Memorial às vítimas de Covid

sábado, 11 de março de 2017

OPINIÃO - Desequilíbrio fiscal vem gerando caos nas finanças do Estado e críticas de vários setores da economia

O Sindicato dos Economistas no Estado do Rio Grande do Norte (Sindecon/RN), Sindicato dos Contadores do Rio Grande do Norte (Sindcont/RN) e Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (Corecon/RN) bombardeiam ações do governo estadual e criticam principalmente a repactuação dos valores repassados aos Legislativo e Judiciário que recebem acima da média nacional daReceita Corrente Líquida (RCL), enquanto a média nacional repassa 13% da RCL, no Estado repassa-se 25% dos recursos e isso vem sendo um dos maiores motivos do caos financeiro, cujo reflexo está no atraso dos salários dosservidores.

As reservas nos caixas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), do Ministério Público Estadual (MPRN) e da Assembleia Legislativa (ALRN) provocou uma discussão no RN devido a briga judicial com o Governo do Estado para que os órgãos repassem os recursos disponíveis das sobras orçamentárias ao governo.

O Conselho Regional de Economia (Corecon-RN) por exemplo se posiciona sobre o assunto e explica que somados os 45,7 milhões de superávits do MP e da ALRN aos mais de 253,2 milhões do TJ, o Executivo teria hoje, se fossem devolvidos à conta única do governo, 300 milhões, o que equivale a quase uma folha de pagamento de um mês aos servidores públicos que vêm sofrendo atraso salarial há 11 meses.

Segundo o presidente do Corecon-RN, Ricardo Valério (foto), “há uma falta de repactuação entre os três poderes nos valores destinados da Receita Corrente Líquida (RCL) que, enquanto a média nacional sinaliza repasse da RCL aos poderes Legislativo e Judiciário de 13,7%, no RN são destinados 25% dos recursos, ou seja, quase 12% a mais da média nacional e isso, historicamente, vem gerando superávits aos dois poderes, enquanto no Governo acumula déficits”, explica Ricardo e acrescenta “ Infelizmente os três poderes preferem pôr uma fenda nos olhos e não ver o sofrimento de mais de 100 mil servidores que estão recebendo seus salários com atraso.

A reação das entidades também veio contra o Pacote de Reforma da Previdência do Estado e do aumento de cargos comissionadose que nada seja votado com dispensa regimental e nem de forma urgente pela Assembléia Legislativa, além de uma ampla discussão com a sociedade.

Fonte: Airton.bulhoes/nominuto

sexta-feira, 10 de março de 2017

PENDENCIAS - Secretaria de Saúde realiza ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 8 de março, a prefeitura municipal de Pendências por meio da secretaria municipal de saúde e postos de unidade básica de saúde, realizaram ações em alusão ao dia internacional da mulher. Um dos objetivos da ação foi oferecer serviços voltados a saúde da mulher e proporcionar um momento de comemoração. 

No posto de saúde Manoel Moreira além de ter acontecido um café da manhã para iniciar as atividades, teve palestra sobre autoexame das mamas e câncer de colo de útero com a enfermeira Aline, também foram realizados vários tipos de atendimentos, exames e cortes de cabelos para as mulheres que participaram da ação 


Já na Unidade Básica de Saúde "Luzia Torquato", no bairro Feliz Pendências, aconteceram várias atividades, como por exemplo: café da manhã, palestra sobre violência sexual contra mulher pela equipe do posto, atendimento com o clinico geral Dr. Olavo, além atendimento odontológico e vacinas, entre outros. 

CURIOSIDADE - Esta cobra tem emojis na pele

Justin Kobylka, da Georgia, nos EUA, passou oito anos selecionando e cruzando genes muito específicos para chegar a este exemplar de píton. Você já viu emoji de cobra mas cobra com emoji é a primeira vez!
BIZARRO

ESTADO - TCE inicia coleta de informações para índice de efetividade de gestão dos municípios em 2017

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) deu início ao processo de envio de dados por parte dos prefeitos do Rio Grande do Norte relativos ao Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), ferramenta criada em 2016 para sistematizar informações em sete áreas da gestão pública dos municípios.

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, encaminhou ofícios para todos os prefeitos do RN com orientações sobre o envio das informações necessárias para a construção do índice. Os gestores deverão preencher questionários eletrônicos entre os dias 13 e 31 de março de 2017. Os links para os questionários foram enviados através dos ofícios.

Desde o ano passado, o IEGM reúne informações nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança da Tecnologia da Informação. Trata-se de uma parceria entre o Tribunal de Contas e o Instituto Rui Barbosa, que tem o intuito de aprimorar o controle externo e disponibilizar um instrumento para definição de prioridades no campo da gestão pública.

Os gestores que não enviarem as informações demandadas estarão sujeitos a penalidades. O não preenchimento dos referidos questionários tempestivamente sujeita às seguintes sanções: suspensão do fornecimento ao município de Certidão de Adimplência junto ao TCE.

O resultado do IEGM em 2016 foi apresentado em dezembro, durante um encontro promovido pelo TCE com gestores públicos municipais. Oitenta municípios do Rio Grande do Norte foram considerados pelos indicadores do índice como “em fase de adequação”.

De acordo com os dados recolhidos, 15 municípios conseguiram chegar ao nível “efetivo”, enquanto 80 foram considerados “em fase de adequação” e 64 com “baixo nível de adequação”. Nenhum município foi considerado com gestão “muito efetiva” ou “altamente efetiva”.

O índice tem como objetivo avaliar as ações dos governos em relação às exigências da sociedade, apurando a qualidade dos gastos públicos e os resultados efetivos dos serviços prestados ao cidadão. Os dados foram cruzados com outras informações, entre os quais do SIAI, culminando numa pontuação que revela, entre outras situações, como se posiciona o município frente a aspectos significativos da administração.

Para esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Administração Municipal (DAM) do TCE/RN por meio do telefone 3642-7339, do WhatsApp (84) 99116-0079 ou do email iegm@tce.rn.gov.br.

quarta-feira, 8 de março de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Homenagem do presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho no Dia da Mulher


ASSU - Foragido do semiaberto tirou tornozeleira eletronica e colocou em jumento

Uma equipe de polícia civil da Delegacia de Assú capturou, nesta quarta-feira (08), o foragido da Justiça Antônio Wellington Matias de Melo, vulgo “Adolfo”, 19 anos, após o mesmo ter danificado a tornozeleira eletrônica a qual estava utilizando. 

A prisão foi realizada após investigações acerca de denúncias anônimas de roubos realizados nas cidades de Assú e Itajá por Antônio, que também teria arrancado a sua tornozeleira eletrônica e a colocado em um jumento.

O equipamento danificado foi encontrado na residência do homem, que tinha em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela 12ª Vara Criminal de Natal. Ele foi preso e autuado pelo crime de dano ao patrimônio público, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde ficará a disposição da Justiça.

PENDÊNCIAS - Prefeitura presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher

CARNAUBAIS - Câmara Municipal fará sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher


HOMENAGEM - Do blog ao dia internacional da mulher

Nossa homenagem ao Dia Internacional da mulher

O cara faz um um grande esforço para ficar rico pra quê?

O sujeito quer ficar famoso pra quê?

O indivíduo malha, faz exercícios pra quê?

A verdade é que é a mulher o objetivo do homem.

Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função da mulher.

Vivem e pensam em mulher o dia inteiro, a vida inteira.

Se a mulher não existisse, o mundo não teria ido pra frente.

Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar sujeito igual a ele, de bigode e tudo.

Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.

Já dizia a velha frase que 'atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.

O dito está envelhecido. Hoje eu diria que 'na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.

É você, mulher, quem impulsiona o mundo.

É você quem tem o poder, e não o homem.

É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias.

Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.

E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher.

Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens.

Já pensou?

Um casamento sem noiva?

Um mundo sem sogras?

Enfim, um mundo sem metas.

ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS GOSTAM TANTO DE MULHERES:

1- O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.

2- O jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro, nosso peito.

3- A facilidade com a qual cabem em nossos braços.

4- O jeito que tem de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.

5- Como são encantadoras quando comem.

6- Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.

7- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora.

8- Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.

9- Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.

10- O modo que tem de sempre encontrar a nossa mão.

11- O brilho nos olhos quando sorriem.

12- O jeito que tem de dizer 'Não vamos brigar mais, não..'

13- A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.

14- O modo de nos beijarem quando dizemos 'eu te amo'.

15- Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.

16- O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.

17- O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.

18- O jeitinho de dizerem 'estou com saudades'.

19- As saudades que sentimos delas.

20- A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor. 

ALTO DO RODRIGUES - Mensagem do advogado Dr Servulo ao Dia Internacional da Mulher

Meu aplauso a cada mulher.
Meu reconhecimento a cada ser feminino.
Minha profunda admiração por essas guerreiras, mães, esposas, profissionais...
Parabéns, mulher, pelo seu merecido dia!

Dr. Sérvulo Nogueira Neto.

ALTO DO RODRIGUES - Câmara Municipal aprova requerimentos de Pedro Eugênio, Batista e Renan Melo

Câmara aprova, por unanimidade, requerimentos em benefício da população
Na sessão ordinária desta quarta (08), foram apresentados e aprovados por unanimidade, vários requerimentos dos vereadores.
O vereador Pedro Eugênio (DEM) solicita do Executivo a construção de um centro de artesanato para os artesãos do município (Req. nº 09). O edil Pedro Eugênio também solicitou a implantação de banheiros no centro da cidade(nº 10).
O vereador João Batista Fernandes de Carvalho  (PSD), solicita através do requerimento (Req. 11/2017) que o prefeito dê uma ajuda de custo a (cota de combustível) para estudantes universitários da Ufersa, em Angicos, bem como os que estudam em Mossoró.
Já o vereador Renan Santos Melo (PSD) solicita do prefeito, através dos requerimentos de números 12, 13, 14, 15; 16 e 17:
- A recuperação da rua José dos Santos;
- A limpeza de todas as ruas;
- Solicita que seja aberto o processo licitatório  da cobertura das quadras de Tabuleiro Alto, Diba e Listrada;
- Solicita a construção de uma unidade de saúde para o distrito de Tabuleiro Alto;
- Solicita abertura do processo licitatório para o término da estrada que liga o distrito de Tabatinga, Ponciana e de Ponciana à Estreito, além da recuperação  da estrada do distrito de Estreito e
- Ambulância 24h na comunidade de São José.

ALTO DO RODRIGUES - Mensagem do vereador Pedro Eugênio ao Dia Internacional da Mulher

ALTO DO RODRIGUES - Homenagem da CLINLAC no Dia Internacional da Mulher


PENDÊNCIAS - Câmara Municipal presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher


ALTO DO RODRIGUES - Homenagem da prefeitura municipal ao Dia Internacional da Mulher

PENDÊNCIAS - Homenagem do presidente da Câmara Municipal no Dia internacional da mulher


terça-feira, 7 de março de 2017

PENDÊNCIAS - Sessão ordinária da Câmara Municipal inicia com versículo biblico

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, após a leitura anual do prefeito,  teve início com a leitura de um versículo biblico que está no livro de Josué, capítulo 1 e versículo 9 que diz o seguinte: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar"

PENDÊNCIAS - Problemas técnicos inviabilizarão a transmissão pela rádio comunitária nesta noite

No final desta terça, a assessoria da Câmara Municipal anunciou a transmissão da sessão pela rádio comunitária Cidade FM, mas problemas técnicos inviabilizaram a transmissão. De acordo com a assessoria da Casa, a transmissão ocorrerá pela facebook, com perfil a ser divulgado logo mais, fique ligados!

PENDÊNCIAS - Sessão da Câmara Municipal será transmitida pela rádio Cidade

Presidente Flaudivan Martins 
Prezando pela transparência nos atos dos vereadores, a presidência da Câmara Municipal avisa aos municípes que a sessão ordinária desta terça-feira (07) no horário regimental (20h) será transmitida pela rádio comunitária Cidade FM, de Pendências.

Através deste link CLIQUE AQUI você poderá ouvir os pronunciamentos dos vereadores, saber o que será debatido, discutido e colocado em votação, nas sessões da Câmara Municipal de Pendências.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Ex-prefeita Suzana Melo

Nesta terça, queremos parabenizar a ex-prefeita Suzana Melo, pela passagem do seu natalício. Suzana recebe os cumprimentos de muitos amigos e admiradores do seu trabalho como gestora do município. Em cada canto do município têm uma marca da sua gestão. Mas, a política partidária não faz mais parte dos planos da empresária Suzana Melo. Desejamos a esta guerreira muita: Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ESTADO - Quadrilha fortemente armada explode dois bancos na cidade de Caraúbas

Bandidos fortemente armados sitiaram a cidade de Caraúbas na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, na madrugada desta terça-feira (7) e atacaram simultaneamente duas agências bancárias. O grupo explodiu o Banco do Bradesco e Banco do Brasil. As agências ficaram parcialmente destruídas.

Foi uma madrugada de explosões, tiros e pânico para moradores de cidades de Caraúbas. Os criminosos agiu com extrema violência. Eles chegaram por volta das 2h30 pela Rodovia Estadual, RN-117, sentido Mossoró/Caraúbas em dois veículos, tipo Hilux, uma de cor preta e a outra prata e foram aos bancos que ficam no centro da cidade. Usaram muitos explosivos e danificaram completamente as agências do Banco do Brasil e Bradesco.

Durante a ação, os criminosos ficaram em pontos estratégicos da cidade efetuando vários dispararam de arma de grosso calibre. “Foram pelo menos 20 minutos de muito barulho”, afirmou uma vizinha. Na fuga, saíram efetuando disparos no meio da cidade e fugiram com destina a comunidade de Santo Antônio zona rural de Caraúbas, localidade que dá acesso à cidade de Janduís.

O comandante da 3ª Companhia Polícia Militar de Caraúbas, Tenente Luiz Almeida, esteve no local e acionou os policiais de destacamentos vizinhos, como Mossoró, Apodi, Patu entre outras cidades e neste momento estão realizando buscas pela região atrás dos bandidos. De acordo com informações da Polícia Militar o cofre principal do Banco do Brasil não foi violado, no entanto, os bandidos levaram uma quantidade muito grande de dinheiro de ambos os bancos.

segunda-feira, 6 de março de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Gestão realizou oficinas do Plano Municipal de Saneamento Básico

20170303_095014
A gestão municipal, por intermédio da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, realizou na manhã da última sexta-feira (3), no miniauditório da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, a 1ª e 2ª Oficinas – referentes ao Plano Municipal de Saneamento Básico. Na ocasião, o secretário da pasta, Wilderlan Brito, explicou sobre todo o processo de elaboração e execução do saneamento básico, explorando aspectos importantes como o próprio meio-ambiente, saúde, educação, cidadania e principalmente qualidade de vida da população.

O evento contou com a presença dos alunos do 8º ano, bem como da secretária de Educação Irani Cunha – e adjunta, Francinalda Ambrósio, a diretora Claudia Morais, a presidente do Sindicado dos Servidores Públicos de Alto do Rodrigues (Sindiserpar), Dalvanira Lemos, o chefe de gabinete da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Manoel Assunção, o coordenador municipal de Vigilância Sanitária e Saúde, Antônio Flávio e o vereador Pedro Eugênio (DEM).

A programação elaborada pela secretaria se estenderá pelas comunidades rurais. No dia 7/3 o evento reunirá representantes dos Distritos de Tabatinga, Ponciana e Estreito, às 9h30, na quadra de esportes de Ponciana. No dia 14/3 será a vez de reunir com os moradores de São José, Gajé e Tabuleiro Alto, na quadra de esportes de São José, às 9h30, e finalizando a programação no dia 21/3, nas comunidades de Floresta e Canto do Roçado, com panfletagem a partir das 9 da manhã.

ESTADO - Fecam-RN disponibiliza modelo de regimento interno para Câmaras Municipais

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) está disponibilizando um modelo de regimento interno atualizado para as casas legislativas do Estado. O documento está disponível para os presidentes de Câmaras na sede da entidade em Natal e pode ser solicitado pelo telefone (84) 3211-0845.

O objetivo da Fecam-RN, segundo o presidente da entidade, Raniere Barbosa (foto), é facilitar a atualização das Câmaras Municipais potiguares, melhorando ainda mais o trabalho dos vereadores a favor das suas cidades.

"Esta é uma ação simples, mas de fundamental importância para o bom funcionamento do poder legislativo municipal. São várias as reivindicações junto a Fecam-RN neste sentido e, agora, estamos atendendo a este pleito para que as Câmaras possam melhorar ainda mais seus trabalhos pelos cidadãos potiguares", disse Raniere, que também é presidente da Câmara Municipal de Natal.

OPORTUNIDADE - Concurso da Marinha com 1.240 vagas para Aprendizes Marinheiros encerra inscrições

Termina hoje (06), o prazo de inscrição para participar do concurso público aberto pela Marinha do Brasil, que vai recrutar 1.240 candidatos de nível médio para ingresso no curso de formação de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM), que iniciam o curso em 2018. Do total de vagas abertas, 268 serão reservadas para candidatos negros. 

Os interessados deverão ser do sexo masculino e ter, além da formação de ensino médio completo, idade de 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2018 (Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012). Além disso, o candidato não pode ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes - veja o edital.

O curso de formação de Marinheiros é conduzido nas Escolas de Aprendizes (EAM), sob regime de internato, e tem duração de um ano letivo, 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração de R$ 879,00, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.