Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

MUNDO - Oito mais ricos do mundo têm o mesmo que 3,6 bilhões, diz Oxfam

 Bill Gates, fundador da Microsoft
Apenas oito indivíduos, todos homens, possuem tanto dinheiro quanto 3,6 bilhões de pessoas – a metade mais pobre da população mundial – segundo informações da fundação Oxfam. A entidade divulgou um relatório nesta segunda-feira e pediu por ações que reduzam os ganhos daqueles que já estão no topo. Os cálculos se basearam em dados do banco suíço Credit Suisse e da revista de negócios americana Forbes.

Em um momento no qual políticos e muitos bilionários se reúnem para o encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o relatório da ONG sugere que a desigualdade de renda está maior do que nunca, com novos dados para China e Índia indicando que a metade mais pobre da população mundial possui menos recursos do que anteriormente estimado.

A Oxfam, descreve essa desigualdade como “obscena”. Antes, era estimado que 62 pessoas correspondessem a essa parcela da população. Em 2010, foram necessários os ativos combinados das 43 pessoas mais ricas do mundo para se igualar às riquezas somadas dos 50% mais pobres, de acordo com os cálculos mais recentes. A desigualdade tem movimentado a agenda internacional nos últimos anos, inclusive tendo o papa Francisco entre aqueles que alertaram sobre seus efeitos corrosivos, ao passo que um ressentimento com as elites tem ajudado a motivar um surto no populismo político.

Bill Gates (foto), homem mais rico do mundo e rotineiro frequentador de Davos, viu sua fortuna crescer em 50%, ou 25 bilhões de dólares (80,43 bilhões de reais), desde que anunciou planos de deixar a Microsoft em 2006, apesar de seus esforços de se desfazer de grande parte dessa riqueza.

Embora Gates exemplifique como a riqueza excessiva possa ser reciclada para ajudar os pobres, a Oxfam acredita que a “grande filantropia” não ajuda a solucionar o problema fundamental. “Se bilionários escolherem dar seu dinheiro, essa é uma coisa boa. Mas a desigualdade importa e você não pode ter um sistema onde bilionários estão sistematicamente pagando menos impostos do que suas secretárias ou seus faxineiros”, disse Lawson.

Os oito indivíduos nomeados no relatório são Gates; Amancio Ortega, fundador da Inditex; o investidor veterano Warren Buffett; o magnata mexicano Carlos Slim; o chefe da Amazon, Jeff Bezos; Mark Zuckerberg, do Facebook; Larry Ellison, da Oracle, e o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.

Nenhum comentário: