Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 4 de abril de 2017

OPORTUNIDADE - Concurso IBGE 2017: Dois editais da FGV abrirão 26.010 vagas

 
Sai na próxima semana o primeiro edital das seleções previstas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017. O órgão já escolheu a organizadora do processo seletivo simplificado que busca a contratação temporária de servidores para atuação no próximo censo. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará o primeiro edital - serão dois lançados - já no próximo dia 10 de abril, segundo a sua assessoria. O órgão informou ainda que a primeira seleção terá 1.071 vagas para os cargos de Analista Censitário, Agente Censitário Regional, Agente Censitário Administrativo e Agente Censitário de Informática. O segundo edital, com previsão de sair até o fim do mês de abril, trará outras 24.939 vagas para Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseadores 

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorizou no dia 17 de março, a contratação de 26.010 pessoas para a realização do próximo Censo Agropecuário que acontecerá em todos os estados do país. Na escolha da banca consta a realização de "dois processos seletivos", mostrando que serão divulgados dois editais. Segundo a Portaria de Nº 45, o prazo de duração dos contratos será de até um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de três anos, desde que a prorrogação seja devidamente justificada, com base nas necessidades de conclusão das atividades.

A publicação da Lei Orçamentária Anual de 2017 já havia informado das previsões de arrecadação oriundas do pagamento das taxas de participação dos candidatos interessados nas vagas que serão novamente disponibilizadas pelo IBGE. A previsão inicial era da abertura de 82.050 vagas para a realização do próximo Censo Agropecuário, que já aconteceria por meio dos seletivos que haviam sido aprovados pelo Ministério do Planejamento em 2015, para realização no ano de 2016. Uma das seleções, já estava, inclusive em andamento, para 1.409 vagas, porém cortes no orçamento da União culminaram em seu cancelamento. Agora, as seleções serão retomadas.


Cargos - De acordo com o novo documento, das 26.010 vagas ofertadas em todos os estados do país, serão 171 para Analista Censitário, 349 para Agente Censitário Regional, 377 na função de Agente Censitário Administrativo, 1.256 de Agente Censitário Municipal, 4.854 no cargo de Agente Censitário Supervisor, 174 servidores para atuação como Agente Censitário de Informática e por fim, 18.829 trabalhadores na função de Recenseador.

Nenhum comentário: