Memorial às vítimas de Covid

domingo, 18 de junho de 2017

RN DE LUTO - Raniere: “Wilma foi um fenômeno eleitoral que conquistou multidões

A ex-prefeita de Natal e ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, falecida na última quinta-feira (15), recebeu as homenagens dos vereadores da Câmara Municipal de Natal. Em sua rápida passagem pelo Legislativo natalense como vereadora, e na condição de 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, ela marcou o parlamento com uma postura firme, discreta e justa.

Wilma de Faria iniciou sua carreira política como secretária de Trabalho e Bem-Estar Social do RN em 1983, sendo eleita três anos depois deputada federal. Conquistou seu primeiro mandato como prefeita de Natal em 1988, feito que repetiu outras duas vezes. Em 2002 foi eleita governadora do Rio Grande do Norte e reeleita para o cargo em 2006.

“Trata-se de uma das maiores forças políticas da história do Rio Grande do Norte, um fenômeno eleitoral que conquistou multidões. As pessoas defendiam as bandeiras dela com paixão. Foram campanhas memoráveis, vitórias espetaculares e gestões bem sucedidas. Os parlamentares do Legislativo natalense tiveram a oportunidade de conviver com um mito. Foi uma honra tê-la conosco”, declarou o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT).

A “guerreira”, como Wilma ficou conhecida, foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de Natal, primeira governadora do RN, além da primeira potiguar a ser eleita deputada federal. Sua trajetória representa um marco na luta pela participação feminina na política.

“Ela abriu o caminho para as mulheres nos espaços de poder. A política sempre foi um ambiente machista, principalmente na época que ela disputou suas primeiras eleições. Precisou ter muita coragem e determinação para furar essas muralhas. A alcunha de guerreira não surgiu a toa. Nós mulheres temos uma dívida de gratidão muito grande com Wilma”, ressaltou a vereadora Nina Souza (PEN).

Nenhum comentário: