Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ALTO DO RODRIGUES - Município realiza “Dia D” de prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama na Campanha Outubro Rosa

Nesta segunda-feira (28), foi realizado no hospital maternidade Maria Rodrigues de Melo, o “Dia D” de combate ao câncer de mama na Campanha Outubro Rosa. A programação iniciou após às 9h00 da manhã com atendimento de consultas com médicos especialistas em mastologia e ginecologia, com a utilização da técnica do autoexame, coleta de exame preventivo, solicitação de mamografia, testes rápidos com a coleta de sangue e a entrega de folders educativos.
Ainda dentro da programação, os pacientes receberam orientações nutricionais e antropometria, orientações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, informações sobre o programa de coleta de medicamentos, além de uma palestra com escritora Ana Paz.
As atividades do Outubro Rosa também foi estendido a outros polos no município, com o principal objetivo de alcançar um maior número de pessoas. O grupo de profissionais da secretaria de Saúde esteve no conjunto habitacional Olavo Lacerda Montenegro, com a tenda montada na rua Antônia Êda de Souza Melo. Na ocasião, foi oferecido atendimento médico com Rodolfo Lins, atendimento de enfermagem com Edilma Barbosa, atendimento odontológico com a Dra. Janelene, além de coleta de sangue para exames e aferição de pressão arterial. No encerramento, a professora e escritora Ana Paz, fez uma palestra sobre o tema.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.
Durante o mês de outubro, diversas instituições — tanto públicas, quanto privadas — disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos


Nenhum comentário: