destaque

destaque

sábado, 5 de agosto de 2017

REGIONAL - Veeadores e suplente na Convenção do PRB

Na manhã deste sábado, o Partido Republicano Brasileiro (PRB-RN) realizou sua Convenção partidária. Da região, destaque para os políticos, André Magela (vereador de Alto do Rodrigues), Josivan (suplente de vereador de Pendências) e Chanxe (vereador de São Gonçalo do Amarante)

ESPORTE - América perde por 3 a 0 e acesso à Série C fica ameaçado

Em uma tarde desastrosa, o América perdeu por 3 a 0 para a Juazeirense no 1º jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D, realizado este sábado (5), no estádio Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA).

Com o resultado, o Alvirrubro precisa golear por quatro gols na partida da Arena das Dunas ou no mínimo devolver o placar para levar a disputa ao acesso à Série C para os pênaltis. Nesta etapa, o gol fora de casa tem peso maior. Por isso, a missão do Mecão fica ainda mais complicada, principalmente porque o “Cancão de Fogo” sempre marcou gol no terreno dos adversários nesta fase de mata-mata.

A Juazeirense fez valer o mando de campo e pressionou desde o início o América. Com gols de Alex Sandro, Nen e Salatiel, o time baiano construiu a vitória no segundo tempo.

O Mecão pouco ofendeu os donos da casa e pareceu atordoado. O melhor lance do América foi ainda no 1º tempo quando Danilo desperdiçou a oportunidade “oferecida” na pequena área, após uma bobeira da zaga do Juazeiro.

O jogo da volta será realizado no próximo domingo (13), às 16h, na Arena das Dunas.

POLÍTICA - Tião e Jorge do Rosário juntam políticos em Martins

Vereadores e outras lideranças políticas de municípios oestanos como Rodolfo Fernandes, Upanema, Tibau e Severiano Melo foram convidados especiais do ex-candidato a prefeito de Mossoró Tião Couto (PSDB) à tarde de hoje (sábado, 5) em Martins.
Política no cardápio.
Conversa avançou, com direito a clicks fotográficos e pode desaguar em 2018.
Tião recepcionou-os em sua casa na cidade, dividindo mesas ao lado do empresário e seu ex-candidato a vice-prefeito Jorge do Rosário (PR).

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

POLÍTICA - Governo pode ter votos suficientes para a reforma Previdência

Além livrar Michel Temer da denúncia da PGR, a articulação para salvar seu governo favoreceu a recomposição de grande parte da base de apoio. É matemático: os 263 votos de quarta (2), mais que a maioria absoluta da Câmara, mostraram Temer a 45 votos dos 308 necessários à aprovação da reforma da Previdência.

Os 45 votos serão garimpados entre os 62 deputados de partidos aliados que votaram contra Temer. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder

ALTO DO RODRIGUES - Vereador André Magela participará da Convenção do PRB, em Natal

Neste sábado (05), a partir das 09h, no hotel Parque da Costeira, em Natal, o Partido Republicano Brasileiro no Rio Grande do Norte (PRB-RN) fará sua convenção estadual. O evento contará com a presença de lideranças nacionais e estaduais do partido, que irão discutir o cenário político atual e os possíveis nomes do PRB para a disputa do pleito eleitoral de 2018 no RN.

Único representante do partido na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, o vereador André Magela (foto), nos adiantou que vai participar da convenção partidária. "Vamos ouvir o que a direção estadual do partido tem a dizer sobre as eleições de 2018, se teremos candidatos para deputado estadual, federal, senador, governador ou quem iremos apoiar. Se tivermos oportunidade iremos dizer o que pensa o diretário de Alto do Rodrigues", comentou André Magela.

A convenção também terá a presença do presidente nacional do partido, senador Eduardo Lopes; do deputado federal pelo estado do Ceará, Ronaldo Martins; deputado estadual pelo PRB da Paraíba, Jutay Meneses; deputado estadual de Pernambuco, Ossesio Silva; da vereadora Ana Lúcia, de Recife, além do presidente estadual do PRB-RN, Victor Hugo e diversas outras lideranças de Natal e do interior do Estado.

POLÍTICA - Desiludido com o Congresso, Tiririca pensa em largar a política

No sétimo ano consecutivo de mandato, o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), está desiludido com a política e propenso a encerrar a carreira parlamentar em 2018. Em entrevista concedida ao jornal Estado de S.Paulo na quinta-feira, um dia após votar pela abertura de investigação contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva, ele criticou o Congresso Nacional e afirmou não ter o “jogo de cintura” exigido para ser político. “Não vai mudar. O sistema é esse. É toma lá, dá cá.”

Um dos deputados mais assíduos da Câmara, mas que só usou o microfone três vezes no plenário, Tiririca vê a maioria dos parlamentares trabalhando para atender interesses próprios, em detrimento do povo. Ele avalia que há congressistas bem intencionados, mas que não conseguem trabalhar porque o “sistema” não deixa.

“A partir do exato momento que você entra, ou entra no esquema ou não faz. É uma mão lava a outra. Tu me faz um favor, que eu te faço um favor. Eu não trabalho dessa forma”, desabafou.

Tiririca conta que, certo dia, uma rapaz o procurou para oferecer um “negócio” de aluguel de carro. “O cara disse, ‘bicho, vamos fazer assim, tal, o valor tal’. Eu disse: acho que você está conversando com o cara errado. Não uso carro da Câmara, o carro é meu. Ele disse: ‘não, é porque a maioria faz isso'”, relatou o parlamentar, sem dar nomes e mais detalhes sobre o fato. “Fiquei muito decepcionado com muita coisa que vi lá”, acrescentou.

ESTADO - "O homem vem aí"

Provável candidato ao governo do Estado nas eleições de 2018, o suposto projeto político do desembargador Cláudio Santos acaba de ganhar um jingle que começou a circular intensamente nas redes sociais na manhã desta sexta-feira. Embora não faça alusão direta ao nome de Santos, a peça publicitária remete a sua pessoa, com o refrão ‘O Homem Vem Aí’.

O jingle diz que “O RN tem que andar prá frente, precisa de alguém que esteja preparado – um homem honesto e competente para botar moral nesse nosso estado”.

E continua: “Essa esperança está nascendo, em breve a hora vai chegar/ o homem vem ai e o Rio Grande do Norte agora vai mudar/ o homem vem ai, agora coisa vai/ o homem vem ai prá fazer muito mais/ o homem vem ai, eu tô com ele e não abro/ o homem vem ai pra botar moral nesse nosso estado”.

Embora não tenha tradição na política potiguar, nem seja detentor de currais eleitorais, o nome de Cláudio Santos ganha a cada dia repercussão como suposto candidato ao Governo do Estado, a partir de um trabalho de base que vem sendo feito com o apoio de formadores de opinião e influenciadores digitais de Natal e de outras regiões do Estado, principalmente no Seridó.

Opositor voraz do governador Robinson Faria, cuja fragilidade administrativa costuma apontar em artigos publicados em jornais, Cláudio Santos, em seus posicionamentos públicos, tece duras críticas ao governo estadual, diante do cenário de caos gerando pela ineficiência da gestão pública na área da segurança.

Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), no Rio Grande do Norte, o número de homicídios, latrocínios, lesões corporais seguida de morte e outras condutas dolosas que resultam em morte, registra um crescimento de cerca de 50% ( 1.426 ocorrências em 2017) a mais com relação a 2015 (936 ocorrências).

VAI-E-VEM : Justiça Federal em Macaé suspende decreto que aumentou preço dos combustíveis; decisão vale em todo o país

A Justiça Federal em Macaé, no interior do Rio, suspendeu o aumento das alíquotas do PIS e Cofins sobre a gasolina, o diesel e o etanol. A decisão, publicada na tarde desta quinta-feira (3), é válida para todo o território nacional e suspende os efeitos do Decreto 9.101/207, de 20 de julho, que aumentou, em média, em R$ 0,41 o preço do litro do combustível.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não foi notificada e que irá recorrer, provavelmente nesta sexta (4).

A decisão da Vara Única de Macaé ocorreu após uma ação popular movida por um professor e advogado de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

"Defiro o pedido de tutela de urgência para suspender todos os efeitos do Decreto 9.101/207. Cumpra-se com urgência", diz a decisão do juíz Ubiratan Cruz Rodrigues.

Segundo a Justiça Federal, trata-se de uma decisão de 1º grau e, portanto, cabe recurso da União.

Ao G1, o professor de direito tributário e advogado Décio Machado Borba Netto informou que moveu a ação na última quinta-feira (27). Um dos argumentos é que o reajuste deveria ser feito por lei publicada 90 dias antes de entrar em vigor.

"Essa é uma ação aberta. Qualquer pessoa pode dar entrada, desde que esteja acompanhada de um advogado. Foi o meu caso. Como eu vi que isso estava errado e é uma coisa que eu passo para os meus alunos, me animei em fazer. Comecei a fazer a fundamentação junto com a minha noiva, que também é advogada", conclui o professor.

O decreto do governo, de 20 de julho, teve como objetivo aumentar a arrecadação da União e amenizar o déficit fiscal.

No dia 25 de julho, o Juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, suspendeu o decreto afirmando que as motivações do executivo para aumentar o imposto não são suficientes para editar o decreto. No entanto, no dia 26 de julho, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz, suspendeu a decisão.

LUTO NA MÚSICA - Morre o cantor Luiz Melodia

Morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 66 anos, o cantor e compositor Luiz Melodia, de clássicos da música nacional como Pérola Negra, Magrelinha e Negro Gato. Melodia lutava contra um câncer na medula.

BRASIL - Inep devolve dinheiro a candidato da PB que pagou 10 vezes valor da taxa do Enem

O estudante paraibano que pagou R$ 820 pela inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 recebeu nesta quinta-feira (3) o valor excedente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em maio deste ano, o pai do candidato, Lenilson Guedes, colocou um zero a mais na hora de pagar a taxa de R$ 82.

“Foram vários e-mails que eu mandei para a ouvidoria do Governo Federal reclamando que o Inep não tava resolvendo o meu caso. Acho que de tanto encher o saco e depois que a imprensa divulgou, eles resolveram devolver do dinheiro. Mas foi sufoco. Finalmente, hoje, o dinheiro, eu recebi na boca do caixa”, explicou Guedes.

O Inep ressaltou que o edital do Enem 2017 explicita em seu item 3.2.2 “que o valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, exceto no caso de cancelamento do Enem 2017”. Entretanto, a Comissão de Demandas do Inep decidiu pelo reembolso da diferença dos valores.

Relembre o caso

O estudante paraibano Leonardo Guedes, de 17 anos, entrou com uma ação na Justiça contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para tentar recuperar o valor excedente pago pela taxa de inscrição do Enem 2017. O candidato acabou pagando R$ 820 pela inscrição em vez de R$ 82. Na época, o Inep informou ao G1 que o valor não seria devolvido.

"Eu cometi um erro quando fui pagar a taxa do Enem do meu filho. É que quando foi para debitar na minha conta do Banco do Brasil, acabei colocando um zero a mais e saiu R$ 820, quando o certo seria R$ 82", explicou o pai do estudante, o jornalista Lenilson Guedes.

Para Lenilson, o Inep se apropriou de um dinheiro que pertence a ele. O jornalista ressaltou que não quer o cancelamento da inscrição, mas apenas o valor excedente que foi pago. “Lamento que o Inep tenha esse tipo de postura. O edital prevê que a taxa do Enem não será devolvida. O meu caso é totalmente diferente. Eu apenas quero ter o dinheiro que passou da taxa de inscrição. Nada mais do que justo", afirmou Guedes.

O pai do candidato explicou que a transação foi feita diretamente nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e o valor foi descontado automaticamente de sua conta corrente, não sendo possível corrigir o erro. Ele ainda procurou a gerência do banco, mas foi informado que a instituição não tinha competência para estornar o valor pago.

Fonte: G1 PB.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

JAPI - Prefeito nomeia membros para o CACS e FUNDEB

O prefeito do municipio nomeou titulares e suplentes para fazer parte do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) e fiscalização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para o periodo 2017 a 2019.

PRESIDENTE: Maria Zulena da Costa
VICE-PRESIDENTE: Maria das Neves Severiano

Representante do Poder Executivo Municipal:
Titular: Francisco Andriele da Silva
Suplente: Alcimar Nicolau Soares

Representante do Poder Executivo Municipal – Secretaria Municipal
de Educação:
Titular: Jane Moreira da Silva
Suplente: Maria Aparecida dos Santos

Representante de Professores da Educação Básica Pública:
Titular: Carlos Henrique Mota Costa Fernandes da Silva
Suplente: Maria das Neves Severiano

Representantes de Diretores das Escolas Básica Públicas:
Titular: José Eliziel da Costa
Suplente: Maria Zulena Felix da Costa

Representante dos Servidores Técnico-Administrativos das Escolas
Básicas Públicas:
Titular: Maria Rosicleide de Pontes Lima da Costa
Suplente: Maria de Fátima Medeiros

Representantes de Pais de Alunos da Educação Básica Pública:
Titular: Maria da Piedade Lemos
Titular: Ana Priscila da Silva
Suplente: Nicicleide Gomes da Costa
Suplente: Maria Lúcia da Costa

Representante de Estudantes da Educação Básica Pública:
Titular: Tailanny de Lima Costa
Suplente: José Francisco de Souza Silva

Representante de Estudantes da Educação Básica Pública – Indicado
Pela Entidade de Estudantes Secundaristas:
Titular: Marcelo Ferreira de Pontes
Suplente: Bruno da Silva Lima

Representante do Conselho Municipal de Educação:
Titular: Leandro Pacífico da Paz
Suplente: Josefa Felix da Silva dos Santos

Representantes do Conselho Tutelar:
Titular: Alvanira Pontes de Souza Freitas
Suplente: Carla Patrícia Pontes Fagundes Lopes

CELEBRIDADE - Esposa de Tiririca, posta foto com barriga sarada

A esposa do deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), mais conhecido como Tiririca, usou sua conta no Instagram, nesta última quarta-feira, 02 de agosto, onde exibe a barriga chapada justamente em dia decisivo na Câmara.

“Que hoje seja repleto de energia positiva”, escreveu Nana, que logo em seguida recebeu elogios de “Linda”, “Gostosa” e “Maravilhosa”.

Na votação, o presidente Michel Temer já tem votos para barrar a denúncia de corrupção. Tiririca votou a favor do prosseguimento da investigação.

ANGICOS - Prefeito nomeia membros para fiscalizar recursos do FUNDEB

Atraves da Portaria (Nº 186 de 02 de agosto de 2017), o prefeito Deusdete Gomes de Barros, nomeou os membros para compor o Conselho Municipal
de Acompanhamento, Controle Social e da  Fiscalização dos Recursos do FUNDEB, confira os nomes:

Representante da Secretaria Municipal de Educação:
Maria Tereza de Melo Baracho - Titular
Adson Pedro de Assis - Suplente

Representante da Secretaria Municipal de Administração:
Carla Daniele Saraiva Bertuleza - Titular
Francisca Marques Silva Lima - Suplente

Representantes de Diretores de Escolas Públicas:
Maria Lécia da Cunha - Titular
Carla Soraia da Costa Sá - Suplente

Representantes dos Professores da Rede Pública:
Carlos Henrique da Silva - Titular
Francisco Batista Mariano - Suplente

Representantes dos Servidores Técnicos Administrativos:
Priscila de Almeida Lopes - Titular
Maria Bernadete da Silva Bento - Suplente

Representantes de Pais de Alunos:
Rayonara N. Bezerra - Titular
Maria Ivanilda Pereira Erasmo - Suplente
Maria Mércia da Silva Costa - Titular
Adriene Rose da Silva - Suplente

Representantes de Estudantes da Educação Básica:
Eukária Patícia Marrocos - Titular
Jeanderson Batista Pinheiro - Suplente
Cláudio da Silva Martins - Titular
Ana Maria da Silva Batista - Suplente

Representante do Conselho Municipal de Educação:
Marleide Barros Lopes de Araújo - Titular
Angela Carla Batista de Souza - Suplente

Representantes do Conselho Tutelar:
Rosimar Félix Rosendo de Lima - Titular
Andreza Michelle Bezerra Cavalcante - Suplente

AFONSO BEZERRA - Prefeitura contrata empresa para capacitar servidores

A prefeitura municipal contratou através de Dispensa de Licitação (n 110/2017) a empresa 2M Assessoria  Planejamento e Desenvolvimento Ltda, para a prestação de serviços em capacitação com foco em curso de Controle Interno na Administração Pública que se realizará nos dias 23, 24 e 25 de agosto. O valor da capacitação será de R$ 1,2 mil.

ESTADO - UFRN entra no ranking das melhores da América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi considerada na edição de 2017 do britânico Times Higther Education (THE), um dos mais importantes rankings internacionais de universidades, a 55ª melhor instituição de ensino superior dessa parte do continente.

Do Nordeste brasileiro, apenas três instituições aparecem entre as melhores da América Latina, as universidades federais de Pernambuco (UFPE), do Ceará (UFC) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Entre elas, a UFPE foi a que obteve o melhor desempenho, subiu da 30ª posição para a 26ª, seguida pela UFC na 39ª colocação e pela UFRN, na 55ª.

Mencionando um total de 81 instituições de ensino superior, o ranking THE considera para a colocação os seguintes itens: ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (quantidade de publicações e reputação dos periódicos nos quais a instituição publica), citações, internacionalização e transferência de conhecimento.

O Brasil tem 18 universidades na lista, maior quantidade entre os países analisados, e ocupa o primeiro lugar com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que neste ano ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP).

O desempenho das universidades pode ser visto no site do Times Higther Education: https://www.timeshighereducation.com/world-universityrankings/latin-america-university-rankings-2017-results-out-now

ALTO DO RODRIGUES - Líderes do governo e da oposição falam da expectativa para o segundo periodo na Câmara Municipal

Ontem, pela manhã, os vereadores da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues retornaram do recesso e os líderes do governo e da oposição falam da expectativa para o segundo período.

Lider do governo na Câmara Municipal, José Itamar dos Santos (Zé Pedro - DEM), nos afirmou que espera um período tranquilo, mesmo sendo líder do prefeito Abelardo, Zé Pedro disse que não vai compactuar com pessoas que atrapalhem a gestão em qualquer área.

Já para o líder da oposição,"O legislativo continuará avançando, buscando melhorias para a população, como Líder da Oposição estamos sempre trabalhando mostrando que o debate é bom para questionar o que está sendo feito pelo executivo, não podemos aliviar a fiscalização sobre o executivo visto que o povo estão desassistidos por parte da atual gestão", disse Renan Melo (PSD).

MUNDO - Presidente do Equador retira todas as funções de seu vice

O presidente do Equador, Lenín Moreno, decretou nesta quinta-feira a retirada de todas as funções de seu vice-presidente, Jorge Glas, na primeira crise registrada em seu governo.

No poder desde 24 de maio, Moreno retirou mediante decreto as responsabilidades de seu companheiro de chapa, após as severas críticas lançadas por ele na véspera.

“Derrogue o decreto […], retirando assim todas as funções atribuídas ao vice-presidente da República”, assinala o texto.

No entanto, a decisão não implica na destituição de Glas, que enfrenta uma onda de acusações de corrupção por parte de opositores, incluindo sua suposta relação com o caso Odebrecht.

Glas, vice-presidente desde 2013, publicou nesta quarta-feira uma dura carta com uma longa lista de reprovações contra o presidente, alinhando-se com o ex-presidente Rafael Correa na briga que fissura o governo.

Moreno, que na véspera pediu unidade a suas fileiras, afastou Glas de suas funções à frente da milionária reconstrução das zonas arrasadas pelo terremoto de abril de 2016, que deixou mais de 600 mortos.

BRASIL - Cármen Lúcia é contra reajuste salarial pedido por juízes

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, não se sensibilizou com o pedido de reajuste salarial de 16,38% que ouviu de representantes de associações de juízes na segunda-feira. Na próxima semana, os ministros da corte têm uma reunião administrativa para aprovar a proposta orçamentária do Judiciário para 2018. Preocupada com a crise econômica no país, a ministra não deve incluir um centavo de aumento nos contracheques dos magistrados na previsão de gastos do próximo ano.

Depois de receber os juízes em audiência, a ministra recebeu de um colega da corte reforço ao pedido de reajuste. Apesar de não ter uma opinião unânime entre os ministros do tribunal, Cármen Lúcia considera que a crise econômica não dá margem para esse tipo de pedido, já que a tendência da administração pública será fechar a torneira daqui para frente. A reunião entre os ministros do STF para debater o assunto está marcada para a próxima quarta-feira.

Na última segunda-feira, os presidentes das três principais associações que representam os juízes brasileiros pediram a Cármen Lúcia a inclusão de previsão orçamentária para garantir reajuste de 16,38% em seus salários. O percentual é o mesmo que já consta num projeto aprovado na Câmara, mas parado no Senado, que eleva os salários dos ministros do STF de R$ 33.763 para R$ 39.293,32. Para que os vencimentos dos magistrados sejam efetivamente elevados, é preciso não apenas que o Congresso aprove o projeto, mas que o STF preveja a verba para o gasto extra.

BRASIL - Governo abre mão de mais de R$ 10 bilhões com alívio de dívidas de ruralistas

O governo federal vai abrir mão de mais de R$ 10 bilhões em arrecadação nos próximos anos com a medida provisória publicada pelo presidente Michel Temer e que concedeu benefício a produtores rurais. O número foi confirmado pela Receita Federal. A MP reduziu a alíquota da contribuição paga por produtores para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), usado para auxiliar no custeio da aposentadoria dos trabalhadores rurais, que é subsidiada pela União.

Além disso, a medida permite que produtores com atraso no pagamento das contribuições previdenciárias quitem as dívidas com descontos nas multas e de forma parcelada. O acordo com a bancada ruralista no Congresso foi fechado antes da votação da denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer pelo plenário da Câmara, e que acabou rejeitada pelos deputados

LUTO NO ESPORTE - Ex-atacante do São Paulo é encontrado morto em sua residência

Mais um jogador que se destacou nos anos 1970/80 morreu. O ex-ponta-esquerda do São Paulo, Mug, de 61 anos, foi encontrado morto na tarde da última quarta-feira, na casa onde morava, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. As causas da morte ainda não foram divulgadas pela polícia.

Nascido em São Paulo, no dia 7 de agosto de 1955, e batizado como Edson Cuici, Mug foi revelado pelo São Paulo, no qual foi lançado no time titular em 1979 pelo lendário técnico Rubens Minelli.

O ex-atleta jogou ao lado de craques como Waldir Peres, Getúlio, Bezerra, Vilson Tadei, Chicão, Serginho Chulapa, Renato 'Pé Murcho', entre outros. Sem muitas chances no elenco estrelado do São Paulo, ele teve boas passagens pelo Coritiba, CSA (AL) e Paulista de Jundiaí (SP).

MACAU - Faltam 3 dias. Estrutura já está sendo montada

Neste sábado, acontece mais uma edição do Mega brega. E a organização da festa já está montando a estrutura que será utilizada pelos principais artistas. Confira as atrações e reserve seu lugar no melhor da festa.

SORTE - Mega-sena do próximo sábado, pode pagar mais de R$ 40 milhões

Ninguém acertou os seis números do concurso 1.954 da Mega-Sena, sorteado nessa quarta-feira (2). Na segunda faixa de premiação, com cinco acertos, 32 apostas vão receber R$ 48.479,76. Outras 2.483 apostas acertaram quatro números e levarão o prêmio de R$ 892,55. Os números sorteados foram 09, 25, 33, 35, 40 e 49.

Como não houve acertador na faixa principal, a Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste fim de semana. O sorteio do concurso 1.955 da modalidade será realizado, sábado (5), às 20h, (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está na cidade de Itabela (BA).

Por ter final com o número cinco, o concurso recebe um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco sorteios – o mesmo ocorre a cada final zero. Na poupança, o prêmio estimado de R$ 40 milhões renderia mais de R$ 225 mil por mês. O valor também seria suficiente para adquirir uma frota de 266 carros de luxo.

Como jogar
Para jogar na Mega-Sena, basta marcar de 6 a 15 números dentre os 60 disponíveis no volante. Ganha quem tiver quatro, cinco ou seis acertos. Clientes da CAIXA com acesso ao internet banking podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo computador. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona diariamente, das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteio, quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte. O preço da aposta simples, com seis números, é R$ 3,50.

ECONOMIA - Confira as novas regras para planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quinta-feira (3) que vai mudar as regras para fazer a portabilidade de operadora de planos de saúde. O assunto foi colocado em consulta pública para receber sugestões da sociedade antes de entrar em vigor.

Uma das principais mudanças propostas é o fim da chamada “janela”, tempo mínimo que o beneficiário precisa esperar para mudar de plano. Hoje, o pedido de troca tem uma carência de 120 dias contados após o 1º dia do mês de aniversário do contrato.

Segundo a ANS, com a nova regra, a troca de plano poderá ser feita a qualquer momento após o prazo de permanência ser cumprido. A regra atual, segundo a ANS, impede que beneficiários que não são adequadamente assistidos pela operadora deixem imediatamente o plano.
as propostas de novas regras para planos da ANS:

Fim da 'janela'
Como é hoje: Hoje, o pedido de troca de plano tem uma carência de 120 dias contados após o 1º dia do mês de aniversário do contrato.

Como deve ficar: O beneficiário não precisará mais cumprir o tempo mínimo para mudar de plano. Hoje, o pedido de troca tem uma carência de 120 dias contados após o 1º dia do mês de aniversário do contrato.

Planos coletivos
Como é hoje: Pela norma em vigor, apenas beneficiários de planos individuais ou familiares e coletivos por adesão podem fazer a portabilidade.

Como deve ficar: A norma proposta amplia a portabilidade para beneficiários de planos coletivos empresariais.

Cobertura compatível
Como é hoje: Para trocar de plano, é preciso encontrar um plano com cobertura compatível.

Como deve ficar: A exigência em contratar um tipo de cobertura compatível com a do plano anterior pode ser substituída pela exigência de carências para coberturas não previstas. Ou seja, o beneficiário cumpriria a carência apenas para as coberturas que não existiam no outro plano.

CAICÓ - Juiz Federal determina devolução de aves apreendidas pelo IBAMA

O Juiz Federal Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, atuando em substituição na 9ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, Subseção de Caicó, determinou que o Ibama restitua dois papagaios que foram apreendidos de Adriano Fidelis de Lima.

O magistrado, na sua decisão, observou que a posse de animal silvestre, sem autorização ou permissão da autoridade competente, constitui infração ambiental.

No entanto, ele chamou atenção que os papagaios estão com o autor da ação há 15 anos e não existe qualquer relato de maus-tratos, enfatizando, ainda, que “sua reintrodução ao meio ambiente poderia resultar em dano irreversível para a própria ave, que possivelmente sequer saberia lutar por sua sobrevivência no habitat natural respectivo”.

Para concessão da tutela antecipada, ele ressaltou, ainda, que não há notícias de que a espécie esteja ameaçada de extinção

Caso aconteceu na cidade de Caicó 

EDUCAÇÃO - Secretaria de Educação lança aulões para o ENEM em todo o RN

A Secretaria de Educação do RN, atraves da 10ª DIRED lançou um projeto de fortalecimento da preparação dos alunos da 3ª série para o ENEM, denominado #QUERO APRENDER, através da realização de aulões quinzenais em todo o Estado do RN. Vejam as informações abaixo:

Público Alvo – alunos da 3ª série do Ensino Médio.

LOCAL – Quadra de Esportes da EECCAM/Caicó

DIA – 12/08 (sábado)

HORÁRIO – 8h às 12h20min

Período de inscrição para o I AULÃO – 02/08 a 09/08

Ambiente para inscrição – SigEduc/portal do estudante/menu eventos

Será oferecido aos alunos lanche, material, camiseta e transporte – para os alunos de outros municípios. (Em parceria com cada Prefeitura). Só poderá participar aquele aluno que efetivar a sua inscrição.

NOVIDADE - Japoneses criaram picolé que não derrete

O Centro de Pesquisa de Desenvolvimento de Bioterapia em Kanazawa, no Japão, desenvolveu, sem querer, um sorvete que não derrete. O produto começou a ser vendido em abril deste ano e já é sucesso no país.

O ingrediente secreto dos picolés é um tipo de polifenol encontrado em morangos. “O polifenol líquido tem propriedades que dificultam a separação entre água e óleo, então o sorvete que o contém possui a capacidade de reter a forma original do creme por mais tempo que de costume e o torna mais difícil de derreter”, contou Tomihisa Ota, desenvolvedor do produto, em entrevista ao Quartz.

A descoberta se deu porque o Centro estava em busca de um novo uso para os morangos de Miyagi, que não estavam em formato ideal para serem vendidos — ainda devido aos impactos do terremoto de 2011. Quando o chefe confeiteiro responsável pela pesquisa reclamou que o polifenol da fruta fazia com que tudo se solidificasse, eles perceberam que haviam descoberto algo.

Não se sabe ao certo o quanto o picolé resiste, mas o presidente do Centro, Takeshi Toyoda, afirma que o produto permanece na mesma forma mesmo que exposto a um secador.

Revista Galileu

OPORTUNIDADE - IFRN lança edital com 3.064 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Exame de Seleção, um dos momentos mais aguardados, anualmente, pelo IFRN, teve seu edital divulgado nesta sexta, 28/7. O Edital 39/2017, que também está disponível em Libras,  rege o processo seletivo que dará acesso às 3.064 vagas para os 31 cursos técnicos integrados ao ensino médio da Instituição. Os cursos, distribuídos entre 83 turmas e oferecidos nos turnos matutino e vespertino, estão disponíveis em 20 campi do Instituto. Voltado para estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o ensino fundamental; 50% das vagas são reservadas a estudantes de escolas públicas.

Inscrição e pagamento

A inscrição no processo deverá realizada, exclusivamente, no Portal do Candidato. Aberto às 14h do dia 3/8, o prazo de inscrição segue até o dia 28 de agosto de 2017, às 18h, horário local. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser feito até o dia 29 de agosto de 2017. É válido lembrar que os alunos que participaram do ProITEC 2017 estão isentos dessa taxa. Os demais candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa no período de 3 a 17 de agosto de 2017, até 22h.

Prova

A prova do processo seletivo será aplicada no dia 8 de outubro de 2017, às 13h, no local determinado no cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 25 de setembro, no Portal do Candidato. No dia da aplicação, os candidatos deverão comparecer com sua carteira de identidade (ou outro documento com foto), cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica preta. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento entre os previstos, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou o extravio do documento, com prazo de emissão de, no máximo, de 30 dias consecutivos.

Resultado

O resultado das provas de múltipla escolha do processo seletivo será divulgado a partir do dia 1 de novembro de 2017 no Portal IFRN. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua produção textual escrita corrigida. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 11 de dezembro de 2017 no Portal do Candidato e na página do IFRN. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis por campus/curso/turno deverão realizar sua pré-matrícula na diretoria acadêmica responsável pelo curso, nos dias 10 a 12 de janeiro de 2018, nos horários estabelecidos em anexo do Edital; os alunos matriculados ingressarão no Instituto, no curso em que escolher no momento da inscrição, no 1º semestre letivo de 2018.

Confira:

Exame de Seleção 2018 – Edital 39/2017

Exame de Seleção 2018 – Edital 39/2017 em Libras

Exame de Seleção 2018 – Portal do Candidato

ESTADO - Polícia Civil prende homem por assédio a crianças e adolescentes pela internet no RN

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescentes (DCA) prenderam, na última quarta-feira (02), um homem de 33 anos em cumprimento a um mandado de prisão temporária e de busca e apreensão. Ele assediava crianças e adolescentes pela internet, induzindo-as a se exibirem de forma pornográfica. A investigação teve início após o relato na delegacia, de um menino de 10 anos de idade. Um homem teria pedido ao menino uma foto de seu órgão genital pela internet.

Após a prisão, o homem foi interrogado e confessou o crime à delegada da DCA. Ele também confessou ter praticado a mesma conduta criminosa com outras crianças, em sua maioria do sexo masculino. O Artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente considera crime as condutas de “aliciar, assediar, instigar ou constranger” por qualquer meio de comunicação, criança, com o fim de induzí-la a se exibir de forma pornográfica ou sexualmente explícita, sendo prevista pena de reclusão de 01 a 03 anos e multa. Ele foi preso e encaminhado ao sistema prisional onde aguarda a decisão da Justiça.

EXEMPLO - Parlamento francês proíbe deputados de contratar familiares

O Parlamento da França proibiu nesta quinta-feira definitivamente que os deputados contratem familiares como assistentes, uma medida que faz parte da lei de “moralização da vida pública”.

A medida, que foi votada hoje pela última vez na Assembleia Nacional, também afeta ministros, senadores e cargos públicos locais, e impede a contratação dos familiares mais próximos (cônjuge, pais e filhos).

Apesar disso, o texto deixa a porta aberta para as pessoas que somente tenham “vínculo familiar” a partir de segundo grau. O projeto de lei foi aprovado massivamente hoje com 383 votos a favor, três contra e 48 abstenções.

Esta proibição foi anunciada durante a campanha presidencial pelo atual chefe de Estado, Emmanuel Macron, depois que o ex-candidato conservador, François Fillon, foi acusado por de dado emprego fictício a sua esposa durante décadas como assistente parlamentar.

O Parlamento ainda deve votar, no dia 9 de agosto, o outro texto da lei “de moralização”, que inclui a supressão da obscura “reserva parlamentar”, um fundo de 146 milhões de euros que permite aos parlamentares financiar projetos locais, entre novas medidas.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

POLÍTICA - Câmara barra denúncia contra Temer

Os deputados da base aliada conseguiram, nesta quarta-feira os votos necessários para barrar a denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. 

Contando uma abstenção, dez ausências e 161 votos favoráveis ao arquivamento,  Temer conseguiu os 172 para impedir que seja julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a decisão,  a denúncia contra Temer por este crime só poderá ser eventualmente analisada apos o peemedebista  deixar o cargo.
 
A primeira sessão na Câmara dos Deputados iniciou às 9h e foi encerrada as 14h. Logo em seguida, foi aberta uma nova sessão, que atingiu quórum para votar a denúncia 15h30. Após várias tentativas de obstrução da oposição, a votação começou efetivamente por volta das 18h30.

Os deputados votavam por aceitar a denúncia ou rejeitar o prosseguimento da denúncia. Para o Supremo Tribunal Federal julgar a acusação da Procuradoria Geral República,  é necessário o aval da Câmara.  Ainda há duas outras acusações para PGR apresentar à Câmara.

EM BRASÍLIA - Contagem regressiva

Placar parcial
134 pelo fim da denúncia
10 ausentes
1 abstenção
105 pelas investigações

EM BRASÍLIA - Falta pouco

Governo está em contagem regressiva para ver Temer livre da denúncia, faltam 31 votos.

EM BRASÍLIA - Rosa Weber nega pedido da oposição contra regras da votação

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido feito por deputados de oposição contra as regras definidas para o processo de votação da denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer. Segunda Rosa, trata-se de questão interna da Câmara, sobre a qual não cabe insterferência do Judiciário.

Os autores da ação foram os deputados Glauber Braga (PSOL-RJ), Carlos Zarattini (PT-SP), Alessandro Molon (Rede-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA) e Júlio Delgado (PSB-BA). Eles pediam que fosse incluída a possibilidade de Janot se manifestar na Câmara. Também queriam que fosse à votação a acusação feita pelo procurador-geral da República, e não o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara contrário ao prosseguimento da denúncia.

"O tema controvertido está, como visto, inteiramente vinculado ao Regimento Interno e, de modo especial, à interpretação deste pelos próprios membros da Câmara dos Deputados", avaliou a ministra.

EM BRASÍLIA - Confira o placar

Placar do momento: 131 (somados ausentes e abstenções) para os governistas a 90. Se chegar a 171 votos, o governo derruba a denúncia

MACAU - Vereador Oscar Paulino passará por ultima avaliação e promete retorno imediato

Em conversa com Paulinha – companheira de todas as horas do vereador Oscar Paulino – ela deixou claro que o vereador Oscar Paulino se recupera muito bem e se encontra motivado para voltar as funções no legislativo salineiro.

Paulinha confirma que ” O contrário do que muitos pensam, o vereador Oscar Paulino deverá voltar aos trabalhos legislativo nas próximas semanas”. A companheira do vereador destaca situação após conversa com Dr Eduardo.

Para garantir sua volta ao plenário da casa sem mais delongas, o vereador Oscar passará por uma avaliação médica na próxima segunda-feira(07) e deverá retornar aos trabalhos com a mesma firmeza de sempre.

O blog deseja uma ótima recuperação ao edil, desejando boas novas ao retorno do parlamentar salineiro.

Fonte: http://cidadedosal.com.br/?p=32927

EM BRASÍLIA - Confira placar até agora

Depois dos votos do Paraná ta assim:
46 pela investigação
61 pelo arquivamento da denúncia
6 ausentes

ESPORTE - Márcio Fernandes analisa resultado e já foca no jogo contra o Ceará

O Mais Querido fez uma boa apresentação nesta terça-feira (1), diante do Oeste/SP, na Arena Barueri, em Barueri (SP), esteve muito perto da vitória, mas acabou sofrendo um gol no final do jogo e ficou no empate em 1 a 1. Foi o segundo jogo do treinador Márcio Fernandes no comando do Alvinegro e o técnico segue invicto.

Márcio analisou a partida e acredita que o Clube do Povo merecia a vitória. “Foi um grande jogo, fizemos uma grande partida e merecíamos a vitória. Tivemos momentos no jogo que dominamos completamente o Oeste, eles não perderam nenhum jogo em casa, os últimos jogos aqui venceram até por mais de dois gols, e isso valoriza bastante o resultado. Todo ponto que somarmos é importante nesse momento. Claro que ficamos um pouco chateados, pois tomamos um gol no fim e mais um pouquinho conseguiríamos a vitória”, comentou o treinador.

A próxima partida do ABC será dentro de casa, no estádio Frasqueirão, e o treinador espera contar com o apoio da torcida. “Agora é dar confiança aos jogadores, que fizeram uma grande partida, e sábado temos o Ceará em casa. Esperamos que a nossa torcida compareça, nos incentive, vá apoiar o time, pois é a hora que estamos precisando deles”, destacou.

ABC e Ceará/CE se enfrentam sábado (5), às 16h30, no estádio Frasqueirão, último jogo do turno da competição

JARDIM DO SERIDÓ - Amazan exonera quatro secretários e vários comissionados

O prefeito Amazan Silva exonerou quatro auxiliares de seu primeiro escalão em Jardim do Seridó, com a alegação de enquadrar o Município aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Blog do Marcos Dantas tentou contato com Amazan, sem sucesso, mas fontes garantiram que no Diário Oficial desta terça (01) serão publicadas as exonerações de Carlos Fernandes (Agricultura), Ozires Vilar (Cultura), Diógenes Santiago (Administração) e Sebastião Márcio (Obras). Além dos auxiliares, Amazan também teria exonerado dezenas de cargos comissionados, e suspendido contratos. Blog do Marcos Dantas!

O mesmo está ocorrendo na cidade de São Bento do Trairi, onde o prefeito Kêka Araújo,  está sendo obrigado pela Justiça a fazer demissões. 

ESTADO - Central do Cidadão do Via Direta aumenta em 86% emissão de RG

Desde que ampliou o horário de atendimento para emissão de carteira de identidade, a Central do Cidadão do Via Direta duplicou a procura em apenas 8 dias úteis. Foram contabilizados 1.568 atendimentos, um aumento de 86%, se comparado com o mesmo período antes da ampliação, que foi de 840 atendimentos.

Para Clênio Maciel, coordenador das centrais, a tendência é que seja mantido o ritmo de emissões do RG. “A expectativa é de que está taxa de atendimento fique entre 170 a 180 por dia, principalmente quando a população estiver mais ciente da ampliação do horário da unidade do Via Direta”, disse Clênio.

A Central do Cidadão do Via Direta está com horário de atendimento ampliado para identidade, desde o dia 19 de julho, quando passou a funcionar das 9h às 19h. A unidade do Alecrim também teve seu atendimento ampliado: para primeira via, o atendimento é das 7h às 17h e para segunda e terceira vias, das 7h às 14h.

ECONOMIA - Repatriação gera receitas de cerca de R$1,8 bi, diz fonte

A segunda rodada do programa de regularização de ativos no exterior, mais conhecido como repatriação, gerou receitas de cerca de 1,8 bilhão de reais, abaixo das estimativas do governo, informou uma fonte do Ministério da Fazenda nesta quarta-feira.

O governo, que vem enfrentando problemas para fechar as contas públicas, esperava arrecadar 2,85 bilhões de reais com o programa. Cerca de metade do valor ainda precisará ser repartido com Estados e municípios, seguindo determinações legais.

Falando em condição de anonimato, a fonte argumentou que a primeira etapa do programa, realizada no ano passado, teve resultado mais forte, de 46,8 bilhões de reais, o que pode ter contribuído para os números modestos desta vez.

BRASIL - Confira a ordem da votação na Câmara

A ordem de votação da denúncia contra o presidente Michel Temer foi estabelecida a partir dos estados de origem dos deputados, intercalando entre as regiões.

Os primeiros a votar serão os deputados de Roraima, e a votação será encerrada com os parlamentares de Alagoas.

ESTADO - 4ª etapa da Biometria começa em 8 de agosto em Luís Gomes e Marcelino Vieira

Tem início no próximo dia 8 de agosto mais uma fase da Biometria Revisional Ciclo 2017/2018. Participam desta 4ª etapa os municípios da 42ª e 60ª Zona Eleitoral: Luís Gomes, José da Penha, Paraná, Major Sales, Marcelino Vieira e Tenente Ananias. A expectativa é atender 25.208 eleitores até 6 de setembro.

Luís Gomes e Marcelino Vieira são as primeiras cidades a iniciar o atendimento, já no dia 8. Devem comparecer aos postos de atendimento 4.709 e 4.145 pessoas, respectivamente.

No dia nove, a Biometria começa em José da Penha (4.431 eleitores), Tenente Ananias (6.688) e Paraná (2.799), sendo este o único município da 4ª etapa em que o cadastramento termina mais cedo, no dia 22 de agosto.

Já em Major Sales, os atendimentos só começam dia 24 de agosto. A meta do município é atender 2.436 moradores.

Os atendimentos vão acontecer na segunda-feira de 9h às 16h, de terça a sexta de 8h às 16h e no sábado de 8h às 14h. É preciso levar título de eleitor, originais e cópias do documento de identificação oficial e do comprovante de residência recente.

Postos de atendimento:

Luís Gomes: Cartório Eleitoral, Rua José Fernandes de Queiroz e Sá, 50, Centro.

Marcelino Vieira: Telecentro Comunitário do município, na Rua Epifânio Fernandes, 03, Centro.

José da Penha: Câmara Municipal, Rua Evaristo Fontes, 110, Centro.

Tenente Ananias: Câmara Municipal, Rua José Moreira do Nascimento, 692, Centro.

Paraná: Câmara Municipal, Rua São José, s/n, Centro.

Major Sales: Câmara Municipal, Rua João André de Morais, s/n, Centro.

ESPORTE - Números de Neymar no PSG

Neymar no PSG:

R$ 552 milhões/5 anos

R$ 9,2 milhões/mês

R$ 1,9 milhão/semana

R$ 294 mil/dia

R$ 11 mil/hora

R$ 220/minuto

💰💰💰💰💰💰💰💰

EDUCAÇÃO - MEC divulga livros didáticos que serão usados em 2018

O Ministério da Educação publicou hoje (2), no Diário Oficial da União, o resultado final do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Ao todo, 97 coleções foram aprovadas por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas de todo o país.

Foram avaliadas 166 coleções de 12 componentes curriculares diferentes, voltadas ao ensino médio. A avaliação foi feita por meio de uma parceria entre o MEC e 11 universidades. As escolas terão duas semanas para avaliar o material aprovado nas diferentes disciplinas e escolher as coleções que mais se adaptam ao seu contexto.

A distribuição dos livros se dará em conjunto pelo MEC, as editoras das obras e os Correios, e o material deve chegar às escolas no começo do ano letivo de 2018.

INUSITADO - Ladrão fica bêbado ao invadir casa, desmaia e é preso

A cidade de Esperance, na Austrália, presenciou um caso bizarro de assalto na última sexta-feira (28), quando um ladrão de 36 anos invadiu uma casa, abriu uma garrafa de champanhe, ficou bêbado e desmaiou em uma das camas da residência.

As trapalhadas do ladrão foram descobertas pela dona da casa, que percebeu a porta da frente arrombada e resolveu investigar. Ela só não imaginava que encontraria o responsável pelo estrago desmaiado em sua cama, ao lado de uma garrafa vazia de champanhe.

De acordo com o site “ABC”, imediatamente, a mulher deixou o imóvel e chamou a polícia, que também ficou surpresa ao descobrir que os planos criminosos do australiano foram sabotados pelo álcool (ou, melhor dizendo, por ele mesmo). “O criminoso consumiu muita champanhe, eu não tenho certeza se a bebida era cara ou não, mas a garrafa parecia ser chique”, declarou o sargento Moore, responsável pelo caso, para o portal.

BRASIL - Maia nega rolo compressor e diz que votação 'está indo bem'

Depois de dar uma fugida do plenário para comer rapidamente no gabinete do vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), onde a comida é farta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao GLOBO que não está usando o rolo compressor, numa reação às críticas da oposição. Ele espera que tudo esteja encerrado até 19h e brinca que hoje tem jogo do Botafogo, seu time.

— A sessão está indo bem. Fiz a previsão de que o quórum seria alto na quarta-feira. Aquela questão de não dar presença sempre foi um absurdo e isso está comprovado com o quorum que temos hoje — disse Maia.

O presidente da Câmara acredita que mais de 350 deputados votarão contra a denúncia e sorri, quando perguntado sobre estar usando rolo compressor.

— Tanto não estou (usando o rolo compressor) que todos os líderes da oposição estão falando mais tempo do que o Regimento permite, exatamente para ajustar uma questão de que é regimental, de que fala o relator e o advogado, e, com isso, de fato, ficou muito tempo para um lado só. Então, estou compensando. É possível que em duas horas se comece a votação (da denúncia) — disse Maia

No rápido almoço no gabinete de Fábio Ramalho, Maia acabou quebrando um copo d'água em cima do terno. Depois, foi ao seu gabinete e, ao sair, encontrou com ministros que estão atuando pata garantir os votos contra a denúncia. Ele conversou rapidamente com Ricardo Barros (Saúde), o único que não reassumiu a vaga de deputado. Ao todo, dez ministros reassumiram suas vagas para votar a favor de Temer.

(Por Cristiane Jungblut)

ESTADO - MPRN ajuíza ação para que Estado instale consultórios em Alcaçuz

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça de Nísia Floresta, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que o Judiciário determine ao Estado a instalação de salas destinadas ao funcionamento de consultórios (médico, odontológico e de enfermagem) no complexo penitenciário de Alcaçuz, composto pelo presídio Rogério Coutinho Madruga (pavilhão 5) e a penitenciária Dr Francisco Nogueira Fernandes (pavilhões 1,2 e 3). A ação já foi recebida pela Justiça e aguarda decisão.

Após a rebelião de janeiro deste ano no maior complexo prisional do Estado e as reformas realizadas, o Estado não dotou o complexo de Alcaçuz de estrutura física minimamente adequada para atuação dos profissionais médicos. Outro problema é que a medicação disponível está armazenada em local inadequado.

A ação destaca ainda que há cerca de três meses, os médicos e demais profissionais de saúde contratados pelo município de Nísia Floresta estão fazendo um trabalho positivo no complexo prisional, já tendo, por exemplo, concluído as ações para debelar o surto de escabiose, dentre outras importantes medidas. Mesmo assim, a Promotoria reforça que sem a estrutura física adequada, os serviços ali prestados correm sério risco de interrupção.

O Complexo de Alcaçuz, pela primeira vez, conta com atendimento médico, além de serviço de psicologia, assistência social, enfermagem e técnico de saúde bucal, sendo hoje prestados de forma continuada. O trabalho contribui para distensionar o sistema, conferir tratamento humanitário aos presos, além de evitar conduções de internos aos hospitais para tratamentos menos complexos, que possam ser prestados no próprio presídio.

O MPRN requer deferimento de pedido de liminar para que a Justiça determine ao Estado: o conserto, no prazo de dois dias, de vazamento existente em sala hoje destinada ao consultório médico no pavilhão 5; que disponibilize, no prazo de 30 dias, consultório médico, odontológico e de enfermagem equipados nas dependências de todos os pavilhões do complexo prisional de Alcaçuz, em cômodos adequados e arejados; que providencie, no mesmo prazo de 30 dias, a instalação de armários nos consultórios para estoque de medicamentos, que hoje estão correndo o risco de perecimento, por conta do mau armazenamento; e aquisição, no prazo de 60 dias, de máscaras N95, em quantidade suficiente para os agentes penitenciários, de forma a impedir a contaminação por tuberculose ou outras doenças.

Na ação, a representante ministerial pede também, em caso de eventual descumprimento de decisão judicial, o bloqueio ou suspensão de recursos do Estado para o pagamento de propaganda institucional.

ASSU - Município pleiteia 700 vagas para pequenos agricultores no Garantia-Safra

Um total de 700 pequenos produtores rurais do município poderá ser habilitado na condição de beneficiário do programa Garantia Safra, edição 2017-2017.
Este foi o número de cotas solicitado pela Prefeitura do Assú à coordenação estadual do programa, destaca informação enviada pela Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.

O pleito foi formalizado na manhã desta terça-feira (1º), por meio de ofício entregue pessoalmente pela secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sônia França, à coordenadora estadual do Garantia Safra no RN, Magnalda Fontoura.

A secretária esteve presente, ontem, ao encontro que trato do processo de implantação do Garantia Safra 2017-2018, ocorrido no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Assú, com a participação de representantes de outros municípios sob a área de jurisdição do escritório regional da EMATER/RN.
Ela foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo Raulino Cardoso, Técnico Vistoriador credenciado do município em relação ao programa Garantia Safra, do Governo Federal.

O processo de realização das inscrições – que serão executadas através das unidades da EMATER/RN – deverá ser iniciado ainda durante o decorrer deste mês de agosto. O Comitê de Gestão do Programa Garantia-Safra, em Brasília, aprovou no dia 07 de junho passado a Resolução com os valores e cotas para a Safra 2017-2018.

Serão disponibilizadas 1.350.000 cotas e mantido o valor de R$ 850,00, no qual o agricultor contribui com R$ 17,00; o estado com R$ 102,00; o município, R$ 51,00; e, a União, com R$ 340,00.

ALTO DO RODRIGUES - Câmara municipal retoma os trabalhos para o segundo período com aprovação de Requerimentos

Na manhã desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, abriu o segundo período ordinário de 2017. Além das discussões em plenário de alguns edis, foram aprovados quatro Requerimentos, todos de autoria do vereador Renan Melo (PSD).

Requerimento 44 - solicita colocação de lâmpadas nos postes das comunidades na zona rural

Requerimento 45 - solicita calçamento da rua próximo ao matadouro público na comunidade de Tabatinga

Requerimento 46 - solicita que seja tirado entulhos na comunidade de Tabuleiro Alto

Requerimento 47 - solicita melhorias no esgoto e calçamento na rua Umarizal próximo à praça de alimentação

INUSITADO - Doida é doida viu

Uma MENTIRA que durou um ano. Uma mulher de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, identificada como Pâmela Ribeiro Serveli, criou uma farsa do tamanho de uma novela. Para se vingar do ex, querendo dinheiro dele, ela disse que estava grávida. Victor Guerino Sedassaré seria o pai do bebê que nunca existiu. Com câncer, ele ainda tinha que pagar uma pensão alimentícia para a criança.

Mulher engana ex-namorado, Justiça e inventa bebê para se vingar

Em entrevista ao G1, o rapaz disse que nunca pôde ver a menina. Muito triste com os acontecimentos, ele foi à Justiça para tentar conhecer o seu bebê. Victor foi obrigado pela Justiça a pagar pensão para a criança, custear as despesas da gravidez e diversas outras atividades relacionadas a menor de idade.

Com todos esses gastos, ele ainda tinha que enfrentar um câncer.

Mulher usa até boneca em Ribeirão Preto, São Paulo, para simular que tinha mesmo bebê de ex-namorado

Para seguir com a farsa, a mulher fazia de um tudo, até usar as redes sociais, onde publicava fotos de Laura, a suposta criança. Victor disse que nunca pôde imaginar que alguém seria capaz de fazer uma coisa como essa. Ele, que se trata de um câncer na coluna, garante que ficou muito abalado e que sua saúde foi prejudicada. Victor fala que precisava de boas notícias, mas que se sentia perdido com a filha que não via e cada vez mais desanimado. Ele e sua família fizeram diversas tentativas para conhecer a criança

Mulher que inventou bebê e fez até festa de aniversário de 1 ano para criança pode ficar até 5 anos presa

O caso agora está sob a apuração do Ministério Público.

Pâmela, se condenada, pode ficar até cinco anos na cadeia. O advogado dela a defende e diz que ela estava fazendo tratamento psicológico desde o início do ano. Para convencer todos, a mulher até falsificou exames de gravidez, certidão de nascimento e outros documentos comuns de uma criança.

Após inventar bebê, mulher gasta R$ 3 mil em festa de aniversário e tenta rouba criança

Victor entrou na Justiça e avisou que a mulher estava organizando uma grande festa pelo um ano da menina. Um oficial foi enviado à celebração, que custou cerca de R$ 3 mil. Ao chegar no local, não havia nenhuma criança com Pâmela. Pouco depois, uma outra mulher entrou desesperada no local revelando que três pessoas foram até sua casa e tentaram roubar sua bebê. Pâmela deixou a festa escoltada e se escondendo. Victor agora espera justiça em torno do caso.

BRASIL - Presidente da CCJ vai acelerar análise de assinaturas do projeto contra corrupção

O novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), disse nesta quinta-feira (23) que vai analisar, “o mais rapidamente possível”, a conferência das assinaturas do projeto de iniciativa popular das dez medidas de combate à corrupção (PL 4850/16) feita pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados (SGM).

“Nós nos dedicaremos a esse exame [das assinaturas] e, havendo regularidade, encaminharemos ao presidente do Rodrigo Maia, reconhecendo o projeto como de iniciativa popular e validando as assinaturas das pessoas que participaram dele”, disse Pacheco. “Aquilo que for possível fazer em tempo hábil faremos, talvez no decorrer dessa semana”, completou o presidente da CCJ.

A conferência das assinaturas foi determinada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em fevereiro. O projeto foi aprovado pelos deputados em novembro e já estava tramitando no Senado quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou, em dezembro, o seu retorno à Câmara, por uma “multiplicidade de vícios”. O mandado de segurança que deu origem à decisão judicial foi impetrado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP).

Rodrigo Maia fez um acordo com Fux para que a Câmara recontasse as assinaturas ao projeto. Maia determinou, então, que o trabalho fosse executado pela SGM e atestado pela CCJ. Foram conferidas 1,7 milhão de assinaturas.

NATAL - Vigilante é baleado em tentativa de assalto

Um tiroteio deixou um vigilante baleado no início da tarde desta quarta-feira, 2, nas proximidades do banco Safra, na avenida Prudente de Morais, no cruzamento com a av. Alberto Silva.

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, bandidos teriam tentado um assalto próximo ao banco e trocaram tiros com o vigilante que teria sido atingido na cabeça e tórax.

Equipes do Samu e viaturas da PM estão mobilizadas para socorrer a vítima e buscar os suspeitos.

ESPORTE - Empate com sabor de vitória ou de derrota?

Ontem,  o ABC foi até a Arena Barueri/SP, e enfrentou o time da casa Oeste e arrancou um empate. O Mais Querido fez o gol aos 41 do segundo tempo em uma cobrança de falta de falta de Gegê que bateu no canto direito, sem chance para o goleiro. Aos 44, o Oeste conseguiu empatar a partida, com gol de Robert,  finalizando p placar em 1 a 1.

Se o time tivesse em uma posição confortável na tabela, o empate teria sim, sabor de vitória, mas no Z4, o resultado tem sabor de derrota.

Tentando se recuperar, o ABC recebe (no Frasqueirão), neste sábado (5), às 16h o também Alvinegro cearense, e têm obrigação de vencer o jogo.

BRASIL - Confira o Rito da Votação na Câmara contra Temer

O rito da votação

- A sessão terá início às 9h de quarta-feira, 2 de agosto

- O início das discussões precisa do registro de 52 dos 513 deputados

- O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), relator do parecer favorável a Temer, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), discursa por 25 minutos

- A defesa de Temer fala pelos mesmos 25 minutos

- A discussão pode ser encerrada com 257 deputados em plenário

- Para a votação é necessária a presença de 342 deputados

- Quatro deputados debatem o relatório, dois a favor e dois contra

- 31 deputados encaminham a votação: líderes de 29 partidos, da maioria e da minoria

- Na votação, os parlamentares são chamados em ordem alfabética, por Estado, em voto aberto

- São necessários pelo menos 342 votos para derrotar Temer e dar encaminhamento à denúncia ao STF

BRASIL - Votação de denúncia por corrupção contra Temer deve levar todo o dia

Deve tomar toda a quarta-feira a sessão de votação pelo plenário da Câmara dos Deputados da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer (PMDB). Cabe aos deputados federais decidir se o caso deve ou não seguir para o Supremo Tribunal Federal (STF), encarregado da investigação e do julgamento.

A análise coincide com dados negativos para o governo, que tem apenas 5% de avaliação positiva pelo Ibope - o pior desempenho desde José Sarney (PMDB). Segundo outro levantamento, 81% dos entrevistados defendem a aceitação da denúncia. Mesmo nesse cenário, porém, não se vê grandes manifestações anti-Temer nas ruas. Neste início de manhã, pequenos grupos ligados à Frente Brasil Popular bloquearam por meia hora trechos de rodovias de acesso a São Paulo.

Durante a votação, os parlamentares vão se pronunciar sobre o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSBD-MG), que, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pede a rejeição da denúncia. Portanto, no momento da votação, os deputados favoráveis ao afastamento de Temer devem dizer "não" ao relatório e os contrários à saída de Temer precisam dizer "sim" ao parecer. Pode confundir os ouvintes, mas é assim.

Nos últimos dias, a polêmica tem sido menos se Temer sairá vitorioso ou não e mais sobre se haverá quórum para garantir a votação. A liberação de emendas do Orçamento deve colaborar para um resultado favorável a Temer, além do corpo a corpo que o presidente vem fazendo junto aos indecisos. Na terça-feira, véspera da sessão, foram quase 20 audiências com deputados no Planalto, além de almoço com a bancada ruralista.

Essa tem sido a rotina em mais de um mês desde que a denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 26 de junho. Apesar de todas as conversas, o PSDB ainda preocupa o presidente. Dos 46 deputados do partido, a terceira maior bancada da Câmara, a previsão é de que a metade vote contra Temer, entre eles o líder da bancada tucana, Ricardo Tripoli (SP).

No lado da oposição, a questão tem sido dar ou não quórum para a realização da sessão, enquanto o PT decidiu obstruir a sessão. No geral, os oposicionistas reclamam da falta de espaço para discursar, enquanto estão previstas falas do relator da CCJ e da defesa de Temer - ambos com posição contrária à denúncia.

Para abrir a sessão são necessários 51 deputados e 52 para o início da ordem do dia. A partir daí se iniciam os discursos. A votação só começa com a presença de 342 parlamentares, mesmo número para determinar a continuidade da denúncia rumo ao STF. Para derrubá-la, Temer precisa de 172.

Se a Câmara autorizar a investigação pelo STF e a Corte aceitar a denúncia, Temer se tornará réu e será afastado da Presidência por 180 dias para que seja processado. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) assume interinamente.

São esperadas duas novas denúncia da Procuradoria contra Temer, por obstrução de Justiça e organização criminosa. A denúncia atual foi baseada em delação premiada dos empresários Joesley e Wesley Batista, do grupo JBS, acrescida de gravação de conversa de Joesley com Temer.

PRA DESCONTRAIR

*A diferença entre o "i" nos Estados Unidos e o "i" no Brasil:*

- O "i" na vida dos americanos:
🔹iPhone
🔹iPod
🔹iPad
🔹iMac
🔹i30
🔹i outros 😎

- O "i" na  vida dos brasileiros:

🔹iPTU
🔹iPVA
🔹iCMS
🔹iSS
🔹iOF
🔹iRF
🔹iPI
🔹i tamo lascado 😩

ALTO DO RODRIGUES - Projeto do vereador Nixon Baracho vira realidade

Com o objetivo voltado para o bem da população e o desenvolvimento da cidade, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM) vem conduzindo seu terceiro mandato, recebendo o respaldo popular e o respeito dos demais colegas que atuam na Casa Legislativa, seja do governo ou da oposição.

No último domingo, a Polícia Militar estava dando segurança na feira da livre da cidade, tornando realidade o projeto de Nixon que solicitava a presença da PM na feira livre da cidade.

Gerador no hospital
Antiga solicitação do vereador Nixon Baracho, a instalação de um gerador de energia do energia para o hospital municipal Maria Rodrigues de Melo já é uma realidade e foi idealizada pelo filho do saudoso ex-vereador Neo.

Nixon Baracho: Mandato popular voltado para o bem comum
Polícia Militar dando segurança na feira livre

terça-feira, 1 de agosto de 2017

POLÍTICA - Delação de Jorge Luz entrega Renan e Jader Barbalho

A delação do doleiro Jorge Luz e do filho, Bruno, deverá ser devastadora para o PMDB.

Acusado de abastecer o partido, ele entregou ao juiz Sergio Moro nesta terça (1º) uma série de extratos bancários com contas no exterior que foram usadas para pagamentos de propinas a caciques do partido, como Renan Calheiros e Jader Barbalho.

Os pagamentos foram feitos pela empreiteira Schain em troca de benefícios em contratos com a Petrobras.

Na contratação da plataforma V.10.000, em 2007, por exemplo, foram repassados 185 mil dólares aos dois (ver abaixo). O dinheiro também teria beneficiado o deputado Aníbal Gomes (PDMB-CE) e o funcionário da BR Distribuidora Sillas Oliva Filho.

Segundo os extratos de Jorge e Bruno Luz, só no contrato desta plataforma a Schain movimentou 3,5 milhões de dólares em propinas entre os anos de 2007 e 2008

COTIDIANO - MPRN adere à campanha Agosto Lilás


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) aderiu à campanha Agosto Lilás, lançada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM). A inciativa consiste na promoção de eventos e ações a serem desenvolvidos pela SPM e parceiros, para conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres, divulgar ações em prol da igualdade de gêneros e somar forças no combate à violência contra a mulher. A campanha também marca os 11 anos de vigência da Lei Maria da Penha.

De acordo com dados da SPM, no Brasil a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas; a cada quatro horas, uma mulher é assassinada; uma em cada três mulheres já sofreu violência e seis a cada 10 pessoas conhece uma mulher que já foi vítima de violência.

Entre as iniciativas programadas, várias fachadas de prédios serão iluminados na cor lilás, em alusão à cor-tema da campanha, inclusive a Ponte Newton Navarro. O portal do MPRN também adquire tons de lilás e posts nas redes sociais vão divulgar a campanha, além da inserção de papel de parede alusivo ao tema em todos os computadores da instituição.

Um dos objetivos do Agosto Lilás é reforçar a divulgação do Disque-Denúncia: 0800 281 2336 e do número 180. A ligação é gratuita e os dados do denunciante são preservados.

BRASIL - Programa Saúde da Família está sob ameaça de desmonte, dizem entidades

O assunto parece coisa menor às vésperas de a Câmara dos Deputados analisar uma denúncia da qual é alvo o presidente Michel Temer, mas, quando se fala de SUS, é o tema mais polêmico do momento.

Trata-se da revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que está aberta para consulta pública até o dia 6. Entre as alterações propostas está a possibilidade de outros modelos de atenção básica além da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a unificação em um único profissional do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias.

Embora a minuta do texto de revisão afirme que o programa Saúde da Família seguirá como estratégia prioritária para a expansão e consolidação da atenção básica, nota assinada por três entidades da saúde (Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) diz que a proposta revoga a prioridade do modelo assistencial da ESF no âmbito do SUS.

Nunca é demais lembrar que o programa Saúde da Família é reconhecido mundialmente como sendo a chave para o sucesso da expansão da atenção básica nos últimos anos no Brasil e dos seus efeitos positivos no acesso a serviços de saúde.

Diversos estudos associam o ESF à redução das taxas de mortalidades infantil, cardiológica e cerebrovascular e à queda das internações por condições sensíveis à atenção primária (diabetes e hipertensão, por exemplo). "A proposta de reformulação da PNAB ameaça esses sucessos. Além de abolir na prática a prioridade da ESF, em um contexto de retração do financiamento e sem perspectivas de recursos adicionais, é muito plausível estimar que o financiamento dessas novas configurações de atenção básica será desviado da Estratégia Saúde da Família", afirma a nota das entidades.

Para os especialistas, o sucesso do programa também só foi possível porque existem regras claras a serem cumpridas e prioridade financeira para o ESF nos municípios. Sem isso, dizem, os interesses do mercado da saúde vão prevalecer contra os interesses da saúde pública.

Outra polêmica diz respeito à extinção dos cargos de agente comunitários da saúde (peça fundamental do ESF) e de agente de endemias (responsável pelo controle casa a casa do mosquito Aedes aegypti, por exemplo), que seriam unificados na criação de um novo profissional (que ficaria responsável pelas ações da atenção básica e da vigilância sanitária).

Para os trabalhadores da área, a medida visa apenas cortar os custos com a criação de um outro profissional barato, que faça tudo ao mesmo tempo e sem os direitos que já foram conquistados pelas categorias atuais, como o piso nacional e formação continuada, entre outros.

Em reunião na Comissão Intergestores Tripartite, ocorrida na última quinta (27), Mauro Junqueira, presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), disse que as mudanças propostas valorizam o agente de saúde. "Ele tem de estar preparado para responder às necessidades da população, da orientação do cartão de vacinas; conferência de pressão; aplicação de injeção. Esse profissional vai ser um agente de saúde. Queremos que seja empoderado em seu trabalho. Queremos valorizar a profissão e o agente", afirmou.

Em tese, parece perfeito, mas, na prática, essa tarefa não será nada simples. Hoje, os agentes têm formação e atribuições diferentes. O de saúde não está preparado, por exemplo, para lidar com inseticidas, larvicidas e raticidas. Tampouco o de endemias está preparado para orientar uma pessoa sobre o tratamento da tuberculose e outras doenças. Sim, podem ser capacitados. Mas isso leva tempo e empenho dos gestores.

No discurso de encerramento da reunião na última quinta, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que a revisão da PNAB, juntamente com outras iniciativas, "mudará completamente a saúde do Brasil". Mais uma razão para que estejamos muito atentos a essas propostas e que haja de fato participação popular no debate.

ESTADO - CPRE realiza operação na zona Norte de Natal

Equipes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizaram, nesta terça-feira (1º), uma operação em diversos pontos da zona Norte de Natal.

Foram montadas barreiras em vias de grande movimentação e que apresentam maiores índices de criminalidade, de acordo com as manchas criminais determinadas pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Sesed.

Durante a ação, foram abordadas 186 motocicletas, 36 automóveis e nove táxis, resultando na apreensão de 11 motos por problemas na documentação e 16 autos de infração.

Esse tipo de operação vem sendo constante por parte do CPRE e visa, além de garantir mais segurança para a população, coibir infrações de trânsito.