Memorial às vítimas de Covid

sábado, 22 de maio de 2010

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO


ACONTECE NESSE MOMENTO A MISSA DE CORPO PRESENTE, CENTENAS DE PESSOAS ACOMPANHAM EMOCIONADA NO ÚLTIMO ADEUS A NIETE.

DEPOIMENTOS SOBRE NIETE DE LIMA BARBOSA.


ANTONIO JOSÉ
Conheço Niete há muito tempo, desde do tempo de escola,
estudamos juntos os ensino médio, ao saber dessa notícia estou sem palavras, porque Niete era uma pessoa simples, sincera, profissional competente e vai deixar muitas saudades no nosso meio. Foram as palavras emocionadas do Presidente da Câmara Municipal, Antonio José. A gente sabe que um dia isso vai acontecer, agora nunca esperamos que fosse tão depressa, no caso de Niete, uma pessoa que sempre estava para ajudar as pessoas, só não ajudava se não pudesse mesmo. Palavras do vereador-presidente da Câmara Municipal, Antonio José.

DRA VANIZE
A saúde do nosso municipio agora está doente, perdemos Niete. Essa mulher guerreira, que agora se encontra nos braços de Deus era um baluarte da saúde no nosso municipio. A morte de Niete, deixa um vazio imenso. Niete era uma pessoa inigualável, sempre sorridente, gostava de fazer tudo próximo à perfeição. Quando tinha que dizer alguma coisa a alguém, ela não mandava recado. A minha amizade com Niete já fazem mais de 28 anos, quando esse mulher me recebeu tão bem que, se transformou em mais de colega de trabalho, era minha amiga, minha irmã. A saúde acaba de perder uma pessoa que se preocupava profundamente com a população. Não posso falar mais nada, porque estou muito emocionada.

MARIA NILCIA E ROSANGELA, amigas e colegas do Hospital
Nós conhecemos Niete há muito tempo, sempre esteve à disposição de todos, era uma pessoa muito amável, uma grande amiga, uma profissional de mão cheia e vai deixar de lição para nós a vontade de ajudar o próximo.Somos amigas de muito tempo, já trabalhamos há muitos anos e sua partida repentina nos emocionou, mas o que nos conforta é sabermos que ela está em um bom lugar, pelo tipo de pessoa que ela foi aqui na terra.


MARIA JOSÉ
(emocionada, so pode falar depois de alguns minutos) Falar de Niete para é uma honra porque ela foi, é e sempre será uma pessoa muito importante nas nossas vidas. Trabalho com ela pelo menos há 25 anos e, todos nós reconhecemos nela uma profissional de um talento incrível, poucas pessoas são assim. Agora é tentarmos recompor esse baque, da sua partida e seguirmos a nossa caminha, a vida continua, mas suas lições ficarão guardadas para sempre nos nossos corações.
Niete, minha amiga, fica Deus, que aqui nós tentaremos continuar nossa caminhada sem você. Que Deus te ilumine e coloque em um bom lugar, você merece.


DORA, vereadora de Alto do Rodrigues e amiga.
Que o teu dia hoje mesmo diante da dor da partida, seja coroado de abraços fraternos, aconchego e oração; Que o teu olhar mesmo molhado possa transmitir serenidade amor e compaixão.
Que no dia de hoje apesar de tudo, se sinta encorajada, um verdadeiro anjo enviado para pronunciar palavras de amor e de fé; consolo para todo aquele que se sinta aniquilado, uma presença de paz.
E ao adormecer sentindo o coração tão grande no peito a ponto de mal conseguir respirar...no no teu silêncio em oração consiga perceber a paz vinda do afago e Deus.
Quero também deixar aqui a minha mensagem e o meu depoimento sobre essa mulher que tanto fez pela saúde de Alto do Rodrigues, que Deus na sua infinita bondade, possa lhe dar um bom lugar, merecido por tudo que fizestes de bom para a tua família e para o nosso povo.

ZÉ PEDRO, vreador em Alto do Rodrigues
Falar em Niete é lembrar fatos importantes que merece respeito. Há mais de 20 anos que Niete se  tornou a primeira funcionária do estado, a ingressar no quadro do município e, tornou-se também a primeira mulher na saúde a administrar tão bem a secretaria de saúde, pasta onde foi gestora no período do governo do ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho.
Para toda a família os meus sentimentos de pesar nesta hora tão difícil, pois sabemos que a partida é dolorosa, mas os que esperam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abalam mais permanece para sempre. Niete, só Deus é que pode recompensar o trabalho árduo que tivestes em vida, na secretaria de saúde do nosso município.


ALTO DO RODRIGUES DE LUTO

ROSAS NATURAIS PARA NIETE
O casal Abelardo e Rita ainda perplexos com a triste noticia da morte da ex-secretária de saúde, já estão à caminho do Alto do Rodrigues. O casal foi visto a pouco tempo na estrada (BR 406). Ainda sem querer acreditar como uma pessoa tão cheia de vida, partiu, Abelardo e Rita estão  levando na bagagem muitos abraços e sentimentos de pesar além de uma linda coroa de rosas naturais, para a grande amiga e ex-secretária de saúde, Niete de Lima Barbosa.

Ainda hoje os depoimentos de pessoas que conviveram com Niete. Não esquecendo que a missa de corpo presente acontecerá às 14h e o sepultamento será no cemitério de Estreito, por volta das 16h.

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO

Muita gente já aguardava para ver o corpo de Niete depois que saiu da funerária e quando já se aproximava da sua residência (no distrito de Tabatinga), vimos como ela era querida, as pessoas nas calças chorando a morte precoce.

Emoção maior.

Quando dona Agostinha (de cabelo branco na foto acima) viu o corpo de sua segunda filha na sala, ela não agüentou e debruçada sobre o caixão disse: “Minha filha, eu era pra estar no seu lugar e você no meu”, da mesma forma disse o sobrinho-filho Thiago, que dos sobrinhos era o xodó da titia-mamãe. 
Ainda hoje, depoimentos de várias pessoas, entre elas, Dra Vanize, amiga de muitos anos, Antonio José, Maria José, Maria Nilcia, Abelardo e Rita, Dora, Zé Pedro, entre outras pessoas.
Durante toda a noite, muita gente compareceu ao velório. Às 14h tem missa de corpo presente e às 16h, cortejo até o cemitério do distrito de Estreito, onde Niete será sepultado, centenas de pessoas ainda são aguardadas para o último adeus.

sexta-feira, 21 de maio de 2010


ALTO DO RODRIGUES DE LUTO

MORTE REPENTINA DE NIETE
Foi por volta das 14h, depois de voltar do almoço, pontualmente chega a secretaria Niete e sua irmã, Fátima. A irmã segue para a clínica onde trabalha e Niete já na secretaria conversa com todos, sempre com um sorriso no rosto. De acordo com um colega de trabalho, Niete pediu socorro, pois estava passando mal, ao ser levada para o hospital, foi retirada às pressas de dentro do carro. Do outro lado da rua, na clínica, Fátima escuta quando uma amiga diz, que está entrando no hospital uma mulher desmaiada. Algo tipo de pressentimento, Fátima pergunta se viram se era Niete, disseram a ela que não, era uma mulher de Pendências. Aos poucos vai se reunindo mais pessoas na urgência do hospital e a dúvida ainda persistia na cabeça de Fátima. Um pouco tempo depois, um amigo, diz a Fátima que ela precisa ir no hospital, pois Niete passou mal. De acordo com a irmã, ela ainda viu os últimos instantes de vida de Niete, "eu fechei os olhos de minha irmã", contou emocionada, Fátima.
Fátima era mais que irmã, era a companheira de trabalho, de quarto, pra ela, a ida de Niete deixará um vazio  que jamais será superado, onde só mesmo Deus pode suprir. Niete é a segunda filha do casal, de um total de dez irmãos, que agora só conta nove.

PREPARAÇÃO

Ainda na funerária, onde o corpo estava sendo preparado, muitos amigos, colegas de trabalho aguardavam a saída do corpo da amiga Niete. Por lá estavam Maria José, Maria Nilcia, o vereador-presidente da Câmara Municipal, Antonio José e Lindalva, amiga de muito tempo de Niete.


Corpo de Niete seguindo para o carro funerário.
Maria Luiza, olha perplexa a amiga, com quem teve conversa pela manhã, "Niete dizia para uma pessoa que qualquer coisa que precisasse era só falar comigo. Minha amiga, vai fazer muita falta, tanto para mim como para todos da secretária de saúde", disse emocionada Maria Luzia.

Ainda publicaremos mais noticias, fotos da chegada do corpo na residência dos pais e depoimentos sobre Niete, de amigos, colegas de trabalho, políticos. Durante todo o sábado, informações sobre o velório, sepultamento da mulher guerreira, determinada, competente Niete de Lima Barbosa.
O velório está acontecendo nesse momento na residência de Niete, onde mora com os pais e alguns irmãos, no distrito de Tabatinga. Às 14h, haverá uma missa e às 16h, o cortejo fúnebre seguirá até o cemitério de Estreito. Vizinhos, amigos, colegas de trabalho e muitos políticos estão sendo aguardados para o último adeus à Niete. 
Entre as autoridades políticas,está o ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho, que teve a honra de ter em seu quadro de secretariado, Niete, na pasta da saúde de 2000 a 2008. "Uma perda irreparável para todos nós", disse agora a pouco ao blog, o ex-prefeito Abelardo Rodrigues, que deverá chegar amanhã pela manhã juntamente com a sua esposa, Rita Rodrigues. 
Temos fotos e fatos exclusivos sobre a vida de Niete.
ALTO DO RODRIGUES
Ataque fulminante mata a ex-secretária de saúde do Governo de Abelardo, Niete de Lima Barbosa.

De acordo com informaações colhidas até agora, Niete estava trabalhando, quando se sentiu mal, foi levada para o hospital, mas chegou sem vida. O ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho, lamentou profundamente a morte de sua ex-secretária de saúde, que trabalhou com muita responsabilidade, competência e transparência no seu governo durante os últimos dois mandatos 2000 a 2008. "O Alto do Rodrigues estar de luto com a morte precoce de Niete", disse o ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho. Niete de Lima Barbosa, morre aos 54 anos e é filha de Antonio Carlos Barbosa e Agostinha Maria Barbosa.

GUAMARÉ

SESSÃO NÃO ACONTECEU
Com a falta de quatro vereadores não houve sessão por falta de quorum.

GUAMARÉ
Mais uma sessão na Câmara Municipal deve lotar a plenária, hoje à tarde, às 15h. Mais notícias de lá, enviaremos a todos vocês.

RESTAURANTE J.J. COMIDA CASEIRA E ATENDIMENTO ESPECIAL

Gorete está feliz da vida com o seu novo empreendimento que tá matando a fome da clientela selecionada que encontra no Restaurante J.J., uma ótima opção em café, almoço e janta, em Guamaré. 
O sabor é caseiro, o atendimento é especial e o preço é o melhor da cidade. Um dos clientes vips é assessor de comunicação da Câmara Muncipal, Alex Varela, que aproveitou e registrou o momento com a proprietária do estabelecimento.
O restaurante fica localizado na Rua da Câmara Municipal.

VALEPESQUISA 
EMPRESAS & SERVIÇOS
POSTO SANTA RITA
Uma empresa familiar não é fácil crescer, mas o Posto Santa Rita, que é administrado por Geovani e família, vem mostrando que pode dá certo sim. O posto de combustível está localizado ao lado do IFRN, Campus Macau e, conta também, com uma loja de conveniência onde oferece aos clientes, Água Mineral, Cerveja gelada para viagem, refrigerante, gelo, sorvetes, etc. A gerência do posto está sob os cuidados do filho, Givagno, jovem com visão de futuro que, já vislumbra um novo empreendimento, na verdade a filial do Posto Santa Rita. Para iniciar essa ascensão empresarial, o posto agora já preparou sua logomarca.

Histórias nas Ondas do Rádio
Por Walfran Valentim

Cadáver Morto
Na década de 80 militava na Rádio Tropical, hoje CBN, quando fui acionado para realizar uma cobertura jornalística de um homicídio ocorrido no bairro das Quintas, proximidades do KM6. Lá chegando, com a Unidade Móvel, procurei ficar por tudo de quase tudo.
Fiz anotações, conversei com o delegado de plantão, com peritos do Itep e, muito mais.
Quando me preparava para narrar a ocorrência, eis que se aproxima o veterano repórter policial Pepe dos Santos, do Diário de Natal, e me faz o seguinte alerta:
Caro Walfran, eu fui o primeiro repórter a chegar no local do crime e, quando me aproximei do cadáver, vi que ele já estava morto.
Olhei para o meu querido Pepe do Santos e indaguei:
Pepe, você já viu CADÁVER VIVO???"
Pepe olhou para mim e insistiu:
Eu tenho certeza que o Cadáver estava morto, Walfran.....
No local, ninguém aguentou de tantas risadas.

Off-Tube
Ainda existem muitos narradores esportivos que insistem e transmitir partidas via TV. São aquelas coberturas em OFF_TUBE. O Cara fica no estúdio da rádio ou escritório, liga a TV, em canal de Esportes, e começa a narrar o jogo que lhe interessa como se estivesse naquele local e ao vivo.
Pois bem. Em Natal não é diferente.
Uma importante partida do campeonato brasileiro (América e Santos), na Vila Belmiro, estava sendo acompanhada por um desses narradores da capital, quando em frações de segundos ele narrou segundo gol do time americano. Todos que estavam no estúdio ficaram plasmados com o gol "relâmpago", pois naquele instante, o América vencia por apenas 1x0.
Moral da história: Esse narrador, que preferimos colocar seu nome em sigilo narrou o gol que estava passando no replay. Para tentar sanar essa grave situação, o cara ficou muito, muito, muito sem jeito. É o que acontece, às vezes, quem narra via off-tube.

Na próxima semana, outras notícias de "Histórias de Polícia e Nas Ondas do Rádio". Um forte abraço.

quinta-feira, 20 de maio de 2010


ALTO DO RODRIGUES

VEREADORES QUEREM DIMINUIR SALÁRIOS DE PREFEITO, VICE E SECRETÁRIOS.
Foi lido na sessão ordinária de ontem, que os vereadores querem diminuir os salários do prefeito, vice-prefeito e dos secretários em 20%. Será votado na próxima semana.

SECRETÁRIO DE OBRAS NA BERLINDA, DIA 26 DE MAIO.
Mostrando que a Câmara está trabalhando e quer soluções para os problemas da população, a qual os confiou o mandato de quatro anos, agora será a vez do secretário de obras do município, Wilson Cunha ir responder as questões relativas a sua pasta.

REFORMA DAS CASAS
Na oportunidade, a propositora do requerimento, vereadora Dora, pediu para a mesa da Casa, enviar o convite e que traga a lista das 400 pessoas que foram beneficiadas com as reformas, que segundo a vereadora, o prefeito divulgou em vários locais. "Precisamos saber onde e quem recebeu essas reformas", reforça a vereadora. Na foto, a prova da divulgação, falta apenas a comprovação.

FALTOU
Outro requerimento verbal que foi aprovado por todos os vereadores foi o pedido do vereador Zé Pedro, que pediu que o executivo enviasse à Câmara os documentos que faltaram na prestação de contas de 2009, que o prefeito enviou para a Câmara. Pelas palavras do vereador os documentos que faltaram são importantes para averiguar o que foi pago e o que foi compensado no banco. "O prefeito pensa que na Câmara só tem besta", dispara o edil.

PARABENIZANDO
Não podemos deixar de parabenizar as ações dos vereadores da Câmara em convidar autoridades importantes, para dar explicações importantes à população. Só não concordamos com a redução dos salários do prefeito, vice e secretários, para diminuir receitas. Existem outros setores públicos que precisam de cortes essenciais e, pra finalizar a fiscalização por parte dos edis, população e a imprensa também, podem contribuir para que possamos identificar aonde precisa fazer cortes importantes.
IPANGUAÇU

O prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira e os demais prefeitos de todo o Brasil participam até hoje quinta-feira (20), em Brasília, da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Com promoção da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o encontro tem como objetivo fortalecer a troca de experiências entre os municípios brasileiros.

O prefeito que está desde a terça-feira (18) conta que no período que está passando na capital federal está sendo aproveitado para se informar sobre novos projetos e agilizar os já existentes. Entre os projetos; o prefeito informa que já foi aprovado o recebimento de uma biblioteca pública para o município, com 02 computadores, 08 estantes, mesas para crianças e adultos e 2000 livros, com toda uma estrutura para uma biblioteca, a parceria foi firmada entre o município e o ministério da cultura. Segundo Leonardo o município estará recebendo todo o material até 15 de junho.

PRÉ-CANDIDATOS CONVERSAM COM OS PREFEITOS
O primeiro a falar, conforme sorteio, foi José Serra. Serra falou que os municípios tiveram redução de renda com a isenção do IPI, mas reconheceu o crescimento do País nos últimos anos. Falou dos problemas da saúde e prometeu encontrar linhas de soluções definitivas para os problemas existentes. Segundo Leonardo o presidenciável só esqueceu que foi Governador de São Paulo e não resolveu nem os problemas do próprio estado. Em relação ao discurso da pré-candidata Marina, ela usou um discurso sincero e coerente, em acredita que o Brasil é capaz de avançar muito mais, Mariana falou de que é a favor da reforma tributária, que o Brasil teve um Presidente Sociólogo e um Grande Presidente Operário.

A Pré-Candidata Dilma Rouself, demonstrou segurança em suas respostas e sensibilidade nos programas sociais de governo. Dilma contou que pode se fazer muito mais, que a reforma tributária é fundamental, e a criação de políticas claras que impeça a guerra tributária. Dilma também falou dos programas sociais como Bolsa Família, Luz para todos e programa de alimentação para famílias mais vulneráveis, a idéia dela é investir em mais creches, pois acredita que a educação é a base fundamental para um país mais igualitário. 
Segundo Leonardo, Dilma enfatizou que o Brasil entrou em uma trajetória de crescimento e que o PAC 2 vai proporcionar uma nova era de prosperidade e o objetivo dela é trabalhar com o municipalismo, pois somente em conjunto pode-se avançar muito mais. 

ALTO DO RODRIGUES

POPULAÇÃO PRESTIGIOU A SESSÃO DA CÂMARA

A população mostrou que quando tem assuntos interessantes, o povo comparece na sessão e, na noite de ontem, foi assim. Com a plenária lotada, população de Alto do Rodrigues, foi saber o que está acontecendo com um dos grandes problemas da administração do prefeito Eider Medeiros, reforma das casas, que é um convenio com o governo federal.

Na sabatina dos vereadores, o engenheiro responsável pela empresa metro quadrado, Aelson Barbosa, afirmou que o governo do estado não pagou a última medição e por isso o serviço foi paralisado. Prometeu ainda, diante dos vereadores e da plenária que irá recobrir as casas que estão descobertas. Estamos aguardando o documento que foi apresentado na sessão de ontem, o governo estadual dizendo que está devendo empresa. Na foto o engenheiro responde a questionamentos do vereador Zé Pedro.

O vereador Nixon parabenizou tanto o engenheiro, assim como a população que compareceu e lotou a plenária da Câmara Municipal, na noite de ontem. Só ressaltou que também tinha gente ali que veio fazer baderna, atrapalhando os trabalhos da Casa. O vereador disse que era muita coragem do engenheiro vir até a Câmara e dá explicações sobre um grave problema: a moradia.

O presidente da Casa, vereador Antonio José, ressaltou a importância do povo, na casa do povo, mas ponderou que as pessoas precisam respeitar as leis desta mesma Casa. O presidente quebrou o protocolo formal da Casa e respondeu a questionamentos sobre o repasse das prefeituras para as câmaras. "Quem quiser falar sobre o assunto em questão pode fazer horas antes da sessão, na secretaria da Casa", disse o presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues.

O vereador Toinho Olegário disse que muita gente pede o afastamento do prefeito Eider, mas ainda não há motivos para isso e que precisa-se esperar os acontecimentos, já que o vereador Zé Pedro tinha entrado com ações na Justiça, vamos aguardar o pronunciamento da justiça. “Sem ter motivo, vamos afastar o prefeito, daí no dia seguinte, ele volta, vocês vão ficar tirando chacota da nossa cara”, avisou.

Já os discursos dos edis, Zé Pedro e Dora, por ser muito extenso ainda estamos editando. Afinal, já são quase 3 da madrugada, tenham todos um bom dia e até qualquer hora.

quarta-feira, 19 de maio de 2010


ALTO DO RODRIGUES

SESSÃO DA CÂMARA FOI A MELHOR DE 2010, PELO MENOS ATÉ O PRESENTE MOMENTO. VÁRIOS FATORES FORAM IMPORTANTES PARA O SUCESSO DA SESSÃO ORDINÁRIA. UMA DAS PAUTAS ERA A PRESENÇA DO ENGENHEIRO DA EMPRESA METRO QUADRADO, PARA FALAR A RESPEITO DO PORQUE AS REFORMAS DAS CASAS FORAM PARALISADAS. DEPOIS JÁ NOS DISCURSOS O VEREADOR ZÉ PEDRO, FALOU SOBRE O RELATÓRIO ENVIADO PELO PREFEITO EIDER À CÂMARA. ESTAMOS ESPERANDO AS FOTOS DA SESSÃO ORDINÁRIA.

ENQUETE
Não esqueçam de votar na nossa pesquisa ao lado.

PENDÊNCIAS
AR DA GRAÇA
Quando todos esperavam que a sessão da Câmara Municipal fosse pegar fogo, quando todos pensavam que Carlinhos de Maninho, presidente da Casa, fosse falar o (s) motivo (s) da sua saída da base governista, simplesmente, o presidente, não deu o ar da graça, na sessão. Quem conduziu os trabalhos foi o vice-presidente, vereador Franklin Teixeira, que, diga-se de passagem, poderá ser o presidente do biênio 2011-2012.

ALTO DO RODRIGUES

DÔRA CHAMA PREFEITO EIDER DE MENTIROSO.
Em matéria publicada no jornal Folha de Macau, a vereadora disse que o município vive dias de mentira onde o prefeito faz propaganda enganosa da sua administração descabidamente. Pelas palavras da vereadora, basta andar pela cidade que você se depara com lixo, buracos, falta de iluminação pública sem falar no sucateamento da saúde e da educação. “Somente em abril, teve início o ano letivo, isso quer dizer que professores e funcionários vão ter que trabalhar nos feriados e dias santos para cumprir a carga horária estipulada pela secretaria de educação. Esses transtornos estão acontecendo porque a limpeza das escolas só foi realizada o mês passado. É um prejuízo para toda a comunidade”, enfatizou. Ainda na matéria, a vereadora inconformada com o descaso na saúde, convocou a presença do secretário de saúde, Arnóbio Abreu Junior, na Câmara, para esclarecer sobre a omissão da prefeitura diante dos graves problemas de saúde. O secretário explicou, mas não convenceu a edil do PP, que segundo ela os problemas ainda continuam funcionando com as mesmas irregularidades.

EDUCAÇÃO
ESTUDANTES ENTREGAM MANISFESTO AO PREFEITO EIDER.
Na visita do reitor da Ufersa no município, os alunos que estudam no IFRN, Campus Macau, entregou ao prefeito Eider Medeiros (PMDB), uma carta contando a situação caótica que se encontra os principais transportes do município.
Diz a carta.
Na terça-feira (11) ficamos esperando até as 13h30min lá na secretaria de educação para eles poderem dizer que não iria ter ônibus para o IFRN. Ficaram falando que o ônibus iria chegar as 13h. Quando deu 13h20min, disseram que o ônibus não ia mais por que tinha quebrado, acabamos perdendo aula.
Na quarta-feira (12) nos colocaram um carro que mais parecia um “anus” de tão pequeno, foram 7 pessoas fora o motorista, ao chegarmos em Pendências, o ônibus já tinha saído a cinco minutos. Pois lá a secretaria de educação (do alto) demoraram a tomar uma decisão que preste. Os pais que tinham carro foram deixar os seus filhos e ainda levaram alguns alunos que iam fazer provas.
Na quinta-feira (13), colocou um ônibus para ir nos deixar até Pendências, o ônibus de lá foi tão cheio que teve que ir várias pessoas em pé. E fora a reclamação de alguns alunos de Pendências, que não estavam gostando da situação. Justamente nesta quinta-feira, o senhor prefeito foi lá na rádio falar que os transportes para as escolas estavam ótimos. “SENDO QUE QUATRO ÔNIBUS ESTAVAM QUEBRADOS". Será que o senhor vai “fazer acontecer” ao contrário?

LEGISLATIVO
Hoje, a partir das 20h, acontecerá mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues. Os vereadores da oposição Dôra (PP) e Zé Pedro (DEM), devem “descer a lenha” na gestão do prefeito Eider Medeiros. A matéria que saiu no jornal Folha de Macau, deve ser comentada e re-comentada. Vamos esperar se os edis que são da base governista, irão defender o prefeito em seus discursos. Falamos a pouco, com Zé Pedro, muito mais novidade acontecerá na sessão de hoje à noite, garantiu o Zé Pedro, a pedra do sapato do prefeito Eider Medeiros. Pelas palavras do edil, a sessão hoje vai ser quente.

terça-feira, 18 de maio de 2010




As 10 do AltoNoticias é uma seção onde iremos entrevistar pessoas importantes que responderão 10 perguntas, sobre vários assuntos. E a nossa primeira convidada é a Dra Tácia, vereadora de Pendências, filiada e presidente municipal do PRB, obteve 608 votos, na última eleição. Hoje faz parte da mesa diretora da Câmara, como a primeira secretária.


1 - A senhora foi eleita pela primeira vez vereadora, o mandato legislativo na prática é muito diferente do que a senhora pensava?
É meu primeiro mandato sim, mas venho de família política, então nem tudo é novidade para mim. A novidade para mim é ver na prática como a política tem se tornado personalizada ao invés de ser para o "bem comum", ou seja, as pessoas, eleitores ou políticos, querem estar bem individualmente e não pensam no que pode ser realizado para TODOS.

2 - Quando a senhora fala em individualismo, fala de que, ou em quem?
Falo das buscas individuais mesmo, tanto dos políticos como dos leitores. É difícil alguém pedir para comunidade ou pela cidade, geralmente se pede p si.

3 – Quais serão as buscas coletivas importantes para Pendências, que contaria com o total apoio tanto da senhora como da Câmara?
Todas as buscas coletivas são importantes para qualquer cidade, ficam mais forte p o desenvolvimento, mas para Pendências o grande desafio no momento é atrair investimentos para a cidade, gerando empregos e rendas.

4 – Qual a situação atual do projeto do Parque Industrial de Pendências?
Infelizmente o projeto foi rejeitado na esfera federal, mas no Município o terreno, que seria a contra partida foi comprado, o layout está pronto e a meta é lotear para atrair empresas.

5 – Qual motivo o projeto foi rejeitado?
Na verdade, não houve um “não” determinado, foi informado que neste momento o governo não seria parceiro, ou seja, temos espaço para apresentar outro momento.

6 – Um dos assuntos polêmicos da câmara são a reeleição, qual sua opinião e posição sobre o assunto?
Minha posição política e ideológica é que o poder legislativo deve transitar, não deve ser concentrado por anos a fio na mão de uma só pessoa. Isso em todas as esferas seja Municipal, Estadual e Federal. Desta forma sou contra reeleição, nada pessoal, até por que votei e apoiei o atual presidente.

7 – Mas, a senhora jamais prometeu ao atual presidente da Câmara, votar apenas na reeleição?
Não prometi voto a ninguém antes, mas posso dizer que voto em qualquer um colega, menos em reeleição

8 - Então, a senhora é favorável de rever lei orgânica por completo e não somente um item?
A nossa Lei Orgânica esta defasada e o Regimento Interno da Câmara também. Se houvesse um trabalho de atualização destas Leis e no tivesse um artigo sobre trazer a reeleição, eu verbalizaria minha posição política e ideológica, mas não votaria contra.

9 - Qual a sua opinião sobre os insultos do presidente à sua pessoa?
Meu amigo cada um dar o que tem. Minha educação não permite que tenha a mesma ação. Porém, isso para mim é coisa dos dias passados, pois não costumo guardar mágoas de ninguém, elas nos tornam amargos e envelhece. (risos)

10 - Essa questão de “não à reeleição” não será por que a senhora deseje a cadeira da presidência, para o próximo biênio?
Fui eleita vereadora, a cadeira de Presidente no momento não é minha meta, quero exercer bem meu papel, se vier a ser Presidente será consequência de uma boa convivência com meus colegas e o respeito com os quais o trato.

Suas considerações Finais:
Esta política não é um papel fácil quando realmente se quer fazer um trabalho direcionado ao povo, mas creio na força do povo, creio que podemos melhorar nossa cidade. São anos de desmandos e não tenho a arrogância de afirmar que essa gestão resolverá TUDO, mas já minimizamos muitas situações como a saúde e a educação e muito ainda será realizado. Ivan tem boas intenções e vou apoiá-lo nelas.
Agradeço a consideração de vocês que fazem o AltoNoticias em ser a primeira entrevistada, lembrando a que boa imprensa é aquela que traduz a verdade e escreve o que realmente ajudará o povo a pensar. OBRIGADA! Tácia Castro

ELEIÇÕES 2010
CONVENÇÃO DOS PRESIDENCIÁVEIS
O ex-governador José Serra (PSDB), fará sua convenção no dia 12 de junho, na cidade de Salvador (BA). A candidata do presidente Lula, Dilma Roussef, realiza a convenção um dia depois de Serra (13), em Brasília. Depois de lançar o dono da Natura como seu vice, a senadora Marina Silva, candidata à presidente pelo Partido Verde, fará sua convenção no dia 10 de Junho, em Brasília.

PENDÊNCIAS
SESSÃO DA CÂMARA DEVE PEGAR FOGO
Com os últimos fatos acontecidos no final de semana, a sessão de hoje (20h) da Câmara Municipal de Pendências, deve pegar fogo. O rompimento do presidente da Casa, vereador Carlos da Fonseca Montenegro com o prefeito Ivan Padilha, é motivo suficiente para incendiar o ambiente. Isso juntando com Isac, Januncio e Egrinaldo, aí o clima vai esquentar. O grupo governista (Luiz do Porto, Fernandinho, Franklin, João do Leite e Dra Tácia Liane) terão que usar muitos argumentos para combater a oposição. 

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
RICARDO MOTTA SERÁ A SURPRESA EM CANGUARETAMA, DIZ NEY CARVALHO.

Empresário do setor agrícola, no município de Canguaretama na Região Agreste do Elefante, Ney Carvalho Villarin, vem desenvolvendo importante trabalho em prol a candidatura do deputado Ricardo Motta [PMN]. Ney Carvalho é peça importante no grupo político liderado pelo ex-prefeito Edmilson. Ney tem se articulado não apenas em Canguaretama, mas também está em Natal, Lajes e em Parazinho, onde possui bons contatos políticos.

Segundo Ney, o deputado Ricardo Motta será a grande surpresa na eleição este ano no município de Canguaretama. O empresário acredita que o grupo que defende a candidatura de Ricardo, composto pelo ex-secretário de obras Josivan, ex-secretário de transportes João Trajano, Bão, Bráulio Gomes e Yara Gomes, família tradicional na cidade.


MEIO AMBIENTE
RECICLAGEM PODERIA ECONOMIZAR R$ 8 BI NO PAIS
Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que o Brasil poderia ter benefícios da ordem de R$ 8 bilhões ao ano se fizesse a reciclagem de todos os resíduos recicláveis que são encaminhados aos lixões e aterros. Hoje este patamar oscila de R$ 1,4 bilhão a R$ 3,3 bilhões anuais.

O documento deverá servir de base para estabelecer uma política do Ministério do Meio Ambiente, em que as cooperativas de catadores devem desempenhar papel fundamental.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

NOVA ENQUETE DO AR.
Já está no ar a nova enquete do nosso blog. (ao lado direito) Não se esqueça de votar, vale ressaltar que apenas um computador por vez pode votar, tirando a possibilidade de a votação ser burlada de alguma forma. Então, vote e divulgue nosso espaço. Participe sendo um verdadeiro cidadão democrático. Queremos agradecer a participação de todos na pesquisa anterior.


Pequenos partidos têm 27% do horário eleitoral
Quase um terço do tempo na tv nas mãos dos pequenos partidos. Os dez micropartidos que já lançaram pré-candidatos à Presidência vão ocupar 27% da propaganda eleitoral no rádio e na TV, apesar de sua escassa representatividade política – somados, eles elegeram menos de 2% dos deputados federais em 2006. Graças à profusão de “nanicos”, a eleição de 2010 deve ter 13 candidatos – o maior número desde 1989. Seis deles integram partidos que não elegeram um único representante na Câmara dos Deputados: PCB, PRTB, PSDC, PCO, PSTU e PSL.
A exposição dos nanicos será financiada pelos cofres públicos, de maneira indireta, pois o horário eleitoral só é gratuito para os partidos. Os dez microcandidatos terão um subsídio conjunto de R$ 34 milhões para se expor no palanque eletrônico de 17 de agosto a 30 de setembro. Cada minuto de propaganda custará R$ 128 mil para o governo.
Além do subsídio indireto, os micropartidos recebem dinheiro do governo por meio do Fundo Partidário – os dez que pretendem disputar a Presidência, somados, embolsaram R$ 8 milhões no ano passado.
Dinheiro e tempo no horário eleitoral não são os únicos incentivos que a legislação oferece a políticos interessados em ganhar visibilidade na corrida presidencial: eles também terão participação garantida em debates televisionados, em condição de igualdade com os adversários.

PRE ACIONA GEDDEL E PMDB POR PROPAGANDA
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) mais uma representação contra o deputado federal Geddel Vieira Lima, pré-candidato ao Governo, e o PMDB, o seu partido, por propaganda eleitoral antecipada. 
Desta vez, o partido e o ex-ministro são acionados por utilizar o espaço destinado ao programa partidário para veicular a imagem de Geddel como pré-candidato. Na representação, a PRE solicita, em caráter liminar, a retirada da propaganda do ar em prazo máximo de 48 horas sob pena de multa diária no valor a ser fixado pelo juiz. De acordo com a representação, o PMDB deveria utilizar o espaço para divulgar metas e programas do partido, mas exibiu a figura de Geddel como pré-candidato ao governo do estado. 
O conteúdo publicitário era seguido, ainda, de associações da imagem do ex-ministro a obras públicas federais realizadas no município de Salvador e no interior do estado durante o período em que esteve a frente do Ministério da Integração Nacional. 
Se condenados, Geddel e PMDB podem pagar multa de 5 mil a 25 mil reais, cada.

ELEIÇÕES 2010
Dono da Natura será o vice de Marina Silva.
 A confirmação do nome de Guilherme Leal aconteceu em evento realizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que reuniu cerca de 600 pessoas
O nome do executivo era mencionado como provável companheiro de chapa da senadora Marina Silva (PT-AC) desde que a senadora anunciou sua intenção em disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto do ano passado.
Marina apresentou Leal como o vice que todo o candidato a presidente gostaria de ter: "Ele está totalmente integrado e é cúmplice neste projeto que a gente quer para o Brasil no século XXI", disse Marina ao apresentar o empresário na pré-convenção que o PV realiza em uma casa de shows, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Cerca de 600 pessoas participam na manhã deste domingo, 16, da convenção que lançará a pré-candidatura de Marina Silva à Presidência da República.

BRASÍLIA
Ficha Limpa não é prioridade do governo
Se depender do governo, o projeto Ficha Limpa, já aprovado na Câmara dos Deputados, está fora da pauta de prioridades do Senado. De acordo com o líder da base governista, senador Romero Jucá (PMDB-RR), “esse não é um projeto do governo, é da sociedade”. O líder ressaltou que não há pressa para apreciar o Ficha Limpa e que a matéria mais importante na Casa é o pré-sal.

Enviado à Câmara por iniciativa popular, com mais de 1,7 milhão de assinaturas, o projeto Ficha Limpa proíbe candidaturas de políticos que tenham recebido condenações, desde que tomadas por decisão de um colegiado da Justiça.

“O Ficha Limpa é, sim, de extrema importância e representa a vontade do povo. Mas se o governo não tem compromisso com a sociedade e acha que o projeto não é relevante, que vote contra, mas não atrase o andamento da matéria no Congresso”, ressaltou o deputado Felipe Maia (DEM), um dos signatários da proposta.

Na última quarta-feira (12), integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foram ao Senado fazer a entrega simbólica do projeto e pedir celeridade na votação. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Demóstenes Torres (DEM), vai assumir a relatoria do Ficha Limpa. “Teremos como relator um bom nome do nosso partido, comprometido com a vontade da população de moralizar o processo político-eleitoral”, disse o deputado.

ESTADO
Autoridades se preocupam com avanço das drogas no RN
A mistura de restos da cocaína com bicarbonato de sódio resulta em um composto altamente nocivo a saúde: o crack. As pedras podem ser encontradas, em média, ao preço de R$ 5,00 e possuem ação rápida no corpo, além de causar dependência instantânea. O Brasil registra crescimento assustador no consumo desta substância. No Rio Grande do Norte, autoridades admitem que a droga já tenha se espalhado em 99% do estado.