Memorial às vítimas de Covid

sábado, 27 de maio de 2017

SAÚDE - Com baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada para junho

O Ministério da Saúde prorrogou para 9 de junho a campanha de vacinação contra a gripe. O prazo para tomar a vacina acabava nesta sexta-feira (26), mas, devido à baixa procura, o prazo foi estendido. No Acre, a campanha começou no dia 10 de abril, sete dias antes do lançamento oficial do Ministério da Saúde. No último dia 13, foi promovido o ‘Dia D’ da campanha, porém, o Acre não atingiu a meta.

Em Rio Branco, o público-alvo é de 89.101 pessoas. Porém, a Saúde esperava imunizar 90% dessas pessoas até o final da campanha, um total de 80.105. Durante o “Dia D”, a vacina foi disponibilizada em 13 centros de saúde e Unidades de Atenção Primária (URAPs), além de três postos montados no Terminal Urbano e em dois supermercados de Rio Branco.

O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Em entrevista ao Acre TV desta sexta (26), o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, contou que foram vacinadas apenas 49.82% dos 90% esperados. Ele desmentiu boatos de que a vacina tem efeitos colaterais.

Nenhum comentário: