Memorial às vítimas de Covid

sábado, 18 de julho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Happy Holy católico abre o IV Congresso Jovem

Veja alguns flashs do movimento católico jovem chamado Happy Holy, que aconteceu a poucos instantes pelas principais ruas da cidade.

De acordo com a programação, amanhã será realizado o Congresso, começando as 8h da manhã, na quadra Municipal Omar Rodrigues Filho, encerrando com a Santa Missa as 18h. 

ALTO DO RODRIGUES - Servidores da educação destacam valorização do prefeito com os supervisores

ESPORTE - Alice Melo conquista a 6º lugar na categoria Keirin do Ciclismo de Pista no Pan de Toronto 2015

Sem títuloA mossoroense Alice Melo encerrou a sua participação na categoria Keirin do Ciclismo de Pista. Na fase de 1° a 6°, Alice ficou na sexta posição. A competição foi disputada do Velódromo de Cisco Milton, em Milton, Ontário-CAN. Na Serie 1, Alice terminou na terceira colocação e ganhou o direito de competir na fase final.

A canadense Monique Sullivan levou a medalha de ouro, enquanto a cubana Lissandra Guerra ficou com a prata e a colombiana Juliana Rendon ficou com o bronze.

Neste sábado (18), Alice voltará ao Velódromo para disputar a categoria Velocidade, a partir das 12h (horário de Brasília). Além da brasileira, a competição contará com as participações das seguintes atletas:

Deborah Coronel (Argentina); Kate O’brien e Monique Sullivan (Canadá); Maria Diana Garcia e Juliana Rendon (Colômbia); Lissandra Guerra (Cuba); Karen Cruz (El Salvador); Joanne Rodriguez e Maria Jimenez (Guatemala); Frany Fong e Luz Gaxiola (México); Mariaesthela Vilera (Venezuela).
As Finais da categoria Velocidade serão disputadas no domingo (19), às 20h (horário de Brasília.

ALTO DO RODRIGUES - Acompanhe os melhores momentos da entrevista sobre educação à distância



ALTO DO RODRIGUES - Programa Conversando Com o Seu Prefeito abre espaço para a opinião da população


HUMOR - Viciada em Game Of Thrones, Dilma manda construir um trono de ferro

Fã da série Game Of Thrones, Dilma Rousseff se encantou pelo trono de ferro, e pediu para sua equipe construir um. Ao invés de uma cadeira normal, Dilma pretende usar o trono no Palácio do Planalto. É uma ideia inovadora que até então nenhum presidente pensou. 

O Planalto não divulgou quanto foi gasto para construir o trono de ferro, mas é provável que a ideia provoque um interesse de pessoas fã da série, em disputar o trono de ferro nas próximas eleições para presidente. "Nunca quis ser presidente, mas, como fã de Game Of Thrones, quero me candidatar e disputar o trono de ferro", disse o estudante Mario Moreira de Melo Morais Moura, 25 anos. 

O cientista político albanês, Dibra, acredita que a construção do trono tem um propósito: transformar o Brasil em uma monarquia absoluta proclamando Dilma a Rainha e Lula o Rei.

essa noticia é ficticia, sem qualquer fundo de verdade, servindo apenas para o entretenimento do leitor

sexta-feira, 17 de julho de 2015

ESPORTE - Pensando no acesso, Toninho chega ao ABC para quebrar jejum em casa

O novo técnico do ABC chega a Natal nesta sexta-feira com planos bem objetivos: levar o ABC ao G-4 da Série B do Brasileirão e conquistar o acesso à elite do futebol. Contratado nesta quarta-feira, Toninho Cecílio vem seguindo a campanha do novo clube e ressaltou a competitividade e a qualidade do elenco Alvinegro. Animado com o próximo trabalho, ele citou nomes como Edno, Saulo e Ronaldo Mendes, além de Neto Coruja e Leonardo Luiz, com quem já trabalhou no Vitória e XV de Piracicaba, respectivamente.

- O Rodrigo (Pastana, superintendente de futebol do ABC) me ligou na quarta à noite, me fez o convite e eu aceitei a proposta. Já acompanho o ABC e me parece um clube muito organizado. O treinador precisa de um mínimo de estrutura para trabalhar e o ABC me dá essa condição. A expectativa é a melhor possível. A partir de agora assumo uma responsabilidade e quero consolidar um trabalho na divisão: tentar aproximar o ABC do G-4 e colocar o time na Série A. Esse é o desafio. Não vou chegar com desculpas, não é o meu perfil. Mesmo não tendo o maior orçamento da Série B, o ABC pode encostar, sim, no grupo de cima - afirmou Toninho, que já trabalhou com Rodrigo Pastana no Grêmio Prudente.

COLÍRIO - Delícia em dose dupla


ALTO DO RODRIGUES – Notícias do governo Construindo Um Novo Tempo


COMUNICAÇÃO
Amanhã (18), na FM “comunitária” local, das 12 às 13h, será transmitido o programa institucional Conversando Com o Seu Prefeito e as convidadas especiais são da área da educação: A coordenadora pedagógica, Socorro Fernandes e a coordenadora dos Anos Iniciais, Ionara Rodrigues. Além das duas coordenadoras, o programa terá a participação das supervisoras educacionais, Dijandira Ferreira, Mara Núbia e Kátia Souza, que irão abordar sobre o trabalho desenvolvido nas Escolas. Entre outros temas, será abordada a valorização salarial conquistadas nos últimos anos. Pensa que acabou as atrações do programa? Francisco Junior, responsável pela Educação de Ensino à Distância participará do programa. Além de todassss essas participações, o programa definitivo ainda abre espaço para ouvir a população no quadro “O Povo Fala”. O Conversando Com o Seu Prefeito tem produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do locutor das multidões, Fran Seixas.

SAÚDE
A secretaria municipal de saúde realizará no próximo dia 23, às 09h, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública com o objetivo de fazer uma prestação de contas do relatório quadrimestral das ações da secretaria. A secretaria já realizou com sucesso absoluto a Conferência Municipal de Saúde.

ASSISTÊNCIA SOCIAL (SEMTHAS)
A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, sob o comando de Francleide Campos, anuncia para o dia 07 de agosto a realização da VI Conferência da Assistência Social. O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra, com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo á 2026”.

EDUCAÇÃO
O município faz parte do O Pacto de Alfabetização pela Idade Certa tem previsão de iniciar em agosto de 2015. A informação foi confirmada por Mirna França, coordenadora de formação continuada de professores- MEC. O município de Alto do Rodrigues aderiu ao programa de formação continuada PNAIC, desde 2013. Cerca de 52 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino participaram do curso nos dois anos de execução do programa. O PNAIC entra no seu terceiro ano de execução com objetivo de promover capacitações focadas em práticas pedagógicas, contribuindo diretamente para o alcance de resultados positivos de ensino-aprendizado na alfabetização dos alunos.

AGRICULTURA
Sabe aquelas reuniões entre a secretaria, o prefeito Abelardo e as comunidades com o objetivo de economizar água? Surtiu efeito e se expandiu. Agora, será a vez do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e a Agência Nacional de Água (ANA) convidar todos, para uma grande reunião regional com o objetivo de apresentar números e estatísticas do consumo de água na região, regras de restrição para usos da água destinados à irrigação e apicultura no entorno da barragem. A reunião está marcada para o dia 05 de agosto, às 09h, no Auditório da UERN (Rua Sinhazinha Wanderlei, s/n - Assu). Diversas autoridades do estado e do governo federal foram convidadas para esta reunião. Além de prefeitos e vereadores da região, deputados estaduais, federais, Ministério Público (estadual, federal) e a Procuradoria da República, situada em Assu.

BRASIL - Depois de ter sido citado por delator da lavajato, presidente do Câmara, rompe com governo Dilma

Em rota de colisão com o Planalto desde que assumiu a Presidência da Câmara, no início do ano, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) oficializou na manhã desta sexta-feira (17) o seu rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff. Cunha afirmou que a partir de agora será oposição, mas enfatizou que não atuará contra o governo como presidente da Casa.

"Estou oficialmente rompido com o governo a partir de hoje. [...] Teremos a seriedade que o cargo ocupa. Porém, o presidente da Câmara é oposição ao governo", disse, nesta sexta. Cunha acusou o governo de ter orquestrado uma campanha contra ele na Operação Lava Jato e disse que há um "bando de aloprados" no Planalto, mas se negou a responder quem seriam essas pessoas.

Nesta quinta (16), ele foi acusado pelo lobista Júlio Camargo de receber US$ 5 milhões de propina. O deputado, que nega as acusações, criticou os procedimentos do juiz Sergio Moro, que tomou o depoimento de Camargo. Segundo o peemedebista, por ser um juiz de 1º grau, Moro não poderia ter colhido depoimentos contra alguém que tem foro privilegiado –a prerrogativa é do Supremo Tribunal Federal.

"Ele violou o procedimento de foro privilegiado. O juiz acha que o Supremo se mudou para Curitiba", provocou. Cunha informou que seus advogados ingressarão com uma reclamação no STF para que o processo seja transferido para o STF, e disse: "Ser denunciado não significa que é culpado". Apesar das críticas feitas ao juiz, Cunha afirmou não acreditar que ele esteja sofrendo influência do governo, como diz estar acontecendo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "É óbvio que Moro não está orquestrado com o governo. Não vou brigar com ele. Mas farei uma reclamação para que o caso vá para o Supremo. Ele fez o que não tinha competência para fazer", disse.

ESPORTE - Atleta mossoroense representa o país no ciclismo, no Panamericano de Toronto

Foto: Arquivo Pessoal
Atleta mossoroense representa o Brasil no ciclismo
A atleta mossoroense Alice Melo, de 20 anos, realizará nesta sexta-feira (17), a sua primeira participação em jogos Pan-Americanos. A estreia na competição será às 12 horas (horário de Brasília), pela categoria Keirin, no Velódromo Cisco Milton, em Milton, Ontário-CAN.

Alice Melo terá como adversárias a canadense Monique Sullivan (26 anos), a colombiana Juliana Gaviria Rendon (24 anos), a venezuelana Mariaesthela Vilera (26 anos) e a argentina Deborah Coronel (21 anos), pela Serie 1.

Em seguida, será disputada a Serie 2,onde estão a cubana Lissandra Guerra (27 anos), a mexicana Luz Gaxiola (22 anos e que conquistou a medalha de prata no Pan de Guadalajara- MEX em 2011), a salvadorenha Karen Cruz (28 anos), a guatemalteca Maria Jimenez Galicia (29 anos) e a equatoriana Miryam Nuñez Padilla (20 anos). A final da categoria Keirin está programada para as 19 horas (horário de Brasília). No sábado (18), Alice disputará também na categoria Velocidade.

PRINCIPAIS CONQUISTAS DE ALICE NA CARREIRA:
Campeã (keirin, perseguição individual, velocidade individual e velocidade por equipes) brasileira (2014) Campeã (scratch) brasileira júnior (2012)

quinta-feira, 16 de julho de 2015

POLÍTICA - Câmara mantém 4 anos de mandato na reforma política; decisão sobre doações é adiada

Ordem do Dia da sessão extraordinária destinada a votar os destaques, em segundo turno, da PEC da reforma política (Proposta de Emenda à Constituição 182/07)
O Plenário da Câmara dos Deputados decidiu manter nesta quarta-feira (15) o mandato de quatro anos para presidente da República, governadores, prefeitos, vereadores e deputados. Senadores continuam com mandato de oito anos.

Os deputados retiraram do texto da reforma política (PEC 182/07), na votação em segundo turno, a alteração desses mandatos para cinco anos. E mantiveram o fim da reeleição para presidente da República. A data de posse de governadores e presidente, que mudaria para 4 e 5 de janeiro, permanecerá em 1º de janeiro.

Já a discussão sobre as doações das empresas, a maior polêmica da reforma política, foi adiada para agosto. Um questionamento regimental do líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), inviabilizou a análise de destaques para retirar do texto a autorização para as doações das empresas aos partidos. O financiamento empresarial de campanhas está sendo questionado no Supremo Tribunal Federal (STF), o que trouxe o assunto para o Legislativo.

NATAL - Mulher é assassinada a tiros no bairro do Alecrim


Uma mulher identificada como Joana D'arc da Silva Ramiro foi morta a tiros na manhã desta quinta-feira (16) no bairro do Alecrim, no cruzamento da Rua dos Canindés com Av. Presidente Bandeira. Ela estava no banco do carona do carro que o marido dirigia, quando outro veículo parou ao lado e homens começaram a atirar. Ao todo foram sete disparos e o marido da vítima não foi atingido, mas sofreu ferimentos dos estilhaços dos vidros perfurados. A equipe do Itep está no local fazendo a perícia e remoção do corpo e até agora não se sabe quais os possíveis motivos para o crime. A Polícia Militar realiza buscas no entorno do local e a Polícia Civil irá investigar o caso.

Novojornal

REGIONAL - Barragem Armando Ribeiro Gonçalves terá suspensão no fornecimento de água

Prezados Senhores,

Informo que no dia 22 de julho de 2015 (quarta-feira), das 9h às 17h, a liberação de água a partir da barragem Engº Armando Ribeiro Gonçalves será interrompida para realização de uma inspeção na estrutura de tomada de água. A liberação de água será retomada tão logo sejam concluídos os trabalhos, com a mesma vazão vigente atualmente (5 m³/s).

Prezados Senhores,

Informo que no dia 22 de julho de 2015 (quarta-feira), das 9h às 17h, a liberação de água a partir da barragem Engº Armando Ribeiro Gonçalves será interrompida para realização de uma inspeção na estrutura de tomada de água. A liberação de água será retomada tão logo sejam concluídos os trabalhos, com a mesma vazão vigente atualmente (5 m³/s).

 Atenciosamente,

Wesley Gabrieli de Souza
Especialista em Recursos Hídricos
Agência Nacional de Águas
Superintendência de Regulação
SIA – Trecho 4 – Lote 370 – Sala 302

POLÍTICA - Ameaça a doações de empresas adia conclusão de reforma na Câmara

Um impasse sobre a manutenção do financiamento privado adiou a conclusão do texto da chamada reforma política para agosto, após o recesso parlamentar. Nesta quarta (15), os deputados iniciaram a análise de mudanças ao texto-base, que reúne reúne um conjunto de medidas em uma única PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Durante a votação de um destaque que poderia proibir o financiamento privado, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), suspendeu a sessão e convocou os líderes para uma reunião, em que se decidiu adiar a votação. "Há um problema regimental sério que eu preciso decidir com segurança. Todas as decisões regimentais que eu tomei aqui, foram confirmadas, até agora, pelo poder judiciário. Eu não posso correr um risco em uma decisão que eu possa sofrer contestação e não ganhar", afirmou Cunha.

Ele negou que tenha manobrado para não correr risco de perder o financiamento empresarial, defendido por ele durante as discussões da reforma eleitoral. "Isso eu poderia não votar por qualquer motivo, não precisa de manobra para isso, para tomar a decisão de não votar", disse.

ALTERAÇÕES
Antes de suspender a sessão, os deputados mantiveram o mandato de quatro anos para todos os cargos eletivos no país. Dois destaques foram apresentados para aumentar a duração para cinco anos, como havia sido aprovado pelos deputados na votação do texto-base. No entanto, para que o trecho fosse mantido, eram necessários 308 votos favoráveis -mínimo regimental exigido para se alterar a Constituição. O resultado, no entanto, foi de 296 votos favoráveis e 154 contrários, com duas abstenções.

Os quatro anos de mandato continuarão a valer para presidente, governadores, deputados federais, estaduais e distritais, prefeitos e vereadores. No caso dos senadores, o período permanece nos atuais oito anos. Apesar da mudança, foi mantido o fim da reeleição para os cargos do Executivo.

Parlamentares alegam que a mudança para cinco anos não foi bem recebida pela sociedade, principalmente, em relação aos deputados. "A gente acabou com a reeleição, mas deputado pode se reeleger quantas vezes quiser e ainda assim ia aumentar o seu tempo de mandato? Não pegou bem", disse o líder interino do PSDB, Nilson Leitão (MT). Os deputados também mantiveram a atual data da posse presidencial e de governadores para o dia 1º de janeiro. Na primeira votação, os deputados haviam alterado para os dias 5 e 4 de janeiro, respectivamente.

Nesta terça, os deputados também finalizaram a votação do projeto de lei que integra o pacote da reforma política da Casa. O texto, que não altera a Constituição, reduziu o tempo do período eleitoral de 90 para 45 dias e criou limites para o financiamento e gastos de campanhas. Os deputados também restringiram a participação de partidos nanicos na formação das coligações eleitorais em eleições majoritárias.

Câmara e Senado votam há algumas semanas, separadamente, propostas de reforma política. Em vários casos, os pontos defendidos pelos deputados são divergentes daqueles apoiados pelos senadores, o que aumenta as chances de medidas não saírem do papel. Também foi aprovada a criação de uma janela temporal para a troca de partidos. Outra alteração é a inclusão de doações eleitorais de empresas na Constituição, mudança que deve ser mantida pelos senadores.

ESPORTE - Gilmar Dal Pozzo não é mais treinador do ABC

Gilmar Dal Pozzo não treina mais a equipe do ABC
O catarinense Gilmar Dal Pozzo não treina mais a equipe do ABC. A saída do treinador do clube alvinegro foi confirmada na noite desta quarta-feira (15), pela assessoria de imprensa do time. A diretoria alvinegra se reuniu, agradeceu à contribuição que Gilmar deu ao clube e decidiu pela saída do treinador catarinense, que estava no ABC desde maio deste ano. O superintendente de futebol abecedista, Rodrigo Pastana, quer trabalhar ainda hoje a fim de que um novo nome seja definido até a reapresentação do grupo, na tarde desta quinta-feira (16). 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

(IN)SEGURANÇA - Equipe da TV Assembleia é assaltada durante reportagem no bairro de Mãe Luíza

65IU6I3
Nem mesmo os profissionais de comunicação, em horário de trabalho, estão livres da violência em Natal. Na manhã desta quarta-feira (15), uma equipe da TV Assembleia foi assaltada quando estava fazendo uma matéria no bairro de Mãe Luíza.

A ação criminosa aconteceu em frente ao ginásio poliesportivo do bairro, próximo ao farol. De acordo com informações da TV Assembleia, a equipe produzia uma matéria sobre um trabalho acadêmico desenvolvido no bairro, quando foi abordada por um grupo de quatro marginais.

A equipe era formada por uma jornalista, um motorista e um cinegrafista. Os criminosos levaram duas joias e um celular. A polícia foi acionada, mas nenhum suspeito foi detido até o momento.

ESTADO - Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres publica nota de repúdio plena chacina das 5 mulheres


A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN manifesta, publicamente, indignação e repúdio ao assassinato de cinco mulheres na cidade de Itajá, na madrugada desta quarta-feira (15) assim como presta solidariedade aos familiares das vítimas.

A SPM-RN está acompanhando o trabalho sério que já vem sendo desenvolvido pela  Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado na investigação desses crimes. Essa tem sido uma postura constante do Governo do Estado e da Sesed. Ressaltamos que qualquer ato de violência doméstica, sexista, moral, patrimonial, sexual e psicológica, deve ser rigorosamente investigado e punido.

Nesse sentido, a SPM-RN  está empenhada na consolidação de uma política de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, com a implementação do programa “Mulher, Viver sem Violência”,  por meio do funcionamento das Unidades Móveis de atendimento e da construção Casa da Mulher Brasileira, cujo objetivo é a ampliação do acesso das mulheres as políticas públicas.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura investe no esporte amador, Listrada venceu todos e todas

Se tem uma área que recebe incentivo no governo do prefeito Abelardo Rodrigues, é o esporte. Os resultados apontam para mais incentivos. Neste fim de semana, a coordenaria de esporte, através da prefeitura, apoiou o Torneio de Minicampo no distrito de Listrada. Em duas categorias, Adulto e juveil, participaram dez equpes: Arapuá, Barrocas, Assentamento, Listrada Adulto, Listrada Juvenil, Os Primos, Ponciana, Diba, Estreito e Ipanguaçú. As equipes de Listrada, arrastaram todos os títulos, tanto da categoria adulta como na juvenil.
fotos: edenilson melo

PARNAMIRIM - Aposta feita em lotérica do município, leva prêmio de R$ 25 milhões da dupla-sena


Quem fez aposta para a dupla-sena em Parnamirim é bom conferir o resultado, pois você pode ser o (a) mais novo (a) milionário (a) do pedaço. Confira os números sorteados 01, 02, 19, 23, 36 e 41

ITAJÁ - Polícia Civil vai investigar chacina de 5 mulheres em bordel no município


A Polícia Civil vai investigar o caso que abalou o município de Itajá, de uma população de apenas 7 mil habitantes. Nas primeiras horas desta quarta-feira, 15 de julho, aconteceu uma das suas maiores chacinas da história. Cinco mulheres foram mortas dentro de um bar aonde funcionava uma casa de prostituição no município de Itajá, Região do Vale do Assú. 

Segundo a PM as vítimas são: Patrícia Regina Nunes de 37 anos de idade, natural de Fernando Pedroza (já morou no Alto do Rodrigues), Maria Daiane Batista, 20 anos, natural de Itajá; Cassia Raiane Santiago, de 17 anos de idade, natural de Assú e residente no Alto São Francisco, além de outras duas mulheres identificadas apenas como Menininha e Ceiça, foram mortas. No local funciona o cabaré de “Patrícia Sapatão” que também foi atingida e morreu no local. Dois corpos foram encontrados em uma sala, outros dois na cozinha, enquanto a quinta vítima foi morta no banheiro de uma suíte. 

Segundo informações, os pistoleiros estavam em um veículo tipo Celta de cor preta e utilizaram armas de diversos calibres.  

ALTO DO RODRIGUES - Saiu a lista dos candidatos habilitados na prova prática para o Conselho Tutelar

A Comissão do processo eleitoral, ligado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), divulgou a lista final com os nomes dos candidatos habilitados a participar da prova prática para a eleição do Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues. 

O próximo passo será a aplicação da prova que acontecerá dia 19 de julho de 2015, a partir das 08h00, na Escola Walfredo Gurgel. As eleições acontecerão em todo o Brasil, na mesma data, e cabe às Prefeituras oferecer apoio logístico para o processo, confira lista:

terça-feira, 14 de julho de 2015

GUAMARÉ - Ex-prefeito é condenado pela MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu obteve uma sentença favorável condenando o ex-prefeito de Guamaré, José da Silva Câmara, conhecido como Dedé Câmara, por não prestar contas de convênios firmados junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que incluíam recursos voltados às escolas do Município. O réu ainda pode recorrer da decisão.

Os convênios representaram repasses de aproximadamente R$ 315 mil relativos aos programas de Educação de Jovens e Adultos (Peja), Alimentação Escolar (Pnae) e Transporte Escolar (Pnate). Os prazos para a entrega das prestações de contas expiraram em 2007 e documentos comprovam que, pelo menos, até 2013 a documentação não havia sido enviada ao Governo Federal.

Naquele ano foram repassados R$ 180 mil pelo Peja, mais R$ 115.174,40 do Pnae e R$ 19.390 do Pnate. A ação original do MPF é de autoria do procurador da República Emanuel Ferreira e hoje o processo está sob responsabilidade do procurador Victor Queiroga. O Ministério Público ressalta que a não prestação de contas deve ser encarada como conduta de extrema gravidade, pois pode ocultar práticas mais graves, como mal uso dos recursos públicos, além de dificultar a fiscalização.

O ex-prefeito chegou a alegar que não prestou contas porque foi afastado do cargo, porém o primeiro afastamento se deu apenas em 22 de junho de 2007, mais de dois meses após expirar o prazo para envio da prestação de contas. Eleito em 2004, ele foi reconduzido ao cargo em 1º de julho de 2007 em razão de liminar concedida pelo TJ/RN. Entretanto, foi novamente afastado em 28 de agosto daquele ano, quando foi substituído definitivamente por seu sucessor.

José da Silva Câmara foi condenado a um ano e um mês de detenção, em regime inicialmente aberto. A pena foi substituída por duas penas restritivas de direito, que ainda serão definidas. O magistrado determinou ainda a suspensão dos direitos políticos do acusado enquanto durarem os efeitos da condenação. O MPF já recorreu para ampliar a pena. O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0000139-93.2014.4.05.8403.

BRASIL - PF cumpre mandados de busca e apreensão em casas de políticos, Fernando Collor é um deles

O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), alvo de nova fase da Operação Lava Jato
A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (14) a operação Politeia, um desdobramento da Lava Jato, com execução de mandados de busca e apreensão em casas de políticos. Até a última atualização desta reportagem, foram confirmadas buscas nas casas do senador Fernando Collor (PTB-AL) em Brasília e em Maceió, na casa do senador Ciro Nogueira (PP-PI) em Brasília, na residência do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), em Brasília, e na casa do ex-ministro e ex-deputado Mário Negromonte (PP-BA), na Bahia. Ao todo, a polícia tem 53 mandados para cumprir, autorizados pelos ministros Teori Zavascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados fazem parte de seis inquéritos do Supremo que investigam políticos dentro da operação Lava Jato.

Segundo a polícia, o objetivo é evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos. Na capital alagoana,  agentes da polícia também cumpriram mandado no prédio da TV Gazeta, afiliada da TV Globo. A Gazeta tem Collor como um dos principais acionistas. Agentes também realizaram buscas na Organização Arnon de Mello (OAM), pertencente à família.

No Rio de Janeiro, a PF realizou buscas no prédio da BR Distribuidora. Também foram alvo das buscas as casas de dois diretores da BR Distribuidora, José Zonis e Luiz Cláudio Caseira Sanches.
Além de Alagoas, Distrito Federal e Rio de Janeiro, também há mandados para os estados da Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Santa Catarina (5) e São Paulo (5). Cerca de 250 policiais federais participam da ação em todo o país. Segundo a PF, Politeia, em grego, faz referência ao livro “A República” de Platão, que descreve uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

MÚSICA DE LUTO - Baterista da banda Cavalo de Pau morre em acidente de carro

Adriano, grande baterista, deixará saudades entre os amigos
Um acidente de carro na BR-116, na altura do município de Horizonte, tirou a vida do músico Adriano Sousa da Silva, 29, na noite desse domingo (12). O baterista da banda Forró Cavalo de Pau colidiu com um poste e morreu no local no início da noite. Adriano já fez parte das bandas Luizinho de Irauçuba, Brasas do Forró e Forró Mel com Terra.

A banda, liderada pela cantora Kátia Cilene, divulgou nesta segunda-feira (13) uma nota pesar pela perda do baterista. Confira: “Com imensa tristeza informamos que perdemos o nosso baterista. Adriano faleceu ontem (12) no início da noite em decorrência de um acidente de carro. Nós da família Somzoom estamos de luto e deixamos essa imagem homenageando o grande músico que fez parte do Cavalo de Pau, contagiando todos com sua alegria”.
Foto:  Reprodução Facebook/ Plantão de Polícia

ALTO DO RODRIGUES - Lotérica do município, foi assaltada, mais uma vez

Mais um assalto à lotérica do município foi realizado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira. De acordo com informações da Policia Militar, por volta das 07h40 desta segunda-feira (13), dois elementos, um deles armado, entraram na lotérica, renderam funcionários e clientes, praticaram o delito e em uma moto, seguiram destino ignorado. Não foi informado a quantia levada pelos meliantes. A polícia está no local e já mobilizou os policiais das cidades circunvizinhas na tentativa de prender os ladrões.

SEGURANÇA - PM registra arrombamento de explosão de caixa eletrônico na zona Sul de Natal

A Polícia Militar registrou dois casos de arrombamento de caixas eletrônicos entre a noite deste domingo (12) e a madrugada desta segunda-feira (13) em Natal. Os crimes ocorreram em um shopping e em um supermercado, com os criminosos usando um maçarico no primeiro e explosivos no segundo. Ninguém foi preso.

Segundo a PM, o primeiro crime aconteceu ainda durante o domingo no Portugal Center, shopping localizado na avenida Senador Salgado Filho. Criminosos  renderam os seguranças que trabalham no local e com um maçarico abriram os terminais eletrônicos do Banco do Brasil, fugindo em sequência.

O segundo caso ocorreu no supermercado Makro, nas proximidades da BR-101, no bairro Neópolis. De acordo com a polícia, uma quadrilha invadiu o local e rendeu o vigilante que trabalhava dentro do estabelecimento. Usando dinamite, os criminosos explodiram o caixa do Banco do Brasil e levaram o dinheiro do terminal.

A polícia não confirmou se os dois crimes podem ter sido cometidos pela mesma quadrilha. Nenhum dos envolvidos foi preso.



domingo, 12 de julho de 2015

ESTADO - Ministério Público denuncia Conselhos por ineficiência e custos altos

Uma das principais conquistas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que amanhã completa 25 anos de promulgação pelo Governo Federal, foi a criação dos Conselhos Tutelares, cujo objetivo é tomar as providências iniciais em casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Em Natal, porém, a atuação destes órgãos foi por anos a fio quase fictícia, mas não menos onerosa. Com um custo anual de manutenção que ultrapassa R$ 1,2 milhão somente na capital, os Conselhos Tutelares atuam aquém do esperado pelo Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que recentemente assumiu o financiamento dos custos dos quatros Conselhos Tutelares espalhados por Natal.

Envolvidos em escândalos políticos, financeiros e ações judiciais, o passado mais recente maculou a imagem dos Conselhos Tutelares e de alguns dos conselheiros, que chegaram a perder os cargos após determinação do Ministério Público Estadual. Isto gerou descrédito popular, apesar da relevância dos Conselhos no acompanhamento das políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, que é o principal papel do órgão. Desde o ano passado, quando a Semtas assumiu o custeio das entidades, mudanças foram adotadas. Até setembro de 2014, os Conselhos Tutelares eram vinculados ao Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, o que gerava conflitos de interesse e administrativos que refletiam diretamente na qualidade do serviço prestado pelos Conselhos.


Em paralelo à desvinculação do Gabinete Civil Municipal, a Promotoria de Defesa da Infância e Juventude recrudesceu a fiscalização e passou a exigir o funcionamento ideal dos Conselhos Tutelares, que se dividem por cada uma das zonas administrativas da capital. Para isto, o promotor Marcus Aurélio de Freitas Barros entrou com ações contra os Conselhos Tutelares na Justiça Estadual. O representante do Ministério Público requereu a garantia de averiguação inicial das denúncias e funcionamento aos sábados, domingos e feriados dos quatro Conselhos, o que gerou polêmica entre os conselheiros.
com informações da Tribuna do Norte