Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 30 de junho de 2017

PEDRO VELHO - MP firma ajustamento para implantação de política de resíduos sólidos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, representado pela Promotoria de Justiça de Pedro Velho, o poder público municipal e o Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para dar início à aplicação da política nacional de resíduos sólidos no município de Pedro Velho.

O ajustamento foi para início imediato, especialmente no que se refere à participação na elaboração dos planos intermunicipais de resíduos sólidos, à gestão para destinação final ambientalmente adequada e erradicação dos lixões, à atenção aos passivos socioambientais, bem como com a preocupação para se evitar vetores responsáveis por problemas de saúde pública.

Entre os compromissos assumidos, o município obrigou-se a participar ativamente do processo de elaboração dos planos intermunicipais de resíduos sólidos que está sendo conduzido pela Brencorp, empresa contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com essa finalidade.

Nesse sentido, o poder público municipal de Pedro Velho deve participar das audiências, oficinas e reuniões, divulgando-as amplamente junto à população, fornecendo todos os dados solicitados sobre a realidade da disposição dos resíduos sólidos no âmbito do município.

Até que seja resolvido em definitivo o destino ambientalmente correto dos resíduos sólidos de Pedro Velho, atualmente depositados no “lixão” do município, localizado no Sítio Mucuri, na zona rural da cidade, o poder público deverá adotar dentro do prazo de 120 dias algumas medidas para minimizar o problema.

Entre as medidas, estão o isolamento e cercamento da área; instalação de portão para controle de acesso que garantam a vigilância; proibição da permanência de animais na área de disposição final, bem como da fixação de habitações temporárias ou permanentes; designação de um servidor público responsável pela administração do local; regularização do lixo exposto, através do confinamento do material e compactação com trator de esteira e recobrimento com camada de argila compactada que deverá ser realizada com a frequência mínima de duas vezes por semana.

Para o local somente devem ser destinados materiais previstos em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que são aqueles provenientes de domicílios, de serviços de limpeza urbana, pequenos estabelecimentos comerciais, industriais e prestação de serviços, que estejam incluídos no serviço de coleta regular e características similares aos resíduos sólidos domiciliares. Estão excluídos os resíduos de poda ou metralha. Também estão proibidos os descartes de resíduos da atividade de serviços de saúde, além de queimadas na área.

O município deve cadastrar os estabelecimentos geradores de resíduos de saúde, tais como farmácias, laboratórios de análises, clínicas odontológicas, entre outros, bem como os particulares que realizam tratamentos clínicos residenciais, notificando-os para que garantam a destinação correta dos resíduos gerados.

No TAC, o município também se comprometeu, após implantada a solução final ambientalmente adequada dos rejeitos ou desativação por outro motivo do aterro provisório atual, apresentar ao Idema o projeto de remediação da área degradada.

Também deverá fazer o mesmo, mas no prazo de 120 dias, e apresentar projeto para recuperação da área degradada do antigo lixão, localizado próximo ao Terminal Turístico do Agreste (balneário).

AFONSO BEZERRA - Definida as atrações musicais para mais uma edição da Caprifeira

CULTURA - Harry Potter, 20 anos: como livro rejeitado por editoras se tornou fenômeno infanto-juvenil

Dá para acreditar que já se passaram 20 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal? Foi quando chegou às lojas o primeiro livro de Joanne Rowling, como era conhecida até então, que inventara a história do menino mago de óculos durante uma viagem de trem entre Londres e Manchester.

bbc.com


BRASIL - STF dá 10 dias para Maia explicar por que não analisou pedidos de impeachment

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), terá 10 dias para explicar os motivos de não ter analisado, até o momento, nenhum dos pedidos de impeachment apresentados contra o presidente Michel Temer. A determinação partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (29/6), no Mandado de Segurança 34.970.

O MS foi apresentado pelos deputados federais Alessandro Molon (Rede-RJ), Aliel Machado (Rede-PR), Henrique Fontana (PT-RS) e Júlio Delgado (PSB-MG). Segundo os parlamentares, a Câmara recebeu, nos últimos 40 dias, 21 denúncias por crime de responsabilidade contra Temer, mas nenhum ato foi feito.

No pedido, os deputados alegam que a fiscalização do Poder Executivo é atribuída aos órgãos coletivos do Legislativo, e não aos seus membros individualmente. Ao não proferir nenhum despacho nos pedidos de impeachment, Rodrigo Maia estaria ferindo direito líquido e certo dos parlamentares de se pronunciarem sobre o tema.

O objeto do MS é o ato omissivo de Rodrigo Maia ao não proferir despacho nas denúncias. “A autoridade impetrada possui papel central na tramitação do processo de impeachment, porém não possui poderes para obstar de maneira infundada a tramitação de denúncias de crime de responsabilidade”, diz o MS.

O MS quer que o Supremo determine ao presidente da Câmara dos Deputados que analise a presença dos requisitos formais nas denúncias já apresentadas e providencie a instalação das comissões especiais para analisar o mérito daquelas que estejam em conformidade com a legislação. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

AFONSO BEZERRA - Prefeito solicita reabertura da agência do Banco do Brasil

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
Prefeito Chico Bertuleza com a diretoria do agência bancária do Banco do Brasil
Ontem (28) o prefeito de Afonso Bezerra, Chico Bertuleza (PMDB), teve uma audiência com o Superintendente do Banco do Brasil, Sr. Ronaldo; Gerente de Governo do Banco do Brasil, Webber Basílio; e Luiz Cláudio. 

Na pauta, o prefeito Chico Bertuleza solicitou a reabertura da Agência do Banco do Brasil no município. A diretoria do banco ficou de avaliar e fazer um novo e em breve irá fazer novo contato.


MEMÓRIA
No dia 1º de fevereiro, criminosos invadiram a agência do Banco do Brasil no município e explodiram um caixa eletrônico na madrugada De acordo com a Polícia Militar, a agência ficou totalmente destruída.

BRASIL - Governo propõe tirar recursos da Educação para normalizar emissão de passaportes

O governo propôs retirar R$ 102, 3 milhões de dotação orçamentária do Ministério da Educação para normalizar a emissão de passaportes para a Polícia Federal. O projeto, elaborado pelo Ministério do Planejamento, foi enviado ao Congresso nesta quinta-feira. A proposta gerou desconforto na Comissão de Orçamento do Congresso, que pediu a indicação de outra fonte de receita.

De acordo com o projeto, o governo retiraria orçamento destinado à capacitação e formação inicial e continuada para educação básica, de programas de alfabetização de jovens e adultos, de ações de graduação, pesquisa e extensão e de iniciativas de valorização da diversidade e promoção de direitos humanos.

A emissão de passaportes foi suspensa pela Polícia Federal na quarta-feira após ter sido atingido o limite de dotação orçamentária para a atividade. A PF esclareceu que até dispõe de recursos financeiros, mas que não pode manter a emissão por questões burocráticas. O governo enviou o projeto em uma tentativa de minimizar os danos causados pela suspensão do serviço. Somente após a aprovação do projeto e a sanção pelo presidente a emissão poderá ser normalizada. Este valor de R$ 102,3 milhões é o apontado pela Polícia Federal para normalizar o serviço de emissão de passaportes até o final do ano.


SAÚDE - Brasil é país com mais vírus perigosos, diz estudo

O estudo, que foi realizado pela ong americana EcoHealth Alliance e publicado na revista Nature, analisou a distribuição global de 586 vírus, que são capazes de infectar 754 espécies de mamífero – inclusive o ser humano. Os cientistas queriam descobrir em quais lugares do globo há mais vírus “zoonóticos”, ou seja, que podem ser transmitidos de animais selvagens para pessoas. 

A América Latina, com destaque para o Brasil, ficou em primeiro lugar. Os vírus se concentram na região da Amazônia – segundo os pesquisadores, justamente devido à ampla biodiversidade da região. Os morcegos e os macacos são os animais mais afetados pelos vírus zoonóticos.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

REGIONAL - Confira o ranking dos produtos agropecuários do Vale do Açu

Professor em sua explanação no II Fórum Social e Sustentável do Vale do Açu
Na última sexta (23) quem compareceu ao auditório da UERN (Campus/Assu) assistiu a diversas palestras interessantes e, com informações importantes sobre a região do Vale do Acu. Uma dessas palestras foi do professor Joacir Rufino de Aquino. Economista, mestre em Economia Rural e Regional. Professor Adjunto IV do Curso de Economia (UERN/Campus de Assú) e Sócio-Efetivo da Academia Assuense de Letras (AAL), o professor falou do tema: "Evolução e desafios da Agropecuária do Vale do Açu".

Joacir iniciou a apresentação mostrando traços  da  geografia  econômica  e  da  estrutura agrária do Vale do Açu, além de apresentar a evolução dos principais indicadores da agropecuária da microrregião nos últimos 20 anos (1995 a 2015) e finalizou elevando os principais desafios a serem  enfrentados  para  o  crescimento  com sustentabilidade  socioambiental  da  agropecuária regional.

No estudo apresentado pelo professor Joacir, foi apresentado o número de estabelecimentos agropecuários do Vale do Açu por município, baseados nos dados do IBGE (2006)

A região do Vale do Açu possui uma área de 4.756 km2 formada por nove municípios: Alto  do  Rodrigues,  Assú, Carnaubais,  Ipanguaçu,  Itajá,  Jucurutu, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael. As lavouras temporárias (milho, feijão, arroz, mandioca, melão, etc.) reduzem sua participação e aumenta o peso das lavouras permanentes (banana, manga, coco, mamão, goiaba etc).

Um dos assuntos que chamou nossa atenção foi o ranking ranking dos principais produtos das lavouras permanentes do Vale do Açu quanto ao valor da produção, segundo dados do IBGE, ano-base 2015. A  manga  e,  principalmente,  a  banana,  assumem  a  posição  de principais  produtos  da  agricultura  do  Vale  do  Açu  em  termos  de geração de riqueza, mesmo durante os anos de estiagem. Vamos apresentar nas próximas matérias, mais informações sobre a agropecuária e a pecuária da nossa região.

HOMENAGEM - ABC completa hoje 102 anos


O ABC Futebol Clube completa hoje, 29 de junho, mais um aniversário. São 102 anos de glórias e conquistas e para comemorar a data, a diretoria abecedista preparou uma programação especial para o torcedor por ocasião do jogo contra o Guarani/SP, marcado para o sábado (01/07), às 19h, no Frasqueirão, confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

A comemoração será iniciada com a “Carreata 102 anos”, organizada pela Comissão Centenária. A torcida irá se concentrar a partir das 14h, no CCAB Sul, e tem saída prevista com destino ao Frasqueirão por volta das 16h.

Na chegada ao estádio, a Frasqueira contará com uma programação especial nos módulos I e II, a partir das 17h. No Espaço de Convivência do Módulo I, o torcedor poderá aproveitar a inauguração do novo bar, o “Boteco do Deca”, curtirá uma roda de samba com o Samba Preto no Branco, além do Espaço Fantinho com a Turma da Divirta Kids, novidades gastronômicas e ações exclusivas da NET, parceira do Mais Querido.

Os festejos de aniversário também acontecem no Espaço de Convivência do Módulo II. No local, a torcida acompanhará um show com a Banda Nulance, terá à disposição o Espaço Mais Querido e também contará com ações exclusivas da NET.

Tudo isso, com a promoção exclusiva no valor da cerveja. No horário das 17h às 19h, o torcedor poderá comprar a cerveja Brahma por apenas R$ 4,00 e a Budweiser por R$ 5,00.

Não fique de fora! Compareça ao Frasqueirão, comemore mais um ano de existência do maior clube do Rio Grande do Norte e leve o seu incentivo ao Clube do Povo em mais um importante desafio na Série B.

Confira a programação detalhada:

Carreata 102 anos
Sábado – 1º de julho
Concentração: CCAB Sul, a partir das 14h.
Saída com destino ao Frasqueirão às 16h.
Organização: Comissão Centenária

Prévia da Frasqueira
Espaço de Convivência Módulo I – A partir das 17h
– Inauguração do novo bar do ABC.
– Roda de samba com a banda Preto no Branco.
– Espaço Fantinho com a turma da Divirta Kids.
– Novidades gastronômicas.
– Ações Exclusivas NET.

Espaço de Convivência Módulo II – A partir das 17h
– Show com a banda Nulance
– Ações exclusivas NET
– Espaço Mais Querido

Das 17h às 19h – Cerveja Brahma por R$4,00 e Budweiser por R$5,00.

Ingressos para ABC x Guarani:
ARQUIBANCADA:
R$ 40,00 (Inteira) / R$ 20,00 (Meia)

CADEIRA:
R$ 80,00 (Inteira) / R$ 40,00 (Meia)

PONTOS DE VENDA
As entradas estão disponíveis no Espaço Mais Querido, SterBom (Prudente de Morais e Midway), On Line For Men (Norte Shopping, Hiper Prudente, Parnamirim e Via Direta), Livraria Câmara Cascudo (Parnamirim), Auto Escola Drive Car, Lotérica Posto Planalto e, no dia da partida, nas bilheterias do Frasqueirão.

FOTO-LEGENDA

QUALIFICAÇÃO - Últimas vagas para o curso de NR 20

A imagem pode conter: texto

É Sábado 01/07/17
Curso de NR-20 Básico e intermediário a partir das 8:00 hs da manhã. Não perca essa oportunidade!!

Ultimas Vagas:
(84) 3523-2002 / 99868-0649 Wats

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: Iedilberto Queiroz

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Queremos parabenizar nesta quinta, o nosso amigo e leitor, Iedilberto Queiroz que completa mais um ano de vida. Desejamos a este grande homem, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso

ALTO DO RODRIGUES - Procurador esclarecerá prejuízos causados pela reprovação de PL na Câmara Municipal

O programa de rádio 'Ação & Transparência' receberá neste sábado, (1º), o Procurador municipal, Dr. Iran de Souza Padilha.

Em sua participação no semanário, o jurista e professor acadêmico, vai detalhar para os ouvintes a importância dos Projetos de Lei de benfeitorias para o município, que foram enviados pelo prefeito Abelardo Rodrigues esta semana para apreciação na Câmara e que foi reprovado pela maioria dos edis.

O semanário vai ao ar a partir de meio-dia na FM local, com apresentação de Fran Seixas e direção geral do secretário municipal de Comunicação e jornalista Abelardo Neto

ALTO DO RODRIGUES - Jamilton Alves poderá assumir vaga de deputado na Assembleia Legislativa

Se o líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dison Lisboa (PSD) for afastado do cargo pela Justiça, o candidato a deputado estadual em 2014 Jamilton Alves Ribeiro será o seu substituto.
Jamilton é empresário em Alto do Rodrigues e ficou na sexta suplência da coligação Liderados pelo Povo III (PSD, PP, PEN, PRTB e PTC).

O primeiro suplente André Luiz Fernandes da Fonseca era do PSD e filiou-se ao PRB para sair vice-candidato a prefeito de Macau, deixando a coligação  a quem o mandato pertence (Coligação Liderados pelo Povo III).
O segundo suplente, José Amazan da Silva, do PSD, foi eleito prefeito de Jardim do Seridó e assumiu o cargo.
O terceiro suplente, Luiz Gomes, do PEN teve suas contas de campanha desaprovadas.
O quarto suplente, Irandi Gargia de Araújo, do PC do B, desfiliou-se do PTC e foi candidato a vereador em Parnamirim na eleição passada.
… E o quinto suplente, Cleudo Martins Lopes, desligou-se do PP e filiou-se ao PHS.
… Logo a conduta de infidelidade partidária, pelos suplentes, materializou-se quando os mesmos desfiliaram-se dos respectivos partidos e ingressaram nos atuais.
… A conduta desses suplentes é qualificada como  ‘infidelidade partidária‘, com exceção do terceiro suplente que teve sua prestação de contas desaprovada pela justiça eleitoral.

Com informações do Xerife

terça-feira, 27 de junho de 2017

BRASIL - Polícia Federal anuncia suspensão da emissão de novos passaportes

A Polícia Federal anunciou na noite desta terça-feira (27) que suspendeu a emissão de novos passaportes devido à "insuficiência do orçamento".

Segundo a assessoria da PF, isso não significa insuficiência financeira (falta de dinheiro), mas que se atingiu o limite do gasto autorizado na Lei Orçamentária da União para essa rubrica específica.

De acordo com a nota da PF, o agendamento online e o atendimento nos postos da Polícia Federal estão mantidos, mas a entrega dos novos passaportes dependerá da normalização da situação orçamentária.

Os usuários atendidos nos postos de emissão até esta terça receberão o passaporte normalmente, informa a nota.

"A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço", diz o texto.

Nota da PF

Leia a íntegra de nota emitida pela Polícia Federal:

NOTA A IMPRENSA - SERVIÇO DE PASSAPORTE

Brasília/DF – Sobre o serviço de passaportes, a Polícia Federal informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir de hoje, 27/06, às 22 horas.

A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27/06 receberão seus passaportes normalmente.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

Divisão de Comunicação Social

Polícia Federal

BRASIL - Saiba quem pode substituir Janot na PGR

O subprocurador-geral da República Nicolao Dino foi o nome mais votado entre os membros do Ministério Público Federal (MPF) para substituir Rodrigo Janot na chefia da Procuradoria-Geral da República.  A eleição foi realizada nesta terça (27) e terminou às 18h.

Visto como o favorito de Janot na disputa, ele defendeu a cassação do mandato deMichel Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Junto com os subprocuradores Raquel Elias Ferreira Dodge e Mario Luiz Bonsaglia, Dino fará parte de uma lista tríplice que será enviada ao presidente Temer como sugestão da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para a sucessão do cargo.

O presidente, no entanto, não é obrigado a escolher entre os nomes indicados pela ANPR. Desde que a tradição de formar uma lista tríplice foi criada, o processo só não foi seguido em sua primeira edição, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. A partir de 2003, na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, as indicações foram reconhecidas.

Depois da escolha do presidente, o nome é apresentado ao Senado, que deve referendá-lo no plenário do Senado após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

exame.com.br

COTIDIANO - 'Fiquei cega de um olho por colocar lentes de contato com as mãos molhadas'

Quando os olhos de Irenie Ekkeshis começaram a coçar, ela supôs que a coceira passaria rapidamente. Mas não foi assim - logo estava com uma dor insuportável e acabou perdendo a visão daquele olho. E a causa deve ter sido nada além de ter manuseado as lentes de contato com os dedos molhados.

Tudo começou em uma manhã de janeiro de 2011, quando Ekkeshis acordou com o olho direito lacrimejando sem parar.

Sua ideia inicial foi ir à farmácia e comprar um colírio simples.

"Pensei que estava com uma pequena infecção e que melhoraria em poucos dias. Mas naquela noite não consegui nem entrar na cozinha, a luz fluorescente parecia brilhante demais. Estava com muita dor."

Ela decidiu então ir até o Hospital dos Olhos Moorfield, em Londres, onde os médicos fizeram uma espécie de raspagem córnea, um procedimento que envolve a retirada de células da superfície do globo ocular para análise.

"É tão horrível quanto parece - você vê a agulha vindo na direção do seu olho. Era uma dor insuportável, mesmo com o uso de uma espécie de colírio anestésico."

Dentro de alguns dias, Ekkeshis foi diagnosticada com ceratite amebiana, uma infecção ocular rara causada pelo protozoário parasita Acanthamoeba keratitis (AK), comumente encontrado na água da torneira, do mar e de piscinas.

"Fiquei chocada e com medo, já que naquele momento tinha perdido a visão do meu olho direito e parecia que estava enxergando através de um espelho de banheiro embaçado. Eu conseguia ver as cores e os contornos das coisas, mas nada além disso."

A ceratite amebiana não é uma doença muito comum e foi descoberta recentemente - no Brasil, os primeiros casos são de 1988. Ocorre mais com pessoas que utilizam lentes de contato, caso de Ekkeshis. No Reino Unido, um em cada 50 mil usuários do produto são infectados com esse protozoário a cada ano.

"Não tomei banho ou nadei com minhas lentes de contato. Mas prendi que até lavar as mãos e não secá-las bem antes de mexer nas lentes pode causar a doença."

CURIOSIDADE - O que há de tão especial nos relógios Rolex para serem tão caros

A riqueza está nos detalhes. O “vidro” é de safira, o anel do visor é de cerâmica de ônibus espacial, e o aço é tão duro que a Rolex criou uma prensa de 250 toneladas para moldar seus relógios.

Outro ponto valioso: a empresa não terceiriza nada. Da laminagem do aço aos testes de resistência, é tudo feito em casa, na Suíça

ALTO DO RODRIGUES - Agricultores são convocados para reunião nesta quarta-feira

A secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Emater, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Brasil, convidam os agricultores para uma reunião na próxima quarta-feira (28), a partir das 9h, no auditório da Escola Municipal Mons. Walfredo Gurgel, oportunidade em que será discutida a Lei 13.340/2016, que trata da liquidação e renegociação de dívidas rurais, DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e sobre crédito.

BRASIL - CCJ deve votar reforma trabalhista na quarta-feira

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar hoje (28) o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre o a reforma trabalhista (PLC 38/2017). Jucá apresentou voto favorável à aprovação do texto que veio da Câmara dos Deputados, mas outros cinco parlamentares vão oferecer votos em separado (relatórios alternativos) pela rejeição do projeto.

A reunião da CCJ está marcada para as 10h. Mas, antes da votação, todos os votos em separado precisam ser lidos na comissão. Só o voto do senador Paulo Paim tem quase 90 páginas.

O PLC 38/2017 já passou por dois colegiados do Senado. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deu parecer favorável ao texto, com a aprovação do relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), enquanto a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) decidiu pela rejeição do relatório de Ferraço e pela aprovação de voto em separado do senador Paulo Paim, contrário ao projeto.

A palavra final sobre a reforma trabalhista será do Plenário. Se o texto for aprovado como veio da Câmara, segue para sanção do presidente da República. Se houver mudanças, a matéria volta para análise dos deputados.

agencia senado

REGIONAL -Estudo do SEBRAE pode aquecer economia nas cidades do Vale do Açu

O diretor técnico do SEBRAE, João Hélio, apresentou na última sexta-feira (23), no II Fórum Social e Sustentável do Vale do Açu, estudo de Plano de Compras Municipais. Pelas informações as prefeituras de Assu, Macau e Pendências podem comprar o montante de R$ 20, 28  e 14 milhões, respectivamente no comércio local. João Hélio vai entregar ao gestores dessas três cidades o estudo completo.

O SEBRAE ainda está elaborando esse mesmo estudo para as cidades de Angicos, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Lajes, Carnaubais, Itaja e Ipanguaçu. A iniciativa é tida como um aquecimento na economia local. Questionado sobre a documentação de algumas empresas, mas o SEBRAE adiantou que está a disposição para orientar as empresas. Já é um bom caminho!

GUAMARÉ - Equipe sagra-se campeã do JUVERNS

Aconteceu na Cidade de Assú no Complexo Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu, as finais da fase inter-regional de futsal da 6º (sexta) edição dos JUVERNS 2017 – Jogos da Juventude do Rio Grande do Norte. Realização da SEEL-RN – Secretaria Estadual do Esporte e Lazer. Participaram da competição 31 equipes de Futsal Masculino nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos das Escolas Privadas e Públicas de 20  municípios potiguares; (Afonso Bezerra, Assú, Apodi, Angicos,  Caicó, Caraúbas, Felipe Guerra, Guamaré, Ipanguaçu, Jucurutu, Lajes, Mossoró, Messias Targino, Pau dos Ferros, Rodolfo  Fernandes, Riacho da Cruz, São Francisco do Oeste, São Miguel, Umarizal e Viçosa). A equipe da  Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva  (distrito de Baixa do Meio –Guamaré/RN), na categoria 15 a 17 sagrou-se campeã da inter-regional do JUVERNS 2017 realizados emAssú.

A decisão aconteceu na tarde desta   terça-feira (20), quando os meninos do   Maria Madalena venceram a Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, de Jucurutu pelo placar de 7 a 2. Gols Marcados  por Rodrigo 3, Gustavo  3, e   Marciel 1. O  professor (Técnico) –   Roosevelt Contou com  os seguintes alunos (atletas): Gabriel, Helton, Marciel, Bylla, Rodrigo, Gustavo, Ricardinho, Aldecy e Rafael.

A conquista da ao Madalena a vaga para disputar a Etapa Estadual, que acontece entre os dias 31 de Julho e 5 de Agosto em Natal.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

TENDÊNCIA - Eólicas são principal fonte para geração de energia elétrica no Nordeste

Os parques eólicos implantados em vários estados nordestinos estão se consolidando como a principal fonte para geração de energia elétrica na Região, aponta recente relatório do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste. Considerados somente janeiro e fevereiro deste ano, a energia provinda desses parques já representa 36,5% da matriz elétrica regional, ante 34,1% oriundos de fonte térmica e 29,5% provenientes de fonte hidráulica.

O histórico levantado no relatório revela rápido crescimento a partir de 2014, quando essa fonte passou de 7,8% na geração de energia elétrica para 19,2% no ano seguinte. No final de 2016, a fonte eólica já representava 37,2%. Para efeito de comparação, em 2008, esse percentual beirava ínfimos 0,3%. O crescimento, segundo o Etene, deve se consolidar em parte devido ao esgotamento do potencial hidrelétrico economicamente viável na Região.

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2024, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, não prevê nenhum projeto de hidrelétrica para o Nordeste até 2024. Por outro lado, a Região deverá contar em breve com aporte de 3,3 gigawatts (GW) a partir de usinas de geração de energia de fonte eólica já em construção. Há ainda outros 4,1 GW de projetos já aprovados e com construção não iniciada, previstos para entrar em operação nos próximos anos.

Segundo o Etene, a previsão é que os projetos em andamento e previstos no Nordeste demandarão  recursos da ordem de R$ 35 bilhões, representando boas oportunidades para toda a cadeia produtiva. Somente para 2017, o Banco do Nordeste conta com R$ 11,4 bilhões aportados no FNE Infraestrutura, passíveis de aplicação em projetos ligados a esse setor.

As demandas por recursos devem aumentar ainda mais em um horizonte de futuro mais amplo, já que a expectativa é que, até 2024, 11,6% de toda a capacidade de geração de energia elétrica do Brasil provenha de fonte eólica. Segundo o Etene, graças ao elevado potencial eólico do Nordeste, essa mudança na matriz energética deve colaborar para a Região alcançar a autossuficiência na geração de energia elétrica.

O estudo encontra-se disponível na seção "Cadernos Setoriais", no site do Banco do Nordeste na internet, no endereço https://www.bnb.gov.br/publicacoes-editadas-pelo-etene.

FNE Infraestrutura

Contando com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o FNE Infraestrutura é uma linha de crédito que dispõe de R$ 11,4 bilhões para investir em obras estruturantes na Região. É voltada para investimentos privados, por meio do financiamento de empresas engajadas em parcerias público-privadas (PPPs) e concessões.

BRASIL - Plenário pode votar criação do Simples Municipal

Pode ser aprovada nessa semana pelo Senado a criação do Simples Municipal, um regime simplificado de prestação de contas para os pequenos municípios. A PEC 77/2015, que estabelece a nova regra, já passou por cinco sessões de discussão e está pronta para a votação em primeiro turno. Na pauta também estão itens como a PEC que torna imprescritível o crime de estupro e a que reduz da idade mínima para os cargos de governador e vice-governador.

Do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a proposta visa garantir um tratamento especial para os pequenos municípios, facilitando o acesso a mais recursos e tornando a prestação de contas mais condizente com a realidade que experimentam. Entre os problemas dos municípios estão a escassez de estrutura e de mão de obra com a necessária qualificação técnica para lidar, por exemplo, com as complexidades que envolvem a celebração de acordos interfederativos.

Pelo texto, a obrigatoriedade dos municípios de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei ao arrecadarem seus impostos será diferente para os de menor porte. O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que, inicialmente, serão considerados municípios pequenos os com até 15 mil habitantes, universo que engloba quase 60% dos municípios brasileiros.

agencia senado

BRASIL - FAB intercepta avião bimotor com meia tonelada de cocaína, em Goiás

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou neste domingo, 25, um bimotor na região de Aragarças (GO), com meia tonelada de cocaína. De acordo com a área de comunicação da Aeronáutica, a intercepção foi feita por uma aeronave de defesa aérea A-29 Super Tucano, em ação que faz parte da Operação Ostium, contra ilícitos transfronteiriços.

Às 13h17, o piloto do Super Tucano passou a seguir o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo e interrogou o piloto do bimotor (matrícula PT-IIJ), que havia decolado da Fazenda Itamarati do Norte, em Campo Grande do Parecis (MT), com destino a Santo Antonio Leverger (MT). Na sequência, o piloto da FAB deu ordens para o bimotor mudar a rota e pousar no aeródromo de Aragarças.  

Em um primeiro momento, o bimotor seguiu as instruções, mas arremeteu antes de pousar no local indicado. O piloto da FAB novamente ordenou a mudança de rota e solicitou o pouso, mas o bimotor não respondeu. Com isso, a aeronave passou a ser classificada como hostil

Fonte: O Estadao

domingo, 25 de junho de 2017

POLÍTICA - Marina Silva sonda a presidente do STF para ser sua vice

Marina Silva continua em busca do vice ideal. Com a dificuldade em trazer Joaquim Barbosa, ela sonha com Carmen Lúcia, com quem já conversou. O ex-ministro do STF já declarou estar mais “para não ser” candidato em 2018 e que resiste a essa ideia

INUSITADO - Cadela é eleita prefeita em cidade com menos de mil habitantes

A pequena cidade de Rabbit Hash, nos EUA, tem como tradição eleger a cada 4 anos o seu prefeito. Até aí, nada demais se não fosse pelo fato que desde 1998 o cargo é ocupado por cães. Sim, na pequena cidade do estado de Kentucky, os ganhadores das eleições municipais possuem 4 patas.

A tradição um tanto quanto estranha começou quando a igreja do municipio, que possui pouco mais de 300 habitantes, necessitava arrecadar fundos para obras e teve a ideia de vender os 'votos' dos cães por U$1 cada. Toda vez que um morador doasse o valor para a igreja, ele poderia votar em um candidato canino. Naquele ano o ganhador foi Goofy que já assumiu o cargo com 15 anos de idade, morrendo meses depois de assumir a prefeitura.

Nos anos que se seguiram até a próxima eleição, não houveram outras disputas, deixando o cargo vago até 2004, quando Junior Cochran, um labrador preto e arteiro assumiu o 'controle da prefeitura'. Por ser uma raça muito hiperativa, o prefeito foi proibido de adentrar em alguns recintos da cidade. Porém, Junior também já tinha certa idade e como seu antecessor acabou falecendo em pleno exercício do cargo.

Todavia, ao contrário do que acontecera no primeiro mandato canino, assim que o labrador Junior veio a faltar, uma eleição foi feita em seguida para não deixar a cadeira ao vento. E assim Lucy Lou, um border collie se consagrou prefeita da cidade, resistindo bravamente até passar o legado à Brynneth Pawltro, a segunda fêmea a ocupar o famigerado cargo.

A cadela Brynneth é da raça Pitbull, o que parece assustador a primeira vista, mas que encanta a todos na cidade. Os moradores a elegeram pela sua extroversão, uma de suas cabos eleitorais, deu como justificativa de escolha o fato dela possuir o melhor sorriso já visto na cidade.

Ao que tudo indica a competição da última eleição foi acirrada, já que a pitbull concorreu com um gato, um frango e até mesmo um menino. A moradora Jordie Bamforth disse a publicação do WDRB que a cidade é tão pequena que não há a necessidade de um prefeito real. "O grande objetivo nisso tudo é arrecadar dinheiro para o fundo da cidade, assim aplicamos em melhorias locais por conta própria.", finaliza ela.

tvonline.com.br

QUALIFICAÇÃO - CTGAS-ER abre inscrições para seis cursos, na modalidade EAD, para área da Energia Eólica

Transforme seu talento em profissão e torne-se um profissional competente, na concorrida área de energia eólica, em franca expansão no Brasil e em especial no Nordeste e no Rio Grande do Norte – maior gerador da energia dos ventos no país – por meio dos cursos oferecidos, na modalidade a distância, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER (Consórcio Senai/Petrobras).

Com início programado para o mês de julho, estão sendo disponibilizados seis cursos: “Tecnologias em Geração Eólica”, “Medição Anemométrica para Energia Eólica”, “Sistemas Elétricos Aplicados a Parques Eólicos”, “Normalização e Desempenho de Aerogeradores”, “Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos” e “Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica”. O interessado pode obter informações complementares e sobre investimentos, através fones 84-3204-8114, 84-3204-8000,84-98704-0482 (WhatsApp) ou acessar: https://goo.gl/uqC4kS

“Tecnologias em Geração Eólica”, tem como requisito formação técnica ou superior em eletricidades, mecânica industrial, petróleo e gás, automação, instrumentação, refrigeração, soldagem, edificações, meteorologia ou experiência comprovada na área de energia eólica, com ensino médio concluído. Será ministrado em 32 horas.

Os cursos “Medição Anemométrica para Energia Eólica” ministrado em 40 horas, “Sistemas Elétricos Aplicados a Parques Eólicos”, em 20 horas, “Normalização e Desempenho de Aerogeradores”, executado durante 20 horas, exigem do aluno conclusão do curso de Tecnologias em Geração Eólica ou experiência comprovada na área de energia eólica, com o ensino médio concluído.

“Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos” tem carga horária de 20 horas, tendo como requisito formação técnica ou superior em energias renováveis, meio ambiente, gestão ambiental, biologia, geografia, geologia, ecologia, sociologia, dentre outros cursos profissionais de áreas afins ao meio ambiente.

Para cursar “Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica”, o aluno deve ter concluído o ensino técnico ou superior nas áreas de mecânica, elétrica, soldagem, petróleo, gás natural, energia, eletroeletrônica, eletromecânica, edificações, instrumentação, refrigeração, automação ou meteorologia. Será ministrado em 380 horas.

ESTADO - PM que recebeu ajuda do governador para cirurgia após infarto não resiste

O soldado PM Ednaldo Fernandes do 2º DPRE de Mossoró, que estava necessitando com urgência de uma cirurgia no pulmão, na noite de sábado, não resistiu, após enfartar, durante uma perseguição policial no bairro Santo Antônio.

A família havia se mobilizado nas redes sociais para conseguir ajuda financeira para pagar a cirurgia. Ao receber a informação, o governador determinou de imediato às secretarias de Segurança e Saúde, e ao setor jurídico, para que fossem tomadas as providências necessárias, a fim de assegurar o procedimento de urgência.

O policial chegou a ser submetido à cirurgia, na madrugada deste domingo, na UTI do hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

Ednaldo Fernandes ficou em observação na unidade hospitalar, mas teve óbito confirmado na tarde de hoje. O velório e sepultamento deverão acontecer na manhã desta segunda-feira.

Fonte: Com informações de Mossoró Notícias

A família havia se mobilizado nas redes sociais para conseguir ajuda financeira para pagar a cirurgia

ESPORTE - Pela 1ª vez, Flamengo pode escalar 'quarteto mágico' que já rendeu R$ 500 milhões em vendas

O torcedor do Flamengo está muito empolgado para a partida contra o Bahia, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Afinal, é a primeira vez que os fãs rubro-negros poderão ver seu "quarteto mágico" em campo no ano.

Em Salvador, o técnico Zé Ricardo tem pela primeira vez a opção de escalar os meias Diego e Éverton Ribeiro e os atacantes Vinícius Jr e Guerrero juntos, montando uma forte linha ofensiva. O único que não é certo para iniciar a partida é Vinícius, que disputa posição com Berrío, mas que é opção certa para o segundo tempo.