Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 8 de novembro de 2016

ESTADO - Sistema Adutor Médio Oeste passará por limpeza antes de ser reativado

A Adutora Médio Oeste, também conhecida como Arnóbio Abreu, deve voltar a funcionar esta semana. Os municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu voltarão a ser abastecidos após obra realizada no sistema adutor pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Os municípios estavam incluídos na lista de cidades em colapso em razão de obra que estava ocorrendo no sistema de abastecimento. Esta semana será feito o trabalho de limpeza do sistema e haverá testes na distribuição da água, pois o sistema permaneceu 60 dias paralisado. Mesmo com o retorno da água a orientação é que a população continue a economizar o produto, pois, caso não chova a água disponível deve ser suficiente por abastecer as cidades pelos próximos seis meses.


A captação da Adutora Médio Oeste fica em um local de difícil acesso entre os municípios de Triunfo Potiguar e Jucurutu. A água é retirada da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que vem diminuindo de volume. Por este motivo, foi necessária estender em um quilômetro o novo ponto das bombas utilizadas para captar a água. Do ponto original, o local da captação quando a barragem está em seu volume normal, as bombas já estão distantes 2,5 quilômetros.

Foram implantados um quilômetro de tubos com diâmetro de 300 mm, novas bombas e quadros de comando, assim como houve mudança no sistema elétrico para comportar a mudança no bombeamento de água. O período de obra em 60 dias também foi necessário porque as condições locais do terreno são adversas por se tratas de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada.

Nenhum comentário: