Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

SAÚDE - Dicas para prevenir o câncer de próstata

A próstata é uma glândula masculina localizada à frente do reto e abaixo da bexiga. Tem o formato de uma maçã e possui o tamanho de uma noz. Apesar de ser pequena, exige cuidados, assim como os demais órgãos do corpo. É responsável por produzir parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, e envolve o início da uretra, tubo que elimina a urina armazenada.

A próstata é onde ocorre o segundo tipo mais comum de câncer nos homens brasileiros e o sexto tipo de câncer mais comum do mundo. A maior parte dos cânceres de próstata se origina nas células das glândulas que constituem a próstata e são conhecidos como adenocarcinomas. A doença se manifesta principalmente em homens a partir dos 50 anos, mas isso não significa que você só deve começar a se preocupar com a doença quando estiver se aproximando da idade de risco. O exame de toque retal deve começar a ser feito anualmente a partir dos 40 ou 45 anos de idade.

Exames
Os exames são muito importantes para identificação do câncer na fase inicial, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento. São eles:
Dosagem de PSA total e/ou livre no sangue – Esse exame avalia os níveis dessa substância no sangue. Os valores encontrados podem ajudar a diferenciar os cânceres benignos dos malignos.
Exame de toque retal - É um dos exames mais importantes para diagnosticar a doença, mas infelizmente a maioria dos homens ainda foge desse exame, pois se sente constrangida pela forma como ele é realizado. O médico introduz o dedo no reto do paciente para apalpar a próstata e detectar possíveis áreas suspeitas na glândula. É um exame indolor e rápido.

Alimentação
Adote uma alimentação rica em vegetais, frutas, legumes, grãos, fibras e cereais integrais. É importante consumir alimentos como couve-flor e brócolis.
Evite o consumo de álcool ou consuma com moderação;
Reduza a quantidade de gordura consumida, principalmente de origem animal;
Consuma vitaminas A e D, chá verde, tomate (fonte de licopeno, pigmento que dá cor ao tomate) e selênio (mineral com ação antioxidante. Presente na castanha do Pará).

Hábitos saudáveis
Procure manter o peso na medida certa;
Pare de fumar ou reduza a quantidade de cigarros fumados. Segundo cientistas norte-americanos, os fumantes diagnosticados com câncer de próstata tem maior probabilidade de morrer da doença do que os não-fumantes e correm mais risco de desenvolver tumores mais agressivos.
Pratique no mínimo 30 minutos de atividade física diariamente.

Cuidados
Fique atento a sintomas como presença de sangue na urina, incômodo ao urinar (dor ou ardência), jato urinário mais fraco que o normal, dor durante a ejaculação ou necessidade de urinar com frequência, principalmente durante à noite. Se sentir algum desses sintomas, procure um médico para avaliação. O câncer de próstata tem cura quando identificado nos estágios iniciais da doença. Portanto, a prevenção e cuidado são os melhores remédios.

Nenhum comentário: