Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 19 de julho de 2017

ESTADO - Setembro Verde estimulará ações de inclusão da pessoa com deficiência no RN

O projeto de lei que cria o Setembro Verde, proposto pela socióloga e deputada estadual Márcia Maia, foi sancionado nesta terça-feira (18) pelo Governo do Estado do RN. A medida tem por objetivo marcar o mês como um período para ampliação dos debates e promoção da conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

"É uma grande vitória para essa parcela significativa da população que deve ter seus direitos respeitados e garantidos pelo próprio estado. A data serve como um catalisador dos debates para que eles possam ultrapassar o mês e promover mudanças na realidade que, hoje, é de desigualdade em relação às pessoas com deficiência no RN", ponderou Márcia.

A parlamentar destaca a importância de que os debates resultem em ações concretas que assegurem, ainda, a autonomia, empoderamento e o respeito à individualidade nas diversas áreas de responsabilidade da gestão pública, como Educação, Saúde e Assistência Social.

"O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros com o maior índice de pessoas com um ou mais tipos de deficiência. E, por isso, a gestão pública não pode se furtar a promover ações concretas de inclusão e de fortalecimento das políticas públicas que atendam essa parcela da população", destacou.
No total, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 880 mil potiguares portadores de ao menos uma deficiência. O índice corresponde a 27,8% do total da população. O RN está entre os 10 estados do país com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria.

Para a deputada, é urgente a luta para mudar a cultura da sociedade a fim de que a pessoa com deficiência seja vista como qualquer outra, com habilidade, capacidade, potencial, direito à acessibilidade, igualdade de oportunidades, sem preconceito, para a construção de uma comunidade mais inclusiva e solidária. "A ideia é tornar o mês de Setembro um período oficial da luta pela inclusão social, a exemplo do que ocorre com o Outubro Rosa que representa a prevenção do Câncer de Mama e o Novembro Azul, que representa a prevenção do Câncer de Próstata", comparou a parlamentar.

Nenhum comentário: