destaque

destaque

quarta-feira, 3 de maio de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Convocado, secretário de agricultura presta esclarecimentos aos vereadores

Sabatinado na Câmara Municipal, secretário Bão prestou esclarecimentos da sua pasta atendendo ao Requerimento do vereador João Batista (à direita)
Na sessão ordinária desta quarta, realizada na manhã de hoje, os vereadores sabatinaram o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural, Francisco Paiva da Silva. Atendendo ao Requerimento do vereador João Batista Fernandes de Carvalho  (PSD), Bão, como é mais conhecido, fez uma breve apresentação das ações benéficas aos agricultores e mesmo não sendo obrigado a responder questões fora  do assunto a ser tratado, Bão prestou esclarecimentos sobre a reabertura do matadouro público, além de outros pontos. Lamentou que o convite dos vereadores chegou em um momento em que o município (e o Brasil) passa por uma grave crise financeira, diferente dos anos de 2013 e 2014 onde a prefeitura através da sua pasta, realizou muitas ações para o homem do campo.

O objetivo principal da vinda do secretário era para falar sobre o corte de terra aos produtores rurais, o secretário explicou que este ano, em virtude da crise não houve o programa, mas no auge dos dois mandatos do prefeito Abelardo, a secretaria chegou a beneficiar pouco mais de 800 pessoas.

No plenário, os vereadores João Batista (autor da solicitação), André Guedes, Magnus Medeiros e Zé de Zeca participaram diretamente da sabatina ao secretário e os demais edis Nixon, Chico do Bode, Pedro Eugenio e Renan não fizeram nenhum tipo de questionamento ao secretário. Ao final, o presidente da Casa, Nixon Baracho agradeceu ao secretário por ter atendido a solicitação dos vereadores em ir até à Câmara prestar esclarecimentos. O secretário se como colocou a disposição sempre antes de encerrar pontuou algumas ações:
  • Programa Venda em Balcão da CONAB - O município passou a gerenciar o programa que tem como objetivo a compra de milho subsidiado para o consumo do rebanho. O município passou de 13 beneficiários em janeiro de 2013 para 130 (por etapa) totalizando aproximadamente 720 toneladas de milho em grãos no quadriênio (2013-2016). Entrega de torta de algodão para os pecuaristas leiteiros na propriedade do beneficiário sem nenhum custo. Em parceria com a EMATER, foram distribuídos 911 sacas de torta de algodão, totalizando 45.550 quilos para 108 beneficiários;
  • Programa Doação de Medidores Tarifa Verde;
  • A secretaria coordena e distribui o leite do PAA, atendendo 220 famílias;
  • Foram doadas 24.000 doses nas 8 etapas
  • Total apoio a colônia de pescadores contribuindo com o aluguel da sede e doação de 50 lotes para construção de casas, entre outras ações.

Na avaliação dos vereadores, o secretário prestou todos os esclarecimentos necessários da sua pasta.
Bão sendo sabatinado pelos vereadores na sessão desta quarta-feira
(foto: Luciano Seixas)

Nenhum comentário: