Memorial às vítimas de Covid

sábado, 23 de setembro de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Secretários participam de reunião sobre a crise hídrica do Vale do Açu

Aconteceu nesta sexta-feira (22), às 9h, no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do RN (UERN), uma reunião para discutir a situação hídrica dos municípios do Vale do Açu. Do Alto do Rodrigues estavam presentes teste na reunião,  o secretário municipal de Governo, Wilson Rodrigues além do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural, Francisco Paiva da Silva.

Essa reunião teve o objetivo de reavaliar a Resolução Conjunta nº 1202, de 26 de outubro de 2015, expedida pela Agência Nacional das Águas (ANA) e pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) que estabeleceu regras de restrições de uso de água e Termo de Alocação de Água 2017-2018 da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, aprovado em 1º de agosto de 2017, que entre outros acordos estabeleceu uma defluência constante de cinco metro cúbicos por segundo do reservatório.

O encontro de ontem foi fruto de outras três reuniões realizadas na semana passada envolvendo órgãos gestores, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), usuários, prefeitos, vereadores e sociedade civil organizada que juntos discutiram soluções que possam dar resposta a essa criticidade hídrica, enfatiza informação postada no site do CBH-PPA.

“Dentre as soluções apontadas por esse coletivo foi encaminhado que o Comitê realize reunião conjunta com a ANA, SEMARH, IGARN, irrigantes, usuários diversos de água, prefeitos, vereadores e sociedade civil organizada. A presença de todos e todos é indispensável para juntos tomarmos as melhores e mais sabias decisões iluminados pela realidade e pautado pela Lei 9.433\97”, explicou o presidente do CBH-PPA, agrônomo Procópio Lucena.

RESULTADO
A respeito da reunião, o secretário de agricultura do municipio saiu da reunião bastante preocupação em relação à algumas medidas que estão pretendendo fazer. Uma delas é o fechamento de todos os canais de aproximação a partir de 15/10/17. "Além do prazo ser curto, a maioria dos pequenos irrigantes não tem condições de instalar suas bombas em uma distância que varia entre 200 e 500 metros.

Bão vai providenciar uma reunião para a próxima semana com os pequenos irrigantes pra deixar todos informados desta situação. "Deixei sugestão com Wesley especialista da Agência Nacional de Águas (ANA), para que, invés desta medida de fechar os canais de aproximação, e prejudicar diretamente os pequenos, fosse interrompido a retirada de água para irrigação  nos fins de semana das 17:00 h de sexta feira às 06h de segunda-feira", pontuou Bão.

Para o secretário essa medida da certo dá certo, "baseado na última determinação que suspendeu irrigação por 72 h e com menos de 48 h, já havia retornado o bombeamento de pendências e Macau", finalizou o secretário de agricultura Francisco Paiva da Silva, conhecido como Bão.

Wilson Rodrigues, Bão e Emilio (representante da Bacia do Piranhas Açu) 
Representantes de diversas cidades se fizeram presentes na reunião 
Teatro ficou praticamente lotado

Nenhum comentário: