Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESTADO - Ivan Lopes Júnior, ex-presidente da FEMURN, agradece e faz balanço da sua gestão

Meus amigos e minhas amigas,

Tive a honra de ser Presidente da FEMURN cumprindo uma gestão curta, mas intensa. Assumi o desafio com muita satisfação, levando comigo a obrigação de deixar uma marca positiva na entidade. Sempre atuamos com muita responsabilidade e foco na defesa dos municípios no que tange aos aspectos administrativos e econômicos.

A experiência de ter exercido dois mandatos de prefeito, sentindo na pele a desvalorização dos municípios, me encorajou ainda mais a lutar no movimento municipalista. Afirmei que esperassem de mim atitudes altivas em defesa das cidades. Fui e serei um parceiro atento às injustiças. Nestes sete meses, estive a todo momento empenhado nas causas que poderiam amenizar toda esta difícil conjuntura.

Priorizamos o fortalecimento do municipalismo.
Trabalhamos forte para que a FEMURN desse passos importantes em prol da sobrevivência dos municípios, na busca por recursos, projetos e informações. Uma das metas que estabeleci foi a de melhorar a transparência dos municípios potiguares, mostrando à sociedade e aos órgãos de controle e fiscalização, as dificuldades que as Prefeituras enfrentam. Promovemos reuniões que resultaram na capacitação para o aprimoramento na questão da transparência, se tornando um ponto positivo para as gestões municipais, conforme avaliação do Ministério Público Federal.

Também não fugimos à luta quando brigamos pela valorização dos municípios, defendendo novos valores para convênios e o pagamento de recursos atrasados e principalmente quando o Governo Federal não pagou corretamente os recursos da repatriação, afetando o planejamento dos municípios. Partiu do RN o movimento que ganhou o Brasil e garantiu o recebimento dos referidos recursos.

Outro ponto importante foi a aproximação das Prefeituras e gestores de órgãos como Tribunal de Contas do Estado e da União, Tribunal de Justiça e Ministério Público, sempre intermediando o diálogo na busca pelo aprimoramento da gestão pública. Destaco neste aspecto o projeto Cesta de Preços, apoiado por todos estes órgãos, que trará enorme contribuição às gestões municipais e será referência nacional. Encerro minha modesta contribuição a esta Federação satisfeito porque sei que o municipalismo está mais forte. Principalmente na sua capacidade de mobilização.

Sou realista, sei das dificuldades e obstáculos que teremos que enfrentar. Mas estou convicto que temos um horizonte de perspectivas. Sob a liderança do novo presidente Benes Leocádio, um municipalista experiente e comprometido, vamos continuar unidos, defendendo a bandeira do municipalismo, focando em resultados e novas conquistas.

Agradeço a Deus pela oportunidade, a minha família pela compreensão e apoio. Meu agradecimento ao corpo técnico da Federação, funcionários, colaboradores, parceiros e especialmente Prefeitos e Prefeitas, companheiros de lutas. Muitas outras virão. Enfrentaremos de cabeça erguida, na certeza de que um futuro mais justo nos espera.

Um abraço a todos.
Ivan Lopes Júnior – ex-presidente da FEMURN

Nenhum comentário: