Memorial às vítimas de Covid

sábado, 15 de julho de 2017

ALTO DO RODRIGUES -Programa Ação & Transparência abordou o tema Saúde

O programa Ação & Transparência deste sábado (15), teve a participação especial de parte, dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Uma equipe composta por especialistas em diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e, apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, Equipes de Atenção Básica, que juntos, compartilham as práticas e saberes em saúde, nos territórios, sob a responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF, busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos, quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

A fisioterapeuta Maria do Socorro e integrante do grupo no município, falou da importância dos profissionais do NASF em atender os pacientes em suas residências.

O Atendimento Domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico nos postinhos de saúde, seja por motivos de condições físicas, transporte ou entre outros.

O profissional fisioterapeuta atende, trata e reabilita na casa do paciente, de acordo com suas necessidades, sejam elas funções ortopédicas (fraturas, entorses, contusões) ou respiratórias (Asma, DPOC, Bronquite).
A assistente social Tatiane Fonseca falou da importância dos seis profissionais do NASF em atender os pacientes que necessitam de um cuidado especial.

Este trabalho propõe sistematizar os objetivos da atuação do Assistente Social.

O Serviço Social é uma profissão interventiva, que tem como objetivo a busca para diminuir as disparidades sociais, através de pesquisas e análises de realidade social, buscando a preservação, a defesa e a assistência aos indivíduos desassistidos, através de políticas públicas, de forma planejada e organizada, trabalhando no enfrentamento de problemas, das injustiças que podem afetar os desfavorecidos socialmente.

Nenhum comentário: