Memorial às vítimas de Covid

sábado, 22 de outubro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - AFC perde na estreia do campeonato estadual de futsal

O AFC iniciou com derrota diante da equipe de Macau pelo placsr de 5 a 2. O atual csmpeao da competição ensaiou a vitória contra a equipe de Macau,  começou fazendo 2 gols (Dudu) e jogando bem, mas na metade ainda do primeiro tempo, a equipe de Macau começou  a reação e terminou o primeiro tempo  empatados.

No segundo tempo só deu Macau, o AFC não esboçou nenhuma reação e terminou sofrendo msis três gols, decretando a vitória do time de Macau pelo placar de 5 a 2.

Destaque do jogo para Iuri (Macau) que fez tres gols na partida e pelo AFC, Dudu fez os dois gols.

Gols

AFC : Dudu ( 2,50' e 7,40' no 1 tempo)

Macau: Emídio (9,50') Iuri  (19,35' do primeiro tempo),  Iuri (4,,10'), Iuri (6,25') e Adriano (11') do segundo tempo 

EquIPE de Macau estreou com vitória 
Iuri (Macau) marcou três vezes e Dudu (AFC) fez dois

ALTO DO RODRIGUES - Destaques do primeiro tempo de AFC X Macau

Acontece neste momento no ginásio poliesportivo ivan ido Bezerra da Silva, a abertura do campeonato estadual de fusão.  O atual campeão Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC) enfrenta a equipe de Macau e o placar é de 2 a 2.  Dudu fez dois para o AFC. Emídio e Iuri empataram para a equipe macauense. O AFC recebe total apoio da prefeitura de Alto do Rodrigues.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ESPORTE - STJD arquiva pedido de impugnação do Flu, e Fla volta a ter 60 pontos

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, aceitou o pedido da Procuradoria e reconsiderou a ação de impugnação do Fla-Flu feita pelo departamento jurídico do Tricolor no início da semana. A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira. Desta forma, o caso foi arquivado e não haverá mais julgamento. O que deve acontecer futuramente é uma punição ao trio de arbitragem da partida (Sandro Meira Ricci, Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse).

- Nós já temos uma decisão tomada sobre os árbitros, mas ainda não conversamos com eles e isso só vai acontecer quando retornarem ao Brasil - disse Coronel Marinho, responsável pela Comissão de Arbitragem da CBF, que já havia prometido sanções. Em seu despacho, Ronaldo Piacente determinou ainda que a CBF volte a homologar o resultado da partida realizada no último dia 13, em Volta Redonda, com vitória do Flamengo por 2 a 1.O Rubro-Negro volta a ter 60 pontos na tabela de classificação, a quatro do líder Palmeiras.


O pedido de reconsideração da Procuradoria, assinada pelo procurador-geral Felipe Bevilacqua, foi feito na manhã desta quinta. Na visão de Bevilacqua, a matéria jornalistica utilizada pelo Fluminense (a leitura labial da confusão feita pelo Esporte Espetacular do último domingo) não serve como prova. Segundo o procurador-geral, ''a prova de vídeo não possui valor já que houve a negativa do Inspetor de Arbitragem, assim também como a manifestação dos atletas em campo não podem ser considerada intervenção externa justamente por serem participantes''. O mesmo pedido já havia sido feito pelo Flamengo na última quarta. G1.COM

ALTO DO RODRIGUES - Confira os pronunciamentos dos vereadores na última sessão da Câmara Municipal

ALTO DO RODRIGUES - Missa de 7º dia de Francisquinha será hoje

Ainda perplexos com a partida repentina e eterna de Francisquinha Arnould da Silva, conhecida como Francisquinha Barreto (do guaraná, do videogame), que faleceu na última sexta, vítima de apêndice, a família estará mandando celebrará nesta noite, às 19h, na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, a missa de 7º dia. Todos estão convidados para este ato de fé e solidariedade cristã.

LUTO NO ESPORTE = Jogador da base da Portuguesa é achado morto em piscina do Canindé

Jogador da base da Portuguesa é encontrado morto em piscina do Canindé
O jogador Lucas Jesus dos Santos, de 16 anos, foi encontrado morto na piscina da Portuguesa, no Canindé, região central de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 20. Ele era da equipe sub-17 do clube e havia participado de uma festa no local na tarde anterior, para comemorar a classificação do time no Campeonato Paulista da categoria.

O corpo de Lucas foi encontrado submerso na piscina. Investigadores do 12º Distrito Policial (Pari) apuram as causas da morte do atleta. A principal suspeita é de que ele tenha passado mal e se afogado. Lucas era zagueiro e foi titular na vitória por 2 a 0 contra o Água Santa, na última  partida da equipe, realizada no sábado, 15, em Diadema, no ABC Paulista. O resultado garantiu à classificação do time para as quartas-de-final do Paulista Sub-17.

Em comemoração ao resultado, atletas, comissão técnica e pais de jogadores fizeram um churrasco no clube na tarde de quarta-feira, 19. A festa teria sido encerrada no final da tarde, segundo funcionários da Portuguesa. Imagens da Polícia Civil mostram que havia latas de cerveja nas lixeiras da área social do clube. Funcionários, no entanto, afirmam que a bebida havia sido consumida em uma festa anterior e ainda não havia sido retirada. Rebaixado à Série D, o clube atravessa crise financeira e teria cortado gastos na limpeza.

Na versão dos funcionários, os jogadores teriam consumido apenas água e refrigerante. Durante a festa, os meninos da base foram para a piscina. Em um momento, Lucas teria dito que estava com dor de cabeça e saído da água. Depois, não foi mais visto. Por não morar no alojamento do clube, o sumiço de Lucas à noite não teria sido sentida pelos demais atletas da base. A área da piscina do clube também não tem funcionário no período noturno.

ALTO DO RODRIGUES - Confira o pronunciamento do presidente da Câmara, Nixon Baracho

BRASIL - Cunha é excluído de grupo do PMDB no WhatsApp logo após ser preso

Eduardo Cunha fez exames de corpo de delito no IML em Curitiba
Logo após a notícia de sua prisão, na tarde dessa quarta-feira, 19, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi excluído do grupo de WhatsApp formado pela bancada do PMDB na Câmara. Apesar de ter tido o mandato cassado há mais de um mês, o peemedebista ainda era membro do grupo no aplicativo.

Segundo relatos de parlamentares do PMDB, o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), administrador do grupo, excluiu Cunha às 13h35, cerca de meia hora depois da prisão e após saber que a PF havia apreendido o celular do ex-deputado. Com a exclusão, os investigadores não terão mais acesso às novas conversas da bancada, embora possam ver debates anteriores, de quando Cunha ainda era membro do grupo.

SAÚDE - Hospital realiza pesquisa tratamento para três tipos de câncer

O hospital A.C. Camargo, em São Paulo, iniciou uma pesquisa para identificar padrões nas CTCs (Células Tumorais) de pacientes com câncer colorretal, de pulmão e de pâncreas por meio de amostra sanguínea. O intuito da pesquisa é descobrir qual o tipo de terapia mais eficaz para cada paciente.

Para alcançar a resposta, os pesquisadores vão avaliar os genes das CTCs que resistem a determinada medicação e, assim, analisar qual o tratamento ideal para quebrá-los e eliminar as células tumorais. Para concluir o estudo, serão necessários 230 pacientes com os tipos de câncer estudados: 100 com câncer colorretal, 100 com câncer de pulmão e 30 com câncer de pâncreas.

Por meio de amostras sanguíneas,  os voluntários serão analisados em três etapas: a primeira, antes do início do tratamento (quimioterapia, terapêutica hormonal, terapias-alvo, dentre outras); a segunda, após quatro semanas do início do tratamento e a terceira se repetindo a cada 9 ou 12 semanas.

Os tipos de câncer foram escolhidos por se tratarem de tumores que, geralmente, são diagnosticados em estado avançado, e devido a sua alta incidência na população mundial. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pulmão é o tipo mais comum e o que mais mata. O colorretal é o segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres e o terceiro mais comum entre os homens. Já o de pâncreas será pesquisado por ser de difícil detecção. A pesquisa está em fase inicial e deve levar pelo menos dois anos para ser concluída.

ESPORTE - Com reservas e um a menos, Palmeiras empata com o Grêmio e cai na Copa do Brasil

O Palmeiras está fora da Copa do Brasil. Com um jogador a menos desde os 20 minutos do segundo tempo - o argentino Allione foi expulso -, a equipe empatou por 1 a 1 com o Grêmio, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, nesta quarta-feira (no jogo de ida, vitória gremista por 2 a 1). A expulsão foi decisiva para a classificação do time gaúcho, que escalou o time titular diante dos reservas palmeirenses e agora vai enfrentar o Cruzeiro. Nesta quinta-feira, a CBF define os mandos de campo das semifinais, que serão disputadas a partir da próxima semana.

A opção do técnico Cuca pela escalação de jogadores reservas - só Gabriel Jesus atuou por estar suspenso para o jogo do final de semana pelo Campeonato Brasileiro - obviamente traria problemas de falta de entrosamento. Mas ele não esperava que fossem tão graves. O Palmeiras sentiu muita falta do jogo mais solto e criativo de Moisés e Tchê Tchê e também da versatilidade de Jean e Zé Roberto. Cleiton Xavier, grande esperança de criatividade, estava sem ritmo.
Palmeiras x Grêmio

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Andrielle

A filha Evinha, a aniversariante do dia Andrielle, o maridão Giovani Filho e a pequena Tainá
Queremos parabenizar nesta quinta, a nossa amiga e leitora, Andrielle, esposa do comunicador Giovani Filho. Mãe de Evinha e Tainá, a jovem comemora mais um ano de vida. E nós lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

MÚSICA - Lollapalooza divulga programação do festival

Foi divulgada nesta quarta-feira (19) a programação por dia do Lollapalooza. No sábado, 25 de março, as principais atrações são Metallica, The xx, The Chainsmokers, Rancid, The 1975, G-Eazy, Tove Lo e Cage the Elephant.

No domingo, 26 de março, vão tocar The Atrozes, The Weekmd, Martin Garrix, Duran Duran, Flume, Two Doors Cinema Club, Mo, Melanie Martinez, Oliver Hldens, Nervo e Catfish and the Bottlemen.

A sexta edição brasileira do festival vai acontecer em 25 e 26 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

ESPORTE - Zandick Gondim apita confronto que vale acesso à elite do futebol potiguar

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol divulgou na tarde desta segunda-feira a escala de arbitragem para a nona rodada da segunda divisão do Campeonato Potiguar. Zandick Gondim Alves Júnior foi o árbitro sorteado para o confronto entre Atlético Potengi e Santa Cruz de Natal, na quarta-feira. O duelo pode valer o título e o acesso para o Santa, que lidera a competição com 15 pontos. Na quinta-feira, Wagner Rháffio da Silva apita Força e Luz x Visão Celeste.

O Santa Cruz de Natal garante o acesso antecipado com um empate no Barretão, em Ceará-Mirim. Para ser campeão, o Potengi, que hoje tem 13 pontos, precisa vencer na quarta-feira e torcer por uma nova derrota do próprio Santa para o lanterna Visão Celeste, na 10ª e última rodada.

Quarta-feira
Atlético Potengi x Santa Cruz de Natal
Estádio Barretão (Ceará-Mirim) - 15h
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior
Assistentes: Rômulo Bruno Campos Alves e George Ítalo Antas Nogueira

Quinta-feira 
Força e Luz x Visão Celeste
Estádio Barretão (Ceará-Mirim) - 15h
Árbitro: Wagner Rháffio da Silva
Assistentes: Gilvania Dantas da Silva e Giovanne Luigi O. de Medeiros

Zandick Gondim Alves Júnior - árbitro potiguar (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Por GE RN Foto: Augusto Gomes

ESPORTE - Cruzeiro faz 4 e elimina o timão da Copa do Brasil

Em um jogo emocionante e brigado até o minuto final, o Cruzeiro derrotou o Corinthians por 4 a 2, nesta quarta-feira, e está classificado para a semifinal da Copa do Brasil. O destaque da partida foi o meia Arrascaeta, que começou no banco de reservas e entrou nos primeiros minutos para fazer a diferença na partida e ajudar o técnico Mano Menezes a conseguir uma "vingança" contra o presidente corintiano, Roberto de Andrade.

O dirigente deixou claro, após a saída de Tite para a seleção brasileira, que Mano Menezes não treinará o Corinthians enquanto ele for o presidente. Ambos tiveram desavenças no passado e o jogo era especial para ambos. Pelo menos na noite desta quarta-feira, Mano Menezes é quem venceu.
Cruzeiro elimina o Corinthians

ESTADO - MP pede prorrogação de prazo para desocupação da Ceasa em Natal

Ceasa possui nove áreas de mercado permanente, divididos em 188 boxes (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)
O Ministério Público Estadual pediu a prorrogação do prazo de 72 horas determinado pela Justiça para a suspensão das atividades da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), em Natal. Na última segunda-feira (17), a Justiça determinou a desocupação do local porque o funcionamento da Ceasa do jeito que está, segundo a decisão, “pode acarretar prejuízos irreparáveis à saúde da coletividade, em virtude do acúmulo de águas nas ruas adjacentes”, “além de águas servidas que obstruem as bocas coletoras do sistema de drenagem”. O Governo recorreu da decisão e uma audiência de conciliação foi marcada para a próxima sexta-feira (21).

A promotora de Justiça Gilka da Mata requereu a prorrogação do prazo de desocupação até a próxima sexta-feira (21) quando acontece a audiência de conciliação entre o MP e o Governo do Estado. Segundo a promotora, há a expectativa de que durante audiência o Governo do Estado e a diretoria da Ceasa apresentem proposta diversa da que já foi apresentada em Juízo "para realizar as adequações sanitárias na Ceasa, e não insistir na transferência da Central para o município de Parnamirim até o final deste ano".

A promotora de Justiça Gilka da Mata confia ainda que na audiência o Estado forneça uma garantia, com depósito judicial de parte do valor das obras de adequações necessárias para a Ceasa, além de um cronograma para execução. Para a representante ministerial, apenas com a garantia será possível vislumbrar uma solução para o problema, com o encerramento da poluição e melhoria das condições sanitárias do local.

ALTO DO RODRIGUES - Confira o vídeo com o discurso emcionado do vereador Zé Pedro

PENDÊNCIAS - Prefeito Ivan Padilha esclarece a população sobre situação financeira do município

Sem papas na língua e sem arrodeios, o prefeito Ivan Padilha (PMDB) utilizou os microfones da rádio Cidade de Pendências, na manhã desta quarta (19) para se pronunciar a respeito da (caótica e) preocupante situação financeira do município.

Ivan começou falando da crise nacional que assola o país e Pendências não poderia ser diferente. o prefeito falou sobre a quedas de receita, bloqueios judiciais e manutenção dos serviços básicos no município. O programa também foi aberto para questionamentos dos ouvintes e ainda teve a participação do secretário municipal de saúde, Ricardo.

Confira áudio completo.

FIQUE POR DENTRO - Práticas que caracterizam assédio moral

Assédio Moral é toda e qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Ele pode envolver posições hierárquicas e também pode acontecer entre colegas de trabalho. Para denunciar é preciso reunir provas e procurar a justiça do trabalho. Em casos de assédio coletivo, o Ministério Público do Trabalho deve ser acionado.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: João Luiz

João Luiz ao lado da amada esposa Wennia e do filhão Kauê
Ainda em tempo de parabenizar o nosso amigo e leitor, João Luiz, o homem do paredão JLK que comemora mais um ano de vida. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!
amigos comemorando o niver de João Luiz

ALTO DO RODRIGUES - Câmara Municipal aprova PR que outorgará título de cidadania para Dom Jaime

Autor do Projeto de Resolução, Renan (1º à direita) indicou dom Jaime para receber a comenda
De autoria do vereador Renan Melo (PSD), a Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (19), em 1ª. 2ª e 3ª votação o Projeto de Resolução (nº 05/2016), que vai condecorar com o título de cidadania altorodriguense o Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, que foi pároco por doze anos na Paróquia de São João Batista e pastoreava também na nossa comunidade, enquanto éramos área pastoral. 

A entrega da honraria acontecerá na missa solene da Crisma que ocorrerá no dia 04 de novembro, às 18h, na quadra Omar Rodrigues, anexo da escola municipal Walfredo Gurgel. Autor da comenda, o vereador Renan Melo disse que a homenagem é mais do que justa ao homem de Deus, que deu grande parcela de contribuição para o desenvolvimento do município, principalmente na área religiosa.

Jaime Veira Rocha
Nasceu na cidade de Tangará, na região Trairi do estado do Rio Grande do Norte, aos 30 de março de 1947, sendo o sétimo dos dez filhos do casal José Patrício Vieira de Melo e Maria Nini Rocha. Em fevereiro de 1961, com exatamente 14 anos, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, local onde cursou os estudos clássico e o ginásio (ensino fundamental e médio).

Foi ordenado Diácono, em 1974, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Caiada/RN, por Dom Nivaldo Monte, então Arcebispo Metropolitano de Natal. No dia 01 de fevereiro de 1975 foi ordenado Presbítero, também por Dom Nivaldo Monte, no Ginásio Poliesportivo do SESC, em Natal.

Recém-ordenado sacerdote foi designado para a Paróquia de São João Batista de Pendências/RN, onde foi pároco por 12 anos, permanecendo até 1987. Ainda neste mesmo ano foi nomeado Reitor do Seminário de São Pedro, função que desempenhou até 1995. Atualmente, Dom Jaime ocupa o cargo de Arcebispo Metropolitano de Natal.

confira a biografia completa de Dom Jaime: AQUI
Dom Jaime receberá a condecoração de autoria do vereador Renan Melo

PENDÊNCIAS - Para Valdemar, o partido que Fernandinho deve defender é o partido do povo

Fernandinho, prefeito eleito, escutando as palavras do colega e presidente da Casa, Valdemar
Em seu discurso o presidente da Câmara Municipal Valdemar Oliveira (PSDC) utilizou seu tempo na sessão ordinária desta terça para fazer algumas solicitações ao prefeito eleito Fernandinho Medeiros (PMDB). Direcionado ao prefeito eleito, Valdemar pediu que ao receber a população em seu gabinete, que o prefeito possa dar tratamento especial para cada pessoa, "se coloque no lugar daquela pessoa que está do outro lado do seu birô", pediu Valdemar

Para o presidente da Casa, "o partido que Fernandinho deve defender é o partido do povo, sempre em favor da população", frisou Valdemar.

GUAMARÉ - Prefeito Hélio Miranda sofre nova derrota no TRE


Depois de perder na 1ª e 2ª instância na tentativa de reverter e tornar apto o seu registro de candidatura a prefeito do município, nesta tarde, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por unanimidade, negou os embargos de declaração opostos pelo prefeito Helio Miranda (PMDB). A ação é contra a coligação "Guamaré Merece Mais", que tem como candidato a prefeito Mozaniel Rodrigues (SD), o único candidato que tem os votos validados pela Justiça Eleitoral e a outra coligação "Vitória do Povo" que tem como candidato a prefeito, Helder (PSD), que, igualmente à Hélio, teve os anulados pela Justiça Eleitoral. Os juízes do TRE acompanharam o voto do relator Waldemir Soares Capistrano e negaram o pedido do prefeito Hélio.

De acordo com os juristas, os embargos de declaração tem como finalidade corrigir falhas nas decisões que contenham: omissão, contradição e obscuridade. No caso em tela, a defesa do prefeito Hélio deve ter apontado no processo algum tipo de omissão, contradição e/ou obscuridade, por isso, solicitam que seja dado provimento (aprovar o pedido do jurídico de Hélio), mas ao negar provimento, a Justiça Eleitoral, afirma que o processo está todo correto, não havendo nenhum erro para ser reparado, uma vez que não há omissão, contradição e/ou obscuridade.

(IN)SEGURANÇA - Rodoviários fazem paralisação em protesto contra violência em Natal

Rodoviários pararam os ônibus nas proximidades do viaduto do Baldo (Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi)
Motoristas e cobradores de ônibus paralisaram os serviços por volta das 16h10 desta quarta-feira (19) em Natal. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), a manifestação é um protesto por segurança após um motorista e um despachante serem agredidos durante um assalto ao Terminal de Cidade da Esperança, na Zona Oeste da cidade.

Como forma de protesto, os motoristas pararam os ônibus na Avenida Rio Branco, próximo ao Viaduto do Baldo. Segundo o sindicato, a paralisação deve durar por volta de uma hora. Outros atos não estão previstos até o momento.

Motorista agredido durante assalto
A agressão ao motorista e ao despachante aconteceram na manhã desta quarta. No momento da ação, estavam o despachante, uma cobradora e três motoristas. Todos tiveram dinheiro e celulares roubados. O criminoso fugiu em uma motocicleta. Em razão da violência, o terminal foi fechado. Os dois feridos foram socorridos.

Eliando Alves, motorista da empresa Guanabara, chegou ao local quando os colegas estavam sendo socorridos. Ele contou ao como o suspeito rendeu as cinco pessoas. “Ele já chegou dando uma coronhada, agarrou o pescoço do meu colega, tirou ele da cadeira e o jogou no banco”, disse. “Ele não atirou, usou o cabo do revólver para bater”, continuou.

O despachante e o motorista ficaram feridos e foram encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento próxima. As outras três vítimas do assalto tiveram seus pertences roubados. Ainda segundo informações do motorista, o criminoso aparenta ser menor de idade e fugiu. G1RN

BRASIL - Cunha se distanciou das redes sociais, depois da sua cassação

Antes ativo no Facebook e no Twitter, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) abandonou as redes sociais desde que foi cassado. No Facebook, por exemplo, não faz postagens há mais de um mês. No Twitter, as postagens são mais frequentes às quartas-feiras e aos domingos, por causa das rodadas do Campeonato Brasileiro de futebol. Carioca e torcedor do Flamengo, Cunha se dedicou nos últimos dias a fazer críticas ao time e análises sobre o Palmeiras, principal rival do rubronegro.

ALTO DO RODRIGUES - Zé Pedro agradece orações em favor da sua esposa, colegas se solidarizam

O forte, guerreiro e destemido Zé Pedro agradeceu apoio dos altorodriguenses em prol da saúde de sua esposa
O vereador Zé Pedro (DEM) ainda se recuperando do susto que passou neste último final de semana com o internamento da esposa (Angeilza Monteiro) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Mossoró, que trata um problema de rins, o político guerreiro, destemido estava frágil, chegando a se emocionar em discurso.

Usando a Tribuna da Casa, em suas palavras, Zé Pedro agradeceu pelas orações em favor de sua esposa Angeilza Monteiro. Uma das pessoas que estava ouvindo as palavras de Zé Pedro, foi o vereador eleito Batista de Zé de Cícero, com quem Zé Pedro teve uma discussão, no período eleitoral e Batista chegou a agredir o apaga-rastro. Mas, Zé Pedro disse não ter nenhuma mágoa do amigo. Zé Pedro.

Vereadores se solidarizam com o "apaga-rastro"
Depois de seu pronunciamento, o vereador da oposição Renan Melo (PSD), pediu à palavra e disse que todo o município estava (e se mantém) em oração a favor da esposa de Zé Pedro. Outro que deu apoio foi o presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho. O vereador Zé de Zeca (PMDB) também se solidarizou com a situação da esposa do vereador Zé Pedro.

ESPORTE - ABC inicia preparação para jogo da volta com o Guarani nesta terça-feira

Resultado de imagem para fotos do abc fc

O grupo abecedista que enfrentou o Guarani/SP na noite deste domingo (16), em jogo de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro da Série C, recebeu a segunda-feira (17) de folga para o descanso e voltará aos treinos na terça-feira (18). A comissão técnica alvinegra marcou a reapresentação do elenco para o turno da tarde, a partir das 15h30, no CT Alberi Ferreira de Matos.

O treinador do ABC, Geninho, iniciará com o seu comando técnico os preparativos do grupo para o segundo e decisivo compromisso. A partida de volta contra o Guarani-SP está marcada para o próximo domingo (23), às 20h (Horário de Natal), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).


ESTADO - Decisão judicial traz prejuízos financeiros no Alto do Rodrigues, Pendências e outras cidades

Nada que está ruim que não possa piorar. Crise hidríca, falta de emprego, atrasos e agora os prefeitos de Alto do Rodrigues, Pendências, Guamaré, Macau e outras cidades, contabilizam mais um "prejú" e uma tremenda dor de cabeça. O Rio Grande do Norte será desfalcado em R$ 5.755.239,14 em repasses da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

De acordo com um ofício enviado pela empresa a prefeitos das cidades afetadas, o valor do royalties será reduzido em 100 cidades brasileiras para que a agência pague um valor retroativo de royalties ao município de Esplanada, na Bahia. Onze municípios potiguares serão afetados com a perda. De acordo com o ofício, a Justiça Federal condenou a agência ao pagamento de R$ 31.601.033 ao município baiano em royalties de instalação de embarque e desembarque de petróleo e gás natural. O valor foi calculado considerando o período de outubro de 2013 a março de 2015.

Para pagar o valor devido, a ANP explica no ofício que o valor do repasse em royalties de 100 municípios será reajustado. Em nota, a ANP explicou que os valores serão estornados de valores pagos a mais aos municípios. De acordo com a agência, a perda será temporária e os valores reduzidos de cada municípios serão descontados em seis parcelas.

No RN, as cidades mais impactadas pelo reajuste serão Alto do Rodrigues, Guamaré, Macau, Pendências (perda de R$ 1.139.870,86 cada).  Goianinha, Serra do Mel, Macaíba, Mossoró, Felipe Guerra, Monte Alegre e Tibau também sofrerão com os reajustes para o cumprimento da decisão judicial. Ainda de acordo com a ANP, a grande maioria dos municípios impactados no RN só recebem royalties por causa de decisões judiciais semelhantes a que decretou o pagamento do retroativo a cidade baiana.

com informações do G1RN

BRASIL - Polícia Federal prende Eduardo Cunha

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou na terça-feira (18) a prisão do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido é de previsão preventiva, ou seja por tempo indeterminado.

Ele foi preso em Brasília nesta quarta. A previsão da Polícia Federal (PF) é de que ele chegue a Curitiba no fim desta tarde.
O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Processo
Moro retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Cunha. Em resumo, a ação penal trata da existência de contas na Suíça em nome do ex-parlamentar.
Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte.
O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.
Junto com o cargo, ele também perdeu o direito à prerrogativa de foro - o chamado foro privilegiado, que lhe garantia a possibilidade de ser julgado apenas pelo STF.
Agora, toda a ação penal contra o ex-deputado deverá correr nos trâmites normais do Judiciário para qualquer cidadão. Isso significa que o julgamento contra Cunha poderá passar por todas as instâncias até que seja definida uma condenação.
No despacho em que recebeu a denúncia, Moro fez questão de lembrar que o MPF retirou a acusação de crime eleitoral contra Eduardo Cunha. O motivo, segundo o juiz, foi o fato de que a Justiça Federal não poderia julgar crimes eleitorais. Isso cabe apenas à Justiça Eleitoral.
Cláudia Cruz, mulher de Cunha, já responde por lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Justiça Federal do Paraná. De acordo com as investigações, Cláudia Cruz foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido.

ALTO DO RODRIGUES - Vereador eleito e o presidente do PEN visitam plenário da Casa em dia de sessão

O vereador eleito no pleito do dia 02 de outubro, Batista de Zé de Cícero (PSD), visitou nesta manhã, o plenário da Câmara Municipal e assistiu a uma parte da sessão ordinária que estava acontecendo naquele momento. Quem também esteve prestigiando a sessão ordinária foi o presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN), Jamilton Alves.

ELEIÇÕES - TSE concede registro a candidato a prefeito de Quatá (SP)

Na sessão plenária desta terça-feira (18), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram por unanimidade de votos o registro de candidatura de Marcelo de Souza Pecchio (PSD) a prefeito de Quatá (SP). Pecchio concorreu com o registro indeferido, com recurso aguardando julgamento na Justiça Eleitoral. Com a decisão, o candidato foi eleito prefeito de Quatá, uma vez que os 5.987 votos que recebeu no dia 2 de outubro passam a ser válidos. Pecchio concorreu contra Lu da Lufarma (PSDB), que obteve 2.042 votos.
Marcelo Pecchio teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que o considerou inelegível em razão de contas públicas rejeitadas, com condenação por órgão colegiado devido a ato doloso de improbidade administrativa.
O julgamento do caso foi retomado com o voto-vista do ministro Herman Benjamin. Ele acompanhou o voto da relatora, ministra Luciana Lóssio (foto), pela aprovação do registro sob o fundamento de que a Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, exige para a suspensão dos direitos políticos do agente que pratica ato doloso de improbidade administrativa a necessária concomitância da lesão ao erário e do enriquecimento ilícito (art. 1º, I, alínea l), o que não houve no caso concreto.
Eleições futuras
O ministro Herman Benjamin levantou uma tese para que, em eleições futuras, o TSE adote o entendimento de que não seja necessária na condenação do agente a acumulação da lesão ao erário e do enriquecimento ilícito. “Entendo que não seja necessária a presença de ambas, mas de apenas uma, dada a gravidade de cada uma delas isoladamente”, disse. A sugestão foi acolhida pelos ministros Rosa Weber e Napoleão Nunes Maia, sendo rejeitada pelos demais membros da Corte.

BRASIL - Congresso aprova liberação de R$ 4,35 bi em créditos orçamentários

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (18) seis projetos de crédito orçamentário em um total de R$ 4,35 bilhões para diversos órgãos. Um acordo entre as lideranças partidárias no final da noite viabilizou a aprovação de quatro projetos em pouco tempo. Já os destaquesapresentados ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 serão analisados após o segundo turno das eleições.

A maior parte dos recursos aprovados, de R$ 3 bilhões, consta do Projeto de Lei (PLN) 14/16 e destina-se à rubrica Encargos Financeiros da União com o objetivo de quitar contribuições atrasadas do Brasil por sua participação em organismos internacionais e para integralizar cotas em organismos financeiros internacionais.

Entre os cerca de 50 organismos multilaterais internacionais destacam-se a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Grande parte desse valor, de R$ 1,26 bilhão, será para integralizar cotas de participação em organismos financeiros internacionais.

Segundo o governo, o pagamento das participações evitará que o Brasil deixe de sofrer sanções e enfrente constrangimentos que afetem negativamente a percepção da comunidade internacional a respeito do País. O dinheiro virá do superavit financeiro de 2015, acumulado em R$ 47,2 bilhões, e do superavit financeiro da remuneração dos recursos do Tesouro Nacional, contabilizado em R$ 3,2 bilhões.


PENDÊNCIAS – Luiz Antonio, autêntico defensor do povo de Porto do Carão

Na sessão ordinária desta terça, o vereador Luiz Antonio, conhecido popularmente como Luiz do Porto (do Carão), utilizou seu tempo de discurso, para agradecer, esclarecer, defender e pedir desculpas.

Luiz agradeceu pela votação e disse que sua metodologia de votos não deu certo, mas estava feliz por ter contribuído para a vitória do prefeito eleito, Fernandinho Medeiros.

Defensor autêntico da comunidade de Porto do Carão, o vereador Luiz Antonio pediu ao prefeito eleito que jamais se esqueça do povo do porto e assim que assumir não esqueça de perfurar poço até encontrar água para a comunidade. A outra obra é quadra de esporte que os desportistas. “A juventude lutou pelo seu nome junto comigo”, disse o edil.

O vereador Luiz do Porto também vai solicitar que depois de aprovado pela Casa, que Porto do Carão seja reconhecido como o distrito e não comunidade e conta com o apoio dos demais colegas da Câmara. Luiz também parabenizou os vereadores eleitos e reeleitos e disse que vai continuar em defesa da população.

BRASIL - Licença-maternidade pode ampliar para 180 dias para todas as mulheres

Duas PECs, a 41/2015 e a 24/2013 visam garantir licença-maternidade de 180 dias para todas as mulheres. Elas também ampliam a licença-paternidade para, respectivamente, 30 ou 15 dias. Você é contra ou a favor? Vote:
PEC 24/2013: http://bit.ly/2duPKh7
PEC 41/2015: http://bit.ly/23k8xM8



BRASIL - Congresso aprova projeto que libera recursos para o Fies e Enem

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (18) o projeto (PLN 8/2016) que libera crédito extraordinário de R$ 702,5 milhões do Orçamento da União para atender as despesas com os serviços de administração de contratos prestados por agentes financeiros ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O pagamento do Fies às instituições de ensino superior está atrasado e há quase 2 milhões de alunos em situação irregular. Essa informação é da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).

Apesar de estar na oposição, o PT defendeu a aprovação do projeto. O líder do partido no Senado, Humberto Costa (PE), disse que o Fies é um dos melhores programas implantados pelos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O PLN 8/2016 também destina R$ 400,9 milhões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem é um instrumento de avaliação e seleção para o ingresso na educação de nível superior. Neste ano, as provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. O projeto seguiu para a sanção presidencial.


terça-feira, 18 de outubro de 2016

ESTADO - Na pauta de julgamento do TSE, apenas um processo do Estado


Constam na pauta da sessão plenária jurisdicional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (18), a partir das 19h, recursos relacionados às eleições de 2016 em Rubiataba (GO), Quatá (SP), Brumadinho (MG) e Cícero Dantas (BA). Do RN, aparece apenas um processo. A sessão pode ser assistida, ao vivo, pelo Portal do TSE ou pelo canal oficial da Corte Eleitoral no YouTube. Na sessão administrativa há dois processos.

A consulta aos processos julgados em sessão pelo Plenário pode ser feita no Canal do TSE no YouTube. Logo após a transmissão ao vivo, o interessado pode acessar no vídeo, em separado, cada processo julgado, por meio de marcadores de início e fim. A pesquisa deve ser feita pelo número do processo, que estará disponível na lista dos arquivos. A pauta está sujeita a alterações.

MANDATO - Kelps quer recuperação da RN 407 que liga Pendências à comunidade Mulungu

O Deputado Estadual Kelps Lima apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado a recuperação da RN 407 que liga o município de Pendências à Mulungu.

ESTADO - MPF emite recomendações a prefeitos do Oeste sobre transição de governo

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró emitiu recomendações a nove prefeitos de sua área de atuação que irão passar o cargo a outros gestores, em 1º de janeiro. O objetivo é garantir que não sejam cometidas irregularidades durante o período de transição, seja para dificultar ou impedir prestações de conta e fiscalizações futuras, bem como assegurar que o funcionamento dos serviços municipais básicos terá continuidade.

As recomendações, assinadas pelos procuradores da República Aécio Tarouco e Emanuel Ferreira, foram enviadas aos chefes dos executivos dos municípios de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Mossoró, Porto do Mangue e Serra do Mel. O MPF alerta da necessidade dos atuais gestores prestarem contas dos recursos recebidos por meio de convênios e contratos de repasse, a instituições como os ministérios, FNDE, Funasa, Tribunal de Contas da União e outros órgãos de controle.

Para isso, terão de manter e entregar aos novos governantes toda documentação sobre os processos de licitação, notas fiscais, cópias de cheques e extratos bancários, além das informações sobre convênios e contratos de repasse. Devendo também providenciar cópia de toda essa papelada, para se resguardar em caso de futuros questionamentos.

O Ministério Público Federal recomenda a designação de servidores para compor equipe de transição, junto dos novos prefeitos e vices, apresentando a estes e a toda sociedade as informações sobre a gestão: seja quanto às dívidas e receitas; situação dos convênios, das licitações, dos contratos e das obras; dados dos servidores; além de detalhes a respeito dos prédios e bens públicos.

É necessário manter atualizado os sistemas informatizados do Tribunal de Contas do Estado, FNDE, Siope, entre outros, e adotar medidas para assegurar a continuidade, em especial, dos serviços essenciais prestados à população, como saúde, educação e limpeza pública. Os prefeitos que estão saindo também não devem assumir obrigação cuja despesa não possa ser paga no atual exercício financeiro, a menos que se deixe disponibilidade financeira em caixa.

O pagamento dos servidores deve ser mantido em dia, incluindo o 13º salário, e os atuais prefeitos não poderão, sob risco de desrespeitar a lei, vir a autorizar, ordenar ou executar aumento de despesa com pessoal, incluindo a revisão de remuneração. Por outro lado, também não podem praticar atos que representem “perseguição política”, como demissões injustificadas em decorrência da ideologia partidária do funcionário.

ALTO DO RODRIGUES - Ceducat com vagas disponíveis para o curso NR 20

ELEIÇÕES - Indícios de irregularidades em doações de campanha ultrapassam R$ 1 bilhão

O sexto batimento de informações do Tribunal de Contas da União (TCU) relativo às Eleições Municipais 2016, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que cresceu consideravelmente o volume de possíveis irregularidades nas receitas e despesas de campanhas eleitorais. O total suspeito chega a R$ 1,041 bilhão, ou seja, quase metade do montante arrecadado por candidatos e partidos, que é de R$ 2,615 bilhões.  

No início de setembro, segundo lista apresentada pelo TCU, a somatória de quantias suspeitas correspondia a cerca de R$ 116 milhões. Uma semana depois, o valor já ultrapassava R$ 275 milhões, chegando a R$ 388 milhões no dia 19 e em mais de R$ 554 milhões no final do mês. No começo de outubro, o valor superou a casa dos R$ 659 milhões.

Destaques
De acordo com o último relatório do TCU, dentre os indícios de irregularidades mais relevantes de despesas declaradas à Justiça Eleitoral, está o de uma agência de publicidade com apenas dois funcionários contratada para campanha no valor de R$ 219 mil. Em outro caso, uma empresa de produções cujo sócio é beneficiário do Bolsa Família prestou serviço no valor de R$ 3.570.000,00.

Dos indícios envolvendo doações às campanhas, está o de uma pessoa física que recebe Bolsa Família e efetuou doação no valor de R$ 75 milhões, outro doador que doou R$ 50 milhões sem ter renda compatível e o de um prefeito que doou R$ 60 milhões para o seu diretório municipal. Além disso, o número de doadores falecidos subiu para 290.  A lista do TCU aponta, ainda, que a quantidade de casos suspeitos chega a 259.968.

ESTADO - Caern faz rodízio de abastecimento de água em cidades do Vale do Açu e região Salineira

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu a cobrança de faturamento da cidade de José da Penha, no oeste potiguar, a partir do mês de outubro. O motivo é a perda da capacidade de abastecimento pelo manancial que fornece água para a cidade, o Açude Barra, tanto em relação ao volume de água quanto à qualidade da mesma.

Dessa forma, a retomada do abastecimento pela Companhia só será possível quando o manancial recuperar seu potencial de captação de água. Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 22 cidades em colapso e 71 em rodízio no abastecimento.

Cidades em colapso: Almino Afonso, Antônio Martins, Campo Grande, Cruzeta,  Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Janduís, João Dias, José da Penha, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Paraná, Paraú, Patu, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha Dos Pintos, Tenente Ananias e Triunfo Potiguar.

Cidades em rodízio: Acari, Afonso Bezerra, Água Nova, Alto do Rodrigues, Angicos, Assú, Barcelona, Bodó, Caiçara de Rio Do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Dr. Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo, Fernando Pedrosa, Florânia,  Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia, Macau, Olho D´Água Dos Borges, Ouro Branco, Parelhas, Passagem, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Rafael Godeiro, Riacho Da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas, Umarizal, Várzea, Venha Ver, Viçosa.

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de agricultura alerta para a devolução das embalagens vazias de agrotóxico

BRASIL - Deputados articulam fundo com doação empresarial

Deputados vão propor, durante a discussão da reforma política na Câmara, a volta da doação empresarial de campanha, por meio da criação de um fundo eleitoral. Duas propostas devem ser apresentadas durante os trabalhos da comissão especial da reforma política na Casa, prevista para ser instalada nesta quarta-feira, 19. A primeira prevê que pessoas jurídicas possam doar para o fundo eleitoral e que o dinheiro seja distribuído de forma proporcional entre os partidos. A outra permitiria que as empresas façam repasses para o fundo, mas deixando claro para quais partidos ou candidatos devem ser doados os recursos.

O fundo eleitoral, conforme as propostas, seria administrado pela Justiça Eleitoral.

As doações de empresas para candidatos e partidos foram proibidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro do ano passado. A norma está valendo para as eleições municipais deste ano e levou a uma redução significativa das arrecadações das campanhas. Segundo o TSE, no primeiro turno, a redução foi de 65% em relação ao mesmo período da campanha de 2012. 

DA SÉRIE, VOCÊ SABIA? Queimar lixo em casa é crime?

A imagem pode conter: texto
A queima do lixo é um ato criminoso, mesmo quando dentro de propriedade particular. Isso porque, segundo a Lei de Crimes Ambientais, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana. A punição varia de multa e detenção de 6 meses a um ano. 

Há também o risco de causar incêndio, colocando em perigo a vida, a integridade física e o patrimônio de outrem, com previsão de punição no código penal de reclusão de três a seis anos e multa.

ALTO DO RODRIGUES - COSERN irá suspender fornecimento de energia no DIBA e adjacências

A Cosern comunica que para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de energia elétrica na próxima segunda-feira (24/10), das 08h00 às 12h00, na Agrovila Projeto Irrigado Baixo Assu e adjacências, no município do Alto do Rodrigues.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

GUAMARÉ - Entenda o porquê que os votos nulos NÃO ANULA ELEIÇÃO

Algumas pessoas acreditam erroneamente que a maioria dos votos nulos podem anular uma eleição ao confundir o termo “nulo” com “nulidade”, que aparece no capítulo VI do Código Eleitoral, que fala de todas as nulidades da votação.

Voto nulo: é a escolha do eleitor em anular o seu voto durante a votação e não é considerado um voto válido.

Nulidade: é a confirmação de fraude que pode levar a anulação da eleição, por exemplo, quando o candidato vencedor é acusado de abuso de poder, e com isso torna-se inelegível. Existem diversos motivos que podem levar à anulação da eleição, como a realização em dia, hora ou local diferentes do determinado, ou o extravio de um documento essencial.

A confusão entre voto nulo e nulidade normalmente acontece em razão do trecho do artigo 224, que diz que: "Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias." O termo nulidade referido acima quer dizer a comprovação da fraude. Em outras palavras, a eleição será anulada quando a fraude atinge o candidato eleito, aquele que alcança mais de 50% dos votos válidos, excluindo os nulos e em branco.
Página do senado no facebook

BRASIL - Congresso deve votar hoje recursos para o Fies

O Congresso reúne-se nesta manhã (18), às 11h, para prosseguir na deliberação de vetos presidenciais e de dez projetos de lei. O quinto item da pauta é o PLN 8/2016, que libera para o Ministério da Educação crédito suplementar de R$ 1,1 bilhão, de onde deverão sair R$ 702 milhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os recursos, segundo o governo, beneficiarão cerca de dois milhões de estudantes.

O restante do crédito suplementar — R$ 400,9 milhões — será destinado à realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Na última sessão, encerrada na madrugada do dia 6, os parlamentares não concluíram a análise dos destaques a dois vetos (VET 35/2016 e VET 36/2016), o que impediu a votação do crédito para o Fies. Em entrevista recente, o presidente do Senado, Renan Calheiros, enfatizou que essas votações precisam acontecer nesta semana e que é necessária a presença dos parlamentares em Brasília. O líder da Minoria, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), também deixou claro que a oposição votará a matéria e que essa é uma reivindicação estudantil inadiável.

POLÍCIA - Banda Aviões do Forró na mira da Polícia Federal

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira a Operação “For All” que investiga fraudes no imposto de renda envolvendo o grupo cearense Aviões do Forró, que administra, entre outras bandas, a Aviões do Forró e casas de show. As investigações apontam que o grupo estaria fornecendo dados falsos ou omitindo informações relevantes em suas declarações de Imposto de Renda, para eximir-se da cobrança de tributos, além da possível ocorrência de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa.

A Coluna apurou que a banda Aviões do Forró também é alvo da operação e há mandados contra os cantores Solange Almeida e José Alexandre, conhecido como Xandy Avião. Não há presos nessa operação. Os envolvidos tiveram seus sigilos fiscais quebrados pela investigação, o que ajudou a localizar diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema.

Os investigadores são acusados de inserir dados falsos em declarações de Imposto de Renda; não declararem aquisição de veículos e imóveis. Há, ainda, divergências sobre valores pagos a título de distribuição de lucros e dividendos, movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados, pagamentos elevados em espécie, além das diversas variações patrimoniais a descoberto.

A PF informa que o nome “FOR ALL” faz referência à expressão da língua inglesa “for all” (para todos), uma vez que existem notícias de que no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público (for all). Assim, o termo passaria a ser pronunciado “forró” pelos nordestinos. O nome da operação veio dessa origem popular da palavra Forró, principal ramo de atividade do grupo investigado.

Estão sendo cumpridos 32 mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão, além de terem sido decretados os bloqueios de imóveis e veículos de pessoas ligadas a grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento e responsável por grandes bandas de forró e casas de shows do Estado. (Andreza Matais)

JUSTIÇA - Após ação tricolor, STJD suspende resultado do Fla-Flu até julgamento

Ao receber um pedido tricolor de anulação da partida, o presidente do STJD, Ronaldo Piacente, aceitou abrir o processo e determinou que a CBF suspenda o resultado da partida até o final do julgamento. OU seja, a vitória rubro-negra está suspensa até decisão do tribunal. Esse é um procedimento padrão quando a corte analisa uma requisição de impugnação de jogo.

A diretoria do Fluminense entrou com o pedido para anular o jogo alegando que houve interferência externa para ajudar a arbitragem de Sandro Meira Ricci ao invalidar o gol de Henrique no clássico carioca. A decisão do juiz foi acertada, pois ele estava impedido. Mas esse tipo de influência é vedado pelas regras do jogo e, se ocorrer, gera um erro de direito.

Pelo CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), em seu artigo 84, o pedido de anulação é encaminhado ao presidente do STJD que decide se o indefere por inépcia ou ilegalidade, ou se dá seguimento à ação.

''Já despachei. Recebi o pedido de impugnação de partida e determinei a intimação do Flamengo para se manifestar em dois dias e depois a procuradoria será intimada para também se manifestar em dois dias. Ainda determinei a intimação da CBF para não homologar a partida até a decisão final do processo'', contou Piacente.

A partir de agora, será sorteado um relator e o julgamento será no pleno do STJD. Piacente já manifestou que o tribunal só anulará o jogo se houver prova robusta da interferência externa que é negada pelo trio de arbitragem e pela CBF.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PENDÊNCIAS - Vitória inédita de Fernandinho veio da zona rural

Fernandinho x Gustavo: campanha foi decidida voto a voto, zona rural deu vitória ao bacurau Fernandinho
Analisando os resultados da eleição pendeciense ao executivo, alguns números nos chamaram a atenção e com certeza, da equipe do prefeito eleito, também. A vitória de Fernandinho veio da zona rural. Na cidade Fernandinho teve 3599 votos contra 3.739 de Gustavo Queiroz, uma diferença pró Gustavo de 140 votos. Foi na zona rural que Fernandinho venceu. O candidato do PMDB somou 944 votos contra 700 de Gustavo Queiroz, dando uma diferença pró Fernandinho de 244 votos.

Fernandinho não ganhou em nenhum colégio eleitoral da zona urbana. Nas 6 seções da Escola Luiz Gonzaga, Fernandinho venceu Gustavo por apenas 8 votos. No colégio Monsenhor Honório, das 12 seções, Gustavo venceu em 8 e Fernandinho em apenas 4. Gustavo obteve 1845 votos contra 1.759 de Fernandinho, maioria pró Gustavo de 86 votos. Na escola Pedro Alves Gustavo também venceu Fernandinho. Nas 7 secções Gustavo obteve 1018 contra 972 votos para Fernandinho. Diferença pró Gustavo de 46 sufrágios.

Na Zona rural, Gustavo só venceu em Pedrinhas. Na única seção agregada (3750),  Gustavo obteve 104 votos e Fernandinho 83 sufrágios, uma diferença pró Gustavo de 24 votos. 

Em Porto do Carão, começou a recuperação de Fernandinho. Nas 2 seções, Fernandinho obteve 290 votos e Gustavo 181, uma diferença pró Fernandinho de 109 votos. Em Mulungu, Gustavo Queiroz perdeu nas 4 seções. Fernandinho obteve 484 votos contra os 372 de Gustavo, dando uma diferença pró Fernandinho de 112 votos. Em Amargoso, Fernandinho também venceu com 87 votos contra os 40 sufrágios de Gustavo Queiroz, ficando uma diferença pró Fernandinho de 47 votos.

No geral, Fernandinho obteve 4.543 votos contra os 4.439 de Gustavo, sendo 104 votos a diferença entre os dois mais votados.

EXEMPLO - Estudo aponta que Felipe Maia está entre parlamentares mais influentes nas redes

O deputado federal Felipe Maia (DEM-RN), coordenador da bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, foi eleito o parlamentar mais influente do estado nas redes sociais, de acordo com a Pesquisa Medialogue Político Digital. A nota é dada de 0 a 10, os mais influentes receberam notas entre 6 e 10. Foram extraídos dados e audiência referentes à atividade no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

“O resultado mostra o empenho em apresentar o trabalho que tenho feito em Brasília e no Rio Grande do Norte. Gosto de interagir com os meus seguidores nas redes sociais e de dar respostas quando questionado. Esse contato é muito importante para conhecermos melhor as demandas do estado e ter um respaldo da população sobre a nossa atuação política”, disse Felipe Maia.

A avaliação de influência da Pesquisa Medialogue Político Digital considera influente o parlamentar que está presente de forma abrangente na Internet e nas redes sociais, que conta com uma audiência relevante em comparação à sua base de eleitores, possui um nível de interação acima da média em seus canais sociais, e responde quando é acionado pelos eleitores. A coleta de dados para a pesquisa foi realizada entre abril e agosto deste ano.
robsonpires.com

Do blog: Isso é pra mostrar pra certos políticos que não acreditam no poder das redes sociais.

ESPORTE - ABC não perde no Frasqueirão desde março; série invicta é de 18 jogos


O ABC viveu tantas alegrias no Frasqueirão em 2016 que é até difícil lembrar a última derrota em casa. Na verdade, em 24 jogos, foram apenas duas derrotas: para o Alecrim, no dia 3 de fevereiro, ainda pelo Campeonato Potiguar, e para o Salgueiro, no dia 10 de março, pela quinta rodada da Copa do Nordeste. Depois deste confronto, o Alvinegro emendou uma sequência de 18 jogos de invencibilidade. 

Nesta trajetória, já tendo Geninho como técnico, foi campeão estadual e conquistou o acesso à Série B. No último domingo, o ABC jogou (em casa no estádio Frasqueirão) a 1ª partida da semifinal da série C contra o Guarani e o Mais Querido não tomou conhecimento do adversário, aplicando uma goleada de 4 a 0, ampliando a vantagem para o jogo de volta, que acontecerá no próximo domingo, no estádio brinco de Ouro da Princesa, em Campinas/SP. O Guarani precisa fazer 5 gols e não sofrer nenhum para ser finalista da competição.

Além da campanha irregular na Copa do Nordeste, a maior decepção em casa veio com a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, diante do Gama, em junho. Empate no tempo normal (o que assegura a série invicta) e derrota nos pênaltis. Este retrospecto positivo motiva o torcedor alvinegro para a semifinal da Série C contra o Guarani, neste domingo.