadores que votaram contra o povo e a favor dos desmantelos da atual gestão. Vereadores precisam se explicar perante à sociedade que os elegeu para legislar e FISCALIZAR O EXECUTIVO MUNICIPAL, coisa que atualmente não vem fazendo.



Antonio José Bezerra de Souza - DEM
Antonio Olegario Leonez Filho (Toinho Olegário) - DEM
Fernando Antonio Rodrigues -DEM
José Ivanaldo Pinheiro (Zé de Zeca) - DEM

VOTARAM CONTRA FISCALIZAÇÃO AO GOVERNO EIDER MEDEIROS.
Vereadores que foram eleitos na oposição ao prefeito municipal, mas ninguém sabe o motivo  da mudança. Mesmo com os quatro votos contrários, os requerimentos foram aprovados pelo placar de 5 a 4.

O vereador Jonas Augusto de Souza (Mê) disse que vai denunciar os vereadores do DEM que não votaram nos requerimento que apenas pede que o Ministério Público apure as denúncias.
 MANDATO 

RICARDO MOTTA PARTICIPA DE REUNIÃO DE PRESIDENTES DE ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS

O deputado estadual Ricardo Motta participa, hoje e amanhã, da 14ª Reunião do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas, vinculado à União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale).

Antes do início dos trabalhos, em Goiânia, os presidentes de Assembleias Legislativas terão uma audiência com o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), nesta quarta-feira, 8, no Gabinete da Presidência do Senado Federal, para entrega da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia as prerrogativas dos legislativos estaduais, para que os temas que envolvem o País sejam de “competência concorrente” e não “privativa” do Poder Executivo e do Legislativo federal, como ocorre hoje.

Na quinta-feira, o presidente Ricardo Motta participa da seguinte programação: 10h abertura dos trabalhos, na Assembleia Legislativa de Goiás; 12h30 almoço oferecido pelo governador Marconi Perillo (PSDB); 14h30 reunião ordinária do Colegiado, na Assembleia Legislativa de Goiás; e 21h jantar oferecido pelo presidente da ALGO, deputado Jardel Sebba.

O Colegiado vai debater a ampliação das prerrogativas dos legislativos estaduais, adesão de todas as Assembleias Legislativas para a elaboração e aprovação da PEC, a renegociação da divida dos estados junto à União e a criação e legalização das TVs e Rádios Legislativas.
 ESPORTE

Coritiba vence a partida mas o Vasco levanta a taça de campeão da Copa do Brasil.

Um dos melhores  jogos do ano, aconteceu ontem, no estádio Couto Pereira. Vasco e Coritiba fizeram uma partida eletrizante, onde mesmo vencendo a partida de hoje por 3 a 2, o Coritiba não levantou a taça da competição que classifica o campeão para a Libertadores do próximo ano. Na partida da semana passada, o Vasco venceu o "Coxa" por 1 a 0. Como um dos criterios de desempate é os gols marcados na casa do adversários, o time cruzmaltino levantaria a taça se o jogo ficasse empatado, somando os dois jogos, o placar terminou 3 a 3.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

 ALTO DO RODRIGUES

Hoje tem sessão na Câmara Municipal.
Por email:

O sinal da TIM em Alto do Rodrigues-RN, e varias outras cidades de nossa região tá muito ruim.

A maioria dos clientes que estão cadastrados no plano infinty-pré, estão muito insatisfeitos, porque o sinal da referida operadora é uma porcaria! Mesmo com uma intensidade boa de sinal, quando a gente liga pra outro aparelho, mesmo tendo sinal, passa para a caixa de mensagem, ou então surge as seguintes mensagem: "erro de conexão com a rede", ou "rede ocupada". Até então se percebe que é inútil fazer reclamações, porque a TIM não toma providencias para resolver o problema.


Webleitor: Ítalo Adriano
O QUE FAZER???
 ESPORTES

Resultados dos jogos da V Taça RN de Futsal - etapa Guamaré

Ontem, aconteceram mais três jogos pela segunda rodada da V Taça RN de Futsal, etapa Guamaré.


Mulungu, representa Pendências


O primeiro confronto foi entre Mulungu (Pendências) e Macau, terminando em empatados no placar de 4 a 4.


Atletas macauenses


O AREC (Alto do Rodrigues) e Guamaré fizeram o segundo jogo da noite, mas diante de várias oportunidades perdidas pelos dois times, não saíram do 0 a 0. Foi um jogaço, nem parecia aquele AREC da estréia.

AREC - Alto do Rodrigues

Equipe de Guamaré

A última partida da segunda rodada foi entre Afonso Bezerra e Nordeste (Taipu). O único placa de vitória da noite foi para o time de Afonso Bezerra que venceu o Nordeste( Taipu) por 5 a 4.

Atletas de Taipu

Equipe de Afonso Bezerra

Os jogos de hoje são:

às 19h - Nordeste (Taipu) x Mulungu.
às 20h - Guamaré x Afonso Bezerra.
às 21h - AREC x Macau.

ABC lidera temporariamente a série B

Com uma vitória surpreendente em cima do Goias (2x0), adversário mais forte do campeonato brasileiro da série B, o ABC chega a liderança. No jogo da noite de ontem, no frasqueirão, o "mais querido", fez bonito ao desmancar a equipe que tem as maiores chances de volta a série de elite do campeonato brasileiro. Nêgo e Eliomar Bombinha fizeram para o ABC.
 PENDÊNCIAS

Vereadores solicitam do Ministério Público investigação nos recursos do royalties.

Vereadores do G7 aprovaram requerimento solicitando investigação do MP nos royalties.

Os vereadores aprovaram na noite de ontem (07), o requerimento (nº 14/2011) de autoria do vereador Isac Carlos (PT) e apoiado pelos demais vereadores da oposição, Franklin Teixeira (PPS), Egrinaldo Leones (PV), Januncio Freitas (PSB), Carlos Montenegro (PSDB), Tácia Liane (PRB) e João Rodrigues (DEM), onde solicitarão a presença do representante do Ministério Público em Pendências,  para abrir procedimento e investigar as possíveis irregularidades na aplicação dos recursos dos royalties, realizadas pelo prefeito Ivan Padilha de 01 de janeiro de 2009 até junho de 2011.

Dentre as graves denúncias dos vereadores oposicionista estão contratos sem licitações ou  ilegaliddes, despesas com bandas musicais com indícios superfaturamento de preços e pagamentos não autorizados com os recursos dos royalties.

Em seu discurso, o vereador petista esclareceu que a prefeitura vai gastar quase R$ 180 mil com a reforma de uma Escola, mas os gastos com as bandas somam quase R$ 700 mil e junto com os demais gastos o valor ultrapassa a cifra de um milhão de reais.

Ainda hoje:
Prefeito Ivan Padilha é chamado de macumbeiro por um ex-aliado.

terça-feira, 7 de junho de 2011

 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

CCJ aprova projeto que amplia tempo de serviço para coronéis em cargos de confiança do Governo

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável na manhã desta terça-feira, 7, para Lei Complementar que altera o Estatuto da Polícia Militar e modifica a lei 4.630 de 1976.

O projeto permite ao Governador do Estado prorrogar o tempo de serviço dos coronéis que ocupam os cargos de Comandante Geral da Polícia Militar, Sub-Comandante Geral, Coordenador de Segurança do Gabinete Civil e Ajudante de Ordem.
A deputada Larissa Rosado (PSB) apresentou na reunião parecer de três matérias, duas tratam de instituições de utilidade pública e outra de concessão de Título de Cidadão Norteriograndense.

As três matérias foram aprovadas e seguem para apreciação do plenário.

 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

TV Assembleia leva o Caminhos do RN a cidade de Martins

Uma viagem pelas alturas. O caminhos do RN que estréia nessa sexta-feira, 10 de junho, vai mostrar as belezas, a cultura e a rica história de Martins, no alto oeste potiguar.  A cidade que  fica localizada a 705 metros acima do nível do mar, é a mais alta do estado. 

O clima ameno e a fertilidade do solo que atraíram os colonos portugueses ainda na primeira metade do século dezenove, hoje impulsionam o turismo serrano.

A cidade conta com uma boa rede de hotéis e pousadas e com um conjunto de mirantes onde o turista pode degustar um fondue com vista para as imagens espetaculares da região, pontos turísticos que ficam lotados nos meses de inverno. Em junho e julho, os termômetros podem bater os 15, 13 graus à noite. 

Além do frio e das belezas naturais, o visitante também pode conhecer a história e a pré-história de Martins preservada em 4 museus espalhados pela cidade. Na escola Almino Afonso, o museu Demétrio Lemos,  guarda um belo conjunto de peças em art-nouveau e livros raros, como um exemplar de Os Lusíadas que pertenceu a Dom Pedro II. 

O caminhos do RN também vai mostrar os costumes do martinense: na bodega de seu David, no centro da cidade, tudo ainda é comercializado  “no retalho” e o café - produzido na própria serra – é embalado como antigamente: em papel de embrulho.

A reportagem é de Sergio Farias e Clayton Carvalho, com produção de Rosa Medeiros. O Caminhos do RN estreia na programação da TV Assembleia na sexta-feira, às 20h. Reprises no sábado, dia 11 de junho, às 20h e na terça-feira, dia 14, às 14h.
 PENDÊNCIAS

Hoje tem sessão na Câmara Municipal, você pode acompanhar pela rádio cidade ( www.radiocidadependencias.com.br ) ou pelo nosso twitter: www.twitter.com/altonoticias
 GUAMARÉ

Empates, vitória simples e goleada marcaram o primeiro dia de competição da Taça RN de Futsal

Um bom público acompanhou as três partidas da noite de estréia V Taça RN de Fustal, etapa Guamaré. Seis equipes, divididas em três jogos por noite. O vice-prefeito de Afonso Bezerra, Chico Bertuleza, o secretário de tributação de Guamaré, Francisco Freire Solano e o vereador de Guamaré, Edinho de Moacir, também marcaram presença na abertura da V Taça RN de Futsal, etapa Guamaré. Os jogos são realizados no ginásio poliesportivo Ademir Miranda, conhecido como Caiacão. Mesmo a entrada tendo sido gratuita, o público não compareceu para lotar o ginásio, mas os organizadores acreditam que no decorrer do campeonato, o ginásio possa estar lotado como sempre.

A equipe de Guamaré empatou com o time de Taipu.

No jogo da estréia, o time da casa jogou com a equipe de Taipu, que saiu na frente, mas o time da casa, não fez feio e conseguiu arrancar um empate.


Afonso  Bezerra e Macau fizeran o segundo jogo.

O segundo jogo foi entre Afonso Bezerra e Macau. A equipe macauense levou a melhor com o placar de 2x0.


AREC levou goleada, mas tem chance de chegar até a final.

Era grande a expectativa para a terceira e última partida da noite. A forte equipe do AREC (Alto do Rodrigues) enfrentou a equipe de Mulungu (Pendências), mas a equipe do AREC não conseguiu se encontrar em campo, levando três gols em menos de dez minutos. O time de Mulungu não tomou conhecimento do AREC e aplicou uma gleada de 7x1. Aos 16 minutos, o jogador Mauro, fez o único gol do AREC.

Mesmo com essa goleada, o time de Alto do Rodrigues ainda tem chances de recuperação. Hoje (07) tem mais três jogos.

A coordenação do evento é da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, sob os cuidados de Carmésio Carlos Cabral. Todo apoio da secretaria de esportes, na pessoa de Larissa e da prefeitura de Guamaré.
 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Projeto “A Câmara quer te ouvir” acontece na ALRN

O deputado e ouvidor-geral da Câmara dos Deputados, Miguel Corrêa (PT-MG), estará no próximo dia 16 de junho, das 9h às 12h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para a segunda audiência pública externa do projeto “A Câmara quer te ouvir!”, de iniciativa da Ouvidoria da Casa.

A visita a Natal tem como objetivo ouvir a sociedade sobre temas em discussão na Câmara dos Deputados, para que a opinião do cidadão influencie nas decisões do Congresso Nacional.

Os painéis e os deputados moderadores do projeto em Natal serão: Combate ao Crack - Fabio Faria (PMN); Segurança Pública: exploração sexual/violência contra a mulher - Sandra Rosado (PSB); Copa do Mundo/Turismo - João Maia (PR); Educação: acesso ao ensino superior - Fátima Bezerra (PT) e tema livre - Luiz Tibé (PTdoB-MG).

O objetivo das audiências públicas externas é levar a Câmara dos Deputados à sociedade brasileira, ouvindo-a e incentivando-a a participar e a intervir nos temas de importância nacional.  

Para o deputado Miguel Corrêa, hoje, o maior desafio da Câmara é mostrar para o cidadão o poder das ferramentas participativas da Casa e que ele pode interferir nas decisões do Parlamento.

A Ouvidoria Parlamentar é um órgão integrante da Mesa diretora da Câmara dos Deputados, criada para ser o canal de interlocução entre a Câmara  e a sociedade. Tem como principais atribuições receber e encaminhar aos órgãos competentes as demandas formuladas pelos cidadãos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

 ALTO DO RODRIGUES

Veja vídeo com a entrevista do vereador José Itamar dos Santos (Zé Pedro-DEM), na Assembléia Legislativa, na última sexta-feira, enquanto participava da Audiência Pública sobre o Baixo-Açu.

Audiência Baixo Açu - Alto do Rodrigues RN

 PENDÊNCIAS

Câmara emite nota de esclarecimento à população.

O prefeito Ivan Padilha mais uma vez, tenta enganar o povo de Pendências com suas mentiras. Desta vez, o gestor municipal está convocando a população para fazer uma prestação de contas de sua gestão referente aos anos de 2009 e 2010. Quer explicar à população onde ele torrou literalmente mais R$ 70.000,00 (setenta milhões de reais). Esta prestação de contas não passa de uma farsa arquitetada por este prefeito perdulário para dar aparência de legalidade aos seus atos ilícitos.

O que os senhores vão ler abaixo, parece caracterizar explicitamente atos de ilicitude que merecem ser investigados e apurados com a maior urgência e os responsáveis precisam ser punidos em respeito aos contribuintes e aos que tem negados os seus direitos à saúde, cidadania e serviços públicos de responsabilidade do poder municipal.

Descrevemos abaixo um RESUMO das irregularidades que foram encontradas no Relatório da CGU Nº 01648 realizado no período de 01 a 20 de julho de 2010 nas mais diversas áreas de atuação do município de Pendências:
a) Ausência de licitação para locação de veículos para transporte escolar (pág. 08 e 09) – foi constatado pela Controladoria-Geral da União que a Prefeitura efetuou pagamentos com recursos do PNATE/2009 para pessoas físicas e jurídicas que não foram vencedoras da modalidade de licitação que determinou as empresas vencedoras e que deveriam prestar o serviço de locação;

b) Indícios de fraude em licitações para compra de merenda escolar (pág 12 e 13) – o Relatório aponta diversas irregularidades nas duas licitações na modalidade carta- convite nºs 002/2009 e 003/2009, que foram instauradas para a compra de gêneros alimentícios para a merenda escolar;

c) Formalização de contratos irregulares (pág. 14e 15) – os contratos oriundos das licitações supra mencionadas foram formalizados sem a observância de determinados requisitos essenciais a sua validade;

d) Ausência de licitação para aquisição de gêneros alimentícios (pág. 15);

e) Pagamentos realizados sem confirmação de regularidade fiscal (pág. 15)

f) Impropriedades na formalização de processo de dispensa de licitação (pág. 21 a 24);

g) Realização de despesas sem a realização de licitação (pág. 24);

h) Impropriedade na contratação de pessoal para atuação nas ações de epidemiologia e controle de doenças (pág. 32 e 33)

i) Compra de materiais com recursos de programas federais sem realização de processo licitatório (pág. 46 a 49)                                                 

j)Servidores municipais beneficiários do Bolsa Família com renda “per capita” familiar superior à estabelecida no programa (pág. 55 a 57);

k) Pagamentos indevidos de despesas com recursos oriundos do IGD (pág. 59 e 60);

l) Compra de materiais com recursos de programas federais sem realização de processo licitatório (pág. 62 a 67);
m) Obras de pavimentação, objeto de Repasse nº 0257185-56/2008 foram contratadas com terceiros antes da própria celebração do Convênio (pág. 70 a 72).

Estas denúncias se referem ao Prefeito do Município de Pendências/RN, o Exmo Sr Ivan de Sousa Padilha, de quem a Câmara Municipal de Pendências, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas da União aguardam as devidas explicações por parte do gestor municipal.

Prefeito Ivan Padilha, antes de mentir para o povo com prestações de contas montadas,Vossa Excelência deveria, primeiro, prestar contas de sua administração para esses órgãos de fiscalização, pois são eles que tem a legitimidade de atestar a sua honestidade enquanto gestor público.

Câmara Municipal de Pendências
 GUAMARÉ

Começa hoje etapa da V Copa RN de Futsal


"Caiacão" sediará etapa da V Taça RN de Futsal.

A cidade de Guamaré aguarda ansiosa o início de mais uma etapa da V Taça RN de Futsal, tido como um dos melhores campeonatos de futsal do estado. Para essa etapa que começará hoje (06) e vai até ao dia 11 de junho, já estão confirmadas as cidades de Guamaré, Macau, Afonso Bezerra, Mulungu, Alto do Rodrigues e Taipu. A organização da etapa Guamaré acredita que a população lotará todos os dias de jogos, pois o povo de Guamaré gosta de esportes. A prefeitura de Guamaré sempre apoiou o esporte, não poderia deixar de trazer para o município um evento desse porte.
 A secretaria de esporte e lazer já realizou vários eventos esportivos, tanto na cidade como nos distritos, campeonatos importantes para envolver todos os desportistas.
Todos os jogos serão realizados no ginásio poliesportivo Ademir Miranda, conhecido como Caiacão. A entrada é gratuita.
 ALTO DO RODRIGUES

Pleitos de Zé Pedro foram importantes para a audiência pública sobre o Baixo Açu.

Na audiência pública sobre o Baixo Açu, que foi realizada na última sexta-feira (03), na Assembléia Legislativa, o vereador José Itamar dos Santos (Zé Pedro-DEM) foi um dos oradores. No seu rápido discurso, o vereador cobrou das autoridades, a volta da Festa da Banana, evento que acontecia nas dependências do DIBA. O edil lembrou que em 2009, o evento foi realizado no centro da cidade e no ano passado não aconteceu.

Outro ponto importante no discurso de Zé Pedro foi pedir a devolução para quem estar produzindo das terras que estão inutilizadas. "Sou padeiro, mas tenho muitos amigos que produzem no Baixo Açu e reclamam que estão querendo ampliar a plantação e não podem, por não existir mais terras e as que existem estão paradas", comentou.

Os dois pleitos de Zé Pedro recebeu vários elogios dos deputados e do presidente do Diba, Guilherme. "Vamos retomar a Festa da Banana para o DIBA", comentou Guilherme ao vereador Zé Pedro.

Depois das palavras de Zé Pedro, o deputado George Soares disse que o vereador colocou muito bem uma das grandes dificuldades dos produtores, a falta de terra "parabéns vereador Zé Pedro pelas suas palavras.

O deputado Gustavo Fernandes também agradeceu a participação de Zé Pedro, dizendo que foi de suma importância esse pedido, "só vai fortalecer ainda mais a nossa audiência pública", comentou o deputado à nossa equipe.
 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA 

Falta de regularização fundiária expulsa produtores do Baixo Assu para o Ceará

 A cada cinco anos, os produtores ativos do Baixo Assu pagam o equivalente a uma propriedade de 18 hectares e têm custos duas vezes e meia mais altos do que os concorrentes cearenses. A falta de regularização fundiária, principalmente, e as indefinições quanto às responsabilidades do governo federal ou estadual no projeto, estão estagnando a atividade e trazendo imensos prejuízos ao que continuaram na fruticultura irrigada.

A informação, em tom de revolta e apelo para que as autoridades repensem o projeto, foi de Guilherme Saldanha, que preside o Conselho de Administração do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (DIBA), durante a Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira, 3, na Assembleia Legislativa, numa proposição conjunta dos deputados George Soares (PR) e Gustavo Fernandes (PMDB).

O Rio Grande do Norte caiu no ranking das exportações de fruticultura irrigada com relação à maioria dos estados do Nordeste e se no ano de 2002 exportava o dobro do que o Ceará produzia, hoje não exporta nem a metade. Gulherme afirmou que enquanto o Ceará cresceu mais de 500% em menos de dez anos, e diversos estados nordestinos em torno de 200%, o RN, que já teve o projeto irrigado do Baixo Assu considerado o terceiro melhor do país, só atingiu 85%. Enquanto isso, diversos produtores estão migrando daqui para o estado cearense, porque não vão investir em terras nas quais ainda não têm a escritura.

Na região trabalham cerca de 170 produtores, que geram entre 2 mil e 2.500 empregos diretos. A falta de regularização fundiária é um dos principais entraves para o projeto ter se estagnado e na denúncia do produtor é a responsável pelo que chamou de boom de “Especuladores de terras públicas”, que são as pessoas que entraram na primeira fase do projeto, estão até hoje sem produzir e agem como especuladores imobiliários, aguardando valorização dos terrenos para passá-lo adiante.

Guilherme disse que o poder público fica omisso, pois não toma uma atitude de nem expulsar nem cobrir os custos dessa “ociosidade”. “Funcionamos como um grande condomínio de fazendas. Como alguns não pagam a sua parte nas taxas dos custos mensais, nós arcamos com o prejuízo e o fato é que a cada cinco anos, pagamos o valor equivalente a uma propriedade de 18 hectares’, denunciou.

Dnocs
O Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes, foi à audiência para relatar como estão os investimentos do órgão nos projetos de irrigação. O DNOCS tem sete mil hectares irrigados no RN, sendo cinco mil no Baixo Açu, e em pleno funcionamento menos de 2,5mil. “O Rio Grande do Norte está atraso em relação a outros Estados. E o atraso se deve porque não se deu atenção ao projeto do perímetro irrigado do baixo Açu”, criticou.

Elias anunciou que o órgão vai destinar R$ 2 milhões para obras de reparos na primeira etapa e R$ 10milhões para finalizar a segunda etapa. Guilherme mostrou depredações na estrutura, feitas em atos de vandalismo e furtos.