Memorial às vítimas de Covid

sábado, 4 de junho de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Nixon Baracho lamenta morte de Joaquim Oliveira


O presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho, lamenta profundamente a morte do ancião Joaquim Bento de Oliveira, de 70 anos, ocorrida ontem, em Mossoró//RN, vítima de um AVC. Era Joaquim, um cidadão de bem, homem que têm o respeito dos seus amigos. Entre seus familiares, Joaquim deixa uma grande lacuna, mas também, seus ensinamentos servirão de exemplo para seus parentes.

Que o Deus Todo Poderoso possa conceder o conforto dos seus familiares, neste momento de dor insuperável. Recebam meus mais sinceros sentimentos.

O velório do corpo do ancião Joaquim ocorrerá na própria residência, sito à Rua José Jorge das Neves, no bairro São Francisco. O sepultamento do corpo está marcado para às 08h, deste domingo, no cemitério público João Mucuripe, no bairro Alto Alegre.

Nixon da Silva Baracho
Presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues

ALTO DO RODRIGUES - Cultura na pauta do Conversando com o seu Prefeito deste sábado, 04

O programa de rádio "Conversando com o seu prefeito" que vai ao ar a partir de meio-dia neste sábado (4), recebe como convidados especiais os coordenadores da banda marcial Rosa do Vale, Thiago e Francisco Nunes ("Titico"), e a coordenadora municipal de Cultura, Edicea Neves.

Durante suas participações no semanário, os coordenadores irão trazer detalhes desse projeto de cunho cultural que é a banda Rosa do Vale, e que reúne adolescentes, jovens estudantes das escolas da rede municipal de ensino. A mediadora nacional do Selo Unicef, Bárbara Faria, também fará uma participação especial no programa.
O "Conversando com o seu prefeito é uma realização da Prefeitura Municipal, com produção da secretaria municipal de Comunicação, apresentação do radialista Fran Seixas, e direção geral do secretário e jornalista, Abelardo Neto.


MEIO AMBIENTE - Na semana do meio ambiente, confira mais duas dicas de sustentabilidade

Recicle!
● Separar o lixo para coleta seletiva diminui a poluição do solo;
● Faça a compostagem caseira dos resíduos orgânicos e adube suas plantas;

Use o Transporte Sustentável!
Transporte Sustentável
● Em curtas distâncias deixe o carro na garagem e faça uma caminhada, além de evitar a emissão de gases poluentes, faz bem à saúde;
● Andar de bicicleta também gasta calorias e poupa a natureza;
● Prefira carros que utilizem etanol ou energia elétrica e se possível use transporte coletivo, é um carro a menos poluindo o ar que respiramos;

● Dar carona aos amigos ou pegar carona pode ser divertido e sustentável.

Amanhã, tem as duas últimas dicas de sustentabilidade, na comemoração do Dia do Meio Ambiente!!!

SAÚDE - Últimas dicas para uma alimentação saudável

51. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.
52. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.
53. Para a sobremesa, prefira frutas da época.
54. Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.
55. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto pelas coberturas e chantilly.
56. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
57. Não compre alimentos que devem ser evitados.
58. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.
59. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.
E, por fim, vale essa dica:

60. Movimente-se!! Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!

ALTO DO RODRIGUES - Coroação da imagem do Sagrado Coração de Jesus

ALTO DO RODRIGUES - Flashs da missa de encerramento do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

Foi realizado na matriz de Nossa Senhora do Rosário, a missa de encerramento do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus. A celebração ficou por conta do pároco Francisco de Assis e o Diácono Cícero. Também foi coroado a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Antes da benção final, os fiéis fizeram uma mini-procissão no entorno da Praça da matriz. Antes de encerrar a missa, o padre Francisco abençoou um bebê. A música ficou por conta do competente Taildo Barros.

O prefeito Abelardo Rodrigues, a 1ª dama Rita Martins marcaram presença na missa, além de secretário, autoridades políticas e demais fiéis e devotos do Sagrado Coração de Jesus..

Se você é nosso amigo no facebook, terá acessos a todas as fotos.

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo Rodrigues e Rita Martins prestigiam missa de encerramento do Tríduo

Logo na 1ª fila, o prefeito Abelardo e a esposa (e 1ª dama) Rita Martins 
O prefeito Abelardo Rodrigues acompanhado da 1ª dama Rita Martins prestigiaram na noite desta sexta-feira, a missa de encerramento do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus. Além de participar da missa, serem afilhados do Sagrado Coração de Jesus, o casal percorreu todo a procissão na celebração do Sagrado Coração de Jesus. 

Com uma agenda bem movimentada, ainda assim, o casal encontra tempo para prestigiar às celebrações cristãs da comunidade católica do município.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Confira momento da entrada dos integrantes do Apostolado da Oração

Igreja católica hoje está em festa, celebrou na matriz, o encerramento do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus, confira como foi a entrada dos integrantes do Apostolado da Oração.

ALTO DO RODRIGUES - Missa de encerramento do Triduo do Sagrado Coraçãode Jesus

Acontece neste momento, na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, a missa de encerramento do Triduo do Sagrado Coração de Jesus

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Padre Francisco celebra missa de corpo-presente de dona Irene

Acabou de chegar na igreja de Tabatinga, o pároco Francisco de Assis. O padre está celebrando a missa de corpo-presente de dona Irene Fernandes Batista de Souza. Além dos seis filhos, ex-esposo, netos, netas e demais familiares, autoridades políticas do município e amigos de dona Irene da região.

O sepultamento do corpo ocorrerá no cemitério público João Mucuripe, no alto alegre.

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Multidão se despede de Irene

Uma multidão se despede de dona Irene Fernandes, mãe da vice-prefeito Emilia Patricia e do vereador Lobão. A família mudou o local do sepultamento do corpo, que acontecerá no cemitério do Mucuripe, no alto alegre.

Além dos muitos familiares, a 1ª dama Rita Martins, secretários de governo e autoridades políticas do município estão no ultimo adeus à dona Irene Fernandes Batista de Souza.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Williana Medeiros


Nesta sexta, queremos parabenizar a nossa amiga, Williana Medeiros que completa mais um aniversário. Para a mãe de João Manoel e Thiago desejamos Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito decreta luto oficial pela morte de dona Irene

O prefeito Abelardo Rodrigues decretou luto oficial em todo o município por três dias, devido a morte de dona Irene Fernandes Batista de Souza, de 66 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira, em Natal/RN

MEIO AMBIENTE - Na semana do meio ambiente, veja mais duas dicas de sustentabilidade

Reduza!
Reduzir, reutilizar e reciclar
● Diminua o consumo de produtos embalados, compre a granel e use sacolas de tecido;
● Vá pelo menos uma vez por semana ao mercado e compre somente o necessário, liste as coisas que são realmente necessárias.

Reutilize!
● Transforme coisas velhas em novas com um pouco de criatividade e materiais que tem em casa;

● Escolha produtos com embalagens retornáveis;

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Informações sobre velório e sepultamento de Dona Irene

De acordo com familiares, o velório de dona Irene Fernandes Batista de Souza, de 66 anos, ocorre na residência da mesma, próximo a capelinha, no distrito de Tabatinga. E o enterro do corpo será às 16h, no cemitério de Tabatinga.

ESPORTE - TRT proíbe jogos de ABC e América no Brasileirão entre 11 e 14h

Liminar concedida nesta quinta-feira (2) pela juíza Simone Jalil de Medeiros, da 1ª Vara do Trabalho de Natal, determinou a imediata suspensão das partidas oficiais de futebol do Campeonato Brasileiro de Futebol, aprazadas para as 11h, que envolvam times do Rio Grande do Norte.

A decisão da juíza foi tomada em Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho e já está em vigor, inclusive para a partida agendada para esse domingo (5), em João Pessoa, envolvendo Botafogo/PB e ABC/RN. Para formalizar sua ação, o procurador do trabalho José Diniz de Morais baseou-se em denúncia do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do RN, conforme abaixo-assinados dos jogadores de ABC e América.

Dentre os argumentos utilizados pelo procurador, destacam-se os estudos que apontam os prejuízos causados à saúde do jogador profissional de futebol quando submetido à prática do esporte em temperaturas elevadas e exposto aos raios ultravioletas no horário das 11h às 13h30.


Em sua decisão, a juíza reconhece que "a realização das partidas de futebol nos horários de temperaturas mais elevadas pode ocasionar diversos riscos à saúde dos jogadores envolvidos". Em caso de descumprimento por parte da CBF, a juíza arbitrou uma multa de R$ 2.000,00 por cada jogador envolvido.
Abc America-RN
Jogos no pingo do meio dia, tá proibidos pelo TRT

SAÚDE - Chegando fim de semana, não esqueça das dicas para uma alimentação saudável


41. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semidesnatado.
42. Evite chocolates, inclusive o diet.
43. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
44. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.
45. Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.
46. Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.
47. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
48. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.
49. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.

50. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Câmara Municipal emite Nota de Pesar


Ao tomar conhecimento da morte de dona Irene Fernandes Batista de Souza, ocorrida na tarde desta quinta-feira, em Natal/RN, a Câmara Municipal em nome de toda a edilidade e seus demais servidores, emite Nota de Pesar pela morte da mãe do vereador Antonio Leão, conhecido como Lobão, da vice-prefeita Emília Patrícia e ex-esposa do ex-vereador Jonas Augusto de Souza (Mê). 

Era dona uma mulher exemplar que criou seus seis filhos com dignidade, ensinando-os o caminho do bem, parte, deixando uma lacuna imensa na família e um exemplo de pessoa.

Este é um momento de dor impotente e muita saudade. Mas esse é também um momento para recordarmos quem foi dona Irene, grande mulher, mãe, avó, amiga, em vida, para que assim, ela possa viver eternamente em nossas memórias, em nossos corações, na nossa saudade! Recebam nossas condolências!

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Morre aos 66 anos, dona Irene, mãe da vice-prefeita e de um vereador

Dona Irene deixará saudades entre os seus
Faleceu em Natal nesta tarde, Irene Fernandes Batista de Souza, mãe da vice-prefeita Emília Patrícia e do vereador Antonio Leão (Lobão). Irene, lutava contra uma câncer de pulmão e nesta tarde perdeu a luta para esta doença. Foi casada com o ex-vereador Jonas Augusto de Souza (Mê) e deixa, além de um grande exemplo de mãe, mulher e amiga, seis filhos: Lobão, São, o cantor Higino, Andreia, Arcanja e a vice-prefeita Emília Patrícia. A família ainda não deu informações sobre velório e enterro de dona Irene. Recebam nossos sentimentos de pesar.

ALTO DO RODRIGUES - Polícia Civil prende homem que agrediu e espancou criança de 3 anos

Delegado civil Dr Thiago efetuando a prisão de Leonardo
Em uma ação rápida, a Polícia Civil (de Pendências) prendeu na manhã de hoje com a ajuda do Conselho Tutelar do município, um homem de 20 anos que agrediu e espancou uma criança de apenas três anos de idade. O caso ganhou repercussão nas redes sociais, depois que a tia da criança, espalhou as fotos da agressão a menor. A mãe da menina tem um relacionamento amoroso com o acusado Leonardo Xavier de Oliveira. Segundo a Polícia Civil, os motivos das agressões contra a criança, ainda são desconhecidos. O agressor autuado no artigo 129, inciso 9 e terá sua pena aumentada em um terço, conforme o inciso 7 do mesmo artigo.

Veja o que o Artigo 129
Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
§ 9º Se a lesão for praticada contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade: (Redação dada pela Lei nº 11.340, de 2006) Pena - detenção, de 3 (três) meses a 3 (três) anos. (Redação dada pela Lei nº 11.340, de 2006)

"Tudo vai ser apurado nos seus mínimos detalhes, e os responsáveis punidos como manda a lei", afirmou o policial civil Marones.
agressões à criança chocaram a população

ALTO DO RODRIGUES - Aquele abraço

Queremos nesta tarde de quinta, mandar aquele abraço para três pessoas queridas e nossos leitores especiais: O ex-vereador Nilio, o empresário Ivo de Aquino (esposo de Francy Modas) e o contabilista Zé Basílio Neto.

MEIO AMBIENTE - Na semana do meio ambiente, acompanhe outras dicas de sustentabilidade

Não contribua com a extinção da fauna e flora silvestre!Fauna e Flora
● Não comprar animais silvestres, o comércio ilegal de animais silvestres contribui para a extinção de muitas espécies, além da crueldade com que os animais são transportados e armazenados;
● Não consuma alimentos ou compre produtos derivados de espécies em extinção;
● Plante árvores, escolha as espécies nativas e que estão em risco de extinção. As árvores são de grande importância para manter o ar saudável e limpo.

Economize energia: bom para você, bom para a natureza!
Economia de energia
● Apague as luzes dos cômodos que não estão sendo usados;
● Use lâmpadas fluorescentes;
● Não deixe televisão e rádio ligados se ninguém estiver usando esses aparelhos;
● Aproveite a luz solar, abra as portas e janelas é mais agradável e faz bem para a saúde;

● Retire da tomada os eletrodomésticos após o uso.

NATAL - Prefeito Carlos Eduardo larga na frente com 36% das intenções de votos

Faltando quatro meses para as eleições municipais, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) é o pré-candidato que possui maior índice de intenções de votos, 36.3% na pesquisa estimulada (quando os nomes são citados). O número faz parte da primeira e mais completa pesquisa eleitoral visando as eleições de 2016, promovida pela parceria NOVO, 98FM e Consult Pesquisa. O levantamento começou a ser divulgado ontem no programa Repórter 98, da rádio 98FM, e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN 06487/2016. Foram ouvidos 800 eleitores em todas as regiões da cidade nos dias 24, 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com confiabilidade de 95%.

Ainda na estimulada, o segundo maior percentual é de pessoas que dizem não votar em nenhum dos candidatos citados, 23.8%. Os indecisos somam 12%. Isso significa que Carlos Eduardo lidera num universo que ainda possui 35,8% de eleitores “sem candidato”. Também na pergunta estimulada - quando o pesquisador apresenta os nomes de prováveis candidatos - o deputado Fernando Mineiro (PT) é o segundo colocado, com 4.8%; e Robério Paulino (PSOL) divide o 3º lugar com Rogério Marinho (PSDB), ambos com 4%.

Na sequência vêm os deputados Jacó Jácome (PSD), que aparece com 3.6%; Walter Alves (PMDB) com 2.8%; Kelps Lima (SD) com 2.4%; Rafael Motta (PSB) com 2%; e Márcia Maia (PSDB) com 1.6%. A pesquisa estimulada mostra ainda 1.5% das intenções para Luiz Gomes (PEN); 1% para George Câmara (PCDOB); 0.3% para Gleydson Batalha (PRP) e 0.1% para Geraldo Ferreira (PPS), presidente do Sindicato dos Médicos.

A Consult também fez simulações estimuladas excluindo alguns nomes para verificar o potencial de transferência de votos. Em todos os cenários, o atual prefeito mantém a liderança. No primeiro cenário sem Márcia Maia, George Câmara; Gleydson Batalha e Geraldo Ferreira, as intenções são as seguintes: Carlos Eduardo (37.9%), Mineiro (5,3%), Rogério Marinho (4.8), Robério Paulino (4.6%), Walter Alves (2.9%), Kelps Lima (2.6%), Rafael Mota (2,1%) e Luis Gomes (1,9).

Num segundo cenário onde Rogério Marinho, Walter Alves, e Kelps também são retirados e incluída Márcia Mia, as intenções são as seguintes: Carlos Eduardo (41.4%), Mineiro (5.6%), Robério Paulino (4.8%), Márcia Maia (2.5%), Rafael Mota (2.5%) e Luis Gomes (1.8%).

ESPONTÂNEA
Na pergunta em que nenhum nome de candidato é apresentado, quase 57% dos entrevistados afirmou não sabe em quem vai votar para prefeito; e outros 24.4% estão decididos: não votarão em ninguém. Dos do total de entrevistados, 14% indicou Carlos Eduardo Alves como seu candidato sem precisar ler listas de nomes. A exemplo da estimulada, Fernando Mineiro aparece em segundo, mas desta vez divide o posto com Rafael Motta, empatados com 0.8% das intenções.

A vice-prefeita Wilma de Faria (PTdoB), que declarou recentemente seu desejo de se candidatar a vereadora foi lembrada por 0.6% dos eleitores; o vereador Luiz Almir (PR), por 0.5%; e 0.4% indicaram os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT). O capitão da Lei Seca, Styvenson Valentin também foi citado e empata com o professor Robério Paulino (PSOL), ambos com 0.3%. E tiveram 0.1% das intenções, os deputados Rogério Marinho (PSDB) e Hermano Morais (PMDB); vereadores Klaus Araújo (SD), George Câmara (PCdoB) e Ranieri Barbosa (PDT); o governador Robinson Faria (PSD) e Sérgio Jerônimo.
Novojornal.jor.br

MISTÉRIO - Nem começou e o Brasil já é campeão em carregamento de peso

Sumiço de vigas de 110 toneladas é o mistério da Olimpíada
O furto da coisa pública mais pesada de todos os tempos foi o de seis vigas de aço: cinco de 40 metros de altura por 6 de largura e uma de 25 metros de comprimento por 6 de espessura.

As seis somavam mais de 110 toneladas e ajudavam a sustentar o Elevado da Perimetral, no Rio de Janeiro, junto com outras centenas de vigas parecidas. Ninguém, até agora, sabe ao certo o dia em que elas foram furtadas da capital fluminense em 2013. Pior: como as peças, a investigação anda meio sumida.

Essas toneladas de aço eram tão valiosas que o engenheiro responsável pela obra, Emílio Ibrahim, hoje com 86 anos, ia pessoalmente à Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, na década de 1970, negociar a compra do material. “Esse prefeito fez uma loucura ao derrubar a Perimetral. Ela era importante praticamente para toda a região metropolitana”, diz, citando um texto do arquiteto e urbanista modernista Lúcio Costa no qual ele descreve a Perimetral como um excelente mirante para admirar “as fachadas leste e norte do imponente mosteiro de São Bento”.

PENDÊNCIAS - Prefeito Ivan Padilha teve audiência com ministro Henrique Alves

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta quarta-feira (1º), em Brasília, o prefeito de Pendências, Ivan Padilha. O gestor municipal solicitou recursos para o projeto de urbanização de duas avenidas e dezesseis praças de Pendências Ivan Padilha também pediu apoio ao ministro Henrique Alves para a liberação de recursos em outras áreas, como saúde e educação.

ELEIÇÕES - Propaganda eleitoral no rádio e na TV terá duração de 35 dias

A partir do dia 26 de agosto, as emissoras de rádio e televisão deverão transmitir a propaganda eleitoral gratuita para que os candidatos a prefeito e vereador em todo o país possam expor suas propostas. Com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015 que alterou a Lei nº 9.504/97), o período da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. Portanto, o último dia de propaganda no primeiro turno será  29 de setembro, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.457. 

Os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Lei 13.165 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. 

Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h. 

A divisão deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. Em relação aos diversos fusos dos estados, o horário da propaganda eleitoral gratuita deverá sempre considerar o horário oficial de Brasília. 

ELEIÇÕES - Falta 120 dias para eleição

As eleições municipais acontecerão a exatos 120 dias.

SAÚDE - Comece esta quinta, com as dicas para uma alimentação saudável

31. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.
32. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.
33. Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
34. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.
35. Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.
36. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.
37. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.
38. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
39. Evite as preparações gratinadas.

40. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

BRASIL - Relator apresenta parecer sobre Cunha ao Conselho de Ética


O presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), anunciou que está disposto a dedicar toda a sessão desta tarde para a apresentação das conclusões de Rogério. Se a leitura for interrompida pelo início da ordem do dia, Araújo disse que retomará os trabalhos ainda hoje, assim que for concluída a votação no plenário. O objetivo é não atrasar o processo e votar o pedido de cassação de Cunha na próxima semana. “Quero acabar a leitura do relatório hoje”, declarou. .


BRASIL - Programa de bolsas abre inscrição para alunos da UFRN

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades continua com as inscrições abertas até o dia 10 de junho, para a oferta de cinco bolsas de estudos para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Lançado em 2011, o programa é uma iniciativa criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades dos dez países da região: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

As bolsas de estudo possuem o valor de R$ 12.546,30 correspondentes a € 3.000 (três mil euros) que deve ser usado como auxílio para custos com transporte, alimentação e hospedagem. As viagens devem ser programadas entre setembro de 2016 e dezembro de 2017.


Para participar, os interessados devem obedecer a  algumas exigências mínimas como ter uma média de 500 pontos no Índice  de Eficiência  Acadêmica Normalizado  (IEAN), ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% da grade curricular, ser brasileiro maior de 18 anos, entre outras exigências constantes no edital. As pré-inscrições no programa devem ser realizadas pelo site.

ALTO DO RODRIGUES - Açai entrega em domicílio

ALTO DO RODRIGUES - Flashs do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF - Município Aprovado

ALTO DO RODRIGUES - Presidente da Câmara Municipal prestigia II Fórum do Selo UNICEF

O presidente da Câmara Municipal se ausentou da sessão ordinária da Câmara Municipal, para prestigiar o II Fórum do Selo UNICEF - Município Aprovado, evento realizado pela prefeitura municipal com a participação de vários setores da sociedade, que ocorreu nas dependência da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel. 

Nixon Baracho, parabenizou a iniciativa do município em promover este fórum, destacou a importância do Selo UNICEF e as políticas públicas desenvolvidas pelo governo municipal em prol da juventude. O presidente da Casa legislativa, tratou de justificar aos presentes, a falta dos demais vereadores, que participavam, no mesmo horário, de uma sessão ordinária na Câmara Municipal. Com o fim da sessão, outros vereadores prestigiaram os últimos momentos do II Fórum do Selo UNICEF. 

ALTO DO RODRIGUES - Assistente Social fala das dificuldades em discutir violência sexual contra menores

A assistente social do CRAS, Angélica Padilha, apresentou as ações da pasta da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e expôs a título de informação, as dificuldades que a comunidade tem de discutir temas relacionados a violência sexual contra menores.

ALTO DO RODRIGUES - Coordenador da Atenção Básica lança proposta no Fórum do Selo UNICEF

II Fórum Selo UNICEF - Município-Aprovado
Na área de saúde, o coordenador municipal Antônio Flávio, falou sobre as ações desenvolvidas pela pasta para melhorar a qualidade de vida da comunidade destacando o incentivo a criação da lei municipal que garante a realização da Semana do Bebê, a garantia do direito a seis meses de licença maternidade concedida pela gestão municipal, e ressaltou as dificuldades de articular as ações de políticas públicas com alguns setores da sociedade, muitas vezes por conta de políticas partidárias.


Flávio lançou a proposta de criar uma lei municipal que garanta ao cidadão altorodriguense o direito a licença paternidade, desde que o homem participe rotineiramente de consultas preventivas nas unidades de saúde, sugestão que despertou o interesse da mediadora do Selo Unicef presente no evento, Bárbara Faria, que inclusive disse que iria apresentar a ideia ao Ministério da Saúde.

ALTO DO RODRIGUES - Presidente do COMDICA participa do II Fórum do Selo UNICEF


II Fórum Selo UNICEF - Município-Aprovado
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e articulador do Selo UNICEF no município, Rodrigo Moura, apresentou aos presentes do que se trata o Selo Unicef e como se dá o processo para a conquista do mesmo pelo município. Além de Rodrigo, participaram também do debate uma representante do Núcleo da Criança e do Adolescente de Alto do Rodrigues e membros das secretarias envolvidas.

ALTO DO RODRIGUES - Secretário de comunicação, representou o prefeito Abelardo Rodrigues

No II Fórum do Selo UNICEF Município-Aprovado, o secretário de comunicação e Eventos, Abelardo Neto, representou o prefeito Abelardo Rodrigues cumprindo agenda administrativa, em Natal/RN. Abelardo Neto, visitou os standes e durante o debate destacou às ações de políticas públicas desenvolvidas pela atual gestão e os investimentos que foram feitos pela atual gestão com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da comunidade, especialmente as crianças e adolescentes, citando como exemplos a climatização nas escolas municipais, apoio pedagógico, bolsa auxílio para estudantes universitários, incrementação do dejejum nas escolas da rede municipal de ensino, entre outros.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura promove o II Fórum Comunitário Selo UNICEF município-Aprovado

Uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desportos, Saúde e Assistência Social, aconteceu na manhã desta quarta-feira (01), nas dependências da escola municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, o II Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016, evento que teve por finalidade debater as ações de políticas públicas voltadas especialmente para os direitos da criança e do adolescente, uma vez que o município concorre ao selo cujo o resultado será conhecido em 15 de dezembro do corrente ano.

O evento foi aberto no ginásio Omar Rodrigues com uma feira expositora idealizada pelos três setores da gestão municipal envolvidas diretamente nas ações (educação, saúde e assistência social) reunindo secretários, estudantes das zonas urbana e rural do município, coordenadores de projetos sociais (CRAS, Despertar), adolescente e crianças, representantes do Comdica e Conselho Antidrogas, Conselho Tutelar, autoridades políticas (presidente da Câmara Municipal e vereadores), e religiosas (padre Francisco, pastor Carlos) e a comunidade em geral.

SAÚDE - Alimentos devem ter advertência no rótulo para alérgicos a partir de julho

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quarta-feira (1º) manter o prazo para que a indústria de alimentos e bebidas tenha que informar, nos rótulos dos produtos, a presença de ingredientes que possam causar alergias. A norma que prevê a advertência nos rótulos foi aprovada pela agência em junho do ano passado e está prevista para entrar em vigor no dia 3 de julho deste ano.

O pedido de adiamento era feito por representantes da indústria a pouco menos de 40 dias para o fim do prazo que as obrigaria a fazer a alteração nos rótulos. Cerca de 35 associações de empresas enviaram pedidos para prorrogar o prazo por até mais um ano e seis meses, de acordo com a Anvisa. A indústria alegava que o prazo inicial, de um ano, havia sido insuficiente para adequação das embalagens dos produtos. Segundo a resolução, todas as embalagens de alimentos e bebidas deverão exibir o alerta “alérgicos: contém…” em letras maiúsculas e em negrito logo após a lista de ingredientes, ao lado do já conhecido “contém glúten”.

Leite, ovos, trigo, peixe, crustáceos, soja, diferentes tipos de castanha e látex natural -alguns dos ingredientes mais relacionados a alergias alimentares- devem ser informados nos rótulos. Antes, a crítica era que a presença destes componentes não era divulgada ou que eles eram informados com nomes técnicos. A decisão pela manutenção do prazo ocorreu por unanimidade, após reunião da diretoria colegiada da agência nesta quarta. Para o diretor Renato Porto, relator da proposta, a adoção de etiquetas para serem inseridas em cima dos rótulos originais é uma solução que pode ser adotada pela indústria até a alteração completa das embalagens.

MEIO AMBIENTE - Na semana do meio ambiente, segue dicas de sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade de se desenvolver econômica e socialmente respeitando a natureza, consiste em usar racionalmente os recursos naturais e evitar causar danos ao meio ambiente, é garantir a sobrevivência das próximas gerações. Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer toda a diferença e contribuir para a sustentabilidade do planeta e a recuperação dos danos já causados.

Economia de águaEconomizar água é algo essencial!
● Fechar as torneiras quando elas não estiverem sendo usadas;
● Desligar o chuveiro para ensaboar o corpo ou fazer a barba;
● Consertar encanamentos com problemas para evitar pingos e vazamentos;
● Reutilizar a água da lavagem de roupas para lavar o quintal;

● Recolher a água da chuva e usar para regar as plantas.

Respeitar a Terra e não poluir é sustentabilidade!
Produtos orgânicos● Evitar o uso de sacolas plásticas;
● Consumir menos carne bovina ajuda a economizar água também e evita o desmatamento;
● Dar preferência aos produtos orgânicos, que são saudáveis e não agridem o solo com agrotóxicos;
● Evite o uso de produtos químicos na limpeza de casa, para lavar roupas e louça. Escolha produtos de limpeza biodegradáveis, que se decompõe na natureza.

COMUNICAÇÃO Blog do BG estreia hoje o MEIO DIA RN

IMG-20160601-WA0004
Chegou o dia. Hoje Bruno Giovanni começa hoje um novo projeto. Após 30 dias de abstinência, BG estreia hoje, na 98 FM. Durante uma hora e meia de programação, BG e seus colaboradores, trarão as principais notícias das redes sociais e uma marca do apresentador,  a independência, a interatividade, e principalmente a participação do ouvinte dizendo o que quer e o que bem entende.