Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

BRASIL - Ministro Teori Zavascki suspende operação Métis

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ao meio-dia desta quinta-feira (27), por meio de liminar, a suspensão da Operação Métis, que apura suposta tentativa de policiais do Senado de obstruir investigações de parlamentares na Operação Lava Jato. A decisão provisória vale por dez dias.

Zavascki também mandou transferir todo o processo relativo à operação da Justiça Federal do Distrito Federal para o STF. O ministro do Supremo tomou a decisão depois de analisar pedido do advogado Ivan Morais Ribeiro, do policial legislativo Antônio Tavares dos Santos Neto, preso e solto na última sexta (21), que requereu ao Supremo a anulação da Operação Métis.

Na ação, a defesa do policial argumentou que o juiz Vallisney Souza Oliveira, da primeira instância da Justiça Federal em Brasília, invadiu competência do STF, ao autorizar busca e apreensão no Senado. Na decisão, o ministro Teori Zavascki afirmou que, diante de evidências de que houve usurpação de competência por parte do juiz, foi necessário conceder a liminar para suspender a investigação e determinar a remessa do processo ao STF. 

Nenhum comentário: